TAPETTONE

SÃO PAULO (já deu) – Desde segunda-feira pululam pela internet vídeos com as supostas ultrapassagens de Vettel sob regime de bandeira amarela em Interlagos. Análises profundas com setas, destaques, imagens congeladas, paineis luminosos acesos e intermitentes, fiscais com bandeiras agitadas e estáticas, informações no volante do carro e o escambau a quatro pingam aqui e ali, com gente falando com enorme autoridade sobre o assunto.

Isso animou a Ferrari a consultar a FIA sobre eventuais ilegalidades em manobras sobre Vergne e Kobayashi. Na verdade, o time italiano só cita a primeira, na quarta volta, em cima do garoto da Toro Rosso (tem vídeo aqui). Vettel poderia ter alguns segundos acrescidos ao seu tempo total de corrida e, assim, perderia o título. Aparentemente, a FIA se pronuncia hoje.

Não vai mudar o resultado da corrida, creio. Entre todas essas análises profundas e definitivas, assim como há aquelas que asseguram que Vettel fez um monte de coisa errada, há outras que asseguram que não. Pelo que pude ver, o caso com Kobayashi teve a ver com uma parada do japonês no box e é menos controverso. Com Vergne, o francês tirou o pé e Sebastian o ultrapassou na reta Oposta entre dois painéis com luz amarela, mas havia uma bandeira verde no meio do caminho.

É tudo meio confuso, mas a FIA que se encarregue de explicar. E acho coisa de mau perdedor esse negócio de recorrer ao tapetão. Ainda mais que foram ultrapassagens sem a menor importância para o resultado final da prova, tudo em linha reta, sem risco, com os ultrapassados tirando o pé por alguma razão. E se forem analisadas as câmeras on-board de todos os carros ao longo dessa prova, uma ou outra situação parecida será encontrada, ainda mais numa corrida com chuva, sem visibilidade e cheia de painéis piscando.

A ver. Já pensaram dar o título para o Alonso por conta dessa polêmica?

Eu, hein…

Comentários

  • Que choronso é mau perdedor.isso é fato.O mais ridículo é o Galvão chamar ele de samurai.Antes do Alonso se denominar um samurai ele devia ter visto a sete virtudes do Bushido (o código de conduta dos samurais):justiça,bravura,benevolência,sinceridade,cortesia,honra e lealdade.
    A única pessoa à quem o Alonso é leal é a ele mesmo.Além de sinceridade zero.O ego dele é maior que o nosso continente.

  • Como sempre disse, a Ferrari só sabe ganhar na base de mutretas e Schumi só conseguiu seus títulos assim. Se fosse mais honesto como Vettel não teria nem metade deles.
    E Choronso vai no mesmo caminho, conseguiu seus títulos na mutreta e continua tentando, só que para azar dele e da Ferrari, a RBR/Vettel são infinitamente mais competentes.
    Quanto a Toro Rosso, o mundo passa por eles e não é só as RBR, aliás no campeonato só ficaram na frente das Marussia, Caterham e HTR (que nem F1 são).
    Além do mais se a RBR fosse fazer jogo de equipe, o Webber que estava em quarto teria segurado o Hulkenberg pro Vettel chegar e passar os dois e ficaria em quarto.
    E se acontecer um milagre de em 2013 Massa chegar bem na frente do Alonso, podem ter a certeza que vão (Alonso /Ferrari) “sabotar” Massa pra ele ir lá pra trás.

  • Curioso é o seguinte: aqui, é terminantemente proibido falar bem de / ou torcer para pilotos brasileiros, senão você já é taxado de “pacheco”. Se o gb elogiar, então nem se fala. O que dizer então, das trocas de acusação entre a imprensa espanhola e alemã???

    Quanta patuscada!!!

  • Felizmente ja saiu o resultado, e foi esclarecido que o Vettel passou sobre bandeira verde.

    O Roubonso se esmera cada vez mais em compensar as limitacoes de piloto com falcatruas, eh simplesmente lamentavel.

    Sugiro ele gastar tempo tentando aprender a fazer uma volta rapida com o carro.

    Na epoca da McLraren, como ele sempre classificava atras do Hamilton, a tatica foi dizer que a equipe favorecia Lewis…

    • O Choronso só ganhar se tiver alguma mutreta, caso contrário fica lá pra trás.
      Só chega na frente pela quebra ou azar dos outros e com Massa de escudeiro e cedendo lugar.
      Aliás, Massa é mil vezes melhor, como provou quando tinham o mesmo carro.

  • A bandeira amarela era na curva do Café e entrada dos boxes, dali pra frente, em plena reta, tava liberada. Viagem isso. Bandeira verde é de quando o cara consegue ver em diante. Não precisa passar daquele ponto. Pelo visto a Ferrari já desistiu da palhaçada.

  • Pelas posições que Vettel terminou a corrida, se Alonso tivesse vencido, seria o campeão. Por isso, só quero fazer uma pergunta: se Alonso tivesse vencido, com Vettel em quarto, e se aparecessem vídeos colocando em dúvida alguma ultrapassagem do ferrarista, a Red Bull também não iria pedir explicações a FIA??? E se pedisse, também seria chamada de “má-perdedora/’ ou coisa pior??

  • Não sei se alguém já fez esse comentário (não vou ler os 130 para conferir), mas o Vettel passou antes da bandeira verde. Até a bandeira verde, vale a amarela anterior.
    Nunca concordei com tapetão, muito menos com tapettone. porque acho que é um recurso de mau perdedor, mas pode estar aí a possível punição ao Vettel. Uma pena! Não merece.

  • Comentários ridículos e absurdos – atribuindo a autoria da representação ao Alonso, aliás, pura perseguiçãozinha pessoal de espectadorzinho qualquer, já que ninguém tem ideia nenhuma disso, pois foi a Ferrari que entrou com representação – à parte, acho que não é bem por aí que se deve ganhar um título.
    Não se ganha dessa forma. E se ocorrer não vai ter 0,5% da sensação e da graça que é ganhar um título. Aliás, se duvidar nem Alonso quer isso, apesar do título favorecer apenas a ele e não à Ferrari. Alonso já declarou que foi a melhor temporada dele e o reconheciemnto que recebeu pela disputa do título até o final foi imenso, uma improvável punição e consequente título a Alonso (por decisão judicial =/) mancharia tudo isso. Mas além do $$ pro piloto, não vai ter graça nenhuma pra F1.

  • Regras existem para serem respeitadas e se for comprovado que Vettel infringiu alguma regra, a punição tem de vir… Se com a punição Alonso for sagrado campeão, ótimo… Fez-se valer a regra… É o correto…

  • A Ferrari só estava querendo que a FIA confirme que houve erro dos comissários. O artigo 179b do Código Esportivo Internacional da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) diz que um resultado pode ser revisto se um novo elemento for descoberto, mas que a apelação deve ser feita até o dia 30 de novembro do ano corrente. Até agora o que a Ferrari fez foi informalmente apresentar uma carta pedindo esclarecimentos a FIA, e não uma apelação formal. Todavia, segundo lembra o Keith Collantine no F1 Fanatic, o Código Esportivo Internacional da FIA prevê que qualquer protesto contra erro dos comissários deve ser feito até 30 minutos após a publicação do resultado da corrida pela FIA – o que não aconteceu. O interessante é que Alonso postou na terça-feira uma enigmática mensagem em espanhol na sua conta no Twitter – “Eu não faço milagres. Faço das leis corretas os meus milagres” – escreveu o piloto da Ferrari.

    • Correta sua observação. Não houve qualquer recurso ou reclamação da Ferrari sobre o resultado do GP Brasil e sim, uma simples consulta baseada em videos que estão pipocando pela Internet em todo o mundo. Quero saber quem, na mesma situação, não faria a mesma coisa….

  • EU acho que o HONESTO GANHOU torci para o Alonso e Ferrari …não gosto do Vetel é muito irritante muito jovem tem um puta carrro que qualquer um vencia Eu não gosto dele mas sua Equipe é HONESTA ja provaram varias vezes isso e segundo a LEI de DEUS e seu FILHO JESUS QUEM É HONESTO GANHA … Vetel deu uma declaração incrivel apos a corrida disse ” TUDO QUE PODIA DAR ERRADO ACONTECEU ” FOI INCRIVEL EU NÃO ACREDITO QUE GANHEI …………. Facil .a explicação ..quando o CHEFE MANDA ….ACONTECE …

  • Algumas considerações sobre o campeonato, pilotos e carros:

    – A Ferrari começou mal, e a Red Bull não começou se destacando muito. Ninguém se destacou no início. Nem a McLaren, que na primeira corrida parecia que iria dominar;

    – As equipes foram se encontrando, e os pilotos se sobressaindo. Restaram os mais regulares (Kimi) e os talentosos além da média (Vettel e Alonso);

    – A Red Bull teve um carro tão bom quanto a McLaren na fase asiática do campeonato. Mais precisamente, Índia, Coreia e Japão. Em Cingapura, Abu Dhabi, EUA e Brasil, o carro dominante foi a McLaren e a Red Bull, a segunda força;

    – A McLaren mostrou-se pouco confiável durante o campeonato, apesar de na pista ser a melhor. A Red Bull teve seus momentos poucos confiáveis, com as diversas quebras no alternador do motor, a última em Austin. A Ferrari teve o carro mais confiável da temporada;

    – A Red Bull teve seu momento de baixa. Alemanha, Spa, Monza, por exemplo. Nesses circuitos o carro tinha velocidade de reta bem inferior ao de McLaren e Ferrari, e neles esse fator conta decisivamente. Ainda assim Vettel conseguiu administrar resultados para se manter na briga, como Alonso fez com maestria quando seu conjunto estava abaixo da crítica;

    – Vettel sofreu punições controversas ao longo do campeonato. Na Alemanha, em ultrapassagem a Button, mas principalmente em Monza, na ultrapassagem a Alonso. Que o havia ultrapassado, sem ser punido, exatamente da mesma maneira no ano anterior;

    – Se o carro de Adrian Newey é tão fantástico assim, o que explica o sexto lugar de Webber no campeonato? Webber teria de ter sido vice ou, caso o talento “sobre-humano” de Alonso conseguisse se sobrepor ao talento de Newey, pelo menos terceiro. Foi sexto, atrás das duas excelentes e não confiáveis McLaren;

    – Se a Ferrari estava assim tão ruim, o que explica a ótima segunda parte de temporada de Felipe Massa? Que só não foi melhor que o Alonso porque teve de ceder (justificável) posições para ele em duas ou três ocasiões. A Ferrari conseguiu encontrar um equilíbrio? Ou era Felipe Massa que estava tão ruim na primeira fase do campeonato a ponto de valorizar o desempenho de Alonso?

    • Porque Vettel terminou tão à frente de Webber?? Resposta muito simples. Porque além da maior qualidade do piloto alemão, Webber também é considerado 2o piloto. Por isso tem um carro inferior e não recebe as mesmas atenções. Não custa lembrar o caso da asa dianteira antes do – se não me engano – GP da Inglaterra no ano passado, e o comentário do próprio Webber em uma de suas vitórias no mesmo ano : “nada mal para um 2o piloto”. Ou vc é um daqueles que acreditam que na Red Bull não existe preferencia por um dos pilotos??

  • Acho de uma falta de dignidade tremenda o Alonso e a Ferrari tomarem essa atitude. Um piloto tão sensacional quanto o espanhol e uma equipe com a tradição da italiana só têm a manchar seus nomes com isso.

    Nunca poderá ser provado que o Vettel ultrapassou o Vergne em bandeira amarela. As imagens não são claras e a FIA, por meio de declaração do Charles Whiting (mesmo que ainda não tenha saído o pronunciamento oficial), considerou a manobra legítima. Assim, é uma dúvida que provavelmente nunca vai ser esclarecida.

    Se a Ferrari tem certeza de que houve manobra ilegal, deveria ter feito a reclamação durante a corrida. Só que provavelmente de nada iria adiantar. Vamos supor que o Vettel tomasse a punição: cumpriria o drive-trough, voltaria para a pista e só deixaria de galgar posições quando atingisse aquela que lhe daria o título.

    Eu estava lá e fiquei impressionada com o moleque. Se deu mal por diversas vezes, na largada, na relargada, nas estratégias equivocadas de troca de pneus. Assim como em Abu Dhabi, precisou recuperar-se por mais de uma vez, e o fez com talento, frieza e obstinação. É um monstro, esse alemãozinho. Poderia ter feito mais em Interlagos, muito mais. Mas manteve a cabeça fria para não colocar seu título em risco.

    Não era uma disputa entre Alonso e Adrian Newey. O que aconteceu neste campeonato foi o triunfo do conjunto Red Bull/Vettel sobre Ferrari/Alonso. Ambos tiveram seus momentos brilhantes, souberam administrar resultados e não se deixaram abater quando seus carros não corresponderam. Ambos largaram na frente e no meio do pelotão, e fizeram o público vibrar com desempenhos alucinantes, daqueles de se aplaudir de pé.

    Um deles teria de vencer. E foi Red Bull/Vettel. Um piloto menos arrogante aplaudiria o alemãozinho, em vez de fazer jogos psicológicos e questionar o talento do oponente usando o nome de seu antigo desafeto (Hamilton) para validar sua tese.

    Este piloto que, segundo o próprio Alonso, não é tão talentoso, é tricampeão consecutivo, duas dessas vezes derrotando exatamente o espanhol na última corrida. Questionar o talento desse competidor é questionar o próprio talento. Afinal, Fernando Alonso, ele não é assim tão bom, mas ainda assim você está perdendo para ele campeonato atrás de campeonato. Por quê? Assumir a vitória do rival e trabalhar duro para conseguir desbancá-lo no ano seguinte seria uma atitude digna de um piloto que tem confiança em si próprio.

    • Brilhante analise e conclusão Rafa….não me lembro de piloto mais arrogante, prepotente, antipático e não honesto na Formula 1 desde 1970, ano que comecei acompanhar todas as provas.
      Alonso é um piloto excepicional com o pior caracter da F-1….Viva Vetel, viva Hamilton, viva Buton e que venham novos….chega de Alonso!!!
      A Ferrari é a mais tradicional equipe da Formula 1 mas é a maior trambiqueira e com caracteristicas identicas às de Alonso – não consigo mais torcer por essa equipe.
      Alonso e Ferrari são da religião: “O fim justificam os meios” – não servem!!!!

  • “Ainda mais que foram ultrapassagens sem a menor importância para o resultado final da prova…” permita-me discordar. É justamente por influenciar no resultado final da prova que a Ferrari permite-se ir para o “pau”. A regra é clara. Se o alemão, sem querer, as descumpriu, tem que ser punido. Além do mais, Vettel tem idade e braço para ganhar mais 10 campeonatos obedecendo as regras…

    • Onde que influenciou resultado cara?
      O kobayashi logo depois de ser ultrapassado parou no boxes, ia ser ultrapassado de qualquer jeito.
      O carro da STR se não fosse ultrapassado naquele momento ia ser 1 minuto depois considerando a diferença de desempenho dos veículos.
      Se fosse uma ultrapassagem decisiva contra um concorrente que estava dificultando até eu poderia considerar, o que a Ferrari está querendo fazer é se aproveitar de uma situação pra não aceitar a derrota.

  • Segue o jogo… se a FIA rever os resultados vai ser a maior palhaçada de todos os tempos.

    Segue o jogo… CHUPA Alonso e para não perder a viagem… CHUPA Briatore… essa dupla só fez mal para a F-1.

    Imperador

  • Juntar italianos com espanhóis só podia dar nisso mesmo. Dois dos povos mais chatos da face da terra…
    O título esta em boas mãos com o Vettel, o piloto mais carismático e simpático do grid, ao contrário do finlandes cachaceiro que parece estar de ressaca o tempo todo e que só os brasileiros o acham carismático.

  • O espanhol topa na hora um título meio torto vindo desta maneira, pois ele já fez coisa muito pior por muito menos. Ron Dennis e Nelsinho Piquet que o digam. Comparado com o Alonso, Schumacher é um santo de tão ingênuo.

  • Seria mais uma mancha na carreira do espanhol, se o título fosse dado a ele através de manobra política. Não é questão apenas de estar certo ou não, se realmente Vettel fez uma manobra proibida durante a corrida, mas por todos os eventos em que Alonso já foi envolvido, os Cingapuragates, McLarengate, o “Fernando is faster than you!”, tantos e tantos episódios vergonhosos.

    Se eu fosse Alonso, faria questão de não levar isso a frente e tratar de ser campeão no braço, na pista, na capacidade técnica que sem dúvida nenhuma ele tem de sobra. Que deixe o tapetão para a CBA, ela entende disso.

  • Exatamente….No meio do caminho existe uma bandeira verde…Que prevalece sobre o sinal eletronico amarelo…

    Qdo vi isso no Marca até te mandei email….Alias falando do Marca fizeram uma enquete e 91% deu la que Vettel deveria ser punido…..São mais pachequistas que os nosso os gallegos

  • Mimimi da Ferrari, como sempre. Além de serem os mais trapaceiros da F1, ficam procurando jeito d torcer as coisas em benefício próprio…

    Não é toa que meu filho de 6 anos é fanático pela RED BULL.

    Eu mesmo hoje torço pra Lotus (Raikkonnen). E mais ainda se realmente contratarem o Kobayashi…

    • Esse pessoal da Red Bull sabe o que faz… tratam bem os seus clientes… e a preocupação com a imagem essta acima de qualquer choramingo ou possivel trapaça que possam existir.

      Se Eu fosse das equipes rivais na F-1 ficaria mesmo preocupado com esses caras da Red Bull… dinheiro não lhes falta (F-1 se faz com grana) e a imagem transpira arrojo e juventude… e podem ter certeza que a revolução não esta a parar por aí… de olho nesse reconhecimento todo recebido pela amarca a pdoerosa Coca Cola acaba de assinar um contrato com a Lotus… dessa forma poderemos ver os carros da Lotus e do Raikkonen com o patrocinio da BURN… marca de energeticos da Coca Cola (outra empresa que sabe como ninguém cuidar de seus clientes).

      Segue o jogo… que o Vettel, Raikkonen, Button e Hamilton nunca mais deixem o Idiota do Alonso ganhar um titulo… o que esse cara e o Briatore fizeram em 2010 é digno de exclusão sumaria da categoria.

      Imperador

  • Eu não engoli aquela punição ao Vettel na Alemanha, quando ele supostamente teria passado o Button “por fora” e obtido vantagem com isso.

    Aquilo chateou. Ficou parecendo coisa de “Maricón”.

    Se mudarem o resultado, vai ser uma coisa muito broxante.

  • Se isso acontecer, será a confirmação cabal de que é esta tal de Ferrada…. Trapaceia o tempo todo e acha que os outros são iguais a eles. Nem dá pra imaginar as falcatruas dos títulos que
    conquistou….. Acho que todos os pilantras dá Itália estão lá, só faltando o crápula do Briatore….
    Esse tal de piloto bão, não é la flor que se cheire, de honesto não tem nada. Só falta processar a Red Bull por usar a mesma válvula de pneu, vão dizer que copiaram. Quando ganham nunca tem nada de errado né???? Essa manobra, se vingar acabou essa tal de F1 de vez.

  • Pessoal,
    Eu concordo com o pessoal aqui que acha uma vergonha ganhar um título no tapetão. A Ferrari só vai passar vergonha com esta reclamação e, caso a FIA fizesse a besteira de tirar o título do Vettel, ia acontecer o que falou um torcedor italiano: “No próximo ano, o Vettel vai levar um capacete com a lenda: `3 na pista`”

    Mas fico sorprendido de ninguém falar aqui da falta de vergonha da Red Bull e seu segundo time, o Toro Rosso. Aqui todos ficam indignados, chocados, desesperados, porque o Massa faz jogo de equipe para o Alonso (coisa absolutamente normal, na minha humilde opinião, mas tudo é discutível), mas ninguém fala do descarado jogo de equipe dos Toro Rosso. É fácil fazer remontadas fantásticas tendo 3 colegas de time na corrida, que abrem passo para você, bem na reta, na cara de pau. O Schummy também abriu passo ao Vettel (depois fechou a porta ao Koba, que saiu da pista), mas isso me parece ok, é uma decisão pessoal do piloto que achou melhor no complicar a vida do seu paisano. Mas o jogo de time da Toro Rosso, em Abu Dabi e em Interlagos… um vergonha absoluta, muito mais que as tais falcatruas da Ferrari.

    E ninguém aqui diz nada? Só eu vejo isso???

    • É sério mesmo que você viu isso? Os carros da Toro Rosso são sofríveis, o cara vai passar de qualquer jeito. Agora a largada do Vettel em Interlagos foi atrapalhada por quem? Veja lá se o Webber não espremeu o Vettel na largada abrindo caminho inclusive, isso lógico sem querer, para as Ferraris passarem.

      • Os carros da Toro Rosso são sofríveis, o cara vai passar de qualquer jeito, mas precisamente por isso, é importante perder o mínimo tempo possível atrás deles. É incrivel como eles abrem passo e freiam nas retas quando têm Vettel atrás (é só ver o video das famosas bandeiras amarelas ou as ultrapassagens de Abu Dabi)
        O mais curioso é que os pilotos são tão cientes do seu rol que ninguém precisa falar no radio: “Vettel está mais rápido que você”. Eles sabem muito bem o que se espera deles. Isso é o bom de ter um time B, ninguém fica com o ego magoado.

        É fato que o Weber é um cara metido a besta, especialmente nas saídas. Mas na hora da verdade, deixou passo ao Vettel quando precisou. E também em Abu Dabi entrou em boxes justo quando tinha o Vettel atrás. Nada contra isso, são o mesmo time e é assim que funciona.

      • Vettel ultrapassou os Toro Rosso duas vezes em Abu Dabi e uma vez em Interlagos. Honestamente, não penso nem por um segundo que isso tenha sido decisivo para ele ganhar o título.

        Só não entendo porque todos se descabelam quando Massa faz jogo de equipo, e ninguém comenta o fato obvio de que a Toro Rosso é um time B da Red Bull, pronta para fazer jogo de equipo descarado desde a primeira carrera do ano. Me parece uma ilegalidade clara e anti-esportiva. Talvez não muito decisiva para o resultado final, ok, mas sem dúvida, muito mais deshonesta que as tristes jogadinhas de Ferrari privilegiando seu piloto melhor classificado para tentar evitar o inevitável.

      • Se é pra ser leviano, vamos ver tudo o que aconteceu este ano então!

        Quando o Alonso tava na frente na Malásia, e o Sérgio Perez voando atrás de sua primeira vitória na Formula 1, o rádio da equipe Sauber-FERRARI estranhamente determinou que o mexicano diminuisse o ritmo, para chegar ao final da corrida.

      • naum, nós também vemos!!!

        junta os 3 taurinos mais o schumacher… são 4 manés de cortejo… (eu não sei oq é pior o Massa se fazendo de vitima e assumindo o papel de escudeiro…) ou o Webber que fica rotando grosso mais na pista na hora do passão, fica fininho…

      • Se vc acha os caras Manés,porque não continua só assistindo o seu futebolzinho que deve ser o maximo que vc deve conseguir entender! E ainda mais sua opinião não ira mudar em nada a conta bancaria deles,a menos que vc seja algo mais que um misero anônimo frustado em suas espectativas de vida.

    • Concordo plenamente… Descarado o comportamento da RedBull e Toro Rosso… No meu entender o pior nem é isso, já que no fundo todos sabem que isso faz parte do jogo… acho pior posar de santo como o Vettel fez criticando as artimanhas da Ferrari.

      No fundo, são todos farinha do mesmo saco….

    • Eu concordo.
      Os carros da Toro Rosso (filial) parecem mesmo facilitar bastante as coisas quando surge um da Red Bull (matriz) atrás.

      PS. O título é do Vettel, merecidamente. Ao que parece, já tendo perdido o prazo de reclamação, Alonso e Ferrari estão apenas usando o seu direito: o famoso “Jus Esperneandis”.

      • Chega Alonso, chefa Ferrari, ninguém aguenta mais,
        Alonso deveria estar suspenso junto com Briatori,
        se Vettel agisse como o italiano, “fazendo esse jogo sujo de equipe”
        seria campeão faltando três corridas

        Deus queira que o Massa tenha recuperado a velha forma
        para enfrentar Alonso de igual para igual em 2013 como fez o Hamilton quando correram juntos