JÁ É

SÃO PAULO (que aproveite) – Antes de mais nada, justiça jornalística seja feita: há mais de um mês o colega Américo Teixeira Jr., que tem entre suas qualidades a incomparável condição de torcedor da Portuguesa, cravou que Massa fica na Ferrari em 2013. Está aqui, de papel passado, com firma reconhecida e autenticado. E não é como a novela do Ganso, não, que assim que assinou com os co-irmãos do Jardim Leonor ganhou uma legião de autores garantindo que já tinham revelado o final antes de todo mundo.

As últimas notícias que chegam da Europa, mais as declarações de Montezemolo (“Pérez é jovem demais”), Domenicali (“Temos confiança nele”), Alonso (“Para trocar, tem de ser alguém melhor”) e também do papa Bento XVI (“Deus abençoe todas os brasileirras”, ele disse na missa de Páscoa), apontam numa só direção: Felipe fica no ano que vem.

É quase uma façanha, considerando a linha do tempo de 2012: um péssimo começo de temporada, críticas violentíssimas da imprensa italiana, especulações de todos os lados sobre seu eventual substituto, ascensão clara de um jovem ligado ao time, como Pérez, resultados pífios, nenhuma atuação convincente. Aí vem uma sequência de quatro corridas nos pontos e parece que é o bastante para a Ferrari bater o martelo.

Mas conhecendo-se a Ferrari, e tentando compreender o atual momento da F-1, faz todo sentido. No caso da equipe, a simples presença de Alonso anula qualquer grande sonho de consumo para o segundo cockpit. Meio que pode ser qualquer um. E se já se tem em casa alguém conhecido, afável, acostumado com o modus operandi, que sabe por onde entra na firma, onde fica o banheiro e a melhor máquina de cafezinho, para que inventar? Já com um olho na categoria como um todo, trocar de piloto, no caso das grandes, é quase uma inconveniência. Dá trabalho, é preciso um período de adaptação, custa caro etc, etc e etc. Só se for algo mesmo muito urgente e necessário.

Essa parece ser a lógica que norteia a decisão de anúncio iminente. A Ferrari não quer ter muita dor de cabeça. Felipe faz um ano ruim, mas pode melhorar. E ninguém precisa ensinar nada a ele. É só recuperar a forma que já apresentou no passado.

Massa não vem fazendo nada para merecer entusiasmo algum da turma de Maranello, e, assim, a permanência vai se dever muito mais ao conjunto da obra do que à memória recente do que realizou nas últimas três temporadas. É um raro voto de confiança num mundo corporativo cada vez mais competitivo e impessoal. E aí existe mérito para o brasileiro: ele soube construir, nestes 11 anos de Maranello, uma relação forte o bastante para que o time dê a ele tal voto de confiança.

Que aproveite e renasça.

Subscribe
Notify of
guest

190 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
11 anos atrás

Enquanto o Brasil for o país que mais dá lucro pros bancos (entre eles o Santander) e pras montadoras (entre elas a Fiat), o Massa só perde a vaga na Ferrari se:
1. Não marcar pontos regularmente, ou;
2. Começar a desobedecer ordens de equipe e chegar na frente do Alonso.
Acho engraçado que depois de tantos anos, as pessoas ainda falem de F1 como se fosse um esporte e não um negócio…

Silvio
Silvio
11 anos atrás

Schumacher vai levar um vareio do Alonso na Ferrari e Massa se der sorte consegue uma vaguinha na Sauber… Alguém dúvida que se o alemão quiser ele corre na Ferrari? Schumacão vai esquentar o banco para o Vettel, ai vai embora pra casa em 2014 levando vareio de Rosberguinho e Alonso ….Belo fim de carreira do Dick..

Luis
Luis
11 anos atrás

Lendo os comentários aqui, eu só tenho a agradecer pelo Massa ter perdido o título de 2008 para o Hamilton, mais pelos fãs mesmo, longe de mim desejar o fracasso profissional de alguém, a carreira do Felipe Massa na F1 não é minha, não é de torcedor nenhum, não temos nada a ver com isso, mas esses fãs seriam muito mais chatos se o Massa tivesse título. Deixa o cara trabalhar na equipe, não é vocês que vão empregar o Massa na sua loja de carros usados quando ele sair da Ferrari.

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Nem sei o que comentar. Torci muito por Massa em 2008, mas hoje não vejo um futuro brilhante para ele em Maranello. Deve ser muita mística mesmo pilotar aquele carro vermelho com um cavalinho rampante na lateral…

J
J
11 anos atrás

O mais sintomático é que o Alonso quer que o Massa fique. Óbvio. Se entra alguém novo, pode ser piloto bom, ou alguém que no mínimo encrenque com a condição dele, Alonso, de dono do time — por que, como tem sido há muito, a Ferrari é time de valorizar um piloto só, e não tá com cara de que vai mudar agora. E como El Rabudón de las Astúrias é tudo menos besta, ele quer mais é que Massa continue piloto na Ferrari, fazendo número e não ameaçando sua hegemonia. Pra que arriscar outro “Hamilton” na vida dele?

Joe Cooker
Joe Cooker
11 anos atrás

Não compartilho da opinião geral, inclusive de Flavio Gomes, de que Massa tem feito uma grande segunda parte da temporada. Melhor que a primeira, sem dúvidas, até porque seria difícil piorar, principalmente diante da melhora significativa no carro da Ferrari. Mas dizer que Massa tem compensado o mau desempenho da primeira fase da temporada é um pouco demais. Penso que, apesar de um certo progresso, a temporada de Massa continua beirando a mediocridade. Seu ponto alto foi a terceira posição na classificação do GP de Monza, e só. Não houve lampejos de brilhantismo, apenas regularidade nos pontos em posições intermediárias. Sinceramente, não acho que isso basta para uma renovação com a equipe de Maranello e se houver realmente prolongamento da estada do piloto brasileiro será mais por burrice do que por falta de opção. O que não falta é piloto bom ansioso por uma vaga. Se retirar aqueles sempre citados – Perez, Webber, Button, que já foram devidamente descartados pelo time italiano, ainda assim, sobram bons pilotos, como Paul di Resta, Hulkenberg, Kobayashi, Kovalainen (merece uma segunda chance em equipe de ponta), Raikkonen, qualquer um desses, acredito, seria uma boa aposta no lugar de Massa.
Essa história de que o melhor para a Ferrari é manter o brasileiro porque já conhece seu trabalho é ridícula. Se a equipe não está se beneficiando do desempenho do piloto por que conservá-lo? E não se trata apenas dessa temporada. Massa não tem feito muita coisa nos últimos 3 anos, é tempo demais pra viver na expectativa de uma milagrosa recuperação.
Duvido que, ao contrário do teor do texo de Gomes, Massa esteja perto de uma renovação. Posso estar enganado, mas a Ferrari ainda está a procura de alguém para o segundo cockpit.

Patrick
Patrick
11 anos atrás

ESTÃO ADIANDO A DEGOLA SÓ PARA ELE NÃO DESANIMAR E CONSEGUIR ALGUNS PONTOS.
DEPOIS O FACÃO VAI PASSAR.

Pedro
Pedro
11 anos atrás

É fácil julgar o cara. Mas como disse o Todt uma vez “no final o que vale é o cronômetro”. E isso valeu a favor do Felipe em 2008 e parte de 2009, e contra si em 2007, na parte final. O que ocorre de fato é que hoje nos encontramos na situação de “torcedores” onde num passado distante estavam torcedores austríacos do Berger. Berger se “encolheu” diante do Senna, e se acomodou, e executou um bom papel de “escudeiro”, assim como fez o Patrese para o Piquet em 1983. Simplesmente ele(Massa) tem como “companheiro” de equipe o melhor piloto da atualidade. E acabou. E a ferrari não irá conceber um carro que favoreça o estilo do Massa, mas do Alonso, em quem justificadamente apostam mais. Ou tudo.

Quanto as críticas à Rubinho, concordo em parte, mas temos que reconhecer que, atualmente, repito, pra não ser mal-interpretado, atualmente, com seu Instituto ele colabora para formação de jovens pilotos mais do que fizeram NP3 e EF2. Fora das istas, é claro(!), isto porque aquilo que NP3 e EF2 fizeram dentro das pistas reverberaram durante muito tempo a favor de pilotos brasileiros, mas sempre dentro de sua visão pragmática, da vitória para si, e não pela “pátria”, não por ninguém, apenas por e para eles mesmos, pelo prazer de pilotar. Como é o automomobilismo: egocêntrico, egoísta e egotista.

Gerson
Gerson
Reply to  Pedro
11 anos atrás

Pois é, estamos(hoje e na época de Barrichello na Ferrari) na situação dos torcedores austríacos na época de Berger-Senna…

“Só” tem uma diferença: Qual a história de pilotos austríacos na F1? Tiveram caras como Fittipaldi, Piquet e Senna?? Será que eles algum dia tiveram alguma expectativa de ter um piloto campeão de F1??? (Pelo menos de 1970 pra cá…)????

Patrese? Até a Ferrari não comete mais a burrice, não confia em pilotos italianos para entregar a posição de primeiro piloto!!

Antes, até 1994, todo jovem piloto brasileiro que chegava na F1, ou mesmo nas categorias menores como F3 na Europa chegava chamando a atenção e criava expectativas nas equipes maiores, pois “vinham de uma terra de campeões da F1”.

Hoje, até chegando com bom patrocínio, tem de ralar muito…só pra chamar a atenção.

Barrichello e Massa ao aceitar com resignação o papel de segundo piloto, sem ousar sair da Ferrari e arriscar, bancar o próprio talento e desenvolver um bom carro numa equipe média e “correr o risco” de ser campeão, saindo da sombra de um companheiro de equipe, enfim faltando com a coragem, ousadia e personalidade, fizeram/fazem na verdade um enorme DESSERVIÇO á tradição de bons pilotos que tivemos.

A diferença de um campeão é essa. Se não consegue ser campeão da temporada, mais vale ser um vice-campeão com uma Lotus, Mercedes ou Force India, do que ser capacho de primeiro piloto e chegar ao final do campeonato como mero coadjuvante numa equipe como a Ferrari.

Questão de acomodação. De índole. Schumacher era campeão na Benneton. Poderia ter ficado. Foi para a Ferrari e em poco tempo tirou a equipe da fila de títulos. Não foi dado um carro pronto, de mão beijada, um carro campeão.

Piquet foi campeão com a Brabham…Nãovou nem comentar o nível dos pilos da época (81/83). Correu contra Ferrari, Williams (vinha muito bem com Reuttman e Jones – campeão), McLaren, Ferrari, Lotus, Ligier…

Alonso. Na Benneton, foi campeão. Assim como Schumacher, poderia ter continuado. Foi para a McLaren. Não deu certo. (Pq lá tinha um rapaz chamado Hamilton que NÃO ENGOLE DESAFORO NEM SUBMISSÃO). Voltou pra Benneton e andou naquela carroça. Mas quando deu, no limite do carro, mostrou talento.

E por aí vai. Hamilton, Vettel chegaram em equipes grandes e peitaram quem lá estava, mostraram talento, forma pra cima de seus companheiros, mesmos estes sendo mais velhos, mais experientes…

Essa é a atitude de ambição de campeão.

Barrichello e todos os pilotos que vieram depois, passando por Massa e os pilotos brasileiros atuais são todos carneirinhos. Vão ganhar sempre o “prêmio troféu simpatia”…Mas nunca serão campeões de verdade.

Piquet e Senna ganharam muitos “troféu Limão”. E cag…vam e andavam pra isso!!

Atitude!!

Marcos Gonçalves
Marcos Gonçalves
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Excelente comentário.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Por isso Senna não assinou com nenhuma das grandes na época antes de ir p/ Mclaren em 88. Sabia do jogo e dinheiro dos patrocinadores. Preferiu ficar em equipes menores e mostrar seu valor…..até convencer os Japoneses da Honda a trocar as Williams pela Mclaren em 88, e aí sim, com chance de disputar com Prost de igual p/ igual. E o desbancou já na primeira temporada!!

Gerson
Gerson
Reply to  Pedro
11 anos atrás

Acho uma pobreza miserável essa idéia que algumas pessoas têm que todo cara que faz sucesso no esporte ou seja lá onde for, TEM DE, TEM QUE fazer algum projeto assistencialista, montar alguma instituição, algum instituto.

É o fim da picada! Fittipaldi e Piquet não corriam pela “pátria”. Grande merda. E o que a “pátria” fez por eles??? Foram pra Europa sem apoio nenhum!!

A “pátria” não ajuda ninguém. Nem a si mesma. Pergunte aos nossos atletas Olímpicos!

E pelo que sei, caridade válida, sincera, é aquela feita em segredo. E tenho certeza que tanto Fittipaldi quanto Piquet são caras que se fizerem caridade, não vão no programa do Faustão contar para a “pátria” inteira saber!!

Claudio
Claudio
Reply to  Gerson
11 anos atrás

E no caso do Fittipaldi, ele e o irmão dele ainda tiveram peito pra montar uma equipe de Formula 1 no Brasil…. se deu certo ou não, isso é consequencia, se tivesse dado certo ninguem ia criticar como fizeram.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Se vc não sabe, Ayrton sempre fez caridade em segredo antes de ter a intenção de criar a fundação em 1994. Está registrado em algumas literaturas e algumas de suas biografias.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
11 anos atrás

Mais fácil o Zaca original voltar a vida e fazer trio com Didi e Dedé na Globo do que o Zaca fake da F1 voltar a lutar por título ou coisa assim.

Mas conseguir um ou outro bom resultado,uma corrida brilhante aqui e acolá,acho que rola sim. O fato é que com tantos pilotos talentosos e outros promissores,o que o Massa faz ou deixa de fazer começa a se tornar irrelevante,se fôr parar pra pensar. Não tá merecendo a preocupação de ninguém.

George
George
11 anos atrás

Flavio espero que vc. não tenha descoberto a roda.Este pensamento já tenho a muito tempo.Pra Ferrari não é importante quem irá substituir Massa e sim quem irá substituir Alonso, quem sabe no ano 2035.Alonso “manda” na equipe tudo é feito p/ atender as necessidades dele.O outro piloto é o outro piloto.

Igor
Igor
11 anos atrás

Massa vai para a Force India ou Sauber.

Tevez
Tevez
Reply to  Igor
11 anos atrás

tb acho

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Notícia urgente!!

Fio terra…do Kers da Williams causou queimaduras em Bruno Sobrinho!!

Será verdade mesmo? Nas imagens da transmissão, o sobrinho desceu do carro e saiu andando ‘numa boa’. Não parecia alguém com queimaduras…

Brincadeiras á parte, após a morte de Senna, causada pela solda bem malfeita na barra de direção, esse Frank Williams deveria deixar de ser tão pão-duro e tão negligente com a segurança dos seus pilotos!!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Ué??? achei que vc era daqueles que não acreditava em falha mecânica em 1994?

o que aconteceu? não havia sido mais uma cagada do the best?

FTrack
FTrack
11 anos atrás

O que deve ser considerado é que Massa ganhou mais um ano no mercado pra achar vaga na F1 em 2014.
Salvo um 2013 fantástico, andando nos calcanhares de Alonso, vejo-o numa Sauber, Toro Rosso ou Williams pra encerrar a carreira.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Lendo os comentários abaixo me deu raiva, em alguns casos nojo. Nunca vi tanta gente recalcada e com problemas pessoais descascando a vida de uma pessoa talentosa.

E qual o demérito de Massa ser o segundo piloto?

Demonstra a alta capacidade e confiabilidade dele no desenvolvimento do carro e no apoio a escuderia.

Saber trabalhar em equipe em um ambiente extremamente competitivo é para poucos!

Você já viu algum inglês chorando por que o Button auxilia o Hamilton?

Ou na França alguém xingando o Grosjean de pacheco, capaxo ou coisa pior porque ele apóia o Haikonen?

Nós brasileiros temos um defeito grave. Adoramos falar mal dos outros, mereçam eles ou não.

Patrick
Patrick
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Meu caro, Button tem 119 pontos. Grosjean 82. E o Massa só 51 pontos.
Qual a ajuda que está dando para o time????????

Levi Davet
Levi Davet
11 anos atrás

Nunca duvidei que o Massa continuasse na Ferrari, apesar de não querer isso, porque Alonso o dominou mentalmente, e o Massa é mercenário, gosta do status que tem por pilotar uma Ferrari na F1, embora todos riam ou sintam pena de suas performances catastróficas.

Quando o Massa disse que preferia sair da F1 a pilotar por um time menor, perdeu completamente o meu respeito. Pelo menos em um time menor ele poderia aproveitar e recuperar um pouco da falsa reputação que adquiriu em 2008 e 2009, quando, como já disse o Luciano Burti, o time passou a trabalhar pra ele porque os mecânicos batiam cabeça com o Raikkonen. Mas não, prefere ser mercenário e capacho do Alonso, tal qual Barrichello foi de 2000 a 2005… Deprimente.

fernando
fernando
11 anos atrás

Complementando, como um ser do sexo masculino tem só mais uma coisa que ele poderia pedir, uma “lasquinha de salmão bem rosadinha”.

fernando
fernando
11 anos atrás

Eu faço a seguinte análise, de acordo com o mercado de pilotos, a exigência de patrocionio das equipes, fora da Ferrari o Felipe teria lugar onde hoje nas equipes de ponta? Talvez, um pentelho de chance, mas um pentelho mesmo na Mercedes e olhe lá.

Se ele resolver dar o grito da independência, pra onde ele vai?

Então analisando até como torcedor, que fique lá. Vai passar mais um ano pilotando uma Ferrari F1, ganhando pra isso e curtindo as viagens. O que mais um ser do sexo masculino poderia pedir?

E ainda terá a chance de mostrar em 2013 que tem condições de pilotar em alto nível, não precisa desafiar o Alonso, basta mostrar para as outras equipes que tem condições, que se não fosse o Alonso ele estaria bem no campeonato.

Tipo assim…Alonso chegou em 5, então que ele chegue em no máximo 7. Se Alonso ganhou a corrida, ele precisa estar no pódio também. Só assim, somente assim, ele terá chances em outras equipes de ponta.

Caso contrário é Force India pra baixo.

Evaldo
Evaldo
11 anos atrás

Tenho pena de ver o Massa como um zumbi pelas pistas, destruido, detonado, acabado pelo Alonso, é uma figura patetica na F1. Mais um ano no meio, sera para testar novamente a nossa paciencia em escutar os ufanistas de plantão das globos da vida

Douglas Ricardo Kappel
Douglas Ricardo Kappel
11 anos atrás

FG vc é um visionário… Ricardo Feltrin, em sua coluna de hoje, aponta queda de audiência de 55% da F1 na TV Globo… A desmotivação com o automobilismo no País reflete o quase nenhum interesse da população pelo “esporte”… Uma lástima…

Fernando
Fernando
11 anos atrás

Não sou fã dele, mas boa sorte!!

alberto
alberto
11 anos atrás

Confesso que pensei que nao renovariam, porém acho que a Ferrari vai se decepcionar. Alonso gostou, afinal Massa sempre será um sub-piloto, um número 2 , pra fazer sombra pro el fodon. Bom pela grana que ele recebe, até como segundo piloto de testes tá valendo. e no caso, pras limitações dele, tá bom demais.

hendrix
hendrix
11 anos atrás
Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
11 anos atrás

é claro que o que pesa pra ele é $$$ pois eu por exemplo cogitaria a Force India, como o victor mencionou no blog… seria uma boa alternativa, mas $$ é mais importante, então, bóra ser capacho!

Jaime
Jaime
11 anos atrás

Tenho prá mim que a temporada de 2013 do Massa será bem melhor que a atual. É impressionante a foto, evidenciando a cicatriz acima do olho esquerdo de Massa. Pelo conjunto da obra, tem que continuar na Ferrari, sim.

Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Flavio, aquilo que vc falou: o cara é da casa, tem anos por la e o Alonso “gosta”. Mas, mesmo que nao quisessem, nao tem la muita opçao. Hamilton nao quer ir pra Ferrari e Raikkonen nao entra enquanto existir Montezemolo. Perez é bom, mas é cru mesmo. Entao, para este ano é o que eles tem.

Ou isso, ou queimar de vez o Jules Bianchi.

Luis
Luis
11 anos atrás

Quando esse anúncio for oficial, a imprensa estrangeira irá soltar fogo pelas ventas.

Ferrarista
Ferrarista
11 anos atrás

Já vendo dizendo isso desde 2011: O Massa só será substituído na vaga de segundo piloto da Ferrari se for por outro brasileiro, portanto, em 2013 ele fica… Santander, FIAT e Shell possuem fortíssimos interesses financeiros no Brasil e ter um brasileiro guiando um dos carros vermelhos é um excelente marketing para colocar essas marcas em evidência para os brasileiros. Já disse e repito, muito provavelmente no futuro o próximo a ocupar o carro n° 2 da Ferrari será Bruno Senna.

Apache
Apache
11 anos atrás

De novo segundo piloto. Mas poxa, o companheiro dele é Alonso, o melhor das últimas safras. O negócio é o seguinte ele deve pilotar e pontuar o máximo possível, aparecer para as outras equipes e seguir o exemplo do Kim – ir para uma boa equipe. Ou ser piloto da stock pq ele não precisa mais de dinheiro. Adeus.

ms
ms
11 anos atrás

é triste saber que nosso melhor piloto na F1 vai renovar contrato pq tem melhor perfil entre os demais candidatos pra assumir a vaga de segundo piloto em uma equipe de ponta, tendo como objetivo principal ajudar o titular de plantão a ganhar o campeonato ….a que ponto chegamos…..Rubinho fez escola e deixou herdeiro………..

Mauricio
Mauricio
Reply to  ms
11 anos atrás

E qual o demérito disso?
Demonstra a alta capacidade e confiabilidade do piloto no desenvolvimento do carro e no apoio a escuderia.
Saber trabalhar em equipe em um ambiente extremamente competitivo é para poucos!
Você já viu algum inglês chorando por que o Button auxilia o Hamilton a Mac?
Ou na França alguém xingando o Grosjean de pacheco, capaxo ou coisa pior porque ele apóia o Haikonen?
Nós brasileiros temos um defeito grave. Adoramos falar mal dos outros, mereçam eles ou não.

ms
ms
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

acontece que emerson, nelson piquet e senna nos deixaram mal acostumados……depois do que esses caras “aprontaram” na F1, ficou impossível aceitar qualquer brasileiro na condição de segundo piloto…..

FTrack
FTrack
Reply to  ms
11 anos atrás

Rubinho foi BEM melhor que Massa…

ronaldin
ronaldin
11 anos atrás

Duvido que ele venha a renascer.

Eu procuraria outro cockpit se fosse ele, trabalhar com o alonso deve ser terrível.

Ele deve saber que existe vida e carros velozes, daqueles capazes de tornarem um piloto campeão, além daquelas baratas vermelhas de Maranello.

se não sabe, alguém deveria falar pra ele.

JP
JP
11 anos atrás

Bem, se for pra renovar, espero que os dirigentes da Ferrari não fiquem o ano de 2013 fazendo terrorismo, deixando entender que ele vai ser substituídos, que os resultados estão aquém do esperado. Renovou, engula! Se fosse o cabeça daquela bagaça, não renovava. Que não reclamem depois.

Enko
Enko
11 anos atrás

parodiando o zereu, grande preparador da stock car: tem sexo envolvido nesta história.
alguém tá traçando alguém.

Fabricyo
Fabricyo
11 anos atrás

Apesar de saber que vc está cagando pra isso, foi um dos posts mais realistas sobre a situação de alguém que eu li aqui. Só que a Ferrari tem que pensar no mundial de construtores tb e nem nisso o massa tem ajudado.

Alexei
Alexei
11 anos atrás

Muita gente ainda não se manca que certos pilotos fazem jogo de cena, reclamam, mas diante de contratos com cláusulas “Michael is faster than you” ou “Fernando is faster than you” assinam sem pensar duas vezes e são muito bem pagos para isso. Se alguém quer ter ilusões e pensar que vão disputar campeonato, a televisão e seus patrocinadores agradecem…

Enko
Enko
11 anos atrás

ainda aposto minhas fichas na fonte que me disse que ele já estava de aviso prévio, o campeonato ainda não acabou, sei lá tomara que eu queime meus dedos no, teclado, mas nos resta esperar.
fazer o que?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Enko
11 anos atrás

Enko, na F-1 tem muita informação “plantada”, fofoca de Padock, jogo de cena, disse e não disse, e por aí vai.

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

É né, tudo previsível, com o Massa ficando em 2013 na Ferrari, nada muda, e com isso ele continua como subalterno do Alonso e sem chance de ganhar nada, a não ser numa prova bizarra em que dez ou quinze abandonaram inclusive o Alonso, sobrando só o Massa que talvez ele consiga ganhar. O Fernando Alonso ficará feliz afinal o seu parceiro Massa está no seu bolso, e para o Massa ainda bem que esse mercado de pilotos está limitado e sem testes, e por isso ele fica mais um ano. Há depois da Ferrari, eu acho que sua carreira deve acabar, né Massa.

CAMPANO
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Carlos, quem manda e Alonso, ele planejou o tetra para 2013 com Massa no bolso.
Alonso e a favor de 3 carros por equipe para chamar de volta o 3* Rubinho.
Viuvas de acordo com planejado do Espanholito pintou o tetra para vosso consolo.

Evandro
Evandro
11 anos atrás

Permanece na equipe pois é uma pessoa submissa, um homem sem culhões e sem sonhos. Uma vergonha não só para brasileiros, mas para todo homem que dá mais valor para vergonha na cara do que para dinheiro.

E uma correção, não somos “co-irmãos” de ninguém.

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Mas se ele ficar que venha o espírito do Didier Pironi e entre dentro dele e tire o lugar do Alonso de primeiro piloto, mas acho que não acontecerá isso.

rodrigo sampaio
11 anos atrás

O fato da FIAT (Fui Iludido Agora é Tarde – Foda-se Isso Agora é Teu) vender mais carros aqui do que em qualquer outro lugar teria algo a ver com a renovação?

Minoru
Minoru
Reply to  rodrigo sampaio
11 anos atrás

Nos istaites eles dizem que é “Fix It Again, Tony”…

rodrigo sampaio
11 anos atrás

O fato da FIAT (Fui Iludido Agora é Tarde – Foda-se Isso Agora é Seu) vender mais carros aqui do que em qualquer outro lugar teria algo a ver com a renovação?

Fabio Vasconcellos
Fabio Vasconcellos
Reply to  rodrigo sampaio
11 anos atrás

90% dos compradores de Fiat não devem ter a mais remota ideia de que a Ferrari pertence à Fiat. E mesmo dentre os que tem essa informação, acredito que poucos mudariam a compra por esse motivo (um brasileiro correr ou não lá).

A própria Fiat não faz nenhuma associação do tipo em suas propagandas, nunca recrutou o Massa para uma delas.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

Gente formula 1 é um negócio e para empresa ferrari ( fiat ) o Brasil é um paraiso para vender carros . Se náo fosse o Massa seria outro Brazuca. Agora quanto a ser segundo piloto,
nenhum brasileiro reclamava do BERGER no tempo do SENNA .

Fiamoncini
Fiamoncini
Reply to  Celio Ferreira
11 anos atrás

Vou reclamar para que? não torcia para o Berger…

Ou vc ainda não percebeu que a revolta é porque torcemos para brasileiros?

Atina rapaz…

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Para o Zacarias é claro que ete é uma excelente notícia, mas que fique com as barbas de molho, a Ferrari já lhe deu muitas chances, coisa que dificilmente vimos no passado, mesmo qdo. imperava o caos italiano na equipe, antes de Prost, Mansel. Agora para o torcedor brasileiro é triste. Não gosto de ver um cara dando passagem para o outro na corrida por ordem do time. Vai correr para preencher o grid e nada mais, só número.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
11 anos atrás

Voto de confiança uma ova! A ninguem quer ir para a Ferrari assinar um contrato que diga ” Vc tem que andar sempre atrás do Alonso, não pode bater de frente com ele,nós não somos a McLaren e etc, etc…” Simples assim.

HuntF1
HuntF1
11 anos atrás

A Ferrari espera que o Felipe em 2013 seja pelo menosr igual ao Tupãzinho e o Dinei no Corinthians. Eram sempre reservas mas quando entravam marcavam gols e ainda eram adorados pelos gambás.
O fato é que isso vai ser ótimo para o Felipe e péssimo pra gente (Não sou contra ele, apesar de considerá-lo um piloto comum), mas vamos ter que aguentar mais 1 ano de besteiras e babações do Chatão Bueno (Muito Bom como narrador mas medíocre e terrível com seus comentários).

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

“Muito bom” pro Massa, “tanto faz” pra Ferrari e “fôda-se” é o que terá dito Alonso. E assim a vida segue. Não torço contra o Felipe, mas como já escrevi por aqui antes, dava como certa sua saída. Melhor que a Ferrari decidiu assim. E, olhando friamente pelo enfoque da equipe, quem é absurdamente melhor que ele e está disponível? E ainda que houvesse, pegunto: pra quê, se afinal de contas eles já têm o Alonso? Realmente não faz sentido nenhum mesmo. Mais um aninho de Ferrari, ganhando bem e de quebra assistindo as corridas do melhor local possível: de dentro das pistas. A vida é boa.

Lucas
Lucas
11 anos atrás

Ferrari sabe mais que ninguém que se tivessem um carro excelente, Massa andaria bem, basta lembrar do período de 2006 a 2008 (e não, eu não acredito nessa ladainha de que ele “ficou mais lento” depois do acidente, basta lembrar que mesmo antes do acidente ele não era nenhuma maravilha com o carro de 2009, e muito menos com as Saubers). Sem carro bom ele não anda bem, mas é pra isso que o Alonso está lá, e, convenhamos, no grid atual ninguém conseguiria mesmo fazer com essa ferrari o que o Alonso faz. Hamilton talvez conseguisse algo próximo, mas de que adiantaria a Ferrari gastar uma fortuna em dois pilotos bons (lembremos que o Hamilton está armando o maior barraco na McLaren porque quer ganhar uma fortuna, ameaçando até ir pra Mercedes) quando pode usar esse dinheiro pra investir no carro?

Luciano
Luciano
11 anos atrás

Resumindo o voto de confiança: grande redução de salário para compensar o dinheiro que a Ferrari perde no Campeonato e Construtores. Isso somado à economia de não colocar outro piloto na vaga e os custos relacionados.
Alonso tb deve ter usado sua cláusula contratual que dá a ele voto na escolha do outro piloto. Convenceu afirmando que os pontos que Massa deixou de tirar dele é o caminho a seguir tendo em vista o que acontece na McLaren de Button e Hamilton que brigam até por peças novas.

fernando
fernando
11 anos atrás

Flávio, apesar de todos os pesares para nós torcedores, concordo plenamente quando vc diz que ele construiu algo nestes anos todos que fez a equipe dar mais este voto de confiança. E falo assim, como se o anúncio já tivesse sido feito porque é apenas uma questão de tempo.

Mas acho tmb que muito disso se deve ao fato do time ser italiano e comandado por italianos. Sangue quente, povo mais emotivo, se apega mais as coisas emocionais. Se fosse uma equipe inglesa ou alemã, já era, tchau pro Massa. Schumacher só está andando na Mercedes ainda por causa do nome.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Logo depois da “molada” que o Felipe levou, que por muito pouco não o matou, Piquet deu o alerta de que Massa teria problemas durante alguns meses, se não me engano ele chegou a dar até um prazo de +ou- um ano para ele voltar a 100% de seu desenpenho.
Pelo jeito, deve ter sido o que aconteceu.
Massa tem voltado a andar bem, sempre foi um piloto rápido, se é um campeão eu não sei.

Foi uma ótima decisão da Ferrari. Massa é educado, rápido, aparentemente aceita ser o 2º e, como disse FG, conhece bem a “firma”.
A Ferrari sabe também que deve “algumas” para ele, o atrapalhou em muitas oportunidades.

Foi uma decisão muito sensata!

E o Alonso deve, finalmente, estar respirando bem mais aliviado.

Cesar Porto
Cesar Porto
11 anos atrás

Sou Ferrarista ferrenho. Paixão quase igual à que sinto pelo também rubronegro Flamengo. Fiquei feliz com a renovação do Massa.
Só espero que ele tenha um desempenho mais digno, daqui para a frente, porque ele tem sido muito mais “Rubinho” do que o próprio Barrichello.
Vamu Massa!