A PONTE

SÃO PAULO (mas morreu gente pacas, e a ditadura escondeu, claro) – Vale muito pelas imagens e para lembrar do tom ufanista que Luiz Jatobá imprimia às suas narrações nos filmes de Jean Manzon. O Eric Darwinich mandou este breve documentário sobre a construção da ponte Rio-Niterói, que teve num Candango o primeiro carro a cruzá-la (e está preservado no Museu da Ponte, que não sei direito onde fica, mas já vi fotos do carro feitas pelo André Passatowski nesta deliciosa matéria no Maxicar).

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Wellness
Wellness
11 anos atrás

Tive um vizinho que trabalhou na construção da ponte. Ele operava uma betoneira. Disse que , sem saber havia enterrado muito operário vivo porque alguém gritava “joga concreto” e ele virava nas sapatas gigantescas. Puta merda! Quanta história esse cara tinha pra contar….tinha saído da pelopes e já era monstro de forte….grande Jorge.

Nelson
Nelson
11 anos atrás

E não é para ser ufanista? Qual obra do PAC chega perto desta em dificuldade, grandiosidade e principalmente tendo sido concluida praticamente dentro do tempo estabelecido? Podia servir de exemplo isto sim, para a mediocridade e falta de amor ao país que impera nos dias de hoje, quando só se pensa em atrasar para poder ficar mais caro. Recomendo a todos que passem um dia por ela para ver a maravilha que é. O brasileiro, se bem conduzido, pode fazer coisas fantásticas!

Julio Brito
Julio Brito
11 anos atrás

Ditadura militar de 1964, uma época que vem sendo dourada a medida em que encoberta pela neblina do esquecimento, mas não foi boa para a democracia no país, seus excessos hoje seriam absolutamente abominados pelo povo, aquela foi uma época realmente nazista, acreditem, muito pior do que hoje. Quanto a obra da ponte eu acho que foi liderada por engenheiros ingleses. Porque logo na abertura do vídeo aparece a rainha Elizabeth conversando com o ministro dos transportes Cel. Mário Andreazza? O vídeo nada comenta sobre a imagem da rainha. Diante da narração chega a ficar algo fora do contexto. (Omissão de informações é outra característica do período). Certo mesmo é que a engenharia no Brasil aprendeu muito com a obra. Sobre Andreazza, aliás, também foi responsável pela construção da Transamazônica, e depois de seu mandato foi acusado de se apropriar ilegalmente de todas as árvores derrubadas na construção e por ter enriquecido exportando-as, foi um grande escândalo na época da ditadura (imaginem a dimensão da acusação! – numa época em que não se podia falar nada…). Me preocupa ver jovens se iludindo com o período totalitário no Brasil.

Juca Balieiro
Juca Balieiro
Reply to  Julio Brito
11 anos atrás

E’ muita falta de informacao meu Deus.

Modesto, pelos seus hábitos, e otimista, por temperamento, Andreazza era pessoa agradável de se conviver. Ele mantinha um padrão de vida pouco superior ao que lhe permitia o soldo de coronel da reserva – mas bastante inferior, por outro lado, ao dos donos e diretores de empreiteiras que fizeram negócios milionários graças às obras que ele construía. Sob o governo de Ernesto Geisel, o ex-ministro de uma das pastas mais ricas do governo foi obrigado a trabalhar para viver, com um emprego como vice-presidente da Companhia Atlântica Boavista de Seguros.
Consumidor de três maços de cigarro por dia, em 1986, Mário Andreazza descobriu que tinha câncer no pulmão esquerdo. Chegou a fazer uma pequena cirurgia, para extrair um nódulo do pulmão. Mais tarde, a doença espalhou-se pelos gânglios e vias respiratórias. Internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Mário Andreazza, aos 69 anos, submeteu-se a tratamentos à base de quimioterapia. Quando concluíram que nada mais poderiam fazer para salvá-lo, os médicos cuidaram para que não morresse pelo bloqueio das vias respiratórias, bastante doloroso – mas de parada cardíaca, reforçando transfusões de sangue para forçar o coração a trabalhar.
Com dificuldade para comunicar-se com as pessoas que o visitavam, na terça-feira, dia 18 de abril, 1988, sua mulher, Liliana, e os dois filhos, o engenheiro Mário Gualberto Andreazza, e o administrador de empresas Atílio Andreazza, aproximaram-se de sua cama. O ministro morreu abraçando sua família. Antigo chefe de uma pasta que movimentava bilhões de dólares, um grupo de amigos se cotizou para pagar o transporte, de avião, de seu corpo até no Rio de Janeiro. Mário Andreazza morreu dia 19 de abril, 1988, aos 69 anos, de câncer, em São Paulo, foi enterrado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

Julio Brito
Julio Brito
Reply to  Juca Balieiro
11 anos atrás

Pois não Sr(a), não inventei nada. É fato que o ex-ministro acumulou acusações de corrupção, agora, se eram verdadeiras ou não, se houve injustiça… Pesquisei seu comentário e pelo que li, em http://www.jornalopcao.com.br/colunas/imprensa/delfim-diz-que-foi-socialista-e-perseguido-pela-ditadura, segundo declaração do Delfin Netto em entrevista, ao Jornal Valor Econômico, ( http://www1.valoronline.com.br/cultura/2525158/o-homem-que-se-reinventou ), disse que houve mesmo uma manobra da direita que inventou calúnias contra ele mesmo (que tabalharia por 10% – Ministre de dix pour cent – vejam na reportagem) e para enfraquecer o grupo do Mário Andreazza.
Para mim faz sentido porque naquela época, quem poderia denunciar na grande imprensa um político do primeiro escalão senão a própria direita. Vejam trecho:
“…Numa conversa que parecia amena, Claudia Safatle de repente consegue fazer Delfim falar sobre um tema espinhoso: o Relatório Saraiva. No governo de Ernesto Geisel, Delfim foi nomeado embaixador em Paris. O adido militar em Paris, coronel Raimundo Saraiva, elaborou um dossiê com denúncias de corrupção envolvendo-o. O economista estaria cobrando “comissões” de 10% “sobre empréstimos de bancos franceses” e estaria ligado ao irmão de Giscard D’Estaing, então presidente da França. A versão de Delfim: o Relatório Saraiva “era um bando de mentiras. Simplesmente, fogo amigo”. Ele sugere que o documento foi elaborado pela linha dura dos militares.
Delfim revela que a fama de corrupto do coronel Mário Andreazza, o ministro do Interior que construiu a ponte Rio-Niterói e a Transamazônica, foi construída pela linha dura, “que não queria vê-lo candidato à Presidência” da República. “O Andreazza morreu em São Paulo. Uns amigos se cotizaram pra poder mandar o corpo num aviãozinho para o Rio. Diziam o diabo do Andreazza. Ele tinha uma apartamento, que a mulher dividia com os filhos, e isso é tudo que eles têm.”… “
Por fim, informo que para mim são águas passadas, o que me importa é ver jovens de hoje, iludidos pela mesma face sórdida da ditadura que supostamente traiu o ex-ministro.

FABIO
FABIO
Reply to  Juca Balieiro
8 anos atrás

FUI seu office-boy em 1988,e fazia todos os dias para ele chá com leite pôs ele gostava,era uma empresa de importação e exportação MGA, saudades.

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
11 anos atrás

Não leva a mal não mas…estes videos institucionais do Manzon parecem a propaganda governamental da Coreia do Norte..rsrs
ok, eu vivi esta época. mas hoje vemos com outros olhos.
E esta ponta acabou com um estado, sabia???

o Estado da Guanabara foi extinto com a integração do Rio com o resto do estado. niteroi deixou de ser capital do estado do Rio de Jeneiro, e a Guanabara foi extinta. tem gente que chora isso até hoje.

Rafael
Rafael
11 anos atrás

A maquete da ponte que é mostrada no começo do vídeo existe até hoje? Me lembro bem dela quando estagiava na Ponte S/A.

Pobrema
Pobrema
11 anos atrás

Só eu que não estou ouvindo nada neste vídeo? Aqui o som está mascado e bem baixo… Mas belas imagens!

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Esse museu fica nos prédios anexos da Ponte S/A ao lado do pedágio. Ali funcionam a manutenção, almoxarifado e instalações da PF, além do próprio museu. Estive nele quando estagiei lá, mas isso foi em 1999. Me lembro desse Candango vermelho.

Quanto à Ponte, coloco ao lado de Itaipu como as grandes obras da conceituada engenharia civil brasileira.

Entrei uma vez no vão central dela, que é uma estrutura metálica oca. Aquilo balança prá cacete como o movimento dos carros.

Quanto à turma do coturno, com todos os erros imperdoáveis que cometeram, possuem uma coisa a se louvar: tiveram um PROJETO DE NAÇÃO. Não um projeto de poder, como os partidos de hoje.

Rafael
Rafael
Reply to  Rafael
11 anos atrás

Errata: “…COM o movimento dos carros”

JP
JP
Reply to  Rafael
11 anos atrás

Hoje em dia, quando muito, só conseguem recapear estradas e fazer puxadinhos em aeroportos.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
11 anos atrás

Que época para o Brasil. Se toda a tecnologia empregada na década de setenta tivesse evoluído, seríamos uma vanguarda mundial. Tudo projetado e desenvolvido sem o uso do computador ou GPS, inimaginável atualmente. Fato para se orgulhar, pois trata-se da época dos grandes engenheiros, não desses hedonistas viciados em facebook dos dias de hoje.

Leonardo Moreno
Leonardo Moreno
11 anos atrás

Tenho um professor de engenharia, que participou, já como engenheiro, no processo de concretagem submersa na Ponte Rio-Niteroi.
Me lembro que na palestra que ele dá é explicado todo o processo concretagem, o intercambio com engenheiros europeus, os conflitos com os ventos (principalmente por causa da curva) e o vão central. Essa é uma palestra que tenho que assistir novamente e se possivel gravar.
Simplesmente o melhor professor que eu já tive.

Thiago Sabino
11 anos atrás

Como enaltecer a época do Regime Militar, é crime nos atuais tempos, fica a obra eloquente por si mesma.

Sem computadores, sem nada digital, tudo analógico, na curva francesa, no esquadro, na régua de cálculo, no papel quadriculado, no compasso.

Época em que obras eram feitas pra durar 30, 40 anos, como duraram/duram até hoje algumas.

Aí os asfaltos de hoje em dia não duram nem 2 anos, vigas de concreto racham, material ruim.

Não vou nem entrar na seara da grana. Fica pra cada um pensar os meios, e os fins daqueles que tocavam obras naquela época, e as de hoje. Com direito a aparecer na lista da “Forbes”.

A Engenharia nacional já foi boa. Isso que os caras estudam resistência dos materiais, e etc nas faculdades.

Enfim. Tá aí até hoje. Até balançar ela balança. Mas não quebra….

Qualidade é outra coisa.

Rafael
Rafael
Reply to  Thiago Sabino
11 anos atrás

Foi projetada para balançar, dentro de um certo limite.

Conversei com um engenheiro que participou da execução, e esse afirmou que ela está dimensionada para resistir a ventos de até 240 km/h, mas ao passar de 80, o vão central possui o tráfego interrompido. Você precisa ver como aquilo oscila!

Marcus
Marcus
11 anos atrás

Uma coisa que gostaria de saber é por que a ponte não começou ali proximo ao aeroporto Santos Dumont, pois nesta região a distancia entre as duas cidades é a metade ou menos que onde a ponte foi construida

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Marcus
11 anos atrás

porque a aproximação/pouso/decolagem das aeronaves seria inviabilizada. o pouso na 02 (próxima ao pão de açucar) já é critico. se a ponte fosse “colada” no Santos Dumont o setor da 20 seria ainda pior. e além disso na época da construção já se previam a operação de jatos no futuro, e jatos precisam de espaço…

André Decorre
Reply to  Marcus
11 anos atrás

Houve um projeto ligando o Castelo ao Gragoata por uma ponte pensil nos anos 20 mas nunca foi implementado. A partir dos anos 40 uma ponte ali iria ou inviabilizar o porto do Rio se fosse baixa ou o Santos Dumont se fosse alta

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Marcus
11 anos atrás

Marcus, seguinte:
Existe um gabarito de segurança em qualquer aeroporto comercial do mundo, que não pode ser invadido por obstáculos naturais ou artificiais, com certeza é esse o motivo.
Zé Maria

Leonardo Moreno
Leonardo Moreno
Reply to  Marcus
11 anos atrás

Fácil, Avenida Brasil, centro da cidade e porto.

Rafael
Rafael
Reply to  Marcus
11 anos atrás

Há estudos para uma nova ligação, só que dessa vez submersa, via aterro do Flamengo. A ponte, depois de quase 40 anos de bons serviços, já está precisando de profundas reformas estruturais, além de alargamento de seus acessos, totalmente subdimensionados. Basta dizer que no acesso para quem vem da Alameda São Boaventura (sentido Rio) só passa um carro por vez. Idem para quem vem da Av. Brasil.

Nelson
Nelson
Reply to  Marcus
11 anos atrás

A decisão foi a mais certa, pois o que interessava era escoar o transito de BR101 e não só privilegiar os moradores de Icaraí e cercanias!

Renan
Renan
11 anos atrás

Vale lembrar, que o dinheiro da obra (ponte) era o dinheiro para resolver o problema de falta de agua na baixada Fluminense…rs

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Golpe Militar.
Ditadura.
Militar.
Ufanismo.
Propaganda.
Políticos Populistas.
Oposição reprimida.
Censura.
Estatização.
América Latina.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Respeitando seu ponto de vista, porém nunca se roubou tanto como no período pós-militares, independentemente do partido e do governante de plantão, concordas?
Zé Maria

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Estava me dirigindo ao Gerson. . .

Rafael
Rafael
Reply to  Zé Maria
11 anos atrás

Zé,

Costumamos ter essa impressão. Mas era uma época de chumbo, e a imprensa divulgava bem menos qualquer caso de corrupção. Só se fosse algo escandaloso.

Hoje a imprensa é muito mais atuante, e possui muito mais liberdade. Logo, mais denúncias surgem. Daí essa impressão de que se rouba muito mais hoje do que antigamente.

JP
JP
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Democracia:
Mentira;
Inchaço da máquina pública;
Corrupção em doses cavalares;
Violência em doses cavalares;
Políticos Populistas;
Censura do politicamente correto;
Baderna;
Permissividade;
Inversão de valores.

Jason Vôgoli
Jason Vôgoli
11 anos atrás

Dessa vez o locutor não é o Jatobá…
Acho que a narração é do Oliveira Neto, aquele dos comerciais da Bozzano (Se o seu cabelo começa a rarear, não adianta disfarçar. Não passe ridículo… use logo Capiloton!)

Outra: estive nas obras da ponte quando era garoto. Lembro de ter ido de rebocador com meus pais e um amigo da família que era engenheiro na obra. Guardo a imagem dos pneus presos ao casco do barco, de uma escada interminável para chegar às obras, do vento forte, de vigas e muito concreto (mas sem a camada final de asfalto) e sei que tive medo de cair no mar quando me botaram sentado em um rolo compressor. Flashes de memória…

Caca
Caca
Reply to  Jason Vôgoli
11 anos atrás

Acertou na mosca, Oliveira Netto.

É ele quem dá o “Boa tarde, Luciano”, no início do “Caldeirão do Huck”. Que fim de carreira…

Pobrema
Pobrema
Reply to  Caca
11 anos atrás

Caraca, esse cara tá vivo ainda?!

Capiloton!!! Será que ainda existe? Qual era a fórmula? Quanta propaganda fazia, ha ha ha! Viajei no tempo agora…

“Um produto… Bozzano!”

Voz inesquecível!

Serginho
Serginho
11 anos atrás

Corri lá em 2011 e 2012, e tô inscrito pra correr esse ano de novo (19 de maio). É uma experiência bem diferente percorrer aquilo tudo a pé.

Andrei
Andrei
11 anos atrás

Incrível como um esquerdista consegue diminuir um feito notável com insinuações maldosas e mentirosas. Todas as grandes obras importantes de infra estrutura no Brasil foram construídas no período militar – Itaipú, Ponte, Ferrovias, Aeroporto de Guarulhos, etc -.

Fabio
Fabio
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

os presidentes fardados morreram pobres…bandidos sim…mas não meteram a mão… do sarney pra cá, só o Itamar acho que era um cara 100% correto.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Andrei
11 anos atrás

Não tem santo nesse bornéu aí, nem antes e nem depois, muda o discurso e as desculpas esfarrapadas.

enio jr
enio jr
11 anos atrás

Esconderam mas fizeram…. Com certeza devem ter roubado também, mas fizeram…. Ao contrario do que se faz atualmente que SÓ se rouba…

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
11 anos atrás

Cada vez que eu passo pelo Rio, fico surpreso com essa ponte. Mas o mais curioso é que, toda vez que eu vejo a ponte, me vem à cabeça o comercial de lançamento do Fiat 147, em que o carrinho atravessa a ponte usando apenas 3/4 de litro de gasolina, visíveis num recipiente preso à porta: http://youtu.be/lKdVSppNrCU .

Danilo
Danilo
11 anos atrás

Como eu queria uma dessas cruzando a Baía de Todos os Santos, ligando Salvador a Ilha de Itaparica.

Luciano Coninck
Luciano Coninck
11 anos atrás

Falem o que quiserem,mas nesta época as obras realmente saíam,não ficava nesse lixo de licitação e eram obras para durar, não essa farinhada de hoje em dia, temos muito para criticar os militares,mas também temos muito para enaltecer.

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Luciano Coninck
11 anos atrás

construções feitas/gerenciadas por militares seguem o mesmo principio. em todo o mundo, independente do regime. seja capitalista ou comunista…

1) o custo deve ser compatível com o tamanho da obra, nada de superfaturamento…

2) a construção deve ser rápida e com metas pré-definidas, motivo, são obras estratégicas para o pais portanto quanto antes ficarem prontas melhor…

3) devem durar bastante e ter baixo custo de manutenção. para um militar gastar dinheiro com algo que não vai durar muito tempo é desperdício de tempo, dinheiro e logistica…

com um administrador civil é o oposto…

é só ver, em todas as obras emergenciais chamam os militares, em certos momentos nada como uma engenharia de guerra para construções que precisam ser feitas para ontem…

Fabio
Fabio
Reply to  Luciano Coninck
11 anos atrás

me lembro aqui na região, o primeiro asfalto feito lá na decada de 60/70 duraram até fins dos anos 90…de lá pra cá de 2 em 2 anos tão recapando…são cerca 300km de estradas federal na volta. corrupção devia rolar também, mas se tu ver…os cabeças fardados morreram td pobre…que ganhou na época foi só as empreitaras e os cabeças civis… hoje as partes que iam para a qualidade e robustez das obras deve tá indo para os politicos por isso não duram nada sejam eles do dem, pt, psdb, pmdb etc,etc…

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Luciano Coninck
11 anos atrás

Assino aonde?
Disse tudo. . .
Zé Maria

Jorge Miguel
Jorge Miguel
Reply to  Luciano Coninck
11 anos atrás

Se fosse nos tempos atuais, a ponte levaria o triplo de tempo e recursos pra ser construída, alem de começar a ruir em 6 meses de conclusão…

Leonardo Moreno
Leonardo Moreno
Reply to  Luciano Coninck
11 anos atrás

Temos aqui a Niteroi-Manilha, trecho da Br-101, aberto durante o regime militar. E “cariocamente” famosa pelo engafamento de feriados, quando todos sem muita lógica correm para as regiões das poças fluminese. Mas somos livres.
Porém, o fato é que dentre as inumeras histórias que escuto sobre a obra e sua realização, a última me chamou atenção.

Conversando com um senhor que trabalhava levando barro na terraplanagem da pista, ele me disse de uma proposta que recebeu do dono da firma de transporte.
Se ele mudase as notas, constando o tansporte de 10 caminhões de terra ao inves de 1, no final de um tempo o dono lhe daria uma TL zero ou uma casa.
Bom ele não topou, dentre outros motivos, por medo de “sumir”.

Dá para enxergar a atmosfera de medo que impedia a pratica de coisas comuns que vemos hoje.
Contudo, sou contra os crimes praticados durante o regime e a forma que o Brasil foi tocado, sob o arbítrio de quem pagou o golpe.

Guilherme Costa
Guilherme Costa
11 anos atrás
Márcio Haddad
Márcio Haddad
11 anos atrás

Flávio, que delícia ter acesso a um vídeo como este.

Não conheço Niteroi e nem a ponte. Mas como adoro essas narrações antigas, me ajudaram a vibrar com imagens como estas.

Nelson
Nelson
Reply to  Márcio Haddad
11 anos atrás

Vale a pena conhecer. Tecnicos Anglo-Brasileiros fizeram uma maravilha. E funciona! até hoje.