PARECE FÁCIL
SÃO PAULO (mas não está fácil) – Este vídeo divulgado pela Red Bull junto com o lançamento do RB9 mostra algumas das etapas da construção de um carro de F-1. Vale como contraponto àquele da BMW de ontem, em que quase tudo é feito por robôs. Um F-1 é artesanal. E muito mais complicado do que as imagens sugerem. Quando visitei a fábrica da Sauber, anos atrás, os caras me mostraram como cada parafuso é feito em casa, sob medida. Um trabalho do cão.
Mas é legal ver que Newey ainda usa a velha prancheta, lápis, papel e régua para conceber seus carros. Dizem que não é tipo, não. Adrian faz assim mesmo. E, depois, os computadores confirmam tudo que ele imaginou.
Além de gênio não perdeu a essência da inspiração e da arte de desenhar / projetar. Sou desenhista projetista desde os anos 80 ( pela idade ele é da minha geração ) Usa até gabarito de circunferência.
Não adianta de nada usar toda essa parafernália tecnológica se você não sabe ( conteúdo funcional ) o que vai produzir. Apertar botão e ” fazer rabisco ” nos auto cad’s da vida até macaco treinado faz.
Nas outras equipes até deve ter gente que “domina” muito mais os computadores. Mas produz o que o Adrian Newey produz ????
” Não adianta só querer ser, tem que saber ser “
Nao e’ de graca que “old school” soa como “old is cool”!
Genial sacada!!!!!!
Puta merda!
O cara trabalha com mecânica dos fluidos, a área mais inexplorada na engenharia, que mais precisa de análises numéricas e empíricas, e consegue parir tudo no lápis! Ninguém da minha geração sabe usar esses negócios!
Lápis?
MUITO foda!!
pra vc ver como doi na espinha quando quebram um bico! huauhahuahua
deve custar uma bala!
É impressão minha, ou em 2:44 passa um pneu da Goodyear de relance?
Mostra ZERO de P Zero…
0:41 eles não entregaram a borracha que é feita o bico, ou entregaram???
Fico me perguntando que tipo de mentiras esses caras colocam nesses videos pro pessoal das outras equipes verem e irem para caminhos contrários…
Não são mentiras, simplesmente porquê nesse vídeo não aparece nenhuma montagem de algo estratégico, nenhum segredo do carro em sí.O que é mostrado são processos de fabricação de peças comuns já conhecidas por todos. O que aparece sendo fabricado nesse vídeo são partes externas do carro que todo mundo vê e algumas engrenagens de motor, coisas normais. Se mostrasse o assoalho, a modelagem das asas, soldagem dos canos de escape, talvez aí sim, houvessem algumas dicas.