TAPETTONE

SÃO PAULO (já deu) – Desde segunda-feira pululam pela internet vídeos com as supostas ultrapassagens de Vettel sob regime de bandeira amarela em Interlagos. Análises profundas com setas, destaques, imagens congeladas, paineis luminosos acesos e intermitentes, fiscais com bandeiras agitadas e estáticas, informações no volante do carro e o escambau a quatro pingam aqui e ali, com gente falando com enorme autoridade sobre o assunto.

Isso animou a Ferrari a consultar a FIA sobre eventuais ilegalidades em manobras sobre Vergne e Kobayashi. Na verdade, o time italiano só cita a primeira, na quarta volta, em cima do garoto da Toro Rosso (tem vídeo aqui). Vettel poderia ter alguns segundos acrescidos ao seu tempo total de corrida e, assim, perderia o título. Aparentemente, a FIA se pronuncia hoje.

Não vai mudar o resultado da corrida, creio. Entre todas essas análises profundas e definitivas, assim como há aquelas que asseguram que Vettel fez um monte de coisa errada, há outras que asseguram que não. Pelo que pude ver, o caso com Kobayashi teve a ver com uma parada do japonês no box e é menos controverso. Com Vergne, o francês tirou o pé e Sebastian o ultrapassou na reta Oposta entre dois painéis com luz amarela, mas havia uma bandeira verde no meio do caminho.

É tudo meio confuso, mas a FIA que se encarregue de explicar. E acho coisa de mau perdedor esse negócio de recorrer ao tapetão. Ainda mais que foram ultrapassagens sem a menor importância para o resultado final da prova, tudo em linha reta, sem risco, com os ultrapassados tirando o pé por alguma razão. E se forem analisadas as câmeras on-board de todos os carros ao longo dessa prova, uma ou outra situação parecida será encontrada, ainda mais numa corrida com chuva, sem visibilidade e cheia de painéis piscando.

A ver. Já pensaram dar o título para o Alonso por conta dessa polêmica?

Eu, hein…

Comentários

  • Amigo Flávio,

    Para quem conhece o Alonso e a Ferrari não há nenhuma novidade neste modus operandi.

    Senão vejamos: Nigel Stepney, Cingapura, GP da Austria 2002, GP da Alemanha 2010.

    O esporte para eles é um mero detalhe.

    Abraços

    • Wagner, em todos os casos você está certo, exceto ao do Nigel Stepney. Nesse, a Ferrari foi vítima de espionagem industrial, foi provado. A McLaren se apoderou de um calhamaço que era o projeto do F2007, tanto que tomaram uma multa de cem milhões e ficaram quietinhos, no lucro, inclusive. Isso não poderia ser considerado choradeira dos italianos de forma alguma.

  • Coisa de piloto pequeno e equipe pequena. Será que a Ferrari e o Choronso ficam vendo os vídeos dos adversários quando perdem alguma coisa, depois da corrida, para ver se acham algo debaixo do tapete? tsk, tks…

  • Ridículo, simplesmente ridículo.
    O Alonso prova cada dia mais ser um péssimo perdedor.
    Eu poderia pensar em entender essa reclamação se tivesse sido uma situação decisiva no campeonato, se esse ultrapassagem tivesse mudado os rumos da corrida.
    Se ele não ultrapasse naquele lugar ele ia ultrapassar um minuto depois onde pudesse fazer a ultrapassagem, o que a Ferrari está querendo fazer é se aproveitar da situação.
    E outra, se realmente a manobra fosse irregular, isso deveria ter sido punido na pista naquele momento, de modo que o Vettel teria todas as possibilidades de fazer uma corrida de recuperação e ganhar do mesmo jeito.
    Agora a Ferrari querer fazer essa reclamação DEPOIS da corrida, se aproveitando do fato que existiu um safety car, se não existisse a diferença seria muito mais que os 20 segundos e a reclamação não ia mudar em nada.
    É deplorável esse tipo de situação, a Ferrari continua sem saber perder.

  • Bem…

    SE alonsito frescurito levar essa no tapetão……

    já imaginaram se isso anima o nosso Massa a recorrer contra a corrida de CINGAPURA/08, culpando deliberadamente o alonsito de saber das artimanhas e conseguir o título de 2008?

    lembro que o próprio Massa citou que não adiantava correr atrás do título por causa de uma irregularidade na corrida, pois sabia que não seria um título justo…

  • Caramba….isso é coisa de mau perdedor mesmo! Se os argumentos fossem fortes e as imagens tb tudo bem, mais até nas análises das imagens eles estão querendo induzir que houve algo escandaloso.
    Por definição um carro é ultrapassado quando o outro já está na frente, então…quando Tiãozinho está do lado ja havia acionado a verde.

  • Se se confirmar que Vettel passou em bandeira amarela, logo, infringe o regulamento. Não há volta a dar nem explicações possíveis. Regras são regras.

    Senão que se rasgue o regulamento e cada um faça como quiser.

      • Não meu caro…em caso da luz estar amarela e o fiscal estar agitando a bandeira verde, vale a posição do fiscal!!

        cama e leite quentinho pra chorar muito alonsista…..buá, buá, buá…..mas ver a cara de merda do alonsito no pódio valeu o campeonato inteiro!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Informação do painel do piloto nem na regra está, está lá só pra ajudar mesmo.
        O que vale é o que os comissários exibem, até porque eles estão no local e sabem como estão as coisas, direção de prova está sentadinha dentro de uma sala cheia de monitores e não possuem todas as imagens da pista.
        A direção de prova só vale quando chama bandeira amarela na pista inteira, o que não era o caso.

      • Marshals at various points around the circuit are issued with a number of standard flags, all used to communicate vital messages to the drivers as they race around the track. A special display in each driver’s cockpit – known as a GPS marshalling system – also lights up with the relevant flag colour, as the driver passes the affected section of track. Travelling at such high speeds, it may be hard for a driver to spot a marshal’s flag and this system helps them identify messages from race control more effectively.
        http://www.formula1.com/inside_f1/understanding_the_sport/5282.html

      • Agora ela esta nas regras? Kkkk, ô fanfarrão, se informe antes de descarregar no teclado, tá cheio de phd aqui que fala merda sem saber, se a direcao da prova nao tem todas as informacoes quem tem, voce?at such high speeds, it may be hard for a driver to spot a marshal’s flag and this system helps them identify messages from race control more effectively. nao vou argumentar contigo, passar bem!

  • FG…Todos os erros e rumos errados da SF, mostra que se o Alonso e cia, tivessem um acerto masi forte, carro mais no chão como se diz na gária, o campeonato sera bem melhor..
    Mas com apenas 1 pilot, e engenharia atrasada, do tempo dos Flisntones, ficou a SF só na alegria..
    Se Lewis não tivesse porrado mais do que qq um, o caneco era dela..
    A rede bull, tem uma carro como regulamento diferente, isso todo mundo que é mané sabe..por ex..
    um bico mole,que oscial em qq velocidade..
    Vettel nao é piloto ilustre, é nivel do Button mais nada.
    Em resumo: Sim a Sf tem que fazer algo para moralizar a coisa..
    Ponto.

  • Eu não consigo entender a ferrari, sua origem é baseada no “esporte” automobilismo. A partir disso surgiu uma industria de veículos “carros de rua” super esportivos baseados na prática do referido desporto. Sabemos que tudo que a marca ferrari é hoje advém de suas conquistas e imagem gerada nas pistas. Como podem esquecer isso e simplesmente atrelarem este tipo de conduta à imagem da marca?
    Já estava ficando de saco cheio desta conduta, depois dessa cansei…. entrei em contato com a loja e cancelei a compra da minha ferrari! Desta vez vou comprar um esportivo de verdade com alma de pistas… e não poderia ser outro que o novo potente maravilhoso velozes e furiosos brasileiro Renault Fluence GT e de caixinha vou lotar o porta malas de energéticos!!! serei o próprio Vettel das ruas!!!

    Chupa ferrari!!!

  • Li um texto, acho que no Terra, que dá indicios que a RBR sabia desse problema.
    1º Jenson Button McLaren 1h45min22s656
    2º Fernando Alonso Ferrari a 2s754
    3º Felipe Massa Ferrari a 3s615
    4º Mark Webber Red Bull a 4s936
    5º Nico Hulkenberg Force India a 5s708
    6º Sebastian Vettel Red Bull a 9s453
    7º Michael Schumacher Mercedes a 11s907
    8º Jean-Éric Vergne Toro Rosso a 28s653

    Pq o Verge ficou tão longe do Shumacher ? e ficou 19,2 do Vettel. fez conta errada… eles já sabiam que isso podia acontecer e pediram para o Vergne tirar o pé e cruzar a mais de 20s do Vettel, mas não deu….

    • É um argumento.
      Mas como os Comissários e a FIA tem acesso aos rádios… sei lá. O Protesto da Ferrari poderia ser mera formalidade para aplicar a punição.
      Ou… o mais óbvio que me parece: o tempo de diferença se baseia na posição de pista dos retardatários, que haviam alguns entre eles.
      Regras são Regras. Se a RBR infringiu, que seja punida. Simples.

  • Isso é coisa de CHORONSO. Agora eu tiro tudo o que falei desse cara, achando que era o Fodón. Fodón o escambau!!! Isso aí é coisa de mal perdedor (como disse o camarada Gomov). Duvido que vá mudar o campeonato, porque a alegação da suposta ultrapassagem do SV foi devido desaceleração instantânea do Vergne, sendo também que no momento do ocorrido a pista estava molhada. FERRARI E ALONSO CHUPAM, CHUPAM E CHUPAM SEUS VAGABUNDOS!!!!!

  • A Ferrari parece o Palmeiras reclamando por ter sido invalidado um gol de mão a seu favor.

    Fazendo papel ridículo. “Coisa da de”carcamanno”?????

    Papelão de Alonso também. Dentro da pista, inquestionável. Mas fora do carro, sem o capacete, anda falando muita merda e se associando a pessoas com atitudes, digamos, de ética questionável.

  • Este Alonso é um péssimo perdedor, mais alguem alem de mim notou a raiva que ele ficou do Buton no pódio? Nem cumprimentou o cara, queria que o Buton desse o primeiro lugar a ele era?
    Bom piloto, pode até ser. Mas pessimo esportista e muito mal carater.
    Ele precisa ganhar um título e não querer que deem a ele.
    O Vetel conquistou o titulo, quando o Weber tava na frente ficou lá até em Interlagos. Talvez o Alonso não entenda isso nunca.

  • Dizem que as pessoas aprendem com erros ao longo do tempo. Acho que não é o caso, ao menos do Alonso. Em 2007 chorou. Em 2010 também. E agora em 2012 tá chorando de novo?! Muito bom piloto, dos melhores pra acelerar, mas arrogante e perdedor. Merece mais do que nunca a derrota, e se não mudar, que perca sempre.

    • Ta faltando equilíbrio mental para o Merdón de Las Astúrias. Quem perde tem que se conformar e tentar dar a volta por cima, no caso dele. Fico imaginando se o Felipe Massa for melhor que ele ano que vem (coisa impossível de se acontecer, mas de repente tudo pode nessa vida), o “home” vai pegar uma depressão.

      • Amigo Flavio, concordo contigo…
        Apenas uma informação que ouvi na época do saudoso Candido Garcia – o Senna iria protestar o resultado do Japão junto às “Cortes Arbitrárias etc.” mas para isso teria que ganhar na Austrália para ser campeão (contando é claro os dois resultados e a história dos descartes).
        Aquele GP eu lembro que teve uma chuva desgraçada, o Prost parou na primeira ou segunda volta e o Senna arrebentou a suspensão do seu carro numa Lotus (eu acho), indo para o brejo qualquer chance de protesto…
        Abraços,
        Marcelo

  • É o tipo de coisa que deve ser observada na corrida e tomada as devidas providencias. Se o Sebonso levasse o título estavam todos caladinhos e felizes. Mas perdeu ( e como é mau perdedor…) quer achar pelo em ovo…Cala a boca El Pilantron e vá chorar na cama do tio Bria.
    Se prepara Massa que tem chilique à vista!!( Não chora porra!). Daí as Alonsetes vão falar que a decisão de reclamar foi da alta cúpula da Ferrari, aliviando a imagem do Choronso…Buá, Buá, Buá…

  • Desculpe FG,
    Agora vendo o vídeo com os amigos tem um fiscal na reta oposta embaixo da guarita agitando uma bandeira verde. Mas é bem antes do outro painel luminoso amarelo.
    O que a regra diz?
    O que eu entendi é que após o sinal luminoso amarelo havia um fiscal com a bandeira verde.
    Só que revendo o vídeo o fiscal está antes do sinal luminoso.
    E aí?
    Roberto.

  • FG,
    Pelo que eu li, segundo a Autoesport, a FIA disse que havia um fiscal acenando a bandeira verde entre o painel luminoso amarelo e o ver da reta oposta.
    Posso afirmar que isso é mentira.
    Não havia fiscal algum acenando bandeira verde na reta oposta na quarta volta quando Vetel passou por JEV. Isso é um fato.
    Há videos da arquibancada que garantem que eu estou falando.
    Tem que esperar a FIA mentir para publicar o video?
    Vetel passou mesmo JEV em bandeira amarela. Isso é um fato.
    Outro fato, é dificil para um piloto naquelas condiçõe vê uma bandeira verde, que de fato não houve.
    Por isso que os painéis luminosos são mais eficientes no caso de tempo chuvoso. Isso é outro fato.
    Infelizmente, tem que se cumprir a regra.
    20 segundos para Vetel.
    O resultado disso não importa. O que importa é que a regra tem que ser aplicada.
    Roberto.

  • quando teve aquela trapaça do Nelsinho, o Brasil todo estava torcendo para que essa prova fosse anulada e o Massa ficasse com o campeonato por conta disso. Agora só porque é o Alonso…tá todo mundo falando que seria um golpe baixo e tudo mais…

    pelamor….não sejam tão nacionalistas!!!!!!!!!!

  • Aquilo é uma zona ou é um esporte/evento/negocio sério???
    Não gosto do Alonso e não encontro palavra melhor para definir oque eu sinto pela ferrari do que a palavra NOJO.
    Mas,REGRA É REGRA! Estão la para serem CUMPRIDAS e RESPEITADAS.
    Se Vettel fez uma UNICA e MISERA ultrapassagem nem que seja sobre uma HRT durante BANDEIRA AMARELA ele SIMPLESMENTE DESCUMPRIU A REGRA e deve sim ser punido com o acrescimo de 20 segundos em seu tempo de corrida e por consequencia PERDER O TITULO.
    Esse incidente ocorreu no principio da corrida,a RedBull teve todo o tempo do mundo para analizar e fazer o alemão devolver a posição.

    • Agora imagina se fosse o contrário, teriam convocado e instalado o Tribunal de Nuremberg dizendo que a Ferrari ganhou roubando, exigindo, ainda que no tapetão, o título para o Alemão. Com todo respeito ao FG, não importa se é um carro de ponta ou não, mas vai falar contra…

    • No blog voando baixo foi dito que no momento da ultrapassagem a RBR consultou os comissários que falaram que não teve nenhum problema.
      Se tivesse algo errado o Vettel teria que devolver a posição no mesmo momento.

    • É isso, se por acaso Vettel desrespeitou qualquer regra tem que ser punido conforme o regulamento. Ponto.

      Querem o que? Ah! o Vettel tem cara de moço bom então pode ultrapassar quando não é permitido.

      Tem umas garotinhas aqui no espaço que adoram fazer uma tietagem pro piloto alemão.

      • Exceto por algumas polêmicas que não são resolvidas durante o próprio GP (acidentes mais confusos), estas ultrapassagens, se passíveis de punição, seriam aplicadas de imediato (vide Hulkenberg).

        As alonsetes querem que a FIA reveja toda a corrida e avalie novas punições, principalmente para o Vettel.

  • A cada dia e a cada momento verificamos até onde pode chegar o mau caratismo do suposto maior piloto da atualidade (que diga-se de passagem não é) e a outrora digna Escuderia Ferrari (O comendador Enzo deve estar se retorcendo com o que estão fazendo com o seu nome).
    Ora gente, o maior piloto não se forja apenas por atuações belíssimas na pista, e sim por um conjunto de atitudes que formam o caráter desta pessoa e cria admiração em seus apreciadores. O “senhor” Alonso, está junto com a sua equipe e as atitudes de ambos desvirtuando uma marca que é (ou foi) um mito no automobilismo mundial.
    Vai ficar difícil doravante, acreditarmos nas atitudes desta equipe e confiarmos nas coisas por ela feitas e ditas. É uma pena que um campeonato tão brilhante e prazeroso possa sofrer uma modificação (no entendimento da grande maioria) esdrúxula, totalmente incoerente e desrespeitosa com o público que o acompanha.

  • Só falta agora a FIA dar este titulo ao “El Malcaraton” não existe isto, atitude de menino mimado que só ele pode ganhar… se eu fosse o Luca de Montezemolo despedia o “El Malcaraton” e contratava o Vettel, pois depois de três anos não fez nada de bom na ferrari, esta levando ela a voltar aos seus anos de azar… depois de 21 anos precisou do Shumy para reeguer o que ela era até 2007… vergonha se a FIA tirar o titulo de Vettel….Fora “El Malcaraton” vai correr de carrinho de roleman…rs..rs..rs..

  • Eu imagino a “Carminha Asturiana” junto a “Fábio Mutretore”; seremos campione! Eu sou milagreiro, eu sou o último samurai das astúrias(?) Agora, valendo uma paeja com frutos do mar do Tietê, advinha quem disse isso; “It would be a joke, and we’ve had too many already,” . “If something like that happened, it would end up burying the sport.” sobre a Mclaren recorrer contra as BMs e Williams em 2007 em Interlagos!

  • Já vimos inúmeras vezes a FIA decidir em favor da Ferrari. Então, não será nada de estranhar se o fizerem novamente.

    Alonso é um grande cara de pau. E a Ferrari mais ainda. Além disso, me parece que o povo espanhol (dos que li alguns comentários) é bem fraquinho e ingênuo em matéria de Alonso e suas falcatruas….