TRI IN SAMPA (26)

SÃO PAULO (parabéns) – Uma palavrinha sobre Massa. Poucos esportistas têm uma capacidade tão grande de levar porrada e ficar de pé. Felipe é um desses. Apanhou muito na primeira metade da temporada. A imprensa italiana queria que ele fosse expulso da Itália ou que a Camorra cuidasse do assunto. E não eram apenas críticas. O tom era de ofensa, mesmo. “Gasta pneus e gasolina da Ferrari e não entrega nada de volta”, diziam.

No Brasil também foi espancado. Motivos havia, até. Enquanto Alonso se desdobrava, ganhava corridas e juntava troféus, o brasileiro se arrastava melancolicamente. Foram 11 pontos nas primeiras oito corridas. Alonso marcou 111 no mesmo período.

Ninguém apostaria um centavo na renovação de seu contrato, mas ele renovou. E fez uma segunda metade de campeonato exemplar. Fechou o ano com pontos em dez corridas seguidas. Marcou 99 do total de 122 (81,1%) nessa parte da temporada. Subiu ao pódio duas vezes, uma delas hoje.

E chorou, o que não é muito do seu feitio. Chorou porque sabe como foi difícil atravessar a tormenta. Massa é um dos caras mais honestos e trabalhadores que conheço nessa porcaria aqui. E o único — repito: único — dos que conheci (falo dos brasileiros, claro) que nunca fez bico ou torceu o nariz para jornalista nenhum que, por uma razão ou outra, o esculhambou, detonou, crucificou, encerrou sua carreira antes do tempo. Sempre tratou a todos com respeito, cortesia, simpatia e sinceridade. Jamais cobrou um elogio ou contestou uma opinião.

É o mesmo moleque, igualzinho, que conheci na F-Chevrolet. Faz o dele, cuida da sua vida, sabe o que é relevante e o que não é.

Foi bonito vê-lo no pódio hoje. Fez uma corrida fabulosa, apesar das dificuldades no início, depois de uma largada muito bonita mas que resultou em pouco. Seria o segundo colocado se Alonso não estivesse precisando do resultado. Mostrou à Ferrari que é homem de equipe, leal e correto. Há quem conteste o que pode parecer submissão em algumas situações (eu mesmo não engulo algumas coisas, como aquela corrida da Alemanha em 2010, por exemplo, uma maldade do time), mas é preciso compreender como funcionam as coisas antes de falar besteira. A F-1 não é para amadores. A Ferrari, menos ainda.

Massa termina o ano em alta, e tudo que posso desejar é que passe as férias tranquilo e comece 2013 sem peso algum nos ombros. E se tiver lugar sobrando na garagem que construiu em Botucatu, tenho alguns carrinhos para mandar para lá. Pode ser meu Fiat 147, que não tenho usado muito.

Subscribe
Notify of
guest

107 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio
Antonio
11 anos atrás

Estou querendo comprar um 147, está em bom estado?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Antonio
11 anos atrás

Não quer comprar o piloto também?

Hermann
Hermann
11 anos atrás

Não Gosto do Alonso desde os episódios de espionagem na Mclaren em 2007, e de sua fofocas (dona Pepa das Astúrias). E Singapura 2008 só confirma o seu mau caráter. Ele foi o maior favorecido.. Impossível que não sabia de nada, que é isso! Deveria ter sido muito bem punido. Quem não recorda o destrato dele em relação ao piloto Felipe Massa no rádio da Ferrari, quando Massa não estava dando passagem no lamentável GP da Alemanha de 2010 dizendo “eu não acredito nisso!” e outras coisas… Mas também choca a submissão de Felipe, como a declaração após o GP de Monza deste ano (Eu trabalhei para a equipe, tentando ajudar o Fernando, que é como tem que ser. Sempre fiz isso e vou fazer quantas vezes forem necessárias)
Massa é um bom piloto, provou isso, infelizmente corre numa equipe arcaica, fascista, onde o parâmetro não é campeonato mundial de pilotos e sim de construtores, bem diferente atualmente da Mclaren (não sei na Red Bull) por exemplo .

Cristian
Cristian
11 anos atrás

Quando o Patrese deixava o Piquet passar era legal, não era? E quando o Berger deixava o Senna passar era legal, não era? Aí o jogo de equipe valia?

Pedro Accioli
Pedro Accioli
Reply to  Cristian
11 anos atrás

Cara, apesar de Berger e Patrese terem sido segundo pilotos sem se importarem com a situação, nenhum dos dois abriram passagem para seus primeiros pilotos! Muito pelo contrário! Por exemplo, no GP da Itália em 1991, o Mansell deixou o Patrese passar porque a equipe julgava que ele estava mais rápido para ir à caça de Senna para ultrapassá-lo e segurar para o Mansell chegar e ultrapassar os dois, o carro do Patrese quebrou, mas mesmo assim deu certo para o Mansell chegar e ultrapassar o Senna e vencer a corrida! E no GP do Japão de 1991, a McLaren ordenou o Senna deixar o Berger passar porque o segundo lugar já garantia o título antecipado ao brasileiro, e ele queria ganhar a corrida na verdade! Não foi um gesto de gentileza próprio do Senna porque se tivesse feito isso, teria feito antes da última volta!

Dynastes Neves Marinho
Dynastes Neves Marinho
11 anos atrás

Ola FG

Discordo !! Nao vejo qualidades no Massa esse ano.
Na minha opiniao eu acho que a reacao do Massa no podium foi de desabafo. Principalmente porque eu acho que ele acreditava que podia esta em segundo ou primeiro no podium. E principalmente passar por isso diante da propria torcida
Na minha opiniao, nao gostaria de vencer um campeonato pedindo para o piloto da minha equipe parar o carro ou favorecer a vitoria com algumas das artimanhas feitas pela Ferrari.
Nao me sentiria um campeao por merecimento e conquistado na disputa e na luta desportiva.
O Tri do Vettel … baseado na ultima corrida !!! Nao tem merecimento maior !!! Sem comunicacao, puta barbeiragem do Bruno , chuva .. confusao.. Foi demais !!
Isso eh o que eu penso !! Alguns podem pensar diferente. Eh normal !! Jogo de equipe.. ???hummm .. na Ferrari significa: Vamos fazer de tudo para o Alonso ganhar a corrida !!
Primeiro que tenho certeza absoluta que se o Massa tiver na mesma situacao do Alonso nesse ano, disputando o campeonato, o Alonso nuuunca iria ajudar o Massa . Isso eu tenho certeza absoluta.
Segundo, a propria Ferrari ajudou nesse calvário que viveu o Massa no primeiro semestre.
Muitas vezes o Massa ficou sozinho na equipe e em momentos da sua recuperacao teve que ceder a posicao para Alonso. A Ferrari caiu no meu desgoto por uma serie de motivos. Primeiro pela s[erie de artimanhas que sempre faz para favorecer o primeiro piloto e segundo pela tentativa recursiva do Massa de se manter na equipe.
Formula 1 nao eh tudo !!
Veh o Koba .. puta piloto !! Uma das grandes revelacoes da F1 ficou sem carro !!
Formula 1 nao faz mais sentido !!

Infezlimente eu acredito que o Massa nao tem condicao nenhuma de vencer um campeonato pela Ferrari, entao por esse motivo, como torcedor e expectador, acho que todo o esforço dele eh sem sentido .

Ele tem muita garra , bom piloto !!

Ai me pergunto:
– Mercedez fez algum tipo de artimanha para favorecer o |Schumaker ? Nao
( acho ate por isso foi mais dificil o seu retorno)
– A Red |Bul ? Nao
– Mclaren ? Nao . Button tem a mesma condicao do Hamilton e continua sua carreira super bacana na F1

Vettel tem as suas limitacoes, mas humildimente vem fazendo uma carreria super bacana .
Hamilton .. grande piloto !! Sempre otimas corridas
Button .. cara bacana e um grande piloto !!Principalmente nas disputa ! Sempre honesto !

Tenho prazer de ver uma disputa desses pilotos !! Logicamente Vettel eh favorecido pela genialidade do Adrian, mas vem cumprindo o seu papel

Se a Ferrari deixar o Massa correr, com alegria, sem pressao, ele pode entrar para esse grupo ! Mas nao vai acontecer !

Abr

Dynastes Marinho

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Felipe Massa está voltando ao normal. No final do ano passado nao esperava nada dele pra este ano. Pra 2013 ja tenho boas expectativas com relação a ele….

Marcus Lima
Marcus Lima
11 anos atrás

Fico absolutamente feliz pela vitória de Vettel. E absolutamente contrariado com a cobertura da emissoria oficial. “Dom” Fernando, com bem chama Galvão, foi a opção clara da cobertura que abandonou a objetividade em face da deturpação. Objetividade seria admitir a qualidade de Vettel, ele mesmo não portador do mesmo carro dominante de 2010/11, ele mesmo postulante ao título desde 2009, quando ainda não portava carro dominante. Vettel, aquele moleque que assombrou o mundo vencendo em MONZA numa modesta Toro Rosso_ aquela, ex Minardi.
Enfim, me incomodou isso porque sabem os jornalistas que não é verdade que Vettel é um Hilll, um Vileneuve_ piloto que só ganhou pela superioridade do equipamento.
Entendo que essa ” glorificação” excessiva do “Dom” é forçada para justificar para o torcedor médio, seu brasilino pacheco, porque afinal nosso grande Massa não ganha. ( O grande é sem aspas, para mim ele é grande e ponto final, o maior piloto brasileiro que surgiu depois do Senna e ponto final). “Contra um Deus, não dá para Massa”.
Essa linha editorial deturpou a verdade. Massa estava em má fase, punto e basta: e o basta ele já deu. Não precisam nos convencer de que Alonso é uma ” força da natureza”.
Muitos dizem que, se Vettel dirige um carro dominante, é pelo seu papel de “desenvolvedor”, junto do gênio Adrian Newey. Esse papel é determinante para auxiliar a condução de projetos. Foi aqui no GP, inclusive, que li que isso é opnião do Padock, informação dada pelo mestre Divilla: no desenvolvimento no carro, Vettel é mais forte que Alonso,de maior auxílio_ será que isso não pode ser provado pelo fato de o “Dom” nunca ter estado a frente de um carro dominante? E pelo fato de a Red Bull ter crescido junto de Vettel?

Enfim, não se desmereça a qualidade de Alonso, grande sim. Mas igualar Vettel ao Hill, ou fazer de Alonso um gênio, torcer por ele em oposição ao Red Bull que anda sozinho, já é desonestidade! Creio que os quatro maiores, Alonso, Button, Hamilton e Vettel, estão em pé de igualdade: muito pouca a diferença. Um pouco abaixo está Raikkonen.
E Massa? Massa é vice campeão do mundo. Se encontrou, se achou. Tentar ajudá-lo torcendo por Alonso é idiota. Melhor observar que do meio do ano para frente, principalmente em corrida, Massa SUPEROU várias vezes o ritmo de Alonso, mesmo quando seu equipamento não tinha condições de igualdade, uma asa defasada ou outras partes. Pode não ser um dos quatro melhores: mas, como Raikkonen, mostra que se voltar a ser o de 2008, pode bater qualquer um deles sistematicamente, com garra e o equipamento certo na mão . Ótimo que Dom Fernando não tenha ganho, para que Massa não seja ainda mais espremido ano que vem na Ferrari. Não será o primeiro piloto, mas pode começar em pé de igualdade o campeonato, bater Alonso algumas vezes, quem sabe vencer e se colocar entre os 3 ou 4 melhores.
E quem sabe, mostrando-se forte, competente e valente, estar numa Red Bull em 2014, quando o interminável Weber deve ir pescar: para aí sim disputar o título que era seu em 2008 e escapou por infelicidade. Devo lembrar a todos: diferente de Rubens, Massa foi realmente postulante ao título.

MSM
MSM
11 anos atrás

Melhorou na parte final do campeonato, mas está aquém de pilotar para a Ferrari, é lógico que a partir do momento que a equipe contratou o Alonso, ficou claro que eles não confiavam na capacidade do Massa ser campeão (o que concordo). Daí em diante a situação piorou (ajudado pelo acidente também) não conseguiu progredir e corrida após corrida fazia papelão. Vamos ver em 2013, mas sinceramente se teve condição de ser campeão, foi no ano que perdeu para o Hamilton, será muito difícil aparecer outra, principalmente contra o Alonso.

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Se não fosse a bagunça de corrida que foi (claro, emocionante né), ajuda a Alonso e com o segundo lugar provisório depois da largada, acho que o FM teria vencido o GP do Brasil.

George McCrae
George McCrae
Reply to  George McCrae
11 anos atrás

E 2013 que venha o espírito de São Pironi, só esse pra dar coragem para um segundo piloto como FM, abrace a sua alma e desafie Alonso e Ferrari.

serbia
serbia
11 anos atrás

Forza Felipe Serbia loves you

Bruno Elander
Bruno Elander
11 anos atrás

Se conformar com um sétimo lugar no mundial e se emocionar com um terceiro lugar no Brasil, depois de vencer e chegar também em 2°, é sonhar com migalhas!

fabio lolli
fabio lolli
11 anos atrás

Resumo: Nem genial, muito menos uma bosta, apenas um bom piloto!

pedro ar reflexivo
pedro ar reflexivo
Reply to  fabio lolli
11 anos atrás

boa avaliação camarada

Victor
11 anos atrás

Hola a todos,
Sólo quería decir que Felipe ha hecho posible que Fernando estuviera luchando hasta la última vuelta por el campeonato.
Aunque no empezó bien, el final del campeonato ha sido brillante y ha protegido a Fernando en varias ocasiones.

Gracias Felipe, desde España!

JOANNIS LYKOUROPOULOS
JOANNIS LYKOUROPOULOS
11 anos atrás

Parabéns ao Felipe!!!

Flavio ,cadê a foto do Fiat 500 que ele ganhou??

Cleverson
Cleverson
11 anos atrás

Espero, mesmo, que o Massa faça um bom trabalho em Maranello em 2013. Mas ainda acho que ele vai ouvir vários barulhos de gente garantindo que antes de 2014 ele estará fora do time do cavalinho rampante. Outra coisa, certa feita, numa edição noturna de domingo do Esporte Record News, ancorado pelo Maurício Torres (eu gostava do programa e gosto do apresentador/narrador, que é botafoguense, até hoje), o Maurício disse que “a imprensa brasileira deixa passar no Massa umas coisas que nunca perdoaria no Barrichello”. Frase inteligente a do jornalista carioca (que foi demitido da Globo e do Sportv por dizer a verdade – lembram daquela história do “quem tem tempo para ver jogo de futebol na tarde de quarta é desocupado”? – . No mínimo, é para se pensar.

Benicio
Benicio
11 anos atrás

Ele teria uma posição melhor dentro da Ferrari ou outra equipe de ponta se não reclamasse tanto fora do carro. Reclama muito. Tem que responder dentro do carro. Mostrar sim que o carro dele é inferior ao do Alonso. Ir até o limite em todas as voltas do fim de semana de uma etapa. Aí sim mostraria ao público que o carro dele tem limitações. Por enquanto, neste segundo semestre, ele demonstrou que tem um carro igual ao do Alonso. Deveria ter chegado ao final do campeonato bem atrás do espanhol, como fazia o Rubens quanto tinha o alemão na frente dele. Era obrigação. Enquanto não acontecer isto, como foi este segundo semestre, não adianta ficar resmungando ou achando desculpas. Por exemplo, o Bruno é muito mais sincero nas explicações do que o Massa.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
11 anos atrás

Me desculpem mas é engraçado como as pessoas são manipuláveis.
Aqui neste espaço, de 10 comentários, 9 eram acabando com o Felipe Massa.
Eu fico à vontade de dizer que sempre defendi ele, pois não sou expert, mas entendo um pouco de corridas e pilotos. Coloquei esse comentário há uns 4 meses atrás e fui literalmente detonado. rsrsrsrs.
Mas, tudo bem. Só que é engraçado! Hoje, o tópico mudou: de 10 comentários, 9 é falando bem do piloto e um é criticando-o.
Pois é… por isso que nenhum ditador gosta da imprensa…

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Chegou em terceiro… e mais uma vez cedendo posição ao companheiro de equipe que decidia o campeonato.

E ainda se emociona e comemora como ato heróico. “Recuperou” a “moral”, “deu a volta por cima”…Qual a colocação no campeonato de pilotos??

Segundos pilotos eternos e se auto proclamando heróis: Barrichello e Massa.

Que fim de feira!

Que inveja tenho dos alemães nos últimos 20 anos e nos próximos 10, no mínimo.

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Pra variar, o sr. Flávio Gomes não consegue fazer um post sem cutucar o Ayrton Senna.

pedro ar reflexivo
pedro ar reflexivo
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

na “SENA” em que se avalia o Massa… rs

Raphael Donida
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Acho que qdo vc disse que o Massa foi o único brasileiro que nunca torceu o nariz pra jornalista nem devido a alguma critica o Rodrigo deve ter lembrado do Senna. Maior viagem, mas só pode ser isso…

luis fernando-rj
luis fernando-rj
11 anos atrás

massa é apenas um piloto que vez por outra tem um brilhareco nada mais,nunca fará frente a alonso dentro da ferrari que sempre foi equipe de um piloto só. ele não é submisso apenas se acomodou com situação tem um excelente salário e corre na equipe mais tradicional da f-1.sair de onde está para ficar penando na caterham,marussia ou sauber?pelo menos ao contrário do barrichello ele não fica choramingando contra as “injustiças” da ferrari.

joão h
joão h
11 anos atrás

Não sou de comentar, mas acho q é importante alguns babacas donos de fazerem teorias da conspiração ( e não li nenhum comentário aí encima) entenderem uma coisa: se felipe correr mais que alonso, ele vai ser primeiro piloto. E isso é difícil, pq Alonso É mais piloto que ele. Mas na hipotética situação de ele ser mais rápido, ele seria privilegiado, como ja foi em 2008, quando Kimi não tava correndo nada e até abriu para ele em algumas corridas. e tenho dito

Caique.
Caique.
Reply to  joão h
11 anos atrás

Perfeito!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

É NA ADVERSIDADE QUE SE CONHEM OS HOMENS , E É MELHOR SER SEGUNDO PILOTO
DA FERRARI DO QUE SER PRIMEIRO DE UMA MERCEDES . PARABENS MASSA.

Eduardo
Eduardo
11 anos atrás

Submisso, fraco, risiculo

bla
bla
Reply to  Eduardo
11 anos atrás

vai lá e faz melhor campeão!!!…tu nunca fez algo no trabalho que não queria pra não perder o emprego né? pediu demissão e foi trabalhar numa empresa menor né?

maldita inclusão digital!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Eduardo
11 anos atrás

Risiculo? O que significa isso?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Acredito que uma nova palavra composta: risível + ridículo.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Eduardo
11 anos atrás

O que seria “risiculo” ? esperanto ?

fagner andre
fagner andre
11 anos atrás

boa flavio, muito bom trabalho de box, o seu.!

Rama
Rama
11 anos atrás

Post justo, justíssimo, Flávio.

pedro ar reflexivo
pedro ar reflexivo
11 anos atrás

Acho engraçados aqueles que gostariam de ver o Massa largando a Ferrari e “tentando a sorte” em uma escuderia menor, imaginando que ele é “submisso” e pouco competitivo… Sábios do paddock… não sabem nada do universo complexo, entupido de questões relevantes e subjetivas onde muitos grandes pilotos já naufragaram e se tornaram figurinhas apagadas alem circo, depois de fazerem apostas equivocadas na hora de escolherem quando e aonde apostarem suas fichas na F1. Lembremos aos leigos “pseudo entendidos” do circo em que o palhaço não fica debaixo da lona, estes espertos da poltrona jamais caminharam UM metro dentro de um circuito, mas se acham capacitados a julgar e condenar pilotos tops mundiais, baseados em seus limitados egos super nutridos pela NET, que os permite emitir opiniões fortes nada elaboradas de ilustres desconhecidos, que tem como máxima em seus currículos dirigirem possantes carrinhos urbanos de quase 100 HP de potencia que jamais passaram de 140km horários em serenas rodovias tupiniquins. Berram de forma ofensiva contra a “Massa” que os desafia a usar a lógica e o bom senso, impedindo-os de descarregarem suas frustrações existenciais no piloto brasileiro que não os permite ingressar no Olímpio dos campeões a partir de seus feitos e assim minimizarem o sofrimento de não poderem colocar a fantasia de super herói que tanto precisam para resistir ao desafio de serem apenas…eles mesmos e encararem mais uma segunda feira cinzenta do que parece ser suas existências menos perspicazes longe dos fóruns automobilísticos como este.Bom senso e equilíbrio não são seus Fords…rs

Caique.
Caique.
Reply to  pedro ar reflexivo
11 anos atrás

PERFEITO!!!!

BRUNO CG
BRUNO CG
Reply to  pedro ar reflexivo
11 anos atrás

Onde assino concordando com tudo?

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

O Felipe Massa fechou bem o campeonato com uma sétima posição, uma abaixo de 2010/2011. O Massa é um bom piloto, mas falta força política, e isso o Fernando Alonso tem de sobra, e se a Ferrari tiver que sacrificar um piloto que está fora de combate, então fará sem dó ou piedade. O Massa chorou no pódio com uma medalha de Bronze que valeu Ouro, e prometeu um campeonato melhor, e se eu fosse ele ficaria um pouco quieto sem prometer muito para 2013. O Fernando Alonso é um piloto Cabeça de Chave casca grossa e maquiavélico, disposto a fazer macumba contra seu adversário, seja ele quem for. Apesar de o Massa ter feito uma segunda fase satisfatória perdeu feio para o Alonso, e se ano que vem o Massa começar o campeonato bem atrás do Alonso nas cinco primeiras provas, vai ter que trabalhar como subalterno novamente e conviver com rumores de sua saída da Ferrari. É, o seu inferno ainda não acabou completamente!

George McCrae
George McCrae
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Não querer defender o FM, mas que o Alonso é arrogante e chorão pra ter as coisas só pra ele, isso é verdade.

waldson
waldson
11 anos atrás

O Massa devera ter somente 1 coisa em mente em 2013, fazer bonito pra conseguir um lugar melhor pra ele em outra equipe, por ex, a propria RBR, ja que do contrato do webber e de 1 ano.Podem ter certeza que se ele estiver numa posicao a frente do alonso na primeira corrida do ano, a Ferrari vai mandar trocar.Na ferrari, ele nao vai ser nunca campeao.Muita gente pode nem saber, mas, Rubens Barrichello ainda tinha mais 1 ano de contrato quando saiu da Ferrari por saber que nunca seria campeao sendo companheiro de schumacker.

Caique.
Caique.
Reply to  waldson
11 anos atrás

Exatamente, por isso lutou para renovar com a equipe. Agora é fazer um bom campeonato e picar a mula ao final do ano.

Pedro Accioli
Pedro Accioli
Reply to  waldson
11 anos atrás

A Ferrari não seria louca de mandar o Massa dar passagem ao Alonso na primeira corrida, com certeza a torcida vaiaria e pediria a cabeça de Montezemolo e do Alonso!

César
11 anos atrás

O Massa é no mínimo autentico. e o Alonso deveria ter a decencia de devolver a segunda posicao pra ele quando o SC entrou.

MauricSaio
MauricSaio
Reply to  César
11 anos atrás

Com SC na pista não pode haver ultrapassagens. Como Alonso iria devolver a posição?

Guilherme
Guilherme
Reply to  MauricSaio
11 anos atrás

O SC saiu antes do término da corrida.

Igor Soares
Igor Soares
Reply to  Guilherme
11 anos atrás

Quando o SC sai da pista só pode fazer a ultrapassagem depois da linha de chegada. E quando cruzaram, a corrida acabou.

Diogo Aguiar
Diogo Aguiar
Reply to  Guilherme
11 anos atrás

a saída do SC só pra bandeirada acontecer sem o mesmo, porque a corrida terminou em bandeira amarela.

Matheus
Matheus
Reply to  Guilherme
11 anos atrás

Saiu apenas para não cruzar a linha à frente do Button. Quando este cruzou em primeiro, a mensagem “Safety Car” em amarelo ainda estava ativa no GC (ainda se fala isto?) oficial da FIA!

Ricardo
Ricardo
Reply to  Guilherme
11 anos atrás

O SC saiu mas não poderia haver trocas de posições antes da linha de chegada!!!

Tiago
Tiago
Reply to  Guilherme
11 anos atrás

Mas nesse caso não se pode ultrapassar, o SC só sai para não aparecer na foto.

Pedro
Pedro
Reply to  Guilherme
11 anos atrás

O SC saiu antes do fim, porém ultrapassagens só podem ocorrer após os carros completarem a volta. Como era a última, não podiam ultrapassar. Sim o Galvão Bueno falou que podia…mas sabem como é o Galvão!
Todo mundo cruzou a linha de chegada devagar, pois não podia ultrapassar.

Jonivan
Jonivan
Reply to  Guilherme
11 anos atrás

Claro que ele saiu antes, a entrada do box é antes da linha de chegada. Só valeria ultrapassar depois de cruzarem a linha, aí a corrida já teria acabado. O ga-galvão não lembrou disso?

George McCrae
George McCrae
Reply to  Jonivan
11 anos atrás

Meu Estado esteve no GP do Brasil: SC.

Sidnei
Sidnei
Reply to  César
11 anos atrás

Concordo plenamento, uma vez que não seria possível vencer o campeonato o Dom Fernando da Astúrias, se tivesse caráter, teria devolvido a posição. Mas Fernado Alonso é dicípulo de Flávio Briatore, ou seja, o mesmo que treinou o Dick Vigarista do Schumi. Se a árvore é ruim (Briatore) os frutos (Schumacher e Alonsol) não poderiam ser diferentes.
Felipe só não terminou melhor o campeonato pois acabou dando dois pódios para Alonso, talvez com estes pontos “doados” ele teria alcançado uma posição melhor no campeonato.
Boa sorte no proximo ano Felipe e que Deus te abençoe e proteja. Seja uma “fenix” e vira o jogo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Sidnei
11 anos atrás

Se Alonso ultrapassasse Button antes da linha de chegada, levaria uma punição de 20 segundos em seu tempo.
Foi o que aconteceu com Top Seven em Mônaco/2010, ao ultrapassar o mesmo Alonso.
Está no regulamento.

Renato
Renato
11 anos atrás

Concordo com tudo. Torço por ele, mas, não me iludo em imaginar que ainda é possível conquistar um título pela Ferrari tendo ao seu lado o Alonso. A força do rival é muito grande. Se faz presente no patrocínio gigante, na atuação de bastidores e principalmente nas pistas.
Contudo, minha esperança é que um próximo ano bem feito possa significar um novo e melhor caminho em outra equipe de ponta.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

Piloto submisso e sem brio. Curvou-se qual vassalo servil, diante de todas as artimanhas da equipe.
Não à toa, apelidei seus fãs (ainda existem?) de “traídas”.
Toda essa humilhação de nada serviu: sobrou um vice com gosto amargo, estampado nas faces dessa dupla, onde ambos se merecem.

Douglas
Douglas
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Eu apostaria que você faz ou faria o mesmo no seu emprego, até arranjar oportunidade em outra empresa que lhe pague o mesmo.

Caique.
Caique.
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Vc é um baita conhecedor de F1…de Play Station…

Murillo Sperandio
Murillo Sperandio
Reply to  Caique.
11 anos atrás

Quanta estupidez…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Murillo Sperandio
11 anos atrás

Tão poucas “traídas”? Esse Fã-Clube é bem seleto…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Traído é vc que acha que todo mundo que carrega a alcunha de brasileiro tem de vencer de qualquer modo em tudo o que faz, nem que para isso tenha de recorrer a métodos espúrios.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Pronto! Foi só eu falar e já aumentou…

Anselmo
Anselmo
11 anos atrás

Massa. Como disse sua esposa várias vezes…voce é o cara…assim como, Emerson, Pace, Piquet, Senna e Rubens..sem desmerecer todos os outros brasileiros que por F1 passaram..mas estes são foram os caras….feliz por ser brasileiro gtenho orgulho deles.

Ferdinandes
Ferdinandes
11 anos atrás

Fraco e submisso. Pra quem teve Senna, eh uma vergonha ter que torcer pra esse “piloto que representa o Brasil”.

Douglas
Douglas
Reply to  Ferdinandes
11 anos atrás

Submisso, sim. Fraco, não.

Caique.
Caique.
Reply to  Ferdinandes
11 anos atrás

Senna não foi nesse ponto, P. Nenhuma perto do Piquet…aliás para as Viúvas, ontem se viu quem é o Piquet ao entrevistar o Massa…aquele é o TRI Campeão, que sempre marcou mais pontos que o Vice…o apoio dado com o afago no ombro, enquanto o Felipe falava mostrou isso.

Matheus
Matheus
Reply to  Caique.
11 anos atrás

O rapaz falou do Massa e do Senna. O que o Piquet tem a ver com isto?

Nelson
Nelson
11 anos atrás

Concordo contigo Flavio.O Massa realmente tem me surpreendido e hoje principalmente fez um corridaço.Assisti a entrevista dele e o achei super sincero e corajoso ao admitir que teve uma ajuda psicologica(que deu resultado).Parece que ele voltouPor falar em voltar,o PALHAÇO voltou ao circo hoje.TE CUIDA GALVÃO!!!!!!

Lucius
Lucius
11 anos atrás

Suspeito que em 2013 o clima na Ferrari vai azedar. O Massa foi melhor que Alonso nas duas ultimas corridas e vai querer manter isso. Conseguindo ou não acho que o clima entre os dois vai ficar pesado.

Caique.
Caique.
Reply to  Lucius
11 anos atrás

Com Certeza…e Alonsito não consegue se concentrar…vide McLaren com Hamilton em 2007.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Lucius
11 anos atrás

Compartilho essa impressão…

Luciano Vido
Luciano Vido
11 anos atrás

Muito bacana a sua relação com o Massa. Realmente acho que ele deve ser uma grande pessoa, acredito que ele seja muito educado. Na minha opinião ele tem apenas estas qualidades pois como, piloto ele é muito fraco. Sofreu uma derrota psicológica no inicio do campeonato e só correu razoavelmente do meio da temporada em diante porque ficou claro para ele que a Ferrari sempre terá um segundo piloto que NUNCA vai disputar nada. Quanto a ir para outras equipes seria impossível pois ele ē fraco!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Luciano Vido
11 anos atrás

Porém foi mais rápido que o Alonso em todas as oportunidades nas duas últimas provas. Realmente muito fraco. Fraquíssimo se lembrarmos que perdeu o campeonato de 2008 por um ponto pro Hamilton, isso devido a uma sucessão de erros bizarros da escuderia e uma mancada do piloto. Mas nisso até o Schummy fez coisa pior.
Se mantiver esse ritmo ano que vem, o clima na Ferrari vai se tornar sinistro.

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Acompanho F1 desde o tempo da Brabham Alfa Romeo vermelha de Piquet e aprendi a ser exigente, vi Piquet sair do carro e dar uns supapos em Elizeu Salazar, vi Senna disputar lado a lado com Piquet, quase um drifting, em Hungaroring. Vi Senna e Piquet nunca se subjugarem a companheiro nenhum de equipe e a nenhuma ordem de time nenhum. O que era Patrick Head nos boxes qunado via Piquet ganhando contra tudo e todos na Williams? Por isso eu caguei para o choro destebcara hoje. Não se pode admitir atitudes e fatos como estes que Felipe e Rubens nos proporcionaram durante estes anos. Não merece o público que viu Senna, Piquet e tantos outros dando o sangue. Se o cara não pode nada dentromda equipe, que cave outro postomem outro time, e não faça este papel de covarde, submisso que envergonha a todos. O cara chega a F1 com méritos seus e de sua família, mas deve lembrarbque quando vai ao pódio, o que sobe atrás dele é a bandeira de seu país não de seu timemde futebol ou brasão da família. Por isso a Alemanha esta em festa pelo filho maravilhoso que formou. O Brasil deveria chorar mais que vc Felipe neste pódio, pela vergonha que proporcionou neste ano. vergonha! Se fosse um Koba, Hamilton, ou Kimi nunca se sujeitaria a isso.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

Eu, brasileiro da gema, nunca senti vergonha do Massa ou qualquer esportista e trabalhador honesto. Já de palhaços como você, que ainda por cima não aprenderam nada com o passar dos anos, sinto vergonha à níveis cavalares.

E dó.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

Estranha inversão de valores esta.
Tenho orgulho de ter um representante como o Massa.
Ao contrario de muita gente aqui nesta terra que acha que dar chapéu nos outros é sinônimo de vergonha na cara. Meu pai me ensinou outra coisa a esse respeito.
Não tiro mérito de Piquet ou de Senna, eram pilotos divertidos. Duros. Geniais.
Massa lembra mais o estilo do Emerson Fittipaldi. O maior de todos…
Honradez, hombridade, espirito de equipe,competência e combatividade. Não se abate na adversidade. Esse é o verdadeiro espirito do Brasileiro comum.

Fernando
Fernando
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

Para de falar bobagem. O mesmo Kimi fez jogo de equipe pro Felipe em 2008.
Até o Senna deixou o Berger passar em um corrida no Japão em “retribuição” ao escudeiro na última etapa do campeonato (acho que foi em 91).

Marcel
Marcel
11 anos atrás

Massa… Pode não ser o mais talentoso e hábil piloto da F1, porém é um verdadeiro lutador, que já provou o seu valor em várias oportunidades! Espero que 2013 ele tenha um ano decente, com condições no minimo ”razoáveis” dadas pela equipe para que ele possa lutar por algo a mais…

Go Felipe!

PS: Gostaria de vê-lo na Lotus fazendo dupla com o Iceman

Mauricio
Mauricio
Reply to  Marcel
11 anos atrás

De novo?
Da última deu empate!

Pedro Paulo
Pedro Paulo
11 anos atrás

Bem, tudo que posso falar é que o Massa já mostrou que pode ganhar campeonato, vide 2008, porem, se não quiser ser coadjuvante novamente, terá que mostrar serviço desde a primeira corrida de 2013, porque ele já sabe que a preferência na equipe é do Espanhol, então é “pé na tábua” e “vamo que vamo”, Brasil esta precisando de um campeão de f1 já…

E fazendo uma observação… não sei do resto, mas achei bastante carismático o tal do Pietro, neto do Emerson Fittipaldi, parece que ele começará a treinar em carros de fórmula daqui pra frente… pelo menos nome ele já tem, vamos ver como se sai, afinal, nome não ta ganhando mais nada hoje em dia né Senna Jr??

Pedro Accioli
Pedro Accioli
Reply to  Pedro Paulo
11 anos atrás

Mas o Bruno Senna não foi um piloto competitivo porque foi proibido de correr pela mãe depois da morte do tio por 10 anos!

claude bes
claude bes
11 anos atrás

E isso ai, prova que muitos julgam.sem entender PATAVINA.

Bruno
Bruno
11 anos atrás

FG, hoje terminou o salão de automóveis antigos e você nem comentou nada. Não estava sabendo ou tem algo mais? Também achei estranho que lá não tinha nenhum DKW Vemag. Tem algo a ver? Abs!

pedro ar reflexivo
pedro ar reflexivo
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

kkkkkkkkkkkk ela não merece mesmo confiança…

Bruno
Bruno
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Justo!

Daian Dienstbach
Daian Dienstbach
11 anos atrás

Massa apesar de ter feito uma boa segunda metade de 2012, estava sem crédito para equipe melhor. 2014 os carros mudarão muito, então ele só precisa fazer um bom 2013 pra tentar algo melhor ano seguinte.

Fabio Spardeloto
Fabio Spardeloto
11 anos atrás

creio que a ferrari mesmo fria e gelada sabe que aquela corrida de 2010 é traumática para ele, por isso a renovação, acho que essa renovação colocou a cabeça dele no lugar.
Se Dom Alonsito não levar em 2013 o clima vai começar a esquentar por lá, dps de 4 temporadas sem titulo Ferrari vai trocar de piloto e o Massa sabendo do estilo do Alonso sabe que ele pode sobreviver e o Alonso buscar novos ares, já que Mclaren por exemplo já não tera Hamilton poranto caminho livre para o espanhol, Red Bul pode perder Vettel para a Ferrari e assim vai.
Um novo companheiro poderia ser a derradeira chance dele na Ferrari já que com o mimado Alonso dificilmente ele tera alguma chance tal qual tinha com o esportista Kimi.

Robson Leandro da Silva
Robson Leandro da Silva
11 anos atrás

Realmente ele se recuperou na segunda parte do campeonato. Não acho que foi fabuloso (se juntasse as duas lutaria pelo terceiro ou quarto lugar no campeonato. Acho que o mais importante nisso é a curva ascendente. Mantendo esse ritmo pode começar 2013 de um jeito diferente.

Clayton Duarte
Clayton Duarte
11 anos atrás

Voltou a ser piloto de ponta. Não está no nível dos mais talentosos do grid (Alonso, Vettel, Kimi, Hamilton e mesmo o Button). Mas é um cara que pode incomodar a partir de agora. Compete a ele começar bem 2013 e pontuar logo nas primeiras etapas para tentar tirar o Alonso da zona de conforto dele e colocar dúvidas na cabeça da Ferrari.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Clayton Duarte
11 anos atrás

Dúvidas na cabeça da Ferrari? Ah, entendi…se manda ou não o cara embora antes do fim da temporada, caso ele “incomode”. A melhora de rendimento dele e a renovação pra mais um ano foram justamente condicionadas à “assistência” que teve de dar ao Alonso.

João Cadena
João Cadena
11 anos atrás

Massa fez, realmente, uma bela 2ª metade de campeonato. Não acho que vai disputar o campeonato ano que vem, mas sim que vai ajudar a ferrari no campeonato de construtores, talvez até em busca do título. Além disso, fazer uma temporada boa ano em 2013 deve ser a prioridade pra ele – para continuar na ferrari ou para, pelo menos, garantir uma vaga numa grande equipe em 2014.

Jonathas Lima do Nascimento
Jonathas Lima do Nascimento
11 anos atrás

Tomara mesmo que em 2013 Massa se divirta bastante, e possa fazer frente ao mimado Alonso.

Eduardo
Eduardo
11 anos atrás

Honesto sim, mas submisso ao extremo ao Malcaraton das Asturias e a Ferrai ,pois quem ajuda a pagar o salário dele é o Malcaratum via Santander , então ele tem mais é que fazer o que o Malcaraton fala e não fazer beiçinho.Estourar o lacre dacaixa foi demais para minha cabeça.

Peter Losch
Peter Losch
11 anos atrás

Gostaria muito de entender o que aconteceu com ele na primeira metade da temporada. Problemas técnicos? Efeito Alonso no relacionamento com a equipe? Dificuldades psicológicas?
Que faça um excelente 2013. Para ele mesmo.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Peter Losch
11 anos atrás

Você realmente assistiu ao campeonato para fazer uma pergunta dessas?

LUZ PRATA
LUZ PRATA
11 anos atrás

acho o Massa um excelente Piloto,,,pena ele nao ter vergonha na cara…deveria Imediatamente parar de se vender …se humilhar…andando nesse147 b…ele deveria sair dessa quadrilha de bandidos e procurar uma equipe SERIA…HONESTA…para ai Sim mostrar seu talento…valeu.

calhiandro
calhiandro
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

O que achou de Luizinho ter batido logo na despedida da mclaren?

Romeno
Romeno
11 anos atrás

Muito bacana tudo isso. Mas o interessante mesmo é que a Lusa entubou o Inter lá em Porto Alegre. Sabia?

George McCrae
George McCrae
Reply to  Romeno
11 anos atrás

Teremos bacalhoada na segunda feira que vem? Porra, como que a Lusa não ganhou do dono do estádio do Remendão da Beira-Banhado? Os culorados adoram ressucitar os mortos, como foi o Vergonheirense de SC e o Atlético – GO.

George McCrae
George McCrae
Reply to  George McCrae
11 anos atrás

FALEI BESTEIRA, FIQUEI SABENDO QUE A LUSA GANHOU DO REMENDONACIONAL. DESCULPE…. ZERO PRO GEORGE!!!!