TAPETTONE

SÃO PAULO (já deu) – Desde segunda-feira pululam pela internet vídeos com as supostas ultrapassagens de Vettel sob regime de bandeira amarela em Interlagos. Análises profundas com setas, destaques, imagens congeladas, paineis luminosos acesos e intermitentes, fiscais com bandeiras agitadas e estáticas, informações no volante do carro e o escambau a quatro pingam aqui e ali, com gente falando com enorme autoridade sobre o assunto.

Isso animou a Ferrari a consultar a FIA sobre eventuais ilegalidades em manobras sobre Vergne e Kobayashi. Na verdade, o time italiano só cita a primeira, na quarta volta, em cima do garoto da Toro Rosso (tem vídeo aqui). Vettel poderia ter alguns segundos acrescidos ao seu tempo total de corrida e, assim, perderia o título. Aparentemente, a FIA se pronuncia hoje.

Não vai mudar o resultado da corrida, creio. Entre todas essas análises profundas e definitivas, assim como há aquelas que asseguram que Vettel fez um monte de coisa errada, há outras que asseguram que não. Pelo que pude ver, o caso com Kobayashi teve a ver com uma parada do japonês no box e é menos controverso. Com Vergne, o francês tirou o pé e Sebastian o ultrapassou na reta Oposta entre dois painéis com luz amarela, mas havia uma bandeira verde no meio do caminho.

É tudo meio confuso, mas a FIA que se encarregue de explicar. E acho coisa de mau perdedor esse negócio de recorrer ao tapetão. Ainda mais que foram ultrapassagens sem a menor importância para o resultado final da prova, tudo em linha reta, sem risco, com os ultrapassados tirando o pé por alguma razão. E se forem analisadas as câmeras on-board de todos os carros ao longo dessa prova, uma ou outra situação parecida será encontrada, ainda mais numa corrida com chuva, sem visibilidade e cheia de painéis piscando.

A ver. Já pensaram dar o título para o Alonso por conta dessa polêmica?

Eu, hein…

Subscribe
Notify of
guest

169 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Paulo Evangelista
João Paulo Evangelista
11 anos atrás

3>2
LOGO
SEBI VETTEL>FERNANDO ALONSO

Josafá Paiva
Josafá Paiva
11 anos atrás

Que choronso é mau perdedor.isso é fato.O mais ridículo é o Galvão chamar ele de samurai.Antes do Alonso se denominar um samurai ele devia ter visto a sete virtudes do Bushido (o código de conduta dos samurais):justiça,bravura,benevolência,sinceridade,cortesia,honra e lealdade.
A única pessoa à quem o Alonso é leal é a ele mesmo.Além de sinceridade zero.O ego dele é maior que o nosso continente.

Gabriel
Gabriel
11 anos atrás

Como sempre disse, a Ferrari só sabe ganhar na base de mutretas e Schumi só conseguiu seus títulos assim. Se fosse mais honesto como Vettel não teria nem metade deles.
E Choronso vai no mesmo caminho, conseguiu seus títulos na mutreta e continua tentando, só que para azar dele e da Ferrari, a RBR/Vettel são infinitamente mais competentes.
Quanto a Toro Rosso, o mundo passa por eles e não é só as RBR, aliás no campeonato só ficaram na frente das Marussia, Caterham e HTR (que nem F1 são).
Além do mais se a RBR fosse fazer jogo de equipe, o Webber que estava em quarto teria segurado o Hulkenberg pro Vettel chegar e passar os dois e ficaria em quarto.
E se acontecer um milagre de em 2013 Massa chegar bem na frente do Alonso, podem ter a certeza que vão (Alonso /Ferrari) “sabotar” Massa pra ele ir lá pra trás.

Jr.
Jr.
11 anos atrás

Curioso é o seguinte: aqui, é terminantemente proibido falar bem de / ou torcer para pilotos brasileiros, senão você já é taxado de “pacheco”. Se o gb elogiar, então nem se fala. O que dizer então, das trocas de acusação entre a imprensa espanhola e alemã???

Quanta patuscada!!!

Silvio
11 anos atrás

Felizmente ja saiu o resultado, e foi esclarecido que o Vettel passou sobre bandeira verde.

O Roubonso se esmera cada vez mais em compensar as limitacoes de piloto com falcatruas, eh simplesmente lamentavel.

Sugiro ele gastar tempo tentando aprender a fazer uma volta rapida com o carro.

Na epoca da McLraren, como ele sempre classificava atras do Hamilton, a tatica foi dizer que a equipe favorecia Lewis…

Gabriel
Gabriel
Reply to  Silvio
11 anos atrás

O Choronso só ganhar se tiver alguma mutreta, caso contrário fica lá pra trás.
Só chega na frente pela quebra ou azar dos outros e com Massa de escudeiro e cedendo lugar.
Aliás, Massa é mil vezes melhor, como provou quando tinham o mesmo carro.

Rama
Rama
11 anos atrás

A bandeira amarela era na curva do Café e entrada dos boxes, dali pra frente, em plena reta, tava liberada. Viagem isso. Bandeira verde é de quando o cara consegue ver em diante. Não precisa passar daquele ponto. Pelo visto a Ferrari já desistiu da palhaçada.

alexandre
alexandre
11 anos atrás

Ah…..era o último trabalho do pai-de-santo contratado?? Tapetão!!
Fala sério Alonso….

Alvir Luiz de Lima
Alvir Luiz de Lima
11 anos atrás

Pelas posições que Vettel terminou a corrida, se Alonso tivesse vencido, seria o campeão. Por isso, só quero fazer uma pergunta: se Alonso tivesse vencido, com Vettel em quarto, e se aparecessem vídeos colocando em dúvida alguma ultrapassagem do ferrarista, a Red Bull também não iria pedir explicações a FIA??? E se pedisse, também seria chamada de “má-perdedora/’ ou coisa pior??

Mauricio
Mauricio
Reply to  Alvir Luiz de Lima
11 anos atrás

A Red Bull foi tirar satisfações quanto ao episódio do lacre? Não. Achou melhor cuidar da sua vida, no que fez muito bem.

Ricardo Pepe
Ricardo Pepe
11 anos atrás

O “Dick Vigarista II” não se conforma, irá tentar de tudo!!!

Alexandre
Alexandre
11 anos atrás

Se era para pedir essa revisão, por quê a Ferrari não pediu a anulação da corrida de Cingapura/2008? Era muito mais fácil e óbvio…

Alvir Luiz de Lima
Alvir Luiz de Lima
Reply to  Alexandre
11 anos atrás

Porque existe um prazo para se impetrar qualquer tipo de recurso. A denuncia sobre a armação no GP de Cingapura ocorreu quase um ano depois.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Alvir Luiz de Lima
11 anos atrás

Logo após a prova de Cingapura o Massa foi tirar satisfações com Piquet Jr. Suspeitas já havia, portanto. Não levaram o caso adiante porque não quiseram.

Luiz
Luiz
11 anos atrás

Não sei se alguém já fez esse comentário (não vou ler os 130 para conferir), mas o Vettel passou antes da bandeira verde. Até a bandeira verde, vale a amarela anterior.
Nunca concordei com tapetão, muito menos com tapettone. porque acho que é um recurso de mau perdedor, mas pode estar aí a possível punição ao Vettel. Uma pena! Não merece.

Mauricio
11 anos atrás

Péssima ideia a da Ferrari a de questionar o assunto tendo em vista o que realmente aconteceu.
No final não deu em nada.
Fica no ar a pinta de mau perdedor tanto para a Scuderia como para o Alonso.

Marx
Marx
11 anos atrás

Comentários ridículos e absurdos – atribuindo a autoria da representação ao Alonso, aliás, pura perseguiçãozinha pessoal de espectadorzinho qualquer, já que ninguém tem ideia nenhuma disso, pois foi a Ferrari que entrou com representação – à parte, acho que não é bem por aí que se deve ganhar um título.
Não se ganha dessa forma. E se ocorrer não vai ter 0,5% da sensação e da graça que é ganhar um título. Aliás, se duvidar nem Alonso quer isso, apesar do título favorecer apenas a ele e não à Ferrari. Alonso já declarou que foi a melhor temporada dele e o reconheciemnto que recebeu pela disputa do título até o final foi imenso, uma improvável punição e consequente título a Alonso (por decisão judicial =/) mancharia tudo isso. Mas além do $$ pro piloto, não vai ter graça nenhuma pra F1.

Adolfo Brás
Adolfo Brás
11 anos atrás

Regras existem para serem respeitadas e se for comprovado que Vettel infringiu alguma regra, a punição tem de vir… Se com a punição Alonso for sagrado campeão, ótimo… Fez-se valer a regra… É o correto…

Ricardo Arcuri
Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Vc disse tudo cara: “É coisa de mal perdedor”.

E oq a Ferrari é mesmo?

SILVIO ERNANE
SILVIO ERNANE
11 anos atrás

A Ferrari só estava querendo que a FIA confirme que houve erro dos comissários. O artigo 179b do Código Esportivo Internacional da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) diz que um resultado pode ser revisto se um novo elemento for descoberto, mas que a apelação deve ser feita até o dia 30 de novembro do ano corrente. Até agora o que a Ferrari fez foi informalmente apresentar uma carta pedindo esclarecimentos a FIA, e não uma apelação formal. Todavia, segundo lembra o Keith Collantine no F1 Fanatic, o Código Esportivo Internacional da FIA prevê que qualquer protesto contra erro dos comissários deve ser feito até 30 minutos após a publicação do resultado da corrida pela FIA – o que não aconteceu. O interessante é que Alonso postou na terça-feira uma enigmática mensagem em espanhol na sua conta no Twitter – “Eu não faço milagres. Faço das leis corretas os meus milagres” – escreveu o piloto da Ferrari.

Alvir Luiz de Lima
Alvir Luiz de Lima
Reply to  SILVIO ERNANE
11 anos atrás

Correta sua observação. Não houve qualquer recurso ou reclamação da Ferrari sobre o resultado do GP Brasil e sim, uma simples consulta baseada em videos que estão pipocando pela Internet em todo o mundo. Quero saber quem, na mesma situação, não faria a mesma coisa….

Lio Campos
Lio Campos
11 anos atrás

EU acho que o HONESTO GANHOU torci para o Alonso e Ferrari …não gosto do Vetel é muito irritante muito jovem tem um puta carrro que qualquer um vencia Eu não gosto dele mas sua Equipe é HONESTA ja provaram varias vezes isso e segundo a LEI de DEUS e seu FILHO JESUS QUEM É HONESTO GANHA … Vetel deu uma declaração incrivel apos a corrida disse ” TUDO QUE PODIA DAR ERRADO ACONTECEU ” FOI INCRIVEL EU NÃO ACREDITO QUE GANHEI …………. Facil .a explicação ..quando o CHEFE MANDA ….ACONTECE …

marcos oliveira
marcos oliveira
Reply to  Lio Campos
11 anos atrás

Irritante por que??? O cara é simples, educado pelo que aparenta, extremamente competente no que faz e, concordo com você! Qualquer um que tenha a sua competência ganharia com o carro. mas, Webber tem o mesmo carro e não ganhou. E aí??

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Lio Campos
11 anos atrás

O CHEFE esta acima de tudo… nada é por acaso mesmo.

Imperador

Jr.
Jr.
Reply to  Lio Campos
11 anos atrás

Como você é invejoso… E ainda cita Lei de Deus???

Fariseu!!!

Edu
Edu
11 anos atrás

o Alonso tá doido, tatuou um Samurai nas costas e acha que é rei. Tá fumando folha de bananeira acho…………. Fico contente, quem sabe o Massa não dá um coro nesse chato ano que vem…………….

pc
pc
Reply to  Edu
11 anos atrás

Massa andando na frente do alonso? Quem tá fumando é você.

Rafa
Rafa
11 anos atrás

Algumas considerações sobre o campeonato, pilotos e carros:

– A Ferrari começou mal, e a Red Bull não começou se destacando muito. Ninguém se destacou no início. Nem a McLaren, que na primeira corrida parecia que iria dominar;

– As equipes foram se encontrando, e os pilotos se sobressaindo. Restaram os mais regulares (Kimi) e os talentosos além da média (Vettel e Alonso);

– A Red Bull teve um carro tão bom quanto a McLaren na fase asiática do campeonato. Mais precisamente, Índia, Coreia e Japão. Em Cingapura, Abu Dhabi, EUA e Brasil, o carro dominante foi a McLaren e a Red Bull, a segunda força;

– A McLaren mostrou-se pouco confiável durante o campeonato, apesar de na pista ser a melhor. A Red Bull teve seus momentos poucos confiáveis, com as diversas quebras no alternador do motor, a última em Austin. A Ferrari teve o carro mais confiável da temporada;

– A Red Bull teve seu momento de baixa. Alemanha, Spa, Monza, por exemplo. Nesses circuitos o carro tinha velocidade de reta bem inferior ao de McLaren e Ferrari, e neles esse fator conta decisivamente. Ainda assim Vettel conseguiu administrar resultados para se manter na briga, como Alonso fez com maestria quando seu conjunto estava abaixo da crítica;

– Vettel sofreu punições controversas ao longo do campeonato. Na Alemanha, em ultrapassagem a Button, mas principalmente em Monza, na ultrapassagem a Alonso. Que o havia ultrapassado, sem ser punido, exatamente da mesma maneira no ano anterior;

– Se o carro de Adrian Newey é tão fantástico assim, o que explica o sexto lugar de Webber no campeonato? Webber teria de ter sido vice ou, caso o talento “sobre-humano” de Alonso conseguisse se sobrepor ao talento de Newey, pelo menos terceiro. Foi sexto, atrás das duas excelentes e não confiáveis McLaren;

– Se a Ferrari estava assim tão ruim, o que explica a ótima segunda parte de temporada de Felipe Massa? Que só não foi melhor que o Alonso porque teve de ceder (justificável) posições para ele em duas ou três ocasiões. A Ferrari conseguiu encontrar um equilíbrio? Ou era Felipe Massa que estava tão ruim na primeira fase do campeonato a ponto de valorizar o desempenho de Alonso?

Igor
Igor
Reply to  Rafa
11 anos atrás

Hã, e esse post aqui é sobre o que mesmo?

marcos oliveira
marcos oliveira
Reply to  Rafa
11 anos atrás

Rafa! Parabéns! fazia tempo que eu não lia algo tão lúcido! Vc. é do ramo!

Alvir Luiz de Lima
Alvir Luiz de Lima
Reply to  Rafa
11 anos atrás

Porque Vettel terminou tão à frente de Webber?? Resposta muito simples. Porque além da maior qualidade do piloto alemão, Webber também é considerado 2o piloto. Por isso tem um carro inferior e não recebe as mesmas atenções. Não custa lembrar o caso da asa dianteira antes do – se não me engano – GP da Inglaterra no ano passado, e o comentário do próprio Webber em uma de suas vitórias no mesmo ano : “nada mal para um 2o piloto”. Ou vc é um daqueles que acreditam que na Red Bull não existe preferencia por um dos pilotos??

Romanista e Ferrarista
Romanista e Ferrarista
11 anos atrás

A Ferrari não fez recurso, solicitou somente explicações e esclarecimentos … pelo menos por enquanto. http://www.gazzetta.it/Formula1/29-11-2012/vettel-irregolarita-o-no-spunta-bandiera-verde-913357667704.shtml

Rafa
Rafa
11 anos atrás

Acho de uma falta de dignidade tremenda o Alonso e a Ferrari tomarem essa atitude. Um piloto tão sensacional quanto o espanhol e uma equipe com a tradição da italiana só têm a manchar seus nomes com isso.

Nunca poderá ser provado que o Vettel ultrapassou o Vergne em bandeira amarela. As imagens não são claras e a FIA, por meio de declaração do Charles Whiting (mesmo que ainda não tenha saído o pronunciamento oficial), considerou a manobra legítima. Assim, é uma dúvida que provavelmente nunca vai ser esclarecida.

Se a Ferrari tem certeza de que houve manobra ilegal, deveria ter feito a reclamação durante a corrida. Só que provavelmente de nada iria adiantar. Vamos supor que o Vettel tomasse a punição: cumpriria o drive-trough, voltaria para a pista e só deixaria de galgar posições quando atingisse aquela que lhe daria o título.

Eu estava lá e fiquei impressionada com o moleque. Se deu mal por diversas vezes, na largada, na relargada, nas estratégias equivocadas de troca de pneus. Assim como em Abu Dhabi, precisou recuperar-se por mais de uma vez, e o fez com talento, frieza e obstinação. É um monstro, esse alemãozinho. Poderia ter feito mais em Interlagos, muito mais. Mas manteve a cabeça fria para não colocar seu título em risco.

Não era uma disputa entre Alonso e Adrian Newey. O que aconteceu neste campeonato foi o triunfo do conjunto Red Bull/Vettel sobre Ferrari/Alonso. Ambos tiveram seus momentos brilhantes, souberam administrar resultados e não se deixaram abater quando seus carros não corresponderam. Ambos largaram na frente e no meio do pelotão, e fizeram o público vibrar com desempenhos alucinantes, daqueles de se aplaudir de pé.

Um deles teria de vencer. E foi Red Bull/Vettel. Um piloto menos arrogante aplaudiria o alemãozinho, em vez de fazer jogos psicológicos e questionar o talento do oponente usando o nome de seu antigo desafeto (Hamilton) para validar sua tese.

Este piloto que, segundo o próprio Alonso, não é tão talentoso, é tricampeão consecutivo, duas dessas vezes derrotando exatamente o espanhol na última corrida. Questionar o talento desse competidor é questionar o próprio talento. Afinal, Fernando Alonso, ele não é assim tão bom, mas ainda assim você está perdendo para ele campeonato atrás de campeonato. Por quê? Assumir a vitória do rival e trabalhar duro para conseguir desbancá-lo no ano seguinte seria uma atitude digna de um piloto que tem confiança em si próprio.

Edson Gomes
Edson Gomes
Reply to  Rafa
11 anos atrás

Brilhante analise e conclusão Rafa….não me lembro de piloto mais arrogante, prepotente, antipático e não honesto na Formula 1 desde 1970, ano que comecei acompanhar todas as provas.
Alonso é um piloto excepicional com o pior caracter da F-1….Viva Vetel, viva Hamilton, viva Buton e que venham novos….chega de Alonso!!!
A Ferrari é a mais tradicional equipe da Formula 1 mas é a maior trambiqueira e com caracteristicas identicas às de Alonso – não consigo mais torcer por essa equipe.
Alonso e Ferrari são da religião: “O fim justificam os meios” – não servem!!!!

heberthy
heberthy
11 anos atrás

“Ainda mais que foram ultrapassagens sem a menor importância para o resultado final da prova…” permita-me discordar. É justamente por influenciar no resultado final da prova que a Ferrari permite-se ir para o “pau”. A regra é clara. Se o alemão, sem querer, as descumpriu, tem que ser punido. Além do mais, Vettel tem idade e braço para ganhar mais 10 campeonatos obedecendo as regras…

Lucas Herrera
Lucas Herrera
Reply to  heberthy
11 anos atrás

Onde que influenciou resultado cara?
O kobayashi logo depois de ser ultrapassado parou no boxes, ia ser ultrapassado de qualquer jeito.
O carro da STR se não fosse ultrapassado naquele momento ia ser 1 minuto depois considerando a diferença de desempenho dos veículos.
Se fosse uma ultrapassagem decisiva contra um concorrente que estava dificultando até eu poderia considerar, o que a Ferrari está querendo fazer é se aproveitar de uma situação pra não aceitar a derrota.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Segue o jogo… se a FIA rever os resultados vai ser a maior palhaçada de todos os tempos.

Segue o jogo… CHUPA Alonso e para não perder a viagem… CHUPA Briatore… essa dupla só fez mal para a F-1.

Imperador

Enio Evandro Luchtenberg
Enio Evandro Luchtenberg
11 anos atrás

Deviam dar o título ao Alonso, só pra ver a cara de bunda do espanhol ao receber o prêmio.

Paulo Pinto
11 anos atrás

El Fodón já virou El Trapalhón, e agora é El Tapetón…

Maurício MV.
Maurício MV.
11 anos atrás

O espanhol é o piloto sujo da atualidade (alguém duvida que ele não sabia da falcatrua em Singapura?). Ele mereceu ser derrotado.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Maurício MV.
11 anos atrás

A Ferrari depois de Alonso fez um PhD em negócios escusos e trapaças. Esse espanhol tinha é que ganhar um cartão amarelo por simular tanto pênalty e dar tanto carrinho por trás.

Que cara chato!

Felipe Trench
Felipe Trench
11 anos atrás

Alonso, recorra ao [email protected]. Deixe a reclamação e aguarde sete dias úteis pra resposta.
Na boa, filhão, vai andar.

Fanfarrão
Fanfarrão
Reply to  Felipe Trench
11 anos atrás

“Nós vamos estar transferindo sua ligação, aguarde um momento… Sua reclamação é muito importante para nós…”

Gustavo
Gustavo
Reply to  Fanfarrão
11 anos atrás

Por favor, anote o nr do protocolo: 032938293203392830938938.

Sarcoma de Kaposi
Sarcoma de Kaposi
11 anos atrás

Juntar italianos com espanhóis só podia dar nisso mesmo. Dois dos povos mais chatos da face da terra…
O título esta em boas mãos com o Vettel, o piloto mais carismático e simpático do grid, ao contrário do finlandes cachaceiro que parece estar de ressaca o tempo todo e que só os brasileiros o acham carismático.

Romanista e Ferrarista
Romanista e Ferrarista
Reply to  Sarcoma de Kaposi
11 anos atrás

… obrigado, grazie.

Igor
Igor
Reply to  Sarcoma de Kaposi
11 anos atrás

Alguri, grazie mille!

Leduard
Leduard
11 anos atrás

O espanhol topa na hora um título meio torto vindo desta maneira, pois ele já fez coisa muito pior por muito menos. Ron Dennis e Nelsinho Piquet que o digam. Comparado com o Alonso, Schumacher é um santo de tão ingênuo.

Christian
Christian
11 anos atrás

Seria mais uma mancha na carreira do espanhol, se o título fosse dado a ele através de manobra política. Não é questão apenas de estar certo ou não, se realmente Vettel fez uma manobra proibida durante a corrida, mas por todos os eventos em que Alonso já foi envolvido, os Cingapuragates, McLarengate, o “Fernando is faster than you!”, tantos e tantos episódios vergonhosos.

Se eu fosse Alonso, faria questão de não levar isso a frente e tratar de ser campeão no braço, na pista, na capacidade técnica que sem dúvida nenhuma ele tem de sobra. Que deixe o tapetão para a CBA, ela entende disso.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Christian
11 anos atrás

Tem de sobra mas já vão seis anos de jejum. E os outros dois títulos foram com carros um tanto quanto suspeitos…

Tevez
Tevez
11 anos atrás

Se as imagens fossem reprisadas na Tv na hora a Ferrari iria pra cima no ato….Se observarem bem era o Piquet Jr que tava agitando a bandeira verde…pra ferrar El Fodon

Tevez
Tevez
11 anos atrás

Exatamente….No meio do caminho existe uma bandeira verde…Que prevalece sobre o sinal eletronico amarelo…

Qdo vi isso no Marca até te mandei email….Alias falando do Marca fizeram uma enquete e 91% deu la que Vettel deveria ser punido…..São mais pachequistas que os nosso os gallegos

Daniel
Daniel
11 anos atrás

Mimimi da Ferrari, como sempre. Além de serem os mais trapaceiros da F1, ficam procurando jeito d torcer as coisas em benefício próprio…

Não é toa que meu filho de 6 anos é fanático pela RED BULL.

Eu mesmo hoje torço pra Lotus (Raikkonnen). E mais ainda se realmente contratarem o Kobayashi…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Daniel
11 anos atrás

Esse pessoal da Red Bull sabe o que faz… tratam bem os seus clientes… e a preocupação com a imagem essta acima de qualquer choramingo ou possivel trapaça que possam existir.

Se Eu fosse das equipes rivais na F-1 ficaria mesmo preocupado com esses caras da Red Bull… dinheiro não lhes falta (F-1 se faz com grana) e a imagem transpira arrojo e juventude… e podem ter certeza que a revolução não esta a parar por aí… de olho nesse reconhecimento todo recebido pela amarca a pdoerosa Coca Cola acaba de assinar um contrato com a Lotus… dessa forma poderemos ver os carros da Lotus e do Raikkonen com o patrocinio da BURN… marca de energeticos da Coca Cola (outra empresa que sabe como ninguém cuidar de seus clientes).

Segue o jogo… que o Vettel, Raikkonen, Button e Hamilton nunca mais deixem o Idiota do Alonso ganhar um titulo… o que esse cara e o Briatore fizeram em 2010 é digno de exclusão sumaria da categoria.

Imperador

PC Palmeiras
PC Palmeiras
11 anos atrás

Eu não engoli aquela punição ao Vettel na Alemanha, quando ele supostamente teria passado o Button “por fora” e obtido vantagem com isso.

Aquilo chateou. Ficou parecendo coisa de “Maricón”.

Se mudarem o resultado, vai ser uma coisa muito broxante.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Ei Alonso, assiste isso aqui ó: http://www.youtube.com/watch?v=1UuD5avKHIM

Christian
Christian
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Boa, Maurício! Não sou Alonso, mas vi o vídeo! Hehehe!

José Brabham
José Brabham
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

HAHAHAHAHAHAHAHAHA. Bota no Twitter dele! rsrsrsrs

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Irmão! Sensacional…. ….cara, fazia tempo que eu não ria desse jeito… ….

Esse alonso e essa ferrarinha… …tem mais é que ir pra casa do carvalho memo!

Ricardo RBR
Ricardo RBR
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Boa Mauricio, rsrsrs…chupa Alonso.

Wallace
Wallace
11 anos atrás

A tendência é que criar uma antipatia enorme com a Ferrari mesmo tendo um piloto brasileiro lá. Não saber perder coisa de italiano !

Romanista e Ferrarista
Romanista e Ferrarista
Reply to  Wallace
11 anos atrás

… no comment.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

Que deselegante F.G. !

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
11 anos atrás

Ué, alguém se fudendo ou quebrando para o Alonso ganhar? Novidade!

Wallace
Wallace
11 anos atrás

Se isso acontecer, será a confirmação cabal de que é esta tal de Ferrada…. Trapaceia o tempo todo e acha que os outros são iguais a eles. Nem dá pra imaginar as falcatruas dos títulos que
conquistou….. Acho que todos os pilantras dá Itália estão lá, só faltando o crápula do Briatore….
Esse tal de piloto bão, não é la flor que se cheire, de honesto não tem nada. Só falta processar a Red Bull por usar a mesma válvula de pneu, vão dizer que copiaram. Quando ganham nunca tem nada de errado né???? Essa manobra, se vingar acabou essa tal de F1 de vez.

J Fernando
J Fernando
11 anos atrás

Dizem que a FIA acatou a reclamação e vai repetir todas as corridas em 2013.

Fanfarrão
Fanfarrão
Reply to  J Fernando
11 anos atrás

Foi o Zveiter quem decidiu? ha ha ha

A culpa é do Edílson! ha ha ha

SILVIO ERNANE
SILVIO ERNANE
Reply to  J Fernando
11 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Ulises
Ulises
11 anos atrás

Pessoal,
Eu concordo com o pessoal aqui que acha uma vergonha ganhar um título no tapetão. A Ferrari só vai passar vergonha com esta reclamação e, caso a FIA fizesse a besteira de tirar o título do Vettel, ia acontecer o que falou um torcedor italiano: “No próximo ano, o Vettel vai levar um capacete com a lenda: `3 na pista`”

Mas fico sorprendido de ninguém falar aqui da falta de vergonha da Red Bull e seu segundo time, o Toro Rosso. Aqui todos ficam indignados, chocados, desesperados, porque o Massa faz jogo de equipe para o Alonso (coisa absolutamente normal, na minha humilde opinião, mas tudo é discutível), mas ninguém fala do descarado jogo de equipe dos Toro Rosso. É fácil fazer remontadas fantásticas tendo 3 colegas de time na corrida, que abrem passo para você, bem na reta, na cara de pau. O Schummy também abriu passo ao Vettel (depois fechou a porta ao Koba, que saiu da pista), mas isso me parece ok, é uma decisão pessoal do piloto que achou melhor no complicar a vida do seu paisano. Mas o jogo de time da Toro Rosso, em Abu Dabi e em Interlagos… um vergonha absoluta, muito mais que as tais falcatruas da Ferrari.

E ninguém aqui diz nada? Só eu vejo isso???

Junior
Junior
Reply to  Ulises
11 anos atrás

É sério mesmo que você viu isso? Os carros da Toro Rosso são sofríveis, o cara vai passar de qualquer jeito. Agora a largada do Vettel em Interlagos foi atrapalhada por quem? Veja lá se o Webber não espremeu o Vettel na largada abrindo caminho inclusive, isso lógico sem querer, para as Ferraris passarem.

Ulises
Ulises
Reply to  Junior
11 anos atrás

Os carros da Toro Rosso são sofríveis, o cara vai passar de qualquer jeito, mas precisamente por isso, é importante perder o mínimo tempo possível atrás deles. É incrivel como eles abrem passo e freiam nas retas quando têm Vettel atrás (é só ver o video das famosas bandeiras amarelas ou as ultrapassagens de Abu Dabi)
O mais curioso é que os pilotos são tão cientes do seu rol que ninguém precisa falar no radio: “Vettel está mais rápido que você”. Eles sabem muito bem o que se espera deles. Isso é o bom de ter um time B, ninguém fica com o ego magoado.

É fato que o Weber é um cara metido a besta, especialmente nas saídas. Mas na hora da verdade, deixou passo ao Vettel quando precisou. E também em Abu Dabi entrou em boxes justo quando tinha o Vettel atrás. Nada contra isso, são o mesmo time e é assim que funciona.

Ulises
Ulises
Reply to  Ulises
11 anos atrás

Vettel ultrapassou os Toro Rosso duas vezes em Abu Dabi e uma vez em Interlagos. Honestamente, não penso nem por um segundo que isso tenha sido decisivo para ele ganhar o título.

Só não entendo porque todos se descabelam quando Massa faz jogo de equipo, e ninguém comenta o fato obvio de que a Toro Rosso é um time B da Red Bull, pronta para fazer jogo de equipo descarado desde a primeira carrera do ano. Me parece uma ilegalidade clara e anti-esportiva. Talvez não muito decisiva para o resultado final, ok, mas sem dúvida, muito mais deshonesta que as tristes jogadinhas de Ferrari privilegiando seu piloto melhor classificado para tentar evitar o inevitável.

PC Palmeiras
PC Palmeiras
Reply to  Ulises
11 anos atrás

Se é pra ser leviano, vamos ver tudo o que aconteceu este ano então!

Quando o Alonso tava na frente na Malásia, e o Sérgio Perez voando atrás de sua primeira vitória na Formula 1, o rádio da equipe Sauber-FERRARI estranhamente determinou que o mexicano diminuisse o ritmo, para chegar ao final da corrida.

Leandro
Leandro
Reply to  Ulises
11 anos atrás

Sim, só você ve isso.

Marcel
Marcel
Reply to  Leandro
11 anos atrás

naum, nós também vemos!!!

junta os 3 taurinos mais o schumacher… são 4 manés de cortejo… (eu não sei oq é pior o Massa se fazendo de vitima e assumindo o papel de escudeiro…) ou o Webber que fica rotando grosso mais na pista na hora do passão, fica fininho…

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Marcel
11 anos atrás

Se vc acha os caras Manés,porque não continua só assistindo o seu futebolzinho que deve ser o maximo que vc deve conseguir entender! E ainda mais sua opinião não ira mudar em nada a conta bancaria deles,a menos que vc seja algo mais que um misero anônimo frustado em suas espectativas de vida.

Paulo Custódio
Paulo Custódio
Reply to  Ulises
11 anos atrás

Concordo plenamente… Descarado o comportamento da RedBull e Toro Rosso… No meu entender o pior nem é isso, já que no fundo todos sabem que isso faz parte do jogo… acho pior posar de santo como o Vettel fez criticando as artimanhas da Ferrari.

No fundo, são todos farinha do mesmo saco….

Ron
Ron
Reply to  Ulises
11 anos atrás

Eu concordo.
Os carros da Toro Rosso (filial) parecem mesmo facilitar bastante as coisas quando surge um da Red Bull (matriz) atrás.

PS. O título é do Vettel, merecidamente. Ao que parece, já tendo perdido o prazo de reclamação, Alonso e Ferrari estão apenas usando o seu direito: o famoso “Jus Esperneandis”.

Victor
Victor
Reply to  Ron
11 anos atrás

Chega Alonso, chefa Ferrari, ninguém aguenta mais,
Alonso deveria estar suspenso junto com Briatori,
se Vettel agisse como o italiano, “fazendo esse jogo sujo de equipe”
seria campeão faltando três corridas

Deus queira que o Massa tenha recuperado a velha forma
para enfrentar Alonso de igual para igual em 2013 como fez o Hamilton quando correram juntos

Alan Roberto
Alan Roberto
11 anos atrás

O Blogo do Speeder 76… o Continental Circus mostra uma analise bem bacana sobre o assunto…

http://continental-circus.blogspot.com/

Speeder_76
Reply to  Alan Roberto
11 anos atrás

Agradeço a referencia, mas para precisar as pessoas que visitam este local, o post mais especifico é este: http://continental-circus.blogspot.pt/2012/11/para-tirar-de-vez-todas-as-duvidas.html

Contudo, também recomendo a visita ao artigo no Ultrapassagem.org, escrito pelo Sandro Pimenta, que faz uma análise tão boa – provavelmente melhor – do que a minha. E ambos chegamos à mesma conclusão.

http://ultrapassagem.org/2012/11/27/imprensa-acusa-suposta-irregularidade-em-ultrapassagem-de-vettel/#comment-24208

Marcão
Marcão
11 anos atrás

mais uma derrota pra Ferrari! Só isso!

Romanista e Ferrarista
Romanista e Ferrarista
Reply to  Marcão
11 anos atrás

… qual é a marca com mais titulos mesmo?

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

A FIA já divulgou que não houve “niente” e que fica tudo como está. Melhor assim. Fica mais digno pra Ferrari inclusive.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

E ainda por cima vem o Alonso dizendo que “só faz milagres dentro da lei.”!!
Entendi. Como o milagre de Cingapura…

Wagner
Wagner
11 anos atrás

Amigo Flávio,

Para quem conhece o Alonso e a Ferrari não há nenhuma novidade neste modus operandi.

Senão vejamos: Nigel Stepney, Cingapura, GP da Austria 2002, GP da Alemanha 2010.

O esporte para eles é um mero detalhe.

Abraços

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Wagner
11 anos atrás

Wagner, em todos os casos você está certo, exceto ao do Nigel Stepney. Nesse, a Ferrari foi vítima de espionagem industrial, foi provado. A McLaren se apoderou de um calhamaço que era o projeto do F2007, tanto que tomaram uma multa de cem milhões e ficaram quietinhos, no lucro, inclusive. Isso não poderia ser considerado choradeira dos italianos de forma alguma.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Mas o Stepney trabalhava na McLaren junto com o Alonso. Mais uma na conta do espanhol, que sempre sai ileso.
Já passou da hora de pegar um gancho.

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Ai, Caracoles!!! Questa “gringada” non sanno perdere! IL tedesco è stato migliore e ha vinto! La RBR è molto, molto meglio di quanto la Ferrari! Punto e basta! Santo Dio, Madonna! Creeedddooo!!!!

Salvador Costa
Salvador Costa
11 anos atrás

Coisa de piloto pequeno e equipe pequena. Será que a Ferrari e o Choronso ficam vendo os vídeos dos adversários quando perdem alguma coisa, depois da corrida, para ver se acham algo debaixo do tapete? tsk, tks…

Lucas Herrera
Lucas Herrera
11 anos atrás

Ridículo, simplesmente ridículo.
O Alonso prova cada dia mais ser um péssimo perdedor.
Eu poderia pensar em entender essa reclamação se tivesse sido uma situação decisiva no campeonato, se esse ultrapassagem tivesse mudado os rumos da corrida.
Se ele não ultrapasse naquele lugar ele ia ultrapassar um minuto depois onde pudesse fazer a ultrapassagem, o que a Ferrari está querendo fazer é se aproveitar da situação.
E outra, se realmente a manobra fosse irregular, isso deveria ter sido punido na pista naquele momento, de modo que o Vettel teria todas as possibilidades de fazer uma corrida de recuperação e ganhar do mesmo jeito.
Agora a Ferrari querer fazer essa reclamação DEPOIS da corrida, se aproveitando do fato que existiu um safety car, se não existisse a diferença seria muito mais que os 20 segundos e a reclamação não ia mudar em nada.
É deplorável esse tipo de situação, a Ferrari continua sem saber perder.

SILVIO ERNANE
SILVIO ERNANE
Reply to  Lucas Herrera
11 anos atrás

Brilhante sua explanação…

Rolemberg Filho
Rolemberg Filho
11 anos atrás

Bem…

SE alonsito frescurito levar essa no tapetão……

já imaginaram se isso anima o nosso Massa a recorrer contra a corrida de CINGAPURA/08, culpando deliberadamente o alonsito de saber das artimanhas e conseguir o título de 2008?

lembro que o próprio Massa citou que não adiantava correr atrás do título por causa de uma irregularidade na corrida, pois sabia que não seria um título justo…

Paulo Pinto
Reply to  Rolemberg Filho
11 anos atrás

Massa sabe que se desclassificarem Alonso do GP de Cingapura/2008, Hamilton continua campeão.
Faça as contas…

Rolembeg
Rolembeg
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

paulo,

lembro que a conversa na época era simplesmente desconsiderar todos os resultados da etapa de Cingapura.

confere?

Paulo Pinto
Reply to  Rolembeg
11 anos atrás

Rolemberg:

Os comentaristas nativos torciam por uma “brasileirada”. Era a opinião de quem nada decide, e puxando a sardinha.
A posição da FIA (é a que vale), optou por deixar como estava. Mas, com certeza, se mexessem no resultado, somente Alonso dançaria. Motivo: Hamilton não teve nada a ver com a trapaça e seria o grande injustiçado.

Conferiu?