LOTUS E21
SÃO PAULO (black is beautiful) – Descrita como “sexy” pela Lotus, a máquina do time para 2013 acaba de sair do forno. É o primeiro carro novo a ser apresentado neste ano. Com lançamento ao vivo pelo YouTube e tal.
E21 é o nome de batismo do carro — o 21° construído em Enstone, que já foi sede da Benetton e da Renault. Os testes de inverno começam no dia 5 de fevereiro, em Jerez. Depois serão mais duas sessões coletivas, em Barcelona.
Acho que já nos acostumamos a esses degraus nos bicos. Pelo jeito, todos continuarão usando. Daqui a pouco virão as análises técnicas meio fajutas (“tem o bico mais afilado, perfil traseiro redesenhado para otimizar a passagem do ar” etc). Eu nunca percebo nada muito diferente, apenas acho os carros de F-1 bonitos, em geral, e me atenho à pintura.
Gosto de carros pretos, e portanto está lindo, o E21. Tem uma bela galeria de fotos aqui.
Bom Dia !
A Lotus deve ter feito o mesmo que fez em 2012… lançou um “carro p/ a mídia”. No lançamento do ano passado era o R31 com bico ornintorrinco e laterais bem anguladas, como se os escapamentos saíssem por baixo do carro de novo e quando começaram os testes, o carro era bem diferente.
Não lembro o site que acessei, mas acho que era o do James Allen e lá tem uma análise de que este carro apresentado não deve ser o carro “real”. Ele cita detalhes da asa dianteira apresentada que é igual a do inicio do ano passado , entre outras coisas.
Se vocês acessarem novamente a galeria de fotos do grande premio, verão que tem fotos de estúdio que aparece o bico sem o degrau, aparecem as duas entradas laterais sobre a cabeça do piloto que seriam do duplo DRS(passivo que não é proibido). No carro que “lançaram”, tem degrau no bico e não tem as entradas do duplo drs.
Abraços
Rapaz, pelas fotos eu também não noto diferença nenhuma, a não ser nas cores!! Ou então quando ocorrem mudanças de proporções bíblicas!!!
Uma pergunta.. Para que serve esse degrau no bico??
Os carros de F-1 hoje em dia, pelo menos na aparência, são todos iguais, uma pessoa menos familiarizada só vai distinguir uma Ferrari pela cor ou pelo símbolo. Nemo o numero vemos mais, rs.
Descrita como “sexy” pela Lotus e “irada” por Grosjean. Hahahahahahahahahaha!!!
Esse já era ano passado, o menos feio dos carros com bico em degrau. Isso por conta desse degrau ser pequeno e muito suave.
O E21 é apenas uma evolução do E20. Os carros são muito semelhantes, diferenças apenas nas azas dianteiras (detalhes nas lâminas e DRS passivo) e trazeira (DRS passivo). Também aparece em detalhes na parte de baixo (perceptíveis na visão das aletas), provavelmente por conta do tal efeito Coanda (eita nome feio sô!) do escapamento.
Não gostei dos excessos em vermelho.
Ah! E bom mesmo foi o volante que fizeram pro Haykkonnen
é um carro, né?
O carro está lindão. Espero que ande (corra) bem equilibrando abriga com RBR, Ferrari e McLaren.
Quanto mais olho para esse Grosjean (Garibaldo), mas acho ele um panacão. Que cara é essa??
Cruzes! Estes bicos tortos vão continuar…
haha Não tem mais Lada pq?
A Renault n era parceira da Lada…
Flávio, repare depois em fotos do volante que mostraram na apresentação, é hilário e cheio de referências…
Dispensava a Parte Final com as fotos dos caras….
Simpatico o nome do piloto em destaque. Renderá belas imagens aos fotógrafos. Go Kimi!
A asa dianteira é 1/3 desses carros, mas achei bonita sim, mas o importante é andar.
Com um carro destes, quem não torcer para o Raikkonen é um banana!
A maior parte das mudanças desse carro sao internas, entao vamos ficar na conjectura mesmo.
Mas o interessante é que a Lotus vai manter o bico com degrau, sendo que a maioria das equipes vao abandona-lo. E chega a ser ironico dizer ser “sexy” com esse bico feio de doer…
Pelo menos, eles estao sendo satiricos e nao so a Red Bull. Isso é bom aparecer, se comparada a imagem razinza deixada pela maioria das equipes….
Gostei da foto 2. Com certeza será a principal visão do carro pelos adversários.
Primeiro minha analise técnica meio fajuta… :P
Não vi nada demais nesse carro, parece meio igual ao do ano passado.
Agora sobre a pintura, achei ela bonita, ainda mais comparada ao do ano passado com a asa traseira vermelha que destoava de todo o restante. Mesmo assim seria melhor se querem usar a cor vermelha, que usassem a pintura da “Gold Leaf” como base, combinaria melhor e ainda seria histórica.
Prezado Flávio, tudo bem? A pergunta que eu vou te fazer não tem nada a ver com esse post e se você não quiser responder, eu entenderei porque estou fugindo da temática. Eu sou um daqueles que está sentindo muita falta da rádio estadão espn, que infelizmente acabou em dezembro. Eu era ouvinte assíduo das transmissões de futebol da rádio e das transmissões de fórmula um, com você, o Everaldo e a Vanessa. Enfim, eu adorava a rádio, ouvia vocês sempre, e sinto falta das transmissões. Eu sei que a equipe da ESPN criou a rádio ESPN, com as transmissões via internet, mas eu queria te perguntar, existe alguma chance de vocês voltarem a transmitir em alguma estação de rádio, como era na estadão? Ou esse ano as transmissões, tanto da fórmula um quanto do futebol, serão apenas pela internet? Você estará trabalhando como apresentador e comentarista em alguma rádio? Como falei no início, sei que fugi do tema do post, mas como sinto falta de escutar vocês no rádio, resolvi tentar de perguntar por aqui. Um abraço, Flávio serra.
Não tenho nenhuma resposta.
Só eu reparei que nas aletas da asa dianteira não tem patrocínio? É um lugar que todas as equipes usam para expor as marcas e custa caro. Será que a Lotus (Genii) tem dinheiro pra colocar o carro na pista, mas com um orçamento apertado, deixa de desenvolver o carro e larga o Iceman na mão? Espero um Kimi campeão esse ano (apesar da Red Bull).
Tem a marca do energético Burn.
Ficou bonito.
Todos os carros com esse bico estilo “ornitorrinco”, são horrorosos…me ligo mais nas pinturas, e achei até legal o vermelho com o preto, mas…chega de vermelho na F1, não?Abraços.
o que era pra ser preto e dourado, já Elvis…
Então quer dizer que é com esse belo carro que o Kimi vai chutar bundas nessa temporada?
Não são fotos. As imagens do carro são desenhos em 3D. Onde vai parar esse mundo de realidade virtual?
Se duvidar até as fotos do Kimi, do Grosjean e de todos os outros são de mentira.
Se reparar bem, as primeiras 6 imagens do carro são fotos sim… as demais imagens do bólido é que são representações gráficas em 3D.
Realmente está lindo, mas achei que o patrocinio da Coca (burn) viria mais em destaque, pelo que observei só está na asa dianteira.
Na onda de youtube ao vivo, o pico de 14 mil pessoas assistindo o lançamento achei baixíssimo.
quantos destes o Groselha vaio destruir esse ano ??? carros lindos pena que a Indy hoje os carros dao até vergonha de ver de tao horriveis.
O vermelhão me lembrou a Lotus preta com a bandeira do Reino Unido. Mas aquela era mais charmosa…
Pô, FG, tu não achas que esse excesso de vermelho deixou o Lotus E21 um tantinho descaracterizado não?
De tanto que o Grosjean “trocou tintas” com a Ferrari que a Lotus já botou um vermelho…. kkkkk
Se os F1 modernos tivessem aerofólios mais largos e baixos com um brother ai citou e os bicos baixos e mais estreitos como os da década de 90 os F1 atuais ficariam muito mais bonitos ! Mesmo assim ficou chapado ! E que venha o champs para torcermos de novo para o Preto e Dourado !
Não gostei no vermelho na lateral…parece o da HRT…. mas Lotus Preta é “Lotus Preta”!
bonito carro.
o bico continua horrendo! mas tinha ouvido ano passado que as equipes em acordo usariam uma carenagem pra esconder o degrau…acho que ainda vai rolar isso
Rafael, pelo que li uma matéria, a Ferrari deve usar esta carenagem.
Parece que a Ferrari carenou esse degrau.
A pintura é realmente bonita, mas ainda não me acostumei com o bico.
Bom, como o Grojeanta vai começar os testes… é bom que tenham feito uma quantidade grande de peças de reposição, porque se não, o Kimi não vai andar nem um quilometro com o carro…
Hahahah…os testes começarão com um programa de resistência.
Sobre os degraus, parece-me que a FIA diz que podem ser escondidos, mas não estão proibidos.
Bela viatura. Que Mr. Kimi se esbalde.
FG. Repare que são dois carros nas fotos, um com a entrada de ar em cima da cabeça do piloto simples (somente um buraco) e, em outras fotos, aparece uma entrada de ar tripla, a maior e duas menores na direita e esquerda, como na temporada passada ( na foto do carro de frente)
ABS
Repare na diferença no air box na 6ª e 7ª Foto.
Qual irá para as pistas?
Bem observado, os sidepods tb estão meio confusos… Nessas apresentações eles escondem o jogo e dão umas blefadas também, o bico e aerofólio p.ex só serão conhecidos nos primeiros testes, e o uso de imagens computadorizadas nao ajuda!
A FIA não havia dito que para este ano os bicos não poderiam ter degrau?
Posso até estar enganado, mas tenho certeza que isso foi dito no começo/meio de 2012, a questão é se eles voltaram atrás nisso.
Mas tá bonito sim.
Não Felipe. Os degraus continuam! O que a FIA permitiu é uma “cobertura” sobre o bico. Mais uma questão de estética do que funcional! Cabe a cada equipe querer utilizar ou não, pois afeta diretamente a aerodinâmica!
FANTÁSTICO E HORRÍVEL Ao mesmo tempo…
A pintura ficou magnífica!
Esse degrau no bico esculhambou a beleza…
É fácil acostumar com os bicos, difícil é acostumar com o aerofólio alto e estreito. É o que deixa os carros de hoje mais feios que os do passado.
Não gostei muito dos detalhes vermelhos mas, como um todo, a pintura ficou bacana.
O projetista do time disse que eles preferiram não esconder o degrau porque isso acrescentaria algumas gramas ao peso total do carro. Paciência…
LINDÍSSIMA !!!!!!!!!!!!!!! dados tecnicos fica para os metidos a entendidos.
Desculpe Celio, mas a F1 é um esporte envolvido em tecnologia! Entender os “detalhes técnicos” é entender porque uma RedBull é melhor que uma Ferrari.
Bonito Carro
O vermelhão deu um toque especial.