AQUELA PRIMEIRA VOLTA ETC
SÃO PAULO (duas décadas) – Hoje é 11 de abril, e em 11 de abril de 1993, portanto 20 anos atrás, foi disputado o GP da Europa em Donington. E Senna fez aquela primeira volta passando uns caras, muito parecida com esta aqui.
É disso que vão lembrar hoje. Eu lembro que estava um frio desgraçado. E numa época em que não fotografávamos tanto, não compartilhávamos, não tuitávamos e não postávamos no fêice, alguém registrou minha presença nos boxes naquele fim de semana de frio desgraçado. À direita, Mario Andrada e Silva, que na época trabalhava para o “JB” e hoje tem uma fábrica de tênis.
“E numa época em que não fotografávamos tanto, não compartilhávamos, não tuitávamos e não postávamos no fêice,”… Ou seja: era tudo feito quase a “sega”!
NÃO É O FLAVIO É O , Christian Horner da RED BULL
Flávio Gomes nessa foto você está parecendo aqueles estagiários de Engenharia quando vão para uma fábrica ou autodromos anotar projetos para o TCC. Essa uma broma!
Mas a corrida foi digna em termos de disputa e adrenalina, Senna masgistral, Barrichello inspirado naquele dia em Donington, já Prost ao estilo professor depois de uma noite de ressaca, sem contar Schumacher com pouco brilho e discreto. Histórias da senhora F1″.
Uma primeira volta desse nível que me lembro foi do Alonso na Hungria em 2006!
Incrivel! voce tinha cabelo…..
A primeira volta foi foda, a corrida foi foda, a vitória do Senna foi foda, mas aquele troféu… Ah, aquele troféu… Nada do que aconteceu antes do pódio tirou da minha cabeça de moleque de 9 anos, a sensação mágica que foi ver aquele Sonic “de ouro”… Fantástico!
É… tá melhor careca.
Bom Dia Kamarada Gomez, a volta do Senna foi legal e coisa e tal mas eu me lembro que em 93 eu ainda tinha cabelo, tentava mas não pegava nem gripe (a mulherada ainda não havia me descoberto..) e a vida era bem melhor que hoje em dia, me lembro que nós até podíamos sair as ruas… 1 abraço!!!
Realmente, parece conhecido esse carinha cabeludinho na foto…
A humanidade caminha assim. Certas coisas ficam no imaginário das pessoas como feito heroicos, cantados aos sete ventos. Faz parte de nossa existência. Foi muito legal essa primeira volta. Muito legal a corrida. O feito foi anabolizado pelo fato de que os carros da Williams eram sabidamente bem superiores aos da Mc Laren. Aí vem o comentário que “ainda foi em condição adversa, como chuva”; Ora, a chuva foi exatamente o que permitiu aquela volta e aquela corrida de Senna. Em qualquer outra situação não aconteceria aquela atuação do brasileiro. Os treinos para aquela corrida ocorreram em pista seca e, visivelmente Senna largou com um carro que estava mais aproximadamente acertado para aquelas condições. Daí veio a fantástica corrida. Outro que largou com um acerto mais aproximado do ideal para condições de pista molhada foi Barrichello, que fez uma corrida até mais impressionante que a de Senna (se não me engano passou mais de uma dezena de carros na primeira volta), andando em segundo até perto do final e abandonando por pane.
Mas, o que vai contar é a primeira volta de Senna, que permanecerá no imaginário de um monte de gente como um feito sobrenatural. Pra exemplificar, vou usar uma analogia em paralelo com um jogo de futebol recente: Atlético-MG x Arsenal pela Libertadores. Ronaldinho fez o quarto gol, realmente bonito, por cobertura, assim como foi a primeira volta de Senna. Alecssandro fez o quinto, uma pintura, lindo drible na entrada na intermediária e tirambaço no ângulo, assim como a corrida de Barrichello naquele Donington em 93. Na narração dos gols no programa esportivo do dia seguinte: Ronaldinho fez o quarto gol, um golaço, coisa de gênio, está brincando de jogar bola o dentuço… e Alecssandro fechou a goleada. É assim que a banda toca. Paciência.
Um venceu…o outro “QUASE” chegou em terceiro! É assim que a banda toca!
E a Banda toca!
O FEICE é o antiCristo !!!!
Sério : o tal feice foi pensado para extrair vida de seus usuários; quantos bilhoes de horas de vida são desperdiçadas diariamente na “atualização” ?????
Ok, “naquele fim de semana”. Aborta. Acordar cedo tem-me feito mal.
Já devem ter comentado, mas vá lá: o menino que acertava a data da câmera não foi escalado pra essa viagem?
De fato, o Senna, como disse o blogueiro, passou “uns caras”. Ele só esqueceu de dizer que, dentre esses caras, estavam Shumacher e Prost, os pilotos que ele, o blogueiro, considera os dois melhores da história da F1.
E vc tinha mais cabelo, Gomov.
Naquele mesmo 1993 teve também a primeira volta no GP do Canadá, acho ela igualmente maravilhosa.
Quanto a Donington, pra mim a corrida foi tão brilhante quanto a primeira volta. A cada troca fde pneus era criada uma nova expectativa.
Que Deus perdoe os autores desses comentários desrespeitosos para com uma pessoa que não está mais entre nós e que realmente era diferenciada de todos aqueles participantes daquela e de outras trocentas corridas.
Verdade, chovia e parava, molhava e secava. Bela corrida
Ops, era no comentário do Guzz
Gostei do nick amigão… Vi o Lehto fazer muita cagada, mas muita coisa legal também…
J.J. eternemente meu cumpadi
Muito bem, existem muitos comentários falando de primeiras voltas muito melhores, onde se ganharam muito mais posições que as apenas 3 (ou quatro) do Senna. Mas em nenhum desses comentários (pelo menos não vi) apareceu uma situação onde o caboclo ganha um monte de posições e vai para 1º e aí permanece até o final da prova, ainda mais em condições adversas, como a chuva. Essa que o FG falou do Rubinho, foi muito show, só que ele passou vários carros ruins, exceto a McLaren de Hamilton onde realmente fez uma ultrapassagem de verdade, e ainda assim não chegou nas cabeças, aí que tá a diferença.
Fácil: Rubinho em sua primeira vitória, GP da Alemanha de 2000, em Hockenheim. Largou em 18º, pois teve problemas nos treinos. Na 1ª volta passou em 10º, na 6ª era o 5º e na volta 15 já estava em 3º. A corrida foi daquelas complicadas, parte com chuva e parte sem, e o grande feito do Barrica foi correr muito e passar um monte de gente na chuva, COM PNEUS SLICK.
Na 36ª chegou à liderança e daí não saiu mais. Em 2º e 3º chegaram os dois pilotos da McLaren, Hakkinen (campeão do ano anterior) e Coulthard. A corrida do Barrica foi tão marcante que os dois o carregaram nos ombros, na hora do pódio.
Olha, sempre achei a volta do Senna a melhor…mas não tinha visto a primeira volta do Meianov…NOTA 10! A estratégia de rodar e verificar a vantagem em relação aos carros que estão atrás é de ser elogiado e acredito que será futuramente usado em outras categorias! e será que o Senna ou Schumacher, Vettel, etc. conseguiriam consertar o câmbio em plena corrida?????
Uai, tu era mais alto, porra?
Flavio manda bem na chuva, não tinha idéia. Foi engraçadíssimo, principalmente a alavanca. Na rodada, pelo menos não deixou o carro morrer e recuperou rápido. Agora uma perguntinha: que merda de limpador é este? parece de fusca 66.
A melhor primeira volta aconteceu em SPA/2011, e pertence a Herr Hepta:
Partindo da 24ª posição, já se encontrava na 14ª posição ao completar a volta (10 posições).
E ainda chegou em quinto, ao término da prova.
Feito esse, aos 42 anos e pilotando um carro mediano.
kkk……..
Olha só… uma “viúva” que gostou!
Achei piada…..somente. hahaha
Piada foi um tri campeão andar atrás de um estreante em Spa em 92. Lembra?
Lembro de um certo Rubens ser várias vezes mais rápido que um tal Schumi…..e, ter de entregar vitoria e posições durante 5 anos na Ferrari…. não era piada não, hehe!
Tem razão. Por isto mesmo este”certo” Rubens foi vice campeão 5 anos seguidos e quando saiu da Ferrari foi tetra campeão.Acorda deste sonho!!!
Segafredo Tencel, Micromax e afins:
Para que tanto “apelido”? Assuma sua porção “viúva”!
Compre lencinhos, chore, grite que o falecido é o maior do mundo! Mas use o seu nome, como os fãs de Schumacher usam. Sem qualquer medo.
Isso mesmo, Paulo!!!!!!!!!!
O Flávio não deixa!!!
achei piada, isso sim
Grande Paulo!!!!!!!!!!!!!!! De fato, essa aí foi uma corrida e tanto, e nosso rei foi simplismente o melhor de todos os tempos (em tudo) mas em SPA principalmente, só show!!!!!!!!!!!!!!!!!
SPA separa os homens dos meninos, caro Roberto.
Já vi dezenas de ÚLTIMAS VOLTAS mais emocionantes….
Sério? por que será então que ninguém lembra suas datas?
Presta atenção, “viúva”! Ele falou “ÚLTIMAS VOLTAS”.
É pegadinha…
Isso mesmo, Paulo Vargas!!!!!!!!!!!!!!!!!! A verdade é que só lembram de Senna por causa de UMA VOLTA…. Imagino se ele tivesse SETE TÍTULOS!!!!!!!!!!!
Paulo Pinto, depois me adiciona!!!!!!!!!!!!
http://www.twitter.com/beto_andrade1
Pinto, Roberto, Gerson……vcs só podem ser nicks do FG. Fanáticos e muito ruins de história. Escrever num blog (sério deste) uma bobagem tipo: “Só lembram do Senna por causa de uma volta”
A inveja é phoda……e por falar da tal volta, mostrem aí ao menos uma volta parecida do alemão nas mesmas condições?? Lembrando que Senna pilotava o quarto melhor carro do grid, em termos de rendimento, naquele gp: Williams e Bennetons rendiam mais. (No papel é claro, pois na pratica Senna fez a diferença) Quando Schumacher mostrou algo magico em sua carreira? venceu todos seus gps sem disputa e em algumas delas teve que usar de artifícios que nem preciso falar…..sempre teve: carros infinitamente superior….nunca teve adversários quando estava nestes carros…..até chegar um certo espanhol com uma renault inferior e botar ele no bolso facim facim……ah mais daí a Ferrari não era mais aquele foguete né? Então é o que Segafredo, Micromax, Courtalds, Tencel, Labbats, TagHeuer, e Paulo Vargas sempre dizem: o ídolos de vcs hostenta nrs…..Senna conquistou a supremacia, pois bateu em caras como Mansell, Prost, Piquet, Rosber(sem contar outros como Berger, Alboreto, Patrese que foram pilotos vencedores na categoria tbm) e não venceu nenhum de seus 3 títulos com carro superior ao seu adversário direto no mundial de pilotos.
Segafredo (Paulo Vargas) Zanetti e afins:
Quer dizer que somos nicks (você esqueceu de citar o Nelson) do FG? E pela tua ótica, não existem fãs de Top Seven no blog.
Cada um de nós possui características muito próprias, no ato de se expressar. Somos todos fãs de Schummy, mas as personalidades e a bagagem cultural diferentes, nos fazem únicos.
Entendeu por que eu sempre pego teus nicks?
Quanto à comparação de um Tri com um Hepta… não tem comparação!
Você já fez o dever de casa?
Paulo: não adianta, os cegos não que não querem ver dão no saco. Quando que “Schummy mostrou algo magico”? Quando no primeiro ano completo foi terceiro no campeonato, a frente do semi deus alem de ter dado aulas na chuva ao tri. Aliás este papo de correu sózinho é de uma babaquice sem tamanho, pois já naquele ano estreando levou a maioria, sem falar que no ano anterior levou de enfiada o Piquet no mesmo carro. Antes de falar bobagem, pegue no you tube o campeonato de 92 para aprender alguma coisa!!!
Pinto, no quesito nrs, tenho que me render ao Dick. Agora quem não enxerga o contexto de como as coisas(campeonatos) acontecem, não pode vir aqui dizer bobagens tipo o que alguns aí escrevem. Excluo vc desse grupo, pois me parece um pouco mais esclarecido apesar de Schumakete…..fazer o que? cutucar um ou outro é divertido e faz bem para o Blog não acha?
Não apenas você, “viúva”, mas o mundo do automobilismo se rende a Top Seven.
Você viu Fangio correr? Farina, Ascari ou Clark?
Nem eu.
O que resta, no final das contas, são números.
Não me exclua desse grupo: sou fã de Schummy.
Faz o seguinte: depois do dever de casa, vá cutucar a namorada.
Além de gostoso, também é divertido…
Pra quem viu(acho que vc não viu) Lauda, Piquet, Mansell, Prost e Senna na mesma década não precisa se agarrar em estatística…..aquilo era F1 de verdade….teu negócio era vibrar com as ultrapassagens nos boxes da era Dick…e suas vigarices!
Caro
Sega:
Quem viu Schuey, viu tudo.
Abraço.
SSSSSSSSSSEEEEEEEEEEEEEGAAAAA!
bem que eles podiam voltar a patrocinar corridas. andam fazendo uns jogos muito bons ultimamente.
Três grandes primeiras voltas dos melhores pilotos de F1 na era moderna:
http://www.f1fanatic.co.uk/2006/08/14/three-great-first-laps/
Vc tá parecendo um moleque.
ai as inesquecíveis manhãs de domingo, chuif chuif, a bandeira, o hino, chuif chuif, o tema da vitória, snif snif, etc
viuvices à parte, foi uma voltaça, dele e do rubeta.
Por falta de um blog razoavelmente melhor, acabei ler mais uma babaquice sua. Inexplicável sua mágoa com o falecido Senna. Lamentável.
Como?
Puta que pariu Sr. Antonio… O cara fez uma brincadeira caralho!!!!!!!!!!!
Porra, todo mundo sabe, as crianças que estão nascendo hoje na Etiópia sabem que aquela é considerada uma das, senão a maior volta em ultrapassagens em todos os tempos…
Porra Flavio, agora entendo as chapuletadas… Ohh aulas de português sem interpretação de texto nenhuma… Depois no tal do Enem só sai cagada e neguinho não sabe porque…
Lamentavel é aguentar voce. Aprenda a ler!!!
Caramba, tu sempre foi feio assim mesmo bicho…?
kkkkkkkkk…
Aqui tem a corrida inteira, pois além do show da primeira volta, tem a leitura dos momentos de se trocar pneus de chuva e de seco. Fora isso a promissora corrida do RB, que não passou de promissora.
http://www.youtube.com/watch?v=yQeSglTVeyI
Poxa vida, SEGA! Bons tempos de jogatina.
Parece o McGyver…tamanho reduzido…
Sega, bons tempos!!!
De todas as ultrapassagens nessa volta, a mais impressionante é o mergulho pra cima do Wendlinger, praticamente às cegas. O austríaco não deve ter entendido nada.
A matéria no G1 da Globo sobre o mesmo assunto é asquerosa. Ufanismo babaca ao extremo: “Senna era mágico e Prost era racional”. Como se um ganhasse por méritos sobrenaturais e o outro fosse um cara frio que não fez mais que a obrigação. O nacionalismo é, de fato, um reduto de canalhas.
Canalhice pra mim é não reconhecer como mágico um feito daquele em 93…..o cara era muito acima da média caro André. Aqui se discute automobilismo puro, sem essa babaquice de globo e coisa e tal ok?
Espero ansiosamente por 25 de julho de 2029.
Flávio, voce fica bem melhor tirando a peruca…
Aliás foi o detalhe que mais chamou a atneção dos blogueiros…
Nossa, que engraçado.
Gostei mais da sua volta! Chorei… de rir!
Saudades da minhas inesquecíveis manhãs de domingo…
…quando eu jogava Sonic no meu Mega drive o dia inteiro!
SEGA RULEZ!!!! =D
Wendlinger era novato e bateu logo na primeira volta, não era rival para Senna, sequer tinha carro pra brigar por pódios.
D.Hill outro novato(segundo a pachecada), sempre foi mediano tanto na chuva como em piso seco, também não era rival para Senna.
Prost com várias provas na chuva nunca mudou a condução ao volante, em piso molhado o francês era um DESASTRE. Pra se ter uma ideia, D.Hill em chuva forte bateu o francês chegando em segundo no GP Brasil e Europa 93. Tirando aquele GP de Mônaco 84 não me lembro de Prost vencer uma prova na chuva. E todos sabem, se a corrida não fosse interrompida, Prost não seria o vencedor em Mônaco 84.
Hilário mesmo, foi ver Hill provas mais tarde entregando vitórias a Prost no GP do Canadá e França no mesmo ano, isso, em piso seco. Damon Hill não era esse desastre que muitos falam, em 93 ele botou certa pressão vencendo três provas seguidas deixando Prost em alerta!
Com Schumacher com problemas desde a primeira volta, ultrapassar Wendlinger, Hill e Prost não foi nenhum bicho de 7 cabeças. Os ingleses só inventaram essa coisa de “placa” porque o brasileiro corrida na Mclaren, se tivesse na italiana Ferrari os ingleses jamais teriam dado tanto destaque. Schumacher na chuva em 1995 fez uma prova fantástica largando em 16º lugar, venceu a prova e nem por isso fizeram carnaval. O alemão deu show a prova toda como Senna em Donington 93.
Schumacher (Pneus lisos) vs. Hill (Pneus de chuva) no molhado – BEL 95
https://www.youtube.com/watch?v=x9_IKB4sVkU
Fora de série na chuva em 1993 só tinha dois pilotos, Senna e novato Schumacher, mas corrida na chuva é meio loteria, tem dia que o piloto vai bem, tem dia que da tudo errado. Schumacher já tinha provado que era fera superado Senna nas provas da Espanha e Bélgica 92. Digo Senna porque ele até então era o melhor na chuva, mas Schumacher surpreendeu em 92.
GP da Espanha 1992
http://www.statsf1.com/en/1992/espagne/tour-par-tour.aspx
GP da Bélgica 1992
http://www.statsf1.com/en/1992/belgique/tour-par-tour.aspx
Pra mim a melhor volta de todos os tempos(independente de ser a primeira ou última), foi de Markus Winkelhock GP da Europa 2007. O alemão em sua primeira corrida na F-1 largou em último(22) de Spyker, mas ainda na primeira volta surgia em 10º lugar. Quando entrou na segunda volta aparecia assombrando na liderança. Se o Senna recebeu uma placa, Winkelhock e Schumacher merecia uma estátua no circuito alemão e belga.
GP da Europa 2007
http://www.statsf1.com/en/2007/europe/tour-par-tour.aspx
Markus liderou a prova após ser o único piloto a largar com pneus de chuva, mesmo com a pista seca. Mas até aí, diria Senna “cada um com seus problemas”. Corrida de carros muitas vezes é uma aposta. Senna apostou errado naquele GP da Bélgica 92 tentando levar o carro no “braço” com pneus pra seco, enquanto vários pilotos já tinham parado pra colocar pneus de chuva. Winkelhock fez justamente o contrário, apostou na chuva e ela veio logo na primeira volta. Senna tomou ultrapassagem até do novato Hakkinen que pilotava a nanica Lotus. Depois, no meio da prova Senna rodou de bobeira perdendo tempo, acabou se recuperando chegando em quinto lugar, mas apenas a frente das nanicas Lotus e Dallara. Com sete carros terminando na bandeirada, a prova de Senna foi um fiasco! Corrida na chuva é loteria, se for observar todas essas feras: G.Villeneuve, Mansell, Senna, Schumacher, Alonso, Lewis e Vettel também passaram sufoco em piso molhado.
Então veio o dilúvio que Winkelhock tanto esperava, o alemão estava com pneus de chuva, mas teve o mérito de não bater até a liderança.
Mesmo com pneus de chuva, os carros não conseguiam se segurar na pista, o que obrigou a direção de prova a interromper momentaneamente a prova. Na relargada com o Safety car, Winkelhock foi logo ultrapassado. Ele abandonou a corrida mais tarde por problemas de motor, mas a corrida foi um momento marcante para o alemão. Foi a primeira e única vez que a Spyker liderou um GP de Fórmula 1, foram seis voltas, embora atrás do Safety car.
Apesar da boa estréia, Markus foi substituído por Sakon Yamamoto, retornando a sua antiga função de piloto de testes e à DTM.
O Gomov parece funcionário da Williams, pois a jaqueta que ele usa tem uma semelhança com as que eram utilizadas pela equipe inglesa nos anos 80 e 90 (tempo da Canon, Camel, Denim…).
Grandes lembraças prescisao do Ayrton nesta primeira volta e que controle durante toda a prova no chove-para de Donington.Esta temporada de 1993 me tras mto boas lembraças tempos de fim da infancia,lembro a F1 tdo mundo acompanhava e na escola eu e os garotos falando sobre as corridas e tdo mundo sabia os carros e pilotos mtaaa saudade disso
Dá vontade de pegar no colo e encher de beijos….Muito fofo…
???
Andrea pode ser brasileira ou italiano.
Cuidado, pode ser o Andrea de Cesaris.
Escrevi isso aqui em 2011 sobre Donington,/93, e não mudo uma vírgula.
http://blogdoboueri.blogspot.com.br/2011/12/ofuscado.html
Aliás, eu nunca vi nada demais nessa “primeira volta do Senna”. Achei normal.
“Ah, mas tinha as Williams rápidas pra caralho e tal” – E só.
Alonso tinha as Red Bull rápidas pra caralho em Barcelona/2011 e também foi espetacular…
“Ah, mas o Alonso foi no seco” – Grandes merda!
Não estou dizendo que um é melhor do que o outro não. Só não entendo essa idolatria por uma volta que nem foi assim, uma Brastemp. Exagero.
A propósito, escrevi sobre, lá no blog.
http://blogdoboueri.blogspot.com.br/2013/04/sobre-donington.html
2 comentários, apenas.
O problema de pessoas como você é que, para exaltar uma pessoa,tem que desmerecer a outra.
falou tudo!!
Ontem no PS3 eu ultrapassei na primeira volta em Monza Schumacher, Alonso, Webber, Vettel, Button, Hamilton e Barrichelo. E se tivesse o Orelha no joguinho eu passava também.
No sábado anterior a esta corrida eu estava em Ouro Fino/MG passando o final de semana e beijei uma menina pela primeira vez… E no dia seguinte acordo e assisto a esta corrida. Como diria o Rei, foram muitas emoções bicho…
Depois da volta fantástica, não podemos deixar de falar do troféu, muito bonito por sinal e bem melhor que o coco dos dias atuais.
o link do trofeu.
http://s2.glbimg.com/SBNtQtcWY4f69jXb6mR2X5LCoj4qUQLmAy6RGvxz8alIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/04/10/senna_podio_1993_get.jpg_30.jpg
De fato, bem lembrado por muitos: a 1ª volta do Rubinho é que foi estonteante, mas a TV, naturalmente, fixou-se no pelotão dianteiro e a sensacional atuação do então estreante Barrichello não foi vista pelos telespectadores. Vale recordar a ordem de largada: Prost, Hill (ambos de Williams), Schumacher (Benetton), Senna (McLaren) e Wendlinger (Sauber). Na verdade, Ayrton ultrapassou 4 na 1ª volta, pois Wendlinger, 5º no grid, largou melhor que o ele.
Entre essa turma e Rubinho, na largada, estavam Andretti (McLaren), Lehto (Sauber), Berger e Alesi (ambos de Ferrari), Patrese (Benetton) e Herbert (Lotus), nesta ordem. Barrica, então disputando apenas sua 3ª corrida na F1, foi pra cima e pulou de 12º para 4º na volta inicial do GP. Desempenho semelhante, igualmente longe dos holofotes, tiveram Fabrizio Barbazza (de Minardi!), que passou de 20º para 12º e nosso velho conhecido Andrea de Cesaris (Tyrrell-Yamaha), de 25º para 17º. E Martin Brundle (Ligier) superou 6 (22º/16º). Tudo isso em 1 volta, da qual seria muito bom se pudéssemos acompanhar todas as brigas.
Vale lembrar também que, se Senna ultrapassou “gente grande”, 1 ex e 2 futuros campeões mundiais, Rubinho disputou com pilotos do seu nível, tendo um carro muito ruim, já que a Jordan foi a 10ª colocada no Mundial daquele ano, com 3 míseros pontos. Mas ele igualmente passou Schumacher, Alesi, Berger e Patrese, pilotos que faziam parte da elite da F1 da época. E seu companheiro de Jordan, Thierry Boutsen, largou em 19º e em 19º estava na primeira passagem.
Então, naquele tempo tínhamos vários pilotos que se destacavam muito na chuva, coisa que não se vê atualmente.
Abraços a todos.
PS: minha fonte: http://www.statsf1.com/en/1993/europe.aspx.
O MAIS INUSITADO DESTA FOTO ÉQUE FG AINDA TINHA CABELO
cara neste dia (que foi domingo de pascoa), eu estava no camping municipal de avaré, eu ja estava grilado pois nem havia pensado em levar alguma tv ainda mais naquela epoca, aí do nada aparece uma familia “farofeira” que passava os domingos naquele lugar descarrega do carro, frango, carne, cerva, e uma tv de 20 pol. que na ocasião era como uma de 40 pol hj, aeh do nada apareci e me ofereci pra ser mais um espectador de domingo que gostava de ver o brasileiro mais famoso na epoca e tambem o esporta mais famoso das manhãs de domingo, claro que fui bem recebido, (mas a minha cerva eu tinha que buscar na minha barraca, mero detalhe), e no final ja era praticamente da familia, pelo menos naquele par de horas dominicais.
Caraio véio, cerveja a essa hora da manhã!?