Eu não teria nada contra a mistura de álcool com gasolina se houvesse a opção de comprar gasolina pura.
Venax
10 anos atrás
A mistura de etanol a gasolina era de 20%, após 1º de maio passou para 25%. Antes pagavamos em cada tanque de 50 litros cerca de 10 litros de etanol a preço de gasolina, agora pagamos 12,5 litros de etanol a preço de gasolina. A cada cinco tanques um era de etanol a preço de gasolina, agora a cada quatro tanques cheios um é de etanol com preço de gasolina. O governo aumentou a gasolina de forma disfarçada, com o acrécimo de etanol na mistura o preço deveria ser reduzido em 4 a 5 centavos por litro. Engraçado não vi nenhum orgão de imprensa comentar sobre isso.
JOANNIS LYKOUROPOULOS
10 anos atrás
VIVENDO E APRENDENDO!!!!
Lucas Martin
10 anos atrás
Nossa, isso me surpreendeu! Muito bacana.
Gastão
10 anos atrás
Queria dizer: anos.
Gastão
10 anos atrás
Flávio, no Brasil, há muitos ano que se mistura qualquer porcaria na gasolina…
Rodrigo
10 anos atrás
2 tempos econômico??? onde??? minha GT-750 faz incríveis 7,5 km/l de gasolina… já fez média de suas DKW Flávio?? na época, os 4 tempos bebiam tanto assim?? rsrsrsrs abc..
Williams Head
10 anos atrás
Nao so o alcool ja era adicionado a gasolina, como a DKW ja era totalflex. \o/
Renato
10 anos atrás
Ué? Então por que reclamamos hoje que os carros de antigamente não vão bem com esta mistura?
Martim
10 anos atrás
Novidade prá mim, devia ser álcool de pharmácia.
Pedro
10 anos atrás
E não é que é verdade mesmo? Foi publicado dia 12/07/1936 n’O Estado de S. Paulo… nunca imaginei que essa mistura viesse de tanto tempo atrás. Para quem tem carro antigo e que anda pouco, sabe o veneno que é pro carburador…
Jason Vôngoli
10 anos atrás
Nos anos 30 havia até bombas só de álcool nos postos. Um macróbio amigo me contou certa vez (bem antes da guerra) que pegou o Packard do pai, mexeu no carburador, encheu o tanque de álcool (naquele posto da Vieira Souto com Rainha Elizabeth) e tentou chegar a Petrópolis. Não deu muito certo…
Desconheço, mas, é bem interessante o que a galera vem postando aqui nos comentários. O primeiro a álcool de série foi a 147, certo?! O melhor carro do mundo até hoje…
Ps.: esse logo da DKW é o que eu mais gosto.
Jayme
10 anos atrás
Confesso que para mim é novidade. Sabia da existência do IAA a longo tempo, mas sempre foi mais para o açúcar do que para o álcool. A produção deveria ser pequena, pois durante a II Guerra Mundial, meu avô me contava que usou gasogênio nos seus carros, pois a gasolina era racionada, isto é, faltava mesmo! Mas foi uma informação bem interessante!
Fabio Xavier
10 anos atrás
O Brasil utiliza etanol misturado na gasolina desde de a década de 30, apesar de o etanol como combustível automotivo ser utilizado praticamente desde o inicio.
O Brasil misturava o álcool sempre que havia um período de estiagem na gasolina, e foi devido a essa experiencia previa que na década de 70 com a crise do petróleo que o governo decidiu investir pesado no álcool.
Em 1925 surgiu a primeira experiência brasileira com etanol combustível. Em 1933, o governo de Getúlio Vargas criou o Instituto do Açúcar e do Álcool – IAA e, pela Lei nº 737, tornou obrigatória a mistura de etanol na gasolina. Vi no site da Embrapa. Abçs.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Eu não teria nada contra a mistura de álcool com gasolina se houvesse a opção de comprar gasolina pura.
A mistura de etanol a gasolina era de 20%, após 1º de maio passou para 25%. Antes pagavamos em cada tanque de 50 litros cerca de 10 litros de etanol a preço de gasolina, agora pagamos 12,5 litros de etanol a preço de gasolina. A cada cinco tanques um era de etanol a preço de gasolina, agora a cada quatro tanques cheios um é de etanol com preço de gasolina. O governo aumentou a gasolina de forma disfarçada, com o acrécimo de etanol na mistura o preço deveria ser reduzido em 4 a 5 centavos por litro. Engraçado não vi nenhum orgão de imprensa comentar sobre isso.
VIVENDO E APRENDENDO!!!!
Nossa, isso me surpreendeu! Muito bacana.
Queria dizer: anos.
Flávio, no Brasil, há muitos ano que se mistura qualquer porcaria na gasolina…
2 tempos econômico??? onde??? minha GT-750 faz incríveis 7,5 km/l de gasolina… já fez média de suas DKW Flávio?? na época, os 4 tempos bebiam tanto assim?? rsrsrsrs abc..
Nao so o alcool ja era adicionado a gasolina, como a DKW ja era totalflex. \o/
Ué? Então por que reclamamos hoje que os carros de antigamente não vão bem com esta mistura?
Novidade prá mim, devia ser álcool de pharmácia.
E não é que é verdade mesmo? Foi publicado dia 12/07/1936 n’O Estado de S. Paulo… nunca imaginei que essa mistura viesse de tanto tempo atrás. Para quem tem carro antigo e que anda pouco, sabe o veneno que é pro carburador…
Nos anos 30 havia até bombas só de álcool nos postos. Um macróbio amigo me contou certa vez (bem antes da guerra) que pegou o Packard do pai, mexeu no carburador, encheu o tanque de álcool (naquele posto da Vieira Souto com Rainha Elizabeth) e tentou chegar a Petrópolis. Não deu muito certo…
Desconheço, mas, é bem interessante o que a galera vem postando aqui nos comentários. O primeiro a álcool de série foi a 147, certo?! O melhor carro do mundo até hoje…
Ps.: esse logo da DKW é o que eu mais gosto.
Confesso que para mim é novidade. Sabia da existência do IAA a longo tempo, mas sempre foi mais para o açúcar do que para o álcool. A produção deveria ser pequena, pois durante a II Guerra Mundial, meu avô me contava que usou gasogênio nos seus carros, pois a gasolina era racionada, isto é, faltava mesmo! Mas foi uma informação bem interessante!
O Brasil utiliza etanol misturado na gasolina desde de a década de 30, apesar de o etanol como combustível automotivo ser utilizado praticamente desde o inicio.
O Brasil misturava o álcool sempre que havia um período de estiagem na gasolina, e foi devido a essa experiencia previa que na década de 70 com a crise do petróleo que o governo decidiu investir pesado no álcool.
correto. inclusive surgiu uma reportagem na 4 rodas de outubro de 1961 que afirmava casos de haver 50% de álcool na gasolina.
Completando mensagem anterior, segue link para o Decreto-Lei 737/1938, que tornou obrigatória a adição de alcool anidro à gasolina produzida no país
http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-737-23-setembro-1938-350748-norma-pe.html
Flávio,
Em 1925 surgiu a primeira experiência brasileira com etanol combustível. Em 1933, o governo de Getúlio Vargas criou o Instituto do Açúcar e do Álcool – IAA e, pela Lei nº 737, tornou obrigatória a mistura de etanol na gasolina. Vi no site da Embrapa. Abçs.
E o primeiro carro foi um Ford: http://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/3091-primeiro-carro-a-alcool-no-brasil-era-quase-aguardente
O ano: 1925.
A gauchada sempre na vanguarda…