TRI IN SAMPA (12)

SÃO PAULO (e o Mano caiu) – Fim de práticas na escaldante Zona Sul. Já estão sabendo do Mano?

Bom, desde que não levem nosso comandante Geninho, não me importo.

Falemos da sexta-feira escaldante na Zona Sul de Chacinópolis.

Deu Hamilton nos dois treinos. Teve gente que andou mais rápido de manhã do que à tarde. Normal. A temperatura do asfalto no segundo treino estava muito alta. Chegou a 48 graus medidos pelo Celso. De manhã, nem bateu nos 40. Em Interlagos, passou dos 40 e a pista fica muito escorregadia. Sei disso porque dá para perceber até no Meianov. Os pilotos notaram isso, mas não precisarão se preocupar amanhã, com a queda da temperatura.

Lewis foi um dos que melhoraram. Virou 1min14s131 cedo e 1min14s026 de tarde. É a volta mais curta da F-1, essa de Interlagos. Não a pista mais curta, nisso Mônaco ganha. Mas no tempo de volta, sim. Vettel, que fora 0s009 mais lento que Hamilton no primeiro treino, ficou a 0s274 de tarde. E foi um dos que pioraram.

Ainda no segundo treino, Massa fechou em quarto, com Alonso em quinto. Coisa de décimos. Fernandinho piorou em relação ao primeiro treino e Felipe melhorou. Bruno Senna foi o 13°.

O que dizer depois de três horas de pista?

Não muito. A McLaren está forte, como esteve em Austin. E Hamilton é candidato natural à vitória. Vai se esforçar muito, porque sabe que talvez demore para conseguir outra. Foi aquilo que se chama de “normal Friday”, sem nada muito digno de nota, as equipes trabalhando em seus programas de longas séries de voltas, analisando pneus e tudo mais. Ninguém bateu, ninguém quebrou, ninguém xingou ninguém, não houve assaltos, sequestros, foi tudo sossegado.

Está tudo aberto para a corrida, por conta da virada de tempo prevista para hoje à noite. Vêm aí uma frente fria, um tufão, um ciclone e uma chuva de granito.

E quando chove granito é fogo.

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alvaro S.
Alvaro S.
11 anos atrás

A “estrela” de Alonso nos últimos resultados do GP do Brasil, não brilhou o suficiente. Será que neste ano vai se repetir?
Em 2007 antes do GP do Brasil, 3 pilotos concorriam ao título, Hamilton com 107 pontos, Alonso com 103 e Raikkonen com 100. Raikkonen se consagrou campeão e Alonso terminou em terceiro no campeonato.
Em 2010 foi pior, Alonso estava em primeiro na classificação, com 246 pontos, seguido de Webber com 238, Vettel com 231 e Hamilton com uma chance remota de se tornar bicampeão com 222. Vettel (que é menosprezado por Alonso) “simplesmente” ganhou a corrida, convertendo os 15 pontos de vantagem que o espanhol tinha em 4 pontos a mais.
Em 2011 Alonso apesar de não estar disputando o título (pois o menosprezado Vettel “apenas” se consagrou o bicampeão mais jovem com 4 provas de antecedência), ele queria ao menos tirar o vice de Button. No final da corrida acabou perdendo até sua terceira colocação, sendo ultrapassado por Webber por 1 ponto.
Talvez este ano seja diferente, e Alonso se consagre tricampeão. Mas espero que não! Pois dessa forma Felipe Massa possa chegar ao pódio novamente (Felipe subir no pódio, está condicionado em Alonso sair da corrida, assim como ocorreu este ano no GP do Japão) e terminar com sabor de ter vencido o campeonato, afinal, até a sua própria permanência na F1 para 2013 era dita como improvável. E Vettel, o “mediano” piloto (de acordo com o Alonso) que só ganha por ter um carro superior, será o piloto com mais títulos no grid em 2013, Alonso ficará para trás.

Falando sobre futebol, Muricy seria a melhor opção, pois tem mais títulos do que Felipão e Tite, sendo que seus principais, são títulos recentes ao contrário do Felipão. E Tite tem títulos recentes, mas não tem o mesmo currículo do Muricy com vários campeonatos ganhos praticamente a cada ano. Guardiola é um super técnico, mas duvido que conheça os jogadores que estão atuando no Brasil, visto que atualmente temos ótimos jogadores aqui. Substituir o técnico faltando um ano e meio para a Copa, não achei que foi precipitado, afinal em 2001, Leão foi demitido após perder a Copa das Confederações, e como todo mundo sabe, a seleção acabou ganhando o Penta em 2002 com Felipão. O novo técnico ainda terá a Copa das Confederações para acertar a seleção para a Copa.

Abraços ao Flavio Gomes por nos estimular a escrever neste espaço.

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

Ai Flavio o Schumacher é ou não o novo patrão da Monisha?

Edu
Edu
11 anos atrás

HAmilton é o problema de Alonso amanhã, não Vettel. Se Alonso não vencer, esquece. SE VEttel chegar em 4, não interessa o que os outros façam. PS> Interessante a entrevista do Rubinho chamando o cara de “VETÉL”. SE diz “FÉTEL”, é alemão V se fala F, esse cara rodou o mundo e ainda não sabe pronunciar um nome direito…………….

Emerson
Emerson
11 anos atrás

Não tem muito a ver mas, o Capelli não trabalha mais com vocês? Gostava do que ele escrevia.

Marco de Yparraguirre
Marco de Yparraguirre
11 anos atrás

Porque Interlagos não volta a ter o traçado antigo Flavio ?

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Flávio, você viu a entrevista do Reginaldo Leme com o Fernando Alonso? Dentre outras coisas, ele comentou que acha Hamilton mais piloto do que Vettel. Citou como exemplo o fato de quando a redbull está boa, Vettel sempre andar em primeiro e Webber em segundo e vice e versa. E quando a redbull não está tão boa, Vettel sempre em oitavo e Webber em nono.

Já para as mclarens disse que Hamilton sempre arruma um jeito de estar na frente, tirar mais do carro quando o mesmo não está tão bom e assim se sobressair a Button.

Edu
Edu
Reply to  Ricardo
11 anos atrás

ME parece que GLOBO SANTANDER forma opiniões.

Ednardo Merlo
Ednardo Merlo
11 anos atrás

normal friday? pela primeira vez eu assisto ao GP de F1! estou emocionadíssimo! sou capixaba e estou no setor M! grande abraço a todos!

Lio Campos
Lio Campos
11 anos atrás

Eu não agreditava em chuva no começo da semana mas os Europeus tem uns computadores, satélites sei la e ja falavam em Austim que ia chover em Interlagos com certeza dai o Alonso ficou mais confiante e Vetel mais nervoso ( ontem gritou e chingou o reporter da Globo feio ) E agora com as previsões do Brasil estou acreditando que chova mesmo…Se não fosse o Kimi idiota cortar os pneus de Alondo no JP do Japão de propósito seria melhor …Eu torço pela Ferrari ..Hamilton em primeiro,Alonso em segundo ou terceiro e Vetel bate e sai fora …

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

Sim, as temíveis chuvas de granito…

http://www.realinsurance.com.au/Images/Blog/boulder.aspx

Thaiz with Z
Thaiz with Z
11 anos atrás

uau,.. vc apagou o meu comentário?

ok, Flavio.. um abraço

Thaiz with Z
Thaiz with Z
11 anos atrás

Beijos, F.

Quanto a corrida: espero que o Vettel seja o tri, pq o espanhol é insuportável, além de tudo o FDP é culé

Não me xingue, estou só jogando conversa fora rsrs

Edu
Edu
11 anos atrás

Acabou de chover Brita 0 aqui em Balneário Camboriú -SC.

Thiago Marques Garcia
11 anos atrás

Muito muito quente mesmo! Vim de Campo grande MS achando que ia ser fresco chuva! Passei um calor dos inferno hj em interlagos! Mais foi de mais ver esse autodromo de verdade carros maravilhosos !! Po queria ver o 69 na pista no domingo rsrsrs empresta ele para o rubinho rsrsrs !

Beto Polo
Beto Polo
11 anos atrás

Fiquei bobo de como roda a Marussia e de como não roda a HRT. Porra, a primeira fica os treinos livres inteiros girando, sem parar. Já a HRT, se deu 20 voltas nas duas sessões foi muito… Ok, falar das nanicas é um pouco demais… Pelo que vi hoje, Mirtão leva no domingo se não chover. Se chover, meu amigo, Alonso volta tri prá Espanha…

Luis
Luis
11 anos atrás

O problema é o Alonso morrer na praia que nem o Mano, afinal esse foi o ano do espanhol. Sobre a seleção, parece que o Marco Polo Del Nero vai indicar o técnico da Ponte Preta para o cargo. Dessa vez o Brasil vai passar por cima dos rivais.

Fernando Passos
11 anos atrás

Estive no setor A do autódromo, primeira corrida minha na arquibancada! Os dois telões disponíveis para o setor A (um fixo e um montado para a corrida) estavam desligados e não conseguia ouvir a transmissão do circuito. Apelei para o celular… 3G da TIM não funciona de forma alguma, entrava um tal de “E” ou “G” ao invés de “3G” no meu celular… carregando… carregando… carregando… caia a conexão… esquece.. não dava pra usar a Internet.

Tudo isso pra dizer que eu, sem Internet, sem telões e sem ouvir a transmissão, não estava entendendo porra alguma do treino, mas, mesmo assim, é legal pra caralho! (desculpe a expressão, mas nada que eu escrevesse que não isso não expressaria meu sentimento).

Tudo muito caro, por conta disso apenas este ano consegui fazer com que este seja o meu primeiro GP de F1 em um autódromo, apenas aos 34 anos de idade. Mas, para quem adora automobilismo como eu, vale cada centavo!

Com relação aos carros, eu já havia me impressionado com a Le Mans Series em duas oportunidades (WEC este ano) e a Fia GT em outra, hoje reconfigurei parâmetros! O som, a vibração e a velocidade são impressionantes, nada que os youtubes da vida possam te mostrar! Quem nunca foi e um dia puder ir, vá!

Abraços

Nelson
Nelson
11 anos atrás

A medição pelo CELSO foi ótima!!!!!

renatohk
renatohk
11 anos atrás

“chuva de granito”, “chacinópolis”…. gênio, gênio!!!! hhahahahahhahahahhaha

Gabriel
Gabriel
11 anos atrás

Está mais do que na cara ser o Felipão o técnico e ponto.
Terminou o treino com Massa na frente do Choronso, alguém duvida se isto acontecer amanhã, coincidentemente o sujeito vai ser “punido” e vai lá pra trás para dar lugar.
Antes era obrigado a deixar o outro passá-lo na corrida, agora até nos treinos não tem vez.
Pena é o Vettel ser “certinho” demais, senão ele com toda certeza iria se enroscar com Alonso terminando a corrida do 2 por ali.
Quem sabe assim até o Massa teria chance de vitória em casa (já que Hamilton, corrida sim corrida não quebra)
E nas Mc Larens quem deveria estar na frente deveria ser o Button já que pro Hamilton tanto faz.
E o sobrinho declarando ser normal a mutreta da Ferrari .
Pelo jeito tá acenando pra ser o terceiro escudeiro brasileiro na equipe, o Alonso agradece.

Andre Almeida
11 anos atrás

Chuva de granito, acompanhada de vendaval de mármore, é estapafúrdio, hoa hoa hoa hoa, como sou engraçado.

Luiz Salomao
11 anos atrás

So avisando q agora, 19 horas, comecou a garoar em Floripa, c pouco vento. Nesse ritmo a frente fria vai demorar p chegar em SP. E ja esta comecando a esfriar.

do Pandeiro
do Pandeiro
11 anos atrás

FG,
vou deixar aqui, inteiramente “de grátis”, uma análise da corrida de domingo. Hamilton ganha a corrida, faça chuva ou faça sol, isso se não quebrar, claro. Com seu carro andando como está, ele vai com tudo e os seus adversários não vão arriscar tanto assim, pois estão na disputa do título. Isso porque seus adversários são somente Vetel e Alonso. Alonso termina em segundo, claro. Está fulo de la vida porque não sabe perder. E o carro não ajudou. E seu grande adversário foi a Hamilton. Depois, foi o Newey. Depois foi a torcida do Corinthians. E só depois foi o Vetel. Isso se não bater, ou for batido, claro. Porque El Fodón de las Astúrias não erra. Em terceiro chega Vetel. Tranquilo, a mais de 20 segundos do segundo colocado. Isso porque sua equipe errou na estratégia de pneus e ele precisou fazer uma troca não programada na quinquagésima quinta volta(eu não sei como escreve trema nesse negócio aqui. Isso se ainda escreve quinquagésima com trema, claro). E isso se não quebrar, claro. Em quarto, chega Massa. Depois de uma dura briga com Weber, Buton e Grosjean, ele se aproveita da rapidez de sua equipe nos trabalhos de box e supera seus adversários. E no final, ele vai acelerar pra cima de Vetel e o locutor oficial vai berrar no microfone: vai massa, vai massa, vai massa, vai massa, vai massa, passa, passa, passa, passa, enfim, aquela história: “se o massa chegar, quem sabe não acontece um enrosco entre eles e o título cai no colo do Alonso, não é mesmo, Reginaldo, Burti?” E o Burti responde: boa tarde a todos, essa é uma possibilidade concreta, não é mesmo Regi?” Mas o Massa não vai passar. Querem apostar que não é isso que vai acontecer? E olha que ainda não tivemos os treinos oficiais para que eu fizesse essa previsão. Eita, previsão não. Antevisão dos fatos. Pra terminar, Grosjean em quinto, Buton em sexto, o Cara em sétimo. Em oitavo, Hulkenberg. Maldonado em nono e Di Resta em décimo. Seninha vai se retirar da prova, depois de passar sobre uma ponta da asa dianteira de Weber e ter seus pneus furados na curva do Laranjinha(ainda existe essa curva em Interlagos???). Bem, amigos, era só. Nos vemos no ano que vem.

charles
charles
Reply to  do Pandeiro
11 anos atrás

Nooooossa, muito obrigado, dãããã.

guilherme
guilherme
Reply to  do Pandeiro
11 anos atrás

Ainda bem que você não sabe, porque não se usa mais o trema.

silvio bauru
silvio bauru
Reply to  do Pandeiro
11 anos atrás

ÔÔÔÔ!!! Boca Nervosa… Você é sobrinho da MÃE DINÁH? Assim não dá!! Sabe tuuudo!!! PS. Manda prá mim os números da Mega Sena…Abraços..

do Pandeiro
do Pandeiro
Reply to  silvio bauru
11 anos atrás

Esses eu não compartilho. Curto só pra mim. Hehehehe

Edu
Edu
Reply to  do Pandeiro
11 anos atrás

Isso foi pior que contar final do filme.

Francis Ulfeldt
Francis Ulfeldt
Reply to  do Pandeiro
11 anos atrás

Cara, desse jeito não preciso nem assistir a corrida e ouvir o Babão tentando lembrar qualquer coisa do seu passado conversando com o Reginaldo tipo: … e teve uma vez, em uma conversa com o Felipe, lá em…em…em…lá em…em…

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

No facebook, Mano Menezes curtiu Catho Online. Mas falando da corrida, parece que a ordem é desconsiderar tudo o que aconteceu hoje em Interlagos em função da personalidade frágil de São Pedro, procede? E eu realmente estou esperando um “delúvio”, como diz o porteiro do meu prédio. Estarei lá, presenciando um tri-campeonato seja lá de quem for. Ah, a “chuva de granito” foi bacana, créditos compartilhados também com o Serafim, O Proteiro. E Chacinópolis, tristemente também.

do Pandeiro
do Pandeiro
11 anos atrás

Flávio,
eu também já ouvi e vi várias personalidades dizerem chuva de granito. É dose, além de ser fogo. Hehehehe.

gera
gera
Reply to  do Pandeiro
11 anos atrás

No problem. Aqui na minha região já choveu até brita um.

eduardo
eduardo
11 anos atrás

A Mclaren quando não se perde no acerto é a melhor e se não fosse as quebras e quedas de rendimento inesplicaveis o Hamilton estaria na briga a Red Bull encostada e a Ferrari menos longe tudo dentro do esperado, enquanto via o duelo de titas entre Vettel e Hamilton estava pensando que se a Mclaren não ocilasse tanto e a Red Bull encontrasse o caminho mais cedo e as duas quebrasse menos o Alonso é que seria coadjuvante na disputa

Marcio Almeida
Marcio Almeida
Reply to  eduardo
11 anos atrás

Algumas virgulas ajudariam a compreender melhor seu raciocinio…

Regis Oliveira
Regis Oliveira
11 anos atrás

Sim. Chuva de Granito da uma dor de cabeça…

Jackie Fã (O(###)O) #96
Jackie Fã (O(###)O) #96
11 anos atrás

Zona Sul de Chacinópolis… Foi a melhor!! Gênio!!!

Fernando
Fernando
11 anos atrás

Aqui no sul se chover granito a gauchada faz um churrasco daqueles…

Pablo Parucci
Pablo Parucci
11 anos atrás

Uma Marussia quebrou no P2… mas também não significa nada :)

Ericoo
Ericoo
11 anos atrás

A minha pergunta é a seguinte: O Alonso vai conseguir ganhar alguma coisa na Ferrari??

Ricardo Piva
Ricardo Piva
Reply to  Ericoo
11 anos atrás

Evidentemente.

Ele ganha uns 30 milhês de dinheiros europeus por temporada.

É mole ou “ké” mais?

Abraço.

Ricardo.

LH
LH
11 anos atrás

Preparem os capacetes!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
11 anos atrás

boa tarde Gomes e galera.

Parabens n1 do Grid…LEWIS…em pista Seca deu um SHOW…deu PAU GERAL…hahahahaharsss e se chover o Negao se garante tambem…vejam a diferença entre Lewis …e o Butao …que tomou PAU… ate da pessima duplinha das Flechas de Prata MB neste livre 2… Dickxucrute e Rosbarbie…hahaharssss e Gomes nao fale asneira…Lewis no Comando da W04 vai de Cara começar a pre temporada em fevereiro dando PAU GERAL…ele so no Braço coloca 1s em cima dos 2 bundas moles que citei acima Mole…outra… a Daimler comprou os 40% da aabar na sua equipe de f1 Mercedes/AMG…comprou o N1 do Grid LEWIS…e com seu Power Tecnologico e $$$ que nenhum outro team possui… vai atras do que somente lhe interessa =… VITORIA,..agora com PILOTO no Team…a W 04 com Lewis vai disputar o caneco 13…em condiçoes Bem Melhores que na ja Decadente Mclarem…valeu.

Lewis
Lewis
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

E aí blz Aluisio? Ano q vem é 1º!!!

Christian
Christian
11 anos atrás

Fala, Flávio!

Vi sim, Mano tá fora! Mas não tem problema: o técnico que entrar terá que continuar a fazer da seleção brasileira uma vitrine de craques para o futebol europeu. Não é assim que vem sendo feito?

Além de Celso, que mediu 48 graus, Kelvin mediu 321 graus, enquanto Fahrenheit mediu 118 graus. Todos os três em sintonia.

Quanto à chuva, não sei. Tá todo mundo apostando nela, menos eu.

Então, por que apostar em Alonso, se Vettel será tricampeão?

1) Porque Adrian Newey é o cara;
2) Vettel também é o cara; não tanto quanto Alonso e Hamilton, mas ele é muito bom e talentoso;
3) O talento de Vettel é suficiente para fazer o carro de Newey voar baixo;
4) Todas as combinações de resultados favoráveis para Alonso se resumem a esta: será preciso que Vettel tenha o alternador da rebimboca da parafuseta do motor Renault do RB8 estourado, e isso só aconteceu apenas uma única vez. Ou alguém tem fé de que isto realmente vai acontecer?

guilherme
guilherme
Reply to  Christian
11 anos atrás

Segundo a Sky Sports F1, a Mgnetti Marelli — que faz o alternador pra Renault — tinha atualizado o alternador no Texas, mas a Red Bull preferiu usar o modelo antigo por segurança e deu no que deu. Em Interlagos, estão usando a versão nova, o que não exatamente garante mas sugere que não haverá problemas.

Christian
Christian
Reply to  guilherme
11 anos atrás

É verdade, Guilherme. Também li esta notícia, acho que foi no blog do Tazio. Também li neste mesmo blog a notícia de que Helmut Marko, consultor da RBR, demonstrou muita preocupação a respeito deste componente nos motores Renault.

A preocupação também é grande dentro da fabricante francesa: imagine se Vettel não vence o campeonato por causa de um alternador. A imagem negativa da montadora por causa de uma rebimboca da parafuseta dessas.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

O Charles Pic quebrou…

guilherme
guilherme
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

O con confirma o que disse o FG: ninguém quebrou.

guilherme
guilherme
Reply to  guilherme
11 anos atrás

O que confirma. Digitando igual um símio.

Joao Zeggio
Joao Zeggio
11 anos atrás

Granito foi ótimo !!!!

Oliveira
11 anos atrás

Não é fogo, não… é rocha. Que é uma rocha metamórfica intrusiva, composta principalmente por feldspato, quartzo e mica. Formada da solificação do magma…

gabriel
gabriel
11 anos atrás

Flavio, sabe dizer se o farol usado na largada é de responsa da CET também? Porque se for e se chover mesmo, é bem provável que ele pare de funcionar, como sempre em são paulo… ai como seria a largada???

Felipe Lima
Felipe Lima
Reply to  gabriel
11 anos atrás

Seria com uma gostosa largando um lenço no chão!

Careca Petropolis
Careca Petropolis
11 anos atrás

O Senninha treinou hoje? As sextas não são do Chinelus… Sapatos…. Luvas… aquilo que se calça?

Ericoo
Ericoo
Reply to  Careca Petropolis
11 anos atrás

Nas sextas-feiras, são realizados dois treinos livres, o Senna fica de fora do primeiro treino livre.

guilherme
guilherme
Reply to  Ericoo
11 anos atrás

Fica de fora de “apenas” 15 primeiros treinos livres no ano. Escroto da parte da Williams que não incluíram nos cinco restantes o Brasil.

JP
JP
11 anos atrás

Não tem a ver com F-1,mas demitir o Mano no exato momento em que a seleção começava a engrenar é burrice. O próximo técnico vai pegar mais dois anos de hiato e amistosos inúteis. Quem não venha Felipões nem Luxemburgos.

Moy
Moy
Reply to  JP
11 anos atrás

Realmente, é como vc mesmo disse: engrenar em amistosos inúteis …

JP
JP
Reply to  Moy
11 anos atrás

Por isso mesmo acho que o Mano deveria continuar, já que não vamos ter competições importantes até 2014. Até porque um treinamento sério meses antes da copa é mais importante que copinha das confederações, na minha opinião.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  JP
11 anos atrás

Seleção engrenando? Onde? O Felipão pode assumir tranquilo, já que não tem segundona na Copa do Mundo para ele derrubar o time. O problema é que ele convocará o Luan para a seleção.

guilherme
guilherme
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Ré também é marcha e dá pra engrenar.