DÁ CHOQUE?

SÃO PAULO (pff) – A FIA anunciou hoje a criação da F-E, uma categoria de monopostos elétricos para 2014. Está tudo explicadinho aqui no Grande Prêmio.

No discurso oficial, aquele papo “eco-alguma-coisa”: energia limpa, sustentabilidade (jamais entenderei o que é “sustentabilidade”), olho no futuro.

OK, podem olhar para o futuro quanto quiserem. Mas tapem os ouvidos. O “ronco” do formulinha elétrico periga ser esse do vídeo aí embaixo, indicado pelo Bruno Mantovani.

O motorzinho da minha dentista é menos irritante.

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Pedro Azevedo
Pedro Azevedo
11 anos atrás

Acho que essa fórmula dentista é direcionada para profissionais da área odontológica e para crianças que sentem enjoo com cheiro de gasolina do kart.

Jarbas Munhoz
Jarbas Munhoz
11 anos atrás

Só não intendi como esse carrinho tem marchas, se é elétrico.

Jr.
Jr.
11 anos atrás

Eu acho que se realmente a FIA e todos envolvidos diretamente no automobilismo tivessem realmente essa preocupação furada de sustentabilidade, passariam a utilizar álcool ao invés da gasolina como combustível.

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Putz. Me deu até dor de dente!

E essa pista, é o futuro circuito de rua de Moscou para F1?

leco
leco
11 anos atrás

Pelo menos no dentista, tem anestesia…

gera
gera
11 anos atrás

Que merda! e o piloto idem.

Flávio Mendonça
Flávio Mendonça
11 anos atrás

Como diria meu irmão pra tudo o que é horrível: HORRIVERS PLATE !

Nilson Carvalho
11 anos atrás

Que porcaria.

Se é para eletrificar carros, que façam nas cidades, nos automóveis de passeio. Nos grandes centros é que menos fumaça faz diferença. Porém, deixem vivos os motores de competição empurrados à explosão, servidos de gasolina, álcool, diesel, metanol e tudo o que pega fogo e deixa cheiro de corrida no ar.

Ir para o autódromo assistir cinema mudo vai ser bem chato.

Roberto
Roberto
11 anos atrás

-O barulho é semelhante aos carrinhos elétricos, quadriciclo e triciclo de crianças. Quem está em playground e nas praças sabe do que eu estou falando.
-O barulho é mais das partes das engrenagens do equipamento.
-Nos 2:27 eu vi um painel do Gran Turismo 5. Será que vai ter este carrinho elétrico no game?

Vejam estes exemplos
http://www.youtube.com/watch?v=rnqb-KxxWcA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=g9IGNclAECM&feature=related

David
David
11 anos atrás

Ah Flávio o barulho do motor é irritante, mas teria como resolver colocando um escapamento que modificasse o ronco e tornasse mais grave ou menos agudo! Sempre há uma solução!

TX650
TX650
Reply to  David
11 anos atrás

Mas desde quando motor eletrico tem escapamento?!

Ok, me fez lembrar de que quando era moleque, costumavamos prender uns pedaços de copinho de yogurte com prendedores de roupa no quadro da bike, com a outra ponta tocando os raios , pra ficar com um barulho mais proximo de motor à explosao. Depois, noutra época, colocavamos pedaços de isopor, em atrito com o pneu; o som era parecido… com isso aí no vídeo.

weider carvalho
weider carvalho
11 anos atrás

MAS QUE MERDA É ESSA !!!

rodrigo mota
rodrigo mota
11 anos atrás

eu tenho um pensamento diferente. até por experiencia propria…

o futuro dos motores não está somente nos motores elétricos. mas sim em motores que tenham uma eficiencia grande com pouco combustível e alta durabilidade…

F-Solar (movido a energia solar), F-Wind (F-1 com velas gigantes) e outras “F”s da vida…

o primeiro passo é fazer motores pequenos que produzam muita potencia e consumam pouco. isso é ser “verde”. por isso no caso dos motores a pistão eu sou a favor sim dos motores turbo. tem tamanho pequeno e entregam muita potencia por um consumo pequeno se comparado a eficiencia que produzem…

mas eu vou além…

na Aviação nos temos o motor a reação (Turbo-Helice é um motor a reação também) e hoje temos uma PT6 (turbo-hélice) que tem o mesmo tamanho de um pistão 6 cilindros que produz 3x mais potencia por um consumo aceitável, durabilidade e confiabilidade impressionantes. temos uma RR Trent da vida com 30.000kg de empuxo o que dá mais de 40.000hp (por motor) que pode funcionar por 20 horas initerruptas e tem ciclo de revisão de 3000 horas. isso é eficiencia…

ok. custa caro? custa e muito mas vejam o nivel de confiabilidade. existem zilhões de aeronaves equipadas com a PT6 e outras zilhões com a RR Trent

OBVIO que para um carro a solução é outra…

os helicópteros tem um tipo de motor que pra mim é o ideal para carros, chama-se “turbo-eixo” que nada mais é que um motor a reação acoplado a um conjunto de engrenagens ou diretamente a um eixo (geralmente um rotor, helice de navio ou mesmo uma roda). são motores pequenos que geram até 1500shp e consomem algo na faixa de 500lbs/hora (250kg/hora) e tem grande poder de aceleração sem falar na capacidade de peso que eles suportam e também no tempo das revisões…

mas um F-1 não precisa de 1500shp pra 1000kg de carga portanto um motor ainda menor com 800shp de empuxo pode gerar força suficiente com aceleração suficiente pra gerar emoção. e como é um motor a reação não é dificil de arranjar peças de reposição. e um turbo-eixo pode facilmente dar conta de 6 ou 7 corridas. se cada corrida dura 2 horas os motores atuais suportam mais de 1000 horas sem manutenção…

inumeros navios e trens usam o turbo-eixo e provam ser uma escolha boa e eficiente. um navio precisa de um motor que funcione por horas sem parar, um trem precisa de aceleração rápida e variações de regime. em todos os casos o turbo-eixo da conta…

no futuro eu acredito que pelo menos os veiculos mais pesados como caminhões/onibus poderão adotar o sistema e isso traria a Rolls-Royce de volta ao carros como fornecedora de motor…

não adianta ter um V10 que gere a mesma coisa que um V4. a questão é que o futuro dos motores gira em torno da “eficiencia VS consumo VS tamanho”. um motor a pistão pode sim ser “verde”, basta ele ser pequeno e potente consumindo pouco. tecnologias existem ou estão sendo desenvolvidas pra isso…

essa é a minha opinião…

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  rodrigo mota
11 anos atrás

Parei de ler no “F-Wind (F-1 com velas gigantes)”.

rodrigo mota
rodrigo mota
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

porque não?

tecnicamente o vento é a opção mais limpa que existe, e acreditem usam essa tecnologia a centenas de anos usando uma coisa (vento) que existe a milhões de anos…

Navios, planadores, e “kites”. todos eles movidos pelo vento…

dizer que “não é possível” é coisa de gente limitada. em várias localidades isso poderia ser feito.

a alguns anos muitas pessoas não acreitavam ser possível um carro romper a barreira do som. aí pegaram 2 motores de F-4 Phantom e todo mundo sabe o que ocorreu…

expanda seu horizontes antes de pensar besteira rapaz….

Jorge
Jorge
Reply to  rodrigo mota
11 anos atrás

Parei no “F- Solar”. o coisa de loucoo

rodrigo mota
rodrigo mota
Reply to  Jorge
11 anos atrás

outro limitado…

fazer o que.

é por isso que esse pais não vai pra frente…

ainda bem que as pessoas “loucas” existem. as grandes inovações e descobertas surgem de quem não se contenta com o convencional…

Artur
Artur
Reply to  rodrigo mota
11 anos atrás

F1 a vela? Você é um piadista, rapaz. E ainda se leva a sério…

Iuri Jacob
Iuri Jacob
11 anos atrás

Na verdade deu uma saudade dos meus tempos de autorama…

LUCIANO VIDO
LUCIANO VIDO
Reply to  Iuri Jacob
11 anos atrás

Putz lembrei da mesma coisa. Parece os estrelinhas! Só uma pergunta! O pito tava aquecendo o pneu na chuva!?!.!?!?! Só na Rússia mesmo,

Dav
Dav
11 anos atrás

Eu gostei de ter criado uma categoria assim,ainda tenho meu Super Trunfo de carros eletricos e pensar que comprei em meados do inicio da decada de 90.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Esse zunido é produzido pela caixa de transmissão direta entre o motor e o diferencial.

Alguém ai se lembra dos carrinhos de autorama? É o mesmo principio.

O ruido ficou irritante porque foi tomado de dentro do carro.

Da platéia, mal e mal vai se ouvir o rugido dos pneus no asfalto.

Quanto as corridas em si, assisto por que gosto e não pelo ruido. Meu amor é pela velocidade.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Verdade, me veio à cabeça o autorama, cujo som é agradável.

Realmente, os sons preponderantes serão os dos pneus!

Paulo
Paulo
11 anos atrás

Flavio, a pura e simples definição de sustentabilidade: Palavra criada pelo sistema capitalista para maquiar suas contradições e de quebra agregar ainda mais valor de mercado a produtos “verdes” idiotas!

Lembrem-se o carbono não é o problema, mas sim a solução!

Rodrigo Meira - Niterói RJ
Rodrigo Meira - Niterói RJ
11 anos atrás

Pior que o ronco desse motorzinho, é a realização de uma corrida no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro – Lugar este, tombado pelo Iphan! Mais uma do Eduardo Paes e sua gangue!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Rodrigo Meira - Niterói RJ
11 anos atrás

Não entendi o raciocínio envolvido neste post.
Por que não fazer?
A paisagem é linda, as avenidas são larguíssimas e a colocação de infraestrutura provisória para comportar tal evento pode ser removida rapidamente sem deixar cicatrizes, haja visto o que foi feito durante a Rio +20. Hoje nem se nota o que foi feito na área.
Será um evento nota 10. Só espero ainda estar trabalhando no local, como estou hoje, na data da corrida. Vai ser muito! Afinal trabalho no ponto mais alto da região… He! He! :-)

AS
AS
11 anos atrás

Em relação ao barulho é simples… super-alto-falantes que simulam o barulho de um motor. Já existem estudos pra isso.

adriano
adriano
11 anos atrás

Adorava colocar meu Maximus para andar no molhado. E eu nem sabia o que era drift.

Fernando
Fernando
11 anos atrás

No aeromodelismo os motores elétricos já são superiores ao de combustão interna na maioria das categorias de vôo. Na F3A, que está para a F-1 no automobilismo, os motores elétricos são mais leves, mais potentes, tem mais autonomia para o mesmo peso e mais baratos. O motor elétrico tem a principal vantagem de ter torque máximo a partir de 10 RPM. acredito que num carro de corrida isso deve ser muito bom! Aceleração de perder o fôlego…

Ricardo Santos
Ricardo Santos
11 anos atrás

Idéia infeliz….

Marcelo N R
Marcelo N R
11 anos atrás

Fui criado ouvindo as “7 galo” honda urrarem nas ruas. Também costumava ir aos treinos da F1 só para ouvir os bichos gritarem e sentir os 10 canecos falarem…Eletricidade é verde, mas mesmo sendo palmeirense..não topo!

MarceloPOA
MarceloPOA
11 anos atrás

Do Híbrido?

Francis Ulfeldt
Francis Ulfeldt
11 anos atrás

Não sei o que será pior: o Gavião Bueno falando para ouvirmos o ronco do motor ou o próprio ronco do motor.
Autorama escala 1:1. Tyco gigante.

Francis.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Esse barulho é da transmissão. Qualquer carro com engrenagem de câmbio com dente reto zune assim, mas normalmente o barulho do motor à explosão encobre. Neste caso, o motor mal faz barulho.

Caco
Caco
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

É verdade… pode ser, pode ser…

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Caco
11 anos atrás

É como a marcha ré de alguns carros não-sincronizados… zuuuuiiiiiiiiiiiiiiimmmmm. Só que nos carros de corrida todas as marchas fazem o mesmo zunido.

Carlini do Linux
Carlini do Linux
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Falou asneira, 99% dos carros tem a marcha a ré sem sincronização. O que faz esse barulho é o fato de a engrenagem para a reversão de movimento ser reta, que, ao ser agrupada com a helicoidal faz o barulho característico.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Carlini do Linux
11 anos atrás

Mas o zunido que ouvimos nesse clipe é o da transmissão por engrenagem. O motor elétrico não faz barulho.

Peter Losch
Peter Losch
Reply to  Carlini do Linux
11 anos atrás

Você falou besteira, já que uma engrenagem de dente reto não casa com outra helicoidal…

Antigamente as engrenagens da marcha à ré eram do tipo de dente reto, por isto o barulho. Hoje em dia, utilizam a helicoidal.

Porque engrenagens de dentes retos na ré? Porque são de construção mais barata…

Porque engrenagens de dentes retos em carros de competição? Porque há uma menor perda de energia neste sistema.

Peter

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Carlini do Linux
11 anos atrás

Ah é? Então me explica como se faz essa mágica de encaixar uma engrenagem helicoidal em outra de dente reto!

Peter Losch
Peter Losch
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

É exatamente isto. Nada a acrescentar.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
11 anos atrás

Não entendi uma coisa: Onde “isso” entra? Vai ser uma formula básica, de entrada? Vai ser mais um concorrente que as muitas F3 vão sapatear em cima? Vai ser umas das 300 opções a Gp2? Vai ser Top?

Ernesto Longhi
11 anos atrás

Aí tem mais barulho de transmissão que de motor. Mas que é cahto, é. No futuro, o palneta será conceitualmente mais verde e os pilotos serão literalmente mais surdos.

Leandro Custodio
Leandro Custodio
11 anos atrás

O ronco do motor me deu arrepios, no pior sentido possível da palavra.
Acho que não vinga…

Zé
Reply to  Leandro Custodio
11 anos atrás

não ouvi ronco de motor nenhum, só de engrenagens.

Leandro Custodio
Leandro Custodio
Reply to 
11 anos atrás

Que seja, continua me causando arrepios…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Leandro Custodio
11 anos atrás

já a mim lembra o velho autorama…

Zé
Reply to  Leandro Custodio
11 anos atrás

pra mim também, mas de fora dos carros não se ouve quase nada.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Não dá pra levar a sério…Pra quem ama automobilismo, automóvel, o “ronco” do motor e a velocidade é a razão do “tesão pela coisa”.

Esse barulhinho é broxante demais.

Bom, taí mais uma opção para Massa, B. Senna e Barrichello serem campeões…uma categoria onde Schumacher não vai correr, disputar campeonato (será?) e não tem nenhum outro piloto brasileiro como parâmetro… Se chegar lá agora, pode escolher a melhor equipe, o melhor carro…kkkkkkkkkkkkkkkk

Gerson
Gerson
Reply to  Gerson
11 anos atrás

(…)”o “ronco” do motor e a velocidade SÃO AS RAZÕES do “tesão pela coisa”.”

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Gerson
11 anos atrás

É o futuro, pessoa. Ou você acha que vai ser como, daqui 10, 15 ou 20 anos? As coisas mudam, evoluem. Como já comentei em posts anteriores, tenho uma Caravan SS vermelha originalíssima e como se tivesse sido lançada este ano. Mas tenho preferido muito mais um Fusion que eu também tenho. Um dia os carros que vemos correr nesta temporada, correrão naquele festival de Goodwood. Não dá pra ser relógio de corda em era digital.

Gerson
Gerson
Reply to  Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

O bom é que daqui 20, 30 anos, tô nem aí pra “F1 silenciosa”. Vai virar uma “punhetinha”…

Saudades da “era Turbo”. rs

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Motor turbo ronca muito menos que motor aspirado. Mas fica frio, daqui a uns anos vai ser tudo V6 turbo, espero que quando você ouvir o ronco você apareça aqui novamente e diga: “que saudade dos motores aspirados.”

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Gerson
11 anos atrás

É isso aí, saudades dá mesmo. Mas numa época que a tendência mundial é buscar alternativas ao combustível derivado do petróleo, onde as montadoras em sua maioria já tem projetos avançados em relação à motores de energia limpa, a Formula Um não pode ficar pra trás. Se há uma preocupação em relação à isso, é a Formula Um que tem que dar as respostas, principalmente por ser ela o ápice do projeto automotivo, é ela quem historicamente cria as tecnologias que posteriormente serão aplicadas aos carros de rua, concorda? Só uma dúvida, os V6 já estão aprovados. Devem estrear quando?

Décio Renner Schiffner
Décio Renner Schiffner
11 anos atrás

Baita Autorama

Fernando Rodrigues
Fernando Rodrigues
11 anos atrás

Que merda heim! O mundo tá uma bosta mesmo!

sandro karam
sandro karam
11 anos atrás

Que barulho horrível, se aumentar muito a TV, na casa de barão, vai quebrar os cristais do homi

Márcio Haddad
Márcio Haddad
11 anos atrás

Me senti no MAKRO, com suas empilhadeiras pra lá, e pra cá!

Muito chato ir ao autódromo e não ouvir o RONCO.
Muito irritante ver esse vídeo ou uma “corrida” destas…

Tenho uma Harley Flávio, RONCO é tudo…
Não to nem ai pra ciclística.. Se estivesse preocupado com isso compraria uma BMW.

Marcos Aldred Ramacciotti
Marcos Aldred Ramacciotti
11 anos atrás

Parece carrinho de controle remoto, que velocidade atinge?

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Marcos Aldred Ramacciotti
11 anos atrás

Carrinho de controle remoto é ?
Hehehehe.. não generalize: http://www.youtube.com/watch?v=R_fA7zFTzH4

Angelo Pitta
Angelo Pitta
Reply to  Pai Baô
11 anos atrás

Esse carrinho é movido a motor de combustão ou elétrico? não vi fumaça e a aceleração é muito rápida por isso me pareceu elétrico. Se for, esse ronco do motor estaria excelente para o fórmula-E.

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Angelo Pitta
11 anos atrás

O motor é a combustão, 2 tempos, 3.5 cc, gira próximo de 43.000 rpm, desenvolvendo aproximadamente 3 hp, sendo alimentado por uma mistura de Metanol/Nitrometano/Óleo.
Abç

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
11 anos atrás

lembra meu autorama TCR da Grow….

Fernando Linhares
11 anos atrás

Gente isso é tortura medieval. Pior que o meu autorama.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Apesar de apoiar, e muito, esses tempos de ecologia sustentável são de pura enganação. No caso de motores elétricos ou qualquer outro sistema que necessite de bateria, ainda não se sabe ao certo o que fazer com elas após o fim de suas vidas úteis – como armazená-las na natureza sem causar danos ambientais. E como podemos pensar em um mundo sustentável quando o objetivo das indústrias é vender mais e mais? Se você faz um carro que polui 15% menos, mas ao mesmo tempo quer aumentar sua venda em 50%, que lógica sustentável é essa? O único meio do ser humano ser “sustentável” é diminuir a sua população pela metade. Nós não queremos salvar o planeta, queremos salvar nós mesmos – o planeta vai ficar aqui por mais alguns bilhões de anos, se regenerando e criando, quem sabe, novas formas de vida. Nós, os humanos, é que vamos desaparecer.

Paulo Mello
Paulo Mello
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Putz, definiu bem a questão.

O Homem ainda acha que o planeta é que depende de nós e não contrário.

A.Vandelay
A.Vandelay
11 anos atrás

Toda mudança gera incomodados.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
11 anos atrás

Gomes, motor elétrico de automóvel não faz barulho.

Deve sim, fazer algum ruído, mas da parte mecânica (caixa de câmbio, diferencial, etc).

Eu vi um protótipo elétrico que passa dos 200km/h e que você só ouve o barulho dos pneus no chão e a carroceria cortando o vento.

O que eu não entendo é: se é “sustentável”, beleza! É elétrico e elétrico não polui, certo?

Talvez. Mas as recarregar as baterias não é para qualquer recarregador de celular… é para um puta carregador, na ordem de seus 100A (ampéres) pelo menos.

Se eu bem me lembro, a maioria das usinas de energia européias é à carvão, termoelétrica, certo? Para gerar mais energia verde, é preciso queimar mais material sólido também.

É mais “sustentável”, mas não é 100% verde.

Zeno
Zeno
11 anos atrás

nusss que barulhinho irritante….., por isso não troco meu aeromodelo a combustão por um elétrico… perde a graça….

Andre Macieira
Andre Macieira
11 anos atrás

O maior problema com esses projetos é a capacidade das baterias hoje. As baterias para automodelos elétricos tem uma capacidade de descarga descomunal, o que geraria potência para o motor em valores muito superiores aos F1 em escala reduzida. Mas sua capacidade de carga ainda é reduzida. Talvez suportassem Corridas em tres baterias de 20 min no máximo. Além disso, sem controle eletrônico de potencia os carros ficariam ariscos como este do vídeo, já que o motor não tem a curva de torque dos motores a combustão.

Quanto à durabilidade dos motores, eu discordo que seja curta. A manutenção destes motores elétricos sem escovas (brushless) é símples e barata. Eles duram uma barbaridade sem perder qualidade. Não há necessidade de óleo para o funcionamento destas peças. Tudo é feito sem fricção, uma vez que é tudo feito com campo magnético.

Não sou expert. só falo da experiência que tenho com os Automodelos eletricos que possuo.

Quanto ao barulho, é questão de costume. É só ir pra o autodromo com um Ipod e mp3 do ronco dos a combustão.

Helton Gernandes
Helton Gernandes
11 anos atrás

Imagina as equipes:
Arno Racing Team – ART
Walita GP
Brastemp Pro-Racing

e por aí vai…

iverson
iverson
Reply to  Helton Gernandes
11 anos atrás

E a WEG? Já pensou se entram nessa? WEG Racer Team (mas em alemão, que o meu agora tá com preguiça…), de Jaraguá do Sul para o mundo…
Iverson

Weber
Weber
11 anos atrás

Eu acho que tenho o som de um motor de F1 gravado em MP3, se eles quiserem eu posso emprestar. É só instalar uns auto-falantes e fica legal!

André Gontijo
André Gontijo
11 anos atrás

Talvez haja um meio de se trocar as baterias durante as paradas nos boxes… O barulho é chato, mas, se andar rápido e tiver bons pilotos, eu assistirei.

Luciano Silveira
Luciano Silveira
11 anos atrás

Bah, ronco terrivel… Se fosse similar aos elétricos de Le Mans, aí sim, negócio seria diferente. Aquele zumbido que parece que o carro está planando é, ao mesmo tempo, perturbador e instigante.

Tá certo que não vimos o som do carro de fora dele, que certamente é outra coisa, mas pqp…

EduardoRS
EduardoRS
11 anos atrás

Se esse será o futuro da F1 eu não sei, provavelmente sim. O fato é que motores elétricos precisam de baterias, que geram lixo tóxico. Pra alimentar um motor potente, como de um carro de corrida, são necessárias baterias enormes, que vão gerar resíduos enormes. Por enquantom, motores elétricos são bons para carros de passeio pequenos, não para carros de competição. O que a FIA poderia fazer é, ao invés de usar baterias, usar células de combustível (hidrogênio, etc) para alimentar os motores elétricos.

Deixar para trás os motores a combustão é um processo irreversível no futuro. Mesmo que a gente goste do negócio, é uma tecnologia arcaica para os padrões atuais. Cedo ou tarde, será substituído, e será parte apenas de categorias para carros clássicos. Só acho que tem que baixar a frequência desse ronco aí, realmente tá parecendo broca de dentista.

Mattos
Mattos
11 anos atrás

Excelente iniciativa. É preciso desenvolver tecnologias para o carro elétrico, e nada melhor que uma categoria para isso. Vamos abrir a mente né pessoal, vamos queimar petróleo até quando? E sobre os interesses comerciais, há muito mais grupos ganhando dinheiro com a queima do petróleo! Estou cansado desses argumentos velhos para não usarmos carros elétricos, é preciso botar isso na rua logo! Automobilismo é a ultrapassagem, é a técnica. A máquina é só o instrumento. É questão de se acostumar.
Já o nosso prefeiro posando de incentivador do automobilismo é uma piada de mau gosto!

Peter Losch
Peter Losch
11 anos atrás

Apenas para deixar claro, este barulho é produzido pelo CÂMBIO e não do motor.

Peter

Joca
Joca
11 anos atrás

O que esta errado que ninguém percebeu é que o piloto está dentro do carro, deveria estar na torre de pilotagem com o controle na mão tomando um energético com o bone do patrocinador.
Que merda, a que ponto chegamos, corrida de carro elétrico no RJ onde não tem autódromo.

Joca
Joca
Reply to  Joca
11 anos atrás

Em tempo, com chinelo Havaianas e bermuda.

Jose Donizete
Jose Donizete
11 anos atrás

Li no seu post anterior , que vc reclama , que os pneus de seu carro após determinado
numero de voltas esquenta muito , e obviamente a pressão interna altera ,
Sugestão de quem trabalha com pneus , utilize nitrogenio , vc certamente vai anular este problema de superaquecimento dos pneus , e podera melhorar sua performance .