VERGONHA TOTAL

SÃO PAULO (aí não entendem por que…) – Querem saber como foi a decisão da GT3 hoje em Interlagos? Pois preparem-se. A dupla Cacá Bueno/Cáudio Dahruj, de BMW, venceu a segunda prova da rodada dupla do fim de semana e ficaria com o título se… se a dupla que estava em segundo não tirasse escandalosamente o pé para que o carro que vinha em terceiro assumisse o posto para levar a taça. Detalhe: não eram carros da mesma equipe.

A dupla Claudio Ricci/Rafael Derani, de Ferrari, estava mais de 35s à frente de Cléber Faria/Duda Rosa, de Mercedes, a quatro voltas do fim. Praticamente parou o carro para entregar a posição. Assim, Faria e Rosa levaram o título por um ponto. Os times são “coirmãos”, têm parceria técnica e tal. A Ferrari 458 “perdeu” o segundo lugar a poucos metros da bandeirada.

“Parabéns ao Cléber e ao Duda, mas eu não gostaria de ganhar um título assim. Tenho nove títulos brasileiros e graças a Deus nenhum deles desta forma. Foi triste estar dentro do carro e ver isso acontecendo nas três voltas finais”, falou Cacá. Dahruj também demonstrou todo seu desânimo: “A única coisa que a gente sente é que se fosse um companheiro de equipe, a gente entenderia, mas sendo outra marca concorrente, é lamentável”. O chefe do BMW Team Brasil, Antonio Hermann, completou: “Ficamos muito tristes pelo o que aconteceu. Uma atitude que nunca vi no automobilismo, entre duas equipes diferentes, tanto na GT3 quanto na GT4. Isso é ruim para o espetáculo, é ruim para o campeonato”. Na GT4, houve algo semelhante com um Aston Martin que, de repente, de acordo com as informações da BMW, apareceu na posição que precisava para ser campeão.

Realmente, uma pouca vergonha.

ATUALIZANDO…

Não acompanhei o campeonato de perto e independentemente de qualquer coisa, continuo achando o que aconteceu uma vergonha, tanto na GT3 quanto na GT4. Mas há explicações para os fatos, e tudo converge para a equalização dos carros feita no meio da temporada, que teria favorecido os BMW. E o organizador da categoria, Hermann, é também dono da equipe que usa os carros bávaros. O Nei Tessari, em seu blog, explica tudo direitinho. E conclui que, desse jeito, é difícil a categoria ter sequência, com o quê concordo inteiramente.

De qualquer forma, se os pilotos e equipes rivais não concordavam com os critérios de equalização, deveriam ter se manifestado antes, e de outra forma. Não fazendo um acerto pré-corrida para derrotar o “inimigo comum”. Isso não é esporte, lamento. Nota zero para todos os envolvidos.

Subscribe
Notify of
guest

123 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lika Mattheis
Lika Mattheis
11 anos atrás

Penso que muitos q comentaram aqui não entendem nem acompanham automobilismo. Não tem a menor idéia da formação de uma equipe.
Achei um desrespeito o Marcelo julgar o Rafael Derani e o Claudio Ricci como “pilotos insignificantes”. (Senta lá e faz melhor, duvido)
Nunca sei direito se o Cacá é sempre criticado por ser filho do Galvão ou por ser um mega piloto. (!)
Alguns pilotos realmente tiveram um “paitrocinio” , mas nao adianta ter grana sem talento.
Automobilismo pra mim é Vida!!!
Tive a feliz oportunidade de estar presente na Classic Cup e vi união, amizade, alegria… ( E ainda entreguei o troféu pro meu ídolo,Flavio Gomes!!! ). Me lembrou mto a Copa Shell. Energia boa!!!
Criticar é facil. Quero ver soluçao.

Paulo
Paulo
11 anos atrás

Agora não entendi FG, pois você sempre defendeu o “jogo de equipe”, então me de uma boa razão para não concordar com o “jogo de equipes” (plural).
Sou um sonhador, pois acredito que deveria valer o que rola na pista e pronto, acabar com rádio, mensagens, sinais de fumaça, códigos cifrados, etc, deixando cada um “sentar a bota” com o pé direito e pronto.
Bem, mas se isso não é mais possível e as decisões “fora pista” adentram a elas durante as provas, e em resumo sobrepõe-se o fator econômico, então “jogo de equipe” e “jogo de equipes” é a mesma coisa, e ambos devem ser vistos e tidos como válidos e corretos. Certo?!
Absurdamente parece-me que sim !!!

charles
Reply to  Paulo
11 anos atrás

Grande McCoy… cara, gosto muito dos teus textos na revista Racing. Agora, falando em zebras… mas tu sonha alto, hein?. DOIS Mustangs? Pra que? E onde tu tá morando? Deve ser em Dallas, já que tu cita o rancho daquele carinha que morreu dia desses (rs).
Buenas, eu vi a corrida de Interlagos. Pela TV, claro. E já que tu falou em zebras, te digo que o resultado geral foi uma baita zebra. Pelo visto, aqui no blog, meio mundo desaprovou. Só que isto não é zebra. Para mim, zebra, seria ver o automobilismo brasileiro sendo comandado por pessoas que gostam de automobilismo e que brigariam pelos interesses da COLETIVIDADE, não por causas pessoais. Zebra também poderia acontecer quando ‘gerentes’ de entidades e autódromos contratassem funcionários que ENTENDEM de automobilismo… e não ‘paraquedistas’. Aqui no RGS, tinha um ‘carinha’ que comandava um ‘grande’ autoódromo. Pô, o cara gastava FORTUNAS contratando gente inoperante e incompetente. Fiquei sabendo que ele classificava as pessoas apenas pelo dinheiro que cada uma possuía… e se RECUSAVA a pagar salario digno para quem merecia. menos mal, ele foi demitido e tem entrada PROIBIDA no autodromo. Só não entendo como é que ele arrumou OUTRO emprego mesmo sem credenciais… vai saber. Coisas do Brasil…
E antes que eu esqueça, atenção Flavio Gomes e equipe de reporteres do site GP: que tal fazerem matéria sobre os bastidores do automobilismo gaúcho? Vcs irão se surpreender com o que irão ouvir, he he he… mal posso esperar vendo os poderosos saindo no blog OU no site (quem sabe na revista WARMUP, hein?). Iria ser super legal ver os infelizes que prejudicam o esporte ficando sob o julgamento de automobilistas como eu, que ainda sonham com um esporte feito por gente que entende e sabe o que faz. Porque eu concordar 1000% com o Victor Martins: tá uma várzea sobre rodas.
Forte abraço para todos…

ford
11 anos atrás

para caca n ser campeao vl tudo

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Só vc mesmo Flávio para levar a sério estas competições no Brasil. Aqui, filhinho de papai banca, e corre de Mitsubishi nos Ralies, Stock Car, e estes GTs. É só reparar nas figuras que correm nestas competições. “Pilotos” de kart indoor com mais dinheiro no bolso, e pagando pouco imposto.

Tales Ramalho
Tales Ramalho
11 anos atrás

Como já dizia a Magda: “Quem com ferro fere com ferro sara a ferida”

Fabricio
Fabricio
11 anos atrás

Liberaram todas as restrições para o BMW ser campeão.

Romulo Louzada
Romulo Louzada
11 anos atrás

Foi ridículo, vergonhoso Flávio..

Paulo "McCoy" Lava
Paulo "McCoy" Lava
11 anos atrás

Na chuvosa noite que precedeu a ‘Corrida do Milhão’, tive que deixar o conforto do lar e ir ao aeroporto – minha então namorada havia retornado à Porto Alegre, junto de seus patrões (acho que todos sabem que a Maria Vanúbia é diarista na mansão dos Pires Cavalcanti). Cheguei lá e… Surpresa: ela anunciou: “McCoy, terminamos tudo”.
(Não, não fiquei triste. Pelo contrário: Saí no lucro! afinal, ela queria casar comigo e ter filhos. Pode? Hoje em dia, criança é coisa para pessoas rica$. Como uns e outros que integram a elite do automobilismo brasileiro. Provem que estou errado em pensar que filhos é coisa para RICO – mas com argumentos plausíveis. Grato)
Voltei para casa e liguei a TV. Telejornal em andamento, escuto que 2012 foi um ano regido pelo ‘dragão’. Segundo os entendidos no assunto, em anos regidos pelo conhecido ser mitológico, as coisas fluem de maneira normal. Mas, passados doze meses, 2012 mostrou-se anômalo. Tenho certeza de que este ano foi mesmo regido pela ‘Zebra’. Senão, vejamos:
Tudo começou no mês de Janeiro: Enquanto o país, você e eu enfrentávamos um calor senegalesco, as equipes de Fórmula 1, quase que diariamente, apresentavam carros cujo bico frontal tem espécie de ‘degrau’. Que uma equipe use, vá lá. Duas, aceitável. Mas quando 90% do ‘grid’ adere a esta moda… Foi ou não uma grande zebra?
Qual aficionado poderia pensar que um dia dois brasileiros iriam fazer ‘dobradinha’ na primeira fila da NASCAR Truck Series? Quem de nós poderia supor que o piloto Oswaldo Negri Junior faria história ao vencer a 50ª edição da prova ’24 Horas de Daytona’? Ou que Pastor Maldonado iria vencer GP de F1 ao volante de um Williams? Em 2012, definitivamente, aconteceu de tudo!
Mais evidências? Considerem que o autor desta, dia desses, foi surpreendido com a chegada de envelope, na qual, entre outras coisas, destacavam-se cópias de extratos bancários diversos? Creio ser interessante dividir as informações, entre elas, o fato de que conhecida organização envolvida com automobilismo, tinha saldo bancário superior à R$ 257.900,00 (ou, US$ 128.950). Sem falar que uma importante firma do setor coureiro tinha conta poupança no espantoso valor de US$ 6.161.799,21. Se bem que, ‘zebra’… mas zebra mesmo, seria se cada uma das entidades citadas me contatassem para doar dinheiro e permitir que eu possa comprar um ou dois Mustangs, o rancho SouthFork… enfim, adquirir o básico.
Diante do exposto, sugiro que você aposte no menos provável – vai que você fique rico. Um empresário de Tangamandápio ganhou US$ 210.000 ao apostar que a categoria ‘Brasileiro de GT’ teria um final polêmico.
(eu não sabia que naquela cidade haviam empresários, quanto mais, sujeitos que conhecessem bastidores do automobilismo brasileiro!).
Para encerrar: posto que este ‘blog’ é lido por pessoas que atuam no esporte, segue um pedido: se os envolvidos nos acontecimentos de Interlagos sentarem em torno de uma mesa para esclarecer tudo, por favor, me convidem para o almoço de confraternização lá no paddock. Penhorado, agradeço (PS: E mandem passagem ida e volta para minha namorada: O grande sonho da Mercedes é ver um ‘pega’ entre BMW e Ferrari. Mas sem burlas no regulamento, hein?)

junior
junior
Reply to  Paulo "McCoy" Lava
11 anos atrás

SERA QUE ESSE CIDADAO ACREDITA QUE ALGUEM VAI LER ESTE JORNAL TODO AKI?

Alfredo Junior
Alfredo Junior
11 anos atrás

Ontem acompanhei o restante da corrida pela tv ( porque mais uma vez o futebol foi prioridade, fazendo a sportv mostrar so do meio pro fim da corrida) e percebi que a ferrari, mesmo com pneus gastos , estava muito a frente da mercedes, e que de repente acabou passando, de uma forma absurda, mas por não ter acompanhado o campeonato, não imaginei que isso fosse acontecer . E vi que o M3 também não levou o titulo mas so agora percebi que se tratava de complo. Independentemente de ser o Cacá ou qualquer um , isso é vergonhoso pro esporte, e principalmente por ter um exemplo como a BMW que tem uma equipe de fábrica nessa categoria, faz afundar cada vez mais o nosso falido automobilismo. em vez de pilotos está virando uma guerra de muleques mimados que ainda não cresceram e se acham donos do mundo. Simplesmente uma merda .

Ricardo Bifulco
Ricardo Bifulco
Reply to  Alfredo Junior
11 anos atrás

Concordo Alfredo!

locha primo do chunda
locha primo do chunda
11 anos atrás

homem primata , capitalismo selvagem

Ricardo Bifulco
Ricardo Bifulco
11 anos atrás

“….De qualquer forma, se os pilotos e equipes rivais não concordavam com os critérios de equalização, deveriam ter se manifestado antes, e de outra forma. Não fazendo um acerto pré-corrida para derrotar o “inimigo comum”. Isso não é esporte, lamento. Nota zero para todos os envolvidos….”
Concordo Flávio. 100%.

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

No Sábado, não vi ninguém reclamando qdo o carro da dupla Valdeno/Constantino deixou o outro carro da equipe pilotado pela dupla Caca/Darujh ultrapassa-lo……………
Ai, era pro bem da equipe ? E tudo bem ?
Aí Sr. Cacá era limpo ganhar o seu merecido 10º titulo ?
Ora Cacá, você é hoje um dos melhores pilotos do Brasil e não precisa destas demonstrações, ter estes “chiliques”, saindo do carro todo “irritadinho”, chutando portas de box ,distratando a Dupla Campeã no Pódium e fazendo cena para as câmeras.
Deixa isso pro seu pai ! ! ! !
Afinal, não era você “que dizia estar andando com o regulamento em baixo do braço” para ser Campeão da Stock Car em 2012 ?
Se alguma equipe mudou as regras no meio do jogo foi a sua, utilizando a força do dono da Equipe que é tb o dono da Categoria………
Enfia a viola no saco e fim de papo, afinal todos estavam preparados e esperando por um final destes ! ! ! !
O que estamos vivendo é uma farsa total no nosso automobilismo.
Uma lavagem de dinheiro sem tamanho, pilotos pagantes para disfarçar e equipes profissionais ! ! !
Quanto ao comentário do Carlos Maluf, Carlos, nos poupe, já chega desta palhaçada destes “kartinhos” sim com motores estacionários, roubando a cena do nosso kartismo que está em frangalhos , por conta de lucros gananciosos de Rubinho’s, Massa’s, Cristian’s, Giafone’s etc etc etc que aparecem nas ferias aqui pra se divertirem e faturarem alto;

Ricardo Bifulco
Ricardo Bifulco
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

Rodrigo, você prova perante a justiça que ocorre “lavagem de dinheiro” nestes campeonatos e como isto é feito?

Ricardo Bifulco
Ricardo Bifulco
Reply to  Ricardo Bifulco
11 anos atrás

Porquê que toda a discussão em torno de categorias deste porte vira, vira e cai neste mimimi de “lavagem”, trambicagem, pano de fundo para óhh…o que será?

Cada dia me convenço mais de que a maioria dos brasileiros tem é uma dor de cotovelo crônica..

Se a categoria é para milionários, ok, problema deles. Eu, enquanto entusiasta quero ver boas corridas, bons carros, etc.

Agora esta conversa de “nosso automobilismo está assim por causa destes milionários pagantes..”, ora cansou.

Talvez seja melhor criar-se então a “fórmula popular” que tal? Golzinho bolinha e ainda com “funk” rolando solto…

Rafael Mafra
Rafael Mafra
Reply to  Ricardo Bifulco
11 anos atrás

Ricardo, Também sou apaixonado por automobilismo acho legal a GT3.

Porém Ricardo o piloto da Ferrari F430 nº 15 que disputou a prova da GT3 categoria GT premium correu um bom tempo com Gol bolinha aqui em Santa Catarina:

Penta Campeão da Copa Oeste de Kart
– Campeão Taça Rádio Aliança de Kart
– Bi Campeão Citadino de Kart (Passo Fundo-RS)
– Penta Campeão Citadino de Kart (Chapecó-SC)
– Campeão Copa Sadia de Kart
– 4º colocado Campeonato Catarinense de Kart em 1999
– 5º colocado Campeonato Catarinense de Kart 2000
– Campeão Catarinense de Kart em 2001
– 5º Colocado Copa Brasil de Kart
– Campeão Citadino de Kart (Concórdia-SC)
– Campeão Citadino de Kart (Brusque-SC)
– Estreante destaque no Campeonato Gaúcho de Fórmula Ford (2000)
– 3º Colocado Campeonato Catarinense de Kart 2005

Felipe Tozzo também foi Bi Campeão Catarinense de Marcas (N em 2005 e A em 2007). Pilotando um Gol!

Ricardo Bifulco
Ricardo Bifulco
Reply to  Rafael Mafra
11 anos atrás

Olá Rafael. Foi só uma figura que eu usei para ilustrar o meu comentário. Eu gosto de qualquer categoria desde clássicos até F1, simples ou sofisticada, etc e quem me conhece sabe que é verdade. :)

O que me entristece profundamente, é ver sempre a discussão a respeito de GT, cair para o lado do “de onde vem a grana..?”, “oh, estes empresários abastados que se divertem de final de semana com seus super-carros..”. “oh cruel abismo social..”
Não é da minha conta tampouco da conta de ninguém, de onde vem o raio do $$$. O que me interessa é curtir boas corridas. Se alguém por aí anda fora da linha existe a justiça para investigar, deixo isto pra eles.
Eu fico louco com esta mania da maioria dos brasileiros de soltar a “m..” ao vento sem conhecimento de causa, só para jogar mais lenha sobre um assunto que não vem ao caso.

Todo mundo reclamava que o país não poderia ficar somente a mercê da F1 do Tio Berrnie. Quando alguém toma a iniciativa de trazer o GT para o Brasil, os recalcados de plantão caem em cima..
Já debati isto várias vezes e não vou repetir a história.

Veja a situação da BMW: Será que vale a pena para ela continuar investindo como equipe oficial em um campeonato onde alguns chorões que não concordam com o regulamento fazem “a roda” para derrotar a equipe mais forte?
Quando a BMW estava se arrastando ao longo do campeonato de tanto lastro que carregava ninguém reclamou.
Se está previsto no regulamento que tal equalização poderá ocorrer ao longo do campeonato caso necessário, cumpra-se então..

Qual o motivo do mimimi por causa da equipe possuir pilotos fortes? Está dentro do regulamento? Pô, então que as outras equipes se arrumem para contratar alguém com performance semelhante. Pilotos bons na Stock, por exemplo, não faltam..

Eu, honestamente, se fosse o Hermann, mandava todo mundo a merda e montava uma equipe para correr no exterior e deixava os iluminados tocarem o campeonato para ver até onde chega. Duvido que passe de um ano.

Quando ele se afastou da direção do GT Brasil pela primeira vez, a tchurminha correndo foi pedir pelo amor de Deus para ele voltar, de tanta merda que estavam fazendo. Bem, ele voltou e agora descem a lenha..

No ano em que o GT3 europeu estava fazendo malabarismos para conseguir reunir 13 carros no grid, aqui, tínhamos mais de 30..

Se existe algum culpado disto, certamente é a gloriosa CBA e seu “fantástico” dirigente que não fiscalizam porra nenhuma, não atuam, não põem ordem no galinheiro, mas na hora de chancelar novas categorias, passam a caneta rapidinho, não?

Ah, antes que perguntem: Não tenho vínculo nenhum com a equipe, não sou milionário e ando de Fox (já quitado graças a Deus).

Toninho F1
Toninho F1
Reply to  Ricardo Bifulco
11 anos atrás

Esse discurso de pilotos ricos é um pé no saco! Tirando os esportes coletivos tipo futebol, volei, basquete alem das artes marciais, qual esporte é para pobre? Hipismo… Tenis… Golf… Natação???
O Pace, Emerson, Paulo Gomes, Chico Serra, Avalone, Mufatto, Castro Prado, Senna, Piquet, Boesel, Kanaan, Barrichello, Giaffones, Castro Neves, De Ferran, Ingo… Caras que fizeram nossa historia no automobilismo nacional e internacional… Será que esses caras foram pobres algum dia de suas vidas???
Não, automobilismo não é futebol, que se pratica descalço e com bola de meia!!! Então parem de encher o saco com esse bla´blá bla´ou então vão para Brasilia pedir para a Presidenta criar um Bolsa Automobilismo!!! Chega de tanta hipocresia!!!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Ricardo Bifulco
11 anos atrás

Ricardo

Não sou promotor nem procurador de Justiça para provar nada.
Sou apenas alguém ligado ao meio que conhece bem as artimanhas deste negocio.
Não tenho nada contra milionários, mesmo porque, automobilismo nunca foi coisa pra pobre ! !
Jamais você viu uma entrevista na casa de algum Campeão de Automobilismo acontecer em um barraco no moro do Vidigal ou da Rocinha , então……
Para você ter uma ideia, o A.Mateis está cobrando para fazer o 2º carro da Shell que será guiado pelo Popó Bueno, R$2.500.000,00 / ano . A Shell se dispõe a entrar com R$1.500.000,00, o resto o Popó complementa.
Primeiro, este valor de R$2.500.000,00 é um absurdo, totalmente irreal (fala-se em um custo de R$1.500.000,00/carro)
Segundo , o Popó pelo que se sabe, considera um “salário razoável” de R$600.000,00 ano, então, a complementação do custo deste carro será de R$1.600.000,00 para o co-patrocinadore ! ! ! !
As coisas não batem, concorda ?
É só isso ……..
Quanto ao automobilismo estar assim, de maneira alguma a culpa é dos milionários pagantes como você cita, e sim unica e exclusivamente da incompetência da CBA que tem como meta somente extorquir Pilotos e Promotores cobrando taxas absurdas para dar festas ridículas e desfilar na F! (para esta ela paga todas as taxas sobre taxas cobradas)
Portanto, demos graças aos Pilotos, Patrocinadores e Amantes Milionários do nosso Automobilismo, pois sem eles, nem corridas com Gol’s Bolinha veremos.
Abraços

Carlone Papa
Carlone Papa
11 anos atrás

De que adianta ter no Automobilismo Brasileiro estes carros maravilhosos se não temos mais AUTOMOBILISMO?
Vão todos os envolvidos no “joguinho” Se Foder!
Chamaram todos nós, de maneira indireta, de idiotas e jogaram o esporte na privada.
Se não é homem pra jogar direito Pede pra Sair!

Wagner de Oliveira Borges
Wagner de Oliveira Borges
Reply to  Carlone Papa
11 anos atrás

É isso aí,Carlone.Faço das suas,as minhas palavras.

Filipe Garrett
Filipe Garrett
11 anos atrás

Por isso que não dá para sair por aí dizendo que é tudo culpa das confederações. Em geral, no automobilismo brasileiro, só tem picareta.

Marco Antonio Pires
Marco Antonio Pires
11 anos atrás

Concordo que é mesmo muito feio….. porem ele deve ter esquecido que já fez o mesmo, quando deixou seu “maninho” passar e somar pontos para entrar no play-off (não lembro o ano) e tirou o Thiago Camilo da disputa. Obs* o maninho tambem não era da mesma equipe!!!

emerson trindade
emerson trindade
11 anos atrás

PODERIAM PUNIR AS DUPLAS QUE TIRARAM O PÉ EXCLUINDO SUAS PONTUAÇÕES NO CAMPEONATO

IGUAL FIZERAM COM O ESTRUME DIGO O SCHUMI EM 1997

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  emerson trindade
11 anos atrás

Hum, chilique em caps. Quase retundante…

Lucas
Lucas
11 anos atrás

Mas é interessante o cara falar que “nunca viu isso no automobilismo”. Acontecia muito entre Sauber e Ferrari (lembrando Fontana em Jerez 97? nesse caso foi até muito pior, pois ele não apenas “facilitou” pro Schumacher, o que era obrigação por ser retardatário, mas também ficou segurando o Villeneuve e fez uma diferença que era só no visual aumentar pra mais de 2s) e continua acontecendo entre Red Bull e Toro Rosso. A piada que rolou em Interlagos é que o Vettel tinha 4 companheiros de equipe: Webber, os dois pilotos da Toro Rosso (que mesmo quando disputavam posição abriram completamente pra ele) e o Schumacher. E o mais curioso é que de todos eles quem ajudou menos foi o companheiro “oficial” :)

Edu
Edu
Reply to  Lucas
11 anos atrás

Cara o Webber atrapalhou o Vettel o campeonato inteiro. Se tem alguém que não foi ajudado esse ano foi o Vettel. Levou punições em situações que outros não levaram, até a Renault sabotou a boia do tanque. Eu assisti outra |F1, essa tua não vi………..

Lucas
Lucas
Reply to  Edu
11 anos atrás

Sério? Conte-me mais sobre como a Renault sabotou a bóia do tanque, essa F1 que você assistiu parece interessantíssima, adoro uma teoria da conspiração :)

Igor
Igor
Reply to  Lucas
11 anos atrás

Acho engraçado que quando a Ferrari faz dessas coisas, o mundo cai de pau neles. Agora ficam falando que o Webber atrapalhou o Vettel, que não ajudou, que isso, que aquilo…perai: é ou não é pra ter “jogo” de equipe? Já imaginaram se o Webber deixasse o Vettel passar na ultima curva! Será que alguem iria reclamar, falar que isso é uma vergonha, mimimi…um peso, uma medida pra reclamar gente!!!

Marcos Masiero
Marcos Masiero
11 anos atrás

O Thiago Camilo Clone foi preciso no comentário…Que me lembre, o Cacá é o rei das maracutaias… Só que é ruim quando são feitas contra a gente, né Cacá?

Abraço a todos.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Agora falando sério. Sabe o que realmente está matando o automobilismo como esporte?
Dois tópicos:

– Jogo de equipe
-regulamentos excessivamente complexos e por conta disso, com inúmeros buracos e interpretações duvidosas.

giovani
giovani
11 anos atrás

Vergonha FG???? vergonha é mudar a equalizaçao dos carros no meio do campeonato para beneficiar a BMW do seu Hermann dono do campeonato.

Luis
Luis
Reply to  giovani
11 anos atrás

Concordo plenamente…

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Jogo de equipe até se justifica. É esquisito, mas se justifica, mas fica a pergunta, entre equipes?
Isso para mim tem outro nome.
Não vou colocar aqui por conta da boa educação.

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
11 anos atrás

Business.

ags5859
ags5859
11 anos atrás

FG…..Quanto mais se lê, mais puto ficamos..
Pensa os Patrocinadores..
Será que entre eles, as vias de fatos são outras..
Será que dão essa grana toda, para fazer resultados..
Não vamos crucificar, mas queimar esse bando de patetas/pilotos,pq assim moraliza essas prostitutas do esporte…Só podia ser mesmo essa raça de cariocas..que não valem a CIBALENAS que toma…Pau na mãe deles……….quem madou parai esses fdptas.quem..

Carlos Maul
Carlos Maul
11 anos atrás

Realmente uma vergonha, o automobilismo nacional anda de mal a pior….agora uma pegadinho no seu pé>>> neste final de semana tivemos em SC as 500 milhas de Kart no Parque Beto Carreiro, com varios pilotos de F1 , Indy , 3 campeões mundiais de Kart , e o principal, mais de 200 pilotos amadores correndo junto com essa turma….. e nada no seu site ??? Porque ??? Só porque não acontece no circulo SP/MG e RJ ?? Ou só porque a prova é com kartizinho com motores estacionários…??? Foi uma prova muito legal e que merecia receber mais atenção da midia especializada….??? Porque essa sua ausencia ???

Gerson
Gerson
11 anos atrás

É de Senna pra cá…são raros os pilotos ‘esportistas’ de verdade…

Que mania essa é de fazer marmelada oud eixar passar hein???

O Brasil consegue reverter e inverter o sentido de tudo e de todas as expressões. Conseguiram corromper o termo “jogo de equipe” mesmo…

Deram um “jeitinho” de fazer vencer o co-irmão e o rival MAIS COMPETENTE pagou por isso.

“Brasil, mostra tua cara”.

Este episódio é só outro episódio lamentável e inexplicável de Domingo triste. Desde ás 08h00 da manhã…

“Os inimigos chegaram ao poder”.

O mundo deve estar no seu fim mesmo.

Daniel
Daniel
11 anos atrás

Ou vi dizer que o Fernando Croceri jura que, apesar de parecer, não tem absolutamente nada a ver com isso tudo…

elisio freitas
elisio freitas
11 anos atrás

Vergonha total e Antonio Mil Milhas Hermann ser promotor do campeonato,ser dono de uma equipe participante e mudar o regulamento para favorecer os seus carros.Diante disto o que houve na corrida foi pouquinha vergonha.

Samuka
Samuka
11 anos atrás

Prá mim, deixou passar por quaisquer motivos, num é corrida …

Junior
Junior
11 anos atrás

Esperto que dá tombo em esperto tem 100 anos de perdão! Se a categoria depende desse tipo de pilotos não há como ter credibilidade.

AlvaroMegamix
AlvaroMegamix
11 anos atrás

Bom, nós que gostamos de corridas ja estamos ficando acostumados com esse tipo de coisa. Caca também já fez isso , na Stock com seu irmão Popó , e ainda perguntou no radio, e ai vai , Quem perde? Nós que gostamos de automobilismo. Abraço

junior
junior
11 anos atrás

O Caca não tem culpa de ser filho de quem é, mas muitos gostariam de estar no lugar dele e ter o pai que ele tem, esta é a verdade.Muitos até pagariam pra dar UMA volta neste BMW o cara GANHA pra isto. Inveja é uma bost….

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Quando é a STR que faz isso junto com a RedBull o Flavio Gomes não fala nada. Quando é no Brasil é: ” Ai meu Santo Lenin, que absurdo! Isso é culpa da CBA etc etc.”

Toninho F1
Toninho F1
11 anos atrás

Pronto… Tá todo mundo com a sindrome da conspiração??? O Ricci teve ontem o mesmo problema nos freios que teve na etapa anterior em Cascavel. Alem do que, se o Dahruj não tivesse feito tanta caca durante o ano e principalmente na corrida do sabado, quando após a troca de pilotos excedeu a velocidade de 60 Km/h ao sair dos boxes e tomou um “drive-throught” e acabou chegando em 4º, quando poderia ser ao menos 2º colocado, eles teriam ganho este campeonato facinho! O Cacá é um excelente piloto, talves até o melhor do Brasil na atualidade, mas… CHORA MUIIIIIIIIIIIIIIIIITO!!! Parabens Duda e Cleber!

Victor
Victor
11 anos atrás

Se a FIA, que é o órgão máximo, passa a mão nessas atitudes, acha correto, então tá correto aqui também. Bem animador o futuro do automobilismo no Brasil e no mundo…

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Tinha que ter uma Ferrari no meio…

Igor
Igor
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Falou a voz da inveja…

Rene Santos
11 anos atrás

Na minha opinião, se o jogo de equipe é liberado, o jogo entre equipes também é. Em ambos casos, o esporte está sendo deixado de lado, porém em esferas distintas. Se argumentam que é pelo bem da equipe que um piloto pode parar o carro no grid para outro passar, extrapolando para a realidade do fraco automobilismo brasileiro, se o jogo entre equipes não ocorrer, algumas equipes poderão não agradar os patrocinadores que estão injetando dinheiro nessas equipes, simples assim.

Nunca aceitei jogo de equipe, se o piloto está no grid, está para ganhar, agora se ficam controlando o piloto pra deixar passar esse ou aquele piloto, que diferença faz se é de uma ou outra equipe?

marcos
marcos
11 anos atrás

e aquela vez que o POPO deixoi o CACA passar pra ser campeão, não foi vergonhoso????

marcos
marcos
11 anos atrás

pra tirar o titulo do Caca vale tudo, parabens…se eu tivesse tocando a Ferrari quando ele estava passando por ela, ele ia ver onde ele iria parar….

Maurício Meireles
Maurício Meireles
11 anos atrás

Velho, para mim o mais bizarro dessa corrida foi o “Carro Médico” quase se envolver na confusão no “S do Senna” depois da largada. Como não acompanho a categoria e não sei se é normal o “Carro Médico” seguir a largada tão perto dos carros só posso dizer que achei estranhíssimo. Com relação ao assunto do texto, Cacá já fez isso com o irmão em uma prova da Stock para favorecê-lo na classificação para as finais e também eram de equipes diferentes. Não existe meio ético ou meia moral, ou você é ético e tem moral ou não. Cacá é um hipócrita e moralista de conveniência. Faz lembrar o Rogério Ceni criticando o Neymar por que ele fez um gol de pênalti com “paradona” no Rogério, sendo que o Rogério tinha feito o mesmo em uns jogos antes ao cobrar um pênalti para o SP. Hipocrisia pura e simples, são pessoas que só conseguem julgar o que é certo ou errado quando os beneficia ou não.

Alexandre
Alexandre
11 anos atrás

Ué…. Não foi o próprio Cacá que entregou sua posição para a equipe co-irmã, de seu irmão Popó, se não me engano no ano passado, para que ele ficasse entre os dez pretendentes ao título? Vai reclamar de que agora?

Lucas Martin
Lucas Martin
11 anos atrás

Quanto será que rolou??

borduna
borduna
11 anos atrás

e daí?

deram troco na equipe de um dos promotores da categoria, o ‘importador’ original desta no bananal, equipe que sofria com um carro novo de rendimento muito abaixo dos outros até 2/3 da temporada, quando passou a render ‘beleza’ depois de fortes mudanças na ‘equalização de performances’ de todas as marcas envolvidas – fundamentalmente adição de lastro aos carros.
e sem essa de “se fosse da mesma marca dava pra compreender”, como afirmou o piloto Bueno – o outro carro da equipe sofreu com 80 kgs de lastro (por conta de ter 2 pilotos ‘ouro’, Valdeno (pro) e Constantino (amador).
me parece tudo relativo demais nessa categoria.

Hallan
Hallan
11 anos atrás

Sempre a Ferrari envolvida kkkk

Anisio
Anisio
11 anos atrás

A Ferrari, como sempre, fazendo maracutaia… O pior é que tem que gente que torce pra uma merda dessa.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Anisio
11 anos atrás

Explica aí como a Scuderia Ferrari teve participação na decisão da GT3 Brasil… Nao entendi sua correlação e de outros amigos do blog malhando a Ferrari.

LBM
LBM
11 anos atrás

Conheço um caso idêntico: aconteceu com o Helio Castro Neves (quando ainda se escrevia assim). ele perdeu um título da F3 sul-americana porque uma infinidade de carros pararam para dar ponto suficiente para o Gabriel Furlan ganhar o título, inclusive brasileiros que corriam em equipes argentinas

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Amigo Flavio,
Como já escrevi em outro post, apesar do Cacá Bueno já ter feito “jogo de irmãos” com o Popó, ele é hoje o melhor piloto brasileiro de turismo na atualidade…
Mas com quem “ferro fere, com ferro será ferido”….
Tal atitude só mostram o quanto que é pequeno o automobilismo brasileiro e como são amadores os pilotos Claudio Ricci e Rafael Derani, pilotos insignificantes e que só correm devido ao dinheiro que eles torram na categoria…
É por isso que os autódromos estão vazios e não faço a mínima questão de prestigiar uma categoria de “pequenos” como são Claudio Ricci e Rafael Derani…
Abraços,
Marcelo

perna quebrada
perna quebrada
11 anos atrás

É isso que dá banalizar as cagadas que a Ferrari fez/faz com o ridículo argumento que é negócio o regulamento permite e tal…

Pois é. É tudo isso mesmo.

Mas, esporte que é bom…

Nada.

claude bes
claude bes
11 anos atrás

Fabinho também deixou de ser campeão na stokcar a favorde Paulo Gomes empatou os pontos,mas tinha uma vitoria a menos.

Paulo Z.
Paulo Z.
11 anos atrás

A verdade é que essa categoria é composta em sua maioria por almofadinhas…..e dá nisso! Ainda bem que não perco tempo com isso….OH WAIT! eu acompanho a F1….. ahhhhhhhhh……não sobra nenhum viu..esse mundo tá perdido.

Diego Ximenes
Diego Ximenes
11 anos atrás

Pontos a destacar

– Interpretação muito rasa de quem fica malhando a Ferrari, até porque só a BMW tem algum vínculo com a categoria, a Ferrari não apoia nenhuma equipe/piloto na GT3 BR

– O Cacá deveria pensar antes de abrir a boca… é o rei de usar a artimanha de forçar companheiro de equipe a ajudá-lo…

Cacá Bueno faz jogo de equipe com irmão e causa polêmica
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-38–477-20100920

O Tricampeão Cacá Bueno (Red Bull Racing) deixou a disputa de lado na etapa de Campo Grande, que definiu os dez classificados para o playoff da Copa Stock Car, e ajudou seu irmão, Popó Bueno (A. Mattheis), a ficar entre os melhores para a Super Final. Apesar de estarem em times diferentes, ambos são comandados pelo chefe de equipe, Andreas Mattheis.

Em certo momento da prova, Cacá estava à frente de seu irmão e, desta forma, o atual campeão da categoria questionou. “Se o Popó me passar ele tá no playoff então?!”. Em seguida, Mattheis respondeu: “Confirmado. Se o Popó chegar em quinto ele tá no playoff”. Após a resposta, Cacá abriu caminho para o irmão e segurou os demais pilotos para que Popó conquistasse a vaga.

Próximo do final da etapa, Cacá ainda falou com Andreas sobre o desempenho do irmão. “Falta oito voltas para o final”, disse o chefe da equipe. “O Popó tem que apertar um pouco o ritmo”, declarou Cacá.

O MAIOR PREJUDICADO na história foi Thiago Camilo (Ipiranga V. Motorsport) que ficou de fora da Super Final. “O Cacá, por várias vezes, se julga tão profissional e ter atitudes como esta mostra que não é bem assim”, desabafou o piloto.

– O mesmo titulo que tiraram da BMW na GT3 tiraram na GT4, e em ambas há outras marcas envolvidas, não só a Ferrari.

Para encerrar, os argumentos do Nei Tessari dizem tudo o que penso
http://bobodacorte.com.br/2012/12/16/a-dura-licao-da-bmw-leia-organizador-na-final-da-gt/