TÔ CONFÚCIO (3)

toconfucio3SÃO PAULO (sonhar com o impossível é o primeiro passo para torná-lo possível) – Eu achava que a Ferrari ainda não estava bem o bastante para ganhar corrida. Ledo e ivo engano. Está sim, porque tem um cara como El Fodón ao volante. O espanhol foi soberbo hoje na China. Pé embaixo do começo ao fim, sem perder tempo nas suas voltas depois das paradas e o resultado: fim do jejum de 12 corridas sem vitórias e 31 no currículo. Empatou com Mansell e, agora, só tem menos vitórias que os grandões Schumacher, Prost e Senna.

Três provas, três vencedores diferentes de três equipes diferentes. Como se previa, o campeonato começa mais ou menos como o do ano passado. Com um detalhe nada desprezível: Alonso teve um início de temporada bem pior em 2012, com um carro lamentável. E ainda assim lutou pelo título até o fim. Agora, tem uma caranga bem mais que razoável. Pode não ser um foguete em classificação, mas é honestíssima em ritmo de corrida. E, nessas condições, ele sabe o caminho das pedras.

Meu favorito Raikkonen começou a dançar na largada. Patinou e caiu de segundo para quarto. Depois ainda acertou a traseira de Pérez na 16ª volta e teve de percorrer as demais 40 com o bico todo torto e parte da asa dianteira quebrada. Não afetou tanto assim seu desempenho. Prova de que aquele monte de aletas, aletinhas e aletonas não passa de frescura de projetista. Mesmo assim, terminou em segundo com a pilotagem segura de sempre. Hamilton, meu outro favorito, fechou o pódio. Vai ter dificuldades para vencer enquanto a Mercedes não saciar o apetite de seu carro por borracha. É um dos que mais sofrem com a queda brusca de performance dos pneus. Cruzou a linha 0s2 à frente de Vettel porque o W03 é um come-Pirelli dos infernos. Mas levou mais um troféu para casa. O carro é rápido, bem rápido. E Lewis tem pilotado com cabeça e serenidade. A mudança de ares está lhe fazendo bem. E muito mal à McLaren.

Foi interessante, esse GP chinês, embora tenha sido previsivelmente ditado pela questão pneumática. Faz parte. Cada um faz sua aposta e vê se no final dá certo. Vettel, por exemplo, largou com os duros, levou o primeiro stint até onde dava, escalou o pelotão e transformou o nono lugar no grid num quarto no final. Fez a última parte da prova com macios rapidíssimos e poderia beliscar o pódio se não fosse afoito demais na metade da última volta ao retardar uma freada na ânsia de passar Hamilton. Perdeu meio segundinho ali e não teve tempo para recuperar. Button também largou com os duros, compensou as deficiências da McLaren com uma tocada limpa e delicada (“Ricciardo, uau!”), fez uma parada a menos (duas, contra três da maioria) e chegou em quinto.

Menos bem, para não dizer mal, foi Massa. Novamente perdeu ritmo depois do primeiro pit stop e passou boa parte da corrida empacado atrás de Di Resta. À Globo, admitiu que seus pneus não funcionaram bem “pelo meu estilo de pilotar”. Terminou em sexto. E fecharam os pontos Ricciardo-uau (ótima corrida), Resta Um (boa, também), Grojã (médio) e o incrível Hulk, que também largou de médios e esteve à frente de Vettel na liderança até fazer a primeira parada. No fim, mordeu apenas um pontinho. Melhor que nada.

Alonso assumiu a ponta logo na quinta volta, porque Hamilton, mesmo tendo largado bem, engoliu sua borracha rapidinho e foi ultrapassado — Massa foi na balada, em bela manobra. O mercêdico fez o primeiro pit stop na sexta volta. Quando El Fodón parou, na sétima, era o “líder real”, por assim dizer, posição que manteria até o fim — sempre que tinha alguém na frente, era alguém que precisaria parar nos boxes.

Webber, que tinha largado dos pits, jogou fora os macios já na primeira volta, mas teve um domingo daqueles. Primeiro, tentou passar por dentro de Vergne. Bateu. Trocou o bico e quando voltou para a pista o pneu traseiro se soltou. Não entendi direito se foi um problema de suspensão ou de aperto da porca. Em todo caso, abandonou. Se já tinha saído desolado da Malásia, é possível que, neste exato momento, esteja pensando numa forma não muito dolorosa de suicídio.

O entra-e-sai dos boxes, embora tenha mexido bastante nas posições momentaneamente, não alterou a essência das primeiras colocações, que eram previsíveis a partir do momento em que Alonso assumiu a ponta. A briga real era pelo segundo lugar entre Kimi e Hamilton também desde o início — porque Massa, que poderia estar nessa batalha, dela desapareceu muito rápido. Button, embora tenha andado bastante tempo na frente, só esteve por lá porque com uma parada a menos ficava sempre algumas voltas a mais na pista que os rivais antes de seus pit stops. Mas sem um ritmo muito emocionante.

Interessante, pois, a corrida. Mais interessante do que boa. Alonso recebeu a quadriculada 10s à frente do tagarela finlandês. Nunca teve a vitória ameaçada. O que é uma ótima notícia para ele e para a Ferrari. Num determinado momento, o rádio disse que ele não precisava ir tão rápido, que podia dar uma segurada. A resposta do espanhol foi algo na linha “e quem disse que estou indo rápido?”.

Vettel lidera o Mundial com 52 pontos. Raikkonen tem 49, Alonso foi a 43 e Hamilton tem 40. Massa caiu para quinto com 30. Isso se não mexerem no resultado nas próximas horas, em que estarei dormindo. É que teve um monte de gente que usou a asa móvel sob bandeira amarela, o que seria investigado depois da corrida.

Domingo que vem tem mais no Bahrein. Xìe xìe e zài jiàn.

Subscribe
Notify of
guest

216 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gerson
Gerson
10 anos atrás

Alonso, Kimi, Hamilton, Vettel…elogiar esses é chover no molhado.

Alguém reparou no desempenho do Hulkenberg? O moleque foi muito bem! troca de equipe todo ano, e logo mostra que é o melhor do time!

E a McLaren com o burocrático Button (será só por causa do carro) e o Perez…

Queria ver a McLaren com um dupla Hulkenberg/Sutil.

Gerson
Gerson
Reply to  Gerson
10 anos atrás

* (…) Button (será só por causa do carro????)

Tencel
Tencel
10 anos atrás

Alonso é baita piloto…..Agora ninguem me convence de que a RBR ta escondendo o jogo pra tirar o foco da mídia. vamos ver domingo se estou correto.

Clayton
Clayton
10 anos atrás

ESPETACULAR! Alonso não deu chance aos concorrentes, andou como se deve andar na Formula 1, com gana de vencer. Ótima corrida diga-se de passagem.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Na verdade, a Ferrari e o Alonso estavam tão desesperados com a possibilidade do Massa andar na frente que acertaram tão bem o carro (do Alonso), e este, saiu pilotando tão desesperado olhando no retrovisor para ver se o Massa estava perto, e dessa forma, acabaram por ultrapassar todos ganhando o GP … kkkkkkkkkk

ms
ms
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Alonso preocupado com o massa…??? tenha certeza que NUNCA esteve….

eduardo
eduardo
10 anos atrás

Sobram comentarios de torcedores,este é bom de verdade,aquele é vigarista,mimado,etc,na verdade gosto dos quatro,vi Alonso com 18 anos fazendo milagres com um f3000 indecente, vi o companheiro do Hamilton na f2 com a faca nos dentes tentando inutilmente acompanhar o ritimo do ingles,o que o Vettel fez na Toro não é coisa de um piloto normal,é uma delicia ver como o Raikkonen controla o carro,elogiar um tentando desmerecer outro é coisa de gente infantil.O Alonso é o numero 1 mas o Vettel não esta longe e se comparar ele com o Alonso na mesma faze da carreira ele esta na frente,o Alonso depois da Nclaren consegue ser tão agressivo como no inicio da carreira e mesmo assim ser consistente sem precisar tirar o pé como as vezes ele fazia na Renault

Giovani Bogo
Giovani Bogo
Reply to  eduardo
10 anos atrás

Excelente comentário amigo… penso da mesma forma… tenho predileção por Kimi, mas não o alço a um nível muito acima dos outros pilotos… aliás, reconheço a superioridade de alguns oponentes em determinados aspectos… a verdade é que esses quatro citados são pilotos de alta performance, e torcer por um não significa desprezar os outros… infelizmente, é comum vermos torcedores demasiadamente apaixonados, que acabam não enxergando adequadamente a realidade.

Luiz
Luiz
10 anos atrás

No meu ponto de vista, quem vence é a Pirelli. Ela escolhe quem vai ganhar as corridas dando um pneu que desgaste menos que o dos outros. Alguem já fez algum teste de compostos entre uma equipe ou outra, ou na mesma equipe entre os dois pilotos e com o mesmo pneu macio ou duro? Tio Bernie é quem manda lembram……!

Barreto
Barreto
10 anos atrás

Algo de errado com o mundo há.

Uma regra é criada para que a categoria top do automobilismo utilize um pneu que não é o apropriado para o tipo de pista.

Quem não entende muito sobre as nebulosas especificações sobre os pneus da F1 deve achar que pneu pirelli é uma porcaria que desmancha feito borracha escolar para grafite mole.

Julinho Bianchi colocou uma avenida de vantagem na classificação sobre os carros da sua categoria (nanicos de nada) e até a volta 50 ainda não havia levado uma volta do líder. O garoto parece ser extraclasse (extra classe; extra-classe ou na linguagem do “feice” estraclaçe).

Arquibancadas vazias e horizonte poluído novamente para os lados chineses.

Barreto.

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

Viram a declaração do Kimi sobre seu futuro na F1? Por isso o cara é o número 1. Este é fodaa.
“A Red Bull é um bom time, eles foram campeões e venceram tudo nos últimos anos”, destacou. “Basicamente, não há muitos times top para pensar. Na Lotus nós ainda não estamos onde Ferrari, McLaren e Red Bull estão”, reconheceu.
Além dos rumores que o ligam a Red Bull, outros boatos afirmam que o finlandês não leva a sério seu retorno à F1 e só voltou ao Mundial por dinheiro. “Você realmente acha que eu estaria aqui se fosse só por causa de dinheiro?”, perguntou.
“Faço coisas divertidas o suficiente no meu tempo livre para ter de ouvir essa besteira”, disparou. “E eu não estou exatamente falido”, completou.

Está na Página principal do GP.

Giovani Bogo
Giovani Bogo
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

é esse tipo de postura sincera e pés no chão, aliado ao seu estilo racional de pilotar, que me motivam a torcer por ele.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Giovani Bogo
10 anos atrás

Piquet era mais ácido, mas era bem semelhante!
E era um puta piloto e desenvolvedor – vejam o que fez com a Brabham!
Por isso eu era seu torcedor.

Simão
Simão
10 anos atrás

É aquela velha história: “O piloto é tão bom qto seu último resultado…”

Alonso: Tá certo o cara é bom pra cacete!!! Mas o campeonato tá só começando e as cagadas italianas vão aparecer.

Vettel: Se tivesse parado 2 voltas antes chegaria em segundo… a RBR tem o melhor carro… de novo e um baita piloto tbém!!!

Raikkonen: Apesar de um baita piloto a Lotus não inspira confiança, mas se a equipe não fizer merda vai brigar pelo título… ontem deu mais uma mostra de que é diferenciado. 2014 na RBR!!!

Hamilton: Parece mais calmo mas a Mercedes ainda tá longe de ter um carro confiável… vai ficar pelo caminho!!!

Massa: Até sábado tinha renascido das cinzas… “dominava o companheiro…” pachecada do cacete!!! Bastou uma corridinha fraca é voltam as críticas. Alguém ainda não sabe que Massa é o segundo piloto na Scuderia??? Por melhor que faça na hora do “vamu vê” ele tem que aliviar pro espanhol.

Essa é minha aposta… só pra ficar registrado (Segunda-feira, 15/04/2013, pós China GP)

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Simão
10 anos atrás

Se fosse só aliviar, ele poderia ter ficado em 2º, não acha?

Alexandre "Garrincha"
Alexandre "Garrincha"
10 anos atrás

Uma coisa que foi pouco comentada: Achei uma excelente corrida do Button. Pelo ritmo do companheiro de equipe, já percebe-se que a equipe está fraquíssima. No meio da corrida, ele era o líder (com uma parada a menos, porém como fez sua primeira enquanto os outros faziam a segunda, era o líder efetivo mesmo). Conseguiu esse feito ainda economizando borracha. Além disso, percebe-se que o carro é fraco mesmo porque logo depois da parada, ele com pneus novos ainda não conseguia acompanhar Lotus e Mercedes. É uma pena, mas a McLaren está mais pra Force India e Sauber (com o piloto fazendo a diferença) do que pras 4 ponteiras… Por fim, os 5 primeiros foram os 5 campeões mundiais que, com a surra que deram nos companheiros ontem, provaram que não venceram o título por acaso.

Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

O Alonso mordido morde o Massa! Nada mudou! Só a Globo no desespero vai tentar dar um troféu ao Massa, nem que seja no cuspe à distância contra o Alonso!

Michel
Michel
10 anos atrás

O Alonso venceu, mas é preciso levar em conta a má largada de Kimi e principalmente a posição de largada do Vettel. Vettel largando de 5º pra frente o Choronso não tem vez, esperem e confiram o que estou falando nas próximas corridas!

Jr.
Jr.
10 anos atrás

O Massa conseguiu voltar a fazer voltas rápidas, agora precisa voltar a ter consistência nas corridas. Um passo de cada vez.

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Alonso gênio. Sei que estou sendo repetitivo mas o Alonso é muito bom e seu companheiro de equipe é péssimo.

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Fraco, fraco, fraco… O tal Massa é muito fraco. A Globe e a Sportv fazem uma forca incrível pra falar dele. Ate quando vamos ficar sem piloto na F1? Sera que nos teremos um no futuro?? Acho quE nao! Dependendo do nosso automobilismo atual nem transmissão nos teremos mais.

Matheus
Matheus
10 anos atrás

Eu achava “Pica” o apelido mais engraçado delegado pelo FG. Mas depois que li “Resta Um” e fiquei rindo sozinho por tempão, mudei de ideia.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
10 anos atrás

ha de se destacar a FRITURA que a Red Bull fez este final de semana com seu n2 o canguru manewebber…hahahahahaharsss
No + fiquei Puto com + outro 3 lugar do Lewis…para min…e para as Flechas de Prata…SOMENTE a VITORIA INTERESSA…valeu.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
10 anos atrás

Ha de se elogiar o Milagre que a fera. ..KIMI… vem fazendo com a Mediana…com pouquissimos recursos $$$…Lotus…vem fazendo Muito Melhor do que o Alonso conseguiu com a extinta Renault…que tinha muito + recursos que a atual Lotus…Parabens KIMI !!!!

George McCrae
George McCrae
10 anos atrás

APOSTO VÁRIAS CAIXAS DE “GELADAS” QUE O CANGURU NÃO VAI TERMINAR A TEMPORADA DESTE ANO…

George McCrae
George McCrae
10 anos atrás

Dá impressão que essa vitória do Alonso é um recado para o sexto colocado da prova: – “Acabou a sua alegria, vc pode até ser mais rápido que eu em treinos, mas na corrida quem domina é eu e a Ferrari quer que eu vença as corridas, portanto, vc fique onde está, faça o que eles mandam e me auxilie se for o caso. Acabou teu domínio na equipe neste início de ano…” Ou seja, depois que Alonso ganhou, o nosso representante tupiniquim vai voltar o que era ano passado, na sombra do espanhol. E o Fodón empatou em número de vitórias com “Lion of Number Red Five”. São 31 vitórias e os dois estão só atrás do Senna (41), Prost (51) e o Dick (91).

nelson
nelson
10 anos atrás

Simplesmente Alonso é o que menos erra. Kimi hoje errou largada e ainda se enroscou com Perez(acho que foi precipitação dele), Vettel mais uma vez se perde quando mais precisa. Foi uma das mais justas vitorias que eu me lembre.

Giovani Bogo
Giovani Bogo
Reply to  nelson
10 anos atrás

Explique-me o que foi aquele toque do Alonso na traseira de Vettel na Malásia? Aquilo não foi um erro?

Simão
Simão
Reply to  Giovani Bogo
10 anos atrás

Boa…

nelson
nelson
Reply to  Giovani Bogo
10 anos atrás

Vou explicar: Dos atuais é o que menos erra, não falei que NUNCA ERRA. Senna foi o campeão que mais errou e mais bateu e mesmo assim não deixa de ser o SEGUNDO melhor do mundo

Ulisses
Ulisses
Reply to  nelson
10 anos atrás

Concordo contigo, porque o melhor piloto de todos os tempos foi o Fangio. O próprio Senna dizia isso.

Michel
Michel
Reply to  nelson
10 anos atrás

Alonso também errou em Spa 2012 rodou e bateu! Por conta disso não foi campeão!

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Michel
10 anos atrás

Vc ta vendo qual campeonato amigo? Spa 2012 foi a lotus de Grosjean que acertou Alonso e quase decepando sua cabeça……vai jogar bolinha de gude vai!

Tencel
Tencel
Reply to  Michel
10 anos atrás

Alonso não errou em corrida alguma ano passado……foi sim, atingido em Spa e Suzuka, por Grosjean e Raikonen respectivamente.

Boca
Boca
Reply to  Michel
10 anos atrás

Spa 2012!?! Ele nao rodou. Ele foi “rodado” pelo grojean.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
10 anos atrás

Boa noite Gomes e galera…

Ridiculo participar de uma categoria Maxima do automobilismo onde nao se pode Forcar o carro ate o limite …
Ter que fazer 5voltinhas pegando leve…e ja acabou a Bosta da borracha ???
Correr o tempo todo a 80% de suas possibilidades…economizando pneu…esse circo do velhogagavermie esta Absurdo…desse geito uma Fera como Lewis nao pode mostrar sua Velocidade…Coragem…Habilidade…Garra…senao a Bosta Italiana Desmancha em Pouquissimas Voltas…
No mais a trairinha 147 mandou bem hj…fez o melhor possivel com estes pneuzinhos RIDICULOS…valeu.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

E aí, prateado, cadê o PILOTO? Mais quinhentos metros de pista, e levaria um “passão” do Herdeiro.
E não me venha com a choradeira manjada dos pneus. Eles são IGUAIS para todos.

Tencel
Tencel
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Os pneus são, já os carros…..

Tencel
Tencel
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Os pneus podem ser iguais, já os carros…….sabidão!

Freddy
Freddy
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

1- a F1 é categoria máxima do automobilismo MONOPOSTO
2- é JEITO, e não geito
3- a bosta italiana é só a escuderia mais longeva, vitoriosa e bem sucedida da F1, alem de ser a maior campeã em atividade na F1, sem contar a empresa mais rica neste ramo, e com certeza a com a maior legião de admiradores, fãs e torcedores…
4- Hamilton…fera…Rsrsrsrsrs

Freddy
Freddy
Reply to  Freddy
10 anos atrás

Flávio, gostaria de retirar este meu ultimo post…foi desnecessário…

Ranieri
Ranieri
Reply to  Freddy
10 anos atrás

Há três coisas que não voltam atrás: a flecha lançada, a palavra falada e o tempo perdido.

Agora já era!! =P

Julio Cesar Reis
Reply to  Freddy
10 anos atrás

Creio que quando ele falou “bosta italiana” ele se referia aos pneus Pirelli, não à Ferrari. E nesse ponto concordo, pois esses pneus acabam muito rápido! É só ver as imagens da pista, com aquele monte de borracha voando pra todo lado. Entendo que é igual para todo mundo, mas é verdade que poderiam ter uma maior durabilidade!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Julio Cesar Reis
10 anos atrás

A Pirelli tem condições de fazer um dos melhores pneus do mundo, assim como a Good-Year, a Firestone, a Michelin, a Avon, a Continental, a Dunlop ou qualquer outra.
Mas o que foi encomendado à empresa? Um pneu de merda? Aí está…

Rafa
Rafa
10 anos atrás

Acho que quem vai cometer suicídio não é o Webber e sim o Alonso, se no fim do ano perder o título pro Vettel de novo.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Acho que falar do Webber é gastar vela com defunto ruim. Com um mínimo de inteligência, o Webber já teria se colocado como 2o piloto, garantido mais uns 2 anos de contrato, mais alguns milhões na conta bancária, e tiraria de si os holofotes que ele não deve ter. Se tinha alguém que ainda achava que o Vettel não deveria ter ultrapassado o Webber na corrida passada, hoje não tem mais. Vettel já tem o dobro dos pontos do Webber, e só é líder graças aos 7 pontos que conquistou no braço na última corrida, pois Haikkonen que este ano luta também pelo título está apenas 3 pontos atrás, com Alonso 9 pontos atrás em terceiro.

Webber teve sua chance de ser campeão em 2010, quando era 2o lugar no campeonato faltando duas corridas para o fim. A essa altura, Vettel estava 25 pontos atrás do líder Alonso. Webber foi incapaz de ganhar uma corrida e Vettel ganhou as duas últimas, se sagrando campeão no braço. Àquela época, o treino classificatório era decidido com uma volta rápida apenas, e Vettel fez a pole na duas. O Webber amarelou e advinha em que posição largou na última prova? Se a RBR tivesse feito um “Vettel, Webber is faster than you” na penúltima corrida, hoje Alonso era tricampeão.

E acho que hoje o Webber bateu no Verne por pensar que era o Vettel! A diferença dos carros é só no bico! Portanto, meu caro Webber, pede pra cagar e sai, ano que vem o Ricciardo (uau!) assume teu lugar. O mesmo se aplicar ao Rosberg que resmungou porque não teve o direito de passar o Hamilton na Malásia. Não precisamos nem dizer quem realmente é o melhor piloto ali. E o Massa nem se fala.

Agora o que me chama atenção mesmo é como a Red Bull erra em estratégia. Quase jogou o campeonato fora no Brasil ao colocar slics no Vettel no meio da chuva e ao não proibir o Webber de praticar terrorismo com o Vettel a corrida toda.

E nesse fim de semana foi de uma estratégia medrosa e vergonhosa. Como é que o time líder do campeonato de pilotos e construtores opta por não disputar a pole com seu melhor piloto? Que raios de estratégia é essa em que vc opta por fazer a mesma quantidade de pits mas prefere sair em 9o ao invés de sair lá na frente!!!?

Hoje o Vettel e a RBR foram humilhados pelo Alonso na pista, que o ultrapassou de passagem, com uma mão só no volante, dando tchauzinho e tudo por 3 vezes na corrida!!! Tudo isso porque sempre que se encontravam o Alonso estava de pneus novos e o Vettel não. Será que não tem ninguém leigo dentro da equipe, sem nenhum conhecimento técnico apenas para dizer o óbvio? Tipo: vcs são engenheiros, projetistas, malabaristas, mas a porra dessa estratégia é de uma idiotice sem precendentes! Bota a porra da corrida no simulador e vê se esse carvalho vai dar certo?

E tem mais: mesmo com a estratégia ruim, o Vettel-humilhado-pelo-Alonso-hoje poderia ter conseguido o pódio, talvez um 3o ou 2o lugar se a Red Bull mais uma vez enxergasse o óbvio (cadê a porra desse cara que não existe na equipe? Poderia ser até o faxineiro) durante a corrida. Ou seja: começaram errado, tiveram a chance de diminuir o prejuízo mas continuaram com a burrice. Explico: sabia-se que um pneu macio duraria de 8 a 10 voltas. Isso pôde ser observado no início da corrida: o Hamilton, que sabidamente junto com o Massa (aqui a Ferrari também errou e vou explicar adiante) são dois caras que comem pneu como bebem água, trocou os seus macios pelos médios (ou duros, sei lá) na 5a volta, após ser ultrapassado por Alonso e Massa. O Alonso trocou na 7a (o Massa na 8a, vou já falar). Se somarmos 3 voltas que este jogo de pneus já havia dado na classificação, vemos que o Hamilton andou 8 voltas como o seu e o Alonso andou 10 voltas com o dele.

Aí chega-se ao fim da corrida, com o Vettel andando com o final de seu jogo de pneus duros (ou médios, porra) e a Red Bull deixa pra colocar os macios-ultra-rápidos apenas a 4 voltas do fim??? PQP!!! O cara entrou nos boxes na volta 52 e na 56 cruzou a linha de chegada a apenas 2 centésimos ou milésimos (sei lá, porra, colado!) do Hamilton! Lembremos que o Vettel não usou pneus macios na classificação, então os dele eram novos!!! 0KM! Ele poderia dar no mínimo 8 voltas rápidas no Multi-se-phoder com este jogo de pneus e passar tanto o Hamilton e o Haikkonen e chegar em 2o. Ou pelo menos o Hamilton. Ou pelo menos teria a chance de tentar. Na última volta ele tirou 4s do Hamilton!!! Alguém duvida que seria praticamente impossível segurar o Vettel? Duas cagadas de estratégia da Red Bull num mesmo fim de semana.

Ahhh, o Massa, já ia me esquecendo. Replay: “o Hamilton, que sabidamente junto com o Massa são dois caras que comem pneu como bebem água, trocou os seus macios pelos médios (ou duros, sei lá) na 5a volta, após ser ultrapassado por Alonso e Massa. O Alonso trocou na 7a (o Massa na 8a, vou já falar).”

Explico de novo: óbvio que não daria para trocar os pneus do Alonso e do Massa na mesma volta, já que um era o 1o e o outro o 2o, ali colados. Então, se a Ferrari não quisesse phoder o Felipe de vez, bastava apenas, ao definir em que volta o todo-poderoso-Alonso pararia, fazer o pit do Massa uma volta antes, já que este gasta mais pneus que o outro. Se o Hamilton fez o pit dele na 5a e o Alonso faria na 7a, porque não fizeram o do Massa na 6a volta ao invés de jogá-lo aos macarrões lá na 8a volta? Resultado O Hamilton e Alonso fizeram nas voltas adequadas aos seus consumos de pneus e voltaram um atrás do outro, como manda o figurino. Massa fez já com macarronada ao dente e voltou lá na casa do carvalho. E aí já desmoronou psicologicamente como lhe é de costume.

Em resumo: Webber, Massa e Rosberg já entenderam qual o lugar de cada um na equipe. Alonso “redimensionou” Massa. Agora é só extrapolar para Vettel e Hamilton para com os seus.

É ou não é?

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=478734478860091&set=a.216137701786438.50579.215163845217157&type=1&theater

Matteoni
Matteoni
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Putz!!!

Depois de ler esta entrevista do Vettel fico a pensar quem é o estúpido da Red Bull!!??

“Eles (Ferrari) começaram e terminaram com ar limpo. Eu não. Não estou culpando ninguém. É apenas isso o que acontece quando você larga atrás”, disse.

“Precisamos ser justos, Fernando estava muito rápido. Mas se olharmos os tempos do treino livre ele não estava inalcançável. Com mais voltas limpas no começo, nós poderíamos ter uma chance.”

Mas isso é ÓBVIO!!!

Qualquer analfabeto de pai e mãe sabe que largando na frente se tem mais chance de conseguir pista livre! Fora que diminui e muito a chance de acidente, vide o que aconteceu com o próprio Vettel no Brasil e com o Alonso na Malásia.

E PORQUE, INFELIZ, VCS OPTARAM POR NÃO DISPUTAR O Q3 E LARGAR LÁ ATRÁS?

A Red Bull se equiparou a finada MacLaren nessa corrida, que sem ter o que fazer foram pra tática de arriscar fazer alguma coisa. Mas o Vettel tem que pensar sempre em ganhar a corrida.

“A equipe me disse que a diferença para Hamilton era muito grande (11s), mas também estávamos longe do carro atrás, então por que não tentar? Quando eu cheguei à grande reta pela primeira vez e vi Lewis no hairpin, pensei que estava muito longe, mas nos tínhamos mais velocidade no pneu. É um pouco frustrante perder no final. Com mais algumas curvas eu teria tentado alguma coisa”

E PORQUE SABIAM DE TUDO ISSO E NÃO TROCARAM TEU PNEU 2 VOLTAS ANTES???

A falta que faz um Adams Óbvio.

Burn baby Burn
Burn baby Burn
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

O Alonso mostrou algo que muita gente já sabe a muito tempo, ele consege ser veloz administrando o equipamento durante toda a corida, cometendo pouquissimos erros, O Schumaquer era assim, p Senna era assom.. hoje em dia o Raikonnem també, e não é a toda de porque está onde está com uma lotus “mediana”, cito também outro fora de série em outro esporte, como o grande tenista Federer.. O Alonso entra no bólido e esquece do mundo só pensa em uma coisa acelerar o máximo, com a aior precisão.. e foi isso que fez na China..já o restante consegue ser rapido em apenas alguns instantes, não o tempo todo.. isso faz muita dferença entre um às e um bom piloto..
bons pilotos com carros ótimos quase se equiparam aos àses desde que seus carros continuem ótimos. e o Vettel é um grande exeplo disso. mas o Alonso.. consegue fazer isso mesmo que seu bólido não seja tão bom.. e aí ele vira piloto percentual .. como fez no ano passado, faz exatamene a mesmoa coisa com a mesma concentração, e converte poontos como fz no ano passado..
.. palmas para el fodon..

nelson
nelson
Reply to  Burn baby Burn
10 anos atrás

Verdade Burn.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Foi o que Newey proporcionou ao próprio Vettel nos últimos 3 anos….largar no ar limpo e com um carro sem chances de ser alcançado em situações normais(pista seca etc). Ainda assim Alonso (minha opinião) merecia ser o campeão ano passado, e, sõ não o foi pois a Lotus o tirou de 2 corridas> Spa e Suzuka.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Vettel teve 3 corridas, Webber somente duas. Largar em nono é bem diferente de largar dos boxes, mesmo assim o Webber ja estava atras do Raikkonen. A RBR tem um Infinity gigante pintado na asa traseira, você só pode estar brincando. Mesmo assim, a roda caiu pois nao foi apertada direito tanto é que a equipe foi multada, duvido que isso aconteceria com o Vettel.
O desempenho do Massa é muito bom com os options, melhor que do Alonso, talvez por isso ele sempre prefira ficar uma volta a mais que o espanhol. O problema é que ele tem dificuldade pra ultrapassar, aí fica pegando ar sujo, perde downforce e acaba com os pneus. Se tudo desse certo, mesmo se o Vettel parasse antes, talvez ele ficasse em segundo, mas se você lembrar a tática do Sutil na Autralia nao deu certo, a degradação dos options é repentina e a RBR preferiu nao arriscar. Se ele nao tivesse errado poderia facilmente ter passado o Hamilton.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Viram como a Ferrari e o “Alonso” gostaram da estratégia desastrosa da RBR!?? Vão defendê-la até o fim, e se bobear sugerirão repetir! Inclusive com o Massa!

VICENTE MAJÓ DA MAIA
10 anos atrás

Hilária declaração de Felipe Massa para justificar a sua sexta posição: o “macarrão” grudou nos pneus. Que coisa !!! Para o Massa até o macarrão atrapalha.

George McCrae
George McCrae
Reply to  VICENTE MAJÓ DA MAIA
10 anos atrás

É O RESULTADO DE VÁRIAS TEMPORADAS COMENDO NISSIN MIOJO E O PASSA VIVE SONHANDO COM ESTES McCARRÕEZINHOS. KKKKKKKK

Alemão
Alemão
10 anos atrás

Aos defensores do Massa…o que dizer agora?? pelas melhores voltas: Alonso 1:39:50 e Massa 1:40:30…0,8 seg. O Massa é piloto de treino (3 ou 4 voltas), mas não tem consistência durante uma corrida (só em Interlagos) e sempre tem desculpas! Deve sonhar com pneus há uns 4 anos!! Chegar 40seg atrás, tomou até canseira do Di resta e chegou atrás da McLATA do Button, que deu aula hoje! Não são ordens de equipe que favorecem o Alonso…ele (Massa) simplesmente destroi os pneus!!

Alex
Alex
10 anos atrás

Tá certo, o Alonso anda muito, mas tem uma coisa que eu não entendo: Por que o carro dele é sempre ruim e é ele que tira água de pedra? Para com isto, o carro dele é MUITO BOM, confiável, nunca quebra, as estratégias são perfeitas e a equipe raramente erra. Quando o Vettel ganha é porque tinha um Red Bull, quando o tal Alonso ganha vem todo mundo dizendo que ele só ganhou porque é o cara e que o carro não era bom. NINGUÉM ganha com carro ruim, isto nunca existiu na F1. O Vettel é mais piloto que o Weber e o Alonso é mais do que o Massa, segundo piloto da equipe, e pronto. Este negócio é muito chato, ganha o melhor piloto que tiver um carro bom e pronto.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alex
10 anos atrás

Carro ruim era ano passado, em ritmo de corrida era menos ruim. O carro desse ano ele mesmo falou que é bom e so tem que melhorar o ritmo de qly, vcs adoram colocar palavras na boca do espanhol…

Boca
Boca
Reply to  Alex
10 anos atrás

Falou tudo!

Giovani Bogo
Giovani Bogo
Reply to  Alex
10 anos atrás

concordo em número, gênero e grau.

Wanderson
Wanderson
Reply to  Alex
10 anos atrás

É uma das coisas mais chatas que há. É notável que o carro da Ferrari é o que melhor lida com a farofa e que, além de ser privilegiado em tudo, Massa é muito fraquinho. Alonso é muito bom, mas não é esse gênio todo, não. Há muito mais de mídia do que de pilotagem aí.

Carlos
Carlos
Reply to  Alex
10 anos atrás

GRande COmentário Alex!

Ridículo como os comentaristas, em especial o Galvão, maximizam os feitos realizados pelo Alonso – que obviamente é um piloto top.
Se ele largasse em 9o como o Vettel hoje e tivesse feito o que fez iam dizer que ele é muito inteligente…
Claramente o Vettel, e a red bull, estavam com um carro muito abaixo da concorrência hoje…

Antonio
Antonio
10 anos atrás

É…pra quem barbeirou feio na traseira de Vettel na Malásia, ficando pelo caminho, até que Alonso se redimiu legal. Mas, não confeitemos demais, por que é situação momentânea. O futuro, a julgar pelo presente, diz que a disputa pelo título, ao contrário do ano passado, quando apenas a Ferrari do espanhol detinha alguma força para disputar algo com Vettel, ganhou novos reforços. Como explicar um segundo lugar de Kimi após uma largada tão ruim (detalhe: nem ele soube como). E Hamilton!? Quem viu a Mercedes do ano passado e vê essa que está nas mãos do inglês, sabe que já já ele andará na frente novamente. 3ª corrida, 2º pódio. Assim, se por um lado a rapadura anda doce ao lado de Massa, tendo para si o foco de toda a equipe, por outro, o fortalecimento de outros pilotos não menos talentosos faz a conquista ficar ainda mais dura.
Resumindo: vai ter que remar mais esse ano pra conseguir sair do bi.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Antonio
10 anos atrás

Simples, a Lotus é quem menos come pneu e o Kimi é bom pacas!

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

É por isso que não coloca Pirelli nos meus carros desde 1994. Só Bridgestone, Michelin e Continental.
Estes pneus tostines italianos que fazem esta sugeirada toda na pista iriam entupir os já saturados bueiros, boca de lobos das cidades :)

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Vc usa p zero no seu carro??

Fabio
Fabio
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Você ta brincando com essa comentário né meu camarada, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

A não ser que seu carro seja um F1.

Focastro
Focastro
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Vocês não entenderam o comentário dele.
Salvo algumas exceções vale a máxima:
Pirelli: ótimos no seco, péssimos na chuva e não duram nada.
Firestone: médios no seco, ótimos na chuva e duram muito.
Goodyear: ótimos no seco, médios na chuva e duram muito.
Tem os outros mas não andei com todos e não vou opinar.

Pedro
Pedro
Reply to  Focastro
10 anos atrás

Eu acho que depende do pneu, pois pra mim os Pirellis sempre duraram mais que os outros, incluindo Bridgestone não citado. Nunca usei Goodyear.
Em todo caso, mesmo durando mais, não utilizo mais os Pirellis por acha-los muito duros, nunca tive confiança com os mesmos na chuva.
Já os Firestones e Bridgestones dão bastante confiança tanto no seco quanto no molhado, parece que dão mais estabilidade ao carro, porém pra mim duram menos.

nelson
nelson
Reply to  Pedro
10 anos atrás

Alguem aí conhece pneu pior de chuva que o P6000?Eu não.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

O melhor comentario da corrida: “Massa reclama ha tantos anos dos pneus que deveria correr sem eles…”

Giovani Bogo
Giovani Bogo
Reply to  Fernando
10 anos atrás

KKKKKKKK… boa!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

As “Traídas” do Massa caíram na real! Finalmente acordaram…

claudio filho
claudio filho
10 anos atrás

Não consigo entender os comentários aqui. Esse pessoal de mal com vida. “O Massa é um merda!!!” “O Alonso é um vigarista!!!” ” O Vettel não serve pra porra nenhuma!!!”. Queridos eles não estão nem aí para seus comentários. Claro que o Alonso é melhor que o Massa, agora isso não o faz um piloto horrível. Um roda presa. Ele simplesmente é inferior ao cara. Porém ao meu ver se trata de um piloto decente. Se a Ferrari paga pra ele ocupar aquele cockpit é porque o cara leva algo de positivo pra equipe. Nenhuma equipe pagaria uma fortuna para um piloto se o mesmo não fosse apto a guiar um F!. Vamos dar a César o que é de Cesar. Acho q o Brasileiro tem uma síndrome de Ayrton Senna ridícula. Bando de racalcados infelizes com suas vida que sua única escapatória é descontar nos outros suas frustrações particulares.

Alex
Alex
Reply to  claudio filho
10 anos atrás

Até que enfim alguém falou algo que presta.

eduardo
eduardo
Reply to  claudio filho
10 anos atrás

Brilhante, ser segundo de um Alonso ou um Schumacher não faz minguem roda presa, mas o Massa deve parar de reclamar dos pneus e buscar alguma solução,o Alonso ja teve todo tipo de carro e regulamento e sempre andou forte

Focastro
Focastro
Reply to  claudio filho
10 anos atrás

Mandou bem!

É a síndrome do 1º lugar. Não existe outra posição na chegada.
Imagina o dilema:
Você quer ser 1º piloto da Marussia ou 2º piloto da Ferrari ??

Pedro
Pedro
Reply to  claudio filho
10 anos atrás

Muito bom Claudio, síndrome de Ayrton Senna resume perfeitamente o comportamento desse povo que só sabe descer a lenha nos pilotos brasileiros e não conseguem enchergar nada além do que a grande rede passa.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Pedro
10 anos atrás

Síndrome Senniana: mal incurável que ataca as “viúvas” de um modo generalizado.
O principal sintoma se caracteriza por uma vontade irresistível de vitórias (dos outros).
Os sintomas secundários são: sentimento de perda, choro doído, endeusamento de piloto e uma rejeição incontrolável a tudo que lembre um certo alemão.

Edu
Edu
10 anos atrás

Alonso acordou. Melhor ele tentar o tri antes do Vettel ir pra Ferrari, e vencer tudo, como fez o Schumacher. A língua é o próprio chicote, e a do Alonso é comprida demais………………

Freddy
Freddy
Reply to  Edu
10 anos atrás

Dick vigarista alemão na Ferrari, so nos sonhos das tietes de plantão…hahahahaha…talvez se deixar de ser um molequinho mimado, quem sabe…o fato é q se fizesse a cafagestagem que fez no ultimo gp, contrariando uma ordem da equipe, e o símbolo no seu carro fosse o cavalo rampante, no mesmo dia estaria com os classificados nas mãos…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Freddy
10 anos atrás

Qual o problema do “Vigaristinha” (segundo vocês), numa equipe campeã de manobras antiéticas?
Uma equipe que já teve o “Dick Vigarista” (valeu, Top Seven!), e hoje tem o choronso do “Dick Júnior”?

Qual o problema? Nenhum…

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

A RedBull está tomando o lugar da Ferrari nas canalhices: Phoderam com Webber em duas corridas consecutivas….kkk

Luis
Luis
10 anos atrás

Nessa corrida ficou evidente, mais do que tudo, que Felipe Massa acabou em Maranello. Depois do pit-stop, a tal “chavinha” mudou de novo, pois ele percebeu que o time estava com Alonso realmente e que ele não teria mais chances ali. A comemoração da vitória foi bastante enfática ao demonstrar que a equipe estava toda trabalhando para ele, e que é ele que importa ali dentro, terminando com o piloto espanhol balançando a bandeira da Ferrari ao comemorar o triunfo, dizendo sem sombra de dúvidas que a Ferrari é o lugar dele, e de mais ninguém. O ano acabou para Webber já na corrida anterior, e nesta de agora acabou para Rosberg e para o piloto brasileiro. É a realidade das coisas.

Ao Allez "pacheco" Alonso
Ao Allez "pacheco" Alonso
10 anos atrás

O Julaino esta certo!!!

“apos a ultrapassagem do Alonso, sobre o Vettel, na volta 29 , no fim da reta(ele ultrapassou antes umas 2 curvas) ele estava em primeiro e abriu a asa .Pode isso ? Nao tinha ninguém na frente dele . Ninguém viu isso ??”

Só pode usar a asa se for para ultrapassar e não tinha ninguém a frente do espanhol…punição SEVERA ao Alonso, vitória de Raikkonen!!!

Mas do Alonso vai se esperar o que? Basta lembrar do amortecedor de “massa” na Renault em 2006, nas vitórias de 2007 graças ao caso de espionagem! Na vitória em Cingapura graças a Nelsinho, e graças as várias ajudinhas do Massa na Ferrari. Aquele caso do lacre, puta que pariu…bizarro! Nunca vi coisa igual em mais de 30 anos que assisto a F-1. Mas para ser campeão em cima do alemão vale tudo, é o famoso desespero…rs

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ao Allez "pacheco" Alonso
10 anos atrás

A regra é ao menos um segundo atras do carro da frente na zona de detecção do drs, acende a luz verde e pronto. Manda uma reclamacao pra FIA bonitão….

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ao Allez "pacheco" Alonso
10 anos atrás

Reclama pro Biatore e pro Ron Dennis, alonso é pago pra ganhar corridas, Shumacher teve o lacre da mangueira rompido e aí? Na corrida sequinte a Singapura ele ganhou em Suzuka… O Massa disputava o título ano passado, nao, então ele tem que ajudar o companheiro. A estratégia se mostrou certa e ele conseguiu levar a decisão pra ultima prova.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Ao Allez "pacheco" Alonso
10 anos atrás

O caso do lacre “violado” se tornou ainda mais ridículo, quando Massa afirmou que aquilo fazia parte do “jogo de equipe”.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Jogo de equipe é permitido, nem precisava o Massa falar nada, é só pensar um pouco, pista nova, era fundamental largar do lado limpo. Seu choro é livre, ridículo é só por sua conta… Você deve estar contrariado, eu entendo, soltou fogos na Malásia e agora viu o Alonso sobrando, soberbo… Fazer o que se seu Multi21 nao fez nada, né? Vai ver nao deu pra colar o setup do Webber dessa vez, quem sabe no Bahrein?? Chupaaaa Pinto, hahahaha!!!!

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Você é uma chiliquenta sem princípios!

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Gostaria de lembrar apenas ao nobre baba ovo do Picareta das Astúrias que o Vettel ganhou três títulos mundiais em cima do pobre espanhol.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
10 anos atrás

Tira a mão do nariz pra falar comigo!

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Quem manda ser metido, kkkk toma!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ao Allez "pacheco" Alonso
10 anos atrás

Revendo a corrida agora o Vettel fez exatamente a mesma coisa na volta 33 com o Di Resta. E agora bonitão??

Marcelo
Marcelo
Reply to  Ao Allez "pacheco" Alonso
10 anos atrás

O Alonso não jogou sujo. A questão é a seguinte : quando o piloto está a pelo menos 1 segundo do cara da frente ele recebe um sinal do sensor de DRS, autorizando-o a utilizar a asa após cruzar a linha do Drs, ou seja, existem dois pontos , um sendo o sensor e o outro a linha de DRS. Assim caso um piloto cruze o sensor de DRS a pelo menos 1 segundo de seu oponente fica autorizado a utilizar o DRS após passar a linha que vira logo a frente. Contudo, caso ele receba o sinal verde do sensor, mas faça a ultrapassagem antes da linha de DRS, poderá acioná-la da mesma forma , pois já havia sido autorizada a sua utilização. Acho que fui meio prolixo, mas é isso. Espero ter ajudado.

Emerson
Emerson
10 anos atrás

Ainda bem que não acordei às 4:00 pra ver esse passeio do Alonso, acabei de ver o VT. O cara é foda mesmo, ele é tão bom que chega a dar nos nervos quando ele faz um trabalho tão perfeito. Ele é bom de dar raiva, como disse um outro comentarista acima. Já o Felipe Massa nunca se adaptou com pneus que não fossem os mais macios possíveis, por isso não vai ganhar do Alonso nunca. O Felipe em 2014 nem pra piloto de testes da Pirelli não vai servir.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
10 anos atrás

Cade a turma do alemãozinho agora? Alonso foi phodão hoje, em igualdade de condições não tem pra ninguém……este ano parece que a \RBR não tem aquele foguete dos últimos 3 anos! Quero ver Vettel emparelhar!! Cade Pinto e cia?

Alex
Alex
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Não é por nada não, como está a classificação do campeonato? Eu ainda não ví. hehe

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alex
10 anos atrás

O Herdeiro à frente de todos.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alex
10 anos atrás

São 3 corridas de todos contra 2 do alonso, se nao fosse o Vettel Multi21, Kimi tava liderando…

Giovani Bogo
Giovani Bogo
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Alonso não correu algum dos três GPs? Cara, ser torcedor é bacana, mas você é pachecon demais!!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Giovani Bogo
10 anos atrás

Serio que vc nao entendeu?? Tem muitas corridas pela frente, o mundo dá voltas, depois a gente conversa.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez…..se Alonso vencer no Bahrein pode contar que Pinto, Gerson e cia vão tirar umas férias aqui do blog, hahaha……os cara não vão aguentar a pressão, hehe

Carlos
Carlos
Reply to  Alex
10 anos atrás

Igualdade de condições????hahaha
A red bull esteve muito ruim nesse final de semana.
Quem fez uma corrida fantástica, “cerebral” foi o Vettel…
Todo mundo fica comentando o Alonso mas esqueceram que o Vettel fez um início de temporada muito pior no ano passado e foi campeão…
Deve repetir o feito esse ano…

Filipe Rodrigues
Filipe Rodrigues
Reply to  Carlos
10 anos atrás

Cerebral? Ele ganhou na pista só as posições do Ricciardo (Toro Rosso, não conta), Button (Mclaren capengando) e Massa (piloto de autorama que não serve nem pra atrapalhar Vettel). Sorte dele Rosberg ter abandonado. Era até pro Hulkenberg ter ficado na frente dele. Vettel sem carro perfeito é isso ai.

nelson
nelson
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Hoje falou certo. O Alonso sobra realmente. Acho ele 1º, Hamilton 2º, e o alemaõzinho empatado com Kimi.

Giovani Bogo
Giovani Bogo
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Hoje foi igualdade de condições? E por que Australia e Malásia não foram?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Giovani Bogo
10 anos atrás

Malásia teve um brake test vigarista do Mult21, mas fazer o que, a Ferrari resolveu arriscar, se o Alonso tivesse parado dava pra ser sexto, sétimo talvez. Semana que vem tem outro show do Alonso…

Guilherme DTP
Guilherme DTP
10 anos atrás

Raikkonen vai ser campeão desta mierda, anotem, pfv.

nando figueiredo
nando figueiredo
10 anos atrás

O povo que assiste a corrida e reclama da pachecada da transmissão, parece que também não entende o que esta acontecendo na corrida.

Será dificil de perceber que o Massa não sabe usar pneu mais duro???

Vejam com os pneus moles com muita aderencia como no inicio da corrida ele é rapido e anda no ritmo do Alonso, as vezes até mais rapido.

Trocou pra duro na primeira parada e com menos grude no chão ele não consegue andar. Simples assim.

Vejam que ele não conseguiu sequer acompanhar a Force India com pneus muito mais desgastados e ele com pneus novos, não esteve em nenhum momento sequer lado a lado.

Como comparação o Alonso, Kimi e Lewis também voltaram atras da Force India e não tiveram dificuldade em passar.

Agora nego vir dizer que a Ferrari fez de proposito e colocou ele trafego pra ele não poder avançar, qual é???

O Massa precisa parar de reclamar e tentar entender o que acontece com os pneus, alias já passou da hora, ou volta a entregar as marmitas como ele disse que fazia naquele comercial.

Pedro Gomes
Pedro Gomes
10 anos atrás

pera ai. felipe a 1 corrida estava na frente do Alonso no campeonato e sempre largando na frente. basta uma corrida que ele fica para tras que ele já e ruim? não sei não, mas acho que e melhor fazer uma corrida ruim do que não fazer uma igual ao alonso? as pessoas esquecem que o Alonso é melhor que todos agora, e acham que o Alonso so e melhor que o massa.

Ao Allez "pacheco" Alonso
Ao Allez "pacheco" Alonso
10 anos atrás

Se Alonso é tudo isso, porque ele teve que disparar “isso é ridículo” no GP da Alemanha 2010? Pra brigar pelo título naquele ano o espanhol DEPENDEU dos pontos de Felipe no GP alemão. Outro detalhe, faltando duas corridas para a decisão 2010, Alonso liderava com folga:

1-Fernando Alonso,231
2-Mark Webber,220
3-Lewis Hamilton,210
4-Sebastian Vettel,206

Na última prova em Abu Dhabi, Alonso tinha ainda 15 pontos a frente de Vettel:

1-Fernando Alonso,246
2-Mark Webber,238
3-Sebastian Vettel,231

Se Alonso fosse campeão, seria graças aos pontos de Massa na Alemanha!!! Se Alonso é tudo isso, porque ele não ultrapassou no novato Petrov e foi pra cima de Kubica e Rosberg pra buscar os pontos que faltavam? Detalhe, esses três a frente de Alonso tinham carros medianos, duas Renault e uma Mercedes!!!

EU TAMBÉM ACHEI QUE ALONSO TINHA UM PURA CARRO NAQUELE GP, só resta mesmo a desculpa de colocar toda culpa na equipe…

Em 2012 a coisa foi muito pior, nas últimas OITO provas Alonso foi FAVORECIDO NA CARA DURA em QUATRO(ITA-KOR-JPN-BRA), muita coisa!!! O espanhol não consegue bater o alemão sem ajudinhas do companheiro de equipe? Porque o espanhol não foi pra cima de Button na última prova no Brasil e liquidou a fatura? Detalhe, se fosse campeão em 2012 outra vez seria graças aos pontos de Massa.

Olhe o caso da RBR, lá ninguém entrega posição de bandeja, o alemão é tricampeão sem ajudinha do companheiro!!! Vamos ver até a última corrida quantos pontos Massa vai jogar nas mãos de Alonso. Aquele GP da Austrália no minimo classifico como duvidosa, sequer deram chance de Massa “neutralizar” a estratégia do espanhol, o que poderia ter acontecido se Felipe parrasse na volta seguinte ao do espanhol, e não três como aconteceu…

Vettel pode ficar sem o título esse ano, mas se isso acontecer de novo com o espanhol, é outro sério candidato ao suicídio, ainda mais se o alemão for tetracampeão…

Alonso estava com os títulos na mão em 2010/12, a verdade é que piloto e equipe deixaram escapar, coisa que Vettel não fez até hoje…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ao Allez "pacheco" Alonso
10 anos atrás

Na Alemanha 2010 ele era mais rápido, foi mal se isso tira seu sono, mas é verdade.
Abu Dhabi foi um erro da Ferrari, eles marcaram o Webber e esqueceram do Vettel que corria sem pressão, aquele ano foi o ultimo ano da bridgestone, os pneus eram mais que conhecidos pelas equipes, nao tinha DRS. Se o Alonso nao tivesse sido jogado pra fora em spa e suzuka no ano passado teria sido campeão. A mclaren era o carro mais rápido no Brasil, button e hamilton passearam na pista. Vettel nao tem ajuda do companheiro e este nao teve ajuda do vettel em Abu 2010, mas tem uma equipe satélite inteira pra ajudar… Coloca o Alonso na Red Bull ou o Hamilton ou o Kimi, o Vettel só consegue bater em cachorro morto, leia-se Webber e ganhar com carro bom, coloca ele na Marrusia pra ver o coro que ele levaria do Jules.
O Massa nao anda bem com os primes, quando vc vai entender isso? Se a corrida fosse qly e 7 voltas com options ele tava disputando título.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Vejo que você é mesmo um torcedor fanático da Chiliquenta das Astúrias. Você dá chiliquinhos como ela. No fim do ano você vai ver o Vettel celebrando o tetra. Fique calma.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

Apelou perdeu… Chuuuupaaaa!!!!!

Filipe Rodrigues
Filipe Rodrigues
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

E você só falta sentar no colo do Vettel e pedir um salsichão alemão. Deixa de ser ignorante rapaz, Alonso é o melhor do mundo. E isso na opinião de gente muito mais entendida do assunto do que você. Emerson Fittipaldi, por exemplo. O cara anda com qualquer carro, em qualquer situação. Hamilton é o que mais chega perto, grande piloto também. Agora o Vettel? É um palhaço, tal qual foi Schumacher. Só anda com carro bom.

JackSpeed
JackSpeed
10 anos atrás

Alonso pintou o 7 na corrida!!(desculpa Flávio mas nao resisti a essa piada infame)passou por dentro,por fora,com pneu faixa amarela,branca,roxa…o cara eh foda mesmo!ja massa,no Bahrein o rubinho pode ajudar e ensinar novas desculpas para a luneta fé 40s que ele toma de el fodon,essa do pneu esta manjada demais! Saudades de Koba mito,ninguém merece o tal Gutierrez,bracao!

Carlos Santoro
Carlos Santoro
10 anos atrás

Como pode o Felipe reclamar do “macarrãozinho” (graining) nos pneus? Afinal macarrão não é massa?

Pedro Gomes
Pedro Gomes
Reply to  Carlos Santoro
10 anos atrás

boa, boa, boa. muito boa !!!

danielle
danielle
Reply to  Carlos Santoro
10 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkk, é massa, mas faltou o molho.

nelson
nelson
Reply to  danielle
10 anos atrás

Ótimas!!!!!!!

Filipe Rodrigues
Filipe Rodrigues
Reply to  nelson
10 anos atrás

O Massa deveria aproveitar o macarrãozinho dos pneus e no final da corrida fazer uma Macarronada pra turma da Ferrari.

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

Felipe é uma decepção, nem ele acredita em algo mais. Por isso torço pro Vettel e principalmente pro Kimi. Estes pilotos de verdade que correm com a faca nos dentes. Força Kimi…

Doug_SP
Doug_SP
10 anos atrás

Foda mesmo é o Kimi. Se não tivesse largado tão mal ia dar muito trabalho pro Alonso.
Como pelo jeito não adianta torcer pelo Massa, vou torcer pro Kimi esse ano.
O Massa vai terminar a carreira como o Rubinho, sem ganhar porra nenhuma mas como a conta recheada.

Julaino
Julaino
10 anos atrás

Flavio, apos a ultrapassagem do Alonso, sobre o Vettel, na volta 29 , no fim da reta(ele ultrapassou antes umas 2 curvas) ele estava em primeiro e abriu a asa . Pode isso ? Nao tinha ninguém na frente dele . Ninguém viu isso ??

E sei o que é vc ta Sentindo com a Lusa, sou sampaulino e estava no pacaembu
Nos 7×2 contra a sua Lusa . Irrita muito. Tem que mandar ate os faxineiros emhora

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Julaino
10 anos atrás

Ele estava atras antes da zona de detecção do drs, o cara é foda mesmo, meteu por dentro e ainda usou a asa.

Boca
Boca
Reply to  Julaino
10 anos atrás

Eu tb vi. Alias ele faz isso em varias corridas.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Boca
10 anos atrás

Manda uma carta pra FIA, mas antes você prova isso que você tá afirmando…

Boca
Boca
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Calma potencia! Depois das explicacoes tah valendo. Perdoe a ignorancia acerca das regras.

Alexsander
Alexsander
Reply to  Julaino
10 anos atrás

É o seguinte: a zona de detectar o DRS é antes do retão, o Alonso estava atrás do Vettel, justamente na zona de detectação. Só que ele foi experto e o passou antes mesmo de chegar no retão e mesmo assim pôde usar o DRS.

Sacou?

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  Alexsander
10 anos atrás

Saquei! e o Massa, onde estava essa hora? (rs)

Julaino
Julaino
Reply to  Alexsander
10 anos atrás

Ok ! Valeu pela explicação !! Nao deixo de ter ” razão” se é q vcs me entendem ? Pela imagem estou certo, mas pelas regras o que ele fez esta ok !!
Valeu abraço

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Julaino
10 anos atrás

Meodeos…

Julaino
Julaino
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O paga pau allez Alonso , deixe de ser idiota . A observação q fiz sobre o Alonso , faria sobre qualquer outro na mesma situação . Gosto de f1 , tenho 18 anos de f1 em interlagos in loco ,30 de f1 em tv . Já vi WEC, indy, stock, moto gp , formula fiat,formula ford e os Classic que o Gomes corre. Tudo in loco.
Corro de Kart e estou me preparando pra correr de moto , ELF superbike .
Amo o auto e motociclismo.
Apenas interpretei a regra de outra forma , nao me atentando a este detalhe .
Entendeu ?
Ganhe que ganhar , estou ligado no automobilismo , nao sou modinha como vc .
Abraco

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Julaino
10 anos atrás

Hahaha, loser! Interpretou a regra de outro jeito. Kkkkkk, cada uma!!! Ja corri brasileiro de kart e hoje corro de motocross, pregão…

eduardo
eduardo
Reply to  Alexsander
10 anos atrás

na verdade o Vettel deixou passar para não perder tempo numa disputa inutil

Freddy
Freddy
Reply to  Julaino
10 anos atrás

Nessa situação o Alonso estava atras do covardão alemão no ponto de medição do DRS. Por isso pode abrir a asa mesmo tendo ultrapassado…

Geraldo Soares - Lagoa Santa
Geraldo Soares - Lagoa Santa
10 anos atrás

sabe sei que o Alonso é melhor que o Massa, mas é duro ver todas as coisas sendo feita para o Alonso e o Massa em segundo plano.
Outro dia conversando com um Eng Automobilistico, ele deixou claro que ate quando o Massa se adaptar melhor ao carro a Ferrari vai trabalhar para minimizar isso e não para manter e melhorar a performance do Massa
ele citou por exemplo quando os dois pilotos da mesma escuderia saem juntos para as voltas rápidas,, ai o que sai na frente sempre é o que melhor esta adaptado ao dia (isso ocorre so quando o segundo piloto esta melhor que o primeiro) vai a frente para guiar o outro para melhorar….
Massa esse ano nao ganha nada e será o Barrichello do Alonso

abs

Geraldo Soares - Lagoa Santa
Geraldo Soares - Lagoa Santa
Reply to  Geraldo Soares - Lagoa Santa
10 anos atrás

sabe quando o Alonso ta na frente a tática feita é para ele ficar, quando esta atrás a tática é para ele passar o Felipe.
Se o Massa treina melhor, a equipe faz tudo para que o Felipe pegue tráfico para não incomodar o Alonso… A Ferrari abri mão do campeonato de de construtores…
ate quando o Massa vai aceitar isso/

é FG

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Geraldo Soares - Lagoa Santa
10 anos atrás

Nao entendo, brasileiro sempre tem uma desculpinha… Difícil ver o obvio ululante.

Filipe Rodrigues
Filipe Rodrigues
Reply to  Geraldo Soares - Lagoa Santa
10 anos atrás

Você sinceramente acha o Massa melhor do que o Alonso? Acho que os fãs acabam seguindo os passos dos ídolos. O Massa e seus “fãs” vivem de dar desculpas desde 2010. Se ele é prejudicado (coisa que eu não acredito que seja), então que seja HOMEM, engrosse aquela voz de pato fanho e peça pra sair. Certo? Esse é o tipo de piloto para o qual alguém torce? Um trouxa?

Crock
Crock
Reply to  Geraldo Soares - Lagoa Santa
10 anos atrás

Chupa tiete do massa, será que é tão difícil admitir que Alonso é o primeiro piloto por que é melhor, muito simples não acha. Massa na frente do Alonso só vai servir para atrapalhar e quando tem alguma ordem ou favorecimento a favor do Alonso a Ferrari ta mais do que certa.

neto
neto
10 anos atrás

Será que algum dia a Globo vai disponibilizar uma tecla sap só com o som ambiente da corrida, sem narração e comentários? Na boa, sem querer ser implicante demais, mas a transmissão parecia a Portuguesa em Ribeirão! Bastou Massa fazer uma bela ultrapassagem no início da corrida pra mostrar que era um piloto diferente, mais combativo. Aquela bobagem de ´´faca nos dentes´´. Galvão alucinou: ´´seu eu fosse o Massa, encheria a paciência da Ferrari pelo rádio: ´´to mais rápido que o Alonso, to mais rápido que o Alonso, to mais rápido do que o Alonso…´´ Corrida que segue. A Ferrari foi mais rápida ao trocar os pneus do carro do Massa. Ai se fosse diferente… Culpar quem? Massa, que perdia tempo atrás de Di Resta? Melhor culpar a estratégia da Ferrari: ´´quando é o Alonso, a estratégia é perfeita, ele volta da troca de pneus com a pista limpa. Quando é o Massa, ele volta sempre com tráfego à frente´´. Então, tá!

Gerson
Gerson
10 anos atrás

E o Webber vai reclamar de quem? Do Vergne? Vai acusar também de ‘mal coleguismo’ do piloto da filial da RBR??

E o Alonso? A imprensa foi cutucar o cara, olha aí o resultado! Venceu… e Massa em sexto.

Pena que a Mercedes tá sofrendo tanto com esses pneus de ‘borracha genérica’. Hamilton já merece vitória.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Os cinco primeiros fazem justiça porque determinados pilotos são escolhidos para liderar um time! Além de serem os melhores do grid, eles também contam com a sorte de não abandonar de bobeira por erro ou quebra, caso de Rosberg e Webber. Já Grosjean, Perez e Massa além do azar, estão um degrau abaixo do companheiro quando o assunto é tirar o máximo do carro.

Alonso, Kimi e Lewis no pódio foi até previsível, já Vettel e Button pelo carro inferior que tinham pilotaram muuuuito. Ambos foram corajosos em optar por largar mais atrás com médios, largar no meio do pelotão nunca é bom, sempre pode acontecer uma merda nas primeiras voltas.

Achei que a RBR VACILOU na trocar do pneu de Vettel no final, pelo jeito eles estavam de olho em Button, os pneus macios duram pelo menos 7 voltas, se Vettel troca uma volta antes, com certeza chegaria ao pódio com sobras. Foi uma bela corrida do alemão, pelo carro que tinha e por largar em nono o quarto lugar foi um grande resultado. Foram 12 pontos importantes em um início de temporada bem equilibrado na pontuação. Três vencedores diferentes em três provas é um ótimo começo de temporada. Pra quem quer pensar em título, só fazendo média de 14 pontos por prova. Vettel(17,33) Raikkonen(16,33) Alonso(14,33) estão nessa média, já Lewis esta bem próximo com 13,33, mas vai ter que saber economizar pneus ao mesmo tempo ser rápido. Quando o inglês perdeu as duas posições na mesma volta pra Ferrari, ali começou seu calvário…

Rosberg deve estar puto da vida, porque só o seu carro quebra? Felipe Massa melhorou, mas saindo da Ferrari, o máximo consegue é uma vaga de segundo piloto em outro time de ponta. Pra desbancar pilotos como: Alonso, Vettel, Lewis, Kimi na condição de líder vai ser foda. Button também não deve ser desprezado, a Mclaren errou no carro e Jenson esta pagando por isso, mas não vejo piloto melhor pra liderar a Mclaren no momento, o time acertando o carro Button anda bem.

Mas porque você escolheu essa média de 14 pontos pra lutar pelo título?

Porque Vettel foi campeão em 2012 com a média de 14,05!!! Já Alonso fez 13,09. Ambos estão diretamente na briga pelo título, se aparecer outros favoritos uma coisa é certa, vão ter que pilotar muito se quiserem ser campeão. Alonso e Vettel estão em uma fase espetacular em termos de corrida e administração de campeonato, não vai ser fácil bater esses dois pilotos em 2013. Não é a toa que ambos são bi e tricampeão…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Tadinho do Vettel, ele tem uma Caterham, ohhh wait!! Ele tem uma Red Bull!!

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Calma, não dê chiliques!