TRI IN SAMPA (2)

SÃO PAULO (no lo creo) – Muito diz-que-diz depois da visita de Bernie Ecclestone ao Beto Carrero World, ontem. Existe um projeto de autódromo lá. Em 1996, já havia. Lembro bem porque na primeira edição do meu programa Fórmula Jovem Pan, quando eu trabalhava na emissora, entrevistei o próprio Beto Carrera sobre uma pista em Canelinha. Até agora, saiu um kartódromo. Bonito, diga-se. E com grife do Tilke, e tal. O Desafio das Estrelas, do Massa, e as 500 Milhas, dos Giaffone, serão lá.

Os catarinenses querem a F-1. Deodoro também quer. Eu também quero.

No “Estadão” hoje, fala-se em “ameaça” a Interlagos, cujo contrato termina em 2014. Resumindo, Bernie teria exigido reformas no autódromo. Que custariam 120 milhões de dinheiros americanos, de acordo com algum orçamento feito por alguém na Prefeitura. Basicamente, novos boxes na Reta Oposta, com área de paddock melhor e tal.

O prefeito-quibe deixou a batata para seu sucessor, Fernando Haddad, que ainda nem tocou no assunto. Óbvio. Não é exatamente uma prioridade para uma cidade que tem tanta coisa para resolver. Claro que a F-1 é boa para São Paulo, entra dinheiro, traz turistas, enche os puteiros que sobraram, aquelas coisas todas que estamos cansados de saber. Mas tem coisa muito mais séria para resolver aqui.

Há quem acredite que Interlagos só não virou condomínio, ainda, porque tem a F-1. O automobilismo nacional não sustenta a estrutura, que custa bastante por ano — a manutenção de uma área de 1 milhão de metros quadrados não é simples. Como as autoridades municipais são fracas, não sabem aproveitar aquilo tudo como espaço público de verdade. Tem espaço mais do que suficiente para escola, parque, trilha de bicicleta, quadras esportivas, museu, piscinas e o escambau. Mas essas coisas dão trabalho, é preciso planejar e cuidar. Mais fácil é destinar 20 ou 30 milhões por ano para pintar as zebras e montar e desmontar arquibancadas.

Durante um tempo, quando se vivia outro momento econômico no país, achei que o gasto público com a F-1 se justificava. Não havia dinheiro na praça e o risco de perder a prova era grande. Hoje, não acho mais. A iniciativa privada está nadando em grana, o Brasil também. Mas a iniciativa privada brasileira é sui generis. Adora privatizar lucros e estatizar despesas. O GP do Brasil é um evento privado. Pertence à TV Globo. É uma empresa que a Globo comprou, a Interpro, que organiza a corrida. Na minha visão tacanha de mundo, creio que quem deve pagar as despesas é a Globo. Não a Prefeitura. Afinal, a receita vai toda para a Globo. Não para a Prefeitura. “Ah, mas tem os impostos, o dinheiro que entra na cidade”, dira alguém. Certo. Há centenas de outros eventos privados que trazem dinheiro e gente para São Paulo. Feiras, congressos, desfiles, competições. Que eu saiba, cada um cuida do seu.

Da mesma forma, acho que governo nenhum tem de fazer autódromo, mais. Essa fase já passou. Mas a iniciativa privada não faz, porque o automobilismo brasileiro não é um bom negócio. Eu diria que o automobilismo no mundo inteiro é, hoje, um negócio bem frágil.

Há exemplos gritantes de autódromos construídos no exterior praticamente só para a F-1: China, Coreia do Sul, Índia, Turquia, Malásia… Essas pistas todas têm pouquíssima atividade durante o ano. É difícil justificar o que se gastou em tais sítios. Austin deveria ser um exemplo. Foram 400 milhões de doletas que saíram do bolso de alguém. Investidores, milionários, sei lá. A cidade, mesmo, entrou com quase nada.

Essa história de Beto Carrero tem governo do Estado de Santa Catarina no meio. Deodoro tem grana do governo federal. Um absurdo. Destruíram o que já havia para projetar um elefante branco de uso muito incerto. E se a F-1 não for para o Rio? O que farão em Deodoro? O automobilismo nacional sustenta o investimento? Dá retorno?

Sei não.

Aliás, sei sim. Do jeito que está hoje, não dá retorno algum. E se a F-1 sair de Interlagos, o que será do autódromo paulistano? Também não sei.

Foto Facebook Beto Carrera World

Acho cascata, essa história de Santa Catarina. Bernie visita políticos o ano inteiro em todo canto. Já falaram de corridas de F-1, nos últimos tempos, na Argentina, no México, em Nova Jersey, na Ucrânia, na Romênia, na Tailândia, na Chechênia, no inferno. Não é tão simples assim. Além do autódromo, cada país desse tem de pagar uma conta anual que não é pequena. A Turquia, que fez uma pista linda, ficou com o mico na mão. A Austrália vive falando em deixar o calendário. A França caiu fora.

É preciso muito cuidado com essas notícias deodóricas e betocarrêricas, no Brasil. Interlagos tem sempre um corpo de vantagem sobre projetos mirabolantes, porque já existe, tem tradição e está numa cidade rica que não se preocupa muito em fazer e desfazer arquibancadas enquanto gente dorme na rua e vaga pela noite enrolada em cobertores e fumando crack.

No dia em que São Paulo decidir que a dinheirama da F-1 pode e deve ser aplicada em outras coisas, aí sim o GP corre o risco de sair daqui. Mas, para isso, é preciso que outras cidades resolvam bancar a brincadeira. E ela é bem cara. No atual cenário, em que pesem as bravatas dos que dizem que vão “roubar” a F-1 de São Paulo, Interlagos segue tranquilo.

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Rossi
Luis Rossi
11 anos atrás

“O automobilismo nacional não sustenta a estrutura, que custa bastante por ano”
Entendeu agora por quê Jacarepaguá acabou? Eu me lembro de provas do campeonato carioca de turismo (ou coisa que o valha) num autódromo vazio que eram uma barbaridade. Quem gosta de corridas dá a maior força, mas para o município é totalmente inviável.

marcelo a f da silva
marcelo a f da silva
11 anos atrás

“A iniciativa privada brasileira adora privatizar lucros e estatizar prejuízos”.Parabéns mais uma vez FG! Tocou na ferida! Mas será que algum dia muda?

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
11 anos atrás

Dê 40 milhões de doletas e a F1 corre na sua sala. (gastando mais um troco pra homologar a sala e colocar umas zebras na cozinha.)

E dizem que a Globo não quer mais pagar os 40 sozinha…

Paulo
Paulo
11 anos atrás

Interlagos (…) tem tradição e está numa cidade rica que não se preocupa muito em fazer e desfazer arquibancadas enquanto gente dorme na rua e vaga pela noite enrolada em cobertores e fumando crack.

Clap, clap, clap

Alexandre Werner
Alexandre Werner
11 anos atrás

F1 no Brasil tem que ser em Interlagos. É uma das minhas corridas preferidas, é um autódromo histórico e pronto. Pouco me importa em que UF fica, e acho que este deveria ser um detalhe irrelevante para qualquer um que aprecia automobilismo.

Ricardo Otto
Ricardo Otto
11 anos atrás

Sou catarinense e digo: existe uma grande diferença entre o governo paulista e o governo catarina: em SP só tem ladrão e em SC….bem…só tem ladrão também! Este negócio de autódromo aqui não-vai-dar-em-na-da….

Luiz C.
Luiz C.
11 anos atrás

Mas sabem como é a paulistada…. é só ameaçarem tirar algum poder deles que começam a ter chiliques… vide “Revolução” de 32…

Alvaro
Alvaro
Reply to  Luiz C.
11 anos atrás

Tsc… Tsc… Tão poucas palavras destilam tamanha ignorância ! …

Ricardo Cérbero
Ricardo Cérbero
11 anos atrás

O seu texto não dá margem para muitos comentários adicionais, mas como estamos em terra-brasilis, neste momento, produtores de maquetes (e partidos políticos, seja esse ou aquele) já estão em êxtase, calculando as possibilidades. O próximo passo é algum secretário ou prefeito dizendo que o investimento é uma pechincha (já em mente com a idéia de começar a encrenca e passar o mico para o próxima administração) e vai gerar milhões de empregos – e, principalmente, que vai tirar o GP de SP, aquele lugar de gente chata e playboys exploradores. Com isso, vai inflar o entusiasmo dos ‘brazucas’ da região, e o resto é história.

Se continuar em São Paulo a partir de 2015, que façam uma PPP e dêem um passo adiante, ou seja, façam um autódromo novo. Esta cultura morfética do jeitinho, tanto para coisas importantes ou sem importância, como o assunto em questão, já deu.

Marcio Vieira
Marcio Vieira
11 anos atrás

meio fora de tópico, mas Gomes, se voce tiver oportunidade de entrevistar Alonso e Massa, dou uma sugestão de pergunta, aliás, a mesma pergunta para os dois:

– Alonso chegou na última corrida disputando o título. E Qual o tamanho da responsabilidade que cada um dos pilotos assume pela Ferrari não ter tido chance alguma de disputar o título de construtores contra a Red Bull.

Abçs

Emerson Neves..
11 anos atrás

Meu sonho é ganhar um par de ingressos p/ levar minha filha neste domingo para a decisão do campeonto Flavio Gomes, todo ano a grana fica curta e não consigo levar minha filha e já ta mocinha 16 aninhos e logo logo quem vai levar ela vai ser ou cabra me ajudai ai ..

AS
AS
11 anos atrás

Interlagos do jeito que está é o ‘puxadinho’ dos autodromos do mundo… nao dá mais. Pra entender isso os brasileiros deveriam muito mais do que as tímidas imagens da Globo dos outros circuitos pelo mundo.

Traçado, tradição… esqueçam… o que vem em primeiro, infelizmente, é o dinheiro. E onde oferecerem mais o Bernie vai atrás.

É hora de repensar tudo isso… o brasileiro médio nao é apaixonado por F1 ou coisas do tipo. Ele gosta de ver algum brasileiro fazendo sucesso e aí sim ele vai atrás. Isto posto, eu nao gastaria os tubos pra reformar, construir um autodromo. Existem outras prioridades… muitas.

Beto Tillmann
Beto Tillmann
11 anos atrás

Flávio,

Realmente deve ser verdade o Governo de Santa Catarina querer entrar com grana prá Formula 1 em Penha, foi por este motivo que entrou no STF questionando a Lei do Piso Nacional dos Professores. Para EDUCAÇÃO não tem, mas prá brinacr de carrinho tem, inclusive pro Massa no Desafio das Estrelas. Beto Tillmann

marcos
marcos
11 anos atrás
Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Construir coisa nova é sempre melhor. Melhor para os que mamam nas tetas do governo federal, como Odebretch, Camargo Corrêa, Andrade Guiterrez e outras. Claro que se depender da “vontade política”, construir-se-á outro autódromo seja em Deodoro, em SC ou na puta-que-o-pariu. O importante é construir algo, mesmo que desnecessário. A CC chegou ao cúmulo de construir até navio, coisa que nunca tinha feito, só por causa da “vontade política”.

Já começa a mobilização em prol de um novo elefante branco em qualquer canto. E, posso prever, será o fim do GP Brasil. Com uma pista nova, insossa e certamente cheia de defeitos de projeto (como o navio da CC que afundou no estaleiro), teremos uns 2 ou 3 anos de um GP sem graça e, com Interlagos abandonado, outro país das Américas toma uma iniciativa e leva o GP embora para todo sempre.

Leduard
Leduard
11 anos atrás

Mas Us$ 120 milhas é uma pechincha perto do custo das ainda muito mais futuramente inúteis arenas que estão sendo construídas Brasil afora com nosso dinheiro. E o que é pior: enfiando dinheiro público em propriedade privada, o que não é o caso de Interlagos.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

SABE O QUE EU ACHO, TODO MUNDO TA COM SACO CHEIO DO BERNIE, ATIRANDO
PRA TODO LADO , E NO FINAL SÓ ÊLE GANHA. ( CPI NÊLE )

Cristiano
Cristiano
11 anos atrás

Têm que se fazer obras. Destrói um autódromo, faz-se um punhado de obras pra sediar o Pan (inclusive o velódromo que já não presta mais e vão fazer outro) e faz-se outro autódromo. Não era mais economico fazer estas obras em Deodoro ? E depois da roubalheira da Copa e das Olimpíadas , onde o Lula e a Dilma vão empregar seus companheiros pelegos de sindicato pra continuarem metendo a mão no povo ? Depois dá um cartão de bolsa-cala-a-boca-de-pobre-com-300-cruzeiros que fica tudo certo

Johelmyr
Johelmyr
11 anos atrás

Bom dia Flávio Gomes.
Sou de Santa Catarina e moro a 50 km de Penha, onde é localizado o parque… e nossa região não tme estrutura sequer para receber uma delegação da copa do mundo de futebol, quem dirá toda estrutura da Fórmula 1… A não ser que a galera faça como intercâmbio… Eu empresto um quarto lá em casa para o Kimi, só que a conta da Vodka é dele…

Edu
Edu
Reply to  Johelmyr
11 anos atrás

Manda aqui pra Balneário Camboriú que tem hotel de sobra. É só usar o aeroporto de Curitiba ou Floripa e se hospedar em Balneário. Que venha.

f.amaral
f.amaral
Reply to  Edu
11 anos atrás

onde também há hotéis de sobra é em Brasília, e a poucos kms do autódromo – este precisaria de uma baita reforma, sem dúvida, mas o traçado em si já é ótimo, pra não dizer excelente, nem de chicane precisa, precisa é de novo asfalto, generosas áreas de escape e novas instalações – paddock para o circo e conforto aos espectadores por todo ao redor. ficaria ótimo pra F1.

se a gringaiada quer praia gostosa então que procurasse realizar corridas no litoral do Nordeste, aonde as águas não são frias e as areias são brancas.

Johelmyr
Johelmyr
Reply to  Edu
11 anos atrás

Não tem hotel de sobra em Balneário Camboriú… pelo menos não para um evento do porte da Fórmula 1… não é apenas hotel para as equipes… vem pessoas de toda a américa do sul e do mundo… frouxo precisa de 50.000 quartos de hoteis… não tem isso em balneário… não tem aeroporto para transportar os equipamentos da fórmula 1… a não ser que comecem a mandar de navio… não tem sitema de trasporte para o parque Beto Carrero…

Ronald Wolff
Ronald Wolff
Reply to  Johelmyr
11 anos atrás

Essa foi ótima!

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

O Bernie fala até com o Diabo para montar um GP do Inferno se pintar $$$$$ no pedaço, a única exigencia é que a prova seja feita no verão (rs).
Se o GP Brasil esta em SP deve-se a duas pessoas que cacifaram: Luiza Erundina e Piero Gancia. E uma pequena ajuda da da Shell.
O Rio destruiu o que estava feito. O que aconteceu com Jacarepagua foi O tiro no pé.
Ai dão um sonho pro carioca, bem trabalhado, chamado Deodoro. Só vendo.
Beto Carreiro, Santa Catarina, desculpa, mas é mais fácil disputar de novo a F1 no trampolim do Diabo, a velha pista de rua da Cidade Maravilhosa.
Paga-se o custo da F1 em Interlagos até hoje: mutilaram uma das mais belas pistas do mundo (com uma mãozinha do falecido Senna).
Tinha um GP programado para as localidades de NY, Bernie não pisca o olho quando o negócio é US$, deu em nada e olha que Watkins Glen é ali do lado, uma p*$a pista, onde a Nascar e a F1 já correram.
A iniciativa privada não rasga dinheiro. Aeroporto que um negócio que dá de dez em autodomódro foi muito difícil de negociar quem vai construir e operar um autódromo?
Bernie fala, conversa e escuta, mas só vai prá onde a grana aponta!

Henrico
Henrico
Reply to  Paulo F.
11 anos atrás

Só não esquecendo de comentar que Uncle Bernie faz visitas anuais ao Inferno e só não fechou contrato pq o cramunhão achou um absurdo a grana que ele cobra por evento!! Daí o motivo do “GP dos Quintos” nunca ter saído do papiro.
E outra, o pessoal da prefeitura do Rio havia feito a proposta de cuidar do Autódromo… aí o chifrudo pulou fora de vez!!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Henrico
11 anos atrás

Grana? O Bernie pediu a alma, do Demo! O contrato veio até pre-assinado com sangue do Bernie (que deve ser sintético) A grana vem depois. Toda ela!
No Rio só tem uma palavra: incompetencia. E ganancia, muita ganancia. O equipamento urbano já chegou em Jacarepagua, a especulação não deixaria de fazer uns condomínios para posterior revenda…
Independente de levar a F1 ou não, mas tem MotoGP, Mundial de Endurance, e outros mais, agora tem: passagem de onibus para o local mais próximo. Alias Kartódromo só em volta Redonda, para ficar no estado. Deprimente.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Bernie visita tudo e todos, joga com isso o tempo todo para ganhar o que quer.
“Se não fizer o que eu quero, a F1 vai para o Rio, Argentina, Sta Catarina” … e assim caminha o “veinho” esperto.
Se o novo autódromo do Rio for mesmo realidade, verdade, a F1 vai para lá sem dúvida nenhuma, questão de tempo. Poderá até inaugura-lo.

Lio Campos
11 anos atrás

As ultimas 3 ou 4 linhas de Flaavio perfeitas bancar corrida de Formula1 é carissimo e acho que ninguem tem no Brasil para fazer Bernie é super esperto e ofato de ir ver outros lugares faz com que o Prefeito aqui se vire a população cobra ou melhor a população rica vai cobrar de Adadi que tambem é KIBE é tudo BRIMO e dinheiro tem São Paulo tem o sexto maior orçamento do mundo…só que tem os maiores corrupitos do mundo tambem e Bernie sabe disso esta cutacando para ver se fazem alguma coisa Eu mesmo cansei de reclamar das Favelas em volta dos circuito do pouco caso dos Prefeitos no Bairro que firou tudo Favela e Kassab ate andou melhorando um pouquinho..vamos ver o BRIMO agora ( Eu não votei nele ..mas vamos cobrar se ganhou tem que fazer bem mais que o KIBE é que se espera de quem ganha…

Pedro Paulo
Pedro Paulo
11 anos atrás

Sinceramente, o Bernie tem que ir pra puta que pariu, um grande exemplo é a Indy, pra ter a corrida tem fechar metade da cidade pra montar o circuito… porque não deixa correr em Interlagos?? o que ele perde com isso??

Mauro Uhlig
Mauro Uhlig
11 anos atrás

O Bernie foi conhecer o cavalo Faísca, oras. Ele é um grande fã do Beto Carrero…. Tsc tsc tsc

Wallace
Wallace
11 anos atrás

Eu no lugar do Haddad diria pra RGT a bola é sua….. Eu tô fora….. Vou gastar essa fortuna com os cidadãos de Sampa. Merecem muito mais do que corrida de F1. Simples assim. Vou cuidar de quem me elegeu com seriedade. Só isso já tá de bom tamanho.

Fábio Peres (@fps3000)
Reply to  Wallace
11 anos atrás

Se ele fizer isso, perde a eleição seguinte: nunca vão perdoá-lo pelo dinheiro que não virá para SP por conta da F1 e a RGT vai ser uma inimiga eterna da administração do PT.

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
11 anos atrás

E eu amo Interlagos, sinceramente, gostaria de ver melhorias lá. Algumas coisas já melhoraram. Lembro da época dos recapeamentos, que ocorriam praticamente ano após ano e ficava uma porcaria, os pilotos reclamavam. Lembro de contratarem uma empresa inglesa que não resolveu nada e o Maluf falou ao vivo para o autódromo inteiro ouvir que a pista tinha ficado lisinha como uma mesa de bilhar. Hoje isso não é mais problema, fizeram um trabalho sério! A maioria dos setores é coberto e com assentos decentes, apliaram a área dos boxes, mudaram a mureta do S do Senna, a saída dos boxes, áreas de escape. Mas mesmo assim, o Sr. Bernie sempre quer mais e mais. Eu, torço para um setor A e G melhorado como fizeram com os outros setores. Um setor G fixo! Se é verdade que é uma área muito grande para ficar desocupada o ano inteiro, os outros setores também ficam desocupados o ano inteiro, com excessão do A e dos setores em frente aos boxes. Interlagos é carregada de glória e memórias, prefiro uma Interlagos melhorada do que um novo circuito brasileiro. Se quiser revesar com Interlagos até vai, mas a F1 deixar o circuito de vez, no way!

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

O autodromo de Deororo vai ser um estouro!!! Agora, fala sério! pega um pentelhézimo dos impostos sobre a indústria automotiva brasileira e investe em autódromos em parceria com os diversos segmentos quer movem este puta mercado! Não tem corrida suficiente?, pega e testa componentes dessas porcarias que são vendidas a preço de ouro para pelo menos manter vivo o dito cujo que paga…Brasil, o país do mal feito…Sem criatividade? Pelo menos tentem copiar Austin. Misturar esporte com dinheiro e politica só dá merda!

marcio
marcio
11 anos atrás

Agora com prefeito da situação vai sobrar dinheiro para o que quiserem. Até o Corinthians conseguiu um patrocínio inédito de um banco estatal. O fato de que o ex-presidente ser corintiano é apenas coincidência.

José Morelli
José Morelli
11 anos atrás

Olha Flávio, você fez uma leitura da situação que eu realmente não havia observado.

Você deu todo um panorama amplo da situação. Observações estas que destroçam qualquer opinião a favor, contra Interlagos, Beto Carrero, Deodoro e o raio que o parta…..a grande verdade do Mundo é: todos essas especulações e intrigas em torno de autódromos são meros desdobramentos de uma queda de braço entre os setores privados e os estatais, onde ambos se movem de acordo com o que mais convém (E isso não é exclusividade do Brasil apenas, se trata de fenômeno mundial). Isso acaba com qualquer paixão ou idealização de qualquer espécie que exista no Automobilismo ou até no esporte como um todo.

Eu já vinha aqui dizer que, embora ame Interlagos (pois nasci, cresci e moro em São Paulo) eu seria totalmente a favor de uma mudança para Santa Catarina, um estado extremamente agradável em vários aspectos e pessoalmente acho que o Estado tem muito a ver com a F1 e merecia esse desfrute de receber a categoria mais sofisticada do Mundo). Contudo, depois do seu artigo realmente começamos a pensar o que move todo esse povo aí, tudo interesse vil….enfim, triste!

O Automobilismo no Mundo está vendido e realmente é um negócio frágil…uma pena. É tudo negócios, troca de interesses e etc…..cadê a paixão, cadê o gosto pelo esporte? Tudo besteira…..triste!

Tailor Jr.
Tailor Jr.
11 anos atrás

Descordo em parte com vc mas realmente a iniciativa privada no Brasil é piada, muita choradeira. A Globo é o maior sonegador deste País e o resto não vou escrever pois o
dia foi longo…

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
11 anos atrás

Bairrismo comeu solto …… Sem brasileiro na F1, a rede gobbels não coloca grana, mesmo ganhando mais que gasta…………Que interlagos é uma bosta a anos, ninguém nega.

O Crítico
O Crítico
11 anos atrás

Relaxa Flavio, a F1 NUNCA vai sair de Interlagos, para o bem e para o mal.

AlvaroMegamix
AlvaroMegamix
11 anos atrás

Ia ser muito legal a Formula um em Santa Catarina , mas para isso acontecer , vai ter briga com tudo que canto . rsssss Tomara que venha abraço

Osni R. Mello
11 anos atrás

O projeto da Pista em SC é tão viável como qualquer outro, em qualquer parte do mundo, afinal o dinheiro é o mesmo em qualquer parte do mundo. Leva a F1 quem for mais rápido e tiver o maior cacife político. De resto, apenas Bla…

Venax
Venax
11 anos atrás

Concordo com você. Não só em relação ao automobilismo mas também a outros absurdos como a Copa e as Olimpíadas. Em Brasília vão gatar mais de 1 bi em um estádio de futebol em uma cidade que não tem futebol. Os jogos aqui tem publico inferior ao 1.000 torcedores. Depois vão arrendar para alguma empresa faturar e deixar no osso ao final do contrato.

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Seria a favor do GP em SC se o valor arrecadado fosse para a saúde, educação e segurança pública, onde os bandidos mandaram neste ultima semana. Mas como vai pro bolso do Berne de Cavalo e sua Trupe, melhor deixar do jeito que está ou se SP não quiser organizar mais, acho melhor porque tem coisas mais importantes a se preocupar e infelizmente o nosso automobilismo sequer tem gente disputando título.

Bullitt Kowalski
Bullitt Kowalski
11 anos atrás

A Fórmula 1 está muito cara. Por isso que não tem mais GP da Argentina, e acho que os hermanos nem ligam muito pra isso, afinal eles tem suas categorias legais, assim como a Nascar americana, não dá pra querer modernizar muito, a coisa vai ficando mais cara e cada vez mais restrita. Eu acho que essa visita do Bernie é mais uma chantagem implícita que ele espertamente faz pra ver se São Paulo se toca e faz logo os boxes na reta oposta. E mesmo se o Haddad não quiser investir, tchau SP!

Luis Vieira
Luis Vieira
11 anos atrás

Concordo em genero número e grau com voce Flávio!

Grandes eventos esportivos para profissionais de grandes ligas milhonarias (incluo, F1, Moto GP, Futebol, etc) não cabe mais ser sustentado com dinheiro publico. Lugar nenhum! Nem na Suiça, muito menos no Brasil.

Como o excelente exemplo de Austin, que aliás é a muitas decadas o modelo de gerenciamento do esporte profissional americano, se iniciativa privada que lucrar com o evento/liga. Então que se vire pra construir estádio, autodromo e o que for necessário.

Governo não existe pra construir estádio ou autodromo pra milhonário brasileiro ou gringo ficar desfilando, suas caras “chuteiras, carros ou raquetes”

Junior
Junior
11 anos atrás

O Beto Carrero World já abriga uma etapa do Mundial de Motocros, diga-se de passagem premiado pela Federação Internacional como a melhor organização de uma etapa este ano. Pra um Mundial de Fórmula 1 vai uma distância, mas não me parece tão grande assim.

Abdo Maki
Abdo Maki
11 anos atrás

Apesar de toda desconfiança sobre essa visita do poderoso chefão da F1, o que se fala aqui na região ( moro a 20 km do Parque Beto Carrero) e Alex Murrad cravou hj em uma entrevista na TV foi que o autódromo vai virar realidade em breve, e ele foi cauteloso em falar que o interesse na F1 existe sim, mas não é isso vai brecar as obras caso não se concretize realizar a prova aqui. E pelos investimentos e eventos realizados nos últimos anos pelo parque não é de se duvidar. É só pesquisar no google sobre esse eventos e se tem uma base da força que o parque vem ganhando.

Renato Rolim
Renato Rolim
11 anos atrás

http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/emissora-britanica-elege-ayrton-senna-como-melhor-piloto-da-f1-em-todos-os-tempos-vettel-fica-em-oitavo

Pois é, esses brasileiros são lunáticos e cegos pelo Senna… para eles, só existe o brasileiro hahahaha……..

http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=revista-elege-senna-o-maior-piloto-de-todos-os-tempos-04023062C48903C6

E os 217 pilotos que elegeram ele, também são uns brasileiros lunaticos hahahahahaha…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Renato Rolim
11 anos atrás

E você é o pai dos lunáticos por não achar ele um grande piloto.

Ivandro Corrêa
Ivandro Corrêa
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

E você burro porque não sabe reconhecer ironia quando vê.

luis fernando
luis fernando
11 anos atrás

Flávio, por favor, para com esse negócio de colocar datas!!!! Putz, 2009! Parece que foi na temporada passada!!!! Os anos deviam andar de HRT não de Red Bull!!!!!

George McCrae
George McCrae
Reply to  luis fernando
11 anos atrás

kkk essa é boa. O relógio hispânico em nosso tempo.

Pantera
11 anos atrás

bem off-topic meu comentário neste post, mas vai rolar um post de palpites??? vettel tri com barbeiragem de alonso em alguma ultrapassagem, furando um pneu e despencando de posições, terminando fora da zona de pontuação… aí veremos novamente o “el ex-rabudón de las astúrias” sentado na porta do motor-home da ferrari, com aquela cara de “quaaaaaaaaaaaase de noooooovooooooo”… só um palpite pessoal, rsrsrsrs…

Bernardo
Bernardo
11 anos atrás

Flávio, muito bom seu post. Concordo 100% que a Globo que deveria arcar com os custos, porém nossa legislação (burra) impede qualquer investimento privado em patrimônio público, então teria que ser feito uma PPP (parceria público privada), ou algum tipo de licitação ” a la Maracanã”, o que a Globo certamente não quer pois seu único evento de peso lá é a F1, uma vez por ano e duas corridas de Stock Car que mal passa no canal. Se hoje os ingressos já são escorchantes de tão caro para se ficar numa arquibancada pior que estádio da Copa Kaiser, imagina o preço que a Globo cobraria sabendo que tem um evento por ano pra lucrar, complicado. Na realidade o que Interlagos sofre é o abandono sistemático, são anos e mais anos escostado, sem uma melhoria, para chegar nos 45 do segundo tempo e ter que fazer quase um autódromo novo. Friamente, creio que o dinheiro que entra para o Governo Estadual e Municipal via impostos dos turistas pague uma boa manutenção, porém como isso nunca foi feito, apenas reparos estéticos, ai quando o velho Berni quer uma área de box nova, pesa no bolso do contribuinte e falta para a população carente.

Daniel Ramos
Daniel Ramos
11 anos atrás

Flavio Gomes,amigo concordo com você quando diz que atualmente o Automobilismo, e mais especificamente a F1 é cara demais,e não gera lucro nenhum, e realmente é desta forma. Mas infelizmente toda essa situação que você citou também ocorre com a INDY, Stock Car, e demais categorias no Brasil, atualmente as grandes emissoras organizam e só ficam com o bom lucro,enquanto os investimentos é feito todo com o dinheiro público, um caso pior do que a F1 pra mim é a Indy,que é ridículo(na minha opinião) utilizar uma parte de Via Pública, a área para eventos como o Carnaval e demais eventos, para se fazer uma pista ridícula e muito ruim, acredito que esta uma outra questão que os Prefeitos de São Paulo deveriam visualizar.
Mas acredito que Santa Catarina têm grandes chances para ter um autódromo de verdade(hoje é o único Estado do Sul que não possui Autódromo de verdade),além disso têm forte possibilidade de fazer todos os investimentos necessário,apesar que iria me agradar mais se não tivesse dinheiro público envolvido nisso tudo,mas como tudo no nosso País sempre isso irá ter, o Estado vêm se destacando pelo o grande atrativo turístico e econômico(teremos a BMW em breve, tivemos a Volvo Ocean Racer em Itajaí,que é do lado, temos uma Estrutura logística muito boa,apesar de não ser a ideal,é um pouco melhor do que a de São Paulo,para chegar e tudo), e meu amigo a atual administração vem se mostrando capaz de fazer bons investimentos, e não iria ficar surpreso em ver a F1 aqui em Santa Catarina,eu quero muito,como fã da categoria e principalmente porque é do lado da minha casa(eu tenho que lucrar também né? Porque ir pra SP todo o ano,tá difícil hehe). Então amigo é isso,eu aposto que se Santa Catarina fazer tudo certinho,ficar “puxando o saco”(no bom sentido claro) do Bernie Eclestone, e se as exigências da FOM não forem cumpridas,aposto 50% das minhas fichas em Santa Catarina, a outra opção seria o Rio de Janeiro,mas dúvido muito que ele seja escolhido,e ia gastar mais dinheiro(eu acredito) do que o Beto Carrero World pra fazer o autódromo(já é certo que o teremos) e o Governo de Santa Catarina(que provavlemente vai mais financiar o projeto por meio do BADESC, com juros camaradas ao Beto Carrero). Eu não duvido,e espero que realmente em 2014 tenha a etapa da F1 em Santa Catarina,mas ainda têm o fator:GLOBO,que com certeza vai tentar fazer de tudo pra levar o evento pro o Rio de Janeiro.

preto
preto
11 anos atrás

O senador Luiz Henrique da Silveira,de Santa Catarina,governou o estado nos 8 anos que sucederam o atual governador Raimundo Colombo.E´conhecido,por patrocinar o período de maior corrupção que este belo estado jamais viu.Como é uma velha raposa da politica,sabe bem,,como não deixar “rabo”,é o equivalente ao Jose Sarney no Maranhão.Se ele fosse o atual mandatário,com certeza arrumaria a tal grana, só que,se o custo em Austin foi 400 mil doletas,aqui facilmente seria multiplicado por 3,sabe como é.
Abs

junior
junior
11 anos atrás

Agora entendi porque pra globo corridas de automovel é só F1,depois vem com aquele papo que tv é informação. Tv é enrolação isto sim tudo que se diz sempre sera a favor de quem paga mais ou tem mais poder. Desisto, com a grana da tv de “40 pol” vou comprar algo que possa ser de melhor ultilidade pra mim, chega de ser enganado e ainda por cima pagar pra isto.Interlagos é famoso no pais todo e, em grande parte da america do sul, aposto que muita gente pagaria uma grana pra poder rodar pela pista nem que estivesse dirigindo um carro de1000cc ou uma moto 125 cc. Talvez um esquema “Nurbugring” ajudaria a engordar a receita (logico, com preços dentro da realidade brasileira)

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Sensato, como sempre.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Que baita negócio hein ? A prefeitura de São Paulo gasta com as reformas (quase todos os anos), mantém o autódromo o ano inteiro e ainda arca com todas a s despesas extraordinárias com toda logística relativa ao evento (Policiamento, fiscalização e etc.) durante a semana do GP. E a rede grobo só pega o filé mignon (eventos, cotas de patrocínio milionárias, etc.), eita negocinho bom ! Até bobo gosta.

Luc Monteiro
11 anos atrás

Avalizo o ponto de vista apresentado e, diante das necessidades listadas, que não são exclusividade paulistana, acrescento a ele uma questão que não identifiquei nem nas entrelinhas: o Brasil precisa de um GP de F-1 pra quê?

Ricardo Otto
Ricardo Otto
Reply to  Luc Monteiro
11 anos atrás

Boa pergunta…

carlos costa
carlos costa
11 anos atrás

gosto muito da f1; acompanho desde os anos 60, diversas vezes nos autodromos mundo afora; entretanto concordo integralmente comtere suas colocaçoes relativas ao dinheiro publico gasto pra viabilizar um evento privado; também acho um absurdo nao se utilizar interlagos, e outros espaços publicos em outras atividades como escolas, a exemplo do sambodromo no rio; apos a copa de 2014 e as olimpiadas de 2016 surgira uma vasta manada de elefantes brancos pelo brasil; pelo menos resta o consolo de terem sido construidas com lisura e rigor nos gastos, caracteristicas de marin (laranja de teixeira) e nuzman