MENU

Sunday, 11 de November de 2012 - 20:33Automobilismo brasileiro

LANCER E IMPREZA NA PISTA

SÃO PAULO (caíram os verdes) – Ano que vem esse campeonato, a Lancer Cup, vem para valer, na pista da Mitsubishi em Mogi-Guaçu. Algumas “corridas-teste” já aconteceram. O autódromo é maravilhoso e os carros são bem legais. Andei num desses outro dia, a convite do pessoal da montadora japonesa.

Vamos ver se a categoria pega, assim como uma nova que será lançada terça-feira, a Touring Racing Club. Esta vai usar modelos Impreza WRX sedã da Subaru preparados pela Dragão Motorsport com motor 2.5 turbo e 350 hp. Estão por trás do campeonato a dupla Paulo Gomes e Marçal Melo. Fala-se em seis etapas com duas baterias cada com atrações “para tornar o evento uma experiência completa para toda a família, além de patrocinadores”. Ah, esses marqueteiros… Que tal fazer corridas em vez de experiências?

Quem quiser conhecer esse Subaru de pista, vai ter um “brunch” na terça numa concessionária da marca em São Paulo. Mas acho que é só para convidados, então não vou dar o endereço.

E assim ficamos para 2013: entram Subaru e Mitsubishi, sai a Mini — seu campeonato, o Mini Challenge, foi descontinuado. E mais uma marca pode deixar os autódromos. O DTCC, conduzido por uma revista chique junto com a Audi, não tem ainda futuro definido. A revista deixou a organização, mas não sei se a categoria será extinta. Aquele campeonato de Mercedes, de carros automáticos, também segue, pelo jeito.

28 comentários

  1. Guest says:

    Com a falência do banco que bancava grande parte dessas competições, sobrará pouca coisa em 2013…

  2. Lucas Neves says:

    Assim como o proprio Vello Cittá, que é uma pista fantastica mas infelizmente o publico consegue só ver frestas em uma estrada de terra que passa proximo.

  3. Alfredo Junior says:

    Parece legal, mas é mais um campeonato de Playboydrivers, como quase todos (salvo a Truck e alguns pilotos de outras categorias ) , o que infelizmente não irá popularizar novamente o esporte no Brasil. O sonho de um verdadeiro campeonato de marcas, com carros mais baratos, gente verdadeiramente apaixonado pelo esporte, torcer pelo carro que está sendo preparado por uma oficina perto da sua casa, grid cheio (de 40 à 60 carros), entre outras coisas legais , que são bem mais simples, se tornam ainda mais distante .

  4. Diego - Floripa/SC says:

    Bom dia, acho que infelizmente será mais um destes eventos para endinheirados, que depois de 3 anos cansam da brincadeira. Não tenho nada contra gastar o dinheiro com automobilismo, até a favor, porque eu faria o mesmo. Mas não acrescenta nada para o automobilismo nacional no que diz respeito ao que a gente tanto fala, que é fortalecer as corridas por aqui.

    Precisamos de um campeonato de turismo forte, com boas marcas envolvidas, caso o contrário, mais um evento para convidados tomarem vinho caro e destruírem alguns carros.

    • Diego - Floripa/SC says:

      Ah, e já que essa gente tem muita grana e vontade de correr, bem que poderiam trazer um campeonato de carros clássicos para o Brasil, como tem na Europa com carros de F1, Endurance, Rally…

  5. ags5859 says:

    Mais uma tentativa, mas enquanto tiver peças de 80 anso ainda no meio do esporte, só vai servir pra UNS embolsar uma grana, comprar boi em Goias, e deixar os fyus dele mamar sem fazer P nenhuma..Paulão, deixa de ser maluco, vai cuidar das fezendas que seu falecido sogro deixou pra sua ex esposa e hj..vec ainda quer fazer o que?…Aposneta mané..vce foi ídolo,hj..seja um cidadão comun..larga dessa coisa..
    Arruma emprego para os dosi pé de breque que vce cria..não são pilotos e nunca irão ser..Por favor, deixa o esporte criar, descobrir genet nova…sai do palco………..

  6. Marcão says:

    Podem falar o que quizerem desses “eventos””..
    Eu sou um pobretão e gosto mesmo assim….
    Não vejo a hora de estar no Vello Cittá de novo, vi os porsches gostei “”demaisdaconta.com.br”” !!
    Vi os Lancer, achei fantastico… E o Melhor é que depois que as categorias são desmontadas pelas empresas os carros acabam indo correr em outras categorias.. Como a força livre, endurançe e turismo…
    E tem mais,, essas categorias monomarcas novas, são melhores dos que as que são apresentadas as arquibancadas…Basta ver a última da porsche em interlagos.. Tinha gente até pelo ladrão, tudo convidado.. Sem nhe nhe nhe de TV e posto de gasolina…

  7. Sanzio says:

    [offtopic]
    Flavio, consta que o Victor Martins anda conspirando contra sua pessoa. Ele está se baseando nesse video: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WH5xn2zzCkw

    Cuidado!

  8. Horse says:

    O campeonato brasileiro de futebol de 2012 já tem o campeão, será que agora a Globo transimte o GP dos EUA ao vivo?

  9. Ricardo says:

    O Otávio Mesquita fez uma matéria no programa dele “Claquete”, onde mostrou os carros e a pista, onde quem quiser e tiver condição financeira pode fazer um curso de fim de semana de pilotagem. O Otávio inclusive comentou que talvez vai largar a porchse cup e correr pela Lancer cup.

    • Marcão says:

      Pronto!!!
      Vai acabar com um monte de lancer “”dos outros””…
      Do mesmo jeito que vem fazendo na porsche!!!!
      Se for verdade é bom o povo da “”mitsu”” analisar com cuidado o histórico desse cara como piloto…
      Não tenho nada contra a pessoa do Sr. Otávio Mesquita, mas com piloto é um bom apresentador de TV….

  10. Dudu Mazzei says:

    Se a Lancer Cup tiver a mesma organização do rally cross country Mitsubishi Cup, que tive oportunidade de fotografar todas as etapas de 2012, será um sucesso. Recomendo também o Lancer Experience, um dia inteiro para experimentar o Lancer Evo X na pista deles lá em Mogi. Um show! Enquanto isso, as montadores “nacionais”…..

  11. Victor says:

    O problema é que vai ser mais um campeonato pra ‘bacana’, haja vista que estes carros custam uma fortuna.

  12. Alexandre Werner says:

    Esses campeonatos monomarcas já nascem extintos. Bom mesmo seria recuperar o velho Brasileiro de Marcas. Ae não ia ter esse papinho de “racing experience”, ia ser competição mesmo com marcas diferentes tentando provar quem faz o melhor carro.

    • Carlos says:

      Nascem mesmo, voce sabe tudo, o Mitsubishi Motorsports esta desde 1995 acontecendo , e atualmente conta com um campeonato Sudeste e outro Nordeste, a Mitsubishi Cup existe desde 2000 , o Mitsubishi Outdoor esta na nona temporada! Isso é acabar? A Mitsubishi constroi um autodromo homologado pela CBA, com capacidade de receber qualquer tipo de prova, voce acha que vai acabar?

      • Alexandre Werner says:

        Sim, acho. Campeonatos monomarcas em autódromos costumam ter vida curta.

      • Marcão says:

        Só um detalhe nessa sua opinião Sr Alexandre!!
        Vc pode estar certo como pode estar errado, 50% pra cada lado!!
        Eu vi a organização, os detaçhes e o cuidado com os carros e pilotos… então, a minha opinião é de que 75% para que de certo e 25% para que as coisas deixem de acontecer.. Faz parte do jg… Legal seria se apostar na continuidade da categoria….Seria legal??? Né não???

  13. Rafael says:

    Sinceramente não entendo essas categorias monomarcas. A Copa Petrobras de Marcas tem tudo pra crescer, até a Mitsubishi já esta lá. Pra que criar algo “novo” e ao mesmo tempo “frágil”.

    Não entendo porque Subaru, Mercedes ou qualquer outra não se juntam a um campeonato ao invés de fazer tudo do zero. Organização, divulgação,… tudo isso pra acabar anos depois sem nenhum resultado “marqueteiro” de verdade. Seja no aumento do nome da marca no país, seus fãs/compradores e claro, desenvolvimento de peças e melhorias nos carros.

    Estamos muito atrasados…

    • Sandro Auzani says:

      Simpesmente porque a Copa Petrobras de Marcas, para as montadoras é só a casca dos carros. Os motores, câmbio e demais items mecânicos são os mesmos para todos, não havendo um verdadeiro confronto entre as marcas.

      O que eu não entendi bem foi ver o Sr. Estoque (Carlos Col) como piloto na Lacer Cup. Será que é ele o promotor deste campeonato também?

  14. Minoru says:

    Se eles fizerem o mesmo que fazem com a Copa Pajero, acho que vai emplacar!
    Flávio, você vai entrar em alguma das duas categorias AWD?

  15. Talles Almeida says:

    campeonato da audi? tinha um? sério mesmo?

    o que irrita é essa mania de fazer campeonatinho monomarca.

    é tudo muito plastificado, “experiências” nada atrativas… campeonatos multimarcas já!!!

    • Marcelo Couto says:

      Talles, esses campeonatos são “eventos” para milionários entediados. Não há interesse em estimular público. Os pilotos são apresentados aos carros no dia da corrida e não chegam nem perto de um motor (faz barulho, cheira mal, essas coisas…). Resumindo, não é para o bico de meros mortais apaixonados pelas pistas.

      • Alvaro says:

        Acrescentando um detalhe: FG se um evento e para “convidados então não vou dar o endereço ” … Nos poupe deste tipo de “informação “.

      • Talles Almeida says:

        concordo com você! eu moro do lado de Interlagos. Não piso lá faz quase 3 anos. e não tenho intenção de aparecer por lá tão cedo.
        não há nada que me motive a escaldar no sol, ou congelar no frio de interlagos atualmente

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *