DE OLHO

SÃO PAULO (momento decisivo) – Sergio Pérez disse hoje que a hora de definir o futuro é agora, agosto, mês de férias e negócios na F-1. Massa voltou a ficar em baixa depois das duas últimas corridas e a “Autosprint” informou, semana passada, que a data limite para a Ferrari exercer a opção sobre seu contrato já passou e o time não fez nada. Se ficar com o brasileiro, vai negociar um salário menor.

Pérez faz uma temporada “irregular”, como ele mesmo define, mas ainda assim é melhor que a de Felipe. Tem 47 pontos, contra 25 do atual segundo piloto da Ferrari. De fato, a posição de Massa na classificação é muito ruim, quase vexatória, ainda mais quando se olha para aquilo que Alonso vem fazendo. É evidente que o mexicano está de olho num empreguinho em Maranello. Mas enfrenta alguma resistência de gente importante, por ser muito novinho e inexperiente. Raikkonen entrou na lista dos “especuláveis”. Não acho que volta, porém.

Tem um monte de gente com contrato no fim, este ano. Massa, Schumacher e Hamilton estão entre eles. Lewis deve renovar com a McLaren. Mas se Schumacher resolver parar, pode ser que a Mercedes vá para cima dele, em vez de promover Di Resta. Isso porque Rosberg não parece dar pinta de liderar o time. Michael fica, se quiser. Felipe está na marca do pênalti. Teremos dias interessantes de negociações pela frente.

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Um comentário que li agora apouco feito pelo Button confirma aquilo que penso a respeito da Ferrari com Alonso e a verdadeira situação do Massa.

O Massa só não foi expulso ainda da equipe porque a Ferrari sabe a merda que faz.

André
André
11 anos atrás

Perez na McLaren
Hamilton na Mercedes
Shumi na Ferrari
Massa na Lotus
Senna na Sauber
Abraços
André Paulo

Joaoleopires
11 anos atrás

Se cuida Felipe Massa!!

Fred
Fred
11 anos atrás

Meu palpite é o seguinte:
1) Ano que vem Massa vai curtir uma férias em Tatuí; Dificilmente consegue uma outra vaga na fórmula 1 (ao menos que o Schumi saia da mercedes);
2) Perez vai no lugar dele; Já é piloto da ferrari e excelente tapa buraco para Vettel em 2014; a Ferrari não arriscaria colocar outro piloto no lugar só para tapar buraco.
3) Bottas fica com a vaga se Senna na willians; Depois que o empresário dele virou diretor da equipe o destino está certo. Senna só fica lá se Maldonado for banido da fórmula 1 até o fim do ano (do jeito que a coisa anda…. as corridas que não ganha é punido… oh cara louco para arranjar uma briga).
4) Senna, por sua vez, vai para a Sauber; O maior patrocinador da equipe é o Carlos Slim, que, por sua vez, é dono da Claro e Embratel. Seu pupilo é Perez, que não vai precisar de sua ajuda ano que vem (a ferrari está bem de patrocínio, obrigado); Logo, para ele manter sua empresas na F1 vai ter que dar o apoio a algum piloto, ou seja, o Senna, que é patrocinado pela Embratel desde 1851.
5) Mclaren fica como está; Nada muda. Red Bull tb. Lotus idem; Na Force India pode ser (Di Resta rompeu com o pai do Hamilton, que, por sua vez, é ligado com o pessoal da mercedes e todos sabem que o Di Resta só está correndo lá em troca de motores “na faixa” para a equipe; Logo, se a equipe não conseguir manter este acordo, vai buscar outro piloto); Nas nanicas, só Deus sabe.
O que vc acha desses palpites Flávio?

Ecco da Pedra
Ecco da Pedra
11 anos atrás

Trata-se de uma questão matemática. Os únicos 2 pilotos que, neste momento, dariam os pontos suficientes para a Ferrari liderar o mundial de construtores (onde o ganhador pega, além do capital de marketing, a fatia da onça dos ganhos da F1 no ano, a fatia do leão é do Bernie, off course…) e que não estão já de contrato firmado ou anunciado para o próximo ano são o Hamilton e o Kimi Raimundo (ou seria Raimudo, sem o “n”, quem entender finlandês que se manifeste). O piloto afro-anglo (ou seria anglo-afro?) traria o carma daquele pai dele (antigo empresário do cachorro do Dick Vigarista da Corrida Maluca, o Muttley) ia ser uma mosca zanzando em Maranelo e eu não sei porque eu acho que a máfia é racista. Sobra para o Kimi e tudo fica dependendo do que ele pedir… Quanto ao que o Kimi teria dito da última vez que saiu da Ferrari, isso não afetará em nada o seu retorno, ele simplesmente saiu a finlandesa (que imitam os franceses em suas frias saídas) sem falar nada, o que não é de se estranhar, tratando-se dele que só topa posar para fotos, porque em fotos não tem que falar… ou por outra, ele entrou mudo e saiu calado. Já o nosso compatriota com seus 25 pontinhas (precisaria de mais 58 para fazer a Ferrari estar na frente) deveria passar suas férias em Indiana.

hugo
hugo
11 anos atrás

O Massa é um piloto de ponta? sim…Esta em ma fase desde 2010? tambem sim…o fato é que a Ferrari nao pode esperar tanto tempo para um piloto se recuperar, por mais potencial (mostrado de 2006 a hungria 2009) que tenha…o Raikkonen nao volta, pois saiu bem chateado de la, e esta muito bem na Lotus…o Perez ja falaram que é verde ainda…o Koba seria um sonho nosso realizado, mas acho dificil…Sera que bancam um Barrichello esquentando o banco para o Vettel em 2014? afinal tentaram o Webber, outro piloto experiente, e parece ser o perfil de piloto que estao procurando (cogitaram o Button tambem)

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

E você FG? Vai ficar assistindo a fogueira aqui e ficar vendo encima do muro?
Qual a sua opinião a respeito, é o Perez mesmo ou acha que pode haver alguma surpresa a mais nessa história?

Mudando de assunto, você viu hoje de manha a kombi 1969 lindona que estava no programa da Maria braga. Beje e em perfeito estado, pena que o interior estava pesadamente descaracterizado.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Vamos botar mais fogo neste fogueira:
Existe muito mais coisa por debaixo do fraquíssimo desempenho do Massa desde meados do ano passado.
Além de não poder ameaçar ao Alonso durante a corrida, ambos parecem correr em carros completamente diferentes. Só isso explica a aparente docilidade da Scuderia para com os resultados do Massa.
Quanto ao sucessor, sem qualquer especulação ou sombra de dúvida, será o Perez nessa segunda metade do campeonato e o resto do ano que vem, salvo alguma barbeiragem.
Quanto ao Massa só prossegue na F1 se seus amigos na Mercedes se moverem e o Schummy se aposenta agora no fim do ano, senão, nem de Hispânia ele larga ano que vem. E como disse antes, é uma pena, por que ele tem muito talento e sabe pilotar. Não é um fora de escala como o Kimmy ou o próprio Alonso, mas corre como um Hamilton.

Enko
Enko
11 anos atrás

é, a coisa ficou fewia de vez para o massa roca, já foi comunicado que está fora do time para 2013, (falta o anuncio oficial), não tem onde sentar pois todos os lugares estão ocupadoas por gente mais competente que ele, vai ser difícil,
acho que até o primeiro sobrinho teria feito mais pontos no lugar dele, desmotivado, enganador, falou mal do rubinho e queimou a lingua, está fazendo pior.
vir andar de stock, duvido não écarro para ele guiar, ainda mais correndo contra os caras da categoria onde o mais bobo mata o pai e a mãe para entrar em baile de orfãos.
basta agora aguardar para saber quem senta lá.
o alonso tem o poder de veto, mnas pode apenas vetar uma vez.
acho que já teremos novidades em spa, quanto ao alemão encerrar a carreira na ferrari, difícil, seria uma jogada de marketing, mas a escuderia não, ´é ligada nisso, e seria ruim a administração de dois temperamentos fortes dentrro da equipe.

Antonio
Antonio
Reply to  Enko
11 anos atrás

De onde você tirou isso ?
Fala a fonte por favor.

Jr.
Jr.
11 anos atrás

Aqui tem um monte de gente “metendo o pau” no Massa. Geralmente são sempre os mesmos que gostam de querer parecer ser “do contra”. O problema do Massa é o seguinte: precisa ir pra uma sessão de descarrego… Agora, para os desmemoriados, que esquecem o que o cara já fez de bom, fora o duelaço entre o Kubica:

http://www.youtube.com/watch?v=dgJxtiNoQ1U&feature=related

Aposto que os “brilhantes” comentaristas que tanto escrevem bobagens por aqui, não teriam “cojones” para fazer uma ultrapassagem dessas, em plena Eau Rouge.
Concordo com os demais, que afirmam que uma mudança de ares fará bem ao FM e ajudará a trazer-lhe auto-confiança novamente.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

lendo os posts de hoje aqui só tenho uma conclusão:
O brasileiro tem mesmo um brutal complexo de inferioridade.
É esse complexo que faz com que todo Brasileiro só torça em esportes onde tem outro Brasileiro ganhando. E faz isso por inveja e não patriotismo. Ele espera ver o outro se fuder, para poder descarregar suas frustrações.
Qualquer resposta a este post, só irá reforçar a minha opinião.

Fabio
Fabio
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Nem discordo muito do que você disse,mas “impedir” que os outros te respondam e discordem é uma puta atitude de otário…

Agora vêm o papo dez: Torcer pra esportistas brasileiros enlouquecidamente tambêm se trata de “descarregar suas frustrações e fracassos”. O que falta é equilíbrio e bom senso.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Fabio
11 anos atrás

Escrevi isso ontem no auge da raiva por não encontrar comentários consistentes. Como disse o Batiquebra, tem gente que não devia escrever por aqui…
Porém meu comentário procede para alguns tipos de torcedores. Realmente assistem a qualquer esporte apenas na esperança de verem o cara se arrebentar todo e poderem dar vasão aos seus… Digamos… Problemas pessoais.
Como você mesmo disse, e apoio, existem muitos que não tem equilíbrio e bom senso.

Antonio
Antonio
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Verdade. tá todo mundo querendo que ele saia da ferrari e da f1 e depois são os mesmos que reclamam da falta de pilotos brasileiros na formula 1.

roxxon valdez
roxxon valdez
11 anos atrás

uma coisa é certa, se a ferrari for levar mesmo o VETTEL em 2014 é porque alonso está se despendindo tb em pouco tempo.

Eduardo
Eduardo
11 anos atrás

Aposenta Massa… dinheiro não é mais problema pra vc…. vá fazer outra coisa, curtir sua familia e brincar de Stock Car nas horas vagas !!!! A cada corrida sua humilhação só aumenta !!!!

Juliano C.
Juliano C.
11 anos atrás

Pessoal sugerindo Massa na Mercedes. Fala sério… Não viram as temporadas de 2011 e 2012? A (falta de) performance do Felipe está matando a Ferrari no mundial de contrutores faz tempo!
Felipe deveria engolir o orgulho e ir pra uma equipe mediana, como Sauber ou Force India. Se andar na frente de bons pilotos como “Koba” ou “Hulk” ele recupera a confiança e pode até retomar a carreira em equipe de ponta; se tomar tempo, saberá que é hora de tentar outra coisa.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Juliano C.
11 anos atrás

Será???????????????
Do jeito que as coisas estão, pior não ficará para nenhum dos dois.

Alemão
Alemão
11 anos atrás

O Perez deve assumir a vaga do Massa! Pode tb ser o Sutil, Hulk e o Kova…qualquer um deles marcará mais pontos!
O Massa nunca mais vai ganhar uma corrida de F1…infelizmente. Depois da “molada”…da ultrapassagem do Alonso na entrada dos box …e de deixar o Alonso passar na Alemanha, foi o seu fim! Pode sim ir para a Sauber. Eu acho que ele sai da Ferrari, até pq ele dá prejuizo a empresa, pois como não marca pontos, a Ferrari ganha menos dinheiro pela baixa posição no mundial de construttores! …3 anos de “colher de cha” é muita coisa. …e se ficar mais um ano, o Alonso vai humilha-lo ainda mais!

Guto Lelis
Guto Lelis
11 anos atrás

O triste é que não vemos muito mercado para o Massa pro ano que vem. A pé acho que ele não fica não, mas acho difícil ele voltar a brigar por vitórias. Ao que me parece, o carro da Ferrari não é tão ruim quanto as performances de Massa sugerem, nem tão bom quanto Alonso anda fazendo parecer – o que só faz perceber a diferença do nível (tanto técnico quanto psicológico) em que os dois se encontram. Mas Pérez? Não sei, não.

Anderson
Anderson
11 anos atrás

Acho que não tem mais clima para Massa fica na Ferrari.

Hoje a Ferrari é a quarta no campeonato de construtores e ainda não vi ninguém chamar atenção para isso e o grande personagem que está deixando a Ferrari nesta situação é Massa que só fez 25 pontos.

Eu pergunto se Alonso perde esse titulo que é totalmente possível, como será o clima na Ferrari olhar seu melhor piloto vice-campeão e a grande equipe Ferrari em quarto.

E na minha opinião a Ferrari fica em quarto no campeonato independentemente se Alonso for campeão. Vergonho isso para Ferrari quarta colocada. Qual foi a ultima vez que ela terminou em quarta colocada no mundial de construtores, alguém se lembra???

Anderson
Anderson
Reply to  Anderson
11 anos atrás

Só para lembrar a ultima vez foi em 1993 com Jean Alesi em sexto e Berger na oitava colocação.

Delano Braga Santos
Reply to  Anderson
11 anos atrás

A Ferrari foi 4º colocada nas temporadas de 1992 com apenas 21 pontos e dois pódios de Jean Alesi, terceiro na Espanha e Canadá, Fica a dica.

José Floriano
José Floriano
11 anos atrás

Flávio; vc acha que poderia haver alguma chance do Massa ir para uma Mercedez no lugar do Shumi, por influ~encia deste?

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

A Ferrari só não dispensou o Massa até agora por causa da multa contratual, visto que tinha acabado de pagar uma para o Raikkonen.
Então desse ano, com contrato vencendo, ele não passa.
E acho que nem a Mercedes dá pra ele. É de Sauber para baixo.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

De novo o papinho do “carro feito ao estilo”. Ai ai…

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

O Massa só vai pilotar uma Mercedes se for na concessionária e comprar uma. Com a grana que ele tem, pode comprar um ótimo modelo. Ross Brawn de trouxa não tem nada e jamais colocaria alguém que não estivesse em seu auge de pilotagem no lugar do Schumacão.

Voltar para a Sauber eu também acho difícil. Talvez a Stock-Crash Brasil seja a melhor opção. O que não dá é para continuar na Ferrari, depois de uma temporada tão ridícula como esta.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Não acho que vai acontecer, mas gostaria de ver Schumacher fazendo um ano de despedida na Ferrari. Ele não incomodaria Alonso e acho que não faria feio, como o Massa. E como publicidade seria muito bom. Imagina uma equipe com dois pilotos que somam 10 títulos! Depois desse ano a Ferrari poderia trazer o ligeirinho, que já estaria maduro o suficiente. Daí o Massa poderia até ir para a Mercedez. Acho que a única chance de Massa recuperar suas condições psicológicas normais é tendo um companheiro com o qual ele tenha esperanças de vencer, o que é o caso de Rosberg, que não é nenhum gênio, apesar de ser muito bom.
O problema dessa formação é Domenicali confiar que Schumacher conseguirá manter-se em alto nível e Ross Brauwn acreditar ser capaz de recuperar o Massa de 2006, 2007, 2008 e 2009. Vale lembrar que há dois anos que Massa está muito mal, mas que foi muito competitivo durante os 4 anos anteriores: em 2006 andou quase no mesmo nível de Schummy; em 2007 foi tão veloz quanto Raikkonen, perdendo por circunstâncias; em 2008 deu uma lavada no Finlandês e só não foi campeão por causa das inúmeras falhas da Ferrari e da farsa de Cingapura; em 2009 ia muito bem até o acidente. Pessoalmente, acredito que seria um ótima oportunidade de ter um piloto de ponta e muito barato.

Andre Alves
Andre Alves
11 anos atrás

Corrigindo FG:
“O Rosberg PARECE dar pinta…” rsrsrsrs….

Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Eu to achando que o Massa fica mais um ano. O ideal seria promover o perez, mas basta um olhar mais minuncioso para ver que ele ainda ta cru. Mais um ano seria o ideal.

Mas deve ficar mais pelo passado e pela falta de opçoes do que pelo (pessimo) desempenho no ano

Marcio Vieira
Reply to  Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Se o Perez está cru, o massa está com validade vencida, com mofo, bolor!

Quantos pódios o Massa fez com a Sauber na carreira? Nenhum!
Depois que a Sauber voltou a ser Sauber (sem BMW) a equipe voltou a ser mediana, igual na época que o Massa pilotava e acho ponderável comparar a Sauber de dez anos atrás.
E Perez já enfiou 2 podios neste ano e tem quase o dobro de pontos do tupiniquim enferrujado.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

Fãs do Massa, atenção! O meu sobrinho, devido à idade, vai parar de correr com carrinhos de rolimã.
Resolvido! Surgiu uma vaga e o que é melhor, não desperdiça gasolina. Hi! Hi! Hi!

charles
charles
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Pode ir de carroça, contudo que seja você puxando, ok!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  charles
11 anos atrás

Charles, relaxa.. entra no clima!
O piloto pelo qual eu torço, é o mais bagunçado pela galera. Fez besteiras inéditas na Hungria.
Acabei rindo dele e de mim mesmo. Ele está se divertindo e eu também (afinal, largando na 17 num circuito travado, pouco ele ia fazer). É só ver o desempenho de Rosberg, que largou melhor colocado e não teve contra-tempos.

Não tive a intenção de ofender (mas cá entre nós, torcer pelo Massa , é dose).

Um abraço.

Mauricio
Mauricio
Reply to  charles
11 anos atrás

Não vai dar.
O cara aí não enxerga nada.

Enko
Enko
Reply to  charles
11 anos atrás

paulo, assim o massa estaria voltando àS ORIGENS DA FERRARI, foi assim mesmo que o comendador começou, numa disputa em carrinhos de rolemãn no colegio, e ele ganhou.

Ron
Ron
11 anos atrás

São muitas variáveis a considerar, mas essa estória da negociação com o Webber e do fim de prazo da opção são bastante indicativas: Massa só deve ficar se não conseguirem alguém melhor ou mais barato (e ainda assim com uma possível redução de salário a caminho).
“Teremos dias interessantes de negociações pela frente.” Assino embaixo. Até torço por algumas surpresas.

Rafael Fuentes
Rafael Fuentes
11 anos atrás

Eu acho que o melhor pro Massa seria a Mercedes. Vai que o Ross Brown monta um carro daqueles que faz até o Button e o Barrichello brigar por um titulo…

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Ano que vem tem OGX na carenagem da Rossa…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

Flávio Gomes, no site francês STATS F1 há uma notícia (de hoje), cujo título é:
“Domenicali: Ferrari está procurando um bom número 2.”
E Sérgio Perez (também hoje) falou que a hora é agora, segundo seu post.
Pelo visto, Felipe Massa está com os dias contados na equipe.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

OI! Bom dia!
O motivo deste post é justamente essa materia!

Clayton
Clayton
11 anos atrás

O grande aliado da permanência do Massa na Ferrari é o próprio Alonso. Acho que isso vai contar bastante.

Deusdethe
Deusdethe
Reply to  Clayton
11 anos atrás

Concordo cim vc
Clayton

Deusdethe
Deusdethe
Reply to  Clayton
11 anos atrás

Concordo com vc
Clayton

William Blake
William Blake
Reply to  Clayton
11 anos atrás

Também concordo. Alonso só se preocupa em vencer o campeonato de pilotos. O de construtores é. para ele, só um detalhe…

Mauricio
Mauricio
Reply to  William Blake
11 anos atrás

Três sonhadores….

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

ATENÇÃO AS CADEIRAS NA F1 SÃO DITADAS PELO INTERESSE ECONOMICO, E NÃO
PELO MOMENTO DE CADA PILOTO. PORQUE COMO DIZ O DITADO O SEGUNDO COLOCADO É O PRIMEIRO PERDEDOR.

Marcel Queiroz
Marcel Queiroz
Reply to  Celio Ferreira
11 anos atrás

Eu não concordo com vc “CAPS LOCK” ! Vide o Alonso esse ano, ele é a maior prova de que esse ditado que vc citou é uma grande furada!

Franklin
Franklin
Reply to  Marcel Queiroz
11 anos atrás

claro, o Santander nao paga nada pra Ferrari. Alonso éo piloto mais pagante de todos, deve pagar até pro tio Bernie por uns pingos de chuva e parcialidade nas punições hahah…

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Franklin
11 anos atrás

Eu pagaria para não ler comentários tão idiotas…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Eu ajudo a pagar uma parte.
Nossa!

Marcio Vieira
11 anos atrás

A Ferrari poderia chamar Schumacher para uma temporada de despedida, seria bacana e acho que ele toparia a ideia de pilotar como segundo piloto para os italianos.

A Lotus é incógnita para ano que vem. Este ano tem carro bom, mas e depois?

eu continuo achando que Kimi Raikkonen vai para Red Bull em 2014, após Webber se aposentar. Kimi era patorcinado pelos energéticos no rally, e o perfil dele se enquadra muito bem no jeito da Red Bull administrar a bagaça.

Massa dá adeus à categoria, não tem jeito. Muito caro e pouco eficiente. A menos que ele tope uma Marrusia ou Toro Rosso.

Eu apostaria a Ferrari com Perez. Ele é promissor, tem bala na agulha do Carlo$ $lim e pode abrir mercado da Formula 1 na América do Norte (Se não há estadunidenses correndo, um chicano já fará com que a audiência seja grande por lá)

Uma pena é o Kobayashi, que já merece um posto num carro mais competitivo.

Hamilton quer Red Bull, mas vai ficar mesmo é com McLaren ao lado de Button. Di Resta não segura o rojão ainda para ser mclariano.

Mercedes errou na mão, deu marcha ré, precisa repensar para não virar uma Toyota da vida.

Resumindo, duas vagas em aberto: uma na Sauber, outra na Mercedes. Se o Bruno Senna correr com patrocínio, pode tentar beliscar a vaga na equipe helvética, já que na Williams a coisa tá gelada pra ele

David Felix
David Felix
Reply to  Marcio Vieira
11 anos atrás

E verdade… de todos os comentarios foi o que achei mais logico… com excessão a parte do Dick Vigarista na Ferrari…

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
11 anos atrás

O problema de enfiar o Massa na Mercedes é que já existe o Rosberg,que é um piloto do calibre do brasileiro. E a equipe precisa de um “top” que ajude no desenvolvimento do carro,que seja regular,se classificando sempre lá na frente e mantendo o ritmo na corrida. O que o Massa de hoje e o Rosberg de sempre não são capazes. A não ser que uma mudança de ares fizesse extremamente bem pro Zaca.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Fabiano Lacerda
11 anos atrás

Baixa bola cara. Massa está apenas desmotivado. Ele nunca foi um piloto tuim, muito pelo contrário.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Você precisa perder a virgindade urgentemente cara. Pra ficar retrucando todos os comentários defendendo o Massa,é que a coisa tá feeeeeeia…rs

Mauricio
Mauricio
Reply to  Fabiano Lacerda
11 anos atrás

Defendo aqui qualquer pilot que considero um bom profissional.
Já comentários como este deviam ser jogados no lixo.
O Massa, só perdeu o compaeonato em 2008 por conta da absoluta falta de organização da equipe que cometou erros que remetem a filmes de comédia!
Para Mim Massa tem nível para ser comparado ao Hamilton!

ANDRÉ CAMARA
ANDRÉ CAMARA
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Rapaz, o sassacrado sempre foi um piloto que erra demais, roda demais, não desenvolve o carro, nunca foi top.

Mauricio
Mauricio
Reply to  ANDRÉ CAMARA
11 anos atrás

É calro… Foi vice em 2008 andando de patinete.
Vai assistir ao campeonato de F1 ao invez de ficar escrevendo neste blog como se fosse o maior expert.
Você ´´e torcedor de futebol e não de automobilismo.

sinva
11 anos atrás

Se a equipe ferrari esta com o alonso,
piloto de primeira nao vai mesmo.

a ferrari vai querer um ze ninguem que nao incomoda o alonso, que no
caso pode ate sobrar para o sobrinho .
o que seria complicado para o sobrinho depois ,
seria canditato ao segundo posto e para uma carreira comprometida (vide Barrica).

ou escolheria um aposentado , no caso é so o alemao que tem . que ta meio incerto quanto
ao seu desenvolvimento, e nao ajudaria em nada o alonso , ele nao tem este principio .

ressuscitar barrica , so se forem loucos, nada contra o Barrica sou seu admirador ,mas nao vai dar nao.
seriam com certeza mais inteligentes se continuassem com massa , nao pelo “nosso pachequismo natural” mas pelo fato de que massa precisa de um ano para se reafirmar ,
onde a ferrari teria dele a sua colaboraçao “natural” por nao ameaçar o alonso e para o massa seria sua possibilidade de prorrogar a sua aposentadoria na proxima temporada , em uma equipe media ou ate mesmo numa possivel recuperaçao de valor , como aconteceu com Buton a algum tempo, sendo campeao pela “Brauw”.

Christian
Christian
11 anos atrás

Já que novamente o nome de Massa é citado, então vou opinar também.

Primeiramente, acho exagerada a forma como alguns se manifestam a respeito de Massa. É verdade que a temporada dele está sendo a pior de sua carreira, e a comparação de seu desempenho a Alonso tem piorado ainda mais as coisas para o brasileiro. Mas algumas ofensas feitas por torcedores revoltados passam do bom senso. Calma aí, pessoal!

Existe uma coisa que não é nada fácil de explicar como funciona, mas ela existe. É a tal da FASE. No futebol, no automobilismo, no UFC, MMA, natação, qualquer esporte, atletas passam por fases distintas. Uns em fases boas, outros no auge da capacidade, do talento, da rapidez, de todas os requisitos necessários para o sucesso. Alonso está nesta fase. Além de seu auge como piloto, sua atual fase faz com que tudo dê certo, e mesmo quando tudo não vai como esperado, os prejuízos são mínimos. É fato.

Do outro lado temos Massa, um infeliz exemplo de alguém que passa por uma fase extremamente difícil na carreira. São erros, equívocos, circunstâncias, enfim, uma série de fatores que têm arrastado o brasileiro ao “fundo do poço”. Não acredito que Massa tenha perdido a capacidade de pilotar, nem em 0,01%. Ele continua o mesmo, mas sua fase atual na Ferrari é esta. Ele está num momento em que tudo dá errado. Mesmo que ele largasse na pole position e lhe dessem 10 segundos de vantagem em relação aos outros, provavelmente ele não venceria, ainda assim. É a atual fase dele, não há muito o que fazer. Não podemos culpá-lo.

Quanto ao futuro do brasileiro, desejo que ele não renove seu contrato em Maranello para 2013. Isso só vai piorar as coisas para ele. O melhor para Massa é buscar novos ares, novas equipes. Isso faz bem para qualquer ser humano, todos nós sabemos disso, e com ele não seria diferente. A trajetória de Massa na Ferrari está chegando ao fim. Espero que ele tenha muito sucesso pela frente, ele é capaz disso.

Helton Garcia Fernandes
Helton Garcia Fernandes
Reply to  Christian
11 anos atrás

uma fase que já dura desde 2010, quando voltou da mola…
melhor deixar esse cara pra lá…

Rafael Fuentes
Rafael Fuentes
Reply to  Christian
11 anos atrás

A má fase do Massa já dura 2 anos. Só andou na frente do companheiro de equipe em 2005 e 2008, nunca ganhou nada … O Alonso vem pilotando bem desde que começo e nunca perdeu pra um companheiro de equipe e é bicampeão mundial.

Como que faz pra explicar isso? Fase? Sorte e Azar?

Victor
Victor
Reply to  Rafael Fuentes
11 anos atrás

Alonso perdeu sim, na unica fez que teve um companheiro de equipe, não um capacho. 2007.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Victor
11 anos atrás

Você está enganado. Não perdeu do Hamilton. Foi 107 x 107. Por mais que vocês repitam a mentira, a tabela oficial da FIA é implacável.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Esclarecendo: perdeu sim. No caso de empate de pontos, o desempate é feito através das colocações nas corridas, durante o ano. Hamilton foi vice, superando Alonso que foi terceiro no campeonato.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Verdade. Porém, do jeito que a macacada aqui fala, parece que o Hamilton ganhou 18 corridas e o Alonso nenhuma na temporada. Até ao termo “lavada” já vi alguns idiotas recorrendo, o que, convenhamos, não combina bem com um 107 x 107.

ANDRÉ CAMARA
ANDRÉ CAMARA
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Não se esqueça que hamilton era estreante e alonso bi campeão.

Rafael Fuentes
Rafael Fuentes
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Neste contexto que estamos 107 a 107 é um empate. Não da pra falar que o Hamilton foi melhor que o Alonso naquele ano.

Detalhe: Ao perceber que não seria tratado como primeiro piloto na Mclaren, brigou com o time inteiro, principalmente com Ron Dennis… foi pra um equipe menos por isso… Ou seja… Fez aquilo que todo mundo critica o Massa por não fazer.

Yuri
Yuri
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

perdeu sim , ainda mais sendo um estreante na categoria .

Chinaski
Chinaski
Reply to  Victor
11 anos atrás

Perdeu pro Fisichella tmb

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Chinaski
11 anos atrás

No que? Palitinho?

Franklin
Franklin
Reply to  Rafael Fuentes
11 anos atrás

perdeu pra um novato talentoso, que nao se submeteu a ser segundo piloto no seu primeiro ano de F1. o massa ainda aceita, uma vergonha, falou do rubinho e tah fazendo muito pior. Massa nao chega aos pes do rubinho, falastrao, melhor pro massa eh sair mesmo da Ferrari, exatamente, novos ares pode fazer bem a qqr um…

ANDRÉ CAMARA
ANDRÉ CAMARA
Reply to  Franklin
11 anos atrás

Não da pra comprarar o Massa com o Rubinho, o Schumacher pegou a Ferrari destruida e contruiu o time do zero junto com o Todd r o Braw, O Rubens veio pra ser segundo piloto mesmo, agora o massacrado foi destruido pelo Alonso, perdeu todo o espaço na equipe. Rubens sempre colaborou com a equipe o massa é um peso morto.

Tarso Neto
Tarso Neto
Reply to  Christian
11 anos atrás

FASE de quem está em final de carreira.

MSS
MSS
Reply to  Christian
11 anos atrás

Concordo com a questão da FASE, mas olhando sobre outro prisma … o Massa é um bom piloto, mas apenas isso…bom … Começou com boas expectativas e não correspondeu, tanto que foi demitido pela Sauber… Deu um passo atrás com a Ferrari ( testes) e depois teve uma FASE brilhante, nos anos em que a equipe fez um bom carro e o companheiro era ‘batível ( um Schumacher prestes a aposentar) e um Raikkonen em adaptação … Essa fase passou e ele voltou a seu um bom piloto .. só bom … A chance de título foi aquela, de 2008 …

David Felix
David Felix
Reply to  Christian
11 anos atrás

Essa fase não acaba… ta parecendo o Rubinho…

Mauricio
Mauricio
Reply to  David Felix
11 anos atrás

O que são dois anos em cinco?
Basta ver o Schummi hoje. Alguém aqui diz que ele é um pé de pedra? Um pescoço duro?
Nada!
Continua sendo o mesmo heptacampeão.
Agora condenar um piloto por não conseguir superar sua má faze, dizendo que ele é um bração ou coisa pior é muito fácil.
Brasileiro morre de inveja de quem se destaca fazendo algo bom. Na primeira oportunidade que surge, um pequeno momento de fraqueza e todos caem matando, injuriando, descarregando suas frustrações de microcérebro. Haja!
Vão lá pilotar no lugar dele.!

charles
charles
11 anos atrás

A melhor coisa que poderia acontecer pro Massa era o Schumacher parar, e ele (Massa) ir pra Mercedez, na primeira vez que o alemão parou, o Felipe era muito competitivo, e se caso fosse pra Mercedez seria a mesma coisa, pois o Rosberg é fraquinho pra liderar, e o que o Felipe precisa é alguém que ele julgue inferior a ele pra recuperar a auto estima e a competitividade. É psicológico os problemas do Massa.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  charles
11 anos atrás

Já escreveu sua cartinha para o Papai Noel? Ainda dá tempo. Você tem sido um bom menino? O bom velhinho não gosta de garotos arteiros. Aproveita e pede duas Mercedes de brinquedo, uma para você e outra para o Massa.

charles
charles
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

E você, já quitou a parcela do corsinha esse mês? Pelo que escreve parece-me que é um excelente piloto, ou grande entendedor de automobilismo, na verdade é um frustrado, com emprego medíocre que nunca vai passar disso, e tenta disuadir e desqualificar quem por mérito está competindo na maior categoria do mundo. Se acalma, não adianta torcer contra, o Felipe vai continuar na F1 quer você queira, quer não.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  charles
11 anos atrás

Na Marussia?

P.S.: Olha, por um momento eu pensei que você fosse pagar a prestação do meu carro…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Sua atitude demonstra que tens um sério problema com seu complexo de inferioridade.
Alias é esse complexo que faz com que todo Brasileiro só torça em esportes onde tem outro brasileiro ganhando. E faz isso por inveja e não patriotismo. Ele espera ver o outro se fuder, para poder descarregar suas frustrações.
Qualquer resposta sua agora, só irá reforçar essa minha opinião.

Enko
Enko
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

charles, eu tenho um corsa do ano, quitado, tenhu mum emprego que não considero mediocre pois é honesto e também nãso fico pedindo poneis para o papai noel,
p.ara seu governo só falta o anuncio oficial na imprensa, uma fonte segura me contou que om cara já recebeu o comunicado para procurar oputra cadeirta em 2013, e não acho que o ross brawn seja idiota para levar o cara para sua equipe, e de onde voce tirou a teoria que o rosberg é inferior ao massa?

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
11 anos atrás

Massa liderando a Mercedes??? hahahahah… nem em sonho.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Fernando Kesnault
11 anos atrás

Dê a todos nós um bom motivo para essa sua afirmação.

Ou você é daqueles que digitam o que vem a cabeça sem maiores raciocínios?

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

náo, apenas um fato que esta desenrolando há um bom tempo sobre as qualidades de liderança do referido piloto. Já esta acabado para o line up da f-1 atual.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

E mesmo porque na atual politica extremamente europerizada desta categoria (f-1) uma equipe de peso e prestigio como a Mercedes não contrataria um piloto apagado e dominado moralmente para ser o principal piloto do team.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Fernando Kesnault
11 anos atrás

Ainda não me convenceu.
A possibilidade é real e Massa não é assim tão ruim.
Esta mal, porém ainda não está morto.
Você pode dizer o mesmo do Schumacker. Está tão zicado quanto o Massa e ninguém o está crucificando.
Os estilos são o mesmos, o problema está na adaptação as novas condições do campeonato e principalmente na postura do Alonso dentro da equipe. Os carros da Ferrari são nitidamente diferentes. Não só os pilotos.

Paulo
Paulo
11 anos atrás

Flávio
O Kimi não assina com a Ferrari. O Alonso não tem o poder de escolha, mas tem o poder do veto. O Alonso foi aos poucos minando a confiança do Massa (entrada dos boxes na China e “Alonso is faster than you”).
Uma coisa que não descarto ‘e o Massa dando uma de Vampeta (a Ferrari finge que trabalha pra mim e eu fingo que trabalho pra Ferrari) o cara não ‘e bobo não.
Abraços

Rafael Fuentes
Rafael Fuentes
Reply to  Paulo
11 anos atrás

O Massa não é bobo não! Tá fazendo corpo mole pra prejudicar a Ferrari…

Ai ano que vem ele tá na Stock Car. E a Ferrari continua sendo a Ferrari.

Cada ideia que aparece….

Franklin
Franklin
Reply to  Paulo
11 anos atrás

cara, nunca pensei nisso, mas se o massa estiver fazendo isso mesmo, vai ter o meu respeito de novo. pq o q ele tah se sejuitando agora eh uma vergonha.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Franklin
11 anos atrás

Normal… brasileiro tendo orgulho de quem engana o serviço e prevarica de suas funções. Exemplar típico.

Franklin
Franklin
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

é… Alonso respeitou muito o massa na ferrrari,nem vou citar os casos, e só acabou com a carreiro de outro brasileiro ao persuadir ele a fazer aquela marmelada em cingapura. vc é mais um tipico brasileiro q esquece o estupro que te fazem e nem reclama.

Franklin
Franklin
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

sempre a primeira melhor coisa a ser feita é: a coisa certa. (massa mandar alonso e ferrari pra pqp, jogar o carro no alonso nos box da china, nem deixaro choronso passar na metade do campeonato)

sempre a segunda melhor coisa a ser feita é: a coisa errada. (boicotar a ferrari mesmo, sendo falso como sugere o comentario)

e sempre a pior coisa a ser feita é: nao fazer nada. (ser amarelo da vida, boca mole e ficar vendo a vida passar).

e como nao costuno levantar bandeira sem ter vento pra terrmula-la, encerro aqui essa minha participaçao…

Enko
Enko
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

no meu grupo de trabalho somos 35 motoristas, quem faz\ esse tipo, de coisa é imediatamente isolado do grupo, pois não sabe trabalhar em equipe, e para o bem da equipe.

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
11 anos atrás

Massa pode estar tendo de pagar para ficar…

Não vejo Schumacher como líder da Mercedes… pelo papelão deste ano

Rama
Rama
11 anos atrás

Flávio, pode tirar o “quase” da sentença, deixando só “vexatória”, sem medo.

EduardoRS
EduardoRS
11 anos atrás

Se o Massa não sente vergonha do desempenho dele nessa temporada, eu sinto vergonha por ele. É completamente vexatório, motivo de piada mesmo.

Só que o Alonso vetaria Kimi, Hamilton, Vettel, talvez até o próprio Pérez. A última coisa que ele quer é um companheiro que cause problemas. É verdade que o ideal seria que a Ferrari tivesse 2 pilotos de ponta, mas o time já está construído ao redor do Alonso, então é ele quem dá as cartas.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  EduardoRS
11 anos atrás

O ideal é que fossem dois pilotos de ponta mesmo, mas no caso da Ferrari, esse outro piloto teria que aceitar o fato de que a Ferrari hoje em dia se chama Fernando Alonso, e o outro seria apenas o outro piloto. Mas pilotos realmente de ponta não costumam aceitar essa condição.

Franklin
Franklin
Reply to  EduardoRS
11 anos atrás

ate o weber não acata essa parada de segundo piloto, soh o massa mesmo.

Toni Folador
Toni Folador
11 anos atrás

Interessante analisar o que de fato pode explicar o péssimo desempenho do Zacarias na SF atual.
Afinal:
-Deixar de gostar de correr de carro acho difícil de ter acontecido
-O simples fato de estar correndo de Ferrari naturalmente gera motivação (e obrigação) de andar bem
-Ele não está no top five do grid atual mas morto ele nunca foi (até algum tempo atrás). Bons resultados nas categorias de acesso e um quase campeonato não é para braços duros

Resta a teoria piquetiana do efeito retardado molacular.

Franklin
Franklin
Reply to  Toni Folador
11 anos atrás

infelizmente ou felizmente essa teoria existe. chama-se SNC autonomo, é involuntario e cientificamente comprovado… abç

Dú
11 anos atrás

Reduzir salário? Pagando vale transporte, refeição e hospedagem, uns euros por ponto conquistado o Massa fica e a Ferrari não arruma encrenca com o Alonso.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Será que tem vaga para mais um piloto da F-Indy??

Imperador

Enko
Enko
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

o barrica já declarou que se no ano que vem não, tiver um carro de pon ta encerra a carreira.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
11 anos atrás

Eu duvido que o Raikkonen vá pra ferrari. Pra quem não lembra, o Alonso antes de ir pra Maranello vetou o Kimi por lá, tanto é que a ferrari preferiu pagar uma bela e gorda multa contratual para ele sair e o “Rei das Astúrias” ter o caminho livre. Lembram?
Agora, por que o Alonso iria querer o Kimi por lá? pra correr o risco dele colocar tempo nele? duvido!
O Massa, como já disse, vai sair da ferrari no final do ano. Para o bem dele é melhor ele procurar outros ares e seguir a vida.
Agora não é possível que a Mercedes renove com o Schumacher. tá tão ruim como o Massa. É só ver o pau que ele toma do Rosberg. Por favor… melhor ele se aposentar.
O que a Mercedes e a Ferrari vai fazer é uma incógnita. Acho que nem eles sabem.

Gerson
Gerson
Reply to  Marcelo Martinez
11 anos atrás

Calma lá meu caro! o Schumacher não anda levando banho do Rosberg não! Você deveria assistir mais os treinos e corridas deste ano!

E o alemão só tá pior que o Massa no quesito AZAR.

É impressionante como tem gente que palpita, critica, sem ao menos acompanhar as corridas, os treinos….

E seja qual for o assunto, sobra sempre pro alemão. Agora, querem que ele “não renove” para Massa continuar na F1.

Que fase hein?!

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
Reply to  Gerson
11 anos atrás

tá bom amigo! eu vejo as corridas sim caro. Tá dirigindo mal sim! na

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcelo Martinez
11 anos atrás

A Mercedes quer renovar com Schumacher. A decisão é do alemão. É só ler as notícias.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Marcelo Martinez
11 anos atrás

Schumacher tá tão mal quanto o Massa? Você REALMENTE tem assistido às corridas de F1 neste ano? Tá de brincadeira, camarada? O Schumacão até pole-position fez (e em Mônaco, ainda por cima!) com um carro que hoje já é inferior a Ferrari. Sem contar que os mecânicos do Schumacher parecem estar todos bêbados neste ano. Já largaram o cara com a porca da roda solta umas 4 vezes, fora outros problemas mecânicos estúpidos.

Com essa Ferrari, que não é o melhor carro do grid, mas é a prova de bala no quesito resistência, você acha MESMO que o M.S. teria penas 25 pontos no campeonato? Eu dou a bunda em praça pública se ele não tivesse, pelo menos, uns 60 pontos. Bem por baixo.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Bem.. tá mal sim! os resultados tão aí meu chapa. Agora se você é torcedor de futebol e não entende nada de corridas… paciência. Deve ser aquele tipo que só andou de gol 1.0 ou um azera e nunca dirigiu, pelo menos um kart.

David Felix
David Felix
Reply to  Marcelo Martinez
11 anos atrás

Beleza, o Dick Vigarista – maior farsa estatística da história do esporte – não é tão ruim quanto o Massa – mas pelamor né, o cara não consegue nem alinhar o carro no lugar certo…

Na minha opinião os DOIS tem que pedir pra ir no banheiro e se mandar da F1, estão fazendo corridas dignas do Maldonado… não, me desculpe, ninguém consegue ser tão ruim quanto ao Maldonado… eles estão fazendo corridas dignas do Petrov…

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Risque dessa lista o Hamilton, só entra na Ferrari se matarem o Alonso. O inglês é incontrolável. Não vai pelo mesmo motivo de não colocarem um Vettel ao lado o Fodón.
Outro que não vai é o Raikkonen, pelo mesmo motivo que o Vettel não vai hoje para lá. A casa não comporta dois campeões.
Ta mais fácil ir o Perez ou qualquer outro dos novatos que estão mostrando serviço: Maldonado, Koba, Hukkemberg…
O schummi não vai porque, bem, diferentemente do que muita gente pensa, o cara é muito honesto e leal com os amigos.
O resto é chover no molhado.
O Massa hoje é o Haikkonen de 2008. Apagado, sumido, muito desmotivado. É uma pena, pois o cara é bom.

Acrescento a este comentário que coloquei também no blog do Vitor:

Se a Mercedez for com muita força encima do Schummi e ele resolver bancar a saída definitiva, é capaz de o próprio Massa ser um candidato natural à vaga. Na atual situação, mais pelas amizades que tem.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Se for apostar em alguém, é o Pérez. E vai agora, no fim deste mês.

Aguri
Aguri
11 anos atrás

Hamilton na mercedes
Raikonen na Ferrari
Senna na Mclaren
Massa na Lotus..

Seria muito legal!!

David Felix
David Felix
Reply to  Aguri
11 anos atrás

Hamilton na McLaren
Raikkonen na Mercedes
Perez na Ferrari
Massa na Lotus
Senna na Force India

Jean
Jean
11 anos atrás

O Enceradeira tem mais é de ir para casa cuidar do filho e da esposa. Deixa correr quem sabe correr.

Moy
Moy
11 anos atrás

A classificação do Massa não é quase vexatória. É totalmente vexatória!

José Quintana
José Quintana
11 anos atrás

Acho que a F1 larga o Massa no fim do ano.