MONEY

SÃO PAULO (Meianov mais tarde) – Luiz Razia não treinou esta semana em Barcelona porque uma das empresas que ele diz que o apoiam não pagou o que deveria à Marussia. A informação é do indigitado Fábio Seixas, que conversou com o baiano, que por sua vez confirmou que sua ausência dos testes se deve exatamente a isso: falta de pagamento. Estima-se que o valor da vaga na Marussia bata nos 10 milhões de dinheiros americanos.

Há muita coisa esquisita nessa história. Razia anunciou via Globo/Sportv que estava confirmado como titular na semana anterior ao início dos testes de Jerez, algo que a equipe só foi confirmar cinco dias depois, quando começaram os treinos na pista espanhola. Foi tudo meio às pressas, e a equipe publicou uma foto do piloto em seu site, essa aí embaixo.

filabecyber1Quando posou para a foto, Razia não tinha nem macacão da equipe. Não é preciso ser nenhuma Lisbeth Salander para notar que as inscrições “Cyber1 group”, “Filabé” e “22 LUIZ” foram inseridas na imagem digitalmente. O primeiro “2” do “22” está sobre o dedo do piloto.

osdoisbaianosTeoricamente, Cyber1 e Filabé seriam os patrocinadores pessoais de Razia. Afinal, tais marcas não aparecem no macacão de seu companheiro Max Chilton. Na verdade, não aparecem nem no macacão que Razia usou nos seus primeiros testes, que não tinha sequer seu nome bordado, como se nota na foto ao lado tirada no autódromo — e que está na página do Baiano, nosso Luiz Demétrio Furkim, cinegrafista da Globo que mora em Heidelberg e faz F-1 desde os tempos de Pintacuda.

Isso pode não ter significado algum. Apenas prova que a imagem do site no dia do anúncio foi alterada digitalmente. Talvez o acordo tenha sido fechado de última hora, talvez a bordadeira tenha tido enxaqueca, pode ter acontecido qualquer coisa. É apenas uma curiosidade que envolve as marcas de empresas que, teoricamente, apoiam Razia.

Essas também são meio intrigantes, conhecendo-se as necessidades financeiras da F-1.

Cyber1 group é uma empresa de informática bastante curiosa. Tem dois endereços, uma sala num prédio da avenida Paulista e uma casa na Vila Leopoldina. Por curiosidade, fui ao Google Maps para ver o endereço da Vila Leopoldina e aparece uma casa sem nenhum letreiro na porta. O que também não quer dizer nada, a imagem é de fevereiro de 2011 e a empresa pode ter se mudado para lá em março. Mas o curioso mesmo é ver a página de “certificados” no site da firma. Seus proprietários ostentam orgulhosamente aquelas comendas e prêmios que qualquer um no mundo empresarial sabe que são comercializados por vias meio tortuosas, como um diploma da gloriosa Academia Brasileira de Arte, Cultura e História  concedendo o título de “comendador” a um de seus dirigentes. Arte, cultura e história? Comendador? Para uma empresa de internet?

Pelo que conheço da vida, não é exatamente uma empresa com porte para estar num mundo tão caro e competitivo como a F-1. Mas vá lá. O dono pode ser amigo de Razia, ou um mecenas, ou sei lá o quê. Apenas acho estranho, não estou insinuando nada. Como acho estranho uma empresa se deixar levar por esses “certificados” e ostentá-los como se fossem o Prêmio Nobel. Vejam o belo diploma do Instituto Cultural da Fraternidade Universal recebido pelo Cyber1 group. Vejam o site do instituto, os brasões, a heráldica que faz parte do visual deste e da tal academia supracitada, essas coisas que lembram um certo universo tradicional, familiar e proprietário. Assim como a patrocinadora de Razia, outros expoentes da vida empresarial brasileira receberam comendas e láureas do instituto, como o Ilusionista Dimy e a Borges Poços Artesianos. E acho ainda mais esquisito uma empresa modesta, como parece ser a Cyber1, se aventurar na F-1, que não é brinquedo de criança.

Mas, de novo, é só estranheza.

Filabé, pelo que pude apurar, é um revolucionário lencinho para tirar maquiagem criado na Suíça. O site está aqui e explica tudo. Há investidores brasileiros envolvidos na importação dos lencinhos, que ao que parece vendem muito bem e são muito queridos pelas moças que se enchem de maquiagem por aí e quando chega de noite, passam horas removendo tudo.

A matriz fica em Schaffhausen, no número 41 da Schweizersbildstrasse. O Grande Irmão Google, quando solicitado a mostrar onde fica isso, nos leva ao estacionamento de uma loja de materiais de construção e artigos para o lar, o que também não quer dizer nada, uma vez que pela entrada lateral pode ser acessado o que parece ser um conjunto de escritórios onde, afinal, deve ficar a sede da empresa, que se chama Filag por lá.

Ao que tudo indica, porque Razia não deu nome aos comendadores, nem aos lencinhos, um dos dois não pagou o que deveria à Marussia, e é por isso que ele não treinou em Barcelona. O piloto espera que tudo se resolva na semana que vem. De todos que andaram na pré-temporada, o baiano é o que menos quilometragem acumulou a bordo de um carro.

Há quem acredite que se o dinheiro não pingar logo na conta marússica, Vitaly Petrov já mandou bordar seu macacão. Possivelmente com marcas de outras coisas, não de lencinhos demaquilantes, nem de empresas de informática dirigidas por comendadores.

ATUALIZANDO…

No site da Cyber1 group, a esclarecedora página de “certificados” foi tirada do ar e do menu principal. Alguém que estava de plantão no fim de semana teve de trabalhar, coitado. Ô, comendador, mostra os diplomas aí pra gente!

Gente esquisita, tá doido…

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Karina Coutinho
Karina Coutinho
11 anos atrás

Pessoal, aqui explica tudo….

http://tazio.uol.com.br/f1/razia-ainda-trabalha-por-vaga-de-piloto-reserva-na-f1-em-2013

Vale a pena ler, principalmente o parágrafo abaixo….

Pergunta – Voltando às negociações. Quando houve sua confirmação, foi inserido no seu macacão, na foto de divulgação, o nome de duas empresas: Cyber 1 Group, uma empresa de Tecnologia da Informação, e Filabé, do ramo de cosméticos. Esses eram os seus investidores? Você poderia já abrir nomes?

Resposta Razia – Na verdade, aquilo foi um erro da equipe. Nós passamos algumas empresas que talvez teriam uma possibilidade [de patrocinar], mas acabamos vendo que não era preciso, tanto que no meu macacão [real] não tinha. Eles acabaram colocando no site, ficou errado e, infelizmente, essa empresa ficou com a fama sem fazer nada. Eu até peço desculpas. Mas a Cyber1 é uma empresa brasileira que sempre me apoiou. Obviamente, não é um orçamento muito grande, mas eles me apoiam desde 2006 e, comigo, não têm descrédito nenhum, pelo contrário, têm todo o crédito. Isso eu preciso deixar claro: é uma empresa que está expandindo para a Europa e é muito profissional no que faz.

Diego
Diego
11 anos atrás

Só posso dizer que eu ri demais com esse post. Valeu a noite. FG é mito, pelamor.

Levi Davet
Levi Davet
11 anos atrás

Essa história do Razia é uma baita de uma falcatrua… Ano passado durante a transmissão da Estadão ESPN (não lembro qual corrida) já foi falado que a fonte utilizada pelo Razia para financiar a carreira dele era obscura e já havia desconfianças…

Não digo que outros pilotos não estejam envolvidos no mesmo tipo de coisa, afinal tem gente no grid brincando de esbanjar dinheiro público (Maldonado), ou apoiado pelos dólares russos de origem sempre questionável (Petrov), mas parece que no caso do Razia a coisa foi malfeita e ele está sendo pego por isso. Se for o caso, que saia do grid, a F1 não precisa dele.

Ciro Moitinho
Ciro Moitinho
11 anos atrás

Compartilhando da mesma opinião do amigo Arthur Luz (eu ia até escrever um texto parecido), me pergunto: Vale a pena tudo isso que Razia está passando, pra ter experiência num “campeonato” de F1?
O cara vai andar no pior carro do grid. Não tem grana… Já estão sacando ele dos testes. O que ele vai conseguir demonstrar com isso?
Será essa tal de Formula 1 uma coisa tão mágica e encantadora, que faz o cara vender quase o próprio saco pra poder andar numa parada dessa?
Agora eu me pergunto: Ao fim do ano, nenhum ponto marcado, um carro que não anda, e vai saber lá o que mais que ele vai dizer, como fica a carreira dele? Acho que ele vai dizer que foi uma experiencia boa e vai partir pra uma categoria onde rola uma competição de verdade!
É um mundo esquisito esse da Formula 1!

Arthur Luz
Arthur Luz
11 anos atrás

Muita gente aqui fala que o Razia só está lá por causa da grana (Suspeita ou não).
Não quero desmerecer o Razia nem acusá-lo (ou família) de qualquer coisa. Isso porque, ao meu ver, ele foi muito bem na GP2.
Agora quero ver alguém dizer aqui qual o próximo brasileiro que vai pra F1 sem levar um caminhão de dinheiro.

abs

Felipe AG
Felipe AG
11 anos atrás

Luiz Razia não vai pilotar Marussia, ou qualquer outro carro de F1, este ano. Só se for no PlayStation 3. Deu m…com os patrocinadores. Esta é que é a verdade. Ninguém vai depositar o que a equipe anlgo-russa exigiu de Razia e este, acreditando que seus mecenas o fariam, jurou à equipe que bastava lhe darem a vaga e pronto!, a bufunfa estaria na conta do time rubro-negro no dia seguinte. Passaram-se um, dois, três, quatro, cinco dias e nada de money no cofre. Ok, pensaram os ingleses e seus comparsas russos: no money, no drive. It´s that simple. Luiz Razia está fora e acredito ser apenas uma questão de tempo, pouco tempo, para anunciarem Vitaly Petrov como companheiro de Max Chilton. Petrov é russo como a Marussia, e com belos patrocinadores como a Russian Helicopters – http://www.russianhelicopters.aero/en/. E, cá entre nós, estes sponsors do Razia são de uma esquisitice só! Empresa que importa lencinho e empresa de informática do fundo de quintal, huuummm…Como diz o Gomes, pelamor.

Thiago
Thiago
11 anos atrás

Me pergunto se realmente vale a pena todo esse esforço, esse contorcionismo, ao qual Razia está se submetendo, pra correr numa equipe como a MARUSSIA. Se fosse uma equipe de meio de pelotão tipo até entenderia.

Tudo bem que o caso do Bruno é diferente.. ele já tinha 29 anos, e correu uma temporada e meia em equipes competitivas ( Lotus e Willians). Fica claro como foi boa a opção de desencanar da F1, pra correr “de verdade” ao invés de ficar se matando nessas equipes caça niqueis.

Alexandre Ruiz
11 anos atrás

Realmente, tem gente muito estranha, e a galera desta empresa Cyber1 não foge a regra. Eu vi a página de certificados (constrangedora por sinal), com aquelas homenagens que você compra por ai… é risível, mas enfim…

Depois, quando fui ver de novo, a página já não estava no ar.

Das duas uma, ou o dono achava mesmo que era um COMENDADOR RESPEITÁVEL e se chocou com a descoberta, ou então usava aquelas coisas para impressionar as menininhas! rs

Vai entender…

Quanto ao piloto brasileiro, torço para que não corra… isso me cheira a lavagem de dinheiro. A família dele já este envolvida em “casos obscuros” e deve ser por isso que eles não querem revelar a origem dos apoios. Deve ser tudo dinheiro de mesada!

Na F1 eu não “torço” por pilotos…torço por equipes. Se um dia uma EMPRESA brasileira quiser montar um time para competir, e se realmente a coisa for BRASILEIRA mesmo, eu até faço uma doação de uns 5 mil reais para ajudar a comprar as vassoras que varrem os boxes.

Fabrizio
Fabrizio
11 anos atrás

E os que achavam que o fundo do poço para os brasileiros na F1 era o “faster then you” ou o GP da Austria de 2002… It could be worst!

A família do cidadão acha q os outros são trouxas, tipico de familias de politicos, roleiros e lobistas do Brasil. Pra quem conhece o histórico “off Globo/Sportv” não há novidade mesmo.

A F1 pode não ser nada santa, mas ainda não é Brasilia.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Tava mais do que claro que a questão era grana… muito simples… para sentar tem que pagar.

Na F-1 não existe “amor”… aquilo é um negócio… para os menos acostumados pode chocar um pouco… mas é tudo muito mais simples do que parece.

Segue o jogo… que aconteça o melhor para o Razia… mesmo que isso custe ele não andar de F-1 em 2013… se isso acontecer quem ficará triste será a RGT que andou gastando um tempo danado com o garoto tentando fazê-lo conhecido do publico.

Imperador

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Ih, acho que agora o Razia só vai pilotar um F1 na Terra do Nunca.

Ricardo Cérbero
Ricardo Cérbero
11 anos atrás

O bolo denominado F1 deve ser gostoso, para um sujeito pagar para ter o direito de talvez lamber a fôrma.

Absolutamente tudo desnecessário isso daí para o Razia, independente das polêmicas que envolvam a sua família e a sua capacidade como piloto. Na melhor das hipóteses, ele foi muito mal orientado. E se há empresas brasileiras envolvidas, podemos estar diante de mais um daqueles episódios corriqueiros por aqui, que é “privatizar os lucros e estatizar os prejuízos”.

Um leitor definiu bem em um comentário abaixo: se corporações bilionárias literalmente abandonaram a F1 pelos seus custos, imaginem uma EPP brasileira. E estes títulos/honrarias remetem a época de Dom João VI, bastava um punhado de galinhas e legumes para qualquer um virar conde aqui no Brasil. Hoje, são diplomas e certificados.

Flávio, e se você me permite: a rádio ESPN tem alguma chance de voltar ao rádio convencional, ou “já era”, só online?

Marcio Vieira
11 anos atrás

com tanto prêmio, e nenhum certificado da ISO, NBR?

José Morelli
José Morelli
11 anos atrás

E só pra complementar, acabo de me lembrar que a mãe do Razia já esteve envolvida com grilagem de terras……olha Flávio, tá muito estranha essa história toda.

Razia, nada contra vossa pessoa mas, aliás torço muito para o seu sucesso, o acompanho com entusiasmo desde os tempos em que era piloto de testes da ex-Lotus malaia (atual Caterham) mas você, eu, Flávio Gomes e TODOS observando esses dados CURIOSOS no mínimo, vamos combinar que tá muito do estranho….em muitos casos o melhor é ficar em casa jogando F1 no simulador! RSRSRSRSRS

José Morelli
José Morelli
11 anos atrás

Não irei entrar no mérito da “normalidade” ou “anormalidade” dessas empresas que patrocinam o Razia, isso deve ser investigado e o papel da imprensa é, de fato, levantar dados que levam o leitor a observar atentamente o que tudo isso envolve. Aliás, belíssima publicação diga-se de passagem.

O que venho aqui é lamentar que enquanto pilotos como Maldonado e Pérez contam com conglomerados imensos despejando dinheiro para apoiar seus expoentes na F1, os pilotos brasileiros estejam sofrendo negociando migalhas para ter uma oportunidade de colocar as mãos no volante de um F1 para mostrar um pouco o que sabe fazer e ter um mínimo de competitividade (estou falando de Senna e Razia e não do Massa). Isso é uma vergonha, para um país com 8 títulos mundiais na F1…tenho dó do Razia porque ele me parece ser um cara que batalha para estar inserido naquele meio tão difícil…..tudo pra ter uma chancezinha de guiar um F1 e mostrar um dia que pode vencer. Já dá pra ver que o ano do baiano não vai ser nem um pouco fácil com empresas do tipo “Filabé” pagando dinheirinho para a equipe dar um carro….o pessoal já viu o drama que vai ser o ano todo? Isso me faz lembrar o Tarso Marques na Minardi que se atrasava pagamento do aluguel do carro, a equipe colocava ele na pista sem banco do carro….o cara ia pra pista e acabava com a coluna.

Don Victor
Don Victor
11 anos atrás

FG vc eh impagável… mto bacana a reportagem com teores investigativos… hahaha… to vendo q essa barca vai naufragar q nem a do “parmera”… coitado, o guri era promissor…

Fernando Vieira
11 anos atrás

Fiquei pensando aqui: O Flavio Gomes deve ter levantado todas essas informações com não mais que duas horas de Google. Só daí ele já nos apresentou bastante fatos para nos deixar desconfiados desse caso do Razia e como diria o Victor, a fábrica de caroços de angu que tá isso aí. Daí, concluo duas coisas:
1) A competência do Flavio e do GP pois, pela isenção deles nós podemos saber disso (isso é coisa que você não verá na Globo)
2) Ou a nossa polícia não quer trabalhar ou é burra mesmo, porque quantos casos podem ser esclarecidos assim, com não mais que duas horas de Google?

Jose Carlos
Jose Carlos
11 anos atrás

“Equipe estranha com gente esquisita, será legal, acho que não vai ter corrida….”

Lia
Lia
11 anos atrás

A pagina de certificados por voce indicada no post NAO e mais visivel… da erro 404… estranho… porque sera que removeram a pagina????

Moy
Moy
11 anos atrás

Putz! E o cara precisava passar por esta humilhação mundial na F1?
Bastava procurar outra categoria … tsc tsc tsc

NilsonCarvalho
11 anos atrás

Matéria da Folha sobre esses “prêmios”. A Marussia, por uns R$ 5000 pode comprar o prêmio Top Quality F1 2013 e hostentar o diploma no site deles também!

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u725643.shtml

Luis
Luis
11 anos atrás

Eu me lembro desde quando o Luiz Razia usava o logotipo do site Grande Prêmio no carro de F-3, e isso me incentivou a procurar post antigos sobre ele aqui no blog. Tem um post de 11 de setembro de 2012 chamado “Força na Force” que fala que o Razia está vinculado à Ferrari.

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
11 anos atrás

Certificado por certificado, era melhor ter chamado o Ilusionista Dimy e fazer aparecer uma grana.

Pedro Barrio
Pedro Barrio
11 anos atrás

Ou então é só fazer uma consulta no site do Cadesp…

Pedro Barrio
Pedro Barrio
11 anos atrás

Flávio, instigado pelo seu texto, dei uma pesquisa na internet e encontrei as seguintes informações:

1- Em reportagem de 2010 (segue links), a Folha denuncia a venda de tais prêmios. Inclusive cita justamente a Abach (Academia Brasileira de Arte, Cultura e História), entre outras, por cobrar em volta de 5.000 reais para agraciar o felizardo empresário com o tal “diploma”. Era (ou é) comum o uso indevido de selos de instituições públicas para dar mais legitimidade à premiação…

2- No site da fazenda do governo do Estado consta que a Cyber1 funciona sob regime do Simples Nacional. segundo a lei, isto indica que trata-se de uma empresa de pequeno porte, com faturamento de no máximo R$ 3.6 milhões ao ano… Se no ano passado, segundo o Felipe Giacomelli, o desembolso de um piloto para pilotar na GP2 seria de no máximo, 4, 5 milhões de reais, dá até para entender que a empresa fosse uma das patrocinadoras principais até aquele momento.
Agora, se você diz que uma vaga na Marussia custa entre 30 e 40 milhões de reais, com certeza a maior parte do dinheiro deve estar vindo desta empresa do Filabé, não? Acho até que de repente o Razia esta trazendo o nome da Cyber1 estampada no corpo por gratidão, já que eles o acompanham há tanto tempo, segundo informação do amigo aí embaixo.

Quanto vale o patrocínio do capacete? Segundo imagens de seu Twiter, o Razia tem o patrocínio de outra duas empresas, a http://www.suunto.com/br, e a http://www.wellfit-direct.co.uk/.

Mistérios.. rs Segue os links:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u725643.shtml

https://www.cadesp.fazenda.sp.gov.br/(S(4arrwg3ym34ldcqfhd4pzujc))/Pages/Cadastro/Consultas/ConsultaPublica/ConsultaPublica.aspx

http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Perguntas/Perguntas.aspx

Ladis
Ladis
11 anos atrás

Para um site de empresa de tecnologia, este site da Cyber1 é bem simplório. Realmente não parece ser o tipo de empresa com cacife para pagar a conta de ninguém na F1.

Caio Rodrigues
Caio Rodrigues
11 anos atrás

Um amigo meu trabalha na Cyber1 há alguns anos. É uma empresa séria, embora o dono seja um tanto excêntrico. Séria, mas pequena. Pelo que sei, não há acordos diretamente financeiros em troca do “patrocínio”. É uma parceria desde a F3 Sul-americana, tipo uma permuta: eu faço o seu site, e você exibe minha marca como parceiro.

Nesse caso sobra pra Filabe como uma patrocinadora real e talvez caloteira. Acredito (mas não sei) que o resto do dinheiro seja da família de Luiz e esteja devidamente pago.

Pedro Barrio
Pedro Barrio
Reply to  Caio Rodrigues
11 anos atrás

Concordo. Até porque se o dinheiro que faltou fosse o da família, ele não iria se referir a “acordo com terceiros”.

A.Vandelay
A.Vandelay
11 anos atrás

Camarada Gomov, o CCC vai te pegar, hein?

J. J. Lento
J. J. Lento
11 anos atrás

Ha, ha, na época que eu tinha um comércio ridículo eu recebi pelo correio um “prêmio” Top of Mind como “uma das lojas mais lembradas pelo público” (ou algo parecido). É claro, participaria de um exclusivo jantar para receber a distinção mediante o pagamento de módicas 750 pratas (tô chutando, nem lembro o valor, faz muito tempo isso). Será que alguém lembrou do meu comércio na entrega do prêmio no tal jantar? (Ao qual obviamente não fui).

Apesar do background negativo/picareta da família envolvida com grilagem de terras, torço pelo Razia só pelo belo espetáculo que ele proporcionou quando venceu na GP2 (Valência, acho) pulando de terceiro para primeiro na última volta, com uma pilotagem extremamente agressiva. Ele merece uma chance (salvo engano, até a penúltima volta estava em quinto).

ALEX COURI
11 anos atrás

sinistrooooooooooooo

MSS
MSS
11 anos atrás

Vai ser a pá de cal na imagem brasileira na F1 …
Porque do jeito que lá vai, não será num Marussia o
carro que esse menino vai andar daqui a pouco …

EduardoRS
EduardoRS
11 anos atrás

O Razia pode ter acabado de cometer suicídio profissional com essa papagaiada toda.
Não que ele precise trabalhar pra viver, pois a família é rica. Mas queima o filme.

Wanderley Augusto
Wanderley Augusto
11 anos atrás

Flavio, desde 2007 eles tratam o Luiz Razia como “nosso piloto” (http://www.cyber1group.com/site3/noticias/informatica-tecnologia-qualitymanager-noticia-formula-sul-americana.php) . Bem, se é uma empresa de capital privado, com dinheiro limpo para colocar em um piloto então que coloque quanto quiser em quem quiser, seja qual for o laço que liga Razia a tal empresa.

edkaefer
11 anos atrás

há um cheiro de clorofila no ar……

Carlos Del Valle
11 anos atrás

http://jovempan.uol.com.br/esportes/2011/12/mae-do-piloto-luiz-razia-e-presa-na-bahia.html
No fundo ninguém terá coragem de afirmar, mas quantos terrenos custou a vaga? Não afirmei nada…

Carlos Del Valle
11 anos atrás

Sei lá, se alguém esqueceu da notícia meio velha:
http://www.lancenet.com.br/formula1/Mae-Luiz-Razia-presa-Bahia_0_601739959.html
Grilagem de terras, donos de cartório etc

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Carlos Del Valle
11 anos atrás

Curiosidade: quanto tempo a rica ficou presa?

Carlos José Pimenta Franco
Carlos José Pimenta Franco
11 anos atrás

Karay Véiii, que samba do criolo doido, rsrs, vou esperar o próximo capítulo, tá divertido.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

…e a Rede Glóbulo fez tenta promoção deste rapaz.

Conde
Conde
11 anos atrás

Quem tem fama , deita na cama . Tá nebuloso …melhor : tá a cara da Marussia .

Marcel
Marcel
11 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=JzuL6mLEIl4

Money que é good nóis num have (HEAVY!), se nóis hevasse
Nóis num tava aqui playando,mas nóis precisa de worká
Money(MONEY!) que é good nóis num have (HEAVY!), se nóis hevasse
Nóis num tava aqui workando, o nosso work é playá

Como aquele ditado que já dizia : Pau que nasce torto, mija fora da bacia (Razia)

Fabio
Fabio
11 anos atrás

Sem falar na mãe do sujeito que já foi presa por grilagem de terras.

Marlon Maestri
Marlon Maestri
11 anos atrás

Olá Flávio.

Enquanto lia este texto, o que me veio em pensamento foi: será que o Schumacher passou por tudo isso? A Mercedes pagou aquela corrida em Spa. Ok. Mas é diferente. É muita briga, muita coisa nebulosa. Será que pra fazer parte disto vale tudo? Se realmente existisse talento, a coisa seria um pouco diferente. Se realmente sou bom, a oportunidade aparecerá. Agora ficar se sujeitando a certa situações, não concordo. Você escreveu aqui que a mãe dele foi incluída num rolo meio pesado. Sei lá Flávio, não sei se vinga esse rapaz. Tomara que eu estivesse enganado. Eu gostaria de ver mais um brasileiro na F1, mas não desse jeito. É muita forçação de barra. Já começa torto. E nesse jogo, só os melhores em todos os sentidos é que vingam.
Abraços

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Se conseguir estreiar na Austrália, dificilmente vai ter dinheiro para correr toda a temporada. Essa F 1 tá cada vez mais esquisita.

Eduardo
Eduardo
11 anos atrás

É triste de ver essas equipes pequenas fazendo de tudo pra andar 5 segundos atrás de uma média. Que a F1 virou zona todo mundo sabe desde que a gente viu o Max Mosley levando remada na bunda.

Sobre essas empresas tá todo mundo grandinho aqui né? Ninguém nasceu ontem, mas por enquanto a única coisa que eu posso falar com certeza é que o site da empresa de informática é mais feio que geladeira vazia.

]Muguello[
]Muguello[
11 anos atrás

Parece jogo dos espertos… um querendo passar a perna no outro,,,,

Marcio
Marcio
11 anos atrás

Eu acho uma babaquice ficar tentando minimizar ou denegrir a imagem de quem a gente não conhece.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Marcio
11 anos atrás

Mas o problema está aí Márcio, estas empresas são desconhecidas, nós já vimos várias empresas muito conhecidas no mundo todo abandonarem a fórmula 1 em função dos altos custos. Como empresas tão pequenas conseguem pagar tal propaganda? Pode ser ignorância minha, mas eu nunca ouvi falar destas marcas, nem patrocinando competições de kart ou futebol amador, isto deixa um cheiro estranho no ar.

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Vc quer o Petrov na Marussia, né Gomov? kkkkk

sinvas
11 anos atrás

“Ta esquisito ,
ta mais do que esquisito,
ta esquisito mesmo”

espero que seja apenas , uma ma interpretaçao das coisas.

Zé Maria
Zé Maria
11 anos atrás

Luiz Razia me dá AZIA!!
Game over. . .

Zé Maria

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Zé Maria
11 anos atrás

O que ele te fez de tão mal?Como brasileiro gosta de criticar os outros,ave – maria….

Cezar Fittipaldi
11 anos atrás

Gomes,

Digna de um livro de John Crishton. Mistério…mistério….talvez a resposta esteja em certo cartório no interior da Bahia….