A HONDA VEM AÍ

SÃO PAULO (se segurem) – Já está na boca do povo há alguns meses, mas agora parece que vai. É esperado para amanhã um anúncio da Honda de que volta à F-1 como fornecedora de motores da McLaren a partir de 2015.

Impossível não lembrar da parceria que durou de 1988 a 1992 e resultou em quatro taças  para os mclarianos: Senna, Prost, Senna e Senna, pela ordem, até 1991; em 1992, deu Mansell com a Williams, e em 1993 a McLaren virou Ford, para se transformar em Peugeot em 1994 e finalmente fechar com a Mercedes em 1995.

O jeito de trabalhar dos japoneses é conhecido. Metódicos, meticulosos, determinados, se transformaram na grande paixão de Ayrton quando o brasileiro começou a trabalhar com eles. Senna é deus lá, um samurai morto em combate.

Os tempos são outros e a McLaren se transformou num time alemão nesses quase 20 anos de Mercedes. Mas será importante começar a pensar em alguém que combine com a Honda e com o jeito japonês de ser. É prematuro especular sobre quem estará nos carros de Woking em 2015, claro. Mas certamente a dupla Button-Pérez não é a mais bem desenhada para o espírito nipônico que deverá ser injetado no time. Hamilton seria o ideal. Mas Kobayashi seria interessantíssimo, também.

mclhAcrescentando que a brincadeira não vai ser só com a McLaren, não — que não vai pagar nada pelos motores. A brincadeira deve incluir Lotus e Williams, as duas hoje em dia abastecidas pela Renault.

E mais: o motor V6 1.6 turbo já está no dinamômetro. Faz algum tempo.

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Agora sim, se o Grosjean não arrebentar, o Koba vai pra Lotus!

Levi Davet
Levi Davet
10 anos atrás

“Mas será importante começar a pensar em alguém que combine com a Honda e com o jeito japonês de ser. É prematuro especular sobre quem estará nos carros de Woking em 2015, claro. Mas certamente a dupla Button-Pérez não é a mais bem desenhada para o espírito nipônico que deverá ser injetado no time.”

Button foi piloto Honda durante os longos anos em que esteve na BAR (posteriormente, Honda) e se adaptou bem à equipe. Até a namorada do cara é de lá. O inglês deve estar dando pulos de alegria.

Jr.
Jr.
10 anos atrás

Eu creio que a Honda vem forte. Já tinha know-how de motores turbo na F1, e continua desenvolvendo motores turbo na Indy. Apesar da diferença na capacidade cúbica e do combustível utilizado.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Flavio,

Imagina só… “alguem” (da McLaren, obvio) consegue um cockpit para o Bruno Senna em 2014 só para ele se “ambientar”, e em 2015 ele é promovido à um lugar na McLaren …

Imagina o “estrago” de Marketing que a McLaren faria … McLaren-Honda-Senna…

Sei que é sonhar muito porque hoje tudo depende muito dos altos valores de patrocinio, mas nao custa nada sonhar.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Isso e sonhar muito mas a Williams ser fornecida pela Honda e Senna voltar para la nao tanto. Tal como a Sauber tambem poderia ser fornecida tambem pela Honda e receber Kobayashi de volta. Os dois estao a fazer um excelente trabalho no WEC, especialmente o Bruno, e em 2014 devem correr na nova Formula E. Em 2015 poderiam estar de volta a F1 com o apoio da Honda…

Hermann
Hermann
10 anos atrás

Sem duvida foi a melhor junção entre equipe e motor.. Mas há uma correções a serem feitas na informação publicada no GP. A Mclaren-Honda obteve 49 vitórias e não 44.. O Senna venceu 35 vezes e não 30.. Com mais 11 vitórias do Prost e 3 do Berger.

Healica
Healica
Reply to  Hermann
10 anos atrás

Revendo suas observações..De fato Senna ganhou 35 corridas pela equipe Mclaren, mas tenho que lembra-lo que em 1993 (ano que obteve 5 vitórias), a Mclaren correu com motor Ford. Então o Grande Prêmio está certo. Senna venceu 30 corridas pilotando um Mclaren com motor Honda. E a dupla Mclaren Honda teve 44 vitórias..

Cicero
Cicero
10 anos atrás

Legal… Mas, é bom lembrar que só de MOTOR não é feito um carro vencedor na F1, vale lembrar os excelentes motores BMW e, claro os MERCEDES, que são os melhores na atualidade. Contudo, os últimos campeões não foram impulsionados pelos motores Mercedes. Mas, tomara que a Honda volte a fazer um casamento com a Mclaren.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
10 anos atrás

bom dia Gomes e galera.

a Honda chegou pipocando…se se garantisse mesmo,entrararia logo em 14…+ vai tentar junto com a Maclarem, Copiar ao Maximo, o melhor motor turbo 14 ,que sera Indiscutivelmente o da Inventora do Automovel MB…para depois entrar…nao vai adiantar Nada…ela Toma-ra PAU feio da Tecnologia MB…a Honda ja tomava PAU da tecnologia Renault…da MB vai levar um Binoculo…hahahahaharsss…e ela nao tera + o ET SENNA para tirar no Braço a diferença…valeu.

Anderson Pereira
Anderson Pereira
10 anos atrás

Eu não ficaria surpreso se o Barrichello voltasse a F1 pela mãos da Honda.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
10 anos atrás

Como é lindo o MP4/4.
Lewis Hamilton certa vez teve a honra de pilotar essa máquina e disse que não imaginava como seria levar esse carro ao limite.
1200HP sem nenhum tipo de controle eletrônico. Tinha que ser macho pra pisar fundo nesses carros.

Genesco
Genesco
10 anos atrás

Geral só lembra da época do Senna, mas esquece que a Honda recentemente (entre 2006 e 2008) fazia o pior carro do grid da F1, e isso com um dos melhores orçamentos… Menos empolgação povo…

Fabio de Deus
Fabio de Deus
10 anos atrás

Sei se o Koba volta pela Honda não… Td bem que é o único piloto japonês com nível bom pra F1, mas há de se lembrar que quem bancou a carreira do cara até a chegada na F1 foi a Toyota, maior rival da Honda, logo…

Christian
Christian
10 anos atrás

Maravilha! Agora só falta mesmo é restringir qualquer recurso aerodinâmico e adotar pneus que durem, para garantir o espetáculo.

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
10 anos atrás

Essa Honda também é uma putaria com entra e sai da F1. Em 2022 eles vão se encher e cair fora de novo.

Lucas Carioli
10 anos atrás

A Williams precisa descolar uma montadora para si também e não ficar pagando motores.

Maxwell
Maxwell
Reply to  Lucas Carioli
10 anos atrás

Tipo quem, a Chevrolet?

Na teoria seria o ideal, mas a Williams não tá com essa moral faz muito tempo, infelizmente!

Regis
Regis
10 anos atrás

Legal! Agora a Mclaren poderia voltar a pintar dos carros de branco e vermelho novamente!

edkaefer
10 anos atrás

O Hamilton é o cara que mais se inspira no Senna atualmente. Tambem acho que seria muito boa essa parceria.

Marluws Casta
Marluws Casta
10 anos atrás

E um eventual Sato bicampeão na Indy? Ele sempre foi piloto da Honda, não?
E com a volta dos motores turbo, aquele estilo de santo antonio retorna em 14?

Gerson
Gerson
10 anos atrás

Acho que vai sobrar uma vaguinha para o Koba numa estas equipes aí hein?! Alguém já avisa o japonês pra ficar esperto…

Button, Grosjean…a chapa começa a esquentar pra esses daí…

Mariana
Mariana
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Véio, você vê o Koba pegando a vaga do Button?? o.O
É muita viagem, convenhamos.

Felipe AG
Felipe AG
10 anos atrás

Baita notícia! Desde meados de 2010, as mídias inglesa e alemã especulavam a volta da Honda para a F1. E sempre linkando os japoneses com a McLaren. E sempre com o regulamento dos novíssimos motores turbos a partir de 2014. Acho que os japoneses estão com certo receio de botar a coisa toda já para 2014. Esperam mais um aninho para desenvolver ainda mais a “usina”. Por lógica, se desde 2010 havia pelo menos boatos disso, é sinal que os caras estão desenvolvendo o motor há pelo menos 3 anos. Ou seja, na teoria, não devem nada para Renault, Mercedes e Ferrari em tempo de desenvolvimento. O que é fundamental nesse negócio. De qualquer modo, bem-vinda de volta à casa, Honda. E bem que o pessoal da Toyota poderia seguir o embalo dos rivais e retornar também, né? Aí seria legal pacas.

Gerson
Gerson
10 anos atrás

Não eram motores Honda na Williams com Piquet e Mansell em 86 e 87?

Eduardo
Eduardo
10 anos atrás

ESSA FOTO AÍ É UMA MINIATURA!!!

samu
samu
10 anos atrás

Flaveta sera a volta do 1º sobrinho a f-1?

Peterson Ferraz
Peterson Ferraz
10 anos atrás

Flavio, acho não só sua reportagem mas como as de outros meios de comunicação tendenciosos, digo isso porque a HONDA voltará a equipar os carros da Mclaren mas como vc mesmo falou mesmo que quase de roda pé da reportagem a Williams tb terá esse motor e parece que somente o Senna com Mclaren que ganhou corridas e títulos com esse motor,ou estamos esquecendo do fantastico FW11B de 1987 que deu o tricampeonato a Piquet e que no ano anterior deu tb o título de construtores a Williams.
E neste mesmo ano só não ganhou o título de pilotos pela briga interna de Piquet e Mansell, senão teriam papado tb essa.
Se foi incrivel a parceria Mclaren-Honda a parceria Williams-Honda não ficou nem um pouco para tras.
E uma prova do que estou falando é este outro post que vc mesmo colocou a vitoria de Piquet na Alemanha em 1986.
Sejamos justos e coloquemos fotos das duas equipes com seus carros empurrados com o motor HONDA.
Fica aqui meu pedido.

LUIS GUSTAVO RANGEL DA SILVA
LUIS GUSTAVO RANGEL DA SILVA
10 anos atrás

Não acha que o FELIPE NASR parece, vou repetir, parece ter um jeito de encarar as corridas, uma maneira concentrada e buscando sempre melhorar na pista e no desenvolvimento do carro que cairia bem com essa maneira nipônica de ser ?

RICARDO
RICARDO
10 anos atrás

Kobayashi na Mc Laren! Seria perfeito.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  RICARDO
10 anos atrás

Seria o primeiro japonês a integrar o quadro de pilotos da equipe.

EduardoRS
EduardoRS
10 anos atrás

Acho que o Koba seria um sonho louco demais, a não ser que a Honda imponha ele na McLaren, o que eu duvido. Mas, se Lotus e Williams vão receber motores Honda também, acho que está aí o bilhete de volta pra F1 pro Koba.

E os japas já têm um know-how extenso sobre motores turbo… com certeza não voltarão apenas a passeio. Mercedes, Ferrari e Renault que se cuidem.

Felipe AG
Felipe AG
Reply to  EduardoRS
10 anos atrás

Eduardo,
As coisas mudaram totalmente dos anos 80 para cá. A tecnologia é outra, e de turbo só tem o nome mesmo. Mas que não dá para menosprazar a capacidade do pessoal da Honda em fazer um motor decente, isso não dá.

Londrinense
Londrinense
Reply to  Felipe AG
10 anos atrás

Humm…. Sei nao… Em 2009, bastou a honda cair fora e colocarem um motor Mercedes, a brawn gp papou todo mundo… Ou seja… Chassi bom, motor (honda) ruim…

André Moraes
André Moraes
10 anos atrás

Como se diria na Bahia, minha nobre terrinha, êta porra! :)

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
10 anos atrás

Acho que para 2014 a Red Bull a Lotus e até a Williams irão se beneficiar muito com a Renault, pois a fabricante francesa, além da Honda, tem vasto conhecimento de motores turbo para F1. A Ferrari nunca teve um motor turbo realmente eficiente na era turbo, que foi de 1977 até 1988, embora seja sabido que os motores atualmente não atingem seu ápice em potência por causa da limitação dos giros, então dificilmente quebram. Os carros da F1 hoje não quebram porque não são levados ao limite extremo como era feito na década de 80. Quem não se lembra que todo Gp tinham pelo menos uns dois à três motores explodindo com aquela fumaça branca – os engenheiros da BMW, Ferrari a até a Honda no início tentavam de tudo para que seus motores suportarem um GP sem explodir. Eu lembro do GP de Ímola de 1982 com a disputa entre Pironi, Villeneuve e Arnoux? Três motores turbo levados ao limite. Era emocionante como aqueles loucos grudados no mesmo vácuo contornavam a temida tamburello a mais de 320Km/h. Como eu acompanhei a F1 desde do início dois anos 70, para mim hoje é tudo muito sem graça, não é automobilismo. Tudo é controlado, a essência das corridas não existe mais, infelizmente, então prefiro não acompanhar mais.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

Gomes, a partir de quando é interessante as equipes abandonarem os projetos desse ano pra se dedicar ao ano que vem?!
ou as mais ricas tem outros grupos que cuidam disso enquanto rola o campeonato desse ano?!

Ferdinandes
Ferdinandes
Reply to  Rafael Chinini
10 anos atrás

Dê uma data e hora do tal abandono, FG.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
Reply to  Ferdinandes
10 anos atrás

e mande um alerta no meu celular claro!

Delano Braga Santos
10 anos atrás

Só lembrando Flávio Gomes quando se firmou a parceria entre MCLAREN-HONDA estreiou com vitória de Alain Prost em 1988 no G.P do Brasil e encerrou com chave de ouro na Austrália em 1992 na última corrida com vitória de Berger.

Quando a HONDA fornecceu motores pós o fim da parceria com Mclaren, somente em 2004 e 2006 ela obteve seus melhores retrospectos, e o piloto que conseguiu isso foi um tal de Jenson Button.

Quem a Honda volte com tudo e traga outras fornecedoras de motores para os times.

Igor
Igor
10 anos atrás

Como Senna é um deus lá, a Honda gostaria de ter um outro Senna como piloto em alguma equipe com seus motores, como foi dito em outro site.

Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
10 anos atrás

Eu acho esse carro muito bonito e nostálgico sim, principalmente porque lembra a melhor dupla de pilotos de todos os tempos.
Mas o carro mais bonito da era moderna pra mim é a Williams FW14B do Mansell
http://www.andymathews.com/gallery/full_body_images/Hi-Res-Downloads/1024/1024_FW14B_3-4_Front.jpg

Felipe
Felipe
Reply to  Marcos Oliveira
10 anos atrás

esse carro é lindo mesmo! esses 2 citados e essa ferrari, me fizeram pegar gosto pela F-1. dps descobri os classicos..
http://1.bp.blogspot.com/_I-d821V5nZQ/S6wR9JWqukI/AAAAAAAACQ0/CdxlGh02vpY/s1600/ferrari-1991-alesi-mexico.jpg

A.Vandelay
A.Vandelay
Reply to  Felipe
10 anos atrás

Gosto da Ferrari F189 que é praticamente idêntica a essa, mas inteira carenada de vermelho. Que me lembre também foi o primeiro câmbio semi-automático da F1. Não foram eles que introduziram a famosa asa de borboleta?

Flavio
Flavio
10 anos atrás

Um dos mais belos carros de F1 já feitos.
Koba seria um sonho, quem sabe ao lado de um Brasileiro, melhor ainda.

Peter Losch
Peter Losch
10 anos atrás

Interessante eu preferir o MP4/5 a este MP4/4. Além de mais bonito, na minha modesta opinião, o som do motor é música, sinfonia para os ouvidos. Adoro ver (em vídeos) o Ayrton maltratando o conjunto motor/câmbio deste carro.
Seja bem-vinda de volta, Honda!

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

Acho que o Alonso seria sem dúvida o melhor nome, se piloto e equipe forem capazes de passar uma borracha no passado.
E fico imaginando como será a pintura. O prata cromado não deve ser mantido com a saída da Mercedes.

askjao
askjao
10 anos atrás

Será que nessa época os engenheiros já otimizavam o fluxo de ar?

Andre Luiz
Andre Luiz
10 anos atrás

Esse carro é lindo, sempre fã da Mclaren, mesmo que haja dois pilotos tão bons em apenas economizar borracha atualmente.

victor freire
victor freire
10 anos atrás

mclaren, lotus e williams usando honda? é uma máquina do tempo?

Fabio de Deus
Fabio de Deus
Reply to  victor freire
10 anos atrás

Hahaha, eu pensei a mesma coisa!! E, acho que ao menos em 88, naquela temporada dominada pela McLaren, o motor era um V6 turbo, assim como serão a partir de 2014…

A.Vandelay
A.Vandelay
10 anos atrás

A MP4/4 tinha um V6 bi-turbo da… Honda. Se isso não é cartão de visitas o suficiente…

Gostaria de ver o Alonso trabalhando com os japas.

Jr.
Jr.
Reply to  A.Vandelay
10 anos atrás

Seria interessante, pelo piloto. Mas creio que o caráter do cidadão não se encaixe no estilo japonês de ser.

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Jr.
10 anos atrás

O Senna era um santo, e por isso trabalhou bem com os japoneses…
O que importa é TRABALHO e RESULTADO, não caráter. Na F1, pelo menos…

Jr.
Jr.
Reply to  Danilo Candido
10 anos atrás

Pra VOCÊ, Briatore, etc., pode ser que não…
Pros japoneses, pode ter certeza.

Helton Fernandes
Helton Fernandes
10 anos atrás

Se fosse pro ano que vem acho que Mito seria bem provável.
Ficar 2 anos fora da F1 atual e voltar no mesmo nível só pro Kimi…

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

Quem sabe a porta para o retorno de Kobayashi à F1.

Seria legal demais…

Décio Pignattari
Décio Pignattari
10 anos atrás

Eu iria comentar o que o Alberto, em baixo, já disse. Mas vou repetir:

Este da foto, me é o carro mais bonita da história moderna da F1, desde quando o design começou a deixar de ser charuto e passou a ser mais “em forma de míssil”.

Não sei se é a influência forte da nostalgia, mas essa pintura da Marlboro é uma obra-prima amalgamada no inconsciente de gerações.

Sem esses vincos e curvas de hoje – só possíveis de serem desenvolvidos com a informática – essa carroceria daria fácil para ser feita a réplica de fibra, hoje, se algum entusiasta quissesse se aventurar.

Renato Ariano
Renato Ariano
Reply to  Décio Pignattari
10 anos atrás

Ae Décio o sonho dos que amam carros bonitos esta virando realidade , mesmo que seja pra poucos que tem como ter um desse em casa ! http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-479854269-replica-lotus-ayrton-senna-98-t-_JM

Lucius
Lucius
10 anos atrás

Essa dupla Button-Pérez não me inspira confiança pra desenvolver um carro. Uma boa para a McLaren poderia ser o Kimi e o Koba. Será que com Honda a Petrobrás consegue voltar à categoria?

Reinaldo
Reinaldo
Reply to  Lucius
10 anos atrás

cruz credo! a Petrobras voltar para quê? já é um absurdo o que a petrobras paga de patrocinio para uns times no Brasil, ainda mais sendo uma estatal… e dá onde saí o dinheiro para estampar tanta coisa?

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Reinaldo
10 anos atrás

Quais times que a Petrobras patrocina…diga aê?

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

A Honda não deve vir para brincadeira. Certamente os japoneses vão querer apagar a má imagem deixada pela equipe Honda, cujo fiasco foi ainda maior depois que Brawn pegou a equipe em cacos e levou o caneco.
E pelas equipes às quais a Honda está se associando, especialmente McLaren e Lotus, não dá pra ser diferente.

Alberto
Alberto
10 anos atrás

Essa McLaren da foto é um dos carros de F1 mais belos que já existiram.

Alemão
Alemão
Reply to  Alberto
10 anos atrás

Esse carro era foda!!! muito bonito!!

Nelson
Nelson
10 anos atrás

É uma bela notícia. Só espero que desta vez eles mandem motores iguais para os dois pilotos!

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Outro que fisgou a isca/engodo do francês narigudo, kkkk

Jr.
Jr.
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Fazer o quê, né? Tem gente que ainda acredita em histórias da carochinha…

Nelson
Nelson
Reply to  Jr.
10 anos atrás

Os bobões aí de cima deveriam saber ler em frances, ingles e italiano e gastar um pouquinho em revistas especializadas e ouvir menos a grobo. Devem ser daqueles que até hoje acham que Senna morreu porque quebrou a barra de direção e não os pneus que estavam frios. Deus, apiedai-vos, eles não sabem o que dizem!!!!!!!

Nelson
Nelson
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Completando: Quando Prost exigiu que trocassem os motores, ganhou Pau Ricard e Silvestone, as duas seguidas com o motor que era para o Senna. Duvida, pergunte a quem sabe…

Fabrício Lima
Fabrício Lima
Reply to  Nelson
10 anos atrás

E quem sabe então?

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Fabrício Lima
10 anos atrás

kkk…..quem sabe, já fez piada desse comentário.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Aquela saída de frente escrota numa curva que era quase uma reta, feita de pé em baixo em última marcha se deu pelos pneus frios?? Mesmo que tivessem em um congelador… Explica aí essa teoria, se foi pneu, encobriram bem pra tirar o da goodyear da reta.

leof1
leof1
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=V8M7oWrjtx8

Alguém acredita que essa cena acabou ali, que não ouve corte nessa imagem.

Sabem qual o país que mais criticam Senna? E o Brasil…

Nelson
Nelson
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Vou DESENHAR: Se voces se lembram, o Senna nos treinos de sexta e sabado reclamava com os engenheitos da good year que eles não esquentavam, passou até na tv uma bronca brava dele nos caras, li em varios lugares sobre isto. Mas mesmo aqueles que só veem globo, tambem puderam ver e ouvir. Depois de varias voltas atras do safety car, os pneus esfriaram sim, e naquela curva “quase reta” naquela velocidade saiu reto sim. No dia seguinte ao acidente, Damon Hill já falava que este foi o motivo e que ele teve o mesmo problema. Allez, pelos comentarios seus que já li,te considero uma pessoa inteligente, não sei sua idade ou se assistiu aquela tragédia na epoca mas foi claro como água a total falta de aderencia naquela velocidade. Varias opiniões foram dadas em revistas como Sport-Auto, Motorsport,Autosport,grandprix e outras que li. Senna estava um tanto quanto abalado naquele fim de semana e ralmente cometeu um erro de julgamento, Infelizmente deu azar

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Sabe porque essa história pra mim nao cola. Ela saiu da boca do Damon Hill depois que reabriram o inquérito contra Head e Williams, culpar quem morreu é a melhor forma de salvar os que fizeram uma cagada, não? Saída de frente por pneus frios, o cara vira o volante e o carro vai reto, pra retomar o grip, você vira mais o volante e alivia um pouco o pé. Essa característica é comum nos carros de tração dianteira e o retorno do controle pelo motorista comum é mais natural que corrigir um carro sobreesterçante. Um piloto experiente como o Senna perceberia isso, ele havia percorrido distancia suficiente pra aquecer os pneus depois da saída do safety car. Na câmera onboard que vemos a batida, percebe-se que as rodas estão retas, fazendo o carro ir diretamente ao muro. Se houvesse perda de grip, elas estariam viradas e o carro indo reto. Nao foi o que aconteceu.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Tá bom….então só o pneu do Senna não aqueceu? acho que vc se faz que lê tais fontes mas é um fanfarrão véi…..aqui não há espaço pra achismos. Ninguém ná época cogitou que fosse um erro de pilotagem…..nem pilotos nem dirigentes, e nem os comentaristas…..porque ali naquele ponto não há erro humano e sim quebras, ou pneus furados ou sei lá qualquer outro problema mecanico. E outra, basta ver nos ultimos momentos que Senna virava p/ um lado mas o carro seguia na linha reta. é chato ter de ficar explicando o óbvio p/ uns caras que se dizem entendidos do esporte viu…..Mané!

Jr.
Jr.
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

O próprio Piquet, desafeto público do Senna, em entrevista ao Roda Viva, afirmou categoricamente que aquilo não era, não poderia ser falha humana. Acho que o sr. precisa rever suas fontes.

João
João
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Nossa Nelson, como vc é esperto! E ainda sabe ler em italiano e francês, uau! Ninguém aqui no Brasil sabe da verdade da morte do Senna, apenas você e a sua inquestionável tese dos pneus frios. Praticamente um “jênio”, está mesmo de parabéns.

Jr.
Jr.
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Não liga não, acabou o estoque de Gardenal do sujeito.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Jr.
10 anos atrás

Esse Nelson é um pirado mesmo! kkk

Danilo Candido
Danilo Candido
10 anos atrás

Williams (também) com Honda, Flavio ? Não seria a Sauber, conforme publicado pelo próprio Grande Prêmio ?

Paulo Vargas
Paulo Vargas
10 anos atrás

Tomara que a Honda possa ter novamente pilotos parecidos com Ayrton Senna em sua volta à F1.

José Quintana
José Quintana
10 anos atrás

Good News!

Button concordo( e a Honda conhece e o conhece bem….) Perez é latino e têm essa e a outra temporada para mostrar se pode ou não liderar um team, já vem melhorando.

Mas seria D+ o retorno do mito e ainda por cima num bólido da Mclaren, ou nem que seja numa equipe secundária da Honda como a Willians (quem diria, secundária…) ou a Lotus.

Henrique Rocha
Henrique Rocha
10 anos atrás

Se a Mercedes continuar decepcionando, acho que o Hamilton no mínimo consideraria uma volta à casa que o trouxe para a F1. Não vejo o Pérez lá por muito tempo e o Button anda bastante apagado. Ele é um cara discreto, mas com esse carro ruim e sem disputar nada, a gente mal lembra que ele existe. Já o Kobayashi ia ser um sonho mesmo e provavelmente o japonês mais bem cotado para estar lá. Fora esses, não sei. Hulkenberg, talvez?
Mas que se confirme a volta! A Honda vai agitar as coisas.