JÁ ELVIS

SÃO PAULO (anunciada) – Desde ontem circulavam rumores, nas conhecidas redes sociais, sobre o afastamento da Fiat da… Copa Fiat — o antigo Trofeo Linea, que fazia parte do Racing Festival, criado pela família de Felipe Massa em 2010, e que neste ano já havia encerrado a F-Futuro (para onde foram esses carrinhos?) por falta de pilotos.

Agora, a Fiat informa que não vai mais poder ajudar financeiramente na organização do campeonato. O que significa, claro, que ele vai terminar também — isso ainda não é oficial, porém. Os Massa não rasgam dinheiro, evidentemente, e não creio que irão bancar o negócio do próprio bolso. O Grande Prêmio está tentando uma palavrinha dos organizadores para saber o que eles pretendem fazer. Até agora, não encontramos ninguém.

Cacá Bueno venceu os três campeonatos disputados da categoria. Pode-se imaginar que se o campeonato for extinto, esses carros encerrarão suas vidas em torneios regionais, como aconteceu com muitas Maserati, muitos Clio, Uno, todos aqueles que, um dia, fizeram parte de competições monomarca.

ATUALIZANDO…

No fim da tarde o Renan do Couto conseguiu a palavrinha dos organizadores. Acabou mesmo, e agora é oficial.

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Fabio Prodocimo
Fabio Prodocimo
11 anos atrás

Fabrica investe em automobilismo para vender carro. No caso desta categoria monomarca, a ideia da Fiat seria tentar alavancar as vendas do Linea. E eu não conheço ninguém que tenha comprado um Linea…

vitão
vitão
11 anos atrás

a Fiat está poupando os tostões porque a crise na Europa está muito feia, ela não tem produto, a linha está envelhecida, e ela precisa cumprir os compromissos financeiros com a compra da Chrysler . A pena é ficar de novo sem a narração do Edgard de Melo Filho. Aliás EMF, tu jogou pedra na cruz ?

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
11 anos atrás

pior é que nos estaduais não tem categoria pra os Línea… já tem um da temporada 2011 no gaúcho de endurance e que completou as 12 horas de tarumã neste mes.

ags5859
ags5859
11 anos atrás

Leia-se AUTODROMOS e não autodomos..sorry pall…sorry..

ags5859
ags5859
11 anos atrás

Oba,,,,,agora só falta acabar com a istoki bolha…Pois fica a Truck, mas desde quando Truck é automobilismo…
Verdade seja dita, onde o povo que rala..paga as estupidas taxas, (impostos) e o dinheiro vai pra poucos,tem até muito esporte motorizados..
Acho que se fizer um 1 único autodromo no pais onde se realiza provas de verdade, nada de viajar, tempo perdido, Jabuticaba não dá na Europa toda, pra que fazer pista no Rj..( Um dia iremos ter Gp da Favela, ou Favela endurance, ou mesmo 24 hrs de Favela) é o que o estado do Rj, onde só tem malandro e kenga, vai viabilizar..São Paulo deveria ter outra pista…alé é o pais sério, mesmo com um prefeito banana e o governador frutinha, é o melhor estado da republica…
Fazer autodormos em outros estados é neura. piração, é caixa 2 mais nada brazucas.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  ags5859
11 anos atrás

E porque a truck não é automobilismo? Você já se informou sobre a estrutura deles, o quanto de apoio de fábricas e empresas do meio eles têm? Não se lembra de que alguns anos atrás eram eles que davam uma “garibada” legal nos autódromos e que algumas categorias faziam questão de só utilizar os autódromos depois que a truck realizasse sua etapa? Em 2007 eles resolveram fazer uma etapa em Goiânia, fazia anos que ninguém falava no autódromo de Goiânia em termos de categoria nacional.

Deixe de preconceito, e fique feliz pela truck existir e ser tão comprometida com o automobilismo, caso contrário a situação estaria muito pior!

Nostradamus da Silva
Nostradamus da Silva
11 anos atrás

Flávio, como jornalista competente que és, sugiro que você redija o epitáfio do automobilismo brasileiro.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
11 anos atrás

Qualquer categoria totalmente dependente de uma empresa está fadada ao fim. Os diretores destas empresas, principalmente a nível mundial, devem mostrar serviço, inventando alguma ação para justificar seus salários, matematicamente é estranho fazer isto em um mercado onde a empresa está lucrando, mas esta atitude não é imprevisível, sempre ocorreu e sempre ocorrerá.

Jorge Pereira
Reply to  Eduardo Melo
11 anos atrás

Na Argentina, cada etapa do Punto Abarth Competizione, que originou do antigo “Trofeo Linea Competizione” custa menos de R$ 30 mil por etapa para cada piloto. O campeonato corre junto com a Super TC2000. A Fiat errou no Brasil ao apostar no Linea, pois deveria ter optado pelo Punto ou até mesmo pelo Palio. Seria um campeonato mais “real” para o público brasileiro.
A temporada em 2012 foi adiada por vários meses até começar. Então, falar que a culpa é da crise mundial, não cola e não vai colar nunca.
Faltou força de vontade, porque dinheiro tem e muito. Mas só você acertou em cheio Eduardo. Depender de uma empresa, para fazer algo é realmente muito complicado, principalmente no Brasil.

Jorge Pereira
11 anos atrás

Caro Flávio

Analisando o que a Fiat faz na Argentina com menos grana investida que a Fiat “investia” no Brasil é, ridiculo, a marca falar que foi a Fiat Mundial que mandou cortar gastos. Na Argentina, até o Presidente da montadora, disputa um campeonato de automobilismo, que é o Punto Abarth Competizione. Além disso, a Fiat tá na Top Race, tá no Rally e no Super TC 2000. Fora os apoios independentes. O que falta na verdade, é falta de comprometimento das montadoras e importadoras de veículos no Brasil, com os brasileiros. O negócio aqui é só vender, vender, vender, vender e vender carros.
Para as montadoras, automobilismo “dá muito trabalho”. Tem que mandar assessor, mandar gente do marketing, etc…e pra quê?
Enquanto as montadoras não levarem a sério seus investimentos no Brasil, contratando gente que entende de automobilismo, para cuidar dos investimentos em automobilismo nas suas empresas, vai continuar essa M…

Parabéns a Mitsubishi e a Porsche, que merecem nota 10, porque são as únicas empresas no Brasil, que realmente entendem de automobilismo, porque tem gente lá que sabe o que faz.

Jorge Pereira
Reply to  Jorge Pereira
11 anos atrás

Argentinos já sabiam que a Fiat ia deixar de patrocinar a Copa Fiat, desde outubro deste ano, quando a montadora anunciou que não ia mais patrocinar o Rally Argentino e nem retornar a TC2000.
Só não tiraram o patrocínio da Copa Abarth Punto Competizione, onde o presidente da Fiat Argentina, Cristiano Rattazzi corre, porque a marca considera “um evento de marketing para divulgar o produto Punto”. Ou seja, é só trocar os Lineas e encher o grid de Uno Interlagos e tá tudo resolvido!

Carlos Henrique
Carlos Henrique
11 anos atrás

É, e assim o automobilimso nacional caminha, de mãos dadas com a vaca, rumo ao brejo…

Uma lástima.

Flávio Colorado
Flávio Colorado
11 anos atrás

Sei não, mas acho que a Fiat vai entrar no Brasileiro de Marcas. Assim divide o custo de realização dos eventos com as outras marcas.

Gustavo Pinheiro
Gustavo Pinheiro
11 anos atrás

Os carros da Formula Futuro foram comprados por Pastor Maldonado que vai promover automobilismo em seu país.

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
11 anos atrás

Podiam levar os carros para o Brasileiro de Marcas.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Palmas para a Alemanha…é a vez dos alemães se divertirem na F-1…lembrando que, tudo começou com Schumacher, Frentzen e Wendlinger na virada dos anos 80/90.

O resultado CONTINUA aí na pista com: Vettel, Rosberg, Hulkenberg…até Sutil que pode voltar pela Force India, o que seria ótimo pra equipe.

A verdade é uma só, cada povo tem o que merece!!!

Precisamos de mais títulos na Copa do Mundo? Temos SEMPRE A OBRIGAÇÃO DE SER OS MELHORES NO FUTEBOL? Lá fora o pessoal esta mais preocupado com QUALIDADE DE VIDA…vamos ACORDAR BANDO DE OTÁRIOS!!!!

Copa do mundo no Brasil custa mais caro que as três últimas edições somadas. As copas do mundo de Japão e Coreia (2002), Alemanha (2006) e África do Sul (2010) consumiram, juntas, US$ 30 bilhões (US$ 16 bilhões, US$ 6 bilhões e US$ 8 bilhões, respectivamente), enquanto todas as Copas da história juntas teriam consumido US$ 75 bilhões. No Brasil, os gastos atuais, segundo as autoridades de governo e empreiteras envolvidas nas obras somam US$ 40 bilhões.

Copa do Mundo vai custar R$ 100 bilhões para o Brasil, diz Romário.”Um país que vai gastar R$ 100 bilhões em uma Copa não poderia gastar ao menos 20% desse dinheiro, o que seria viável, e colocar nos nossos hospitais públicos, nas nossas escolas, em instituições como Apae e Associação Pestalozzi, que precisam? Não precisava nem ser 20%. Com 10% desses R$ 100 bilhões você resolve, talvez, 80% dos problemas dessas áreas em cada Estado.

Dú
11 anos atrás

Nesse campeonato, os únicos que ganharam algo foram os que levaram o carro sorteado a cada etapa. Por sinal a Romagnolli que organizava o evento assim como outras competições, para o Mundial de MX e Desafio, tem como parceira a XYZ.

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
11 anos atrás

Poderiam por eles para correr nos finais de semana do BrTC by Vicar Bolhas Powered by Berta!

Apesar de que os Lineas são mais “carros de verdade” de fábrica do que os BrTC.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
Reply to  Al Unser Jr.
11 anos atrás

Os Lineas SÃO carros de verdade…os outros, vide Stock e afins, é que não são…está na hora da Stock seguir como exemplos da DTM, que aí sim iriam atrair mais patrocinadores que se importam com o automobilismo e consequentemente, um público voltado para isso.

EduardoRS
EduardoRS
11 anos atrás

Tadinha da FIAT, ela não ganha dinheiro suficiente aqui no Brasil. Mesmo heroicamente vendendo o requintado Mille a míseros R$22.000. Realmente a crise está feia.

É muito mais fácil retirar patrocínio do automobilismo para economizar palitos do que tentar se reinventar.

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  EduardoRS
11 anos atrás

Acho que entendi errado, como assim a Fiat não ganha dinheiro suficiente?

O Brasil é um dos países onde a empresa tem maior faturamento, se já não for o primeiro.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Giovani Jardim
11 anos atrás

A observação dele sobre ganhar dinheiro foi sarcástica, ele não estava falando sério.

Thiago Marinho
Thiago Marinho
11 anos atrás

Ontem ou anteontem o Massa estava no programa da Bandsports e disse que os carros estão guardados. Que custa em torno de 200 mil para correr o ano todo e não tinham pilotos para isso. Disse também que tinha uma promoção no Kart que os 3 primeiros teriam descontos para correr e que os vencedores da F-Futuro teriam um ano para correr lá fora. Que os carros são bons, etc … e que ele perdeu grana nisso, mas aí é que está. Se o carro é legal, (palavras do Massa) os custos são razoáveis, porque então a CBA não ajuda a alavancar ? Tanto que ele disse sobre uma tal homologação, que gasta muita grana, é isto mesmo ?
Abraços !