Bonita éra a Variant 72 frente baixa, a Volks ainda pensa que “fazer a fama e deitar na cama ” funciona, os carros dela para a maioria da populção são carroças caras e os carros bons dela caríssimos.
Renan Garcez
11 anos atrás
O Palio Weekend, acabou com a Parati e aos poucos a Strada esta acabando com a Saveiro…
Bobby
11 anos atrás
Coincidentemente (ou não) o Uol deu matéria sobre o possível fim da Parati, hoje.
marcos jose
11 anos atrás
A Parati poderia ser a versão brasileira do Skoda Yeti neste segmento onde está o EcoSport , o Duster e o futuro Chevrolet/Opel Mokka(!?), seria interessante manter um nome forte no mercado, assim ela sairia do segmento de perua compacta-media e entraria no segmento dos SUV compactos onde a marca não tem representante ( o Tiguan é um SUV médio , não parece mas é ) abaixo dos R$ 80.000,00. Será ? O tempo sai responder. Abraço a todos.
Rama Z.
11 anos atrás
A Parati sobreviveu às duas grandes guerras, verdadeira lenda medieval, mas agora ela estava ficando tão obsoleta que começou a competir com a Kombi, roubando seus clientes centenários – aí os alemães mandaram parar a sua linha, nein nein … nada de canibalismo.
Alvaro
11 anos atrás
É impressionante as bobagens que a turma escreve, querer comparar Paratissauro com
Amarok, kkkk
Rodrigo
11 anos atrás
Eu tenho um Gol GL 1992 identico a este modelo da parati da fotu, com as rodas e os borrachões identicos,era do meu pai que estava com ele desde 1999,comprei ano passado, o motor nunca foi feito e esta com os 207.000 kms originais,Sei Motor AP 1.8 falam tanto que eh beberrao etc e tal, meu primo tem um fox 1.6 e faz 12 km/l na estrada coisa q o meu faz 13 km/l na estrada base de 100,110 km/h bem carro mto gostoso de dirigir e duravel e confiavel, sei num tem tanto conforto de um carro 0 mais hj a parte mecanica num eh mais duravel que naqueles tempos motor com 150.000 ja abre o bico facil.Este motor era bom de mais,mais hj a ordem eh vender tudo hj nao so os carros é tudo descartavel
Tive durante muitos anos um relacionamento de amor e ódio com a Volkswagen. Até hoje não compro nada mais dessa marca horrível!
Porém dou a mão a palmatória, a Parati era um carro bonito. Essa da foto é linda!
Pena que é VW.
Do motor AP não tenho saudade alguma. Bebia mais óleo que gasolina. E já nascia batendo.
Se comprou um zero km., duvido do seu comentário, ao menos que sejas um total desleixado. Se comprou um usado, deve ter sido de um igualmente, desleixado.. Motor AP… um dos melhores do mundo!
Marcelo
11 anos atrás
Meu avô tem uma GL 1.8 95, vinho, praticamente único dono (comprou ela em 95 mesmo, com 600 km rodados, de uma pessoa que não aguentou pagar). Hoje tem 87 mil km originais. Fomos pescar no sul de Minas esses dias e eu fui dirigindo. Uma delícia de carro. Infinitamente melhor que meu Gol 1.0 2009, que tirei zero, já tem 113 mil km rodados e parece uma carroça… rsrs
Meu avô tinha uma 1989 com 30.000 km originais, quando fiz 18 anos foi o meu presente. Tirei a tão sonhada CNH, 2 dias antes de pegar o possante a levaram da garagem.
Essa Parati me lembrou esse flagra que fiz a pouco tempo:
Estive na China semana passada, e o motor AP vai bem, obrigado. O que tem de Santana por aquelas bandas, prega a vida longa a esses motores.
Ricardo Arcuri
11 anos atrás
Sim e nao. E GRAÇAS A DEUS para o ultimo, que ja deu o que tinha que dar!!!
Mario
11 anos atrás
Na minha opinião, foi tarde. Foi bom (só isso, bom) nos anos 80. O único automóvel fabricado pela VW é o Golf. O resto, só pra quem gosta mesmo da marca.
Paulo Celestino
11 anos atrás
Faz duas semanas eu entrei na VW de São Bernardo e vi apenas três Paratis entre os Gols e Saveiros. Os pátios estão lotados e eles colocam os carros onde dá, pelas ruas dentro da fábrica. Acho que essas são as derradeiras, com a frente do horroroso Gol G4. E o motor AP jé era mesmo, todos agora são da mesma família VHT. O Gol G6 2013 é que ficou bem bacana, cópia do Polo europeu.
Joseh
11 anos atrás
Algumas pessoas dizem: “o mercado acabou com as peruas…” Mentira! Quem decidiu isso? Com certeza meiadúzia de marketeiros, pq este tipo de carro ainda é (muito) desejado! É só ver pela Palio Weekend… aqui em Floripa a Grand Tour da Renault tem fila de espera. E se encontrar uma Fielder semi-nova vai pagar o olho da cara. Quanto à parati, parou no tempo, e aí fica difícil né!…. Mas é o carro do surf aqui em Floripa.
Deve ser culpa dos marketeiros idiotas que fazem pesquisa com mulher , espécime que ñão entende nada de automóvel. Esse povo ( mulher e marketeiro) pensam que SUV e perua são a mesma coisa. SUV é pesado e ruim de dinânmica devido a altura do solo. Peruas ( ou caminhotes) são os carros mais versáteis que existem, tanto que representam aprox. 40% do mercado europeu (descontando os hatches) . Aqui tem o Passat Variant que é uma delicia. Não troco por nnehum carro fora uma 63 Touring AMG ou uma RS 4 . Peruas para sempre, em todos os sentidos !
O fazem porque são elas que decidem o carro que a família vai ter no final… E vai dar um contra. Num sobra nada docê.
helner
11 anos atrás
Gente que amor é esse, ok o motor é bom o carro é bom, mas isso há dezenas de anos, tudo tende a evoluir, o design da parati não cabe mais nas ruas, o motor cheio de ruídos e beberrão tbm não.
O primeiro carro 0km do meu pai foi uma Pararti GL 1.8 1991 a álcool, idêntica a da foto. O pedido original que meu pai havia feito, quando fechou o consórcio, era de uma CL 1.6, porém, quando a VW e a Ford se uniram na Autolatina, o motor 1.6 da Parati passou a ser Ford, CHT. Com essa alteração, meu velho não pensou 2 vezes: juntou mais uma graninha e levou a 1.8, esse aim AP. Segundo ele, queria um carro VW por inteiro.
iLembro-me do trabalho que dava para lavar essas rodas. Eu e meu irmão, que sempre fomos por carros, costumávamos lavá-la e perdíamos algum tempo nos vincos das rodas. Gostava muito desse carro. Meu pai a vendeu para um tio, em 1999 que se desfez dela faz uns 2 anos. Ainda estava bonita a perua.
A Parati vendida atualmente é um carro estranho, fora de tempo. Passou da hora de ser aposentada de vez.
Caio
11 anos atrás
Me lembrou do meu Gol LS 82 1.3 ar…
Putz bons tempos! Meu pai tinha um Passat TS nessa época.
A Parati e o motor AP 1.6 Ainda sao produzidos. A propósito, O EA111 1.0 e 1.6 do Golf Fox Gol tem um bloco e configuração totalmente diferentes do AP. Se tivesse um preço razoável venderia bem, ainda, mas obrigaria a VW a investir grana para viabilizar o aumento de produção, sendo que as prioridades agora sao outras, como o Up e o tal do novo sedã ( que pode ressuscitar o nome Santana…).
Luiz Fernando Melli
11 anos atrás
A Parati e o Voyage, e por consequencia a VW, perderam muito mecado para a concorrência por demorar a lançar uma versão 4 portas, apostando que o consumidor brasileiro não gostava desta configuração de carro. Esta é uma das razões para o crescimento da Fiat, que apostou em modelos 4P com o Siena e a Palio Weekend. Quando ‘acordaram ‘ para a realidade já era tarde. Só resta ‘copiar’ o título de posts anteriores e dizer ‘R.I.P.’.
Lucas Martin
11 anos atrás
Nossa, apareceu cada resposta aqui, digna dos fóruns da macacada! Motor ap é igual caloi10, o melhor de todos os tempos da sua geração com a mesma aplicação.
Ernesto Longhi
11 anos atrás
Precisa dizer que a única perua que preste que a VW fez?
Eu tambem tive uma roubada – o seguro para rodar em SP era altissimo – mais de 4k – algumas seguradoras se recusavam a fazer – insisti em ter o carro e me dei mal – depois a constatacao – tem mais Parati rodando em cidade de 100k habitantes q. em SP – foram todas para o desmanche.
Léo Engelmann
11 anos atrás
Puseram uma bomba dentro de uma Parati, fecharam as portas e fugiram. A explosão aumentou a carroceria do carro e a alemãozada, bêbada, colocou um ‘novo’ carro no mercado chamado Amarok. ( isso é nome de carro? )
Venax
11 anos atrás
O motor AP era o melhor da sua época, ótimo desempenho e durabilidade. Pecava apenas na economia o que era normal para a idade do projeto. Com a evolução há motores de menor cilindrada que oferecem melhor desempenho aliado com economia. São mais complexos e não acredito que tenham a mesma durabilidade.
também nem sei essa de economia, vejo muita gente falar de consumo na pratica na cidade nesses novos de 1.8 seja de gm, vw, Fiat e ford e não vejo muita diferença não, muitas vezes o alto consumo num velhinho é sinal que o carbura pede uma revisão. Na faixa sim talvez pela aerodinâmica colabora.
Verdade, o que ouço de donos de Honda e Toyota falando que esses carros fazem média de 6km/l, por serem motores modernos deveriam ser mais economicoas que os APs.
Lembrando que as origens e projeto básico do “AP” é dos anos 60, vê se têm coisa melhor daquela época ou que sobreviveu tanto tempo….que coisa nunca vi tanto recalque por causa de um motor.
Adriano - Santa Matilde
11 anos atrás
Pra quem gosta de Parati e não gosta do painel do G4, é só pedir com airbag duplo que o carro vem com o interior completo do G3.
Venax
11 anos atrás
O motor AP era muito bom realmente, mas há no mercado motores mais evoluidos que conseguem mais potência e menor consumo com menor cilindrada. E como comparar uma Tv de tubo com uma moderna de Led.
Tem notícias mais recentes de fontes confiáveis, ela já parou de ser fabricada, agora só tem estoque para vender até o fim do ano.
Ricardo Pignatelli
11 anos atrás
Minha prima tem uma 88, que por sinal foi da minha tia, em ótimo estado, não é por falar não, mas parece que saiu da concessionária de tão impecável que está, a Paratosa virou xodó é de estimação e eu duvido que um dia minha prima irá vende-la.
Christian
11 anos atrás
Tentando responder a primeira pergunta, não acredito que a Parati deixe de ser fabricada. Na verdade, creio que ela também terá uma nova geração a fim de completar a família Gol, que atualmente compreende Gol, Voyage e Saveiro.
Quanto ao motor, o único sobrevivente da linha AP foi o que a VW denomina de AP1600 Total Flex, que equipa justamente a Parati. Creio que este também deixará de ser fabricado assim que a perua for apresentada em uma possível “geração 5”.
Por falar em geração, erroneamente entendemos que a família Gol está na quinta geração, mais conhecida comercialmente como “G5”. Na verdade ela está na terceira geração. Sendo assim, podemos delimitar as gerações e reestilizações parciais, como estão relacionadas abaixo:
1ª geração – projeto BX (G1): lançado em 1980;
2ª geração – projeto AB9 (G2): lançado em 1994;
1ª reestilização (erroneamente denominada G3): feita em 1999;
2ª reestilização (também erroneamente denominada G4): alteração feita em 2005;
3ª geração – é a atual geração, que alguns chamam de G5. Nem mesmo a Volkswagen utiliza mais o termo “geração 5” ou “G5”.
O que o colega quis dizer, é que embora tenha havido essas reestilizações em 87 e 91, a plataforma do carro permaneceu a mesma. Tanto que é possível instalar a frente “chinesinha” nos modelos mais antigos, não dando pra fazer o mesmo nos “bola”. Concorda?
Duvido que vá haver uma nova Parati.
O mercado de peruas diminuiu muito de uns anos pra cá. A Palio Weekend, que era de longe a variação mais vendida do Palio, já não vende nada, e o Siena assumiu o posto.
Aliás, quer prova maior dessa queda do que o próprio novo Palio já ter sua variação sedã (o tal Grand Siena) e nada da Weekend ainda?
Muito provavelmente a VW vai ficar só com o Space Fox como representante no segmento mesmo. Já a Fiat, deve focar no Idea, que é um carro cujo proprietário tem o mesmo perfil de quem compra o Space Fox.
Eu também penso nessa possibilidade, mas depois do retorno do Voyage, depois de tantos anos sem ser produzido, acho que dentro da VW muita coisa é possível, inclusive uma nova Parati, já que Gol e Fox existem sem haver o que se chama “canibalismo”. Um abraço!
Quem fez questão de chamar as últimas reestilizações de “geração” foi a VW, e ainda esqueceu umas anteriores. Na verdade nem essa citada como 3ª passa de uma reestilização que começou lá no modelo 1994. Aliás, um conhecido tinha uma GTI branco pérola do modelo 1994 duas portas que era lindíssima (não sei ao certo qual era o ano). Depois teve até aquelas GTI com o calombo no capô para abrigar o 2.0 16v.
Olá, Charles. Quando me refiro a BX, estou me referindo ao projeto, não ao motor. O primeiro Gol estreou com motor carburado de corpo simples e arrefecido a ar, herdado do Fusca, um 1300, que lhe rendeu o apelido de “batedeira” ou “chaleira” devido ao barulho característico proveniente do motor.
O primeiro motor utilizado na Parati não foi o AP, e sim o MD 270, também chamado de motor Torque, um antecessor do AP. O MD 270 usava bielas de 136 mm e ficou conhecido por ter um funcionamento áspero, vibrava muito. Com isso, a solução foi alterar o comprimento das bielas de 136 para 144 mm, e isso trouxe um ótimo funcionamento para o motor. Tal comprimento deu o apelido conhecido de “bielão”. Um abraço!
Felipe
11 anos atrás
A Volks,e volks falida tirou o AP e colocou os motorezinhos que hoje equipam sua linha que lastima, se a volks fosse uma pessoa…..ah deixa pra lá não vale a pena dizer.
flavio
11 anos atrás
A primeira Parati – a 83, foi meu primeiro carro zero. Que carro fantástico! Lindo! Que motorzão! Nunca vou esquecer.
josé eduardo
11 anos atrás
marcou época, estabeleceu um padrão de desempenho de motores e veículos…
Diogo
11 anos atrás
Para as duas perguntas, a resposta é sim e não.
A Parati deixou de ser produzida. Mas a Vw ainda tem estoque para um bom tempo. Dá tempo de comprar uma. Se usar o CNPJ, ps descontos chegam a 30%.
Para o motor AP, no Brasil acaba junto com a Parati. Mas ainda continua nos países vizinhos, equipando o Gol G4 (Gol Power na Argentina), apenas na opção 1.6. E continua a ser usado no Santana 3000 chinês, só que na versão 1.8.
Gente, o motor Ap, que foi uma evolução do motor de torque MD 270 que equipava os primeiro passat de 1,5 litro não é mais fabricado pela Vw no Brasil. A vw não tem mais nenhum motor com essa configuração. O motor de 1 litro que equipa seus carros é uma evolução do motor AT lançado na linha Gol após a saída do motor AE1000 derivado do motor CHT da FORD. A propósito, a arquitetura dessa família AT de 1 litro da VW é paredissíma com os antigos motores GM/OPEL que equipou o nosso Monza e sobreviveu até a última geração vectra de 2 litros e 8 valvulas nacional ( que é um ótimo carro pelo custo/benefício). Ah, Flávio, não sei se é verdade, mas quando a Volks absorveu a NSU, diz a lenda que o projeto desse motor batizado de MD 270 da Vw foi de um projeto do K70 dessa marca, e, que a vw chegou a lançar esse carro. Abraço a todos.
que eu saiba o projeto de motor fora feito no tempo que a Audi era de propriedade da Mercedes.
José Quintana
11 anos atrás
Vim seco quando vi a foto, achei que ia ter o melhor VW quadrado já fabricado no Brasil.
Wolfpack
11 anos atrás
Ja vai tarde. A VW e uma das montadoras que mais recebem reclamacoes de clientes. Suas concessionarias sao antigas, com donos antigos, que cobram caro, mas muito mais caro que qualquer concorrencia. Ainda oferecem 1 ano de garantia enquanto o mercado esta indo de 3 par 5 anos de garantia. Parece que ainda vivem em um tempo onde so existinham chevrolet, e ford como concorrentes. A VW esta morrendo com produtos como Polo e Golf tao defasados quando se falava ainda em reserva de mercado. Um total desrespeito ao consumidor.
Marcio Vieira
11 anos atrás
Parece que desligaram as máquinas e a Parati, que já estava em coma há uns 5 anos pelo menos, morreu.
Minhas sinceras homenagens à duas:
Parati GLS 1992 e a Parati GTI 16V 1999, ambas de 2 portas.
Nem eu, quando andarem em um carro com motor de verdade talvez mudem de opinião. Só vou citar um por exemplo: BMW 325 (E 36), seis em linha, apenas 2,5 litros, 192 cv originais, e consumo igual ou melhor que qualquer ap 2.0. Desses já tive dois e nem vou falar da durabilidade que é covardia.
tens razão na sua comparação, evidente que o ap já era obsoleto no fim dos anos 90. Mas o BMW 325 era um europeu, mais justo era comparar com os outros nacionais da época…porque em se tratando de europa a vw e a audi também tinham coisas interessantes por lá muito do proprio projeto que originou o ap, acho que foi aqui no blog do Flavio que estes tempos ele postou um passat importando la´dos anos 70/80 com um motor 5 cilindros.
no brasil se venera muita coisa coisa, têm gente que acha um certo motor de mais de 4 litros a sétima maravilha do mundo, sendo que bebe igual v8 e anda = ou menos que muito l4 de menos de 2 litros…
Na verdade o que fez a fama foi a baixa e barata manutenção, comparados aos outros l4 no Brasil não teve coisa melhor então em se tratando de brasil dos anos 80/90 até e compreensível muitos achar que era o melhor motor fabricado por aqui.
Fabio
11 anos atrás
O que acabou foi a licença que a VW tinha para produzir este motor que na verdade é de propriedade da Audi, não?
Não mesmo. A Audi pertence à Volkswagen, em que pese sua autonomia administrativa.
Murilo Figueiredo
11 anos atrás
Quando o assunto é carros eu sempre fico com medo de afirmar uma coisa da qual eu não tenha certeza, é muita gente falando várias coisas e nunca sei em quem acreditar, mas eu andei lendo por ai, que a parati realmente não vai voltar a vida, parece que a Volkswagen está satisfeita com o Spacefox, e o motor AP foi aposentado ou vai ser(porque acho que ainda fabricam) com a Geração 4.
Vinícius Lucas
11 anos atrás
O motor AP acabou pouco antes de lançar o novo gol, é por causa das normas de emissões.
A menos que considere o EA113 2.0 Flex do Jetta que é um AP evoluído.
Acho q fica até o fim do ano, porque não houve desenvolvimento para atender programa de controle de emissões. Fim melancólico do grande e venerável AP.
Fábio Eduardo
11 anos atrás
Nem a Parati nem o motor AP, pelo menos no momento. Mas fala serio uma nova é muito caro, e vem com aquele painel horrível.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Bonita éra a Variant 72 frente baixa, a Volks ainda pensa que “fazer a fama e deitar na cama ” funciona, os carros dela para a maioria da populção são carroças caras e os carros bons dela caríssimos.
O Palio Weekend, acabou com a Parati e aos poucos a Strada esta acabando com a Saveiro…
Coincidentemente (ou não) o Uol deu matéria sobre o possível fim da Parati, hoje.
A Parati poderia ser a versão brasileira do Skoda Yeti neste segmento onde está o EcoSport , o Duster e o futuro Chevrolet/Opel Mokka(!?), seria interessante manter um nome forte no mercado, assim ela sairia do segmento de perua compacta-media e entraria no segmento dos SUV compactos onde a marca não tem representante ( o Tiguan é um SUV médio , não parece mas é ) abaixo dos R$ 80.000,00. Será ? O tempo sai responder. Abraço a todos.
A Parati sobreviveu às duas grandes guerras, verdadeira lenda medieval, mas agora ela estava ficando tão obsoleta que começou a competir com a Kombi, roubando seus clientes centenários – aí os alemães mandaram parar a sua linha, nein nein … nada de canibalismo.
É impressionante as bobagens que a turma escreve, querer comparar Paratissauro com
Amarok, kkkk
Eu tenho um Gol GL 1992 identico a este modelo da parati da fotu, com as rodas e os borrachões identicos,era do meu pai que estava com ele desde 1999,comprei ano passado, o motor nunca foi feito e esta com os 207.000 kms originais,Sei Motor AP 1.8 falam tanto que eh beberrao etc e tal, meu primo tem um fox 1.6 e faz 12 km/l na estrada coisa q o meu faz 13 km/l na estrada base de 100,110 km/h bem carro mto gostoso de dirigir e duravel e confiavel, sei num tem tanto conforto de um carro 0 mais hj a parte mecanica num eh mais duravel que naqueles tempos motor com 150.000 ja abre o bico facil.Este motor era bom de mais,mais hj a ordem eh vender tudo hj nao so os carros é tudo descartavel
Tive durante muitos anos um relacionamento de amor e ódio com a Volkswagen. Até hoje não compro nada mais dessa marca horrível!
Porém dou a mão a palmatória, a Parati era um carro bonito. Essa da foto é linda!
Pena que é VW.
Do motor AP não tenho saudade alguma. Bebia mais óleo que gasolina. E já nascia batendo.
hummm, será…
Quanta besteira….
Se comprou um zero km., duvido do seu comentário, ao menos que sejas um total desleixado. Se comprou um usado, deve ter sido de um igualmente, desleixado.. Motor AP… um dos melhores do mundo!
Meu avô tem uma GL 1.8 95, vinho, praticamente único dono (comprou ela em 95 mesmo, com 600 km rodados, de uma pessoa que não aguentou pagar). Hoje tem 87 mil km originais. Fomos pescar no sul de Minas esses dias e eu fui dirigindo. Uma delícia de carro. Infinitamente melhor que meu Gol 1.0 2009, que tirei zero, já tem 113 mil km rodados e parece uma carroça… rsrs
Aliás, ela é bem parecida com essa da foto. Apenas os para-choques, borrachões e régua traseira são cinzas.
Meu avô tinha uma 1989 com 30.000 km originais, quando fiz 18 anos foi o meu presente. Tirei a tão sonhada CNH, 2 dias antes de pegar o possante a levaram da garagem.
Essa Parati me lembrou esse flagra que fiz a pouco tempo:
https://www.youtube.com/watch?v=lqbAcPObRzU
Estive na China semana passada, e o motor AP vai bem, obrigado. O que tem de Santana por aquelas bandas, prega a vida longa a esses motores.
Sim e nao. E GRAÇAS A DEUS para o ultimo, que ja deu o que tinha que dar!!!
Na minha opinião, foi tarde. Foi bom (só isso, bom) nos anos 80. O único automóvel fabricado pela VW é o Golf. O resto, só pra quem gosta mesmo da marca.
Faz duas semanas eu entrei na VW de São Bernardo e vi apenas três Paratis entre os Gols e Saveiros. Os pátios estão lotados e eles colocam os carros onde dá, pelas ruas dentro da fábrica. Acho que essas são as derradeiras, com a frente do horroroso Gol G4. E o motor AP jé era mesmo, todos agora são da mesma família VHT. O Gol G6 2013 é que ficou bem bacana, cópia do Polo europeu.
Algumas pessoas dizem: “o mercado acabou com as peruas…” Mentira! Quem decidiu isso? Com certeza meiadúzia de marketeiros, pq este tipo de carro ainda é (muito) desejado! É só ver pela Palio Weekend… aqui em Floripa a Grand Tour da Renault tem fila de espera. E se encontrar uma Fielder semi-nova vai pagar o olho da cara. Quanto à parati, parou no tempo, e aí fica difícil né!…. Mas é o carro do surf aqui em Floripa.
Deve ser culpa dos marketeiros idiotas que fazem pesquisa com mulher , espécime que ñão entende nada de automóvel. Esse povo ( mulher e marketeiro) pensam que SUV e perua são a mesma coisa. SUV é pesado e ruim de dinânmica devido a altura do solo. Peruas ( ou caminhotes) são os carros mais versáteis que existem, tanto que representam aprox. 40% do mercado europeu (descontando os hatches) . Aqui tem o Passat Variant que é uma delicia. Não troco por nnehum carro fora uma 63 Touring AMG ou uma RS 4 . Peruas para sempre, em todos os sentidos !
O fazem porque são elas que decidem o carro que a família vai ter no final… E vai dar um contra. Num sobra nada docê.
Gente que amor é esse, ok o motor é bom o carro é bom, mas isso há dezenas de anos, tudo tende a evoluir, o design da parati não cabe mais nas ruas, o motor cheio de ruídos e beberrão tbm não.
O primeiro carro 0km do meu pai foi uma Pararti GL 1.8 1991 a álcool, idêntica a da foto. O pedido original que meu pai havia feito, quando fechou o consórcio, era de uma CL 1.6, porém, quando a VW e a Ford se uniram na Autolatina, o motor 1.6 da Parati passou a ser Ford, CHT. Com essa alteração, meu velho não pensou 2 vezes: juntou mais uma graninha e levou a 1.8, esse aim AP. Segundo ele, queria um carro VW por inteiro.
iLembro-me do trabalho que dava para lavar essas rodas. Eu e meu irmão, que sempre fomos por carros, costumávamos lavá-la e perdíamos algum tempo nos vincos das rodas. Gostava muito desse carro. Meu pai a vendeu para um tio, em 1999 que se desfez dela faz uns 2 anos. Ainda estava bonita a perua.
A Parati vendida atualmente é um carro estranho, fora de tempo. Passou da hora de ser aposentada de vez.
Me lembrou do meu Gol LS 82 1.3 ar…
Putz bons tempos! Meu pai tinha um Passat TS nessa época.
A Parati e o motor AP 1.6 Ainda sao produzidos. A propósito, O EA111 1.0 e 1.6 do Golf Fox Gol tem um bloco e configuração totalmente diferentes do AP. Se tivesse um preço razoável venderia bem, ainda, mas obrigaria a VW a investir grana para viabilizar o aumento de produção, sendo que as prioridades agora sao outras, como o Up e o tal do novo sedã ( que pode ressuscitar o nome Santana…).
A Parati e o Voyage, e por consequencia a VW, perderam muito mecado para a concorrência por demorar a lançar uma versão 4 portas, apostando que o consumidor brasileiro não gostava desta configuração de carro. Esta é uma das razões para o crescimento da Fiat, que apostou em modelos 4P com o Siena e a Palio Weekend. Quando ‘acordaram ‘ para a realidade já era tarde. Só resta ‘copiar’ o título de posts anteriores e dizer ‘R.I.P.’.
Nossa, apareceu cada resposta aqui, digna dos fóruns da macacada! Motor ap é igual caloi10, o melhor de todos os tempos da sua geração com a mesma aplicação.
Precisa dizer que a única perua que preste que a VW fez?
Opa, tenho um space fox e tô feliz igual pinto no lixo, excelente carro.
a spacefox ( argh!) tomou o lugar da parati, e o ap creio eu que parou de ser produzido com a chegada do motor vht transversal, que equipa o gol g5 .
olha isso flavio
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,carros-antigos-sao-os-novos-alvos-dos-ladroes,900215,0.htm
A Parati não acabou, elas só foram todas roubadas e desmanchadas
Verdade. Oque eu tenho de amigo que já teve Parati roubada…
Eu tambem tive uma roubada – o seguro para rodar em SP era altissimo – mais de 4k – algumas seguradoras se recusavam a fazer – insisti em ter o carro e me dei mal – depois a constatacao – tem mais Parati rodando em cidade de 100k habitantes q. em SP – foram todas para o desmanche.
Puseram uma bomba dentro de uma Parati, fecharam as portas e fugiram. A explosão aumentou a carroceria do carro e a alemãozada, bêbada, colocou um ‘novo’ carro no mercado chamado Amarok. ( isso é nome de carro? )
O motor AP era o melhor da sua época, ótimo desempenho e durabilidade. Pecava apenas na economia o que era normal para a idade do projeto. Com a evolução há motores de menor cilindrada que oferecem melhor desempenho aliado com economia. São mais complexos e não acredito que tenham a mesma durabilidade.
também nem sei essa de economia, vejo muita gente falar de consumo na pratica na cidade nesses novos de 1.8 seja de gm, vw, Fiat e ford e não vejo muita diferença não, muitas vezes o alto consumo num velhinho é sinal que o carbura pede uma revisão. Na faixa sim talvez pela aerodinâmica colabora.
Verdade, o que ouço de donos de Honda e Toyota falando que esses carros fazem média de 6km/l, por serem motores modernos deveriam ser mais economicoas que os APs.
Lembrando que as origens e projeto básico do “AP” é dos anos 60, vê se têm coisa melhor daquela época ou que sobreviveu tanto tempo….que coisa nunca vi tanto recalque por causa de um motor.
Pra quem gosta de Parati e não gosta do painel do G4, é só pedir com airbag duplo que o carro vem com o interior completo do G3.
O motor AP era muito bom realmente, mas há no mercado motores mais evoluidos que conseguem mais potência e menor consumo com menor cilindrada. E como comparar uma Tv de tubo com uma moderna de Led.
exato, nos anos 80/90 não tinha nada de melhor em relação a cv/l x consumo x manutenção.
A corneta sobre o ap é recalque…
Queria ter uma igual a que a Quatro Rodas comparou com a Ipanema, em março de 1990. GL, branca, 1.8…Muito bonita!
Galera, parece que a moribunda parati vai durar mais um ano. Olhe só esta notícia;
http://gazeta.vrum.com.br/app/301,19/2012/04/26/interna_noticias,45729/vw-parati-2013-ela-nao-morreu.shtml
Olha a data dela, foi o lançamento da linha 2013.
Tem notícias mais recentes de fontes confiáveis, ela já parou de ser fabricada, agora só tem estoque para vender até o fim do ano.
Minha prima tem uma 88, que por sinal foi da minha tia, em ótimo estado, não é por falar não, mas parece que saiu da concessionária de tão impecável que está, a Paratosa virou xodó é de estimação e eu duvido que um dia minha prima irá vende-la.
Tentando responder a primeira pergunta, não acredito que a Parati deixe de ser fabricada. Na verdade, creio que ela também terá uma nova geração a fim de completar a família Gol, que atualmente compreende Gol, Voyage e Saveiro.
Quanto ao motor, o único sobrevivente da linha AP foi o que a VW denomina de AP1600 Total Flex, que equipa justamente a Parati. Creio que este também deixará de ser fabricado assim que a perua for apresentada em uma possível “geração 5”.
Por falar em geração, erroneamente entendemos que a família Gol está na quinta geração, mais conhecida comercialmente como “G5”. Na verdade ela está na terceira geração. Sendo assim, podemos delimitar as gerações e reestilizações parciais, como estão relacionadas abaixo:
1ª geração – projeto BX (G1): lançado em 1980;
2ª geração – projeto AB9 (G2): lançado em 1994;
1ª reestilização (erroneamente denominada G3): feita em 1999;
2ª reestilização (também erroneamente denominada G4): alteração feita em 2005;
3ª geração – é a atual geração, que alguns chamam de G5. Nem mesmo a Volkswagen utiliza mais o termo “geração 5” ou “G5”.
Em 1987 já houve reestilização, bem como em 1991, ambas na fase “quadrada”.
Carlos Tavares:
O que o colega quis dizer, é que embora tenha havido essas reestilizações em 87 e 91, a plataforma do carro permaneceu a mesma. Tanto que é possível instalar a frente “chinesinha” nos modelos mais antigos, não dando pra fazer o mesmo nos “bola”. Concorda?
Bem citado, Carlos. Dentro da fase do projeto BX a família Gol também sofreu reestilizações. Um abraço!
Duvido que vá haver uma nova Parati.
O mercado de peruas diminuiu muito de uns anos pra cá. A Palio Weekend, que era de longe a variação mais vendida do Palio, já não vende nada, e o Siena assumiu o posto.
Aliás, quer prova maior dessa queda do que o próprio novo Palio já ter sua variação sedã (o tal Grand Siena) e nada da Weekend ainda?
Muito provavelmente a VW vai ficar só com o Space Fox como representante no segmento mesmo. Já a Fiat, deve focar no Idea, que é um carro cujo proprietário tem o mesmo perfil de quem compra o Space Fox.
Eu também penso nessa possibilidade, mas depois do retorno do Voyage, depois de tantos anos sem ser produzido, acho que dentro da VW muita coisa é possível, inclusive uma nova Parati, já que Gol e Fox existem sem haver o que se chama “canibalismo”. Um abraço!
A Fiat deve estar lançando em breve a nova versão da Weekend. O pré-anúncio está no ar.
Quem fez questão de chamar as últimas reestilizações de “geração” foi a VW, e ainda esqueceu umas anteriores. Na verdade nem essa citada como 3ª passa de uma reestilização que começou lá no modelo 1994. Aliás, um conhecido tinha uma GTI branco pérola do modelo 1994 duas portas que era lindíssima (não sei ao certo qual era o ano). Depois teve até aquelas GTI com o calombo no capô para abrigar o 2.0 16v.
A Parati NUNCA foi fabricada com motor BX, a primeira já era refrigerada à água, porém era 1.5, mas já era AP (alta performance)
Olá, Charles. Quando me refiro a BX, estou me referindo ao projeto, não ao motor. O primeiro Gol estreou com motor carburado de corpo simples e arrefecido a ar, herdado do Fusca, um 1300, que lhe rendeu o apelido de “batedeira” ou “chaleira” devido ao barulho característico proveniente do motor.
O primeiro motor utilizado na Parati não foi o AP, e sim o MD 270, também chamado de motor Torque, um antecessor do AP. O MD 270 usava bielas de 136 mm e ficou conhecido por ter um funcionamento áspero, vibrava muito. Com isso, a solução foi alterar o comprimento das bielas de 136 para 144 mm, e isso trouxe um ótimo funcionamento para o motor. Tal comprimento deu o apelido conhecido de “bielão”. Um abraço!
A Volks,e volks falida tirou o AP e colocou os motorezinhos que hoje equipam sua linha que lastima, se a volks fosse uma pessoa…..ah deixa pra lá não vale a pena dizer.
A primeira Parati – a 83, foi meu primeiro carro zero. Que carro fantástico! Lindo! Que motorzão! Nunca vou esquecer.
marcou época, estabeleceu um padrão de desempenho de motores e veículos…
Para as duas perguntas, a resposta é sim e não.
A Parati deixou de ser produzida. Mas a Vw ainda tem estoque para um bom tempo. Dá tempo de comprar uma. Se usar o CNPJ, ps descontos chegam a 30%.
Para o motor AP, no Brasil acaba junto com a Parati. Mas ainda continua nos países vizinhos, equipando o Gol G4 (Gol Power na Argentina), apenas na opção 1.6. E continua a ser usado no Santana 3000 chinês, só que na versão 1.8.
Na verdade, a resposta é não e não! Ainda está na linha 2013: http://gazeta.vrum.com.br/app/301,19/2012/04/26/interna_noticias,45729/vw-parati-2013-ela-nao-morreu.shtml
Gente, o motor Ap, que foi uma evolução do motor de torque MD 270 que equipava os primeiro passat de 1,5 litro não é mais fabricado pela Vw no Brasil. A vw não tem mais nenhum motor com essa configuração. O motor de 1 litro que equipa seus carros é uma evolução do motor AT lançado na linha Gol após a saída do motor AE1000 derivado do motor CHT da FORD. A propósito, a arquitetura dessa família AT de 1 litro da VW é paredissíma com os antigos motores GM/OPEL que equipou o nosso Monza e sobreviveu até a última geração vectra de 2 litros e 8 valvulas nacional ( que é um ótimo carro pelo custo/benefício). Ah, Flávio, não sei se é verdade, mas quando a Volks absorveu a NSU, diz a lenda que o projeto desse motor batizado de MD 270 da Vw foi de um projeto do K70 dessa marca, e, que a vw chegou a lançar esse carro. Abraço a todos.
que eu saiba o projeto de motor fora feito no tempo que a Audi era de propriedade da Mercedes.
Vim seco quando vi a foto, achei que ia ter o melhor VW quadrado já fabricado no Brasil.
Ja vai tarde. A VW e uma das montadoras que mais recebem reclamacoes de clientes. Suas concessionarias sao antigas, com donos antigos, que cobram caro, mas muito mais caro que qualquer concorrencia. Ainda oferecem 1 ano de garantia enquanto o mercado esta indo de 3 par 5 anos de garantia. Parece que ainda vivem em um tempo onde so existinham chevrolet, e ford como concorrentes. A VW esta morrendo com produtos como Polo e Golf tao defasados quando se falava ainda em reserva de mercado. Um total desrespeito ao consumidor.
Parece que desligaram as máquinas e a Parati, que já estava em coma há uns 5 anos pelo menos, morreu.
Minhas sinceras homenagens à duas:
Parati GLS 1992 e a Parati GTI 16V 1999, ambas de 2 portas.
Grande máquina! Tudo um dia se vai! Acho que não mais evoluirão a Parati e quanto ao AP, motor igual a esse nunca vai existir
o ap nao acabara nunca. é o melhor motor do mundo!
ele apenas evolui, e se transforma.
Por que será que as escudeiras de F1 não viram isso?
Porque ainda não podem usar motor 1.6!
Não entendo essa veneração…
Nem eu, quando andarem em um carro com motor de verdade talvez mudem de opinião. Só vou citar um por exemplo: BMW 325 (E 36), seis em linha, apenas 2,5 litros, 192 cv originais, e consumo igual ou melhor que qualquer ap 2.0. Desses já tive dois e nem vou falar da durabilidade que é covardia.
tens razão na sua comparação, evidente que o ap já era obsoleto no fim dos anos 90. Mas o BMW 325 era um europeu, mais justo era comparar com os outros nacionais da época…porque em se tratando de europa a vw e a audi também tinham coisas interessantes por lá muito do proprio projeto que originou o ap, acho que foi aqui no blog do Flavio que estes tempos ele postou um passat importando la´dos anos 70/80 com um motor 5 cilindros.
no brasil se venera muita coisa coisa, têm gente que acha um certo motor de mais de 4 litros a sétima maravilha do mundo, sendo que bebe igual v8 e anda = ou menos que muito l4 de menos de 2 litros…
Na verdade o que fez a fama foi a baixa e barata manutenção, comparados aos outros l4 no Brasil não teve coisa melhor então em se tratando de brasil dos anos 80/90 até e compreensível muitos achar que era o melhor motor fabricado por aqui.
O que acabou foi a licença que a VW tinha para produzir este motor que na verdade é de propriedade da Audi, não?
Não.
Não mesmo. A Audi pertence à Volkswagen, em que pese sua autonomia administrativa.
Quando o assunto é carros eu sempre fico com medo de afirmar uma coisa da qual eu não tenha certeza, é muita gente falando várias coisas e nunca sei em quem acreditar, mas eu andei lendo por ai, que a parati realmente não vai voltar a vida, parece que a Volkswagen está satisfeita com o Spacefox, e o motor AP foi aposentado ou vai ser(porque acho que ainda fabricam) com a Geração 4.
O motor AP acabou pouco antes de lançar o novo gol, é por causa das normas de emissões.
A menos que considere o EA113 2.0 Flex do Jetta que é um AP evoluído.
Motor AP foi evoluído. Virou EA 111.
nao virou, nao. AP e AE111 sao completamente diferentes.
o AP e a Parati…R.I.P.
agora E.A. e SpaceFox
Vão deixar saudades. O carro e o motor.
Acho q fica até o fim do ano, porque não houve desenvolvimento para atender programa de controle de emissões. Fim melancólico do grande e venerável AP.
Nem a Parati nem o motor AP, pelo menos no momento. Mas fala serio uma nova é muito caro, e vem com aquele painel horrível.