ASSUNTO ENCERRADO
SÃO PAULO (e paciência esgotada) – Sobre o tema de segunda-feira, volto aqui apenas para informar que o prefeito de São Paulo disse que as reformas de Interlagos serão feitas e que a corrida não sairá da cidade — a renovação do contrato está em curso. Ele considerou “irresponsável” a matéria publicada pelo vetusto jornalão — que foi tema de post que muita gente considerou um “ataque pessoal”, quando se tratava apenas de uma reflexão sobre o jornalismo mequetrefe que se pratica no Brasil atualmente. Fernando Haddad criticou o jornal por, entre outras coisas, desrespeitar princípio básico do ofício: ouvir o outro lado.
Aliás, o último parágrafo de texto publicado um dia depois no site do mesmo jornalão desmente o que o próprio dissera no dia anterior, sobre a alocação de verba para a reforma para 2013. Esse dinheiro nunca esteve no orçamento.
Em resumo:
1) Informação errada, porque não checada – O jornalista Livio Oricchio se defende em seu blog com a seguinte frase: “Fiz uma entrevista com ele [Kassab], no seu gabinete, há uns dois anos, para conversar não só de Interlagos como da Copa do Mundo em São Paulo. E mais tarde, no autódromo, confirmou que a obra não dependia de nada por estar orçada. Tenho de acreditar.” Sua entrevista com Ecclestone, pois, baseia as conclusões (de que Interlagos “está fora em 2014”) numa entrevista com o ex-prefeito feita “há uns dois anos”. Putz.
2) Desrespeito a norma básica do jornalismo – Publicar uma “ameaça” a um evento de outrem (Globo e Prefeitura; adoro “outrem”) sem ouvir as partes “ameaçadas”. Atitude considerada “irresponsável” pelo prefeito da cidade. O Departamento Jurídico do jornalão (cuja grafia correta para seu centenário título é “O Estado de S.Paulo”, com “São” abreviado; é legal saber essas coisas, ainda mais quando se trabalha na casa) talvez esteja estudando alguma ação contra o prefeito por tê-lo chamado de “irresponsável”; eu disse apenas que é uma “porcaria irreversível” e em minha defesa devo lembrar que o é “como muitos”.
Sem mais, encerro o assunto. Não sem antes deixar muito claro que acho um absurdo a Prefeitura gastar 120 milhões no autódromo exclusivamente para um evento que gera receita a um grupo privado e por ele é comercializado — no caso a TV Globo, dona do GP.
Ah, e para ilustrar aproveito para reproduzir foto que mais de um blogueiro me mandou ontem, essa aí embaixo. É de 1939 ou 1940. Gente do céu, não tinha nada em volta do autódromo. Nada.
Muitíssimo bem lembrado!
O de Guarulhos idem.
Tem uma explicação: quanto vc faz um autódromo ou um aeroporto (especialmente este) leva todo equipamento urbano (água, luz, esgoto, transporte público) para uma região (geralmente deserta) onde este equipamento era inexistente ou precário. UM PRATO CHEIO PARA A ESPECULAÇÃO IMOBILIARIA
Eis minha opinião sobre o assunto (http://pista-e-box.blogspot.com.br/2013/04/o-que-penso-de-interlagos.html), convido todos a darem uma lida e comentarem…
Na minha opinião Interlagos era este ai o circuito original ,pois o atual é ridiculo com o arremedo de reta,muito propia para kartistas de fim de semana.Que se dane se são Paulo ficar sem F1,já não temos piloto mesmo!Gastar uma grana desta para a vaidade de alguns enquanto crianças morrem por falta de UTIs e idosos ficam jogados em macas nos corredores de hospitais abarrotados e que negocio é este de todo ano gastar uma fortuna com reformas.É muito estranho todo ano “dizem” que gataram X com “obras” no Kartodro adaptado a F1 e nunca fica bom.Que a F1 junto com o Sr. Bernie vá para o inferno,que vá para o oriente medio,asia ou qualquer outro lugar que tenha muito dinheiro e pouca diversão,mesmo porque esta F1 atual ,não é mais uma competição automobilistica e sim um show para deleitar leigos que não percebem as artificialidades das pseudas disputas com asinhas trambiqueiras e pneus 171.
Discussões e opiniões à parte, pouco importa pra mim se o GP será relizado ou não, e em sendo, que seja em São paulo Santa Catarina ou em Marte. O que importa pra mim é o representatividade do Brasil na F-1, uma vez que a formação de pilotos profissionais de monopostos vai de mal a pior. GP Brasil sem um representante à altura é mesmo que nada.
Não tem muito a ver com a discussão, mas sinceramente se o Ayrton fosse vivo duvido que esse tipo de hipótese seria colocada em questão e digo mais, teríamos dois grande prêmios, cabe muito bem um circuito “indoor” como o maravilhoso interlagos e um circuito de rua no Rio de Janeiro, visto que a paisagem ajuda muito e estamos literalmente órfãos de autódromo, o que é muito triste. Precisamos urgentemente de um piloto importante com patrocinadores importantes na F1, se não, corro o risco de dizer, jamais o Brasil verá um campeão mundial novamente.
Ok Flavio, mas esclareça: na sua opinião foi um erro jornalístico ou foi falta de caráter?
O que eu tinha de dizer, disse acima.
“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”
Mandou muito bem, Flávio. É sempre a mesma coisas: gasto público e lucro privado.
120 milhões? Dá para fazer uma obra viária para desafogar a vida dos paulistanos, não dá?
Parabéns e abraços!
absurdo,,,, F-1 acabou,,,,,, tem muita gente ganhando por fora,,,,,,
Grande FG, mais um assunto abordado de maneira fiel aos fatos, sem meias palavras, o que tiver que ser dito será dito, doa a quem doer. Parabéns.
Após essa breve puxação de saco e já que não estou querendo $ emprestado (se quiser me mandar algum lhe passo depois os dados da minha conta), acho seus textos brilhantes, recheados de humor sarcástico que poucos (poucos mesmo) sabem fazer. Valeu cara, meus dias são bem melhores com seu blog.
Duela a quién duela, como disse um certo “caçador de marajás”, tbm conhecido por Indian Collor.
Abs.
Bernie sempre amaça tirar seu time de campo quando quer alguma coi$a…
Faz isto aqui e em vários outros lugares também.
Ainda bem que encerrou o assunto, não é sr. FLÁVIO, senão acho que vc viveria em função do Livio. Esqueçam o pessoal, foquem no desenvolvimento do automobilismo brasileiro. É muito difícil para quem viu Fittipaldi, Piquet e Senna, ter que assistir nossos representantes de hoje! Bom trabalho!
Só sei dizer que…..independentemente de quem está certo ou quem está errado, essa disputa foi muito divertida para os leitores. Ambos os contendores trouxeram muito entretenimento à parada e repetitiva monotonia da “internê”, marcada pela “mesmisse” do Facebook e virais estúpidos do Youtube. Próxima vez, quero ver os dois no Circus Máximus de Roma ou então em algum espetáculo do Circus Neronis.
Boa Flávio!!
Flávio
Quanto ao tema do Post, nada mais… Contudo li em algum lugar que teu site não cobre a F1 in loco, como você fazia anteriormente… Isso é verdade, sei também que é caro, mas, opinião minha, tá fazendo falta…
Tem chance disso voltar a acontecer???
Abs
Julio
Ninguém produz mais conteúdo sobre F-1 e automobilismo em língua portuguesa do que o Grande Prêmio. Eu viajei 18 anos para todas as corridas e cansei. Quando descansar, volto.
Ralmente deve chegar uma hora que satura… Eu por exemplo, adoro viajar, mas não tenho a menor paciência para avião e aeroporto, isso por que só fiz viagens domésticas, que dirá viagens internacionais…
Fico feliz em saber que a possibilidade existe, sempre gostei das tua coberturas…
Abs
Julio
PQP!
Puta briga por causa de uma merda de jardim de Xangai!
A foto da construção realmente é muito antiga.
Quando comecei a frequentar o autódromo a avenida Interlagos já era uma avenida (no tempo da foto era uma ruinha que terminava no autódromo, pelo que a foto mostra), mas o vazio do entorno era quase o mesmo. Dava pra ver a usina Piratininga do topo das arquibancadas, diante dos boxes… e da própria avenida. Num tinha nada no entorno. Andar de bicicleta era aquele passeio.
Realmente se a tal notícia fosse mais que uma ameaça, eu me sentiria muito lesado.
Acho que o Tio Bernie faz esse tipo de ameaça de três em três anos só para constar…
Vende Interlagos e constrói um novo em outro canta da cidade… acho que sai menos que os 120 milhões….ou faz a corrida no Anhembi….
Alguém pode buscar o Gardenal para este cidadão…
Olha, concordo que neste caso o Lívio se precipitou e fez do furo de reportagem um furo n’água. Mas o Sr. Flávio também já deu os seus “foras”. Talvez bem menores, é verdade, mas por exemplo no GP Brasil do ano passado quando sem nem analisar as imagens já foi culpando o Bruno pelo acidente com o Vettel, falando que assim ele “só perdia o respeito de seus pares”, etc, quando nem mesmo o Vettel culpou o Bruno. O Vettel jogou o carro (e quase perde o campeonato por isso) pra cima do Bruno e não havia o que fazer.
Onde está a retratação do Sr. Flávio? Não vi em lugar nenhum. Humildade é um dom…
Ô tonto, o que “achei” do acidente é uma análise, uma opinião. Cada um tem a sua. Deixa de falar merda.
Eu pfffff…. …lol… …lol… …lol…
Nunca acompanhei o Sr. Lívio e suas matérias. Mas apenas lendo a resposta dele ao seu texto já deu pra sacar tudo.
O mais legal é ler o comentários dos coxas reacionários que lambem o saco dele.
Parabéns FG, vida longa ao bom jornalismo.
Abs.
Comentei no outro post, que o mocinho sempre salva a doce amada.
Filme velho…
Por curiosidade fui ao blog do referido Lívio Oricchio.
Duas coisas me chamaram a atenção:
1. O cara é muito babaca. Faz uma ameaça de processo por parte do jornal para em seguida botar uma banca de gente boa: “no que depender de mim, nada será feito.” Uau, que cara bacana!
2. O cara escreve muito mal! Puta texto mal redigido! Mesmo sendo um blog, o cara é jornalista, não pode escrever desse jeito.
Cara…esse lance de Congonhas eh a mesmíssima coisa que eu canso de repetir ….o sujeito compra um apartamento de 12mil reais o metro quadrado ao lado do aeroporto, que esta lah a mais de 70 anos e fica querendo que fechem o aeroporto!!
Ué, se podem pedir o fechamento do autódromo de Goiânia pelo mesmo motivo, porque não fechar Congonhas?
Mas acho que não fecha pois afinal, os mesmos que reclamam dele, não querem nem saber de pegar a ponte aérea em Cumbica.
Em Toledo/PR aconteceu algo parecido, a prefeitura construiu um belo kartodromo que ficava no meio do nada. Mas a cidade cresceu em volta da pista e, em certo campeonato brasileiro, uma promotora que morava nas redondesas não gostou do barulho dos motores 2T girando à 18000 RPM e mandou fechar a baçaca toda. Ela sabia que tinha um kartódromo lá, pq foi construir uma casa ali do lado? Hoje a estrutura “funciona” como parque/praça, para caminhadas e coisas do tipo. Lastimável.
Parabéns , meu filho estuda jornalismo e ao ler , elogiou muito a sua posição.
quanto ao sr livio orichio, ele deve ter lido um dos protocolos dos sabios do sião; ou seja: domine o saber e todos acreditarão no que voce informa, ou deve ter feito estágio com o ministro de comunicação de um certo senhor de bigodinho ridículo que dizia que uma mentira contada cem vezes passa a soar como verdade.
desqualificar interlagos é um sacrilégio, assim como foi sua reforma anterior onde o mesmo foi mutilado por causa de uma F 1 que não nos faz falta alguma, (devido a reformas anuais ele fica fechado impedindo equipes de correr, e assim impedindo seus membros de ganharem o dinheiro suficiente para manutenção de seus familiares),
corri nesta pista no fim da década de 70 e meados de 80 e digo: não há como descrever a saudades daqueles tempos.
Pois é Enko, eu que não corri, mas frenqüentava, também tenho muitas saudades daqueles tempos das Curvas 1, 2 e 3!
grato pela resposta caro Ulisses. sair da 1 e ir em direção a 2 vendo a caixa d¹agua crescer na nossa cara e pensar: desta vez não vai dar… e dava, era muita adrenalina, chegar na 3 bombando freio com o pé esquerdo, ( os opalas não tinham disco na traseira, era tambor mesmo), e ver o muro de braços abertos era demais.
saudades, saudades…..
Parece briga de velhos amigos, nada que um abraço e uns chopps nao resolvam…
Há um tanto de ressentimento nas palavras do Oricchio, de rancor. E ele não explica porque não se atualizou com relação a decisão tomada pela Prefeitura.
Exercício do mau jornalismo do começo ao fim, inclusive apelando para detalhes pessoais. Totalmente desnecessário o embate.
Percebe-se que os jornalistas de uma maneira geral são muito orgulhosos.
No blog do Lívio está subentendido que ele desperta em você caro Flávio os seus instintos mais selvagens.
Tipo sexo?
Flavio, não se ofenda, mas na hora comecei até rir e pensei, não vou postar isso na coluna que não tou a fim de escutar (ler) merda do Flávio hoje…
Rsrsrs, mas pensei a mesma coisa…KKKKKKKKKKKKKKKK
Para bom entendedor…!!!
quase cai da cadeira de tanto rir!
ha!ha!ha!ha!ha!ha!ha!ha!ha!ha!ha!ha!ha!ha!ha!ha!ha!
Ele e o Roberto Jefferson…
Arrasou, FG. É um prazer enorme poder ler e aprender desse jornalismo sério e bem feito. Parabéns e obrigado.
A barriga do século. Sem mais…
http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/piquet-compra-equipe-na-formula-1/
Uia. Não lembrava dessa…
Por isso postei aqui e lá:
Enfim teremos F1 em Interlagos, e sem a Sauber-Piquet.
É… Essa foi foda…
Que que é isso???
Iahahahahahaha!!! O “Boimate” da F1!!!
Incrível como admitir um erro pode ser tão difícil. Talvez porque não se trate de um erro pontual -e sim de uma postura jornalisticamente errada, que o jornal assumiu de forma sistemática e há muito tempo. Daí a resposta ter vindo cheia de ameaças e ataques pessoais. Desde quando defender o bom jornalismo é sinal de “problema emocional grave”?
O sapo Kassab não havia “garantido” a reforma? Haddad tbm “garantiu” a reforma, assim como “garantiram” entregar Deodoro antes do autodromocídio de jacarepagua. O fato é que eu e minha mulher continuaremos a trabalhar para criar nossa filha, independente da reforma de interlagos acontecer ou não. Foda-se a globo, o haddad os pros e os contras. Amanha vou levantar 5:45 como todos os dias.
Talvez se a reforma de interlagos não acontecer e se esse dinheiro todo – assim como muitos outros dinheiros públicos utilizados indevidamente – for investido em educação, saúde, transporte etc, no futuro seja mais fácil para você e sua mulher educarem sua filha.
Simplesmente não faz diferença, isso ficou bem explícito, não? faça o seguinte: doe vc seu dízimo para eles ; – )
A única reforma cabível em Interlagos, seria para “ressuscitar” o traçado original que ainda esta lá (de alguma forma).
Gastar 120 milhões, para só fazer uma “nova ala” e não resgatar a história que (ainda) pode ser preservada seria o fim do mundo! (A Globo que banque metade, ou um terço).
PERGUNTA: Flávio, os tijolos na largada do circuito de Indianápolis, são do traçado original?
Não sou o Flavio (ohhh) mas a resposta é não. Originalmente a pista era de pedra, mas depois de muitas pedradas em pilotos e espectadores, decidiram recapear todo o traçado com trijolos, antes dos anos 60, mas não sei bem ao certo a data. Para mais informações entre no blog do Humberto Corradi e deixe sua pergunta.
Abs
apoiado, amigo!
Olha , meu amigo, a globo lucrou em 2012 mais de 1 bilhão.
Eles tem dinheiro mais que suficiente para fazer essa reforma.
Gomes,
Não há orgão regulador que puna um “profissional” destes por nitidamente exercer seu ofício de maneira tendenciosa e defendendo interesses de particulares?
Não sou o Flavio, mas te respondo: não, não há. E quando se fala em “regular a mídia”, que incluiria justamente criar um órgão regulador, como existem em outros setores da sociedade, sem que isso interfira na livre iniciativa das empresas, os jornalões como o Estado de S. Paulo saem gritando que é tentativa de se estipular uma censura.
É por isso que não corre-se o risco de acontecer nada ao jornal, mas dono deste blog poderá ser processado por expor mais uma cagada editorial desse jornal cada vez mais diminuto e inexpressivo.
Dizer que fez uma entrevista com o Kassab e “tem que acreditar”? Nem um estagiário acreditaria no Kassab sem confirmar as informações.
Existe uma frase do célebre Cláudio Tognolli que é a sua cara Flávio: “Meu ego de jornalista me fez perder todos os amigos. Sofri. Superei-me. Venci: hoje sou perfeito: bem-vindo ao meu clube!”
Conheço o Tognolli e duvido que ele tenha dito isso. No mais, tenho muitos amigos. Nunca perdi nenhum por causa da profissão. Ao contrário.
https://twitter.com/claudiotognolli/status/274592827244158976
Brincadeira coletiva com o negócio da Nextel.
Hoje vc tirou o dia.
Não me faça isso, estou no escritório e fica feio começar a gargalhar no meio da sala….
Bom dia!
Flávio Gomes é quem melhor escreve e fala sobre esporte no país. É perseguido não só por ser franco e verdadeiro, mas principalmente por defender os pobres e um governo que valorize a estes. Em sua conduta há critério e opinião e escreve sem interesses secundários.
Em 2011 comecei a ouvir as corridas pela Estadão ESPN, mas confesso que em 2012 é que o time Estadão ESPN ficou perfeito, com a substituição do Lívio pela Vanessa Ruiz.
Sem mais
Abs
Enfim teremos F1 em Interlagos, e sem a Sauber-Piquet.
Seria esta foto do Estado Maior das Forças Armadas? Comparada com do GeoPortal de 1958, http://tinyurl.com/bmzfc6r percebe-se o “desbravamento” em 20 anos.
Bom dia FG,
Há “priscas eras”, como diria o Mino Carta (já que estamos falando em aula de jornalismo) eu até lia o Lívio. Eu parei depois que o Rubinho foi para a Ferrari. Explico: ora, é normal (e vc sabe disto muito mais do que nós, pois estava lá para ver) que os jornalistas brasileiros passassem a ter mais um canal de comunicação com a escuderia italiana, afinal de contas, piloto brasileiro por lá, etc e tal. A impressão que eu tenho é que o nosso amigo do Estadão ficou deslumbrado com esta situação. Hoje em dia, ele escreve como se fosse “parte” da Scuderia, um chapa do Domenicali, um “brother” do Montezemolo, como se diz no meu trabalho, “tomou um cafezinho com o chefe e já se acha na presidência da empresa”. Ano passado era engraçado de ler, o pobre do Massa, no primeiro semestre, naquela paúra e o nosso amigo “eu voltei de Dubai conversando com o Domenicali durante a viagem e ele garantiu a mim que o Massa, etc e tal…” Mas isto encontra ressonância em nossa classe média deslumbrada, endividada e com medo de tudo, que pensa “olha só que chique, eu leio um cara que escreve direto do aeroporto de Milão, quem é este Gomes invejoso que só anda de carro velho pela cidade?” Vixi…
Não conheço o Lívio pessoalmente e posso estar sendo leviano, pelo que já me desculpo, mas, para mim, leitor, é a impressão que passa através dos textos dele. Isto é um comportamento que acontece mesmo, o cara pensa que é “da turma, putz, fui aceito pelos caras” e vive nesta realidade paralela. Se um jornalista fica chateado pelas impressões que nos passa pelos textos que fez de próprio punho, é uma inversão total do que esperamos de uma relação jornalística, baseada, certamente, nos cânones que você sempre nos chama a atenção em suas colunas.
Pano rápido. Por que estou escrevendo isto? Porque isto encaixa, complementa, sei lá, com a sua argumentação no primeiro post do assunto. Quando vc acha que “é do time dos caras”, começa a perder um pouco a noçao da realidade factual, o que, somado à orientação editorial da “velha mídia” termina por produzir pérolas como esta em questão.
Como é o papo? O cara entrevistou o Haddad HÁ DOIS ANOS e usa isto pra justificar um texto? Há dois anos o cara ainda era ministro da Educação (infinitamente superior ao rancoroso do Mercadante, diga-se de passagem), as pesquisas de intençao para prefeito de SP só davam traço pro nome dele, ora, era normal que o próprio nem tivesse uma opinião, ainda, para o que se faria com corrida de F1, em uma cidade onde trovejou, nem pingou, já alagou, cracolândia, violência, transporte coletivo problemático, etc.
Mas é isso. Essa rapaziada vive neste mundo. Do transporte coletivo só lembram, putos da cara, quando a idiota da diarista (que vai receber FGTS agora, graças à “PEC da Ingratidão) chegou atrasada de novo, por conta do atraso do terceiro dos cinco busões que ela pega para limprar a privada das suas casas.
É isso aí. Abraço e parabéns pela argumentação.
Apenas um detalhe. Ele entrevistou há dois anos o Kassab, não o Haddad.
Flávio,
Você tem argumentos interessantes, mas os seus dois textos são “viscerais” contra o Lito.
Não esta na hora de um bom “Chopp” entre vocês?.
Lito?
Amigão, seu texto tava bem legal… Concordo com o que vc disse sobre o Sr. Oricchio se achar amigão da turma da Ferrari por exemplo, mas vc destruiu o texto quando coloca a entrevista como sendo com o Haddad, que poderia até ter sido erro de raciocínio no momento, troca de nomes, mas vc confirma que achava que era o dito cujo mesmo quando escreve que ele era ministro da educação.
Um pena, o texto estava muito legal.
Achei o texto bom, um dos melhores comentários do post, o erro não estraga o raciocínio.
VIxe, que lapso lamentável, valeu apontá-lo. Fica pela crítica construtiva ao Mercadante. FG e colegas, será que este lapso me habilita a pedir uma vaga no Estadão? Eu poderia alegar que entevistei o Haddad quando ele ainda era Ministro da Educação e “arrancar” dele a declaração “se um dia eu for prefeito de São Paulo, acabo com aquela corridinha de merda!” Hahahah!!!
Verdade, o Lívio se acha um conde.
; – ) Cara! Eu nunca ri tanto num post do Flavio como neste aqui. Hj tá que é só fanfarronice.
Perai,
O Flávio anda de carro velho aonde???????
E o Audi importado ?
Comunismo aqui e só no discurso ……
Os carros velhs sao só da coleção, mas isso nao pode ser dito pois vai contra os princípios do comunismo, que alias deu muito certopara o nosso caro Flávio !
Altair ( leitor da veja, da exame, do uol, do bol, e também da carta capital ……)
Os caras sabem até que carro eu tenho… Isso aí é coisa de boiola.
Esse lance de “sou comunista e quero todo mundo andando de carro ruim” é propaganda imperialista. O soclalista (comunismo é outro estágio, o final) deseja que todo trabalhador, todo proletário, ganhe o suficiente para ter um carro decente para levar a sua família para umas merecidas férias, por exemplo. Agora eu te pergunto: nós vivemos em uma “liberdade capitalista maravilhosa”, mas os trabalhadores brasileiros, em sua esmagadora maioria, só podem comprar porcarias baseadas em projetos europeus de 20 anos atrás, que recebem uma ou duas estrelas em testes de impacto, são depenados quando comparados ao dos hermanos argentinos (aquele é um povo decente, bate panela na rua e bota fanfarrão pra correr) e por aí vai. Somos livres? Se é isso é “liberdade de escolha” prefiro optar somente entre Ladas, Volgas e Trabants, que pelo menos eram mais honestos naquilo a que se propunham.
Decisão mais do que logica… a F-1 não é só um negocio para o Bernie… é também um ótimo negocio para a Cidade de São Paulo, Somente um sujeito obtuso daria a chance de perdermos a corrida.
Segue o jogo… que as reformas sejam bem feitas… e que não ocorra novamente movimentos tão absurdos como o que tem ocorrido com o Maracanã…
Imperador
impressão minha ou no blog do Livio ele ameaçou o Flávio duas vezes? curioso os comentários ,o Livio nao tem leitores e sim seguidores.
E aí Flávio, já procurou o psicólogo?
Qdo sair o calendário de 2014 com Interlagos lá, eu, no seu lugar, escreveria um post com o título “Eu avisei”
hahahahah
Parabéns pelo blog!
Sempre reclamo que nós brasileiros,não temos,passado memória,tradição coisa que infelizmente os EUA tem demais,vocês já leram que Indianápolis,ou a imundicia de Mônaco, teve seu tradicional autódromo e traçado modificado por exigência da FIA?,ou de Eccle$tone?Nunca. Dá para vêr na foto que não tinha nada em torno do autódromo,mas isso acontesse, com aeroportos também por causa de uma coisa que se chama falta de organização ,planejamento,propina,alguém foi subornado, coisa que acontece no Brasil com facilidade pois é da nossa cultura,é só ver o que aconteceu com Jacarépagua,nós não ganhamos nada com a F1 aqui,tem alguma empresa brasileira dando apoio,aporte grande, a algum brasileiro para que ele corra ? o Massa tá de favor na Ferrari,a maioria da população compra Ferrari e Mercedes? não, só uns Renault vendidos pelos olhos da cara que na Europa,saíram de linha ou usam para táxi,aqui o cara tem um e acha que tá bem.coloco meu dinheiro no banco que patrocina a Ferrari?,não quem precisa mais do banco,a Espanha que tem mais gente que o Brasil?ou o Brasil que tem menos gente que a Espanha?é boa propaganda para a Fiat colocar Massa para vender seus carros no Brasil ? qual o orgulho que temos de quem é segundo piloto no país de Fittipaldi,Piquet e Senna?.Na argentina e no resto da América do Sul tem F1? não,e alguém morre por isso?quando a corrida acaba não fica nada aqui,só a globo e alguns bordéis e algumas prostitutas ganham com a F1,já que até comida eles trazem de casa,no dia em que a F1 deixar o Brasil já vai tarde.
Renato, vc não deve acompanhar F1 pra dizer que Indianapolis e Monaco nunca fizeram reformas pra receber a F1.
Já que não sabe, olhe o circuito “misto” que foi construido na parte interna de Indianapolis só pra receber a F1.
Já Monaco precisou também “alongar” a area do Pitlane pra se adequar ao minimo que a FOM exigiu deles.
E pra reforçar a necessidade de reformas, mesmo Silvestorne precisou reformar não apenas os box´s mais boa parte da pista pra poder voltar ao calendario.
Em relação a Mônaco, por mais que eles tenham aumentado o pit lane, não dá para fazer milagres e cá entre nós, eu andei a pé o circuito todo e a Loews é mais estreita que a rua da minha casa então Interlagos não está tão ruim assim não.
reformas básicas meu caro ,nada que desconfigure,ou estrague o traçado e o autódromo,ou que destrua outro.
Claro,que aconpanho a F1,se não daria a minha opinião,num Blog de modas,meu caro,só que as reformas a qual voçê se refere,são pontuais,não mutilam,não estraga o traçado original,e não acabam com outros como foi o caso de Jacarepaguá.
Flávio, e qual sua opinião sobre termos Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil? Gastar R$ 120 milhões em Interlagos é desperdício… e mais de R$ 10 bilhões em estádios que, em alguns estados, sequer futebol tem? E sobre fazer e refazer velódromos, conjuntos aquáticos e até a reforma do Maracanã (que não servirá para as Olimpíadas, acredite!)?
Os R$ 120 milhões são nosso menor problema. O mau uso do dinhiero públcio EM TODO PAÍS, isso sim é derperdício! Mas, ao que parece, pra você os fins justificam os meios. Afinal, o que parte do governo federal é sempre perdoado.
Não que o FG necessite de nego defendendo ele aqui, mas vamos poupar trabalho:
Como torcedor da Portuguesa, fã de times pequenos e contra a transformação do futebol em “show business” (estou certa?), como classifica a Copa do Mundo 2014? Trará benefícios ou é só dinheiro público jogado fora?
[Flavio Gomes-Warm Up] Dinheiro jogado fora. Vai servir para construírem estádios, só. Se essa Copa pudesse civilizar o futebol brasileiro e expurgar os cretinos que o comandam, seria legal. Mas isso não vai acontecer. Essa gente só fez merda até hoje. Por que seria diferente numa Copa? Continuarão a fazer merda, a roubar dinheiro público, a explorar o torcedor, a fazer negociata com TV… Eu não gosto do futebol, das pessoas do futebol. Eu só gosto da Portuguesa. O resto me interessa muito pouco.
Fonte: http://www.semeucarrofalasse.com/entrevistaflaviogomes
Flávio
Basta ver a foto do autódromo pelo Geoportal, dá pra se ter uma idéia da vastidão do bairro àquela época.
Abraços
PS: Recentemente te mandei uns e-mails sobre SP2, em um encontro de Barra Bonita-SP. Veja se algo lhe interessa para publicar no blog.
Tinha sim, tinha um cafezal de primeira…
Gostaria que alguém capacitado fizesse ao menos um esboço do orçamento para recuperar o traçado original.
Além das instalações de segurança (como impedir as baratinhas de saírem voando no curvão? colocar aqueles muros que absorvem impacto como em Indianápolis?) haveriam também as desapropriações e mudanças no fluxo viário dos arredores.
Será que ficaria mais caro que a mudança dos boxes? Ou muito mais caro? Seria mesmo impossível viabilizar?
Fato: os circuito seria desejado por todas as categorias top do automobilismo mundial.
A manutenção seria paga com muito menos sacrifício e teríamos à disposição o circuito mais extraordinário do planeta.
Flávio eu tb acho que não é um dinheiro que a prefeitura devia bancar mas…e for assim, a prefeitura não devia fazer NENHUM evento enquanto tivesse alguém na fila de um hospital.
Não devia ter Pacaembu, nem Maratonas, nem nada desses eventos.
Isso faz parte da parte de lazer, turismo e esporte da cidade não?! não tem uma verba separada pra isso? (to perguntando sério).
se a pista é do governo, ela tem que cuidar. agora claro. se tem exigências de terceiros, para um evento que nem é dela, ela não deveria bancar…mas mesmo sendo da Globo, parece que a prefeitura está diretamente envolvida nisso. até por questão de segurança, trânsito etc..
Me desculpe, eu não consigo ser mais claro do que sou. Se não entende o que estou dizendo, OK. Paciência.
Flavio, sempre achei o Livio Oricchio pedante e reacionário, desde quando o ouvia na CBN. Você criticou, acertadamente, o “mau jornalismo” dele sem meias palavras, foi claro, direto. Ele, com sua linguagem empolada, lhe responde atacando-o pessoalmente. Eu tive um professor de Psicologia da Comunicação que falava: “vocês têm que se preparar para serem processados, pois jornalista que não é processado não leva a serio a profissão”.
É isto. Sou seu leitor e admiro o seu trabalho jornalístico. Aplaudo de pé. Bravo!
Eu já fui. Aliás, estou sendo, parece.
Concordaria em gastar toda essa verba se a reforma beneficiasse o automobilismo brasileiro como um todo. Como só beneficia um evento privado, mais uma vez o contribuinte fica com o nariz de palhaço.
E me perdoem, mas só pra completar gostaria de dizer que o Sr. Oricchio foi o típico brasileiro baba-ovo.
Chegou na frente do baixinho e pensa que tá falando com Deus.
Sr. Oricchio, o senhor foi usado e passou de babaca perante milhões de pessoas. Não adianta colocar desculpinha no seu blog agora. Aprenda, esse cidadão é um tremendo 171, só é rico e está na mídia, mas tem índole e comportamento extremamente questionáveis e faz tudo, tudo por grana.
Seria mais bonito reconhecer que fez cagada.