GIRA MONDO, GIRA

comandanteSÃO PAULO – Hugo Chávez foi um libertador. É um dos heróis desta América Latina violentada por séculos que encontrou, ao longo dos anos, pouca gente de coragem para enfrentar o que de pior a espécie humana produziu. Do seu jeito, porque na Venezuela não havia outro jeito, peitou as mais odiosas elites econômicas e políticas de seu país e do vizinho ao norte, e ganhou.

Ganhou no voto, ao contrário do que os obtusos guiados pela imprensa de sempre, cada vez menos relevante, imaginam. Tentaram tirá-lo do poder à força, mas o povo venezuelano o conduziu de volta a Miraflores. Chamam-no de ditador. Um ditador que nunca teve medo de uma eleição. Que não deu um passo fora da Constituição de seu país. Que não partiu para a vendetta contra aqueles que chegaram, até, a defender seu assassinato em horário nobre de TV. Esses se retiraram do jogo democrático, covardes que são. E fugiram para a Flórida.

O comandante morre cedo, mas deixa uma herança política eterna, que se espalhou por sua querida América do Sul. Brasil, Bolívia, Equador e Uruguai, principalmente, ao seu modo, seguem os passos do bolivariano no sentido de defender sua autonomia e de se preocupar com os pobres, gerações de pobres estupradas por uma minoria abjeta que sempre deteve, e na maioria dos casos ainda detém, o poder econômico e político no continente. Amar os pobres é algo que não entra na cabeça de uma parcela da sociedade.

Sua morte será comemorada em Miami, nas redações da “Veja” e dos jornalões e em alguns outros círculos desprezíveis formados por gente desprezível.

As ruas da Venezuela, porém, vão mostrar quem foi Chávez e o que ele representou. E, aí, aqueles que festejam sua morte e se preparam para tomar o país de volta perceberão que já não é mais possível.

Subscribe
Notify of
guest

410 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aislan T. Rodrigues
Aislan T. Rodrigues
11 anos atrás

Hugo Chavez levou a Venezuela a décadas de atraso economico e tecnológico com sua ditadura “democrática” em que mudou a constituição ao seu bel prazer para continuar no poder. Brigou com aqueles que deveria ter como aliados, sim aliados. Com a quantidade de petróleo que têm, a Venezuela era para ser um país tão desenvolvido quanto os EUA e o Canadá e o que vemos é um país atrasado que, mesmo com grande fonte de energia, teve que racioná-la diversas vezes. O amor do povo não mostra o que ele realmente foi. Como toda ditadura, houveram muitos que sofreram por ser contrário ao regime, principalmente a IMPRENSA. Friso que Hugo Chavez e Evo Morales são políticos interessados em manter a sua elite no poder infinitamente, por isso ditadores.
Lamento ver respostas de baixo calão no site, lamento ver um jornalista defendendo um ditador que perseguiu a imprensa que o criticava, lamento ver isso em um site de automobilismo.
Um jornalista e praticante de um esporte tão elitista brigando contra a elite. Isto sim é ironia.

Lair
Lair
11 anos atrás

Vc Flávio precisa de ajuda…posso te indicar um amigo psicólogo que vai “tentar” te ajudar a resolver estes conflitos freudianos…você deve ter tido uma infância cheia de traumas…você não é louco, só é uma pessoa revoltada contra a cultura judaico-cristã Ocidental…o pior é que na TV você parece normal… mas nos seus blogs, você é diferente…

Willians Thiago De Oliveira
Willians Thiago De Oliveira
11 anos atrás

Gomes pq não vai viver na Venezuela??????

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

A pergunta é surrada (só muda o país), e a resposta é previsível (às vezes, muda o palavrão), mas continua hilário!

Nilton Lopes
Nilton Lopes
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Pode crer, eu me divirto também. Dou F3 e procuro por Flávio Gomes só para ler o que interessa e rachar o bico. “o Blog é meu e pau nos seus “cuzes”. Manda ver Flávio!

Ricardo Pereira de Faria Júnior
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

hsuahsuahu!!! como diz a minha esposa adooorooooo!!! esses babacas reacionários sempre tem a mesma resposta na ponta da lingua, ligados a conceitos retrogrados, estupidos e extremamente preconceituosos apenas se baseiam no que uma minoria dita. Rasteja e aceita a sua condição se espelhando no ditado tipicamente capitalista. “todos tem o direito de crescer, só não o faz quem não quer”. Se sente incapacitado e acha que esse é o rumo das coisas, ou não aceita ver uma grande parcela da sociedade que viveu na miséria ascender socialmente e ter os mesmos frutos que “ele”. Infelizmente na nossa nação temos muitos seres assim, sem consciencia critica vivendo como rola-bostas e tipicamente entreguista. A falta de educação, critica e hipócrita faz de nosso país capaz de viver sob constante pressão de um retorno à era FHC da desestatização, poder sob a iniciativa privada e ‘puxa saco’ das nações do primeiro mundo, nesse caso EUA. Eles não aceitam a soberania da nação e claro da melhora de uma população históricamente abandonada. Tipico de pessoas com sindrome de vira-lata… fuiiiiiiiiiiii

Fernando Nacif
Fernando Nacif
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Não trate com desrespeito as pessoas, educação nunca fez e nunca fará mal a ninguém, vocês petistas depois que tomaram o poder perderam o gosto por discussões e debates, coisa que sempre defenderam, não aceitam mais opiniões que contrariem suas posições antes ideológicas né. Agora , o PT e seus correligionários como vc jogaram fora toda uma linda história de lutas contra didaturas e coronéis para defender um projeto de poder. Defender um ditador é muito prá mim!!

Minoru
Minoru
Reply to  Fernando Nacif
11 anos atrás

Fala o que quer, ouve o que não quer…

Nilton Lopes
Nilton Lopes
Reply to  Fernando Nacif
11 anos atrás

Ei, foi o FHC deu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais importante comenda brasileira, para o Fugimori (e ainda passou vergonha pois o senado sabiamente anulou a condecoração). Vocês tucanos são engraçados, se ambos são ditadores parece que a questão não é essa, então só poder ser a luta de classes mesmo. Eh gentinha de merda, basta fazer algo para pobres que não presta. A dona madame vai ter que lavar louça, empregada está o olho da cara, o porteiro quer melhores salário e o filho destes vai sair do ciclo casa grande e senzala para virar concorrente do seu na faculdade, é isso? Farinha pouca meu angu primeiro?

Flavio
Flavio
11 anos atrás

Sempre venho aqui pelas matérias, ponto de vista, denuncismo contra tipos como o “tiozão” e a paixão comum pelos carros e coisas interessantes. Na área política eu divirjo muito nessa de ti, mas respeito muito os seus textos. Ainda mais que aqui quem manda na bagaça é você!rs.

Paulo Oliveira
Paulo Oliveira
11 anos atrás

Você deve doar seu dinheiro para o EUA e o PSDB

Mateus Leal
Mateus Leal
11 anos atrás

Pois é minha gente. Quero ver o Jornal Nacional quando o Fernando Henrique Cardoso morrer. Será que o Bonner, como fez na chamada do jornal e na matéria s obre a morte de Chávez, vai lembrar que o FHC também mudou a Constituição para ser presidente duas vezes. Será? Será que vão mostrar esse exemplo de presidente entreguista que ainda hoje nos deixa desconfortáveis, com tarifas astronômicas de serviços. Serviços de merda, diga-se.. Dia desses, um cara veio me dizer que se eu posso navegar na internet devo isso ao FHC. O quê? Até cabana na Suazilândia tem internet e o sujeito me vem com uma dessas.Esse pessoal anda comendo muito temaki em Pinheiros. Mas fica aqui o registro. Não sei se estarei vivo. Mas quando FHC se for, vão lembrar que manteve-se no poder por meio de manobras? Anotem aí!

Minoru
Minoru
Reply to  Mateus Leal
11 anos atrás

Mateus,

Faltou você lembrar para aqueles que endeusam o FHC de que eles se esquecem que o Brasil estava tão bem das pernas naqueles tempos que, mesmo vendendo tudo e mais um pouco do patrimônio nacional, tivemos que pedir MORATÓRIA, que ao final de seu governo as nossas reservas cambiais eram simbólicas, o Risco Brasil era altíssimo assim como a nossa dívida externa e o dolar custava mais de R$ 4,00 antes das eleições e com a inflação já começando a acordar de novo.

E tem gente que ainda tem a pachorra de dizer que o Lula surfou na onda do Real, só que ninguém falou que a onda era um “swell” e que ele não caiu da prancha, apesar de todos estes problemas…

E enquanto isso, no último final de semana andando pela Rodovia Washington Luis vejo uma placa do “Governo do Estado de S.Paulo” onde diz que nós, contribuintes paulistas, gastaremos 30 milhões de Reais para recapear um trecho da rodovia… afinal de contas, ALGUÉM PODE ME DIZER PARA QUÊ EU ESTOU PAGANDO UM PEDÁGIO DE SETE REAIS A CADA QUARENTA KILÔMETROS???

Jr.
Jr.
Reply to  Minoru
11 anos atrás

Isso os trolls não reparam. A vida deles é repetir as patacoadas do pig.

Oto
Oto
11 anos atrás

Bom … Por esse ponto de vista se justifica uma ditadura. Embora tenha havido eleições, a democracia requer alternância de poder. Deve haver um limite para reeleição, visto que quem está no poder, tem o domínio da máquina administrativa.

É só ver o que ele fazia com os adversários. Quem tentava contrapor sua visão era calado. Caso tivesse força para não ser calado, era preso (como aquele empresário que teve que fugir para não ser preso pq era contra o regime)

Qualquer regime que tire a liberdade do povo deve ser combatido, não importa se tal regime teve a coragem ou a ousadia de desafiar os yankees …

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Ainda bem que esse blog é sobre automobilismo

Ricardo Soeiro
Ricardo Soeiro
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkk, teve um outro assunto que vc abordou que fez surgir tantos tucanos, uma resposta sua foi: “vá lê o reginaldo lá na revista oiá” kkkkkk

Marcelo
Marcelo
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Tem toda razão, mas mesmo assim vale acompanhar seu blog já que 95% dos posts são sobre automobilismo

Ellen
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Não há como deixarmos de reconhecer as inúmeras transformações econômicas, políticas e sociais realizadas por ele nos últimos 14 anos. O Chavismo devolveu, democraticamente, a Venezuela aos venezuelanos. Ele jamais aceitou a exploração praticada por décadas em seu país pelo governo norte-americano.
Por isso a íra dos conservadores.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Mas de onde aparecem débeis mentais como esse tal de Alberto ???? Pelamordedeus !!!

Ricardo Soeiro
Ricardo Soeiro
11 anos atrás

Realmente vc é o cara FG, sua forma de escrita é ótima, porém seus pensamentos são grandiosos, e mesmo que sua escrita não boa fosse, seria uma excelente leitura.

Quanto ao Cháves, que mudou o seu País, entra para história, e acredito que em alguns anos, os que só procuram informações as 20:15 no canal 4, terão alguma noção de quem foi esse grande latino americano.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
11 anos atrás

Eu acho que todos nós, uns mais outros menos, temos a tendência de avaliar governos e países com uma abordagem mais imediatista e por isso esperamos que um presidente eleito traga a solução final para todos os problemas daquele país. Mas um país como por exemplo a Venezuela e sues 500 anos de história não pode ter todos os seus problemas resolvidos em 5, 10, 15 ou 20 anos. Eu acredito que é mais sensato avaliar cada governante como uma etapa no processo de crescimento do país. No caso o Chávez na Venezuela e o próprio PT aqui no Brasil foram e estão sendo importantes para o processo de desenvolvimento dos respectivos países, mas jamais foram ou serão a solução final para todos os problemas.

rossini
rossini
11 anos atrás

essa é pra quem, em algum comentário anterior, disse que ninguém comemoraria a morte dele
http://www.brasil247.com/+ix4uv

robson
robson
11 anos atrás

“Venezuelanos” nos EUA comemoram morete de Chávez: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1242070-morte-de-chavez-e-festejada-por-venezuelanos-na-florida-eua.shtml

Fico emocionado em ver como o ideal americano de liberdade e paz celebra mortes de líderes populares…

luis Alberto
luis Alberto
11 anos atrás

Flávio….Eu trabalhei 4 anos na Venezuela, a produção de petróleo baixou 20%, desde que Chavez assumiu e nacionalizou empresas, há forte inflação, o país só não quebra porque o preço do Petróleo está nas nuvens. O que o Chavez fez de bom foi uma melhoria na distribuição de renda, isto eu percebi em conversas com venezuelanos, mas o país é pobre, tem renda per capita baixa, ainda assim dá um monte de petróleo a preço de banana para Cuba. Se a Venezuela não tivesse pobres eu até concordaria…mas primeiro resolva seus problemas internos depois ajuda Cuba, a violência na Venezuela é muito maior que a do Brasil. Eu também sou como você esquerdista e Piquetista, seco os capitalistas e seco o Senna, mas existem líderes de esquerda bem melhores, mais respeitados como o Lula, o nosso Lula é educado, não diz bobagem como o Chavez, não desafia os outros países como o Chavez ou a Cristina. O Lula obedece a constituição, respeita a opinião contrária. Na realidade o Chavez é um ditador, Lula um democrata, o Chavez vai se tratar em Cuba que usa aparelhos de Tomografia e Ressonância da década de 80, sucatas rejeitadas pelos países ricos e que foram doadas ao governo Cubano, o Chavez tinha que aceitar o convite da Dilma e vir se tratar no Brasil, no Albert Einsten os aparelhos daqui são modernos, tão bons como os do EUA, Alemanha ou Japão, se tratar em Cuba é mais ou menos como preferir andar de Lada, em vez de Mercedes, BMW ou Audi. Eu acho que foi um suicídio anunciado, ele será o Che Guevarra do futuro. Abraço.

Verde
Reply to  luis Alberto
11 anos atrás

“se tratar em Cuba é mais ou menos como preferir andar de LADA, em vez de Mercedes, BMW ou Audi.”

Justo em que blog que esse comentário foi postado… Hehehe.

Tiago
Tiago
11 anos atrás

Peitou nações poderosas e o país continua pobre… Aff

Sandro Marques
Sandro Marques
11 anos atrás

Depois de ler esse texto me fiquei com uma curiosidade Flávio.

Se tiver tempo e paciência em responder gostaria de saber qual a sua opinião sobreo o ex-presidente Getúlio Vargas.

Ah! Já estava esquecendo. Concordando ou não parabéns pelo texto.

Guilherme
Guilherme
11 anos atrás

Quando teremos um “comandante” para fazer com a Globo o mesmo que Chavez fez com a RCTV?

Fabio
Fabio
Reply to  Guilherme
11 anos atrás

Podemos fazer ainda melhor, deixando-a sem audiência.

Marcos Conte
Marcos Conte
Reply to  Guilherme
11 anos atrás

Ele acaba de estatizar o Canal 666

Guilherme
Guilherme
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Como vc aguenta tanta merda postada aqui?

Fábio Mandrake
Fábio Mandrake
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Imagino, sua caixa de spam deve ficar lotada de idiotas não é?

João Carrieri
João Carrieri
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Ai Jizuiz!!!!

Nilton Lopes
Nilton Lopes
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Ah, deixa a gente rir destas também.

Hernán Plitt
11 anos atrás

Flavio nao esqueca da Argentina

Maurício M. Vieira
Maurício M. Vieira
11 anos atrás

Sábias palavras.

Jorge Juca
Jorge Juca
11 anos atrás

Presente para os fascistinhas de plantão:

http://www.youtube.com/watch?v=zgKazTrhXmI

thiago basilio
thiago basilio
Reply to  Jorge Juca
11 anos atrás

Engraçado é que hoje o país mais importante da URSS-a rússia está dominada por neo-nazistas e fascistas.

Jorge Juca
Jorge Juca
Reply to  thiago basilio
11 anos atrás

Nenhum lugar está dominado por neo-nazistas e fascistas, nem voltará a ser. A URSS acabou de vez com sua turma em 1945. Pode tirar o cavalinho da chuva.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Jorge Juca
11 anos atrás

“A URSS acabou de vez”, faz tempo. E o único “cavalinho” que fica na chuva, é o da Ferrari, quando chove nos GPs.

Jorge Juca
Jorge Juca
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Ficou nervosa com a menção à derrota da sua laia? Ouça também: http://www.youtube.com/watch?v=193rLjLmM30

Só fique perto de uma privada para o caso de ficar com medo demais.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Jorge Juca
11 anos atrás

Toda a ditadura, cedo ou tarde, acaba caindo de podre. Isso, quando não é vencida.

Se a Alemanha tivesse vencido a URSS, apenas inverteriam-se os papéis.

O resto é saudosismo.

Fernando Augusto Hessel
Fernando Augusto Hessel
11 anos atrás

Flavio, parabéns. É justamente isto que ocorre no Brasil.

Daniel Santos
11 anos atrás

Respeito sua opinião mas não concordo.
Chávez melhorou a vida do povo venezuelano? Sim
Disputou várias eleições? Sim

Mas ninguém que fica 14 anos seguidos no poder (ficaria mais 6, totalizando 20) pode ser considerado um libertador.

Ele mudou a constituição a seu gosto e criou todas as condições para um país de pensamento único, ao minar a liberdade de imprensa e desarticular a oposição.

Na minha opinião teria ficado muito mais do que 20 anos no poder senão tivesse morrido. Pessoas como Chávez e Fidel costumam se colocar nesta condição de libertadores. Em sua visão são os únicos que tem a sabedoria para conduzir seus povos por décadas.

Se ele fosse democrático não poderia ao menos ter criado sucessores?

Você já tinha ouvido falar de Nicolas Maduro há 1 ano atrás? Ele só começou a ser designado como sucessor de Chávez quando este percebeu que não teria como continuar…

Minoru
Minoru
Reply to  Daniel Santos
11 anos atrás

Da mesma forma que a esmagadora maioria dos venezuelanos hoje sequer fazem idéia de quem seriam Marina Silva, Eduardo Campos, Gilberto Kassab e o Aécio Neves; o Maduro só é conhecido agora pois a mídia o colocou na pauta, apenas isso.

Thomperson
Thomperson
Reply to  Daniel Santos
11 anos atrás

Lamento lhe informar, mas se recorda de François Miterrand? E Helmuth Kohl? Sabe quem foram? Líderes europeus, de França e Alemanha, respectivamente. Nações consideradas “civilizadíssimas” e “exemplos de democracia”.

Pois bem, François Miterrand ficou 14 anos no poder da França, entre 1981 e 1995. Ganhou duas eleições presidenciais. Há possibilidade de 1 reeleição na França, e o mandato presidencial naquele país era de eternos 7 anos… Em 2000 foi reduzido para 5 anos.

Já Helmuth Kohl ficou no poder da República Federal da Alemanha, como Chanceler, por longos 16 anos! Seu partido, a União Democrática Cristã, ganhou 4 eleições legislativas seguidas, entre 1982 e 1998.

E ainda teve o caso do Presidente de Governo espanhol Felipe González, que ficou 14 anos no poder (1982-1996).

Então lhe pergunto: Qual o problema do Hugo Chávez ter ficado 14 anos no poder da democrática Venezuela se Miterrand, Kohl e González também ficaram, de nações europeias democráticas?

Aí você irá usar o argumento repetitivo que ele “mudou a constituição”.

Meu caro, você sabe COMO se deu o processo de mudança de constituição na Venezuela?

Lhe explico rápido.

Passo 1: Em 1999, logo após assumir a presidência venezuelana, Chávez e o então Congresso Nacional da Venezuela convocaram um referendo para consultar os eleitores venezuelanos se eles DESEJAVAM MUDAR A CONSTITUIÇÃO.
A opção “Sim” foi vitoriosa nas urnas.

Passo 2: Logo após a vitória do “Sim”, os venezuelanos foram convocados novamente às urnas para eleger os deputados constituintes. Quem produziu a nova constituição não foi o Hugo Chávez, mas constituintes eleitos diretamente pelo povo.

Passo 3: Após os deputados constituintes concluírem seu trabalho, no fim de 1999, a Constituição só poderia entrar em vigor caso fosse aprovada em referendo. E pela terceira vez os eleitores venezuelanos foram às urnas, e ganhou o “Sim” à nova Constituição. Pronto, agora a Venezuela tinha uma nova Constituição.

E com base nessa constituição de 1999 o Hugo Chávez foi forçado a se re-candidatar à Presidência do país, concorrendo novamente contra adversários da oposição, em pleito no ano 2000. Se ele tivesse perdido, teria tido um mandato de pouco mais de 1 ano e meio na qual apenas logrou participar de uma mudança constitucional. A questão é que ele foi reeleito em 2000.

E se o presidente fosse considerado ruim, havia o dispositivo de revogar o mandato dele através de referendo. Assim os venezuelanos foram às urnas em 2004, quando a oposição fazia muito barulho o contestando. E o “Sim” à continuidade de Chavez venceu.

A constituição permitia reeleição em 2006. Hugo Chávez se candidatou, e ganhou.
Permitiu mais uma reeleição em 2012, ele se candidatou, e mais uma vez venceu.

E TODOS esses pleitos e referendos foram fiscalizados por observadores internacionais, atestando a lisura deles.

Chávez foi um dos mais legítimos e democráticos presidentes eleitos na América Latina nas últimas décadas.

Se informe melhor, ou pesquise mais sobre um tema, antes de postar alguma coisa equivocada.

Um abraço.

Gerson Padoan. Pato Branco - PR.
Gerson Padoan. Pato Branco - PR.
Reply to  Thomperson
11 anos atrás

Depois do excelente texto do FG, excelente comentário do Thomperson. Muito bom saber q tem gente q explica enquanto a maioria prefere criticar o q não sabe ou, pior, repetir feito ventríloquo o q a “grande” mídia cria, interpreta, adultera e propaga ao seu gosto, de seus donos e patrocinadores. Parabéns ao blogueiro e ao comentarista.

Daniel Santos
Reply to  Thomperson
11 anos atrás

Ok, você tem alguns pontos relevantes. Num governo parlamentarista a possibilidade de que o primeiro ministro fique muito tempo no cargo existe mesmo. Veja também o caso de Tony Blair, que ficou 10 anos como primeiro ministro do Reino Unido.

Chávez foi um Ditador ou Democrata? A resposta começará a ser dada à partir de agora. Se ele realmente foi um Democrata e suas propostas fazem tanto sentido, sua Revolução Bolivariana irá prevalecer mesmo após a sua morte.

Luiz Forjaz
Luiz Forjaz
Reply to  Daniel Santos
11 anos atrás

Daniel,
Faço minhas suas palavras, a falta de variaçoes na democracia é burra , não quero entrar no merito, mas mudar leis a seu bel prazer não me parece democracia.
ABS
Luiz forjaz
PS: Flavio te respeito muito mas esta sua falta de visão ao ver a imprensa, ser cerceada em varios paises que vc adora me incomoda.
Deixe o povo e todas as classes falarem antes de condenar ou comemorar.
ABS

Pedro Barrio
Pedro Barrio
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Que alivio ler linhas sensatas – as do reporter que escreveu a materia que indicas- sobre o assunto… o mais interessante e que a imprensa brasileira, que convenhamos, nao e das melhores em se tratando de cobertura internacional, sempre da ares burlescos e bufanescalos a paises que simplesmente estao tentando fazer sua propria historia.

Jonatas
Jonatas
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Nem li tudo, mas o que li foi suficiente. Muito bom ouvir o “outro lado”, nos faz corrigir as impressões equivocadas.

Nilton Lopes
Nilton Lopes
Reply to  Luiz Forjaz
11 anos atrás

Luiz, quando você diz “mas mudar leis a seu bel prazer não me parece democracia”, se refere a compra da emenda da constitucional sem consentimento do povo feita por FHC ou os referendos do Chaves? Não ficou claro.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Daniel Santos
11 anos atrás

Meu caro e ignóbil comentarista.

Se as eleições e reeleições são permitidas pela constituição e as eleições são auditadas e consideradas as mais confiáveis do planeta terra (palavra de um ex-presidente norte-americano), não vai ser sua opinião calcada em frágeis conceitos que irá valer alguma coisa.

É muito simples, se o sistema venezuelano é considerado uma ditadura, não existe mais democracia no planeta. Entendeu ou quer que eu desenhe???

Alvaro
Alvaro
Reply to  Daniel Santos
11 anos atrás

O fato de haver eleição não indica uma democracia plena. Caso contrário seres como Sarney, Renan, Collor e Jarbas Barbalho jamais seriam eleitos. É necessário um mínimo de informação e educação da população. Concordo que no caso da Venezuela, talvez eles estejam mais aptos a votar que no Maranhão, Amapá, Pará…

A questão aqui não é se a democracia funciona ou não. O fato é que, depois de eleito, o governo Chavez instituiu um modelo que levará a Venezuela ao buraco.

Luciano
Luciano
Reply to  Alvaro
11 anos atrás

Antes de tudo é necessário lembrar que tanto a França como a Alemanha são países Parlamentaristas, em que a chefia do governo é de titularidade de Primeiro Ministro, que é escolhido pela maioria do Parlamento e depois aprovado pelo chefe do estado, no caso, um Presidente, portanto, não cabe tais argumentos nos caso do Elmut Marko.
Já a Venezuela o sistema é Presidencialista, em que a chefia de governo e de estado se concentra nas mãos do presidente, que tem subordinado a si o Poder Legislativo e o Poder Judiciário.
Essa é a realidade calcada na análise da legislação constitucional de lá.

samuel.aju
samuel.aju
11 anos atrás

É isso aí meu caro… HUGO CHAVES…. Liderança maiúscula, legado perene, sensibilidade social que falta à maioria dos pseudos democratas, estes que há muito excluíram do vocabulário a palavra povo. Saudades .

Claudio
Claudio
Reply to  samuel.aju
11 anos atrás

Porra meu, pelo menos dos seus (nossos, que seja) heróis, saiba escrever o nome de maneira certa …

Jr.
Jr.
11 anos atrás

O que eu acho mais impressionante no pig (caixa baixa mesmo), é que todo o tempo, sempre chamaram Chávez de ditador, e o escambau. Que sempre levantaram dúvidas sobre as eleições venezuelanas e a lisura do processo eleitoral. Agora, essa mesma mídia mostra a multidão que está acompanhando o velório dele. Uma hora eles entrariam em contradição. Quem tem mais de um neurônio percebe o quanto a mídia vendida tentou desconstruir a imagem de Chávez, por teme-lo.

Fernando
Fernando
11 anos atrás

Flávio me desculpe, mas eu acho que você precisa largar a mão de ser hipócrita e mau informado.
Primeiro dizer ” Que não deu um passo fora da Constituição de seu país.”, é uma mentira, é no mínimo falta de informação sua, só você ler qualquer manchetão de qualquer jornaleco que você fica sabendo que ele MUDOU constituição da Venezuela para proveito próprio.
” Amar os pobres é algo que não entra na cabeça de uma parcela da sociedade.” Pare de ser hipócrita. Isso não entra nem na sua, afinal de contas porque você não doa o seu apartamento em Moema, com as sua coleção de carro antigos e ao invés de ir para Interlagos ver “pegas” de carros, porque você não vai fazer filantropia ???? Achei ridículo o que você escreveu !!!!!! Acho que esse seu texto deveria servir de alerta para os leitores que te acompanham a começarem a se questionar sobre a qualidade de profissional que você se diz ser.

Abraço

Fernando

marcelo silva
marcelo silva
Reply to  Fernando
11 anos atrás

Perdeu a oportunidade de ficar quieto. Rsss!!!

John McClane
John McClane
Reply to  Fernando
11 anos atrás

Não sou socialista, quiçá chavista, mas “mau” informado magoou…

arthur mello
arthur mello
11 anos atrás

Não sei o que é melhor, os textos geniais (independente da concordar ou não) ou as respostas sensacionais pra cambada raivosa que só sabe colocar a opinião na internet.
no cara a cara devem tudo afinar, que nem todo bom playboy babaca.

Roger Kock
Roger Kock
11 anos atrás

Mas é claro que sempre agiu dentro da constituição, quando necessitava ia lá e pressionava a mudança dela… morei 5 anos na Venezuela e posso dizer por ter convivido de perto. Este senhor destruiu a economia do país… Ó, ele distribuiu aos pobre me dirá alguém… sim, e hoje? O que tem pra distribuir… falta tudo lá e demorarão 20 anos pra consertar o que ele fez, vamos parar com a demagogia por favor…

Alvaro
Alvaro
11 anos atrás

Não vou discutir ideologia, até porque tenho uma visão muito diferente da sua (sou leitor do blog basicamente por causa do automobilismo). Mas quero dar minha opinião.
Chavez pode até ter conseguido alguns avanços socias (moradia, educação). O grande problema é que esse modelo não é sustentável no longo prazo. Junto com ele, também teve muitos retrocessos (baixo nível de produtividade, alta inflação, sucateamento da indústria e dos meios produtivos, falta de produtos nos supermercados, etc). O déficit fiscal venezuelano ano passado, mesmo com todo dinheiro do petróleo, foi de 15% mais ou menos. Ou seja, é como se todo mês você gastasse 15% a mais do que ganha. Uma hora (e não está longe), vai quebrar. O governo já tem atrasado cada vez mais pagamentos a fornecedores, investidores estrangeiros (incluindo aí socialistas Chineses) estão fugindo. A produção de petróleo está cada vez menor por inificiência do aparelho estatal.

Resumindo: muito em breve o povo venezuelano irá pagar pelo estilo chavista. A conta será alta e recairá, como sempre, sobre os mais pobres. Triste fututo para eles.

Alvaro
Alvaro
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Flavio, não estou dizendo que o modelo anterior era sustentável nem correto. Mas um erro não justifica o outro. Um modelo coronelista (existe esse termo?) como dos Sarneys é totalmente errado, mas o chavista também é e não se sustentará. É necessário achar um meio termo.

PS: não concordo com suas idéias politícas, mas parabéns pela paciência de ler todos os comentários.

Minoru
Minoru
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Flávio,

Você esqueceu de dizer que enquanto isso, a midia local que pertencia aos mesmos “meia-duzia de seis” enrolava a população martelando nas cabeças deles como era importante para a nação ter uma venezuelana como “Miss Universo” e mesmo assim isto é melhor do que passamos aquí no Brasil, já que sou mais assistir a um desfile de misses do que ver aquelas barangas rampeiras do BBB se esfregando só para serem capa na Playboy.

Alex
Alex
11 anos atrás

Se a Venezuela de Chaves talvez não fosse o melhor modelo de democracia a anterior à ele também não era. Se ele fracassou em tentar modernizar a economia venezuelana os anteriores também fracassaram. Acusam Chaves de implantar um governo populista, talvez seja verdade, mas as vezes na América Latina infelizmente esse é o único caminho para as massas terem alguma participação e influência sobre o Estado. Acusam Chaves de querer implantar o socialismo na Venezuela e no resto da América Latina, neste ponto temos que separar o discurso da prática.Ele ampliou a presença do Estado na economia? Sim, concordo mas isso não significa socialismo, vários países capitalistas possuem forte presença do Estado na economia. Ele promoveu a abolição da propriedade privada e o confisco da mesma? Certamente que não, isso sim seria um argumento contra ele neste sentido, o que demonstra a pouca percepção da maioria das pessoas quando acusam um governo de ser socialista ou não, ou seria apenas leviandade ao se tentar colocar a opinião pública contra alguem, prática típica de uma ala da direita? Talvez o grande pecado de Chaves tenha sido iniciar uma série de políticas de caráter social, algo memorável, mas sem criar os meios estruturais para a médio e longo prazo isso se manter, outro pecado de Chaves foi ele ser mestiço não ter nascido no estrato branco e economicamente dominante da Venezuela vinculado ao grande capital externo (norte-americano principalmente) e não ter se sujeitado a eles, isso certamente é imperdoavel na perspectiva de alguns. Muitos vão querer transformar Chaves num herói das massas outros em ditador perverso que quiz implantar o totalitarismo. Prefiro pensar que Chaves foi a forma encontrada por uma maioria excluida da sociedade venezuelana partilhar também o poder com suas limitações, virtudes, num momento em que projetos alternativos de sociedade e modelo econômico praticamente não existem, mesmo quando o modelo hegemônico vive uma de suas piores crises desde 1929, mergulhado em contradições profundas, a maior delas a de que a geração de riqueza a qualquer custo é o unico caminho para o “paraíso”. Confesso que vou sentir falta do seu jeito bonachão em lidar com as situações que viveu e de incomodar os “donos da verdade” à nivel internacional, mesmo que a “sua verdade”, não fosse também tão infalível assim.

Alvaro
Alvaro
Reply to  Alex
11 anos atrás

Não se pode defender o modelo chavista através de críticas aos governos anteriores. É justificar um erro com outro. É por isso que a América Latina não consegue evoluir, pois vai de um extremo a outro, alternando períodos de prosperidade com crises profundas. Crise essa que a Venezuela entrará (na verdade já está) muito em breve!

Mozart Netto
Mozart Netto
Reply to  Alex
11 anos atrás

Ôpa Alex, como não confiscou propriedade privada?
Ele tomou sim, inclusive NOSSA propriedade privada! Ele tomou, na mão grande os ativos da PETROBRAS na Venezuela em 2007!
Lembra?
O “acordo” pela nacionalização seria compensado pela PDVSA ao entrar com 40% do investimento necessário para construir uma refinaria em Pernambuco (Alceu Lima, se não me engano). Isso foi em 2007, pergunte se algum brasileiro viu a cor do dinheiro desde então…

Fernando de Almeida
Fernando de Almeida
11 anos atrás

É muito facil falar e replicar opiniões que são repetidas indefinidademente. A quantidade de bobagens que tenho lido e ouvido sobre Chaves desde ontem é impressionante. Como tem gente que conhece tão bem a Venezuela né? Por isso um texto como esse que copio pra vcs é como abrir uma janela e deixar o ar fresco entrar em uma sala cheia de mofo.

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2013/03/06/o-que-vi-e-senti-na-venezuela-75582.php

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
11 anos atrás

Credo!!! Flávio, vamos com tudo para o automobilismo…Esta questão da ditadura na Venezuela… deixa para depois, bem depois.

Elvis de Paiva Borges
Elvis de Paiva Borges
11 anos atrás

Caro Flávio,

Respeito sua opinião e a dor de milhões de venezuelanos que choram pelo falecimento do seu presidente. Talvez eu esteja entre os “obtusos”, pois realmente o que sei sobre a Venezuela é o que sai na grande mídia. Talvez colocar Chávez como um tirano seja um exagero dessa grande mídia. Mas da mesma forma me incomoda no seu texto que nós, os brasileiros medianos, sejamos colocados como “obtusos” por não endeusarmos o Chávez, e o povo venezuelano que ama Chávez, por sua vez, não receba essa mesma classificação. Será que somo tão ignorantes assim? E o povo de lá tão mais bem informado, erudito? Acho contraditório também que um líder tão popular e tão amado precise modificar a constituição do seu país para poder continuar no poder. Sei que à distância, Venezuela, Bolívia e Argentina, por exemplo, não me parecem estar tão bem assim. Acho que os países imperialistas devem mesmo odiar essa parte da América Latina, pois parecem que se esquecem de pegar no pé de países como o Chile, a Coréia do Sul e o México. O respeito às instituições democráticas e o investimento em educação não devem ter nada a ver com isso… Mas isso tudo que eu escrevi de fato deve ser uma grande bobagem. Eu sou um obtuso que não venera o Chávez…

PC Parmera
PC Parmera
Reply to  Elvis de Paiva Borges
11 anos atrás

Provavelmente, por suas ideias, você considera o Fernando Henrique Cardoso um grande presidente.

Então eu lhe informo: FHC alterou a Constituição brasileira, ao final de seu 1º mandato, para poder continuar no poder;

FHC editou um número recorde de Medidas Provisórias, que antes ficavam vigorando indefinidamente, legislando sem a participação do Congresso.

Isso é democrático?

Robson
Robson
11 anos atrás

Outro texto, curto mas muito elucidativo. A “demonização de Chávez”
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/01/eduardo-galeano-demonizacao-de-chavez.html

dias
dias
11 anos atrás

Flavio, ao saber da morte do Chavez vc dormiu encolhidinho, com o polegar na boca e os olhinhos cheios d´água?

Conta pra gente, vai…

Melhoras.

Gerson Padoan. Pato Branco - PR.
Gerson Padoan. Pato Branco - PR.
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Não tenho coragem de responder como vc… mas tem horas q dá vontade de incorporar um estilo ‏@flaviogomes69 .. hahahahaa. Abraço!!!!

Boris
Boris
11 anos atrás

FG, escrevendo sobre política você é um excelente comentarista esportivo.

Boris
Boris
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Fale sobre automobilismo, assunto que você entende bem.

Everson
Everson
11 anos atrás

Flavio não entendo porque vc age de maneira tão enfurecida diante de alguns comentários,tudo bem que ninguém tem sangue de barata, mas daí usar de tanta raiva não fica legal para uma pessoa como vc.

Everson
Everson
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Eu entendo sim, mas se vc age como quem age com vc, acaba perdendo a razão

Luciano
Luciano
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Flavio, na boa, desculpe a intromissao. Já cheguei a achar que você era um Xiita em matéria de defender seus pontos de vista sobre os regimes socialistas. Mas no fundo acho mesmo é que você se diverte com as respostas sarcástiscas ao pessoal que lhe critica. Eu também me divirto e voltarei sempre aqui, porque você escreve bem pacas, xinga bem até debocha bem. Eu sempre se pode aprender com pontos de vista diferente. Temperados com uma dose de sarcasmo, melhor ainda !

Everson
Everson
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

All right God!!!!!

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

hehehe

william
william
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

faz muito tempo q nao comento, mas um dos meus passa tempos é ver como defenestra as pessoas…rs essa “eu sempre tenho razao” é antológica!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Como se pode ler algo que não foi publicado?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Certo, mas prefiro não pedir.

“Eu sempre tenho razão”, é uma frase hilária e paradoxal.

Jorge
Jorge
11 anos atrás

Parabens pelo texto FG. Como escrevestes: esses OBTUSOS guiados pela imprensa de sempre. PERFEITO!!!!

marcelo silva
marcelo silva
11 anos atrás

Parabéns pelo texto, Flavio. Faço minhas as suas palavras.

prez
prez
11 anos atrás

Todos sabem porque FG escreve posts como esse. Sempre há um grande número de comentários nestes casos. Os que ousam divergir do conteúdo dos textos são execrados, expulsos do blog, xingados. E isso gera mais curiosidade e acessos. FG é um dos jornalistas mais hábeis com as palavras e inteligente o bastante levar o debate político ao extremo a ponto de parecer que ele realmente crê no que escreveu.
Bem, talvez agora eu seja expulso…

Roberto Carlos dos Santos
Roberto Carlos dos Santos
Reply to  prez
11 anos atrás

Eu queria saber como o Flávio Gomes “expulsaria” alguém do blog. Ele iria na casa da pessoa para apagar o endereço do navegador?
Masa grande realidade é que um povinho merece levar uns “xingo” mesmo. O Flávio Gomes posta um baita texto, com fontes, referências, fatos e um povinho que forma opinião somente pelos status de Facebook de seus amiguinhos reaças e pelos “articulistas” da Veja vem querer fazer um contraponto.
Meu caro, o Flávio Gomes pesquisou, estudou, analisou para vir aqui e postar o texto. Vocês vêm aqui falar merda repetindo as palavras que a mídia comprada e vendida coloca nas suas mentes. Sugiro que parem de comprar opinião pronta e busquem conhecimento de várias fontes, inclusive dos textos desse Blog, quem sabe aí não começam a pensar por si mesmos.

Luke
Luke
11 anos atrás

Bem, tentaram derrubá-lo com um golpe de Estado, é fato. Mas ele não fez o mesmo com um presidente eleito antes? Mui democrático, sem dúvida. Deve ser a tal lei da ação e reação funcionando.
E ele cumpriu a constituição, de fato. Até porque ele a alterou várias vezes para atender a seus interesses de permanecer indefinidamente no poder. Assim até eu…
Não obstante seus méritos, não gosto de políticos que “não largam o osso”, seja na esquerda ou na direita. Afinal, democracia não pressupõe alternância de poder?
Líderes “vitalícios” são próprios de monarquias, califados, papados, etc. não de Repúblicas sérias.
Acho ainda que o “bolivarianismo” não resistirá a sua ausência por muito tempo, pois é muito personalista, calcado no carisma de uma pessoa.
E pessoas, como tudo que é vivo, um dia se vão.

Minoru
Minoru
Reply to  Luke
11 anos atrás

Fez, foi preso, pagou e saiu e depois foi eleito pelo voto popular… conheço um senador no Brasil que fez pior e continua no poder…

Junior
Junior
Reply to  Minoru
11 anos atrás

Sem querer defender o Hugo Chavez, até porque acho sua política interna contraditória, mas uma coisa não tem nada haver com a outra, não coloque Hugo Chavez no mesmo patamar deste senador.

Minoru
Minoru
Reply to  Minoru
11 anos atrás

Eu esquecí, a pena dele foi no “exílio”… Miami Bch, FL.

Daniel Sanchez
Reply to  Luke
11 anos atrás

O Golpe de Estado que ele tentou foi contra um presidente que, pouco tempo depois, foi condenado por Corrupção.

Sérgio Cabala
Sérgio Cabala
11 anos atrás

òtimo texto
parabéns

Zito Marquez
Zito Marquez
11 anos atrás

Definitivamente 2013 não está sendo um bom ano para o Kleber Atalla . E olha que ainda estamos no começo !

Wagner
Wagner
11 anos atrás

Quem dá esmola ao povo n quer sua autonomia, n é de interesse do Estado pois esmola cria dependencia. Mto menos um centralizador que proíbe aqueles q se opõem aos seus ideais, impedindo os meios de comunicação de expressar pontos de vista diferente dos seus. Ter ódio pelas classes mais abastadas n é o caminho pra quem quer elevar as classes mais oprimidas a um patamar mais próspero. Ressentimento n é o caminho para o progresso, mto menos se considerarmos que mtos integrantes das tais classes “abastadas” conquistaram com trabalho aquilo que tem e hj bancam a esmola dada aos desempregados q o governo sustenta e usa com propósitos propagandistas. Poderiam dar educação de qualidade, emprego, autonomia de verdade.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Wagner
11 anos atrás

Eu sou contra a personificação, politização do Estado e das Instituições. Podem falar que Chávez fez coisas boas, mas acho um absurdo alterar uma Constituição, ainda que de forma legal, em favor de uma pessoa ou de um partido político, personificando e centralizando o poder indefinidamente. Aqui no Brasil tem reeleição, mas só é permitido uma vez. Ficam demonizando os EUA, mas a Constituição deles é de 1787, eles demoraram séculos para construir a sociedade deles, enquanto nós pensamos apenas na mediocridade do imediatismo populista, sem de fato pensar em um projeto de Estado a médio e a longo prazo.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Wagner
11 anos atrás

É muito fácil ser um filho de uma puta preconceituoso e cagar regra em cima de uma situação que nunca viveu.

Queria ver se vc fosse um dos que não tem o mínimo para sobreviver, se iria considerar “esmola” o auxílio que garante o pão para sua família.

Para sua informação, os estados mais desenvolvidos do planeta (os nórdicos) possuem uma forte rede de benefícios socias (o que vc chama de “esmola”).

Tenho nojo de merdas como você.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
11 anos atrás

Antes Chaves e Lula…ou vcs tem saudades dos tempos de Medici e Figueiredo.

Jr.
Jr.
Reply to  luiz carlos barbosa
11 anos atrás

O pior é que tem gente aqui que tem…

Ricardo B.
Ricardo B.
11 anos atrás

Tive a oportunidade de conhecer vários venezuelanos quando morei na Irlanda. Quase todos reclamavam do radicalismo e da falta de diálogo de Chávez, o que eu ouvia calado, porque eles viveram lá e eu não.

Mas eu dizia para eles que há, pelo menos, dois exemplos positivos na política do Presidente:

1. Sua preocupação com os pobres da Venezuela, e não com as elites ricas de sempre;
2. Sua defesa da integração e do desenvolvimento da América Latina, sem subordinação e dependência aos Estados Unidos.

Sobre esses tópicos, nunca ouvi uma resposta contrária convincente, nem dos mais fervorosos opositores. O que me leva a crer que, ainda que Chávez possa merecer algumas críticas aos seus meios de agir, seus fins eram nobres, e a história reconhecerá.

Rafael Wüthrich
Rafael Wüthrich
Reply to  Ricardo B.
11 anos atrás

Disse tudo. Trabalho com uma venezuelana que me disse certa vez: “malo con Chavez, peor sin Chavez”.

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Bah! Só falta o altar pro novo Santo!

Gustavo
Gustavo
11 anos atrás

“Que não deu um passo fora da Constituição de seu país”

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Gustavo
11 anos atrás

Sei que a frase esta entre aspas… porem é mais ou menos como dizer… “estupra mas não mata”.

A Constituição esta acima de qualquer um… e deve ser respeitada em sua integra. É assim que um Pais descente é construido.

Segue o jogo…

Imperador.

Oliveira
Oliveira
11 anos atrás

Flavinho infelizmente perdemos um guerreiro que fez muito por seu povo,ontem após chegar da faculdade recebi a noticia e fui logo ver como reagiu a direitinha tosca e tenho apenas uma palavra para descrever o Partido da Imprensa Golpista NOJENTOS.
Bom nao sei se você viu mas o documentário a revolução nao será televisionada é muito legal.
Outro documentário que eu achei no youtube é sobre a lotus de Colin chapman If you are not winning you are not trying mostra o titulo do Emerson enfim é bem legal

Wallace
Wallace
11 anos atrás

Flavinho, viu quem encontrou o corpo do chorão?
O pop star motoqueiro.. motorista dele
Ê mundo pequeno rsrs Abraços

Marques Goron
Marques Goron
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

O “Tiozão Klebão” encontrou seu “amigo” Chorão. Mundo pequeno mesmo…

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Wallace
11 anos atrás

Eu li que ele trabalha para a banda. esse cara deve exalar cheiro de cravo e rosas.