NÃO MUDA…

SÃO PAULO (e assim vamos) – Vexame do dia hoje no Anhembi foi o furto de equipamentos da TV Bandeirantes. Falha de organização e segurança, claro.

Mas, sobretudo, falha de caráter do brasileiro, que já está dando no saco.

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Valmir Passos
Valmir Passos
10 anos atrás

Não adianta reclamarem ou se sentirem “ofendidos”. Falta de caráter do brasileiro sim!!! O Flavio está coberto de razão. A grande maioria das pessoas por aqui age de forma errada. Falta caráter, civilidade, senso coletivo. Brasileiro só se importa consigo próprio e está sempre pronto a passar a perna no próximo. É vergonhoso, mas verdade. Não vemos esse tipo de coisa em países de primeiro mundo, com povo realmente educado. Enquanto isso, continua a impunidade geral por aqui, e continuamos colocando bandidos no congresso, e os bandidos livres nas ruas.

Rafael Vieira
10 anos atrás

Esquenta não rapaziada, vamos ter Copa e Olimpíadas nos próximos anos, isso vai resolver todos os nossos problemas sociais, muito mais do que se tivessem investido toda essa grana em ensino de qualidade no país.

Como sempre, professores fazendo greve na Paulista e a elite fazendo a festa no Anhembi.

Esse é o Brasil.

Caveira
Caveira
10 anos atrás

Corrija, Sr. Gomes…. Falha de caráter do SER HUMANO em geral….. Brasileiro acha que coisas ruins só acontecem aqui……

Boa Morte a todos
Caveira

Sugiro: http://olivierdobrasil.blogspot.com.br/2013/04/curiosidades-brasileiras.html

Doug
Doug
10 anos atrás

Durante a copa do mundo eu vou é ficar enfiado em casa. Com 3 cadeados no portão – não que isso vá mudar alguma coisa.

Jones
Jones
10 anos atrás

Como se só tivessem ladrões no Brasil, quer fugir dos ladrões mude de planeta.
http://www.forumula1.com/news/sauber-team-victim-montreal-robbery/

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
10 anos atrás

A semente de todos os nossos problemas: o Brasil está repleto de brasileiros… se está dando no saco pra ti, Gomes, no meu já deu a muito, muito tempo…

Douglas Amorim
Douglas Amorim
10 anos atrás

É muito fácil culpar os políticos, mas eles são apenas reflexo da nossa sociedade. Não há nada que justifique esse aumento da violencia. Quando supostamente somos menos analfabetos, quando vivemos taxas de desemprego relativamente baixas (vide Espanha) e supostamente vivendo mais e melhor que em outras épocas. Não temos grandes catastrofes naturais, temos clima bom o ano inteiro, temos água, recursos naturais e muitas outras coisas. Generalizando rasteiramente, nós brasileiros somos sortidos de maus exemplos por excelência, porque medianamente temos complexo de inferioridade, dependência do governo (choradeira) e muita criatividade quando o tema é canalhice. Talvez um dia isso mude, mas vai demorar porque simplesmente é cultural.
Não quero ofender ninguém nem fazer mea culpa. É apenas um comentário que me pareceu conveniente, pois tenho certeza que ali no Anhembi, cenário do roubo, deveriam ter apenas pessoas que estivessem trabalhando no evento. Não é difícil imaginar que essas mesmas pessoas surrupiaram o material dos jornalistas. Os oportunistas, sempre eles….

Jr.
Jr.
Reply to  Douglas Amorim
10 anos atrás

Perfeito. Eu penso mais além: falta ao brasileiro uma identidade própria como povo, pátria. Só no futebol é que o brasileiro tem esse ‘patriotismo’. E penso que isso não acontece só por aqui, mas em todos os países dito “colonizados” pelos europeus. Ao contrário das colônias, que têm uma história sofrida, consolidada, através de guerras e até pelo próprio tempo. Sou funcionário de escola de ensino fundamental Ciclo II (6º ao 9º anos, ou, como antigamente, 5ª a 8ª séries), e entristece ver a parcela de alunos que não respeitam nossos símbolos nacionais, como a Bandeira, o Hino Nacional, e demais. E o povo, nas épocas de Copa, pinta tudo de verde-amarelo, as bandeirinhas viram febre…

Gerson
Gerson
10 anos atrás

Por ser aqui em SP/SP já podemos nos dar por satisfeitos neste roubo pelo fato do bandido não ter atirado na cabeça de alguém que não reagiu!!

Obrigado “governador” Geraldo Alckmin!!

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Flávio, não se esqueça que o nosso super heroi é Macuaníma!
Tinhamos um pouco de carater até Pedro Alvares Cabral ter fincado a sua bandeira aqui, depois disso a coisa desandou …
Tomara que não, mas a Copa poderá ser uma vergonha, um mico mundial para esse caráter malemolente do brasileiro.
A maior sequela que a ditadura militar nos deixou foi a incapacidade de fazer justiça.
Temos um medo danado de colocar atrás das grades quem quem quer que seja.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Ops!
Macunaíma.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

Junte-se à isso os assaltos às vans dos turistas no Rio de Janeiro, fora os constantes noticiários dando conta da violência, fica a dúvida: estamos mesmo preparados para os eventos que acontecerão por aqui? Não estou nem questionando o lado financeiro para custear esses eventos.

marcelo a f da silva
marcelo a f da silva
10 anos atrás

Isso também acontece lá fora ! Menos com o “complexo de vira lata ” !

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  marcelo a f da silva
10 anos atrás

Como não ter complexo de inferioridade sendo compatriota de caras como você? Que vive de frases manjadas e alienação?

Flávio Augusto
Flávio Augusto
Reply to  Fabiano Lacerda
10 anos atrás

Estimado Fabiano Lacerda:

Há um instituto denominado naturalização. Que tal tornar-se norte-americano, japonês, suíço, alemão etc.?

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

Infelizmente a cultura social brasileira cultua uns valores travestidos de “esperteza” que redundam nisso aí.
A sociedade brasileira tem uma lacuna ética gigante. Basta ver nosso comportamento no trânsito, a postura dos funcionários públicos no trabalho, o quanto o consumidor é lesado por todo tipo de prestador de serviço: mecânicos, pedreiros, advogados, médicos…
E com essa estrutura educacional que, além de falida, prioriza a “formação profissional” e joga no lixo qualquer formação humanística, a tendência é só piorar.

Alemão
Alemão
10 anos atrás

Aqui em Tarumã, na prova da stock, roubaram dois capacetes de pilotos……Vale agora o bordão: – Quero ver na Copa!!

PRNDSL
PRNDSL
10 anos atrás

Como está indo, o lema na bandeira será logo mudado para : PERDEU, PLAYBOY

luiz alberto
luiz alberto
10 anos atrás

Bem: O roubo já começa pelo circuito Anhembi ,pois a cidade tem um autodromo internacional,este gp poderia ser em Campinas,Santos,S.J.dos Campos,Ribeirão Preto,ou qualquer outra localidade que não tivesse um autdromo,más em S.Paulo/SP só mesmo para super faturar obras e gastar o dinheirinho do contribuinte com obras inuteis e que só beneficiam a alguns(empreiteiros),enquanto crianças morrem por falta de UTIs Néo natal,para não citar outras mazelas que estão ai por falta de verba.
Esta corrida só acontece neste circuito pela gerra de egos dos dirigentes das categorias F1 e Indy,não sei quem é o mais egocêntrico,a unica coisa que qualquer um sabe é que a Indy em termos técnologico é quase uma decada mais atrasada que a F1e as corridas são mais decididas na base da sorte que da técnica(talvez seja isto que pilotos da Indy ,campeões dificilmente se dão bem na F1 ,pois a maior parte das vezes é o mais sortudos que ganha),são duas categorias distintas é ridiculo o medo das comparações.Com uma potência semelhante o Indy car é ceca de 200Kg mais pesado,então não pode ter a mesma performace em autodromo,alem da aerodinâmica,transmissão e outros agregados mais evoluidos que estão presentes nos F1(Obs:A F1 não é a minha categoria predileta nem de longe,gosto do Endurance,DTM,WTCC eWRC,mas verdade tem de ser dita),isto não quer dizer que as disputas na categoria não sejam dificeis e exijam qualidade de seus pilotos,muito pelo contrario.O roubo dos equipamentos da rede Zóião foi só mais um,chega a conhecimento publico por ser uma empresa de midia.Como a referida rede é uma das apoiadoras do circuito Lesa Paulistano,os larápios devem ter cem anos de perdão,como reza o ditado.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

” Isso aqui, iôiô, é um pedacinho de Brasil iáiá…”

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
10 anos atrás

Povinho de merda!

É foda ter que admitir, mas o Brasileiro é um povo bandido! E é isso que os estrangeiros levam de impressão da gente, quando vem para cá!

Nossa imagem la fora é de gente porca, trapaceira e viciada em samba.

Nós nunca seremos 1º mundo. Com uma impressão assim, não passaremos de “emergentes”. Como jogadores de futebol e pagodeiros. Gente sem um pingo de classe, mas com o bolso cheio de dinheiro.

Rafael
Rafael
Reply to  Flavio Bragatto
10 anos atrás

fale por você. eu sou brasileiro e não sou bandido. bandido existe em todo lugar, não só aqui…

Denis Pacheco da Costa
Denis Pacheco da Costa
Reply to  Rafael
10 anos atrás

Nunca seremos o primeiro ou os primeiros ? estamos disputando algo ? que disputa é essa ? perdão pela ignorância ,

Sandro
Sandro
10 anos atrás

Essa maravilhosa população brasileira paga caro pelos poucos oportunistas. Se alguém tivesse MEDO da polícia e da cadeia com certeza isso diminuiria muito, mas ninguem tem medo, se for preso logo sairá, bandido mata e ainda ganha salário na cadeia, comida, banho de sol e visita íntima. Eu to de saco cheio disso tudo.

hendrix
hendrix
10 anos atrás

“o sonho de todo brasileiro é ser ladrão” olavo decarvalho

OSKAR
OSKAR
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Sandro
Sandro
10 anos atrás

Encontrem o cara, coloquem-no na cadeia para que a Justiça possa soltá-lo.

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Minha irmã é funcionária de um hospital publico. Ela me conta quase todos os dias que roubaram alguma coisa lá dentro. Vai desde um iogurte dentro da geladeira até remédios , monitores lcd, canetas, celulares, etc etc. Basta um segundo de distração que algo some. Outro dia, um paciente levou para casa o lençol da cama onde ele ficou internado (detalhe que o lençol tinha o logo e nome do hospital).

Difícil viver no Brasil

Popo Suko
Popo Suko
10 anos atrás

Parabéns Flávio !

Todos estão de saco cheio da desonestidade – que aqui chamamos de “malandragem” e “jeitinho”.
O povo brasileiro em geral é mal formado e mal educado.
Temos muitas coisas boas mas tudo está sendo estragado por nossa ignorância.
Abs

Jorge Filho
Jorge Filho
10 anos atrás

Em Tarumã, na etapa da Stock, roubaram três capacetes. Teve gente que teve que correr com capacete empresatado…

gilles
gilles
10 anos atrás

Ciao Flavio, vamos gastar bilhoes de reais para fazer a Copa e Olimpiadas , se gastassem este dinheiro para dar educaçao, saude , e habitaçao e mandar a aquela turma do Congresso Nacional para a P… Q….. P….., porque so pensam nos salarios deles, e o Pais que se F…..a, tenho muita preocupaçao pelo futuro de meus filhos.Abraços.

Marcos Araujo
Marcos Araujo
Reply to  gilles
10 anos atrás

Se o governo gastar bilhões de reais dando saúde, educação, lazer, infra estrutura de primeira qualidade, ainda assim teremos bandidos safados fazendo falcatruas. Ou você acha que os políticos ladrões que existem nesse país não tiveram educação, saúde e lazer? A grande maioria dos políticos e empresários ladrões tem nível superior.

Jr.
Jr.
Reply to  gilles
10 anos atrás

O tipo de educação que se espera que as pessoas devam ter, é proveniente da FAMÍLIA. Esta sim, é a base de tudo. A escola também tem papel fundamental na formação do cidadão, mas não é esse. Nós, brasileiros, temos que comer muito arroz e feijão para mudar isso. Infelizmente. Mas faço a minha parte. Procuro pagar minhas contas em dia, agir com serenidade no trânsito, procuro passar bons valores à minha filha, não dar prejuízos aos outros, não compro peças para o meu carro de lugares suspeitos, dentre outros. São coisas que trago da minha família. Meu pai sempre dizia que “a camisa lavada sai de casa”. Não sei em que momento da nossa história esses valores começaram a se perder.

Marcos Araujo
Marcos Araujo
Reply to  Jr.
10 anos atrás

Faço tudo isso que você disse amigo. Espero que um dia a mairia dos brasileiros façam como eu e você.

Marlo Lemos
10 anos atrás

Certo tá o “Seu Jorge” que foi morar em Los Angeles. Amo meu país, Brasil mas se pudesse (e não posso) também iria. Nossa “cultura” do “xperto” é uma vergonha insuportável.

Sandro
Sandro
Reply to  Marlo Lemos
10 anos atrás

Lembra-se o Tom “Brasileiro” Jobim que amava o Brasil mas morava nos EUA? É assim mesmo, pelo menos por lá a polícia e a justiça se fazem presentes.

guilherme
guilherme
10 anos atrás

Aí depois vazam memorandos internos de jornais e equipes (também na F-1) avisando para redobrar os cuidados com segurança porque o furto de equipamentos e comum e começam as gritas de preconceito, fazem abaixo-assinados de repúdio, criam-se comunidades de protesto no Facebook…

Brasileiro adora mesmo tapar o sol com a peneira quando o mundo critica o país em vez de assumir o mico internacional.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
10 anos atrás

Por outro lado, é bom que a Band sinta na pele o que vários jornalistas já passaram no Anhembi durante o fim de semana da SP Indy 300 em edições passadas.

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
10 anos atrás

O problema aqui é a cultura da malandragem.

O pior é que todo mundo ri da piada do malandro que leva vantagem sobre alguém rico e honesto.

Só não contam o final da historia. Depois da piada o rico continua rico e o malandro continua pobre, burro e vivendo de oportunismo. E achamos isso bonito.

Êita Brasil!

Claudio
Claudio
10 anos atrás

Um país é feito pelo povo que vive nele. Isso inclui as atitudes no transito, na calçada, no supermercado, no ônibus, no banheiro, NA HORA DE VOTAR….

Ricardo Fulgoni
Ricardo Fulgoni
10 anos atrás

Eu (brasileiro com caráter) e o cara que detonou as bombas em Boston (sem caráter de outra nacionalidade) discordamos da generalização.

Sandro
Sandro
Reply to  Ricardo Fulgoni
10 anos atrás

Não importa se é de outra nacionalidade ou não, detonou uma bomba e foi pro saco. Aqui vai pra cadeia com mordomias, isso se não sair antes.

Dinar David
Dinar David
10 anos atrás

Trabalho em uma agencia de propaganda desde o ano 2000 e ja fiz muitos eventos no anhembi, isso infelismente isso ja virou rotina

Robertom
Robertom
10 anos atrás

É óbvio que temos problemas culturais e de segurança pública, mas ladrões oportunistas como este existem em todas as partes do mundo, roubaram a bolsa da minha tia em Paris dentro de um restaurante em 1 segundo de distração.
Pensar que isto só ocorre aqui e que somos um povinho desprezível para mim é ter “complexo de vira-lata”.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Robertom
10 anos atrás

A diferenca e que na franca ou em outros paises o roubo de “oportunismo acontece de vez enquando, ai no brazil e rotina.

gilles
gilles
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

A diferença e que matam um rapaz por um celular e queimam viva uma dentista por nao ter dinheiro na conta, e aqui na Europa te assaltam e acabou.

Fernando
Fernando
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

É, fica de bobeira no subúrbio de Paris pra você ver o que acontece.

Toninho F1
Toninho F1
10 anos atrás

Na Stock Car em Tarumã a semana passada roubaram 3 capacetes nos boxes do Amadeu Rodrigues. Agora equipamentos da Band no Anhembi. Vergonha… Muita vergonha! Até hoje não encontraram o volante da McLarem do Michel Andreti, que foi roubado do carro ainda na pista depois do acidente na curva de Interlagos no GP Brasil de 1993. A desonestidade neste pais vem desde o descobrimento, quando os portugues já roubavam os indios!

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Toninho F1
10 anos atrás
EduardoRS
EduardoRS
10 anos atrás

Realmente está insuportável. Se der sopa, roubam, não importa o que for. Às vezes dá vontade de sumir do mapa.

Paulo
Paulo
10 anos atrás

Pior que os caras nem se preocupam mais se alguém tá vendo, metem a mão, atropelam, atiram e dane-se o resto.

Leonardo Contesini
Leonardo Contesini
10 anos atrás

A diferença entre a Rússia atual e o Brasil é que não temos câmeras de painel para mostrar como somos imorais.

Mario Cordeiro de Menezes Neto
Mario Cordeiro de Menezes Neto
10 anos atrás

Nosso reconhecimento como mau caráter já está nos banindo até o eBay!!! Brasileiro é aceito com todas as restrições possíveis para comprar e vender, ridículo!!!

mastertimax
mastertimax
10 anos atrás
Zeno
Zeno
10 anos atrás

Não é “torcer contra”, mas que venham a Copa da Caxirola e as Olimpíadas, vai ser divertido pra caramba ver o brasil pagando mico!!

Alexandre Bessa
Alexandre Bessa
10 anos atrás

Sr. Flavio Gomes:

O senhor está cometendo um equívoco muito grande, pois está generalizando. O nosso povo é, na média, honesto, educado, trabalhador e altruísta. De vez em quando, recomendo que o jornalista saia da frente do computador e vá para as ruas. Gomes, observe bem esta maravilhosa população brasileira que é muito batalhadora.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Alexandre Bessa
10 anos atrás

Na média, quem tá abaixo da média deveria estar na cadeia, não roubando os outros.

Alexandre Bessa
Alexandre Bessa
Reply to  Acarloz
10 anos atrás

Se para o Flavio Gomes e muitos dos seus ledores o brasileiro não tem caráter, eu apresento a seguinte solução:

VÃO MORAR NO EXTERIOR!

José Augusto Rocha F°
José Augusto Rocha F°
Reply to  Alexandre Bessa
10 anos atrás

Entender profundamente o que se lê, realmente não é para todos. Treine um pouco mais e compreenderá o que ele quis passar.

Alexandre Bessa
Alexandre Bessa
Reply to  José Augusto Rocha F°
10 anos atrás

José Augusto Rocha:

Além de bajulador, é você que não entendeu nada.

Celso Assad
Celso Assad
Reply to  Alexandre Bessa
10 anos atrás

Confrade Bessa:

Mandou bem! Parabéns! Pelas minhas andanças no nordeste, conheci famílias brasileiras muito humildes, mas que mantinham a dignidade e o respeito ao próximo. São nacionais de caráter!

Mariano Teixeira
Mariano Teixeira
Reply to  Alexandre Bessa
10 anos atrás

Aos companheiros do blog:

Enfim, encontrei opiniões que são compatíveis com a minha. Não sou do tipo de pessoa que fica achando que os brasileiros são mal-educados, broncos, salafrários, indolentes etc. Parece mais complexo de vira-lata. O otimismo sempre fez parte da minha vida e reputo que este povo é portador de incontáveis predicados, entre os quais a integridade de caráter. A honradez é parte de nossa cultura.

Nicolas Botelho
Nicolas Botelho
Reply to  Alexandre Bessa
10 anos atrás

Alexandre,

Infelizmente, muitos brasileiros são doutrinados a crer que somos o que há de pior na humanidade, o que não é verdade. Querem que acreditemos que a nossa gente é corrupta, incivil, boçal etc., mas não somos nem o melhor e, muito menos, o pior dos povos. Na verdade, é muito intricada tal aferição e, possivelmente, inexequível.
Utilizando-me da nomenclatura criada pelo dramaturgo Nelson Rodrigues, muitos, por aqui, sofrem do “complexo de vira-lata”.
Mas que fique bem claro uma coisa: o brasileiro tem caráter. Inequivocadamente, trata-se de uma regra e não de uma exceção.

Edgar de Lima Coelho
Edgar de Lima Coelho
Reply to  Alexandre Bessa
10 anos atrás

O Alexandre Bessa foi conciso, mas preciso. O melhor do Brasil é o brasileiro. Adoro ser brasileiro e creio que não há lugar melhor no mundo do que este país. A minha autoestima sempre foi muito boa por ser brasileiro. Sou cercado de pessoas bem-humoradas, gentis e de bom coração, que fazem grandes sacrifícios para sustentar as suas famílias. Baixos salários, carga tributária extorsionária, transportes coletivos ineficientes, mau uso do dinheiro público etc. são algumas das incontáveis dificuldades pelas quais passam a nossa população. É estreme de dúvida que somos seres humanos de bem e, sobretudo, aguerridos. Não sou um macambúzio que crê que o povão é “lixo”.

BRASIL ACIMA DE TUDO!

Lúcia Helena
Lúcia Helena
Reply to  José Augusto Rocha F°
10 anos atrás

Querido José Augusto:

O Flávio Gomes disse: “Mas, sobretudo, falha de caráter do brasileiro, que já está dando no saco.” Deveras, se isso não é uma generalização… Ao menos, o Alexandre Bessa teve a bravura de emitir uma opinião que destoa da maioria. Concordo com o Alexandre e, aliás, acho que algumas pessoas deveriam voltar aos bancos escolares, a fim de aprender a interpretar melhor os textos.

Atenciosamente,
Lúcia Helena

Carlos Silva
Carlos Silva
Reply to  José Augusto Rocha F°
10 anos atrás

Caro Flavio e colegas:

O Flavio Gomes é um cara gente fina. Em tema diverso, um internauta disse que este blog é um espaço bem democrático. Com facilidade, podemos comprovar esta declaração, pois este pequeno grupo que discorda do autor tem as suas explanações admiravelmente publicadas. Em outros blogs, já tive os meus comentários recusados, porque iam de encontro com a visão dos articulistas. Um deles, até mesmo, chegou a remeter um e-mail afirmando que ele só divulgará os textos daqueles que assentirem com as suas ideias. O sujeito ainda escreveu: “afinal de contas, eu sou o dono do blog…” Decerto, quanta altivez e estupidez!
Gomes, lamento, mas estou com a minoria. No cômputo geral, o povão tem mais atributos que distorções em suas condutas.
Por fim, as minhas congratulações por sua postura imparcial.

Carlos

Fernando Nunes de Almeida
Fernando Nunes de Almeida
Reply to  José Augusto Rocha F°
10 anos atrás

Prezado José Augusto Rocha:

Acredito que não há outra interpretação possível, isto é, pelas palavras do blogueiro, resta patente que ele incorreu no grave perigo da generalização. Se este não fosse o seu desígnio, eu entendo que o Flavio deveria ter sido mais cauteloso.

“Mas, sobretudo, falha de caráter do brasileiro, que já está dando no saco.” (Flavio Gomes)

Obs.: sou fã do blog e continuarei sendo.

Caio Lima
Caio Lima
Reply to  José Augusto Rocha F°
10 anos atrás

Estimado Flavio Gomes e amigos do blog:

Sou afro-brasileiro e gostaria de expor um fato que ocorreu na minha vida. Estávamos eu e a minha irmã num ônibus urbano, quando o mesmo foi parado pela PM. Entraram policiais caucasianos que começaram a inspecionar apenas os passageiros afrodescendentes.
Os homens negros receberam a revista manual, que é bastante constrangedora. As mulheres negras tiveram as bolsas averiguadas, mas, ao menos, não foram vítimas das apalpadelas.
A minha irmã ficou raivosa e perguntou o porquê de somente os afro-brasileiros estarem sendo abordados, se havia brancos e amarelos no coletivo também. Um dos policiais falou algo que eu prefiro não transcrever, mas, com certeza, ele estava generalizando. Será que o ministro do STF Joaquim Barbosa é bandido? O Pelé é marginal? A Daiane dos Santos é uma salteadora? O Anderson Silva é um facínora? Não, boa parte dos afrodescendentes são pessoas de bem, decentes, probas.
Também não são todos os policiais que se portam de maneira racista, pois já fui atendido por competentes agentes da lei, quando tive o meu automóvel subtraído.
Do mesmo modo, avalio que não podemos generalizar e sustentar que os brasileiros não têm caráter. Por favor, reflita melhor.

Boa noite.
Caio Lima
[email protected]

Ruy Pinho
Ruy Pinho
Reply to  José Augusto Rocha F°
10 anos atrás

Galera,
O Flávio Gomes foi apenas vítima de um cochilo, mas o José Augusto Rocha é corolário da precariedade do ensino no país. Abraços.

R. Giambiagi
R. Giambiagi
Reply to  José Augusto Rocha F°
10 anos atrás

Colega José Augusto Rocha:

Seria conveniente que você seguisse o seu próprio conselho. Como exaustivamente propalado por alguns partícipes do blog, o jornalista Flavio Gomes foi infelicíssimo em sua derradeira frase:

“Mas, sobretudo, falha de caráter do brasileiro, que já está dando no saco.”

Com os meus 68 anos de idade, eu assevero que generalizar jamais é apropriado. Em que pese a escorregadela do senhor Gomes, nunca deixaria de frequentar este espaço que é uma formidável fonte de informação para os apaixonados pelo automobilismo.

Não se pode olvidar que todos os povos possuem atributos e imperfeições. Entrementes, enxergo em nós um grupo laborioso, afável, acolhedor e decoroso. Malgrado todas as dificuldades, nós temos uma majestosa nação miscigenada que luta a cada dia por um Brasil melhor. Trata-se de uma magnífica matéria-prima que está transformando este país. Sou patriota.

Por amor ao debate, ousei discrepar do argucioso escritor, pois, afinal de contas, toda discussão, desde que respeitosa, é bastante salutar.

R. Giambiagi

Francisco Torres
Francisco Torres
Reply to  Alexandre Bessa
10 anos atrás

Francamente, eu estou de acordo com o Alexandre Bessa e entendo que está, sim, ocorrendo generalização por parte do Flavio Gomes e de muitos dos seus leitores. Até pela minha atividade laboral, acabei conhecendo muitos estados do Brasil e o que eu sinto é que temos um povo muito bom. Não são todos e, muito menos, a média dos brasileiros que são desonestos. Temos qualidades, bem como defeitos assim como qualquer outro povo estrangeiro.

Henrique Ferraz
Henrique Ferraz
Reply to  Alexandre Bessa
10 anos atrás

Queridos Flavio Gomes e Alexandre Bessa:

Respeito muito a análise do Sr. Flavio Gomes, mas não posso aquiescer com ela. Sou admirador do trabalho do Sr. Flavio como jornalista e, na maioria das vezes, concordo com os seus pontos de vista, expostos em seus inúmeros primorosos artigos. Jamais fui de opinar neste blog, mas, desta vez, abrirei uma exceção, pois me senti atingido e ofendido.
Pago os meus impostos (não cometo evasão fiscal), respeito a legislação de trânsito, cumpro com as minhas obrigações cívicas, procuro educar bem os meus filhos, não realizo “gato” de luz, de água e “gatonet” etc. e sei que muitos cidadãos brasileiros – a maior parte – fazem o mesmo que eu.
Certa vez, perdi a minha carteira que estava com cerca de R$ 300,00, além de cartões bancários, cédula de identidade etc. Acabei, no mesmo dia, recebendo um telefone de uma pessoa que encontrou o meu bem e desejava devolvê-lo e assim foi feito. Estava tudo, tudo lá dentro.
Num outro episódio, a minha esposa esqueceu a bolsa dentro de um táxi, sendo que este profissional fez de tudo para restituí-la e assim sucedeu.
Eu conheço inúmeros policiais e agentes penitenciários que nunca aceitaram propinas de meliantes (alguns dos agentes públicos, inclusive, estão mortos, pois enfrentaram “poderosos”). Tenho ciência de muitos auditores fiscais que labutam, sem se deixarem levar por propostas maliciosas de grandes empresários. Agora, quando alguns casos de corrupção surgem na imprensa, as pessoas, infelizmente, tendem a generalizar. Mas garanto que boa parte é gente de bem, digna como eu, você e o Flavio Gomes.
Já viajei para alguns países estrangeiros e, naturalmente, tendemos a fazer comparações. Percebo que nós temos aspectos positivos e negativos, assim como os gringos. Em outras nações, diga-se de passagem, há, também, ladroagem, numa intensidade maior ou menor que no Brasil. Não é exclusividade nossa e, muito menos, uma característica do nosso povo. Com certeza, não são todos na nossa terra que se utilizam de estratagemas abomináveis para enriquecer.
Incontestavelmente, os brasileiros laboram muito. O poder público cada vez mais arrecada bilhões em tributos e tal fato, por certo, não é coisa de povo vagabundo.
Reitero, outra vez, que eu tenho muita estima pelas avaliações do Sr. Gomes e não é o meu escopo afrontá-lo ou a quem quer que seja. Mas considero que respeitar a opinião alheia é demonstração de educação, maturidade e, mormente, inteligência, sem ficar ironizando comentários divergentes.
Faz anos que acompanho o blog do Sr. Flavio e sei que este experiente profissional sempre mostrou respeito pelos comentários dos seus leitores, ainda que discordantes de sua maneira de pensar.

Um fortíssimo abraço a todos!

Rodrigo Druszcz
Rodrigo Druszcz
Reply to  Henrique Ferraz
10 anos atrás

Henrique… Me desculpe a revelação bombática… mas vc e eu não somos brasileiros…

Joseane M. Queiroz
Joseane M. Queiroz
Reply to  Alexandre Bessa
10 anos atrás

Flavio, na boa, eu gosto muito de você, mas ficarei com o Alexandre. Em tempo algum, deve-se atribuir a muitos ou todos as atitudes ou qualidades/defeitos de um ou alguns. Amo o meu povo e o meu país. Beijos.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Alexandre Bessa
10 anos atrás

Opinião que destoa da maioria? A coisa mais comum que existe é esse argumento pseudo patriótico otimista e alienado. Fora as expressões cretinas e politicamente corretas como “Não generalize”, “complexo de vira-lata”. A verdade é que esse senhor padece de complexo de soberba..

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

28/04/2013

Em Tarumã, pilotos da Stock Car têm capacetes roubados durante a noite
http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/noticia/2013/04/em-taruma-pilotos-da-stock-car-tem-capacetes-roubados-durante-noite.html

Há 2000 mil anos atrás Pilatos disparava:

“Vocês querem que soltem Jesus o rei dos judeus, ou Barrabás o ladrão?”

_Barrabás! Barrabás! Barrabás! Pelo bem de toda humanidade, soltem Barrabás!!!

Brasil, nos dias de hoje:

“Povo brasileiro, vocês querem Saúde, Educação, Segurança de qualidade ou mais futebol?”

_Puta qui pariu queremos mais FUTIBOR, quero ver MEU herói nacional HUMILHAR os europeus em NOSSOS estádios bilionários! Puta qui pariu, vai curintia!!!

Então, vamos cantar o novo hino nacional…

Inocentes – Pátria Amada
https://www.youtube.com/watch?v=C0LMsDj0TZA

Adrian Newey
Adrian Newey
10 anos atrás

Quando eu tinha uns vinte e poucos anos, a empresa onde trabalhava me deu uma viagem pra Paris. Eu nunca tinha ido pro exterior, fiquei maravilhado com tudo – e surpreso quando vi que os bancos do jardim das tulherias eram de ferro e soltos, mas ninguém os levava pra casa.

Não gosto muito de papos do tipo “o brasileiro isso, o brasileiro aquilo”. Geralmente são injustos. Mas também ando de saco cheio com essa mania de roubar tudo.

Como esses caras que inventaram um jeito de clonar controle remoto de garagem pra invadir varios prédios (que, ao contrário do que sai no jornal, sao meio decrepitos e nem um pouco de “alto padrao”).

O cara que clonou é inteligente. Custava pegar essa inteligencia e ir estudar? É que ele não acredita no país. Mas ele tem que saber que o país está mudando, para melhor. Mas isso é outra história.

Wallace
Wallace
10 anos atrás

digo, temos brasilia.

Gustavo
Gustavo
Reply to  Wallace
10 anos atrás

Brasília que é o centro do poder, onde são enviados representantes eleitos no BRASIL INTEIRO, ou seja, aqui está a representação de nossa sociedade doente, egoísta e caráter duvidoso.

kassio
kassio
Reply to  Wallace
10 anos atrás

Brasília (a cidade) não tem nada com isso, mas aprender a votar ajuda. Quando pararmos de mandar tanta porcaria pro Congresso Nacional a coisa melhora.

Wallace
Wallace
10 anos atrás

Meu caro Flavio,

Já deu no saco faz tempo, mas o tal de brasileiro é desonesto desde o berço…. pendure uma escova de dentes velha na janela e ela será roubada, pra que não se sabe, mas sumirá.
O Brasil é um lugar maravilhoso, mas lembra do povinho??? Pois é, é verdade. É muito triste vivenciar isto todos os dias em qualquer lugar. O lema aqui é: Melhor surrupiar do que trabalhar para comprar, por isso temo brasilia….. não o carro.

Windson
Windson
10 anos atrás

Flávio, o link não está funcionando.

Abraços!