TEXANAS (1)

SÃO PAULO (alguém aí?) – Vettel precisou de meia hora de treino de tarde para fechar o dia na frente em Austin. Fez também o melhor tempo na primeira sessão, que acabou sendo o segundo melhor tempo no geral. Dobradinha, pois: 1) Sebastian; 2) Vettel.

O tempo dele de tarde, 1min37s718, foi 0s757 melhor que o de Webber, segundo colocado. E 0s765 mais rápido que o de Alonso, terceiro. Como é dura, a vida do espanhol…

O primeiro dia de Austin na F-1 foi tranquilo. Tinha gente na arquibancada e o autódromo é daqueles que quem gosta de automobilismo fica feliz de ver. Autódromo com paisagem de autódromo, não de shopping center. Pista longa, com alguns trechos sensacionais, como a curva turca ao contrário e, especialmente, a ladeira no final da reta dos boxes. Prático e funcional, como prega a arquitetura americana. Tem gramados, gente circulando a pé, espaço para motorhomes e trailers, cachorro-quente e cerveja. Acertaram a mão. Se vai dar corrida boa, domingo a gente fala nisso.

Vettel chega ao fim da temporada no melhor da forma dele e da Red Bull. Vai ser difícil tirar o título do alemão. Mas é claro que sempre pode acontecer alguma coisa. O carro teve problemas na primeira hora do segundo treino. Fernandinho que faça suas preces e mandingas para tentar algo.

Vitória de Tião e quinto de Alonso, resultado que dá a taça ao rubrotaurino, não seria nada de espantoso nesta altura do campeonato. Mas do jeito que o espanhol está guiando, estou começando a achar que a decisão fica para o Brasil. El Fodón vai buscar o pódio, o que necessariamente leva a disputa até a corrida final.

Massa foi o sexto e Senninha, o oitavo hoje. Só Grosjean e Raikkonen fizeram seus melhores tempos com pneus duros. O resto foi de médio. A impressão que tive é que seria possível usar os pneus macios, mas a Pirelli não tinha muitas referências asfálticas e optou por uma escolha um pouco mais conservadora.

Quem viu os treinos deve ter notado que a McLaren estava com patrocínio da Verizon no lugar da Vodafone. É que esta é dona de 45% daquela, a maior companhia americana de wireless & similares, pelo que andei lendo. Curti também o capacete de Vettel, que parece feito de madeira. Um negócio bem texano, sacaram?

A classificação amanhã é de tarde, 16h de Brasília no verão. Antes, às 13h, tem o último treino livre. A corrida, domingo, passa ao vivo na Sportv às 17h.

E estes foram meus comentários mais sem-graça dos últimos tempos, porque estou sofrendo de tedinite. Tédio no mais puro estado.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JOSÉ CARLOS MEDEIROS
11 anos atrás

Olha o endereço para ver o treino de AUSTIN AO VIVO… http://www.vipboxsports.eu/motorsports/103465/3/f1-grand-prix-austin,-united-states—qualifying-live-stream-online.html

ACHO QUE A CORRIDA TB VAI SER TRANSMITIDA…
ABRAÇOS A TODOS.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
11 anos atrás

boa tarde Gomes e galera.

realmente Espetacular a pista nova do Tilke…nesse Treino Livre 3 ela ja possui um trilho emborrachado…e ja deu para ter uma noçao de que a parada… como SEMPRE… sera entre o n1 do Grid Lewis x n2 Vettel…0.2 de vantagem para o TRI – Vettel…o classificatorio promete…Alonso e seu 147 a …tentando andar alem do limite 147…esta hilario…fica indo passear fora da linda pista direto…hahahaharsss se o Vermie nao apertar seus botoeszinhos Magicos via radio…para ajudar novamente o Cretino team 147… dando STOP no bolido do Negao Lewis/powered by MB…e STOP Red Bull do Vettel…HAHAHARSSS VETTEL sera Campeao 12 amanha…valeu.

Márcio Haddad
Márcio Haddad
11 anos atrás

FMG, em Sorocaba temos o melhor medico para cirurgia de Mão do mundo.

O nome dele é Dr. Ed Caetano, e se precisar lhe passo mais informações sobre o tamanho da competência dele. Ele tem uma clínica chamada Nossa Senhora do Carmo, e o telefone é: (15) 32313234. Pode dizer que foi indicação do Márcio Haddad.

Herastu's bar
Herastu's bar
11 anos atrás

The giant. Liz muito linda, seu personagem se apaixona pela fazenda Reata de quase meio milhão de hectares. E ainda tem a bichona do Rock Hudson e a bichinha do James.

Nelson
Nelson
11 anos atrás

Esta da TEDINITE foi ótima,tem hora que é realmente um saco digitar alguma coisa!!!!

Gastão
Gastão
11 anos atrás

Anotem: o motor do Vettel vai quebrar antes da 30ª volta.

Samuel Pavan
Samuel Pavan
11 anos atrás

Minha esposa sofreu com tendinite por anos. consultou vários ortopedistas, fisiterapeutas, acunpunturistas etc. E o que resolveu não teve nada a ver com esses profissionais: exercício de fortalecimento, convencionais, em academia.

Samuel Pavan
Samuel Pavan
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

(Ok, vou tentar disfarçar)

Desculpe-me! Não achei no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23 – ferramenta fantástica para o dia a dia) e achei que vc tinha escrito errado!

Danilo Antoniasse
11 anos atrás

O Flávio, onde você conseguiu essa foto da Glenda Kozlowski, da Globo, vestida de cowboy, quando era mais jovem?

Marcio Vieira
11 anos atrás

Será que a Nascar vai utilizar o circuito?

Bem que a DTM poderia fazer uma prova lá. Bem provável ser o melhor circuito do continente americano e, em termos de beleza, só perde para o argentino Potrero de los Funes e para o de Montreal.

carlos lima
carlos lima
11 anos atrás

James Dean e Elizabeth Taylor, ícones do cinema, ilustram TEXANAS (1).

A foto é do filme “Giant” (1956), que no Brasil recebeu o título “Assim Caminha a Humanidade”. Direção de George Stevens, com Rock Hudson completando o trio de protagonistas.

James Dean era um ator apaixonado por carros velozes, faz sentido, Flavio.

Começaram bem os comentários sobre o GP dos EUA! Bravo!

Jonas
Jonas
11 anos atrás

O primeiro treino foi chatinho. A pista era nova então os carros estavam somente “passeando” pra emborrachar ela; no deu uma melhorada. Já no segundo, melhor, deu pra ver que Vettel vai dominar mesmo. O mais interessante é que tem toda pinta que surpresas pode acontecer, a diferença de tempo entre os pilotos e maior que o normal, e varia demais. Um fato legal é que todos os pilotos fizeram testes no simulador pra conhecer a pista, menos o Kimi. Muito legal ver essas atitudes dele, foi pra pista sem conhecer nada, a moda antiga. Uma personalidade única ali no paddock mesmo.

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

O melhor de seu comentário foi associar a corrida com um dos melhores filmes da história, na minha opinião. E com dois GIGANTES na foto… Bacana!

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Outro dia respondi a uma pesquisa sobre o GRANDE PREMIO.
O que quiz dizer sobre assuntos relativos as equipes, pilotos etc, e o exemplo acima do simulador.
Coisas relacionadas diretamente a gategoria que nunca temos a oportunidade de saber.
Ricardo – OR

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

As pessoas gostam de malhar pilotos brasileiros, elas sempre acham que eles sao injusticados ou que nao podem aceitar ser apenas o segundo piloto.
Existem muitos detalhes que essas pessoas nem imaginam que acontece.
Olha ai um exemplo, copie de uma reportagem da SPEEDTV.

“All of the top teams in Formula One rely on simulation software of one sort or another to help them prepare for races. In the case of Scuderia Ferrari, the team has three full-size simulators, purported to cost in the neighborhood of half a million dollars each.

One of the simulators is in the team’s home base of Maranello, Italy. Another is in driver Fernando Alonso’s home. And a third travels periodically with Shell/Pennzoil, Ferrari’s technical partner.”
Ricardo – OR

guilherme
guilherme
11 anos atrás

Segundo os comentaristas do canal britânico Sky Sports F1, é o 54º capacete diferente que o Vettel usa em cento e poucas corridas. Fuego en el rabón o no?

E o autódromo é mesmo bem bacana, mas há algo irônico sobre o Tilke ter acertado a mão no trajeto: vários trechos são inspirados em pistas clássicas, então o mérito de um eventual sucesso não e propriamente dele.

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Pô Gomes, vai comprar um baseado e ouvir música psicodélica, bom remédio para esse seu tédio.

Blog Sexta Marcha
11 anos atrás

Tem cara de autodromo. Realmente. Mete o pau bonito nos outros de Tilke

WELLINGTON
WELLINGTON
11 anos atrás

Orra FlÁVIO….tá foda a espn sem o Limite!

Luiz G
Luiz G
11 anos atrás

Se a decisão vier pro Brasil, imagino que Grosjean ou Raikkonen tenham de acertar Alonso de novo pra que Vettel garanta o título.

Pareço exagerado?
Talvez, mas como não acredito em coincidências, sempre acho que a teoria da conspiração é válida.

Foi muito “estranho” as duas Lotus RENAULT tirarem Alonso de duas corridas, possibilitando o crescimento de Vettel e da Red Bull RENALT no campeonato.

Alonso que se cuide.
Vettel só perde se fizer muita lambança.

guilherme
guilherme
Reply to  Luiz G
11 anos atrás

Então o Grosjean deve ser muito bom pra mirar o Alonso três posições atrás e só acertá-lo quando o carro já estava em pleno voo desgovernado. E o Kimi é bom mesmo, mas será que ele planejou estar no lugar exato em que o Alonso ia esparramar de leve e bater o pneu no aerofólio dele?

Enquanto pensa em uma explicação, aproveite e olhe dentro do armário pra ver se o Elvis está escondido lá. Pode também comprar flores para colocar no túmulo do Paul McCartney, que morreu em 1966, né?

Pelamor…

Anderson
Anderson
Reply to  Luiz G
11 anos atrás

Kimi não se prestaria a esse papel…

Fábio
Fábio
Reply to  Luiz G
11 anos atrás

Os dois acidentes com pilotos da Lotus e Alonso não foram nada demais,apenas acidentes,o Gosjean é meio vaca louca e o acidente com o Raikkonen foi um toque que furou o pneu,acho que você ta procurando pelo em ovo nada a ver o seu comentário.

Francisco M
Francisco M
11 anos atrás

Pistinha legal, antihorario… Curva um parece A-1, depois uma seqüência legal de esses que lembra silvestone, aí vem um trecho de abu dhabi com cotovelo, reta, e outro cotovelo. Interessante que a reta é um pouco curva e aí outro cotovelo com uma seqüência de media com a curva 8 da Hungria pra direita, só que em terceira marcha… brochante. Pista feita pra RBR, lisinha, impressionante… Se tiver bandeira amarela, os gringos vão gostar mais ainda… A Pirelli tinha que ser mais agressiva mesmo, as equipes já entendem bem o pneu paçoca.

Andre Almeida
Andre Almeida
11 anos atrás

Caram, eu sei que eu sou chato pacas, mas eu, tipo, curtia aquelas ‘teclas sap’ que você fazia.

Jonas
Jonas
Reply to  Andre Almeida
11 anos atrás

também achava bacana.

Sanzio
Sanzio
11 anos atrás

A McLaren usa Verizon no Canadá também…

Leonardo
Leonardo
11 anos atrás

Eu não consegui ver nada de mais nesse circuito. Me parece apenas mais um Tilkódromo mesmo.

Aliandro Miranda
11 anos atrás

Dos novos circuitos, dos tilkódromos, este e Istambul Park são autódromos de verdade.

AS
AS
11 anos atrás

O que faltava para os USA era um circuito… A cidade é acolhedora com uma melhores noites dos USA sendo considerada a capital mundial da musica ao vivo. Por motivos de mudança e outros mais, deixei de ir mas no próximo estarei com certeza.

by the way… a Verizon Wireless é uma das divisoes do grupo Verizon que engloba internet e TV a cabo. A maior da telefonia celular por aqui ainda é a ATT.

Edison Guerra
Edison Guerra
11 anos atrás

Um circuito moderno,no sentido anti-horário?Será que alguém reclamou ?Nunca pilotei carros,mas não entendo porque os pilotos reclamam de Interlagos,pois alegam que sentem dores no pescoço,pois as demais pistas são no sentido horário.Alguma coisa está mudando no Tilke.Creio que as críticas recebidas ,estão sendo analisadas.O circuito tem cara de autódromo. Assisti os últimos 30 minutos, e vi um festival de freadas,que acredito seja pela falta de grip da pista novíssima.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
11 anos atrás

A Red Bull e o Vettel estão muito bem, vão levar com sobra. Com as Mclaren perto, o Alonso vai pelejar bastante para adiar a conquista do título pelo alemão. Sei-lá…

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
11 anos atrás

Flavio, para quem nao tem Sportv qual é a melhor dica para assistir via internet?
Em agosto estava justamente nos Estados Unidos, no hotel nao tinha o canal da F1 e tentei ver na internet. Entre “faça isto” e “faça aquilo” terminei sem ver quase nada e chingando o mundo todo.
Obrigado
Vanni Rebonato

Ricardo RBR
Ricardo RBR
Reply to  Vanni Rebonato
11 anos atrás

Vanni, tenta esse link http://www.vipbox.tv.

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
Reply to  Ricardo RBR
11 anos atrás

Ricardo RBR,

obrigado. Espero voce salve o meu final de semana.

Vanni FERRARI

Obs: Infelizmente acho que voce vai vencer. Espero so em uma cagada federal de juventude embora eu goste do Vettel.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

Sempre criticamos o Tilke , porem desta vez acertou a mão, belo autodromo, bem seletivo.
Ao que me parece , feito para Red Bull . Outro ponto e as grande areas de escape, que
protege os braços duros .

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Celio Ferreira
11 anos atrás

Esse e o de Istambul são os únicos que valem a pena chamar de autódromo!!