MENU

quarta-feira, 7 de novembro de 2012 - 21:29Antigos em geral, Tecnologia

DIVERSÃO MODERNA

SÃO PAULO (na falta de outra) – Uma das coisas interessantes neste mundo de Google Maps é ver o que existe em determinados endereços que, um dia, foram importantes para alguém por alguma razão. É possível, por exemplo, ir até a Alameda Casa Branca para ver o lugar onde Marighella foi assassinado pela ditadura (falando nisso, já compraram o livro do Mário Magalhães? Não? Estão esperando o quê, exatamente?), ou passar diante da casa do famoso Crime da Rua Cuba, ou ainda ir até a Rua Vemag e chorar diante das ruínas da primeira fábrica de automóveis do Brasil.

Às vezes pego uns anúncios antigos, como este enviado pelo Mário Buzanfan, e “viajo” até o endereço indicado. Vejam aí embaixo: 442, Foothill Boulevard em La Cañada Flintridge, Califórnia. Era lá que faziam motorhomes sobre chassis de Schnellaster nos anos 50. Coisa mais linda… Eu dava um dedo por uma dessas.

Hoje ainda mexem em carros por lá. De vez em quando fico fantasiando que nessas velhas garagens existem paredes falsas que escondem carros zero, porões cheios de peças, sótãos repletos de equipamentos…

Mas não tem nada disso, não, é só fantasia mesmo. Se bem que vira e mexe a gente flagra uns carrinhos legais nas ruas. Notaram a BMW estacionada?

10 comentários

  1. Renato disse:

    Outra diversão é acessar a localidade pelo Google Earth e voltar a escala de tempo para ver a evolução (ou involução?) do local com o passar dos anos.
    No caso ra rua Vemag, a primeira foto aérea do Google é de 2004. Experimente, mas lembre-se que a imagem do Street View não corresponde ao ano da vista aérea.

  2. Renato disse:

    Dá pra fazer uma série apenas sobre pontos automobilísticos no passado e no presente.

  3. Alexandre - BH disse:

    Engraçado como é difícil resgatar a memória neste país. Eu tinha vagas lembranças de uma antiga concessionária Chrysler aqui de BH, a Lux. Custei, mas consegui achar umas fotos. E valeu a busca! Tem um ótimo acervo no blog “Showroom Imagens do Passado”, com os lindos modelos Dodge 1972 na vitrine! Em outros blogs tem as fotos também, mas em nenhum deles encontrei o endereço exato da loja. Só sei que era na avenida Antônio Carlos, hoje totalmente modificada por conta de obras de duplicação. Nos anos 90, a empresa se tornou revenda… Lada! Infelizmente, não achei fotos dessa fase áurea! Os camaradas falharam nessa.

    Aqui, as fotos da Lux:
    http://showroomimagensdopassado.blogspot.com.br/2012/04/concessionaria-chrysler-comercial-lux.html

    Aqui, salvo engano, a imagem do lugar em 2011:
    http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&q=ant%C3%B4nio%20carlos%2C%201305&psj=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&bpcl=37643589&biw=797&bih=470&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl

  4. Jason Vôngoli disse:

    A biografia do Marighella já está aqui. A Schnellaster ainda não. Faltaram tempo e coragem…

  5. Sandro Macedo disse:

    Eu também gosto de fazer isso, principalmente com anúncias de brinquedos dos anos 70 e 80.

  6. disse:

    Outro barato é o Google Earth X http://geoportal.com.br/ e comparar São Paulo de 1958.

  7. Durvaldisko disse:

    Pela descrição, tinha mais qualidades do que os similares atuais.Isto é, se ainda produzirem motor-homes ….

  8. Ricardo Otto disse:

    “De vez em quando fico fantasiando que nessas velhas garagens existem paredes falsas que escondem carros zero, porões cheios de peças, sótãos repletos de equipamentos…”
    Esta e a fantasia de abrir uma velha garagem e encontrar um carro escondido do mundo há décadas são os fantasmas dos sonhos dos antigomobilistas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>