BORRACHUDO

SÃO PAULO (teorias) – Deem uma olhada com atenção no vídeo abaixo, exatamente aos 5 segundos, observando bem a mão direita do mecânico que vai remover o bico do carro de Vettel em Abu Dhabi:

Só eu notei uma consistência, digamos, meio borrachuda da parte amarela? Não. Mais gente notou. O blogueiro José Angelo Petit Neto mandou até um link de um blog gringo onde se discute se esse seria um dos segredos recentes de Adrian Newey.

Não sei de nada, mas que o nariz do carro parece de borracha, parece.

Subscribe
Notify of
guest

93 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

É uma das características do gênio: surpreender!

Luciano
Luciano
11 anos atrás

Pauta, nao vi nada de irregular?!

Rodrigo Brayner
Rodrigo Brayner
11 anos atrás

Porra, isso é uma peça aerodinâmica muito bem bolada, essa borracha no bico deve ser algo que deve em seu movimento fazer fluxo de ar para cima, provavelmente fazendo com que esse carro fique mais preso ao chão… caralho… esse maluco é um cara muito inteligente mesmo, por isso talvez seja o Maior nessa F1 tão careta… é foda, mas ele sempre trás uma parada legal… Tenho nada contra não… acho válido, é a arma dos caras… eles tem um piloto e mais um cara que sabe fazer carros e arrumar soluções… os melhores na F1 ganharam assim.

Felipe Trench
Felipe Trench
11 anos atrás

Acho que o Alonso tem de entrar no STJD e, se o bico for mesmo de borracha, deveríamos ter uma nova corrida. Sacanagem com o pobre espanhol.

Wilian Esteves
Wilian Esteves
11 anos atrás

Devo estar ficando cego ou a qualidade do vídeo não ajudou. O fato é que não consegui perceber a tal maleabilidade do bico :(

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Sem dúvida que é de borracha!
Talvez tenha alguma influência aerodinâmica aproximando as asas dianteiras do “chão”, causando menos arrasto e mais pressão aerodinâmica quando em velocidade, será?
Acredito ser uma espécie de para-choque flexível em caso de algum “esbarrão”.

Mas, sem dúvida que é um pouco “suspeito”.

Rafael Vieira
11 anos atrás

Sinto em dizer, mas nosso amigo José Inacio já havia notado tal detalhe no carro da Red Bull, inclusive apresentado uma analise técnica a respeito, veja:

http://www.joseinacio.com/2012/11/o-bico-mole-da-red-bull.html

abs

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
11 anos atrás

parece que ninguém se ligou no link que o Flavio postou..

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mCLRpY1RvQY

Se o bico é maleável, como acidentalmente o mecanico sem querer “entregou o ouro” logo o spoiler dianteiro se move.. e não precisa se mover muito para baixo para propiciar rendimento. Logo é ilegal, expediente que outras equipes já usaram.. e que foram banidos..

Vamos esperar o que a a Fia diz.. porque as Red Bull resolveram andar só agora no fim do campeonato?..aí tem coisa..

Marcelo r.
Marcelo r.
Reply to  Burn Baby Burn
11 anos atrás

Se fosse a Ferrari já estariam pedindo fogueira pra equipe de Maranello. Depois que o Vettel destruiu aquela placa e o bico ficou inteiro, eu não tenho dúvida que é de borracha, e por isso ilegal.

Enko
Enko
11 anos atrás

para mim é tudo muito estranho neste campeonato.
de repente um carro que vinha andando razoavelmente resolve andar e ganhar 4 corridas seguidas.
o que eu acho é que devido a superioridade da RB tio bernie os, impediu de soltar todo o pacote até o meio do campeonato, pois se não o fizesse, devido a superioridade deles, seriam campeões na metade da temporada.
seilá, é apenas o que penso.

Talles Almeida
Talles Almeida
11 anos atrás

assim como todo nariz grande (inclusive o meu), posso dizer que é carne esponjosa.

e creio que as corridas devam ser canceladas e repetidas antes dos GPs restantes.

mais uma coisa: o Vettel larga do box pra gente ver bastante ultrapassagem.

Anderson Antonio Lopes Rodrigues
Anderson Antonio Lopes Rodrigues
11 anos atrás

Ninguém lembra que ele bateu na placa de DRS?

http://www.youtube.com/watch?v=4YUUcRxELoU

Por favor…

Glauber
Glauber
Reply to  Anderson Antonio Lopes Rodrigues
11 anos atrás

Bateu mas não pegou na parte amarela!

Anderson Antonio Lopes Rodrigues
Anderson Antonio Lopes Rodrigues
Reply to  Glauber
11 anos atrás

Mas pegou na estrutura que sustenta a parte amarela, veja o último take do vídeo. Isso sem contar que ele já tinha avariado a asa num acidente anterior.

E como a nova asa, colocada no carro, o bico não mexe.

Essa discussão é inútil.

Marcelo r.
Marcelo r.
Reply to  Anderson Antonio Lopes Rodrigues
11 anos atrás

Se vc é tão esperto deveria saber que mesmo sendo de isopor a peça, embora não tivesse massa para danificar no impacto, seria suficiente para fazer pressão na parte inferior da asa e provocar danos na parte frontal, sem falar que mesmo sendo de isopor a velocidade do impacto, mesmo com o safety car, poderia causar danos sim.

Guto Mauad
Guto Mauad
Reply to  Marcelo r.
11 anos atrás

Quantos gênios da aerodinâmica e da dinâmica de impactos em um único post!!!kkkkkkkk, to gargalhando aqui com tanta suposição.

Francisco M
Francisco M
Reply to  Marcelo r.
11 anos atrás

Analisar tecnicamente a f1 é como analisar a corrida espacial em tempo de guerra fria… Briga de foice e os segredos são mantidos a 300 chaves! Entre os engenheiros nao há consenso e só os engenheiros da RBR sabem o que esta acontecendo, os de outras equipes apenas supõem. A carga que você diz é de 100 kg nas extremidades, para evitar flexão, na frente nao há teste de carga, há somente o teste de impacto. Dependendo do impacto, claro que o isopor pode danificar o bico, ele é feito pra se deformar e apenas o habitáculo ficar inteiro.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Anderson Antonio Lopes Rodrigues
11 anos atrás

Não bateu só na placa de DRS, bateu no Bruno Senna também… E mesmo sendo de isopor, o próprio Vettel deu entrevista dizendo que só depois de bater na placa é que eles tomaram a decisão de consertar: “agora chega, vou trocar esse bico”. Se você notar, ao bater no isopor tem uma parte da asa que quebra também.

Bi
Bi
11 anos atrás

Não acho q seja borrachudo, na minha opinião o bico (que é de fibra de carbono) estava todo quebrado por dentro, mas o adesivo colado por cima disfarçava o estrago…

Eric
Eric
11 anos atrás

Alguem se lembra dos mecânicos da RB fazendo ceninha escondendo alguma coiasa mirabolante na TRASEIRA do carro no grid?

Juntando com esse bico molenga, penso que aquilo era uma estrategia para distrair a gente. Ficamos todos tentando olhar a traseira do RB quando o segredo estava exposto a vontade ali na frente.

Não acham?

Acho feio isso. É bonito o cara descobrir jeitos de vencer o reglamento para fazer o carro andar mais, mas é muito chato que esse carro seja uma RedBull ou uma McLaren….podia ser uma das nanicas ou das médias. Adorei aquele ano que a Brawn botou todo mundo no bolso. Nunca vou esquecer aquele campeonato. E o dono daquele caneco é o cara mais bacana do grid. Podiam pôr o cara na Lotus junto com o Raikonnen….iam ser a melhor dupla do grid, nao?

Guto Mauad
Guto Mauad
Reply to  Eric
11 anos atrás

Acha feio equipes que burlam o regulamento??? Acredita em Papai Noel também?

Marcos Cury
Marcos Cury
11 anos atrás

Pode ser fibra de carbono mesmo. A haste do meu óculos é de fibra de carbono e é bastante flexível. Agora se tem algum “padrão de dureza” no regulamento da F1, aí é outro departamento.

Fernando Passos
11 anos atrás

Pensei em outra coisa.

Se o bico do carro que suporta a asa se move para baixo, a imagem desta câmera afixada nele deveria mudar de ângulo junto, não?

“O produção!”, me arranja um vídeo desta câmera na última corrida pra gente ver isso daí… Essa imagem pode matar a dúvida.

l
l
11 anos atrás

o mecanico foi despedido?

Roberto Vix
Roberto Vix
11 anos atrás

É mole mas sobe!

Walter S.
Walter S.
11 anos atrás

Pode ser um tipo de amortecedor de massa.
Ao jogar a estrutura das asas para lá e para cá, o bico flexível dissipa a energia recebida da pancada na zebra, atuando como um amortecedor de massa e assim tornando o carro mais estável dentro das curvas e ajudando a consumir menos pneu.
Some-se isso às faíscas que Vettel soltou na Índia, e temos uma pista para a melhora de performance da RBR.

Se for amortecedor de massa, pode ser banido pela FIA.
E aí Vettel voltará a andar entre o quinto e o oitavo lugar de novo.
Mas para ser banido, outra equipe terá que apresentar um protesto formal e especificar o que ela quer que seja verificado.
Palmeiras…Ferrari…tutti buona gente!

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

O mecânico agarra primeiro pela câmera do bico, que tá claramente quebrada. Ele puxa a parte da direita da barra da câmera pra cima pra erguer o carro e a parte da esquerda abaixa. O bico tá quebrado e não dá pra tirar conclusões disso.

Quanto ao GIF do carro em movimento, é só olhar outros carros fazendo a mesma coisa quando passam em zebras, e ver também como o espelho retrovisor se move bastante também (óbvio que uma peça maior como o bico vai se mover mais, proporcionalmente).

sérgio castro
sérgio castro
11 anos atrás

PQP, vai ser observador e detalhista lá longe…eu nunca conseguiria ver isso!

Sieg
Sieg
11 anos atrás

Eu nem entendo o suficiente de aerodinâmica, nem de resistência dos materiais, nem de estruturas e menos ainda de regras da F1. Mas o pouco que entendo dessas coisas que eu citei acima me permite um achismo…

Borracha, borracha, não é, o material admite flexão num dado eixo, mas não parece “macio”, etc. Deve ser mesmo uma questão da estrutura da qual é feita, que facilita a deformação no eixo vertical da ponta do bico que, por sua vez, é onde se fixa a asa dianteira. Eu não notei capacidade de deformação longitudinal do bico, ele me parece bem rígido neste sentido, aliás, deve ter sido assim que passou no crash-test.

Alega-se vantagem aerodinâmica a “adaptação” da altura da asa dianteira conforme a velocidade do carro e, por conta disso, proibiram um excesso de flexibilidade na asa dianteira. Mas se esqueceram que o mesmo efeito pode ser conseguido flexibilizando a peça na qual o conjunto da asa é afixada. Não devem ter pensado nisso e o regulamento não deve proibir especificamente isso. Mas não quer dizer que não entendam isso como uma afronta da regra que estabelece a fixação da altura da asa dianteira em relação ao solo e/ou ao assoalho, depende da redação específica do regulamento e da boa vontade em punir a Red Bull.

Sinceramente eu acho que não dá em nada este ano e que proibirão isso pro ano que vem. Fuçar nisso, que aparentemente não afronta nenhuma regra específica a respeito da flexibilidade do bico, é uma forçada exagerada pra definir o campeonato a favor do Alonso, então a FIA deve admitir que é uma saída não prevista pelo regulamento e cobrir esta brecha pro ano que vem.

González
González
Reply to  Sieg
11 anos atrás

Ainda bem que você não entende muito de res.mat., estruturas e dos itens relacionados à aerodinamica da F1, se não você daria um curso inteiro, por enquanto é só sua explicação básica pro olho de lince do “chato” que viu esse detelhe.

Ricardo Costa
Ricardo Costa
11 anos atrás

Por isso que Adrian Newey ficou preocupado analisando o novo bico no box, antes na troca do Vettel.

Léo Engelmann
11 anos atrás

Pulo do gato. Ops. Do touro.

Fizeram um bico que se molda com a velocidade e pressão aerodinâmica.

PHILIPE SPEED
PHILIPE SPEED
11 anos atrás

Seguinte;

Se for aborrachado com a velocidade altas o bico sofre torção o que melhoraria o fluxo de ar e consequentemente aumentaria o desempenho.

Se for isto, parabens para eles, afinal são inteligentes.

Foda-se o resto que fica lamentando.

Se a FIA autorizou, já era!!!

VETTEL TRI!!!

henrique
henrique
11 anos atrás

O artifício é ilegal, os pontos desta corrida ( ou das corridas em isso foi usado ) devem ser retirados. As partes aerodinâmicas não podem ser móveis, sob nenhuma influência, quem burla isso tem clara vantagem ilegal…….
Alonso campeão……..

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  henrique
11 anos atrás

Você é um gênio!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Carlos Ribeiro
11 anos atrás

Melhor dizendo: Alonso tapetão…

Segundo informes, a FIA não só tem conhecimento do bico, como também deu o seu aval.

Jader
Jader
11 anos atrás

Eu notei e na hora pensei qeu fosse uma forma nova pra soltar o bico com mais facilidade. Tipo push’em pull.

Saulo Novaes
Saulo Novaes
11 anos atrás

Pode isso, Arnaldo? E o tal crash test do nose cone que tem de ter na FIA? N tem de ser de fibra e rígido o suficiente p/ garantir a segurança do piloto em caso de batida frontal? Que parece de borracha, sim, parece, mas tem coisa estranha aí além disso…

Marcos Aldred Ramacciotti
Marcos Aldred Ramacciotti
11 anos atrás

Estranho a asa toda mole no gif, o que sei é que no teste de 100kg pode baixar 1mm. Mas se a ponta for realmente flexivel é uma jogada simples e fantastica.

Francisco M
Francisco M
Reply to  Humberto Corradi
11 anos atrás

Corradi, alemão é triste… Se alguém quiser ver detalhes técnicos do RB8, recomendo as ultimas páginas do fórum:
http://www.f1technical.net/forum/viewtopic.php?f=12&t=11807&start=3960
Resumindo, há verias teorias… Desde o bico danificado pela batida no expor da placa DRS, até um bico longitudinalmente flexível com amortecimento de massa ou simplesmente uma casca que se deforma, reduzindo a altura do bico em frenagem e estabilizando o chassi nas zebras. Vale muito a pena dar uma olhada, algumas pessoas que comentam lá são engenheiros de pista e é muito rico em detalhes!

Marcio Gil
Marcio Gil
Reply to  Francisco M
11 anos atrás

É um amortecedor de massa, diferente do usado pela Renault, mas com mesmo principio. Esse deve ser o ganho que RedBull teve nas ultimas corridas.

Engenheiro Aero Espacial de Boteco
Engenheiro Aero Espacial de Boteco
11 anos atrás

Mas como que uma coisa tão simples passa na inspeção da FIA?

Fernando Passos
Reply to  Engenheiro Aero Espacial de Boteco
11 anos atrás

A FIA mede a flexão da asa em suas laterais, colocando pesos em suas extremidades, para verificar se as laterais não sejam menos resistentes garantindo que a asa não irá colar no chão (pelo menos suas laterais), dando ganhos aerodinâmicos ao carro.

Agora, se for isso mesmo (o bico flexível), pode ser um jeito de “burlar” a medição da FIA. As pontas das asas continuarão rígidas (onde é a medição com um peso “X”), porém com menor resistência no bico, onde não há medição, a asa baixa como um todo, se aproximando bastante do chão e dando ganhos aerodinâmicos ao carro.

Acho que é aí a dúvida dos que estão questionando.

fabiom
fabiom
11 anos atrás

boa sacada!!

Geraldo
Geraldo
11 anos atrás

Na F1 tudo pode … até descobrirem … aí entram os “doutores da lei” e “interpretam” o regulamento a seu bel prazer .. devemos lembrar sempre que o regulamento que vale, é o escrito em inglês (aho que a versão frnacesa também vale – mas não tenho certeza) … e já na tradução muita coisa pode ser alterada … nunca é demais lembrar o caso dos pneus Michelan … que tinha uma medida quando novo e, a medida que o pneu era “gasto”, a superfície de contato com o solo aumentava, ultrapassando o limite do regulamento … só que o regulamento era dúbio … e deixava, claro, margem para “interpretação” … a Michelan “dançou” … a Renault também apresentou uma vez, o tal do amortecdor de massa (no bico do carro), que auxiliava o controle na frente do carro … a Renault também “dançou” … uma vez eu li sobre o uso de fibra que continha chips internos e estes chips faziam a peça se movimentar quando o carro estava em movimento … com o carro parado, a referida peça era estátiva e passava nos testes da FIA … a tecnologia era muito precisa …

Maurício
Maurício
11 anos atrás

Adrian Newey é um gênio! O regulamento diz que a asa não poder ser flexível, mas se não disser nada sobre o bico (onde se prende a asa) ser ou não flexível ele simplesmente fez o que grandes projetistas fazem, interpretou o regulamento à sua maneira lendo as entrelinhas e fazendo tudo dentro da legalidade, afinal, se não diz que não pode, então…

Enko
Enko
Reply to  Maurício
11 anos atrás

e dizer que ele foi despedido da coperçucar por incompêtencia, adivinhem por quem.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Enko
11 anos atrás

Aí, Enko! Podia dormir sem essa…

Juca
Juca
11 anos atrás

Este mecânico deve ter ouvido um monte do Newey, puxar o bico antes de soltarem revelando mais esta sacada de engenharia e design! Pode ser evil genious mas eu tiro o chapéu para ele!

alexandre
alexandre
11 anos atrás

O José Inacio já havia levantado essa lebre. Há de se dar créditos a ele.

Fabiano
Fabiano
11 anos atrás

Ishi… agora vai aparecer um monte de engenheiro aero-espacial ( escreve assim??? ) de botequim dizendo que é pra isso, pra aquilo…que a FIA faz teste disso, daquilo… que a flexão do bico cria um vortice de ar com pressão negativa no rabo do piloto… afff !!! não quero nem ver !!!

Essa porra é um tipo de parachoque que fizeram pro Webber parar de estragar as peças !!!

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Fabiano
11 anos atrás

Kkkkkkkkkkkk…. boa, Fabiano!

Fabricio
Fabricio
Reply to  Fabiano
11 anos atrás

kkkkkkk, melhor comentario

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Segue o jogo… se formos falar em irregularidades nos carros nem os carros da HRT podem correr. “Santas” são a Ferrari e a Mclarem… rs rs rs.

Imperador

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Não condeno a RBR por levar certa vantagem aerodinâmica porque esse time não tem a mesma força política que as poderosas Ferrari e Mclaren, dos times de ponta somente Webber e Vettel foram punidos por defender ou atacar posições(aquela punição de Vettel em Monza foi uma piada!). E quem garante que as outras equipes estão 100% dentro das regras?

A Mclaren vinha dominando classificações e provas em sequência, mas aí alguém(Ferrari) exigiu uma fiscalização maior na “asa” dianteira do time inglês, RBR claro, foi junta!

Depois disso, a Mclaren desabou em performance e quem começou a dominar foi a RBR, só que os dois carros foram vistoriados nas últimas cinco provas.

Esse bico “mole” pode ter duas funções, na parte aerodinâmica pra deixar o carro mais estável, e absorver impactos em casos de pequenos toques como aconteceu entre Vettel e Bruno Senna na última corrida. Depois do escândalo de espionagem em 2007 e o caso Cingapura 2008, ninguém pode falar nada! Todo mundo leva vantagem na F-1, imagina como era nos anos 80 com aquelas Mclarens de 88/89(ou Williams 92/93), chips “turbinados” faziam a festa…e pra descobrir a trapaça, muuuuuito difícil!

Francisco M
Francisco M
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Absorção de toques é foda… O bico agora tem outras funções além da aerodinâmica, absorver impactos na frente e cortar pneus nas aletas laterais!!! lol

Enko
Enko
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

porque voce se esqueceu de mencionar a beneton do seu amado alemão, sr marcelo?
controle de tração desligado e dentro do diferencial?
para que?
o gato estámiando.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Enko
11 anos atrás

O controle de tração estava desligado. A FIA comprovou tal fato.
Briatore e Schummy estavam limpos. Não há mais nada o que discutir.

Anderson
Anderson
11 anos atrás

Dizem que para passar no teste da FIA o bico tem que suporta uma pressão de 100KG, não podendo se movimentar, isso já mostra como esse bico é irregular, o salto de performance da RBR foi muito grande mas ultimas corridas, sem esse artificio a RBR não teria crescido no campeonato.

José Angelo
José Angelo
11 anos atrás

Ô, Flavio.

Acrescenta esse gif aqui direto no post, acho que o pessoal vai notar melhor. Quando te mandei o link não tinha olhado com atenção o gif. É o que mais “entrega” o jogo.

http://4.bp.blogspot.com/-8RLfaygxZLE/UJuf0tYJrYI/AAAAAAAAF_A/v7pR26cs5Ec/s1600/trucorb2.gif

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
Reply to  José Angelo
11 anos atrás

Eu vi a corrida e percebi isto tambem, quando mostou esta cena em camera-lenta.

Se pode ou não pode, eu não sei, mas um bico que faz a asa dianteira colar mais o carro no chão com velocidades mais altas, é alguma vantagem. O fato dela não balançar “sêco”, também deve ajudar bastante nos bumpings das zebras.

Mas é assim. Enquanto ninguem reclamar, ta tudo certo.

A Ferrari vai fazer igual ao Palmeiras. Um advogado e um processo à cada final de GP para ver se migalha uns pontinhos. É o único jeito.

Fernando Passos
Reply to  Flavio Bragatto
11 anos atrás

Reparei também, principalmente porque repetiram esta cena e os bananas da Globo nem repararam que o editor de TV do GP estava destacando isso.

Enko
Enko
Reply to  Flavio Bragatto
11 anos atrás

falando em palmeiras, eles já contrataram um goleiro japones e dois atacantes chineses. goleiro é o miacuda, os atacantes são chan ti lee e o chan tun gue.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
Reply to  José Angelo
11 anos atrás

Caraca!!!! Nesse gif aí dá pra ver direitinho como a bagaça sobe e desce!!!

Lucas
Lucas
11 anos atrás

Se for isso – e tudo indica que seja – é genial! Um tapa na cara de tantas restrições aerodinâmicas impostas pela FIA.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
11 anos atrás

Olha, pode ser ilusão de ótica, mas que parece parece!!! Se for, então, suponho eu (entendido que sou) que em alta velocidade a asa puxa o bico para baixo, permitindo que a asa inteira (ohhh) fique mais próxima do solo!! E como, imagino, não se faz o teste de 100 quilos com o bico….por isso a asa foi aprovada!!! : )

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Não é de hoje que se levanta essa lebre de asa flexível nos Red Bull. Mas eu concordo com o Ernesto Longhi em sua observação sobre a FIA não permitir. Os carros são vistoriados no parque fechado, não teria como praticar isso. Não com peça de borracha, assim na cara larga. Deve haver algum material flexível na composição maciça dessa peça.

Enko
Enko
Reply to  Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

caro speed, vou lhe contar uma estória; na época dos speeds, (fuscas) em interlagos, havia um cara que nunca era pego na vistoria do motor, (quando protestado), um dia o mecanico esqueceu de virar o motor para o comissário medir, uma bancada de cilindros era 1600 outra era 1700.
precisa ver o que é vistoriado na inspeção da fia, e qual o critério usado.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Enko
11 anos atrás

Só você, cara, pra comparar um fusca com um Fórmula-1!

Francisco M
Francisco M
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Interpretação de texto nao é seu forte, ele somente falou que o que nao é vistoriado nao é pego.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Francisco M
11 anos atrás

Você não leu as entrelinhas. A vistoria de um fusca de corrida (?!) não se compara à vistoria de um F-1.

Dav
Dav
11 anos atrás

Sim e de algum material mole tipo borracha nesta imagem (gif) com zoom mostra a peça
http://img.imgur.com/sbeeM.gif

Rubem
Rubem
Reply to  Dav
11 anos atrás

Chega a fazer barriga de mole…

Tiago
Tiago
Reply to  Dav
11 anos atrás

Pois reparem que o mecânico faz uma alavanca naquele “bico de tubarão martelo”, onde fica a câmera. Parece que é por isso que o bico entorta, e não porque ele é de borracha. Uma peça de fibra pode muito bem entortar numa situação dessas (acho).

Walter S.
Walter S.
Reply to  Tiago
11 anos atrás

Pode entortar não.
Fibra de carbono tem por principal característica a rigidez.
Aquilo é algum outro material.

Vinicius Mendonça
Vinicius Mendonça
11 anos atrás

Realmente o bico é flexível e parece que tem um aspecto de borracha. Assim que o mecânico agarra naquelas duas asas pretas nas laterais, o bico torce claramente no sentido anti-horário. Depois quando ele pega na frente, a pontinha também parece subir.

Me lembrei da imagem do Newey durante a corrida olhando o bico, observando os detalhes das aletinhas quebradas, pra ver se o bico precisava ou não ser trocado. Será que é esse o segredo dele que ele queria esconder?

Não sei o quanto ou se essa elasticidade do bico afeta a asa lá em baixo, mas é fato que o formato do bico varia, e dá vantagem à Red Bull. Acho que eles não usariam um bico desses em uma pista com curvas de alta, nessa pista de Mario kart aí é fácil.

Victor
Victor
11 anos atrás

Se o bico é de borracha não importa, o interessante é no link da matéria, aí mostra a asa inteira movimentando em relação aos outros carros, ou seja, asa móvel na frente… PODE ISSO, ARNALDO?

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
11 anos atrás

Tá bem claro que o bico é feito de um material mais borrachudo mesmo.

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

De iluminação não tem nada. A asa é flexível sim. E faz todo sentido ela ser flexível em se falando de aerodinâmica. Entre no link que o flavio postou que vcs vão ver. http://blog.axisofoversteer.com/2012/11/Red-Bull-flexi-wing.html

jonas
jonas
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

No link tem uma gif que mostra o bico com zoom. Existe uma barra (aparentemente da suspensão) que é paralela ao bico, quanto o mecânico puxa o bico pra cima a barra continua paralela em relação a parte amarela. (ela faz um movimento contrário, inclusive. o que acho estranho, mas continua paralela).
Se o bico fosse móvel da forma como parece veria-se uma parte maior da barra, o que não acontece. Ele até pode ser móvel, mas seria uma “micro-mobilidade”.
E sim faz sentido ela ser móvel.

jonas
jonas
Reply to  jonas
11 anos atrás

ahh e temos que lembrar: esse bico estava avariado, então algum movimento estranho pode até ser considerado normal.

PHILIPE SPEED
PHILIPE SPEED
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

TÁ CONTRATADO PRA TRABALHAR NA FIA.

Ernesto Longhi
11 anos atrás

Ah, mas é mole…

Ernesto Longhi
Reply to  Ernesto Longhi
11 anos atrás

Não necessariamente de borracha. A FIA não permitiria, não passaria nos crash tests, eu acredito. Se realmente existir movimento, deve ser alguma trama difrente na fibra de carbono naquela região específica, que permita esse flexo…

Enko
Enko
Reply to  Ernesto Longhi
11 anos atrás

ernesto; quem, garante que esse bico passou pelo crash test.?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Enko
11 anos atrás

Enko, mais uma bordoada!
Cara, pede pra sair…………………..

Benicio
Benicio
11 anos atrás

Aposto com qualquer um aqui do blog se o Canguru desolado tem o mesmo bico do FFFFetel.