SÓ DE OLHO
SÃO PAULO (espertinhos) – Muito bem. Como se esperava, a Honda anunciou sua volta à F-1 no Japão. Com a McLaren, o que é auspicioso e muito bacana. Já falamos de quanto essa parceria foi bem-sucedida no passado. A chance de ser de novo no futuro é enorme.
Mas quando eu estava parado num farol (semáforo, sinal, sinaleira, robot) hoje, pensei: por que só em 2015 e não em 2014? Não daria tempo de fazer um motorzinho já para o ano que vem? Claro que daria.
Mas a McLaren tem contrato com a Mercedes e espertamente vai fazê-lo valer até o fim. Sabe por quê? Porque durante um ano inteiro, a Honda será abastecida com uma montanha de dados sobre os motores Mercedes. Todas as dificuldades eventuais que surgirem na gestão dos novos V6 turbo 1.6 serão monitoradas pelos japoneses. De bobos esses fazedores de sushi não têm nada..
Quem não deve estar gostando nada, claro, é a turma de Stuttgart.
Alguns números da parceria entre McLaren e Honda entre 1988 e 1992, do jeito que vieram no release da equipe:
– 80 GPs
– 53 poles (66%)
– 44 vitórias (55%, sendo 15 delas em 1988, a temporada mais dominante de uma equipe na história)
– 30 melhores voltas (10 delas apenas em 1988)
– 8 títulos mundiais, sendo 4 de pilotos (Senna em 1988/90/91 e Prost em 1989) e 4 de construtores (de 1988 a 1991)
– 3 configurações diferentes de motores: 1.5 V6 turbo, 3.5 V10 aspirado, 3.5 V12 aspirado
Flavio, será que com a chegada da Honda podemos ter o retorno de Takuma na categoria ?
Motor chega lacrado e sai lacrado… pode pegar mapeamento (mais ou menos como comer uma ‘receita’ gostosa… sentir o gosto, imaginar o quanto tem de x, y e z…)…
-mas não tem um manual de como fazer um ‘motor’.
Os japas já passaram da época de copiar/melhorar o que já existe… agora fazem!
Mclaren vai ter patrocínio da Telmex/Claro… (ja fez a última corrida com a asa traseira dando a entender sobre isto). A cor oficial da Escuderia Telmex, é azul médio e branco… com uma semelhança incrível ao padrão ‘vetor’ da época da Marlboro (procurem o site deles). No máximo rola uma bolinha vermelha da Claro….
1-Guri Senna não é o tio.
2-Esta velho e não tem nada a oferecer para a F1!
3-A Honda vai lançar um Civic com este motor…será o modelo Senna, oferecido na cor laranja/Marlboro com sistema de som que ao ligar o motor toca a musiquinha da RTVG quando um brasileiro ganha na F1. Vai ter uma bandeira brasileira na antena do carrinho… e os bancos serão de couro amarelo com tiras verde e azul.
Como diria uma riquinha engraçada e tontinha…. aiiiii que loucuuuuuura!
Vale lembrar que quando a Honda chegou na Mclaren 1988 já estava a bastante tempo na F1, tinha ganhado muitas corridas e um título mundial em 87. Dessa vez é diferente, começa do zero e justo quando só vai poder usar quatro motores por ano. A Honda é muito competente, tem muita gente boa e dedicada, mas F1 não fácil. Então se demorar uns 2,3 ou até 4 anos para vim a primeira vitória não vamos estar todos aqui esculhambando a Honda, é um processo de muito trabalho e isso leva tempo. Se vier a primeira vitória no segundo ano será uma grande surpresa para mim, se vier no primeiro ano será um feito absurdo!
Para 2014 aposto todas as minhas fichas na Mercedes, os alemães são f…, na Ferrari vai ser duro tambem achar o ponto.
Ainda acho que esse regulamento foi feito para a Audi ou Porche.
Porém a VW, que é dona de ambas, não está nem um pouco interessada. E já deixou isso bem claro em várias ocasiões. Do jeito que está a F1, não tiro a rasão deles.
Tempos atrás li que a Honda poderia ser parceira da Cosworth para o desenvolvimento do motor turbo pra F1, nos mesmos moldes que teve um acordo com a Ilmor para a Indy antes da mudança dos carros e motores. E interessante que, mesmo sendo empresas diferentes, os carros de rua da McLaren atualmente usam motor derivado da Nissan, embora diga que o motor é próprio.
Flavio, novidades sobre os pneus…
http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/f1-onboard/blog/2013/05/17/pirelli-vira-a-mesa-e-deve-afundar-a-lotus-e-favorecer-a-red-bull/
Não sei se você se lembra, eu tenho um site, o Grande Prêmio, o maior do mundo em língua portuguesa sobre automobilismo. Esse site tem uma equipe de 10 pessoas. A notícia dos novos pneus obviamente já foi publicada lá. Esse link obviamente não traz “novidade” nenhuma. É um texto sobre o assunto, com comentários pertinentes do jornalista que escreveu. Quando é que vocês, leitores, vão aprender a distinguir as coisas?
Desculpe, da próxima vez, ao invés de querer ajudar com uma notícia nova (para alguns de nós, meros leitores do blog) vou aguardar que Vsa excelência coloque aqui neste nobre espaço que consulto para me ‘atualizar’.
Não sabia que para ler este blog, tem de ler antes o referido/citado site, o Grande Prêmio. Pelo jeito, notícias sobre automobilismo só merecem serem lidas se saírem lá…
Então tá. Vc publica, a gente aplaude. Democracia Chinesa.
E os puxa-saco se acumulam nos comentários…
Exato. Se gostar, é assim. Se não gostar, a coisa mais fácil do mundo é colocar seu IP na caixinha de spam e você desaparece de vez.
Em português de Portugal gosto muito do sítio da autosport,
http://autosport.sapo.pt/
A coluna linkada é ridícula, o cara diz que é impossível fazer previsões e no final do texto sai fazendo um monte de previsão furada. Sem contar que é mal escrita pra chuchu.
Amadores.
Faísca Atrasada, kkk
Texto típico do Terra, come em todas as fontes, mistura tudo e repte tudo de todos.
Sem imaginação.
Gostei da “Democracia Chinesa”. Já é uma novidade no referido comentário.
pelo texto do site terra a mundança será feita para favorecer a red bull. levando isso em conta e sem inocencia quer dizer que a situação atual era para favorecer a lotus e a ferrari????podemos chegar a essa conclusão. mas nem um nem outro. os pneus estão uma merda mesmo.e se desmancham na pista. ainda não ocorreu acidente por sorte. estamos mais bem informados mesmo é aqui.
O que mais me estranha é anunciarem isso agora. Por que não no fim do ano que vem? Evitaria um mal estar com a Mercedes e consequentemente um “boicote” por parte dela no ano da despedida.
Seria uma forma de lobby, para que outras equipes digam “Ohhhh!!! A McLaren vai de Honda. Vamos também?”? Só sendo assim, pra fazer sentido.
O que ninguém tá lembrando é que, ok, muito legal, Honda com Mclaren, uhuh, MAS… A Mclaren Fará um carro que preste pra temporada de 2015 pra garantir um mínimo de sucesso? do jeito que tá esse ano, melhor eles começarem logo o projeto de 2014…
O carro de 2014 começou a ser desenvolvido ano passado, junto com o de 2013.
Pode até ser que a Honda se abasteça de dados de Mercedes por intermédio da McLaren, mas não se pode esquecer que a Honda fabrica motores 2.5 V6 Turbo na Indy. Quem sabe o know-how de um ajude o outro e vice-versa.
Fazer um down nos CC’s de um motor não é tarefa fácil e nem sempre os resultados são os esperados. É mais fácil e rápido desenvolver um projeto novo desde a base.
Espero mesmo que seja auspiciosa essa parceria, porque o motor da Honda até 2008 era um caminhão. O próprio Barrichello disse que um dos grandes fatores de sucesso da Brawn em 2009 foram os motores Mercedes, que eram não só mais potentes, mas possuíam uma dirigibilidade muito melhor que os Honda (entenda-se torque em baixa rpm).
Interessante a pensata do Flavio, especialmente o finalzinho. Realmente a Honda vai tentar tudo e mais um pouco para entender as sacações do pessoal de Stuttgart com os turbos. E juntar sacações, as dos próprios japoneses com as dos alemães, pode dar mais uma vez certo. Explico o “mais uma vez”: quando a Honda entrou na F1 em 1984, tinha um motor bem ruinzinho em uma equipe bem ruinzinha, a Spirit, que de tão pobrezinha tinha um carro só. A Williams estava decidida a abondanar os aspirados da Cosworth, procurava turbos na praça há algum tempo e topou uma associação com a Honda a partir de 1985. O grande motor turbo da época era o da BMW, projetado pelo lendário Paul Rosche, que equipava a Brabham de um certo Nelson Piquet. Piquet foi para a Williams em 1986 e levou consigo todos os parâmetros técnicos do motor alemão para as gentes da Honda. E o resto é história, como vocês aí estão carecas de saber. Ah, sim: Piquet e Rosche são amigos até hoje, apesar dos pesares, hehe.
Só 2 correções: A Honda começou na Spirit sim, mas foi em 1983 e a Williams já havia usado este motor na última prova daquele ano na Africa do Sul. Em 84 o motor BMW não era assim tão superior aos recém chegado Honda,..venceram 2 provas contra 1 da fabricante Japonesa. Já em 1985, a Honda já era superior a BMW no quesito motor: foram 4 vitorias contra 1 apenas dos alemães e, então em 1986 quando Piquet se juntou ao time a Honda já era o melhor motor da F1 no momento. Portanto, companheiro, menos com esse papo do Piquet…..bem menos!
A Williamsn portanto, começou com a Honda já em 1983(naUltima corrida) e, correu toda temporada seguinte(1984) já com motores japoneses. Piquet pode até ter contribuido para melhora deste motor em 1986, mas o motor japones já era bem melhor no ano anterior(1985).
eu sou muito ligado nas cores dos carro de f1 e da indy , em 2015 concerteza o prata sai e será que volta o Vermelho e branco ?
Difícil…pois o pseudo/sub-entendido patrocínio que dava a tal característica, hoje, corre com a Ferrari. Que é a Marlboro!
A McLaren vai correr de Laranja, abóbora!!
Tomara!
é mas a Honda quando montou a sua equipe erá basicamente branca com o nome Honda em Vermelho , pela informação de os motores serão de graça para Maclaren então é uma parceria como a mercedes
Flávio, a Honda também fez Motores V8 do atual regulamento… acho que esse motor foi usado entre 2007-2008…2006 ainda eram V10..
“Alguns números da parceria entre McLaren e Honda entre 1988 e 1992, do jeito que vieram no release da equipe:”
Em 2006 foi o primeiro ano dos motores V8. A única equipe que correu de V10 em 2006 foi a Toro Rosso, com limite de giro em 16.000 rpm.
Boa notícia para o Mito, porque essa volta da Honda poderá ter uma exigência deles como em 1987 com a Lotus: “…forneceremos motores a vocês, mas terão que colocar um piloto nosso (japonês) num dos carros amarelos..” O eleito nipônico da época para os carros camelizados (Camel) foi Satoru Nakajima da Silva.
Duvido que seja Kobayashi, pois ele era ligado à Toyota.
E outra: Quando a Honda foi dona de sua própria equipe, qual foi o piloto japonês deles?
Aí a McLaren já avisa que não vai ter nada disso de vazar informações da Mercedes porque eles são uma equipe muito “honrada” e “escrupulosa” e blablablá e ninguém lembra de 2007, cof cof.
Hoje se muda o mapa de um motor em um segundo. Quem disse que a turma da estrela de três pontas estará dando a McLaren o melhor deles, e pior, podem colocar um Trojan, ou algo parecido como cavalo de tróia que pode fazer o papel inverso. Acho que não é por ai. A Honda tem capacidade suficiente de trabalhar seus motores sem bisbilhotar a concorrência.
Xará, você tinha falado do Naldo (ponta da Portuguesa), há pouco….
Olha o vídeo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=hlhYBIsrZhg
É impressão minha ou os motores estão bem pouco importantes nessa fase da F-1? Não se vê muita diferença entre os carros empurrados por Renault, Mercedes ou Ferrari. Antigamente, havia carros pouco equilibrados e que compensavam com o motorzão na reta, mas hoje em dia é tudo muito limitado à aerodinâmica e à fase em que os pneus estão em determinado momento da corrida.
Bem, esse ano nem a aerodinâmica tá fazendo tanta diferença assim… enquanto não acabarem com os pneus-paçoca da Pirelli, o resto é marginal.
Não faz sentido as equipes ficarem trabalhando para aumentar a potência dos motores. O que mais temos ouvido no rádio dos pilotos são frases como “acelere menos na saída da curva X para poupar os pneus”. Se não dá para usar nem a potência que está disponível, para que desenvolver os motores?
“…para que desenvolver os motores?”
Pra serem mais eficientes? gastrem menos combustível e o carro largar com menos combustível e por consequência diminuir a exigência sobre os pneus? Pra serem mais confiávies, uma vez que motor turbo é submetido a regimes de trabalho mais agressivos que os aspirados? acho que só isso já justifica…
Eu acho que os tedescos vão quebrar o contrato!
Por onde anda Ozamu Goto?
Está aposentado?
Atualmente mora na Suíça,abriu uma firma chamada GEO Technology S.A.
Obrigado Wagner!
Sei não, mas também corre o risco de a McLaren ir pro buraco de vez…
A Honda não é mais a mesma dos anos 80 e 90.
O ponto mais fraco da equipe Honda na sua decadência era justamente o motor – bastou colocar um Merdeces e as Brawn decolaram em 2009.
E a cópia nunca sai tão boa (e sempre vai estar atrasada) em relação à original – vão ter que remar bastante com as próprias pernas – como a especificação de motores é nova, quem sabe… É esperar pra ver.
motor mercedez com algumas peças da Honda, não foi 100% mercedez
Bem vinda, para o campeonato será sempre melhor !
Não sei… Copiar um motor novo, que nunca foi usado antes, não deve ser o foco. Claro que as informações serão úteis, mas dependendo do que os caras produzirem, pode servir para muito pouco.
– 8 títulos mundiais, sendo 4 de pilotos (Senna em 1988/90/91 e Prost em 1989) e 4 de construtores (de 1998 a 1991)
De 1988 a 1991, certo?
Uma observação:
“15 delas em 1988, a temporada mais dominante de uma equipe na história”
“Senna em 1988”.
Senna foi campeão pela primeira vez quando correu pela equipe mais forte da história, que foi a McLaren de 88.
E as viúvas ficam dando xilique dizendo que o Schumacher só ganhou quando teve o melhor carro.
Risos.
Sempre tem um babaca pra levantar polêmica idiota fora de hora e lugar…
Deu no saco esse lance de “viúva” e os “antiviúva”: Evoluam, partam para outra coisa melhor… ¬¬
Honda na McLaren?
Torço para que o Kobayashi-san seja um dos pilotos!!!
Bolicheiro-San na McLaren? Não acredito.
Só cabe destaque à retomada da parceria?
Desse jeito parece que a Honda volta depois de mais de 20 anos… mas e a malfadada fase da BAR / Honda até 2008? Onde, ironicamente, a Honda cedeu lugar para o sucesso da Mercedes e dos lendários Brawn…
Entendi a jogada da Honda em adiar em um ano. De fiasco, eles já estão mais que vacinados por conta da ultima passagem… MAAS, por que diabos anunciar com tanta antecedência?? Por que não fizeram esse anuncio só em 2014?
Será que é pra mcLaren dar satisfações a Mercedes??
Não creio que a coleta de dados será assim tão acintosa. Existem contratos e regras de direito a propriedade muito duras nesse negócio e ninguém vai arriscar a perder até as calças em multas extraordinárias.
É óbvio que os japoneses se aproveitarão de dados de telemetria, mas nada além disso. Visão de projetos, detalhes construtivos, soluções de engenharia dificilmente vazarão.
E para completar, acredito que já exista um protótipo em teste do motor. É básico.
Pois é…Mas vai ser “difícil” a McLaren encontrar outros Senna e Prost para ‘combinar’ com o motor Honda…
Agora, vai que a Mercedes acerta a mão no motor novo.
E ai? Será que mudam!?
Acredito que Toto Wolf e Brawn são muito espertos para serem enganados pela Honda.Aliás foi o próprio brawn que deu um “chapéu” na Honda em 2008 ao comprar os espólios da equipe Honda à preço de banana e vendê-la a preço de ouro para Mercedes.
Só conseguiu vendê-la a “preço de ouro” porque o carro foi campeão.
Ou seja, a relação de confiança entre Mercedes e McLaren em 2014 será próxima do zero.
Os ingleses devem esquecer a próxima temporada.
Temporada McLariana do ano que vem… phodeu pro lado deles, pois a Mercedes não que saber de ajudá-lo e ainda vai por uma água argentina batizada pra prejudicá-los kkkkkk!!!!!
Flávio, tem uma parte do texto que tá errado (1998 à 1991), deve ser de 1988 à 1991.
e eu não tinha a menor ideia que os carros da F1 fossem 1.5, 1.6…
Eu nasci em 1988 e não conheci a Formula 1 com os motores turbos, muita gente tem duvida sobre o ronco desse novos motores em comparação aos motores V-8 aspirados pelo “ronco” emocionante e atrativo que ele tem.
Esse motor que a Honda teve o 1.5 V6 Turbo, como era o ronco deste motor, era bonito, empolgante ou não se compara aos motores V8. Alguém lembra o ronco desse motores turbo da F-1.
Na minha opinião, não teve nada igual ao ronco de um V12, tanto Ferrari com Alfa Romeo…
A maior burrada da carreira de Senna para a McLaren deve ter sido aquela rodada que ele deu na Itália em 1988 a duas voltas do fim.
Ele quase comprometeu o título dele aí, assim como tirou da McLaren a única chance de uma equipe ganhar TODAS as corridas da temporada.
Essa rodada na Itália e a batida em Mônaco mostram o quanto ele ainda era afobado aquela época e o quanto ainda tinha que amadurecer como piloto.
Muito legal a reedição da parceria McLaren-Honda
A batida em mônaco foi porque ele queria por uma volta no Prost. Os caras mandaram ele aliviar via rádio e ele dançou… =)
Não foi bem assim. Senna tinha de poupar combustível para não ficar pelo caminho no fim da corrida, portanto não podia perder tempo nas curvas com retardatários, já que as Ferraris vinham tirando a diferença. E aí apareceu o atrapalhado Schlesser…a história completa está aqui:
http://ultimavolta.com/formula1/japao89/especial_japao_1989_texto_07.html
A Mercedes vai mandar só motor bichado.
FG, conserta aí o período de vitórias no mundial de construtores (1988 a 1991).
Será que a Petrobras retorna como fornecedora de combustíveis ou lubrificantes?
Abs!
A melhor notícia na F-1 nesses últimos tempos.
no trecho “…e 4 de construtores (de 1998 a 1991)”, o correto seria 1988 a 1991.
Abraços
Ótima estratégia da Honda.
Certamente já estão fazendo lobby para que a palhaçada dos pneus seja resolvida e não volte a se repetir. Sem solucionar isso, motor vira detalhe. Vide a diferença entre Mercedes e McLaren hoje.
Eu, se fosse presidente da Honda, não voltaria a investir na F1 antes disso.
Verdade. Li que a Porsche nem considerou a F1 em sua volta às pistas porque “Fala-se muito em pneus e nada sobre os motores”.
Mudando de assunto, e os números da parceria McLaren e Mercedes? Se não me engano foram 3 títulos de pilotos (2 do Hakkinen e 1 do Hamilton). Nada mau.
One question, A mclaren não ia fabricar seus proprios motores pra 2015?
Desde a crise deles com a Ford e a Benetton em 1993 que eu ouço falarem isso.
Algo me diz que o motor Mercedes da Mclaren ano que vem não será igual ao da própria equipe Mercedes.
Teria que ser por força de contrato….não?
Não necessariamente…
Em teoria sim, mas como a Mclaren saberia?
Olá Flávio, acho que esse trecho ficou ambíguo: “…a Honda anunciou sua volta à F-1 no Japão…”. Ela anunciou no Japão ou volta na corrida do Japão? Abraços.
Sim, só tava dando uma de chato de internet… Mas q a frase está ambígua, está… Abraços.
E agora? Será que Bruno Sena vai tentar, novamente, uma vaguinha na F-1?
Giovani, Bruno tá velho pra F1. Acho que ele já tem 30 anos (se não for 30 é 29).
Para o Bruno Senna ter uma chance real na F1, ele teria que ter entrado em 2009 no lugar do Barrichello, pois estaria entrando numa equipe com chance de vencer e aparecer.
Ele seria engolido pelo Button, mas de repente, conseguiria uma vitória ou duas. Ali ele perdeu sua maior oportunidade. Quando Maldonado venceu pela Williams na espanha no ano passado, acabou de vez pra ele.
Bruno tem que aproveitar muito suas oportunidades no Endurance.
Pois é, mas acho difícil conseguir, ainda mais pq não está mais nos monopostos. Já não era lá aquelas coisas quando corria somente de fórmula, agora depois de 2 anos fora… Acho que só o Kimi mesmo consegue tal façanha.
Espero que a McLaren mude as cores de seu carro do atual prateado e vermelho para um branco e vermelho que lembre aquela marca de cigarros. Seria demais.
Num vai non. Já avisou que sera laranja Fanta.
O próprio Withmarsh alegou na imprensa esta semana que eles consideram a possibilidade de adotar o tradicional laranja, usado no início dos anos 70 e que é na verdade a cor oficial da equipe. Mas é claro que o que determina a cor do carro, tirando a Ferrari e a Red Bull, é o patrocinador principal.
Na Red Bull também é o patrocinador principal que determina a cor do carro… e não só isso, porque o patrocinador principal é o dono da equipe hehe.
Uma volta ao laranja seria legal, mas é pouco provável, a não ser que a Vodafone saia: um dos grandes concorrentes deles é a Orange :-)
É por aí mesmo, Lucas. O contrato com a Vodafone termina no final deste ano e, segundo dizem, não será renovado. Foi justamente falando sobre o fim desse contrato que perguntaram para o Withmarsh sobre a futura decoração visual dos McLaren na coletiva.
Opa, valeu pela informação, não sabia disso!
Seria um tesão o retorno do vermelho e branco marlboriano na McLaren…
Eles não farão propaganda da M. de graça…
Os japinhas vão colher todas as informações relevantes e fazer um motor pra humilhar a Mercedes huehe!