LEITURA DE FIM DE ANO

SÃO PAULO (onde desliga o forno?) – A edição #33 da Revista WARM UP já está no ar, com uma profunda discussão sobre os rumos do automobilismo na TV como matéria de capa. Tem ainda uma entrevista com Giacomo Agostini, a lenda das duas rodas, e outra com Paulo Nobre, provável futuro presidente do Palmeiras e piloto de rali.

Além das tradicionais eleições dos melhores do ano nas pistas.

Tudo de graça. É só clicar aqui.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos
Carlos
11 anos atrás

Gostaria de baixar em pdf. Tem como?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
11 anos atrás

Eu resumiria a reportagem referente à fraca audiência na Fórmula-1, no país, numa afirmação: safra de pilotos brazucas escudeiros, capachos, despreparados ou incompetentes.

Danillo
Danillo
11 anos atrás

Neste ano deixei de acompanhar a F-1 ao vivo e passei a baixar as transmissões feitas pela SkySports (ING). Dois dias depois da corrida, encontro o arquivo para download via torrent completinho e em HD: pre race, race e post race.
O cuidado dos caras com a produção do material é muito bom. O Tooned da McLaren passa no pre race, por exemplo. E, apesar da transmissão ser inglesa, não senti o mesmo nacionalismo que vejo aqui. Por exemplo, o David Croft na maior empolgação narrando uma ultrapassagem do Kova…
Não há intervalos e nem inserção de propagandas no meio da transmissão. Se algum patrocinador quer mostrar sua marca, que seja nos pilotos ou nas equipes. Acho que esse é o maior incentivo ao esporte.
O gridwalk do Martin Brundle é muitíssimo profissional e com um nível de acesso fabuloso aos caras do grid.
É claro que é chato não ver corridas ao vivo, mas a espera compensa.
Infelizmente (infelizmente mesmo) não consigo ver nenhuma vantagem que me faça acompanhar a transmissão da RGT, exceto a narração em potuguês. Mas é bom treinar o inglês tb…

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Bela matéria sobre a F1!
Eu acrescentaria que a categoria se transformou numa espécie POP do automobilismo, com muita produção, muita punição, muita estrutura, muito visual e pouca verdade.
Ficou limpinha demais!
Quanto a Globo, não é só com a F1 que ela se comporta dessa forma, é com tudo.
É outra emissora criada dentro do conceito POP comercial, com muita produção, muito glamour e pouca verdade. Se sair o Galvão, entra outro igualzinho.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
11 anos atrás

Gostei da matéria, e, apesar de ir contra o pensamento do Jader, também vou dar minha opinião pessoal.
O problema desse “novo esquema de transmissão da Globo” é, justamente, devido ao imediatismo e banalidade de certas abordagens – visando aquele público novo, que entende zero de F1 – o risco de afastar o público cativo, que quer ver F1, independentemente de se há ou não um brasileiro disputando o 1º lugar.
Esse é o mesmo sujeito que não suporta mais ver o Galvão Bueno a dizer besteiras e sentir até o cheiro do peido do piloto dentro do carro. Realmente insuportável… (O GB, pois o cheiro do peido, só o piloto sente).
Mas tem também o Zé Mané que precisa ser reconquistado, aquele que “deixou de assistir depois que o Senna morreu”.
Esse camarada aprende (?) F1 com o GB – acha que aquilo tudo é verdade – e para ele faz sentido aquela baboseira toda!
Em outras palavras, há pelo menos 2 tipos de público completamente diferentes para a F1.
O GP dos Estados Unidos aumentou – e muito – a audiência da Sport TV durante a transmissão, além de que essa audiência foi de um patamar superior àquela da TV aberta, amante do GB e seu nacionalismo barato (bem à altura de nosso pobre povo).
Acho que a própria TV aberta – ainda mais com a transmissão em stereo – poderia ter 2 transmissões simultâneas, cada uma delas dirigida a um tipo específico de público, com anúncios e, principalmente, comentáristas diferenciados.
A transmissão da Sport TV provou cabalmente que isso funciona, e bem.
A F1 de hoje tem uma certa dose de monotonia, graças a pistas castradas – como Interlagos e Hockenheim – outras de baixa velocidade – Hungaroring, onde é necessário um Nelson Piquet para fazer A ULTRAPASSAGEM da história da F1, e um absurdo excesso de regulamentos.
A voracidade de Bernie Ecclestone e das TVs, querendo pistas curtas, mais esses regulamentos idiotas – obrigatoriedade de uso de 2 tipos de pneus, por exemplo – junto a um período de entressafra de pilotos – agravado, em nosso caso, pela destruição ou castração dos (poucos) autódromos disponíveis, mais a identificação da massa com o futebol, dá nisso…
Mas se forem feitas 2 transmissões separadas – até com a mesma imagem, mas som diversificado – acho que a solução aparece!

Jader
Jader
11 anos atrás

Excelente a matéria sobre as transmissões da F1 pelo mundo. Parabéns à equipe da Revista Warm Up.

A única coisa que destou nessa reportagem, e isso nem é culpa da revista, foi a opinião do Ricardo Feltrin, totalmente descartável, porque é não é uma análise profissional, e sim uma opinião pessoal.

Conde
Conde
11 anos atrás

Está sensacional , como sempre . A matéria com o Paulo Nobre : ótima . Parabéns a toda equipe .