NOT BAD

SÃO PAULO (faltou) – A Red Bull conquistou matematicamente ontem seu terceiro título mundial de Construtores. É uma façanha. Afinal, a equipe disputou sua primeira temporada em 2005, como sucessora da não muito bem sucedida Jaguar — que por sua vez teve origem na Stewart.

A equipe divulgou alguns números dessa curta e vitoriosa trajetória na F-1. Reproduzo os mais relevantes:

– É a quarta equipe na história a conquistar três títulos seguidos de Connstrutores. As outras foram Ferrari (1975/76/77 e 1999/2000/01/02/03/04), McLaren (1988/89/90/91) e Williams (1992/93/94)
– 290 corridas disputadas
– 34 vitórias
– 46 poles
– 80 pódios
– 1.844,5 pontos
– 2 títulos de Pilotos (Vettel em 2010/11)

Não é difícil entender as razões do sucesso, embora seja dificílimo alcançá-lo. A Red Bull tem dinheiro, claro. Mas não tanto quanto a Ferrari, a Honda, a Toyota, a McLaren. Trabalha com orçamento enxuto, mas bem gasto. Investiu, sobretudo, em material humano. A equipe não tem ligação oficial com montadora alguma. Compra motores da Renault. E faz o resto em casa.

Adrian Newey está no centro dessa estrutura que funciona muito bem. Com passagens vitoriosas por Williams e McLaren (ganhou os Mundiais de pilotos de 1992/93/96/97/98/99), chegou a assinar com a Jaguar em 2001, mas acabou não indo. Ron Dennis convenceu-o a ficar. No final de 2005, foi parar na Red Bull. Ganhou mais dois títulos com Vettel, em 2010 e 2011. Está a um quarto lugar de faturar outro, domingo em Interlagos.

Christian Horner é outra figura fundamental. Jovem, homem das pistas e das corridas, sabe lidar com seus pilotos como poucos. Respeitado e competente, dirige uma equipe azeitada e eficiente. Helmut Marko, o Grilo Falante, homem de confiança de Dietrich Mateschitz — dono da empresa de energéticos —, faz o trabalho sujo de feitor e cuida da base.
Não sei se vai estabelecer uma hegemonia tão longeva quanto a que a Ferrari instaurou no início do século, baseada no quarteto Schumacher/Todt/Byrne/Brawn. É duro, num meio tão competitivo. Mas já fez muito. Muito mais do que seria possível imaginar em 2005, quando comprou a Jaguar. Na época, ninguém apostaria um euro furado na Red Bull, que era vista apenas como uma ferramenta de publicidade para vender latinhas de bebida esquisita.Com um marketing agressivo e antenado, a Red Bull é a modernidade num universo um tanto quanto envelhecido. Exemplo a ser seguido, o time faz aquilo que equipes bem mais antigas e tradicionais têm dificuldade em levar a cabo.

É muito mais que isso, como se vê.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
hermann
hermann
11 anos atrás

Então as origens da equipe Red Bull é a Stewart Racing???

Bellissimo
Bellissimo
Reply to  hermann
11 anos atrás

Sim…. Era Stewart, depois Jaguar (ambas com muita influência da Ford) e depois RedBull

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Seria uma equipe boa para ter uma torcida, embora seja bem esquisito torcer por latinhaa de energético… Torcer por carros vermelhos eh mais fácil!

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Será que Red Bull irá tão longe? Ou será igual a outras como exemplo a Benetton que teve seu auge e depois caiu. Engraçado que das equipes de tradição na F1 (Ferrari e McLaren) tiveram seus momentos de decadências e depois se reergueram e as equipes de sucesso fugaz sumiram rapidamente do mapa ou foram comprada por outras. Vamos ver se realmente a equipe “Que te de Asas” vai ser realmente uma eterna competidora na F1.

Anselmo
Anselmo
11 anos atrás

Alías, corrigindo. Se fosse pra ter uma Ferrari denovo seria uma Mais antiga, já wue quebra fácil mesmo, prefiro uma das antigas que são mais bonotas e nao dvem perder tanto valor.

Anselmo
Anselmo
11 anos atrás

Eu já comprei uma Ferrari, na verdade recebi ela em contas, uma 355 gts f1 1999, preta. Demorei um ano para conseguir vende-la por um preco bem inferior ao que eu tinha “pago”. Nesse meio tempo ainda quebrei o cambio e ai foi mais um bom. Tem que ter muita grana e muita paixao pra ter um carro desses no Brasil, foi minha primeira e ultima Ferrari.

Quanto ao Red Bull nunca tomei, sempre tive um pé atras com esses energéticos, de qualquer marca.

Então respondendo a pergunta do parceiro lá em cima, já tive uma Ferrari e nunca tomei Red Bull.

Parabéns RB. Mas ainda torço pra Alonso levar o Tri no Brasil. O FFFêttel ainda terá inumeras oportunidades de conquistar o Tri, tetra, penta, etc… Seja na RB, seja na Ferrari ou qualquer outra equipe que esteja na ponta.

Elaine
Elaine
11 anos atrás

Grande Flávio Gomes! Puxa, me emociona só de lembrar o quanto o Schumacher fez pela Ferrari… O cara carregava sozinho nas costas. Vamos sentir saudades do nosso alemão eterno, né? Parabéns pelo blog, beijos.

Hallan
Hallan
11 anos atrás

Estatística é uma porcaria. Porcentualmente a Brawn GP é a melhor da história.

Jackspeed
Jackspeed
11 anos atrás

minhas previsões sobre o futuro na F1:

1-Vettel se torna o piloto recordista de tudo:títulos,pole,melhor volta já correndo pela Ferrari.

2- Vettel já na Ferrari se torna o novo vilão pois estará na equipe nazista do mussolini. depois de Schumacher o vilão mor das viúvas e de Alonso o vilão atual dos patéticos!ou seja, correu na Ferrari é vilão e se o segundo piloto for brazuca, vira capacho.

Micromax
Micromax
11 anos atrás

Favor incluir no time da Ferrari Mr. Barrichello(2000/2005)…este sim principal colaborador daquele período de domínio ferrarista…..

Cleber
Cleber
11 anos atrás

Em todos os esportes eles entram pra vencer, as melhores equipes, profissionais…

Antonius
Antonius
11 anos atrás

Essa história da Red Bull Racing me faz pensar no antigo “Grupo Sérgio” que tinha aqui na rua Taquari (perto da Javari), que foi sucedido brevemente pelo Habib’s (que subiu pra Paes de Barros e tá lá até hoje), que depois, ainda, virou um Bingo (Acho que era Bingo Grande São Paulo) antes de se tornar o que hoje é : o “Armarinhos Fernando”…………..e pensar que, antes disso tudo, ali foi o auditório do colégio que estudei: O São Judas Tadeu.

O cenário mudou, pessoas e amigos dali se foram, mas na essência, o bairro continua com sua hospitalidade e simplicidade.

Não vejo com bons olhos a gestão de empresas endinheiradas que na essência nada tem a ver com automobilismo.
Mas,………………..são outros tempos, né?
E ter a mente aberta pra aceitar isso,……… às vezes, é um exercício muito difícil, pra quem “se vira nos 30” pra acompanhar a categoria desde 79, mas a F1 continua e sempre continuará nos trazendo grandes espetáculos.

Com o tempo, a gente fica mais tolerante e passa a “digerir” melhor as mudanças!

Josafá Paiva
Josafá Paiva
11 anos atrás

Se existe uma equipe que merece vencer este campeonato é a Red Bull.Não apenas por ter um piloto excepcional mas pelo fato de assumir riscos como fez em 2010 não favorecendo nenhum piloto antes da hora perdendo pontos importantes ,enquanto o Alonso se aproximava do título e usava a batida entre Vettel e Weber pra reforçar a defesa do jogo de equipe, como se o campeonato já estivesse definido em favor dele.No final o título de Vettel mostrou que uma equipe pode ser campeã sem perder a dignidade.

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

Não sabia que o Dietrich Mateschitz curte carrinhos russos. Ficou muito legal esse decorado de Red Bull. O cara é mesmo um excêntrico…

http://www.limuzin36.ru/cars/supcar_zaz965_4.jpg

Horse
Horse
11 anos atrás

Flavio,
No meu entender quando falamos de equipes precisamos analisar certos detalhes.
Você fala com muita propriedade na façanha da RBR que iniciou sua atividades em 2005, a qual foi sucessora da Jaquar que po sua vez foi sucessora da Stewart, mas que o mérito é todo da atual equipe, RBR.
Os mais nostálgicos falam muito da Lotus atual como se fosse uma reedição da equipe dos anos 70 e 80 e sabemos que a única coisa que lembra aquelas épocas são as cores, aliás um dos pilotos também lembra os anos 70, Kimi que parece ter viajado no tempo ou nascido na época errada como ele mesmo diz, a Lotus do Emerson foi completamente diferente da Lotus do Senna que também é difenrente da Lotus atual, exemplo da RBR.
De modo que esse papo de sucessora, espólio ou outro nome qualquer não significa uma sequencia de scuderia.

hermann
hermann
Reply to  Horse
11 anos atrás

Poxa o kimi parece um pouco o Ronnie Peterson rsrsr

Luciano Manoel Pinto
Luciano Manoel Pinto
11 anos atrás

Flávio, 1994 não foi a Benetton com o Schumacher?
Em relação a Red Bull, acho que é a equipe mais simpatica atualmente, totalmente “old school”. Até estava torcendo pelo Alonso mas com essas mutretas da Ferrari começo a torcer pelo Vettel

Luciano Manoel Pinto
Luciano Manoel Pinto
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

putz, compreendi errado, associei as vitorias dos pilotos às dos contrutores

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

É isso aí Flávio, mas não podemos nos esquecer da Benetton, que fez algo semelhante, levou dois títulos com Schumacher e algum tempo depois foi vendida, se não me engano, para a Renault.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Estamos tendo o privilégio de ver um pedaço (bem bonito) da historia da F-1 ser escrita a cada domingo.

Parabéns para a Red Bull.

Imperador
Pergunta do dia: Quem aqui no Blog nunca tomou um Red Bull??? Agora… quantos aqui no blog já compraram uma Ferrari???…. rs rs rs… se fosse o pessoal de Maranello começaria a ficar preocupado com esse pessoal da Red Bull… que cuida muito bem de seus clientes e que tem um produto que vende como “agua”…

pedro-sc
pedro-sc
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

comparação idiota essa sua!

Wanderson Di Oliveira / Goiânia-Go.
Wanderson Di Oliveira / Goiânia-Go.
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Sua primeira pergunta e bem pertinente, eu nunca bebi Red Bull! Já a segunda pergunta acredito que permanecera 100 resposta, a turma que frequenta o blog a meu ver não tem bala pra isso não chefe.

Martim
Martim
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Eu nunca tomei Red Bull, nem Gatorade e nem Biotônico Fontoura. Não é cerveja, não bebo, só água com bolhinha.

Andre
Andre
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Dos que compraram Red Bull, quantos sonham em comprar uma Ferrari? Ou pelo menos dar uma volta em uma?
Deve ser perto de 100%.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Andre
11 anos atrás

Exato!