POBREZINHO
SÃO PAULO (assassinos) – De novo deram no DeltaWing, nos treinos da Petit Le Mans em Road Atlanta. Desta vez, um Porsche. Acidente assustador e absurdo. O que esse palhaço do Porsche quis fazer? O piloto é cego? Ou seria o DeltaWing baixinho demais e invisível? Sei que ninguém se machucou, mas foi horrível. Ricardo Divila mandou o vídeo.
É mais do que notório, o piloto da Porsche estando à esquerda no cockipt não viu essa coisa ao seu lado direito. Esse carro tem um design muito baixo na dianteira, devido as rodas serem menores tb. É um problema muito sério durante pegas ou ultrapassagens com carros onde os pilotos ficam mais altos. Entre protótipos esse problema não existe, pois todos são aerodinamicamente baixos. É um problema que tem que ser resolvido.
o comportamento dinâmico de um triciclo é inevitável.
Esse carro, além de horrível, é perigoso!
Foi só eu que lembrei Reliant Robin ? http://www.youtube.com/watch?v=QQh56geU0X8
Esse Delta Wing me parece ter o mesmo defeito ein…rs
Tentativa de homicídio!!!
não tenho provavelmente as informações
completas sobre este veiculo , assim como o todo
do automobilismo de uma forma geral , apesar
de gostar .
me inspira uma certa imposição para que
este projeto de certo, se ele não se encaixa
em uma categoria …considerando a sua velocidade
…sua aparência ,conforme foi dito por ai , só se pintar
de amarelo Detran como neon para que seja visível.
aparenta “insegurança” na sua “segurança.”
enfim não seria melhor criar uma categoria só “Delta Wing”
ou então porque temos que ver o delta wing.
“o Tyrrel de seis rodas andou por 3 ou mais anos, e acabou sendo deixado de lado,
se formos comparar as tecnologias , o Tyrrel foi mais ousado , porem “acabou”
Esse tipo de coisa machuca, precisa tomar cuidado.
Santa pilantragem, Batman!
O Dick Vigarista agora está andando de Porsche?
Parece que a Porsche deu uma traseirada, mesmo.
Sorte, porque estavam passando debaixo da ponto no momento da capotagem. Imagine se sobe mais? Se não me engano, Jeff Crosnof (é assim que se escreve?) morreu assim.
O pessoal da Nissan tem que atentar para o tamanho do santoantonio. Um desnível ou ondulação maior na chão e o piloto poderia ter o pescoço quebrado. Muita sorte de não ter havido nada mais grave.
Gosto da ideia do Delta Wing ,mas ,essas rodas da frente que funcionam como uma só ainda vai dar problemas…
Caramba! Aquele ponto do circuito é um perigo: em 1991, o piloto Alex Furlong decolou ao tocar rodas de seu carro nas de outro, batendo na ponte de forma terrível, sendo transportado instantes antes da morte para 2009… quem aí assistiu “Freejack”, com Emilio Estevez, Rene Russo e Mick Jagger? Quase que a vida imita a arte…
http://www.youtube.com/watch?v=NltsZkUHU3k
Fiquei com a impressão que o Porsche saiu levemente de traseira quando deu motor na saída da curva e escapou para o meio da pista, onde encontrou o Delta Wing. Coisa de corrida.
Achei o carro muito pouco seguro.
A cabeça do piloto parecia raspar no chão e ela ficava batendo pra lá e pra cá como se fosse um F1 dos anos 80. Só com aquele balançar de cabeça, era para o piloto ter ficado tetraplégico.
Em tempo: Bem legal esta pista de Atlanta. Preciso jogar um Forza!
Deu a impressão que esse Nissan é “vulnerável” à encostadas laterais …
Tirar a mão do volante pra quê? Deve ter punho de aço, o tal sujeito.
Para mim, O Porsche abriu demais na curva foi na terra e tentou corrigir, mas o carro escapou. Ele ainda tenta pisar no freio para evitar o choque,
Além do Porsche ter traseirado na saída da curva, acho que a entrada dos boxes é logo em seguida, à direita. Ele pode não ter visto o Delta e estava indo pros boxes. Foi barbeiragem, mas coisa normal desse tipo de categoria que tem muita diferença de velocidade entre os carros.
Fácil de capotar pela diferença entre dianteira e traseira (tipo triciclo, qualquer coisa levanta a roda) e difícil de ser visto, pela visão lateral do piloto do Porsche, ele nem percebeu qual carro era, apenas sabia que tinha algo lá, mas imaginou que tinha espaço suficiente, mas como a traseira é mais larga que a dianteira deu nisso. Se o carro fosse quase todo da mesma largura isto não aconteceria, nem a batida, nem a capotagem e mesmo que se tocassem, não capotaria. Batmóvel é só nos filmes mesmo.
O cara do Porsche fez o que fez DE PROPÓSITO. Foi dar uma chega-pra-lá e a coisa saiu mais feia que o esperado. Um boçal!!
Aposto que é mais um milionário europeu que usa o automobilismo como “hobby sem compromisso”. Amador.
(Por falar nisso, Por onde anda Otavio Mesquita?)
E o piloto do Delta Wing “botou um ovo” de tanto pavor no momento em que o carro virou e ele viu o capacete raspando no asfalto.
Punição severa ao irresponsável do Porsche.
estabilidade zero. tocou, voou…
Bem assustador o vídeo. Dá a impressão que a cabeça do piloto quase vai ser afetada…
Resumindo:Este nissan é um lixo de estabilidade.Qualquer outro carro rodaria umas 3 ou 4 vezes mas ficaria em pé!
Putz. Você gosta mesmo de automobilismo? Mesmo não entendendo nada de carro?
Victor, na boa. Mesmo que você seja engenheiro, piloto, um “nerd” automobilistico ou tudo isso junto ou ainda simplesmente um mecanico de fim de semana ou talvez um piloto amador frustado, isso não te dá o direito de julgar quem entende ou não de um assunto. Se não for para agregar eu recomendo você usar o cerebro antes de usar o teclado.
Qualquer criança de 12 anos enxerga isto,desde que não seja acefalo!!!!
O Porsche deu uma bela traseirada, vejam na câmera lenta aos 1:20, deixou até marca no asfalto. Treino é hora de testar diferentes setups, o do Porsche não estava muito bom não, pobre carro do Batman!
Sim, me admira que tão poucas pessoas tenham percebido. O Porsche tentou corrigir a traseirada, rabeou e bateu no Nissan (que, de fato, naquela posição estava invisível para o piloto do Porsche). Não tem nada de criminoso, acidente de corrida. (Neste caso, de treino).
olhando de novo tenho que admitir. o Porsche perdeu de leve a traseira e o DW tava perto. Se não fosse o DW talvez não seria tão forte o acidente e nem estariamos debatendo.
Eu tô começando a achar que as outras montadoras tão dando um “prêmio” prá quem tirar o delta da pista pro projeto dele não ir adiante. Medo de terem que repensar os carros de corrida no futuro.
Flávio,
Assunto nada a ver com o post, mas queria pedir ajuda sua e do pessoal, esse final de semana tem stock car aqui em Curitiba, e queria levar meu filho para ver os carros (mini cooper, etc…) no treino de sexta feira, amanhã.
O problema é que não acho informação em lugar nenhum se a pista estará aberta ou não para o público, no telefone direto do autodromo ninguém sabe, ou melhor, me disseram que “ainda não sabem se a pista estará aberta”, no site oficial da stock também não diz nada, já mandei email e ninguem respondeu, no site de venda dos ingressos só vende ingresso para domingo, mas sexta feira nada…
Todo esse segredo é por causa do Rubinho? Que não deixam nem chegar perto da pista?
O loco… alguém ai pode me ajudar por favor?
Cara, não tenho a menor ideia.
Cara… moro perto do autódromo e “normalmente” na sexta é liberada a entrada nas arquibancadas. No site do AIC – http://www.autodromodecuritiba.com.br – tem a programação com os horários.
Valeu Rogério, essa é a informação que tenho também, mas por se tratar de Stock Car, Rubinho e cia, ninguém fala com certeza. To achando que vão cobrar entrada dos treinos…. abraço.
acidente de corrida, pura e simplesmente.
o cara da nissam estava na hora e local errado, o cara da porche tentava corrigir seu carro e nessa hora nem dá para olhar retrovisor
nessa de corrigir o carro já vi piloto ficar com a bola de cambio na mão, heh flavio. kkkkk
Não gosto de carro de corrida sem capota. Por melhor que seja a barra de segurança, a cabeça do piloto fica muito exposta. Imaginem se um pedaço do Porsche, ou do próprio Nissan estivessem soltos na pista. Não haveria como proteger a cabeça do piloto.
Concordo. Tá na hora de por a capota nesse carro e em qualquer carro que não seja fórmula. Aliás, acho que num futuro distante qualquer qualquer carro de corrida terá capota e pneus cobertos… Continuarão a chamar a F1 de fórmula apenas pra manter o nome e a história.
O FG certa vez postou aqui um prototipo de capota para os F1 e poderia servir para as demais.
Tem que tirar esse projeto horrível de Delta Wing de circulação, carro perigosíssimo. Nunca gostei desse protótipo ridículo, que mais parece um objeto fálico ambulante do que um carro propriamente dito.
FORA Delta Wing! FORA Delta Wing! FORA Delta Wing!
O Delta Wing não é perigoso. Não mais que nenhum outro carro de categoria fórmula.
Perigosos são alguns pilotos sem noção e com muita grana pelo mundo afora.
Deveria haver um campeonato só de Delta Wing.
Perigos são pilotos como esse do Porsche, que fez uma manobra e se comportou como muitos motoristas de caminhão e ônibus, sempre com a desculpa furado do ” Eu não vi porque seu carro é ‘muito baixo'”.
“Falou e disse” o engenheiro pós-graduado…
rapaz..cuidado hein…essa história de ver objeto fálico em tudo. Isso pode ser alguma coisa do inconsciente. hehehe
Por este “pensamento” (eu é quem não lembrei de nada fálico), o Concorde também se encaixa em “ridículo”, não?
O Delta Wing tem um problema. Como tem a forma de um triângulo, seu eixo principal é muito mais rígido que o comum. Como a tala (distância entre rodas) na frente é pequena, se uma das rodas de trás sair do chão ele vira no ar.
Quanto ao fato de a cabeça do piloto ficar muito próxima do chão numa capotagem, basta alterarem a configuração do santantônio.
Quanto ao acidente, foi má fé do piloto do Porsche. Perdeu o traçado e para corrigir não hesitou em jogar o carro encima do DW, ainda mais porque estava sendo ultrapassado.
Corrigir a traseira do carro não é má fé, ser ultrapassado ou não seria indiferente porque era um treino (!) e ainda por cima não faz diferença ser ultrapassado por carro de outra categoria.
Mas concordo com o resto, esse acidente mostra que o carro não pode tirar 1/2 roda do chão que vira.
Boa explicação. Eu imaginei isso, só não soube colocar no papel :)
Bom dia a todos.
Na verdade o problema de Porche chama-se Nissan GT-R. Carro pelo menos duas vezes mais barato e que ganha alegremente dos fusquinhas de luxo. E isso mesmo no nurburgring que nada mais é a casa dos alemães…
Em resumo, a galera da Porche estaria apelando … :)
FG, nada de saída de traseira, fiquei com a impressão que o fulano do Porsche ia tomar a direita da pista para entrar nos boxes. Note que foi isso o que fez o protótipo cinegrafista que vinha atras do DeltaWing. Claro que isso não exime o piloto do Porsche de culpa, aliás, culpas: a primeira por não ter visto o Deltinha e a segunda por pintar um Porsche naquela cor medonha!!!
Foi minha impressão também, ele ia para o box, mas nem se preocupou em olhar se havia outro carro ali…
Flavio, é verdade que o Victor Martins esta deixando o Grande Premio?
Não.
Ele vai pro kibeloco.
Me deu a impressão de o Porsche ter saído de traseira na zebra. Ele foi “com muita vontade” pra cima do Delta. Se fosse para os boxes, estaria usando a linha de dentro da curva e desacelerando.
Nem deu seta!
Agora sério: como um fulano desse tem licença? O fiscal do SCCA ou equivalente falou o que?
É deu um capotão muito fácil, o que seria uma simples rodada. O capacete raspando no chão deixa evidente a falta de segurança. Pelo tudo que aconteceu com este carro está na hora de parar e esquece-lo.
Ou melhorá-lo um pouco mais.
É tão ruim que ninguém se machucou…
Se tudo na vida não evoluísse, ainda estaríamos usando fogão de lenha e morando em cavernas….
Deixa de falar besteira!
Tá na hora de retirarem essa pintura stealth do delta …
Grosjean no porsche?
Se não era o Grosjean, era o Maldonado hahaha.
categorias diferentes e um prototipo fora de especificação de segurança. e a culpa é do cara do porsche?
visualmente o prototipo é lindo mas mesmo em um evento onde só ouvesse esse modelo de carro ainda assim haveria problemas de segurança.
se houvesse um degrau na pista, na zebra ou qq obstaculo no caminho do capacete o piloto teria perdido a cabeça.
para mim o cara do porsche só deixou para muito tarde mudar de posição para entrar no box. ou sera que o inteligente do piloto do prototipo escolheu um lugar inusitado para por de lado?
Fora das especificações de segurança? Então me diz como você entende mais de segurança que o pessoal Le Mans, já que ele correu lá também…
pareceu seguro para você?
Flavio, tive a impressão que o cara do Porsche sentiu que ia perder a traseira na saída da curva (em cima da zebra) e quando “puxou” pro lado deu no DW. Mas só acho também. E não que isso alivie pro cara.
Sobre o santantonio do carro, isso acontece por um monte de situações diferentes em cada acidente. Ninguém é maluco de projetar um carro que a cabeça fique exposta acima da linha de proteção. Até na F1 pode acontecer isso, hoje menos até pela posição dos pilotos dentro do carro, mas se lembrarmos que o Diniz teve o santantonio literalmente quebrado naquele acidente em Nurburgring em 1999 é uma situação pior do que essa. Até porque naquele acidente, ele mesmo diz que não conseguia sair do carro porque estava enterrado na caixa de brita.
O acidente não foi tão absurdo assim: o cara do Porscha foi na zebra e voltou sem espaço. Culpa dele, mas não tão grave. Acidente de corrida.
Mas ao meu ver resta claro que o DW tem muita largura traseira, ocupando grande espaço na pista e não dando aos outros margem para qualquer erro. Outra coisa é que, quando a traseira “vai”, aí a física cuida do resto, porque as bitolinhas dianteiras literalmente “piram”, não conseguindo segurar o que outro carro ordinário o faria.
Sou o Delta Wing. Mas pode me chamar de Delta Cat Wing. Sempre paro de pé.
Merda acontece. O piloto do Porsche não viu. Diferença de velocidade, altura…
Bom dia, Flavio.
Acho que vou arrumar encrenca…. Depois de ter ido à 06 horas de Interlagos e de ter visto apenas algumas poucas voltas da preliminar da “catiguria” porsche gt3 – desfile com o pace car não vale como corrida – e de ter visto esse video com o Delta, além de outros mais, chego a seguinte conclusão: não pode ser apenas o carro, o cabeção que senta ali para pilotar é o unico responsável (Ooohhh! que novidade!!!!!!!).Em Interlagos não havia diferença entre os carros e fizeram uma c***gada.federal Uma vergonha….Aqui como em qualquer lugar do mundo não basta ter grana. Tem que saber que aquela coisa redonda(epa!!)que se tem nas mãos não é para se segurar. No transito o cara prefere enfiar(opa!!!) a mão na buzina ao invés de virar o volante e deixar o problema para trás….
Enfim, é uma mistura explosiva esse coquetel que junta um porsche 911 com um cabeção braço duro e meio “cegueta”. Não importa o lugar, Seja no Brasil ou no exterior é certeza de ter c***agada na entrada e na saída.
Apesar dos erros e falta de pontuação, o pensamento é perfeito e irretocável.
Acho que tá na hora de pintarem esse carrinho com uma cor mais viva, pra ver se os outros enxergam. Foram duas pancas em que o piloto agressor parece não ter visto o Deltawing.
Fiquei impressionado com a facilidade com que o carro vira. Seria a falta de apoio simétrico das rodas dianteiras em relação às traseiras? Como a maioria aqui, adoro o visual e a inovação do projeto, mas não sei não, o troço parece inseguro.
Reliant Robin http://www.youtube.com/watch?v=QQh56geU0X8 ;)
Ficou claro no vídeo o principal problema do Delta Wing: Qualquer toque na traseira o Delta Wing vai capotar, pela diferença entre os eixos. O Delta Wing só vai funcionar em uma categoria entre si. Com outros carros, ele não tem chance. Qualquer toque e ele desequilibra ou capota. E toques não normais em uma categoria de endurance.
Flavio, eu tava pensando nesse acidente do DeltaWing, que é o 2o seguido que ele tem. Logico, tudo pode ser uma infeliz coincidencia, mas pensei num motivo logico que pode aumentar as chances de batida desse carro diferente.
Ele é um carro com metade do peso e metade da potencia de um LMP1. Metade do peso lhe garante agilidade nas curvas, mas nao velocidade final, que depende diretamente da potencia. Sendo assim, ele é um carro que se encaixa exatamente na lacuna entre o LMP2 e o GT principal na qualificaçao e, na corrida, é um pouco mais pendente ao desmepenho do GT. Por estar em categoria nenhuma, seu desempenho nao se iguala a nenhum carro e isso causa certa surpresa nos outros carros, pois ele dificilmente estará igual a alguem. Ou seja, ou sera ultrapassado com certa folga ou vai passar com certa folga e isso sempre causa surpresa em quem está no outro carro.
Logico, isso tudo é apenas uma analise logica e ainda acredito na infeliz coincidencia. Mas… vai que to certo ne?
hahaha vai que to certo foi boa!
ótimo comentário
faz muito sentido
porém, há muitos acidentes tb entre os carros das LMP’s e GT’s, sendo que todos os pilotos sabem da diferença de performance entre as classes.
sendo assim, acho que não explica muita coisa a sua análise. Acho que esses acidentes acontecem mesmo por falta de atenção dos pilotos, ou coisa assim, sei lá
Tive a impressão que o sujeito do Porsche perdeu um pouco a traseira e, quando foi voltar, não conseguiu controlar o carro. O “Fusca de luxo”, na palavras do Gomes, pelo que parece, deu um contragolpe no volante na volta ao traçado e o piloto não segurou a onda.
Agora, o lado positivo é que esse acidente deve (deveria, pelo menos) servir para implementar melhorias na segurança do Delta. Muita exposição!
Reparem que o Porsche pendulou de volta pra pista depois de subir na zebra. Nisso acertou o Delta, que por vir em aceleração e ser mais leve, acabou “decolando”. Acidente muito feio, sorte não ter acontecido na mais grave.
É notável a velocidade do delta, é um carro muito rápido, bem projetado para altas velocidades, mas fiquei assustado com a falta de segurança do piloto, ele bate a cabeça no chão. Em uma batida um pouco mais forte seria um acidente fatal, a nissam precisa trabalhar muito nesse quesito, pois qualquer batida lateral esse carro levanta. E claro o piloto tem que fazer a parte dele usando o Hans.
Mas claro, não podemos isentar a culpa do porshe, não parece que ele ia para o box não, na minha interpretação foi intencional, o delta wing não estava atrás, já estava ao lado e quase a frente.
Não sei se eu digo que o carro é seguro, já que o piloto não teve nada e ainda saiu xingando, ou se o carro é uma porcaria e o piloto escapou pela sorte de ter esquecido de usar almofadinha para hemorroidas. A cabeça passou a centimentros do chão!