UP!
SÃO PAULO (copiões) – A Volkswagen descolou um bom financiamento do BNDES para começar a produzir o Up! no Brasil a partir de 2014. O Up! (que o UOL informa que grafa sem o “!”; e nós com isso?) é o que a VW quer que seja o novo Fusca, em volume de vendas e popularidade e tal. O que já teve de novo Fusca nessa vida… Mas nenhum jamais será Fusca. Em todo caso, não deixa de ser curioso o fato de já existir um site na internet brasileira de um certo Up Clube do Brasil. Tem todo o jeito de ser coisa da própria VW, mas estou sem paciência para descobrir.
Quanto ao carro, é bem bonitinho. Nada que vá mudar o curso da história, mas bonitinho, especialmente a traseira envidraçada. E tem, claro, suas modernidades. Uma delas, motor de 3 cilindros.
Com motor de 3 cilindros, tenho nove na garagem.
Infelizmente, a VW brasileira encontra-se distante da VW alemã. Não é possível qualquer comparação entre os produtos produzidos por aqui e os produzidos abaixo do equador. A filial brasileira não realiza pesquisa e sua engenharia é quase insignificante. Enquanto a FIAT brasileira contratou nos últimos dois anos centenas de doutores e mestres em engenharia e efetivamente começa a desenvolver seus produtos no Brasil, vemos os lucros multiplicados e os produtos obsoletos serem vendidos por preços extratoféricos. No entanto, no quesito remessa de lucros, acredito que a VW tupiniquim também não tem comparação.
esse carrinho ainda nao pegou aqui na alemanha. vi uns 2 na rua, no máximo. entrei num no salao de francoforte do meno ano passado. é um gol 1000, do primeirao com 4 marchas, metido a besta. parece que vai desmanchar a qualquer momento. duvido que consiga subir os morros do sao pedro e sto antonio em beagá.
A indústria automobilística neste país é uma palhaçada! Querem trazer um carro lá de fora, mas querem deixar “pelado”, para custar menos! Ou mais (caro que o equivalente europeus)! Querem produzir mais carros, com o dinheiro público do BNDES, a juros de pai para filho, com pagamento a perder de vista! E as estradas que se explodam! Aliás, se explodam os pneus com tanto buraco!
Façam-me um favor: mandem a Volkswagen produzir essa aberração na Europa (que está em crise e não deve estar comprando nada), fechem a fábrica aqui no Brasil e ,no lugar, se crie uma empresa nacional! Aí sim, o BNDES (Banco NACIONAL de Desenvolvimento Econômico e Social) poderá emprestar dinheiro para geração de emprego e renda neste país! Porque este empréstimo vai gerar desemprego e renda! Desemprego para os brasileiros e renda para os donos da empresa!
Traduzindo: o Up! é um Down! na nossa economia, nas nossas estradas, na nossa renda e no nosso emprego! Além de ser feio para burro!!!
Uma dúvida .. Pq a multiplanetária VW precisa do financiamento do BNDES ??
Esse banco não é para o desenvolvimento social do Brasil ??
Pq eles não trazem financiamento externo, e deixa o recurso do BNDES para os Brasileiros ?
Seria a versão brasileira do Nano da Tata Motors da Índia?
O conceito parece ser o mesmo…
Não, o carro já existe na Europa.
Mas consta que a versão que virá pra cá, será bem capada, inclusive sem o belo vidro traseiro que ocupa boa parte da tampa.
Pena que, como todo VW vendido por aqui, vai custar muito por pouco.
Flávio
Realmente o design com a tampa de vidro ficou bem bacana, mas já há confirmações de fontes de dentro da montadora (indicado em reportagem da Revista Car And Driver) que, no Brasil, a tampa do porta-malas será de chapa de aço mesmo, para cortar o bom e velho custo.
Abs
Bota sensor de ré, senão esse vidrão aí babau …..
Pra bater o vidro traseiro de um carro desse tamanho tem que ter o braço muito duro.
Quem me conhece sabe que eu sou fã de VW. Tenho carros da VW desde que tirei minha carta, com 18 anos. Mas esse aí é bem feio, tá louco! Só ganha de aberrações como o Ford Ka.
Ford Ka não aquela coisinha melhor que o VW Gol?
Parece um Fox modernoso!
Lembrando que o Up! tem “pai” brasileiro, o Marco Pavone.
Gente muito boa, que junto com seu irmão José Carlos estão mandando ver lá na matriz da VW em Wolfsburg.
O sr. João Augusto Conrado do Amaral Gurgel (que Deus o tenha), deu alguns rodopios no túmulo com essa notícia.
Coitado, como foi sacaneado por essa quadrilha que não desmamou até hoje.
“O Up! é o que a VW quer que seja o novo Fusca, em volume de vendas e popularidade e tal”
Como alguém postou, o projeto inicial do Up! previa motor traseiro, mas acabou na dianteira mesmo…
Pergunta: o brasileiro Gol foi o único carro da VW – em todo o mundo – a ter o motor a ar dianteiro?
Grato antecipadamente pelas respostas.
produzido em série, sim. Existe um protótipo com esta configuração no museu da VW em Wolfsburg que não chegou a ser produzido.
carrinho legal! se custar ate uns 25.000 mil compro um , senao fico com meu gol véio mesmo!
Desde o primeiro anuncio, ano passado, decidi aguentar mais um pouco com meu twingo, que tá só o osso, até lançarem ele aqui. era 2013 agora 2014… não sei se o twingo aguenta tanto assim .
O ruim é que em qualquer batida na traseira, por menor que for, vaí quebrá-la inteira, não amassá-la.
hoje em dia já se troca a tampa traseira inteira em caso de batida, não importa se quebrou o vidro ou se só amassou um pouquinho. Desta forma, não muda nada em relação à manutenção.
Lindinho, o carrinho. Flávio, a Miss Universe já está entre os 9 da sua garagem ou ainda está esperando para estar entre eles?
Lembro que nos estudos iniciais eles pensaram em ter um motor traseiro. Não deu :-(
Dinheiro publico para multinacional que nao vai gerar emprego, a VW vai modernizar a fabrica e provavelmete tirar um item de producao, para aproveitar fucionarios e abaixar custos. mas gente agora imagina o BNDES fomentar com 34000,00 dilmas a 10000 pequenas empresas sera que pelo menos umas 5000 nao gerariam um emprego cada, rende muito mais que o que a VW vai gerar e 10 anos, mas tenta fazer um emprestimo la, vc nao tem cadastro ta com o nome “sujo” etc e as grandes que geram 100 empregos pegam 100 milhoes de dilmas
O governo já falou que gosta de “campeões nacionais”, nada de pequenas empresas.
O Up! Vem para substituir o Gol num mfuturo breve, como carro de entrada da VW. Mas duvido que ele tenha essa traseira aqui no Brasil. Ate pq, pra brasileiro aceitar uma coisa vanguardista é um parte de forceps!
Essa traseira do Up é ridícula. Sempre gostei do design dos carros da VW mas esse está horroroso.
FG, você ja viu no site vrum.com.br uma reportagem sobre uma revenda lá no sul de carros antigos? Você vai gostar
o Up nacional está praticamente pronto e será diferente do modelo Alemão, com capacidade de cinco lugares (alemão tem quatro) e mudanças internas para caber o motor de quatro cilindros. Vai ser um Up, mas diferente……. Se melhor ou pior, não sei….
Primeiro o Governo sobe o IPI, pq a industria que protege ha mais de 50 anos nao foi capaz de se tornar competitiva. Limita a concorrencia e, por isso, temos uns dos precos de automoveis mais altos do mundo. Agora, beneficia com dinheiro publico o desenvolvimento de uma marca.
Bem coerente!
Dirigi esse carro por varias ruas estreitas e nas Autostrade italianas. Esse carrinho anda bem pra caramba! Nao sabia que o motor é 3 cilindros.
Ágil, divertido, barato e completo. Bom, “barato e completo” pelo menos lá..
fg, como muita gente, eu também não concordo muito com a ideia de dar dinheiro público pra empresas privadas, ainda mais para uma estrangeira e que volta e meia chantageia o nosso governo com a hipótese de retirar uma de suas plantas, ou mesmo reduzir a escala de produção.
mas enfim, quanto ao up! brasileiro, ele vai ter tampa traseira mais convencional, com a parte inferior em metal, idêntica à de seus irmãos espanhol e tcheco (seat e skoda, respectivamente). o up! na europa é um carro de imagem, cool, como o mini, o citroen ds3 e o smart. aqui, vai ser uma nova edição do carro do povo – ou ao menos é o que a vw espera.
Dar? É empréstimo. A função do BNDES é essa, fomentar o desenvolvimento.
Sim, fomentar o desenvolvimento de empresas médias, que realmente precisam de dinheiro. Agora, emprestar dinheiro (algo em torno de 340 milhões de dinheiros) com juros de pai para filho para uma multinacional que lucra, e muito, no Brasil, não sei se é mais correto. Já fizeram isso com a Renault, o valor é mais ou menos o mesmo.
É o fim da picada, um banco público financiando uma multinacional, morro e não vejo tudo. Os criadores de suíno estão indo à falência e os plantadores de laranja estão deixando-as no pé, porque não tem para quem vender, e o Governo dá dinheiro para uma multinacional produzir mais uma porcaria por aqui. O Gurgel deve estar se virando no túmulo a esta hora. Apostar em demagogo dá nisto. ACarlos
O que vai vender de vidro traseiro quebrado em qualquer colisãozinha não tá escrito…
dinheiro do BNDES para montadora. Isso eh um absurdo! Ainda mais uma montadora estrangeira. Imagine isso na china? La o cara que deseja produzir automovel deve se associar a uma montadora local. Aqui ganham dinheiro caro ao povo para lucrar e envialr estes lucros pra fora. So no Bananal mesmo.
É errado dar dinheiro para quem gear emprego no Brasil? O certo é emprestar pra fazer estádio de futebol, né?
A Renault está lançando o novo Clio (na Europa, claro) com um motor turbo 3 cilindros, de 0,9 litros, com opção a diesel.
Prefiro os três cilindros da sua garagem….mas teria um VW desse sim…fica bem ao lado do Viagrinha.
Esse vidro traseiro é estiloso, mas já estou vendo preju
Acho o carro bacaninha e tal, mas daí o BNDES dar grana pra Volkswagen para desenvolvimento do carro no mercado brasileiro! A VW realmente precisa dessa grana para desenvolver o carro? Sei não.
Mas automobilisticamente falando, acho que esse carro só emplaca se o preço valer a pena, senão já vai nascer morto!
O BNDES, como qualquer banco, não dá grana.
Empresta e cobra juros.
OK! Empresta pra ser pago sabe-se como…
Três cilindros? E daí, se não pode soltar fumacinha e fazer pó, pó, pó?
Não sei se fico feliz ou triste. Mas acho que a função do BNDES era para financiar o desenvolvimento de indústrias nacionais. Eu sei que isso é importante, vai mover a economia do Brasil, gerar empregos, que é um empréstimo, portanto vai ser devolvido, etc. Isso não é o problema. Mas é mais do mesmo com dinheiro público, pois continuaremos dependentes de tecnologia e desing importados. Por que o BNDES, que existe desde 1952, não financiou a Gurgel?
Onde eu assino,Oliveira?
A Gurgel recebeu vários financiamentos do BNDES – e sempre quitou suas dívidas em dia.
Só nos estertores da empresa é que um empréstimo do banco não foi concretizado. O financiamento estava condicionado a um acordo da Gurgel com os governos de SP e CE – e estes roeram a corda.
Não entendo. A VW não tem verba para investir aqui? Se for emprestado, tomara que quitem!
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Gostei
“”De tres cilindros tenho 09 na garagem””
Tudo volta meio ao começo
Carrinho simpatico
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Gostei
“”De tres cilindros tenho 09 na garage””
Tudo volta meio ao começo
Carrinho simpatico
Muito boa Flávio!!!
Aliás, meio fora do assunto do post aqui, mas você deveria fazer uma série aqui no blog com os carros das suas garagens!!!!
Abraço
Apoiado, mostra aê as reliquias da sua Garagem.