MASSA FICA
SÃO PAULO (pronto) – Acaba de pingar na caixa de e-mails (ainda bem, porque SMS demora mais e nem sempre o celular está ligado…):
La Scuderia Ferrari comunica di aver rinnovato l’accordo di collaborazione tecnico-sportiva con il pilota Felipe Massa fino al termine della stagione sportiva 2013.
La coppia dei piloti della Scuderia il prossimo anno sarà quindi formata da Fernando Alonso e dallo stesso Felipe Massa.
Maranello, 16 ottobre 2012 Ufficio Stampa Sportiva
Como havia dito o residente de Vinhedo Américo Teixeira Jr. em seu blog Diário Motorsport no dia 22 de agosto (“renovou”), e como informou o residente em São Paulo Lito Cavalcanti da Sportv sexta-feira (“anúncio seria feito na terça pela manhã”, e a Ferrari, histérica, negou), está renovado.
Felipe fica, vai para seu oitavo ano como titular em Maranello. Nas primeiras corridas da temporada, Massa não dava pinta de que ficaria nem na F-1. Nas últimas seis provas, fez por merecer.
E o que será do brasileiro em 2013? Deveria ficar? Deveria sair?
Sou pela permanência. Sair para onde? Para vencer corridas de vez em quando, andar na ponta com alguma frequência, levar uns troféus para casa, ou o cara corre na Ferrari, ou na Red Bull, ou na McLaren. Na Lotus e na Mercedes também dá — mas aí, precisa dar uma sorte do tamanho do mundo. Nenhuma delas tem vaga. Nenhuma delas negociou com ele. A opção única era ficar em Maranello, mesmo ganhando menos. Era isso, ou descer alguns degraus, dar alguns passos atrás na carreira.
Felipe não é nenhum menino de 20 anos, que pode recuar para depois avançar, pensar no futuro de médio prazo — como Grosjean, por exemplo, fez ao voltar para a GP2. Não há tempo para isso. Vai ser campeão, vai superar Alonso? Não, porque o espanhol é melhor. Mas lembremo-nos de fato recente, o campeonato de 2010. Quem é melhor, Webber ou Vettel? Vettel, disparado. E o australiano estava na briga pelo título até a última corrida da temporada.
OK, é raro, raríssimo. Mas acontece, e só acontece se você estiver em time grande. Sendo assim, sorte para Massa. É um rapaz trabalhador e dedicado. Passou por momentos terríveis, na época do acidente, e dificílimos neste ano, com o bombardeio de críticas de todos os lados, especialmente da imprensa italiana, por conta de um desempenho pífio.
Sobreviveu a ambos, acidente e bombardeio. É um sobrevivente, um bom sobrevivente.
Depois de tanta defesa ao filho do Seu Titônio aqui, acredito que haverá um novo post, com um desenho de um prato de macarrão, onde os blogueiros descerão a lenha no Massa, mostrando como é fácil mudar a opinião pública dos blogueiros, dependendo do texto escrito…
2013……….primeira prova……12 posto.
segunda prova……14 posto.
terceira prova………bateu..
quarta prova………..bateu.
quinta prova………..motor fumou.
sexta prova…………8 posto.
setima prova……….15 posto.
oitava prova…………não apareceu.
nona prova…………. substituido…..
rsrsrsrsrsrsrsrs
Também concordo com vc, porém tem duas coisas que pesam na contratação do segundo piloto:
-A Ferrari é marca da Fiat e o Brasil é o maior mercado da marca fora da Europa.
-O Japão não tem tradição e tem pouco torcedor.
O máximo que poderia acontecer seria a contratação de um piloto italiano, mas os bons não existem no momento. E colocar alguém sem experiência alguma por apenas um ano seria um contrassenso. Como provavelmente Alonso se aposenta no final do ano que vem e Vettel vem para a casa, é mais interessante manter tudo como está.
Como diria chaves: AS DUAS COISAS
O carro no começo do ano era uma zica, e ele com tanta coisa na cabeça estava guiando de forma pífia.
Bom, pensando pelo lado de que o Massa não tem muitas opções e que ao ficar na Ferrari poderia eventualmente ganhar corridas… se justifica ficar. Mas, o duro é que o Alonso não é só melhor… o carro é todo acertado para ele. Acho até que se não tivesse o Alonso ali, o Massa poderia ter tido um desempenho bem melhor nos últimos anos. Na época do Kimi, por exemplo, ele foi muito bem, chegando a disputar o título. mas, com o Alonso não dá…. Não vejo que a diferença entre ambos seja tão grande quanto os números mostram. O carro não era do jeito do Massa… Esses carros são tão delicados e precisos que uma mínima diferença no acerto pode representar mais de meio segundo, uma eternidade se pensarmos na qualificação. Se o acerto pudesse favorecer o Massa, tenho certeza que ele andaria junto com o Alonso, ou até na frente. Na última prova só não chegou na frente pq a Ferrari não deixou.
Hoje estou sem humor, então o que vou escrever não é graça ou ironia:
A estratégia da Ferrari é histórica e se repete ano a ano e se tornou ainda mais acentuada:
-Sempre dois pilotos, sendo um o principal o outro é escudeiro.
-A definição de quem é quem é sempre feita após a quarta corrida do ano, porém a preferência sempre já está quase definida pelo que tem o maior salário;
-O piloto escudeiro testa as modificações no carro antes do piloto principal, isso se tornou particularmente mais acentuado com o fim dos testes e os testes passaram também a ser feitos nos fins de semana de corrida, inclusive durante a corrida;
-Nesta definição pela permanência do Massa prevaleceu o bom senso. No caso, contratar um piloto de ponta seria tão caro quanto está sendo manter Alonso. Isso e o risco de se ver dividida logo no começo por uma disputa para ver quem é o melhor e não acabar virando o escudeiro. Na outra medida, contratar um novato para pilotar por apenas um ano, já que também parece certo que Vettel vira para a casa em 2014 para o lugar de Alonso, seria ainda mais incerto. Gasto besta de dinheiro.
O resto, é como o Alonso falou, pura especulação.
Ah! outra coisa que pesa, e muito, no acerto com o Massa é o fato de a marca Ferrari é do grupo Fiat e o nosso país é o maior mercado da marca fora da Europa e Ásia. Precisa de mais?
Ah! Outra coisa não tão óbvia, mas também é de praxe. Em algum momento a partir do meio da temporada, quando começa a definição do campeonato de construtores, é tendencia que em algumas corridas os dois carros passem a ser preparados de forma semelhante, sem peças de teste, de forma a se conseguir mais pontos para o campeonato de construtores.
Resta qui, Felipe, è! Don Alonso ti vuole molto bene!!
Quem diria, todo mundo metia o pau no Massa no início, já querendo a sua demissão, venho as férias, bom desempenho e dois estranhos acidentes com o Alonso para decidirem pelo seu “Fico”…eu até mesmo estipulava o Massa na Sauber quando o Perez foi para McLaren, só que fiquei pensamento em quem a Ferrari colocaria???? Kimi??? Hulkemberg??? Bianchi??? Algum italiano??? Piloto da GP2??? Quem, quem, quem???
Tiveram bom senso….agora é dar o mesmo equipamento para ambos para começarem bem a temporada…
Falando em auto estima e saber se valorizar e ser valorizado:
Massa vai continuar pilotando uma Ferrari e ganhando muito bem pra isso, mas…
“Massa reduziu salário em R$ 10 mi para renovar, diz jornal.
Segundo o jornal italiano La Stampa, o brasileiro Felipe Massa aceitou reduzir seu salário em cerca de R$ 10 milhões para assinar um novo contrato com a Ferrari. A publicação ainda aponta as razões que levaram a equipe a acreditar no piloto de 31 anos: a iminente chegada de Sebastian Vettel, as últimas quatro corridas, o apoio de Fernando Alonso e a falta de alternativas.
A publicação diz que o salário do brasileiro era de R$ 26 milhões anuais, “quando a econômia estava melhor e Massa andava forte”, mas agora ele aceitou uma redução para R$ 16 milhões.
De acordo com o diário, a Ferrari preferiu a “continuidade” a contratar um jovem por apenas uma temporada, já que a chegada de Vettel em 2014 é dada como certa. Massa mostrou força nas últimas quatro corridas – voltou ao pódio no Japão -, e poderia ter ultrapassado Alonso na Coreia do Sul se “houvesse permissão”.
Ele teve o apoio do espanhol que elogiou sua devoção à equipe e exaltou seu currículo, principalmente se comparado aos candidatos especulados pela imprensa, como Paul di Resta e Nico Hulkenberg, da Force India, pilotos sem “pedigree”, segundo o La Stampa.
O jornal, porém, alerta que os torcedores da Ferrari estão “céticos e críticos”, e Massa tem um ano e quatro corridas para mostrar que ainda é um piloto dos “cavalinhos”. ”
http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/noticias/0,,OI6234625-EI12987,00-Massa+reduziu+salario+em+R+mi+para+renovar+diz+jornal.html
Não acho que vá mostrar algo em 2013. Calma galera, é o que EU acho e pronto. É um piloto de nível médio. Ele sabe disso, nós sabemos disso. Mas o que me chamou a atenção nessa matéria é a informação sobre Vettel. Se isso for verdade, Alonso também se despede no ano que vem, porquê tanto ele não desejaria Sebastião sob o mesmo teto, como também o alemãozinho não aceitaria ser liderado seja por quem for. “Tá na hora do Massa ser mais veloz”, dirá Alonso.
Mas há de convir que é uma chance de ouro para mostrar serviço caso ele queira continuar pilotando na F1 de 2014 em diante.
Mas se continuar a se mostrar desmotivado, inconstante e sem objetivo como esteve no primeiro semestre, ficará a pé inapelavelmente.
Porém se voltar a pilotar como em 2008, tem chances até de substituir um Webber na RBR.
Mauricio:concordo plenamente.
Se isso for verdade – porém este tipo de informação dificilmente será confirmada – as outras opções do Massa, se existiram, devem ter sido bem inferiores a esta. E a Ferrari, gostem ou não, gera retorno de mídia/publicidade, o que permite a ele negociar outros patrocínios pessoais e tentar mostrar serviço para continuar carreira na F1.
Se acho isso certo ou errado? Honestamente, pra mim, tanto faz. O Brasil não inventou a F1, muito menos o automobilismo. A única “utilidade” de um piloto brasileiro hoje na F1 é a transmissão na TV aberta.
Flávio, li que o carro do Massa nesse último GP já estava com as novas modificações. Foi um risco calculado, já que se não funcionasse, não traria problemas para o Alonso. Se isso for verdade, podemos ter um ótimo fim de campeonato.
Quanta bobagem escrita de pessoas que(certamente) nunca viram um carro de Formula 1, para não falar da velocidade que imprime, etc. Para Massa ficar na Ferrari tantos anos, com uma torcida mundial apaixonada e exigente, ele tem que ser muito bom. A opinião não é minha, é de Schumacher, Alonso, Flavio Gomes, é de gente que conhece.
Mas o texto aceita tudo, desde a digitação de ignorantes até de pessoas equilibradas que sabem reconhecer o valor de quem merece. Massa, aproveite a oportunidade pra calar tanta gente.
Isso Massa, continue, os resultados que você tem demonstrado nas últimas 3 temporadas são inquestionáveis.
Cada doido que me aparece…
De fato: 2010 parado por conta do acidente
2011 irregular por conta da recuperação do acidente.
Este ano muito desmotivado por conta de problemas pessoais.
O cara, vai assistir futebol ta, pois de F1….
Notícia extraordinária (uso a regra antiga; o mundo acaba antes): a Se Ferrari resolveu renovar o contrato do Massacrado porque o mundo acaba este ano. Tanto faz quem irá ser o segundo piloto: não vai ter corrida mesmo…
E ainda bem que não teremos de te aturar…
Seria muito melhor se tivesse assinado com a Sauber!
Mas, ele vai encher mais um pouco o seu cofre, parece que isso é muito importante para ele (e para quem não é?).
Tem andado melhor nesse final de temporada demonstrando que o “baita” trauma físico por que passou está ficando para trás, deve ter sido um esforço imenso superar isso, Piquet já tinha alertado sobre algumas “sequelas”. Ele tem superado tudo isso debaixo de muita porrada de todos, mas jamais vai conseguir andar na frente do Alonso. Mesmo que esteja mais rápido que o espanhol, será obrigado a ficar atrás.
Para quem gosta desse esporte, isso é uma pena!
Pelo piloto que é, Massa merecia coisa melhor.
Mas a escolha foi dele.
E desde quando a melhor escolha seria a Sauber ???
Perez, tem 66 pontos
Kobayashi tem 50 pontos
E Massa 81 pontos.
A Ferrari vai ter que piorar muito para a Sauber poder alcançá-la.
Gabriel, me enjoei da Ferrari!
E Ferrari junto com o espanhol então … e com essa dupla, ninguém merece ser segundo naquilo, nem Massa, nem ninguém …..
Qualquer coisa é melhor que isso!
Simples;
Pelo lado da Ferrari: “Alonso vale por dez, melhor que ele não há…por que escolher outro piloto que poderia decentralizar o foco que o espanhol tanto precisa? Ficamos com o Massa mesmo”.
Massa: “Vou para onde se todas as vags tops estão ocupadas? Vou fazer meu tema de casa, quem sabe surpreender, e esperar que o Alonso se encha o saco da ferrari por não ganhar (de novo) o campeonato de 2013..quem sabe em 2014, seja a minha derradeira chance se for bem em 2013?”
Quem não cão, caça com rato…
Rato, para quem não sabe, era o apelido do Emerson Fittipaldi quando garoto e começo de carreira. Portanto mais respeito.
ohhhhhhhhhhhhhhh……………..
Vc deve ser muito inteligente…
Melhor que vocês que são tão espertos que não detectaram a ironia do comentário
Eu fico impressionado como as pessoas não respeitão o Felipe Massa como piloto, eu gosto do Felipe Massa não porque ele é brasileiro e concordo com o que o Vettel disse sobre ele:
“Eu gosto muito de Felipe como pessoa e o respeito bastante como piloto. Muita gente esquece o que ele já conquistou e esquece que ele perdeu um título por um ponto para o Lewis [Hamiton]”, comentou Vettel, referindo-se ao campeonato de 2008, no qual o brasileiro foi vice-campeão. “Se ele tivesse esse ponto, seria campeão e as pessoas falariam coisas muito diferentes sobre ele”
Se ele tivesse sido campeão teria muitas pessoas o idolatrando e metendo o pau no Alonso, mas isso se teve porque não temos fãs da F1 e sim Pachecos de piloto brasileiro, que para o piloto ser bom tem que ganhar um Titulo.
Seria o Lito Cavalcanti o famoso informante do Flavio Gomes, Gola Profonda????
Meu Deus, quanta gente ignorante comentando aqui! O cara corre pela Ferrari na Fórmula 1, sonho de 9 entre 10 pilotos, e ainda chamam ele de fracassado! Fracassados são vocês que não tem 50 reais pra pagar um kart de aluguel e ficam escrevendo asneira na internet. Quem é “sucesso” pra vocês? Depois do Senna, nenhum piloto mais presta pras viuvinhas!
Deprimente a forma como brasileiro “zé povinho” valoriza seus profissionais. Eu se fosse o Massa pediria cidadania italiana, o Brasil não merece o piloto que tem! O cara sabe das limitações dele, e que ele não é melhor que o Alonso, então a solução é se enforrcar? Ir correr de Stock Car no Brasil? Ou trocar a Ferrari pela HRT pois ele não tem condições de ser campeão mundial?
Antes de criticar o Massa que faz bonito pro Brasil lá fora, vão exigir da CBA que fortaleça a base para que outros Sennas e Piquets surjam, ao invés de somente pilotos de GT e protótipos. Vergonha de ser brasileiro!
quebramos…..Eu achei que ele ia embora e andaria numa Sauber..
Bom o jeito agora e rezar pra que Alonso pega uma hepatite e fique fora do grid 18 corridas….melhor 19 assim ele se despede da Ferrari na frente do Alonso nos pontos….Pqp perdi um churrasco regado a quilmes
Amigo Flávio,
Seu texto é preciso e impecável.
Fruto da conjugação de um bom jornalista com a inteligência.
Abraços
“Fruto da conjugação de um bom jornalista com a inteligência”, concordo Wagner!
Qualquer piloto que tope ir atualmente para Ferrari, vai ter que aceitar ser segundo e jamais ficar na frente ou perto demais do Alonso, esta é a regra.
E se acaso Vettel for mesmo para Ferrari em 2014 é porque Alonso certamente não estará mais por lá.
Apesar da inveja e das críticas é certo que a Ferrari considera o Massa um bom piloto e à altura da equipe.
pelo menos teremos mais ium ano de transmissão de f 1 aguentando o galvão.
falando sério, o nicolas todd é o empresário do bixiga, o pai ora presidente da fia foi diretor da ferrari, ele deve saber algum podre da escuderia para que a mesma mantenha esse prego por mais um ano.
hoje está mais fácil a ferrari reconhecê-lo como o cara que ajudou o alonso a perder o título,. do que ajudou a ganhar.o mensalão irá continuar pór mais 12 meses.
Puxa! Esse cara “sabe” das coisas né….
O Enko calado é igual ao Pelé:um poeta!
Enko, é melhor admitir que Massa é o melhor escudeiro à disposição no mercado, do que teorizar tanta conspiração.
Eu gostaria que alguém me dissesse qual foi a grande corrida que o Vettel fez?
Nos dois campeonatos que ganhou praticamente não teve adversários. A F1 não tinha ultrapassagens. Ou seja, dizer que ele é gênio, como alguns dizem, é exagero.
Tb acho exagero. Só vi 3 gênios em vídeo na F1: Gilles, Senna e Hamilton.
Mas os tempos são outros. Em sua primeira vitória, na chuva, em Portugal, Senna, depois de humilhar a todos os “gênios da velocidade”, rodou, foi parar na grama, deu cavalo de pau, voltou e… os humilhou de novo.
Na decisão do título, errou caiu pra 16 e perdeu o campeonato. Choveu e ele ganhou.
Na outra decisão, bateu, e o carro morreu ficando empacado na area de escape. Os japas empurraram pra trás, empurraram pra frente, e ele venceu (perdeu depois no tapetão).
Essas seriam descrições perfeitas para corridas do Hamilton. Mas no caso dele: punição pelo cavalo de pau (Hungria), não choveu (Interlagos) e se recusaram a empurrá-lo (China).
Talvez o Hamilton não tenha fé suficiente… rs
Tava demorando pra alguém dizer isso tb.
Vindo de trás, Vettel nunca conseguiu ganhar. Nunca vi ultrapassagem genial dele, nunca.
O alternador vai deixá-lo na mão ainda este ano.
Sobre Massa: mais um ano p/servir cafezinho…. paciência… é o preço que ele acha q vale…
Deu no F1Corradi.blogspot hoje: o carro deve estava com as atualizações que serão colocadas no GP da India, por isso q andou melhor q o Alonso.
Dani, pessoa que escreve isso, deve torcer pro Rubinho…
Eu, que sou Sennista (mas não pacheco chato como você), veja o que o Vettel ganhou antes de chegar na F1 e compara, por exemplo, com o que o Senna ganhou. Verás que a diferença é pouca (estou falando de números e conquistas e não talento – cada um tem seu gosto)…
O cara tá a cinco corridas de se tornar o mais jovem TRICAMPEÃO de F1 e você fala uma bobagem como essa! Na semana que ele alcançou em número de vitórias Nelson Piquet!
Filha, cuidado com o Gardenal que você não tomou hoje!!!
Cada um viu…
Concordo, Marcelo. O que tem de gente com dor na região entre o braço e o antebraço quando falam do Vettel eh uma grandeza. Haja gardenal!
Ainda bem que vc diferencia nrs. de talento meu caro……….
Pô Segafredo, aí você deu no joelho!!!
Cada um tem seu piloto preferido (você viu o meu – acho que é igual ao seu), mas contra números e títulos não há argumentos…
O problema foi a infeliz falar que um bicampeão de F1 não fez nada na F1!!!
Abraços,
Não dá pra torcer pro Flamengo e ficar elogiando o vasco toda hora……..entende? Vc diz que contra nrs não há argumentos, mas discordo de vc e acho mais sensato dizer que contra TALENTO não há argumentos. Há de se analisar em que circunstâncias os nrs. (Schumacher e vettel) foram adquiridos. Será que a opinião de Stewart é pachequista?
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/10/tri-da-f-1-e-fa-de-vettel-stewart-alerta-ganhar-com-carro-bom-e-facil.html
Grande Segafredo!
Concordo com o amigo mas temos que pelo menos respeitar se não for elogiar (seu exemplo de futebol foi bem legal – não é porque sou saopaulino que não vou reconhecer os títulos do curintia)…
Mas o que o Stewart falou acaba tendo dois lados – se você lembrar em 1988 a Mclaren era a única equipe com motor turbo (tanto é que eles venceram 15 das 16 etapas), não acho que por isso o Senna teve uma facilidade para ganhar seu primeiro título…
Quando passarmos uns 30 anos para frente, o que vai ficar na memória serão os títulos dos pilotos e não o “recrode de GPs disputados pelo Barrica”…
Essa história de “carro bom e fácil” é muito discutível…
Abraços,
A ferrari gosta de jogar dinheiro fora, insistindo com esse medíocre motorista de 5a. categoria.
Dirige melhor que voccÊ, com certesa.
Tenho certeza de que “certesa” é com z.
É isso ai! Achei a letra que faltava…
Com certeZa ele dirige mior que ocê!
Poxa, eu que ia falar isso… rsrsrs
massa e massa meu tem muita gente querendo tua vaga ferra !
nois brasileiros temos torcer mesmo pra massa boa sorte
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Pacheco detected
Pacheco e analfabeto.
Quando a Ferrari disse que não contratava o Vettel para não ter “2 galos no mesmo terreiro”, a Ferrari passou a procurar uma ” franga”. Achou!!!
Qual o problema em ser segundo piloto? Brasileiro não pode ser segundo piloto? Ele melhor que o Alonso? Que o Vettel? Que o Hamilton? Parece que brasileiro tem que ser sempre o melhor dos melhores entre os melhores. Vá você dirigir a porcaria da Ferrari…
cuidado pra outra coisa não te achar…
É o companheiro ideal para o Alonso. Lava, passa e cozinha. Não poderia ser um companheiro melhor para o “galo” Alonso. Uma franga.
Cuidado para não ser depenado
Depois do Senna, nunca mais vi piloto brasileiro fora de série e com vontade de ser campeão, apenas dispostos a ganhar uma grana como auxiliar de primeiro piloto. Assinaram contratos com a Ferrari (Barrichello e Massa), conhecida por fazer jogo sujo nas pistas e beneficiar europeus em detrimento dos sul-americanos. Enquanto Maclaren e Red Bull deixam seus pilotos livres para disputar, o rádio já flagrou verdadeiros absurdos antidesportivos da escuderia italiana. Lembram da famosa frase da equipe com Massa? ” Felipe, o Alonso está mais rápido que você”. Para bom entendedor, meia palavra basta. Em outras palavras, abra, você é segundo piloto. A FIA ainda puniu a Ferrari, mesmo assim as práticas se perpetuam. Certamente, Felipe conhecia as cláusulas contratuais, pois se vendeu, enquanto os idiotas brasileiros ainda perdem duas horas do seu precioso tempo, no domingo, para ver o previsível. Quem defende Massa, seria tão capaz quanto ele de enganar o povo brasileiro, afinal, existe outro povo com mais cara de palhaço?
Duvido. Senna aceitou redução de salário para correr em uma equipe competitiva. Quando deixou a Maclaren e foi para a Willians, sonhava em conquistar mais títulos. Em ímola, despediu-se, mas de cabeça erguida e com o reconhecimento de uma nação. Não era o dinheiro a prioridade, mas o prazer de pilotar e o valor que dava a cada um que ligava a TV.
É, de fato Kimi deve ser sulamericano e pensaram que o Massa fosse europeu em 2008, né!? Não… a Ferrari tem suas sujeiras, sim, entre elas a postura muito clara de que, estabelecido um primeiro piloto o outro é coadjuvante e fim de papo. Mas ela não vive de favoritismos étnicos, faz tempo que ela não investe num italiano, em gente “da casa”, exceto pra tapar buraco quando o Massa encontra umas molas voadoras…
Se, num caso muito hipotético, no início de um campeonato, Massa metesse muitos pontos sobre Alonso, ele ganharia prioridade, como ganhou sobre um apático Kimi. Acontece que Alonso não só é melhor do que Massa, o que dificulta a situação, como não demonstra tamanha insatisfação com o time a ponto de ficar tão apático quanto o Kimi ficou certa vez. Além disso, o carro está sendo desenvolvido pelo e para o piloto número um, Alonso, o que dificulta mais ainda pro Massa.
Sem pachecagem… a Ferrari, provavelmente não de forma intencional, é quem manteve a chama do automobilismo brasileiro acesa na F1, ao investir em Barrichello e depois em Massa. Sem tais investimentos, teríamos visto Barrica apodrecer em equipes de meio pro fim de pelotão sem chance alguma de brilho e Massa seguiria o mesmo caminho, só que numa passagem mais discreta, como a passagem rápida e pouco significante de outros pilotos brasileiros em equipes de fim de feira. Não que a Ferrari tenha alguma preferência ideológica por pilotos brasileiros, longe disso, apenas julgaram que Barrichello e Massa seriam investimentos convenientes em dado momento.
Um sopro de sabedoria.
Achei que a McLaren havia chamado, em duas ocasiões diferentes, o Rubens para fazer parte da equipe! Uma quando ele assinou com esta porcaria de Se Ferrari e outra quando ele se transferiu para a Ruillians!
Automobilismo uma ova! A Se Ferrari é mesmo uma máfia italiana!
Um sopro de estupidez.
…Então, do seu ponto de vista, quem não tiver o mesmo talento que Senna, não deveria nem tentar ir pra F1?
“conhecida por fazer jogo sujo nas pistas e beneficiar europeus em detrimento dos sul-americanos”.
Pera aí… me explica o jogo de equipe em 2008, quando um europeu (Raikkonen) fez jogo de equipe pró um sulamericano (Massa). Você já ouviu falar que um exemplo em contrário desmantela toda uma teoria “científica” (no seu caso, entre aspas mesmo, porque de ciência você só entende de Pachequismo Aplicado II).
Coitadismo, falta de informação, babaquice, conspiracionismo… Enfim, um comentário ótimo para ser impressos e disposto no banheiro para que possa ser utilizado com fins de higiene pessoal.
Perdemos duas horas nos domingos não pra ver Massa correr. O fazemos para assistir uma corridad de carros que é demais!
Não entendo a preocupação de tantas pessoas!Quem são Felipe Massa e a Ferrari na ordem das coisas para que tantos percam tanto tempo com êles?
êles…com acento circunflexo….é de arrepiar!
Até o início dos anos 70 era assim mesmo que se escrevia…
Você é auditor do site, Aurélio? Diga-me qual a regra linguítisca que substitui a vírgula por reticências na separação de palavras e orações.
a ferrari é uma verdadeira funeraria de pilotos Brasileiros.mais um ano de velorio, depois da ultima corrida, formula 1 tá dificil de Brasileiro assistir ………..
Então você não gosta de F1.
Você não curte a disputa e a velocidade. Você é um “pacheco” que só assiste qualquer competição se tiver um brasileirinho com chance de vencer.
Isso não é gostar do esporte. Quem gosta do esporte não quer saber quem está lá na frente. Curte o esporte e pronto!
Maurício Alves, finalmente concordo contigo em um post seu, sem xingamentos ou frustações…
Escreveu pouco mas escreveu bonito!
Concordo, já que o brasileiro médio só liga a maldita TV para ver brasileiro ganhar (como faziam no Boxe com o Acelino Freitas, como fazem hoje em dia com o MMA graças ao Anderson Silva e como faziam com o tênis com o Guga).
Como os da tua turma cagam e andam para o esporte em si, então fica difícil mesmo acompanhar.
O que foi feito do tênis depois do Guga? Onde estamos no Atletismo depois de alguns exemplos bem sucedidos? O que é o boxe no Brasil, excetuando aquela família de entusiastas da família Falcão, que tem que treinar no Cazaquistão?
Estão todos em estado pré-falimentar, graças à mentalidade brasileira de só querer entrar para ganhar e dirimir um pouco seu complexo de inferioridade.
nao interessa o q todos falam ou pensam. massa vai estar la por mais um ano. entao boa sorte felipe massa.
Vai estar lá sendo capacho de Alonso. Mais do que isso ele não conseguirá ser, pois é medíocre demais.
Porém está melhor que você que ganha o minimo….
O tempo que o Massa está na F1, em uma equipe grande, não permiteque o considerem um piloto ruim. Foi prejudicado em várias corridas desta temporada por falhas da equipe. O carro não se mostrou competitivo em outras ocasiões. Ele não é um fora de série mas está no nível máximo que um piloto pode chegar. A permanência dele credito a seu comportamento correto junto a equipe além da necessidade de haver um piloto brasileiro com chances na competição, visando manter o interesse dos brasileiros nessa modalidade. Cabe a nós torcer por ele, afinal nos representa.
representa só se for você, que eu não, esse carra so não esta preso porque é brasileiro, mercenario.
Então vai assitir futebol que é mior
A mim ele não representa, pois não aceito ser representado por alguém que não honra as calças que veste e não passa de um capacho de F Alonso.
Massa é medíocre, sem personalidade e, no fundo, um substituo à altura de outro medíocre, Barrichello.
Vc, companheiro, está muito mal representado.
Então vai assitir futebol que é mior!!
Cara, tu é muito chato. Vai correr atrás de mulher, vai! (Se é que gosta da fruta)
Mais que tu, santa!
Doeu é?
engraçado o seu comentário, por qual escuderia o alonso corre?
ao que me parece uma equipe não faz dois carros diferentes um do outro.
também não vi onde a equipe o prejudicou como, voce postou
há!, tem mais uma que passou desapercebido nesta última corrida, ele poderia ter passado um radio para o box e alegado um pequeno problema nos pneus para não ter que ouvir da equipe que estava atrapalhando a corrida do alonso em vez de ficar demonstrando,que era mais rápido e o cacete.
parece que o cara não aprendeu nada sobre trabalhar em equipe.
Psu! Pare e pense…
Percebeu a asneira que escreveu?
Se não, te explico:
Se o Massa não chhega, é incompetente. Mas por que chegou e precisou ser parado pela equipe, é também incompetente. Qual é a lógica disso?
Boa noite Mauricio
E dai?
O Schumacker é o maior campeão da história da F1, porém neste retorno não emplacou uma só corrida em dois anos!
– Mauricio se o schumi com diz o chato do Galvão, não tivesse o Rubens nunca teria os títulos que teve só isso, não tirando o mérito do shumi que gosto dele mais o Rubens é que fez ele merecer. mais nada.
Resposta sem pé nem cabeça.
Boa noite a todos, piada, to com o amigo Fernando Monteiro , fala sério, Massa nem no Kart, porque que o Alonso chega em 3º e ele não chega em 4º, por ai em diante, desde a primeira vez q foi pra Ferrari nunca fez o trabalho de segundo piloto da equipe, querendo o não querendo a Ferrari exagera mais é uma equipe e o melhor terá preferência, mais pelo menos ele deveria chegar junto com Alonso, porque não falam dele como falavam do Rubens, foi e é um dos melhores pilotos de F1, apenas era um bom funcionário do local onde ele trabalhava e fez o pé de meia e que pé de meia………
Pergunta: Você faria diferente se não tivesse como ser mlehor?
MELHOR… droga! digitar muito rápido dá em cada coisa…
parabens massa
O Felipe ,esta contente com sua equipe o que falta par ele e a Ferrari fazer oque fez para o Schumi na epoca do Rubinho ele copiou ate o acerto do carrro do Rubinho para corrida sera que os chefes de equipe nao sabem cordenar um jogo limpo como faz a red bu se alguem souber como mandar para a ferrari estas mensagens mandem quem sabe nosso piloto ferrarista nao aparece como tem que ser .
Massa foi melhor que Barrichelo. O campeão é feito pelo detalhe. Massa quase, quase foi campeão em 2008, na última corrida, com direito à Vettel passando Hamilton e dando uma força pro Galvão (que hoje odeia Vettel, mas comeu nesse prato que tá cuspindo). Esse quase, custou uma carreira, emendada com uma mola de câmbio do Rubinho (não sabe trocar marchas), e finalmente oficialmente fadado à segundo piloto. Veja bem, um quase campeão mundial, e hoje, depois do acidente, um piloto mediano, méritos esquecidos omo castigo.
O campeão está no detalhe, e assim Vettel o foi pela 1a vez, em cima de Webber e Alonso.
Assim Vettel devolveu em 2012 com juros, o chega pra lá de 2011 de Alonso na curva de Ímola. Isso é um campeão, se faz respeitar.
Não sei como voces estuda a formula 1 mas o ponto que vejo o Alonço tem que se mostrar copetente e nao falar pelo radio que esta mais rapido ,que o Felipe te que deixar ele passar piloto de verdade não reclama mostra sua abilidade em pista ,Se o Alonço foce tao bom assim seria campeão antecipado seja com carro ruim ou não ,Como falam para mim falta carater tanto para o espanho como para a FERRARI
Nossa que português ruim!!! Quase metade das tuas palavras estão escritas erradas!!!
Cara assino em baixo o que você falou
alonço!!
caro ALEX…nao ligue para esses babacas metidos a profesores de Portugues…continue expressando suas opinioes na boa…do geito que vc sabe…o que manda e ter $$$ no bolso…e a maioria destes que te sacaneiam ,podem quem sabe ser um pouco + estudado que vc…+ sem bala na agulha $$$…hahahahaharssssss valeu.,
Como diria o filósofo: ““Asinus asinum fricat” ou, um burro coça o outro. Depois da aula no Mobral um paga a cerveja para o outro e tá tudo em família.
Burrinho, mandou muito bem. Merece um prêmio…
Só não vou “entregar o prêmio” senão os loucos acima iam achar que estávamos na mesma aula de mobral deles rsrsrs
Abraços,
“voces”, “estuda”, “Alonço”, “copetente”, “radio”, “rapido”, “abilidade”, “foce”, “espanho”, “carater”.
É…
Pois é…
sim, a equipe também! se Massa obtiver um começo de ano feliz, não há por que sua equipe deixá-lo na mão, caso seria uma grande traiçâo. Massa não é pé de xinélo!!!
xxxinélo?
Sobre o comentário do Webber x Vettel. o Alemão é melhor, mas o campeão de 2010 era o Webber, a Red Bull mudou o resultado. Assim como a Ferrari fez o Irvine não ser o campeão em 1999.
As opiniões variam. Na minha, Vettel mereceu. Webber é inconstante.
Eh, teve a corrida da Coréia q ele rodou sozinho na chuva
Deu tudo certo como num roteiro de cinema, e agora só falta o Massa levar um 4 a 0 grande do Alonso, acima dos 100 pontos. E ano que vem deve começar uma nova boataria em relação ao próprio Massa para 2014.
Concordo que foi mesmo a melhor opção.
Quando começaram as negociações entre pilotos e equipes para 2013 Massa estava muito mal. Dificilmente conseguiria uma boa vaga.
Com essa renovação, ganha um “aviso-prévio” de um ano, e tem a temporada de 2013 para mostrar desempenho e garimpar uma boa vaga para o ano seguinte. Porque, em 2014, a vaga da Ferrari é de Vettel.
Caraca Flavio,
“Lembremo-nos” se continuar assim tú vai chegar a ABL.
Tu não tem acento.
Que pena!!!
… pois é!
A inveja mata!
Provavelmente existam vários que mereceriam mais do que ele essa vaga na ferrari, ao menos, do ponto de vista técnico. No entanto é preciso reconhecer: Massa deu uma lição de como se manter equilibrado e digno, principalmente nos piores momentos. Ele conseguiu um milagre – reverter o quadro, do jeito que estava até a poucos meses atrás é prova de uma força imensa.
Massa deu uma lição de como ser sem personalidade, medíocre e capacho. Bem ao estilo de barrichello.
Massa merecia estar na Marussia. E olhe lá.
Ei Dani, você tem algum problema de personalidade?
Agride uma pessoa sem motivo e por nada.
Afinal qual é a sua?
cara, acorda! Nós estamos falando da vida real e não de um filme do stallone!
É fácil falar, o Massa deveria correr pela Maclaren, RBR, Mercedez…
Mas, a vaga não surgiu e, antes correr numa equipe de ponta ainda que 2º piloto a ficar sem emprego ou correr em uma equipe nanica!
Vaga? Não surgiu??? Então como é que o Hamilton vai para a Mercedes e o Pérez vai para a McLaren???
Ah fala sério, tem gente aí dizendo que a Ferrari ficou com o Felipe por um dívida de gratidão, porque ele sempre foi fiel e blá, blá, blá. Felipe ficou porque o Alonso forçou a barra, ele declarou isso: “Se o Felipe sair, tem que vir um melhor (mais ou tão obediente quanto) do que ele.” A Ferrari ficar com piloto por dívida de gratidão?? Desde de quando vc’s acompanham a F1? Em 1979 Jody Scheckter foi campeão porque Villeneuve acatou um pedido do Comendador, que lhe prometeu um carro campeão para o ano seguinte. Na traição de Monza em 1982, Pironi sacaneu Villeneuve e a equipe não fez nada. Enzo Ferrari não cumpriu com a sua palavra. Villeneuve acreditou na Ferrari e foi traído, e deu no que deu, em Zolder no dia 8 de Março daquele ano. Eu lembro, ninguém me contou e nem li em jornal, eu só vivi esses acontecimentos na época. Ei vivi aquele época. A Ferrrari traiu Villeneuve e dali em diante nunca mais torci por Maranello.
Por isso é que a chamo de Ferra-ri
Eu prefiro chamar de Se Ferrari!!!
Não importa a ordem, ferra do mesmo jeito o seu segundo piloto.
Vada a bordo Felipino!
A Ferrari disse que não contratariam o Vettel para ‘Não ter 2 galos no terreiro da Ferrari’. Adivinha quem vai fazer o papel de ‘franga’ para o ‘galo’ Alonso?
Você!
Massa, Rubinho ou Bruno Senna. Só pra isso que os brasileiros servem.
Então é por isso que você é tão revoltado…
Legal, saquei.
Dois pesos e duas medidas: Massa é fraco. Pior que o Barrica. Mas quem já leu sobre a vida profissional dos dois por aqui e não conhece os fatos, pode sair enganado.
Inclusive você, já que parece não conhecer nenhum dos dois.
Oi Flavio,
Voce tem alguma informaco se o Bruno pode ir pata Force India, porque a vaga dele estaria indo para o finlandês Valtteri Bottas?
Abraco
Fabio
Tenho, mas não conto.
como todo bom jornalista.
“Jornalista não tem amigo, tem fonte”
e adora um ‘furo”
O Lito na mesmo dia que informou que o Massa ia fechar com a Ferrari ele informou que o Bruno ia para HRT, ou vai…! Espero que não, seria um retrocesso na carreira….mas.
flavio vc não sabi de nada sobre bruno se vc soubesse vc falava porque se é uma coisa que vcs gosta é soutar tudo que sabe de um piloto e vc não sabe nada sobre bruno, agora quando sair a noticia sobre bruno ai vc diz eu sabia só não queria dizer. mas vc não sabe de nada. mim descupe mas eu sou sincero e não sei ser falso. mim perdoe. por eu ser verdadeiro.
Meudeos.
nosso Deus.
Grande Enko! Abraços para você!
Agora estou entendendo porque os candidatos a prefeito falam tanto de déficit na educação (ou segundo o José Ivan défiçiti na edukassão)!
Perdoe o José Ivan meu Deus. Ele não sabe escrever.
O primeiro-sobrinho vai correr de kart na granja viana no ano que vem, com os amiguinhos.
Pronto, está revelada a notícia!
Pô Kleber, mas o Bruno é chamado de “costela” pois no kart ele sempre quebra uma…
Acho que ele vai ser piloto oficial do F1 2013 no XBox 360!
Abraços,
Meudeos (2)
Que idioma é este que vocês estão escrevendo???
José Ivan,
Pêrduar çua cinçeridadi é fáciu….difíssiu é perdúar çêus êrrus di púrtuguêiz…
Ah! Intindi! É Purtuguêz!!!
Ki bUniTinHu ki êçi kra iscrevi
“mim discupi pur cer sincéru” foi o melhor rsrsrs
8ry34r vefcm,fr nr 985034 ncx fad lc vkds….
Teria sido mais claro se tivessem digitado assim….
Meodeus!
Segue o jogo… queria estar no lugar dele… rs rs rs… como a grande maioria (inclusive Eu) que vive a meter o pau no Felipe.
Que os Deuses do automobilismo o iluminem e que a Pirelli crie pelo menos uns 50 tipos de pneus que combinem com o seu estilo de pilotagem nesses próximos 5 anos.
Imperador