INTERLAGOS, 1976

SÃO PAULO (imperdível) – Interlagos antigo, F-VW 1600 (a Super Vê, não?), 1976, Fernando Calmon narrando pela Tupi. Em preto & branco. Piquet, Troncon, Chulan, Guaraná, Chateaubriand, Pati, Lameirão, Catapani… Mais uma do acervo espetacular do Alessandro Neri, a quem conheci no Velo Città. Simplesmente espetacular. E o que andavam esses carrinhos?

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
gilberto v. de sousa
gilberto v. de sousa
11 anos atrás

FORMULA SUPER V 1600,ERA SENSACIONAL,OS CARROS ERAM VERDADEIROS TORPEDOS,NAPISTA COM TRAÇADO ANTIGO NO RETÃO CHEGAVA A MAIS DE 200 KLM POR HORA,O BOM ERA VER OS CARROS NO DIA DE CHUVA,NO RETÃO VOCE SÓ VIA UM SPRAY DE AGUA,E OS PILOTOS ANDAVAM COLADOS,COM PÉ EMBAIXO.,ENTÃO ERA UMA BRIGA ENTRE NELSON PIQUET,E ALFREDO GURANÁ MENEZES.TEMPO BOM QUE NÃO VOLTA MAIS.

Edson Gomes
Edson Gomes
11 anos atrás

O nome do programa que Fernando Calmon apresentava na TV TUPI era o “GRAND-PRIX” e o reporter era o Wagner Gonzales.
Eu estava nessa prova Flávio e nessa época eu escrevia uma coluna sobre automobilismo para o jornal “Gazeta de São Bernardo”…saudades!!!
Vou enviar pro seu e-mail fotos de todos os pilotos no grid de largada bem como foto da largada.
Na foto dos pilotos pode se ver: Piquet, Guaraná, Catapani, Lamerião, Patti Jr, dentre outros, aguarde!

Alessandro Neri
Alessandro Neri
11 anos atrás

Infelizmente ainda nao possuo o gp do Brasil 75. Até onde pesquisei a unica cópia disponivel é a matriz da própria tv globo.

Bellissimo
Bellissimo
11 anos atrás

Mas muito legal mesmo. Eu adorava super V como também a formula V, formula Ford, eram programações, eventos sensacionais. Pena que se acabou. Os carros, Polar e Kaimann se não estou enganado eram bem competitivos, bonito e bem patrocinados.. Gledson, Motorádio, Phillips. Poxa que época.Lembro que o Fernando Calmon tinha um programa na Tupi, que era dedicado na integra ao automobilismo, não recordo o nome..
Aproveitando…. Alessandro Neri, você não tem em seu ótimo arquivo o GP do BRasil de 1975, que o Moco ganhou??? nunca vi essa corrida toda….
Abraços a todos, ótimo final de semana

Francis gutenberg
Francis gutenberg
11 anos atrás

“Foi o Piket sim senhor!”

Sensacional, que retão do caralho, muito bom, isso não podia ter acabado.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
11 anos atrás

Sensacional as imagens sem dúvida ! Apenas para registrar a quem interessar que há anos circula um video desta prova praticamente na integra com 76 minutos !

Marcos Lameirao
Marcos Lameirao
Reply to  Paulo Emilio
11 anos atrás

Muito legal o video!
Voce sabe onde esta esse link com a prova na integra?

sinvas
11 anos atrás

Corrida fantástica
muito disputada , pilotos ótimos
categoria de custo fácil e competitiva.
os carros andavam muito bem , com tempos muito
próximos dos formula 1 da época.
casa cheia , grid cheio .

me pergunto o porque é que dava certo
em um tempo onde não existia internet,
e informatica nem existia direito
talvez estivesse engatinhando.
recursos de mídia fracos porem criativos.

e hoje esta dando errado com tudo o que temos de melhorias.
Interlagos , antigo é único
acompanhei varias corridas , varias categorias da época ,
…..acabou …. só ficaram as imagens.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Tinha 14 anos… e provavelmente estava no Autodromo… pena que filme e foto eram coisas bem caras na época. Esse carro amarelo do Piquet e a Brasilia do Ingo marcaram a minha infancia… tinha também os carros da Hollywood e outros Mavecos (acho que da Itacolomy) e alguns “Fucas” que marcaram época também.

Sem falar na pista de Interlagos… berço de uma geração de bravos… pena que os governantes da época não souberam resistir a furia capitalista (deve ter rolado uma grana bem legal) e acabaram com o circuito… claro que o retorno da F-1 era importante… mas a esse custo acho que ficou caro demais.

Imperador

Imperador.

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
11 anos atrás

E utilizavam motores refrigerados a ar, certo? esta coisa de “muderrrnidade” me enche. se funciona, pra que mudar?

Enrique Aguadé
Enrique Aguadé
11 anos atrás

Por favor façam o antigo circuito de novo por favor¡¡¡¡

Alvaro
Alvaro
11 anos atrás

Grid cheio e excelente publico!
Alguns detalhes: quantos narradores / repórteres a Tv Tupi enviou ao evento? Parece que há um em cada ponto do circuito, e bem informados.
Uma prova sem tédio nem blá-blá-blá… Igual hoje! Onde um “repórter” traz uma informação chocha e tem que pedir licença para a sapiência suprema do narrador “oficial” para falar. Sem contar as “traduções ” da comunicações do radio, onde um suspiro do piloto vira uma tese sobre automobilismo.
Uma pergunta: alguém sabe quem e o narrador do autodromo? Não foi o mesmo que participou do filme do Roberto Carlos onde ele faz papel de piloto?

Luiz Roberto dos Santos CPF
Luiz Roberto dos Santos CPF
Reply to  Alvaro
4 anos atrás

O locutor dessa corrida é o.mesmo que fez o filme do Roberto Carlos.
Seu nome é JOBERTE dos Santos.
Falecido em 2003.
Meu pai.
Saudades.
Abraço

sidney almeida
sidney almeida
11 anos atrás

eu estava lá…não querendo comparar…uma pista de verdade…carros de verdade e pilotos de verdade.

Danilo A.
Danilo A.
11 anos atrás

Piquet cagou na retranca ali no começo, hein.

Victor Dias
Victor Dias
Reply to  Danilo A.
11 anos atrás

Veja o vídeo com atenção: ele foi tocado por trás, aparentemente não foi culpa dele.

Jose Carlos
Jose Carlos
11 anos atrás

Flávio, é de arrepiar, não perdia uma, e o mais emocionante eram os pegas de Piquet e do Magrão, como éra chamado o Guaraná pelo Ferreirinha.

Helton Fernandes
Helton Fernandes
11 anos atrás

como corrida de carro tá chato nessa terra de tapuias
nunca mais haverá uma corrida dessas com grid cheio e gente metida com automobilismo correndo.
Veja essas coisas antigas que vc posta do mesmo modo que coloco um disco antigo do Pink Floyd ou dos Stones pra tocar. Com a plena certeza de que nunca haverá banda nova alguma que fará um som desses.
nunca mais teremos categorias de base acessíveis por aqui. só um bando de playboy andando de mini ou afins pensando em comer a mulherada na festa de entrega de troféus ou falar por aí que é “piloto”…

Alvaro
Alvaro
Reply to  Helton Fernandes
11 anos atrás

Concordo com as afirmações a respeito dos “play-boys”, mas automobilismo nunca foi propriamente um esporte do proletariado …

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Alvaro
11 anos atrás

Mas sempre foi mais acessível que hoje.
E nos USA, até um ex taxista foi campeão da Indy. Esqueci seu nome.
E aqui no Brasil mesmo, Benedito Lopes nunca foi rico.
A própria F1 da década de 70 permitia a pessoas como Bruce McLaren, Jack Brabham e John Surtees construissem seu próprio carro. Caro, sim, mas não impossível…
O ultimo a fazer algo assim foi o arquimilionário Lord Hesketh.
Hoje, empresas grandes estão tirando o corpo fora…
Eu estava em Interlagos nesse dia, voltei para o Rio depois da prova.
Foi o ultimo dia também do Salão do Automóvel, que visitei na véspera.

Edson Gomes
Edson Gomes
Reply to  Roberto Fróes
11 anos atrás

se não me falha a memoria, o taxista era Dany Sullivan!!!

Luc Monteiro
11 anos atrás

Só eu achei que a voz do locutor de arena proclamando “Piquet vai pra ponta!” na primeira volta é idêntica à do Galvão?

Danilo A.
Danilo A.
Reply to  Luc Monteiro
11 anos atrás

2.

Caca
Caca
Reply to  Luc Monteiro
11 anos atrás

Não era o locutor do autódromo, me parece o Galvão dividindo as cabines de transmissão (leia-se, para a época, uma mesa e uma cadeira) com a Tv Tupi. Salvo engano, ele era da rádio Gazeta, não?

Adilson Ventura
Adilson Ventura
Reply to  Luc Monteiro
11 anos atrás

“Piquet vai pra ponta….”, é o Galvao Bueno em inicio de carreira , certeza. Fiz uma pesquisa e pode ser que estava transmitindo pela Radio Paulista.

Adilson Ventura
Adilson Ventura
Reply to  Luc Monteiro
11 anos atrás

Gazeta AM.

Danilo A.
Danilo A.
Reply to  Adilson Ventura
11 anos atrás

Caceta, o Galvão é um museu, mano.

Sergio Miami
Sergio Miami
11 anos atrás

Sem palavras.. espetacular, saudades do autodromo de Interlagos de verdade… curva 1 e 2 semi-parabolicas, a 3 em descida.. o retao entao…. estive ai muitas vezes.. turismo, formulas nacionais, a Ford tambem era bem legal, essa disputa dos Polas e dos Heve da VW, divisao 3, Formula 2, Formula 1, disputa de Adu Celso e Tucano nas motos… cada domingo legal de quando eu era crianca….

Arthur Luz
Arthur Luz
11 anos atrás

Flávio, aquela petição que rolou para reformar parte do antigo traçado deu em alguma coisa?
De vez em quando aparece alguma coisa sobre reativar uma parte do antigo, pelo menos as curvas 1 e 2.
Duvido que dê em alguma coisa, já que daqui a uns anos Interlagos vai virar um condomínio mesmo.

abraço

Mauro Kondo
Mauro Kondo
11 anos atrás

Maravilha de categoria. Grid cheio, disputas acirradas o tempo todo, autódromo de sonho!

Impressionante como acabaram os formulas. Poderia tranquilamente existir hoje em dia categoria similar com custo bem razoável. Tomara que a “V” atual engrene. E dá para evoluir na motorização. Algo tipo um AP com pouca preparação e consequentemente baixo custo.