TURISMO?
SÃO PAULO (sei) – Meio que na calada da noite, sem muito alarde, até porque foi muito perto do Natal, a Estoque lançou uma nova categoria já para 2013, que vai substituir a Montana, aquela que por sua vez substituíra a Stock Light (mesmas gaiolas, cascas diferentes). O lançamento foi apenas virtual, através de comunicado distribuído à imprensa. Não houve nenhuma apresentação física, real.
Agora inventaram um certo Campeonato Brasileiro de Turismo como categoria de acesso à modalidade principal. O desenho do carro é esse aí embaixo.
A Vicar não dá grandes detalhes. Diz apenas que o motor será V8 de 350 HP, com essa casca que lembra um Hot Wheels e, claro, de Turismo nada tem (sugiro aos organizadores uma consulta à definição de “Turismo” como categoria de competição; entre outras coisas, supõe-se que o veículo escolhido exista, e que com algo semelhante a ele se possa fazer — bingo! — turismo).
Obviamente os carros serão fabricados e vendidos pela mesma empresa que faz os da Estoque e fazia os da Montana. Não se falou nada sobre custos, prazos, testes (de pista e de impacto), homologação, essas coisinhas pequenas.
Veremos o que vai sair desse mato.
Ele parece um Angry Bird!
Podiam chamar de Angry Bird Series… se bem que ia ter muita batida nos carros dos porquinhos :-)
Parodiando o Robin: “Santa ingenuidade, Batman!!”
Francamente pessoal, partindo do sr Carlos Col & asseclas vocês estavam esperando o quê?
Tá na hora de acordarmos todos e concluirmos finalmente que o automobilismo no Brasil simplesmente acabou!
Sorte do Gomes que pelo menos aparentemente na Classic as coisas vão bem. . .
Que bom que não fui só eu que achei ele com cara de Hyundai….
Se brincar, no dia vai aparecer o grid formado por HB20
Mais um lixo Vicar ? Já era esperado, desde que a CBA abandonou o automobilismo no Brasil, abriu espaço para estes espertalhões ganharem rios de dinheiro com estas categorias de “M”, tudo Fake, carros, motores e pra variar sempre os mesmos pilotos , lamentável.
Pessoal, entendo que talvez o desenho não tenha agradado a todos, ou que o nome “Turismo” fuja do que foi apresentado. Mas isso sem duvida é o que menos importa! vcs não imaginam o esforço que esta sendo pra colocar essa nova categoria na pista. Estamos indo na contramão da lógica!! as categorias acabando, “em tempo” que por aqui só se ira falar de olimpiadas e de copa do mundo…A Fiat tirou o patrocinio, e a copa linea acabou! a chevrolet a 2 anos deixou de patrocinar e mesmo assim continuamos com a montana, isso não merece crédito?? o que aconteceu é que continuamos tentando até chegar nesse modelo…o chassis é totalmente NOVO, vai ser feito praticamente a base de troca com as antigas montanas. Assim, conseguimos ter uma categoria de acesso, e ainda garantir o emprego e funcionamento de muitas equipes…serão 22 carros…prioridade pra quem correu esse ano…e ja posso adiantar que o grid será completo.
Se muitos não gostaram do Nome, ou do Layout…sorry…mas isso não é nem de perto o mais importante.
Gerson, o que foi feito com as antigas Ranger, S-10 e Dakota da pick-up racing (2001 – 2006)?
então Ricardo…muito dos nossos pilotos ainda tem elas guardadas, pois não teve nenhum campeonato que elas se encaixassem…mas as coisas são assim, pra termos a evolução foi necessario deixar aquele conceito…infelizmente, pois fomos nós que desenvolvemos aquele projeto de cabo a rabo. abraço.
Essa frente é praticamente um remake do novo Toyota GT86/Subaru BRZ.
Do jeito que categorias brasileiras desaparecem e acabam do nada, temos mais é que comemorar que as que aparecem e mantem o automobilismo brasileiro vivo.
Quando ao nome p*cas pra isso. Podia chamar de corrida de geladeiras…rsrs
Fish, é exatamente isso que eu penso…até entendo, mas fico bem chateado com todos esses comentarios acidos…achei que a maioria ficaria contente com a criação dessa nova categoria…
Eu acho que o carro é uma homenagem a belos carros já produzidos, como Hyundai Veloster, Ford Pinto, AMC Gremlin, Pontiac Aztec…
Esse carro é mistura de nada com coisa alguma.
a frente me lembrou o Subaru BRZ
isso não são os copa montana com uma casca nova!?
não…será um chassis totalmente novo e muito mais seguro. abraço
Como estamos no campo das suposições, deve ser a mesma “Montana”, já que também era só uma casca, com essa nova carenagem. Talvez por ser mais aerodinâmica.
ôxe! ôxe! ôxe!
Parece até que tem um dedinho do Tarso Marques nisto aí…
kkk
Aliás, olhando melhor agora, parece uma animação, um personagem qualquer do filme “Carros”.
“…com essa casca que lembra um Hot Wheels…” – Ri alto pacas sozinho. Espero não ter acordado ninguém aqui em casa.
LINDO…
Acho que para as equipes é só comprar a nova bolha…
então…na verdade, será feito praticamente a base de troca…mas o chassis é totalmente novo.
Desenho muito impessoal!
Se assumissem um desenho de “protótipo”, talvez como os da antiga Divisão 4, daria mais personalidade ao “carrinho”. Do jeito que está, não se liga esse projeto a nada. Com desenho de “protótipo”, seria mais verdadeiro.
Falta mais conceito à coisa.
Não disse que está feio …
Muito estranho o comentário vindo de um jornalista que considera qualquer porcaria que tenha as rodas cobertas como “carro de turismo” (por exemplo, um protótipo Audi R-18, um DTM ou mesmo um Stock Brasil).
No tempo em que eu mexia com automobilismo no Brasil (um modesto “faz tudo” em pequena equipe de Brasíla), no tempo em que as marcas não tinham medo umas das outras, carro de turismo era uma barata construída a partir de um carro original, por mais extensas que fossem as modificações, preservados, sobretudo, o monobloco (ou chassis), a estrutura central da carroceria, a posição do piloto e do motor, etc. Bolha era só prá carrinho de autorama. Todas, é claro, amparadas pelo Anexo J da Fia, que reservava os Grupos I, II e V para carros de turismo, dependendo das alterações e do número de carros “de rua” que precisava ser produzido para homologação. Só pra refrescar a memória, o Grupo III era para carros de Grã-Turismo (Grã-Turismo, não Turismo), o Grupo IV para bipostos de dois lugares (Sport Cars) com produção limitadíssima e o Grupo VI para protótipos, com qualquer produção – inclusive unitários. Salvo engano, o Grupo VII se destinava a carros esporte de grande capacidade cúbica e abrigava a Can-Am e a Interseries européia. Tudo isto caiu no esquecimento com os ridículos campeonatos monomarcas, feitos para nanopilotos. Por falar em nanopilotos, o maior embuste fabricado pela mídia moderna, o homem da numerologia relativa, finalmente se aposentou. E já foi tarde. Sua segunda fase na Formula 1 mostrou o que ele era, de verdade.
Abraço a todos, Feliz 2013.
ECidade
Brasília (DF)
Torço peo automobilismo brasileiro, mas isso aí… está horrível.
Quantas mil unidades serão fabricados destes CARROS DE TURISMO? E la nave va!
parece um angry bird
Parece um Angry Bird.
Pode ser a maior a bobagem já dita neste blog, mas que tem cara de Hyundai isso tem…
Não é, mas tem sim!
Q piada essa estoque.