LONGE DE CASA

Europe_1142SÃO PAULO (interessante) – Está lá no Grande Prêmio. Vettel não vence uma corrida na Europa há quase dois anos. Suas últimas dez vitórias aconteceram na Ásia. É a maior sequência de triunfos de um piloto na história sem umazinha sequer no Velho Continente.

Sim, é óbvio que isso acontece porque hoje o calendário tem um caminhão de provas do outro lado do planeta. Mas não deixa de ser bem curioso. Eu sinto saudades de mais corridas europeias. Elas tinham outro clima. Países como Suécia, Holanda, França, Portugal e Áustria fazem falta. Fora as pistas que, nos últimos anos, sediaran GPs da Europa e San Marino.

Saudades da Europa. Um ano longe começa a dar coceira. Acho que vou pra lá. Tem Le Mans mês que vem, né? Boa ideia.

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Luis Eduardo
Luis Eduardo
10 anos atrás

Pra mim o calendário ideal da F-1 tinha que ter 18 provas, juntando tradição e modernidade.

Oito na Europa: Inglaterra, Itália, Alemanha, França, Espanha, Mônaco, Bélgica e um GP da Europa alternando a cada ano pistas históricas como Zandvoort, Estoril, Anderstorp.

Quatro nas Américas: Brasil, Canadá, EUA e um GP das Américas, alternando Argentina, México.e outra pista brasileira ou americana.

Quatro na Ásia: Japão, China, Cingapura (pela beleza da pista de rua) e um GP da Ásia alternando Bahrein, Emirados, Índia, Coreia, Malásia.

E pra fechar os cinco continentes, o GP da Austrália e o GP da África do Sul.

Jaime Boueri
10 anos atrás

Estranho MESMO é o Alonso não vencer uma corrida em casa desde 2006, quando ainda corria pela Renault e acabou sendo campeão mundial daquele ano. Aí sim, um baita jejum.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Jaime Boueri
10 anos atrás

Ele ganhou em Valência, não era o Gp da Espanha e sim da Europa, mas acho que vale. O Vettel já ganhou na Alemanha? Acho que nao…

Emerson Martinez
Emerson Martinez
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Valência não conta? Não é Espanha? E que “país” é esse chamado “Europa?” Aposto que se existisse um GP das Américas em Interlagos e o Felipe Passa ganhasse vocês Pachecóides não viriam com essa…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

O Herdeiro é o primeiro a levantar um campeonato (2012), sem vencer no circuito europeu.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Ou seja, foi o primeiro a ser campeão sem ganhar num circuito de verdade…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

…derrotando o teu ídolo, que venceu em circuitos de verdade.

Marcio
Marcio
10 anos atrás

Isso é mais uma coisa que me desanima na fórmula pit stop, um monte de circuitos sem graça em países sem tradição automobilística.

Sanzio
Sanzio
10 anos atrás

Se precisar de alguém pra ajudar a cobrir a LeMans, tamos aí! o/

José Morelli
José Morelli
10 anos atrás

Eu não sei até quando esse calendário asiático-centrista irá continuar, mas é um absurdo!!!

Acho que a única alma (dos chefões da F1) que tem coragem de ir à público reclamar disso é o Lucca di Montezemolo, que aliás hoje possui minha total simpatia por isso. Eu acho inclusive que é o caso da Ferrari começar a ameaçar abandonar a categoria pra parar essa onda de corrida na Ásia, em países sem a MENOR expressão, sem mercado algum pra categoria, em corridas feitas para realezas árabes e milionários da Cochinchina massagearem seus egos. São países sem tradição, sem até mesmo CLIMA pra corridas de automóvel. O fator tradição e romantismo na F1 do Bernie Ecclestone é totalmente solapada, atropelada, em nome de interesses mesquinhos.

Se hoje a F1, embora mais rica, é uma merda em atrair novos públicos, em muito à esta idéia estapafúrdia de se fazer corridas na Ásia sem parar. Uma ou outra, em países tradicionais, Japão por exemplo, tudo bem, agora Bahrain, Índia, Emirados Árabes, China……ah pelo amor de Deus. Só faltam nos próximos anos o glamurosos GP do Camboja, em meio aos escombros do genocídio de Pol Pot, um GP de Bangladesh (com corridas de Tuk-Tuk como evento preliminar), GP do Laos, GP do Vietnã, GP da Arábia Saudita abençoado por Maomé e Alá, entre outros. Enquanto isso, autódromos belíssimos e tradicionais COM PÚBLICO QUE GOSTA E ENTENDE, estão de fora. Isso eu não entendo, por mais que alguém queira justificar que a Ásia é um mercado promissor…eu não concebo um futuro de Fórmula 1 exclusivamente asiático, de jeito maneira. Quem imagina o Automobilismo só do ponto de vista de negócios, sem levar em conta o fator cultural, me desculpe a grosseria, mas esta(s) pessoa(s) são asnos que andam e falam.

Por que tiraram Imola? Só por causa das más memórias? QUE ABSURDO!!! Cadê o GP da Holanda? Cadê o GP da França? Cadê o GP da Suécia em Anderstop?

A imprensa sem rabo preso tinha que martelar encima disso exaustivamente, quem sabe mobilizar os fãs de todo o mundo a cair encima matando da F1 por estas decisões gagás do Bernie Ecclestone. Isso é ridículo, tá na hora dos fãs acordarem!

Cássio(Kazim)
Cássio(Kazim)
Reply to  José Morelli
10 anos atrás

Anderstorp,o Zandvoort capado e Imola picotada são lixos piores que um Abu Dhabi da vida,já foram tarde,e ficar na mesmice de sempre também não dá,é que nem ter antipatia pela Force India só porque é de um pais sem tradição e quer ajudar dando essa tradição que lhe falta,não dou 20 anos para Sepang,Buddh e Istambul se tornarem tão lendárias como essas.Não querem corridas em lugares deficitários como a África ou cheio de ”coxinhas” como a Ásia como vocês mesmo dizem criem a Fórmula Europa,E que moral a Ferrari teria para querer ameaçar alguma coisa,desde 1996 que se tornou um antro de vigaristas,Massa e Piero Ferrari entre eles.Deixem de ser chatos e deem uma chance a paises que querem criar tradição como a India que está investindo em formação de pilotos bons como a Indonésia com seu Ryo Harianto(é esse o nome do piá?)Pensem nisso.

George McCrae
George McCrae
10 anos atrás

Dos circuitos europeus que fazem falta: Hockenheim (traçado antigo) e Ímola, apesar dos acontecimentos de 1994 é um circuito muito interessante para ultrapassagens e habilidade dos pilotos.

George McCrae
George McCrae
Reply to  George McCrae
10 anos atrás

Deus o livre, ficar sem Spa, Monza, Monte Carlo….

Ronaldo
Ronaldo
Reply to  George McCrae
10 anos atrás

Cara, as últimas corridas em San Marino foram um saco! Para os carros de hoje é impossível ultrapassar em um circuito como aquele, sem freadas fortes, estreito e com curvas rápidas. Isso sem falar que sem tamburello e Villeneuve o circuito ficou ainda mais chato. Eram duas corridas que nem assistia na década passada, San Marino e Espanha.

Ronaldo
Ronaldo
Reply to  Ronaldo
10 anos atrás

Só pra fazer um desagravo, as corridas foram espetaculares por lá, até ali em 94, talvez 96. Depois, um lixo.

Gerson
Gerson
10 anos atrás

Verdade. As corridas e circuitos europeus sempre foram os mais interessantes para pilotos e para quem assiste F1.
Grandes circuitos, bem diferentes dos “feitos á régua” e truncados da Ásia!
E de tempos em tempos ainda ouvimos ou lemos que Spa pode sair da F1!! (ou a F1 não passar mais por lá).
Se esse dia chegar, vai ser o começo do fim.
Aí vamos fazer uma baixo assinado pra ter uma F1 “Ocidental” e outra F1 “Oriental”!!!

Acho que Vettel nem tinha essa ‘estatística’ de “quase 2 anos” sem vencer na Europa. Ninguém duvida que ainda tem anos de sobra pra vencer lá também…

Ferdinandes
Ferdinandes
10 anos atrás

Sinto falta é dos GPs da Argentina, do México e do Brasil (leia-se, Rio/Jacarepaguá, não o velório chamado Interlagos). Aquela bagunça organizada, aquela descontração latina, que tanto humanizava a F1

Gerson
Gerson
Reply to  Ferdinandes
10 anos atrás

Velório? Vige…

Que tal F1 em Salvador então? Dói menos?

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Ferdinandes
10 anos atrás

Rio/Jacarepaguá?
Só no nitendo agora!
Eu ainda preferia a velha Interlagos com seus quase 8 km.
E Watkins Glen!
E curvas como a Tamburello e a Peraltada! Enfim um mundo real não esta pseudo-matrix.

Daniel Soares Martins
Daniel Soares Martins
10 anos atrás

Estribado você, heim?! É só querer… e Europa, aío vamos nós. Sou do tempo que, ao menos para a maioria, Europa era tão distante e difícil de ir quanto o Japão. O mundo hoje tá fácil demais. E tem gente que reclama.

Daniel Soares Martins
Daniel Soares Martins
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Tendo em vista seus planos para quando for presidente do mundo… você não reclama nada.

Daniel Soares Martins
Daniel Soares Martins
Reply to  Daniel Soares Martins
10 anos atrás

Não precisa apelar não. É só brincadeira.

Vinicius
Vinicius
10 anos atrás

Me leva pra Le Mans !!! hahahahah DKW neles !!!! O Prius vai comer poeira rs

Zé Dirceu
Zé Dirceu
10 anos atrás

GP da Áustria é um dos que eu mais gostava.

George McCrae
George McCrae
Reply to  Zé Dirceu
10 anos atrás

Aquele GP de 2001 e 2002 são os melhores da vida do Roo Benz Barrie Kelo!!!! kkkkk

Allez Alonso
Allez Alonso
10 anos atrás

Uma vez um amigo comentou que a rbr só anda bem nos tilkódromos e eu nem tinha me ligado. Não é que tem a haver mesmo…

JOÃO PEDRO MARCHINA
JOÃO PEDRO MARCHINA
Reply to  Allez Alonso
10 anos atrás

Se for quem pilota o #69? o Ceregatti?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  JOÃO PEDRO MARCHINA
10 anos atrás

Ceraga se tivesse 3 meses a menos tava dando coro no Alonso, hehehe…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso
10 anos atrás

Putz é “a ver”… Oi? daqui a pouco vem corrigir, my bad Pasqualito!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Bem, se é para corrigir, vamos lá: não é coro, é couro.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Ahh vá… Serio??

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

acho que voltar a ter mais corridas na Europa faria bem a F1 e sua popularidade.
só não faz bem pro bolso do Bernie né?!!
tantas categorias correm por ótimas pistas ai, e a F1 só naquele cenário amarelo da Ásia (acho que por causa do War relaciona ásia a cor amarela)

San Marino, Austria, até da França já senti falta.