SÓ DE OLHO

4536783445SÃO PAULO (espertinhos) – Muito bem. Como se esperava, a Honda anunciou sua volta à F-1 no Japão. Com a McLaren, o que é auspicioso e muito bacana. Já falamos de quanto essa parceria foi bem-sucedida no passado. A chance de ser de novo no futuro é enorme.

Mas quando eu estava parado num farol (semáforo, sinal, sinaleira, robot) hoje, pensei: por que só em 2015 e não em 2014? Não daria tempo de fazer um motorzinho já para o ano que vem? Claro que daria.

Mas a McLaren tem contrato com a Mercedes e espertamente vai fazê-lo valer até o fim. Sabe por quê? Porque durante um ano inteiro, a Honda será abastecida com uma montanha de dados sobre os motores Mercedes. Todas as dificuldades eventuais que surgirem na gestão dos novos V6 turbo 1.6 serão monitoradas pelos japoneses. De bobos esses fazedores de sushi não têm nada..

Quem não deve estar gostando nada, claro, é a turma de Stuttgart.

Alguns números da parceria entre McLaren e Honda entre 1988 e 1992, do jeito que vieram no release da equipe:

– 80 GPs
– 53 poles (66%)
– 44 vitórias (55%, sendo 15 delas em 1988, a temporada mais dominante de uma equipe na história)
– 30 melhores voltas (10 delas apenas em 1988)
– 8 títulos mundiais, sendo 4 de pilotos (Senna em 1988/90/91 e Prost em 1989) e 4 de construtores (de 1988 a 1991)
– 3 configurações diferentes de motores: 1.5 V6 turbo, 3.5 V10 aspirado, 3.5 V12 aspirado

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João Colatrello
João Colatrello
10 anos atrás

Flavio, será que com a chegada da Honda podemos ter o retorno de Takuma na categoria ?

rogerioV
rogerioV
10 anos atrás

Motor chega lacrado e sai lacrado… pode pegar mapeamento (mais ou menos como comer uma ‘receita’ gostosa… sentir o gosto, imaginar o quanto tem de x, y e z…)…
-mas não tem um manual de como fazer um ‘motor’.

Os japas já passaram da época de copiar/melhorar o que já existe… agora fazem!

Mclaren vai ter patrocínio da Telmex/Claro… (ja fez a última corrida com a asa traseira dando a entender sobre isto). A cor oficial da Escuderia Telmex, é azul médio e branco… com uma semelhança incrível ao padrão ‘vetor’ da época da Marlboro (procurem o site deles). No máximo rola uma bolinha vermelha da Claro….

1-Guri Senna não é o tio.
2-Esta velho e não tem nada a oferecer para a F1!
3-A Honda vai lançar um Civic com este motor…será o modelo Senna, oferecido na cor laranja/Marlboro com sistema de som que ao ligar o motor toca a musiquinha da RTVG quando um brasileiro ganha na F1. Vai ter uma bandeira brasileira na antena do carrinho… e os bancos serão de couro amarelo com tiras verde e azul.
Como diria uma riquinha engraçada e tontinha…. aiiiii que loucuuuuuura!

Winston
Winston
10 anos atrás

Vale lembrar que quando a Honda chegou na Mclaren 1988 já estava a bastante tempo na F1, tinha ganhado muitas corridas e um título mundial em 87. Dessa vez é diferente, começa do zero e justo quando só vai poder usar quatro motores por ano. A Honda é muito competente, tem muita gente boa e dedicada, mas F1 não fácil. Então se demorar uns 2,3 ou até 4 anos para vim a primeira vitória não vamos estar todos aqui esculhambando a Honda, é um processo de muito trabalho e isso leva tempo. Se vier a primeira vitória no segundo ano será uma grande surpresa para mim, se vier no primeiro ano será um feito absurdo!
Para 2014 aposto todas as minhas fichas na Mercedes, os alemães são f…, na Ferrari vai ser duro tambem achar o ponto.
Ainda acho que esse regulamento foi feito para a Audi ou Porche.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Winston
10 anos atrás

Porém a VW, que é dona de ambas, não está nem um pouco interessada. E já deixou isso bem claro em várias ocasiões. Do jeito que está a F1, não tiro a rasão deles.

Cristiano
Cristiano
10 anos atrás

Tempos atrás li que a Honda poderia ser parceira da Cosworth para o desenvolvimento do motor turbo pra F1, nos mesmos moldes que teve um acordo com a Ilmor para a Indy antes da mudança dos carros e motores. E interessante que, mesmo sendo empresas diferentes, os carros de rua da McLaren atualmente usam motor derivado da Nissan, embora diga que o motor é próprio.

Gerson
Gerson
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Desculpe, da próxima vez, ao invés de querer ajudar com uma notícia nova (para alguns de nós, meros leitores do blog) vou aguardar que Vsa excelência coloque aqui neste nobre espaço que consulto para me ‘atualizar’.

Não sabia que para ler este blog, tem de ler antes o referido/citado site, o Grande Prêmio. Pelo jeito, notícias sobre automobilismo só merecem serem lidas se saírem lá…

Então tá. Vc publica, a gente aplaude. Democracia Chinesa.

E os puxa-saco se acumulam nos comentários…

Allez Alonso
Allez Alonso
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Em português de Portugal gosto muito do sítio da autosport,
http://autosport.sapo.pt/

José Arroela
José Arroela
Reply to  Gerson
10 anos atrás

A coluna linkada é ridícula, o cara diz que é impossível fazer previsões e no final do texto sai fazendo um monte de previsão furada. Sem contar que é mal escrita pra chuchu.

Amadores.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Faísca Atrasada, kkk

Mauricio
Mauricio
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Texto típico do Terra, come em todas as fontes, mistura tudo e repte tudo de todos.
Sem imaginação.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauricio
10 anos atrás

Gostei da “Democracia Chinesa”. Já é uma novidade no referido comentário.

roxxonvaldez
roxxonvaldez
Reply to  Mauricio
10 anos atrás

pelo texto do site terra a mundança será feita para favorecer a red bull. levando isso em conta e sem inocencia quer dizer que a situação atual era para favorecer a lotus e a ferrari????podemos chegar a essa conclusão. mas nem um nem outro. os pneus estão uma merda mesmo.e se desmancham na pista. ainda não ocorreu acidente por sorte. estamos mais bem informados mesmo é aqui.

Sanzio
Sanzio
10 anos atrás

O que mais me estranha é anunciarem isso agora. Por que não no fim do ano que vem? Evitaria um mal estar com a Mercedes e consequentemente um “boicote” por parte dela no ano da despedida.
Seria uma forma de lobby, para que outras equipes digam “Ohhhh!!! A McLaren vai de Honda. Vamos também?”? Só sendo assim, pra fazer sentido.

André França
André França
10 anos atrás

O que ninguém tá lembrando é que, ok, muito legal, Honda com Mclaren, uhuh, MAS… A Mclaren Fará um carro que preste pra temporada de 2015 pra garantir um mínimo de sucesso? do jeito que tá esse ano, melhor eles começarem logo o projeto de 2014…

Sanzio
Sanzio
Reply to  André França
10 anos atrás

O carro de 2014 começou a ser desenvolvido ano passado, junto com o de 2013.

Eusebio Sachser
Eusebio Sachser
10 anos atrás

Pode até ser que a Honda se abasteça de dados de Mercedes por intermédio da McLaren, mas não se pode esquecer que a Honda fabrica motores 2.5 V6 Turbo na Indy. Quem sabe o know-how de um ajude o outro e vice-versa.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Eusebio Sachser
10 anos atrás

Fazer um down nos CC’s de um motor não é tarefa fácil e nem sempre os resultados são os esperados. É mais fácil e rápido desenvolver um projeto novo desde a base.

RMTA
RMTA
10 anos atrás

Espero mesmo que seja auspiciosa essa parceria, porque o motor da Honda até 2008 era um caminhão. O próprio Barrichello disse que um dos grandes fatores de sucesso da Brawn em 2009 foram os motores Mercedes, que eram não só mais potentes, mas possuíam uma dirigibilidade muito melhor que os Honda (entenda-se torque em baixa rpm).

Felipe AG
Felipe AG
10 anos atrás

Interessante a pensata do Flavio, especialmente o finalzinho. Realmente a Honda vai tentar tudo e mais um pouco para entender as sacações do pessoal de Stuttgart com os turbos. E juntar sacações, as dos próprios japoneses com as dos alemães, pode dar mais uma vez certo. Explico o “mais uma vez”: quando a Honda entrou na F1 em 1984, tinha um motor bem ruinzinho em uma equipe bem ruinzinha, a Spirit, que de tão pobrezinha tinha um carro só. A Williams estava decidida a abondanar os aspirados da Cosworth, procurava turbos na praça há algum tempo e topou uma associação com a Honda a partir de 1985. O grande motor turbo da época era o da BMW, projetado pelo lendário Paul Rosche, que equipava a Brabham de um certo Nelson Piquet. Piquet foi para a Williams em 1986 e levou consigo todos os parâmetros técnicos do motor alemão para as gentes da Honda. E o resto é história, como vocês aí estão carecas de saber. Ah, sim: Piquet e Rosche são amigos até hoje, apesar dos pesares, hehe.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Felipe AG
10 anos atrás

Só 2 correções: A Honda começou na Spirit sim, mas foi em 1983 e a Williams já havia usado este motor na última prova daquele ano na Africa do Sul. Em 84 o motor BMW não era assim tão superior aos recém chegado Honda,..venceram 2 provas contra 1 da fabricante Japonesa. Já em 1985, a Honda já era superior a BMW no quesito motor: foram 4 vitorias contra 1 apenas dos alemães e, então em 1986 quando Piquet se juntou ao time a Honda já era o melhor motor da F1 no momento. Portanto, companheiro, menos com esse papo do Piquet…..bem menos!

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Felipe AG
10 anos atrás

A Williamsn portanto, começou com a Honda já em 1983(naUltima corrida) e, correu toda temporada seguinte(1984) já com motores japoneses. Piquet pode até ter contribuido para melhora deste motor em 1986, mas o motor japones já era bem melhor no ano anterior(1985).

Alexandre Emanuel
Alexandre Emanuel
10 anos atrás

eu sou muito ligado nas cores dos carro de f1 e da indy , em 2015 concerteza o prata sai e será que volta o Vermelho e branco ?

Paulo_maffi
Paulo_maffi
Reply to  Alexandre Emanuel
10 anos atrás

Difícil…pois o pseudo/sub-entendido patrocínio que dava a tal característica, hoje, corre com a Ferrari. Que é a Marlboro!

Gerson
Gerson
Reply to  Alexandre Emanuel
10 anos atrás

A McLaren vai correr de Laranja, abóbora!!

Sanzio
Sanzio
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Tomara!

Alexandre Emanuel
Alexandre Emanuel
Reply to  Sanzio
10 anos atrás

é mas a Honda quando montou a sua equipe erá basicamente branca com o nome Honda em Vermelho , pela informação de os motores serão de graça para Maclaren então é uma parceria como a mercedes

Rodrigo Brayner
Rodrigo Brayner
10 anos atrás

Flávio, a Honda também fez Motores V8 do atual regulamento… acho que esse motor foi usado entre 2007-2008…2006 ainda eram V10..

Cristiano
Cristiano
Reply to  Rodrigo Brayner
10 anos atrás

“Alguns números da parceria entre McLaren e Honda entre 1988 e 1992, do jeito que vieram no release da equipe:”

Jr.
Jr.
Reply to  Rodrigo Brayner
10 anos atrás

Em 2006 foi o primeiro ano dos motores V8. A única equipe que correu de V10 em 2006 foi a Toro Rosso, com limite de giro em 16.000 rpm.

George McCrae
George McCrae
10 anos atrás

Boa notícia para o Mito, porque essa volta da Honda poderá ter uma exigência deles como em 1987 com a Lotus: “…forneceremos motores a vocês, mas terão que colocar um piloto nosso (japonês) num dos carros amarelos..” O eleito nipônico da época para os carros camelizados (Camel) foi Satoru Nakajima da Silva.

Sanzio
Sanzio
Reply to  George McCrae
10 anos atrás

Duvido que seja Kobayashi, pois ele era ligado à Toyota.
E outra: Quando a Honda foi dona de sua própria equipe, qual foi o piloto japonês deles?

Mariana
Mariana
10 anos atrás

Aí a McLaren já avisa que não vai ter nada disso de vazar informações da Mercedes porque eles são uma equipe muito “honrada” e “escrupulosa” e blablablá e ninguém lembra de 2007, cof cof.

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

Hoje se muda o mapa de um motor em um segundo. Quem disse que a turma da estrela de três pontas estará dando a McLaren o melhor deles, e pior, podem colocar um Trojan, ou algo parecido como cavalo de tróia que pode fazer o papel inverso. Acho que não é por ai. A Honda tem capacidade suficiente de trabalhar seus motores sem bisbilhotar a concorrência.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
10 anos atrás

Xará, você tinha falado do Naldo (ponta da Portuguesa), há pouco….

Olha o vídeo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=hlhYBIsrZhg

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
10 anos atrás

É impressão minha ou os motores estão bem pouco importantes nessa fase da F-1? Não se vê muita diferença entre os carros empurrados por Renault, Mercedes ou Ferrari. Antigamente, havia carros pouco equilibrados e que compensavam com o motorzão na reta, mas hoje em dia é tudo muito limitado à aerodinâmica e à fase em que os pneus estão em determinado momento da corrida.

Lucas
Lucas
Reply to  Rodrigo Moraes
10 anos atrás

Bem, esse ano nem a aerodinâmica tá fazendo tanta diferença assim… enquanto não acabarem com os pneus-paçoca da Pirelli, o resto é marginal.

Paulo
Paulo
Reply to  Rodrigo Moraes
10 anos atrás

Não faz sentido as equipes ficarem trabalhando para aumentar a potência dos motores. O que mais temos ouvido no rádio dos pilotos são frases como “acelere menos na saída da curva X para poupar os pneus”. Se não dá para usar nem a potência que está disponível, para que desenvolver os motores?

André França
André França
Reply to  Paulo
10 anos atrás

“…para que desenvolver os motores?”

Pra serem mais eficientes? gastrem menos combustível e o carro largar com menos combustível e por consequência diminuir a exigência sobre os pneus? Pra serem mais confiávies, uma vez que motor turbo é submetido a regimes de trabalho mais agressivos que os aspirados? acho que só isso já justifica…

Jayme
Jayme
10 anos atrás

Eu acho que os tedescos vão quebrar o contrato!

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Por onde anda Ozamu Goto?
Está aposentado?

Wagner Yuji Shoyama
Wagner Yuji Shoyama
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Atualmente mora na Suíça,abriu uma firma chamada GEO Technology S.A.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Wagner Yuji Shoyama
10 anos atrás

Obrigado Wagner!

Daniel Dias
Daniel Dias
10 anos atrás

Sei não, mas também corre o risco de a McLaren ir pro buraco de vez…

A Honda não é mais a mesma dos anos 80 e 90.

O ponto mais fraco da equipe Honda na sua decadência era justamente o motor – bastou colocar um Merdeces e as Brawn decolaram em 2009.

E a cópia nunca sai tão boa (e sempre vai estar atrasada) em relação à original – vão ter que remar bastante com as próprias pernas – como a especificação de motores é nova, quem sabe… É esperar pra ver.

Felipe Santos
Reply to  Daniel Dias
10 anos atrás

motor mercedez com algumas peças da Honda, não foi 100% mercedez

Lovier Novak
Lovier Novak
10 anos atrás

Bem vinda, para o campeonato será sempre melhor !

Cranio
Cranio
10 anos atrás

Não sei… Copiar um motor novo, que nunca foi usado antes, não deve ser o foco. Claro que as informações serão úteis, mas dependendo do que os caras produzirem, pode servir para muito pouco.

Ricardo Fulgoni
Ricardo Fulgoni
10 anos atrás

– 8 títulos mundiais, sendo 4 de pilotos (Senna em 1988/90/91 e Prost em 1989) e 4 de construtores (de 1998 a 1991)

De 1988 a 1991, certo?

André
André
10 anos atrás

Uma observação:
“15 delas em 1988, a temporada mais dominante de uma equipe na história”
“Senna em 1988”.
Senna foi campeão pela primeira vez quando correu pela equipe mais forte da história, que foi a McLaren de 88.
E as viúvas ficam dando xilique dizendo que o Schumacher só ganhou quando teve o melhor carro.
Risos.

André França
André França
Reply to  André
10 anos atrás

Sempre tem um babaca pra levantar polêmica idiota fora de hora e lugar…
Deu no saco esse lance de “viúva” e os “antiviúva”: Evoluam, partam para outra coisa melhor… ¬¬

Akio Kikuchi
Akio Kikuchi
10 anos atrás

Honda na McLaren?
Torço para que o Kobayashi-san seja um dos pilotos!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Akio Kikuchi
10 anos atrás

Bolicheiro-San na McLaren? Não acredito.

Samuel Pavan
Samuel Pavan
10 anos atrás

Só cabe destaque à retomada da parceria?

Desse jeito parece que a Honda volta depois de mais de 20 anos… mas e a malfadada fase da BAR / Honda até 2008? Onde, ironicamente, a Honda cedeu lugar para o sucesso da Mercedes e dos lendários Brawn…

Douglas Amorim
Douglas Amorim
10 anos atrás

Entendi a jogada da Honda em adiar em um ano. De fiasco, eles já estão mais que vacinados por conta da ultima passagem… MAAS, por que diabos anunciar com tanta antecedência?? Por que não fizeram esse anuncio só em 2014?
Será que é pra mcLaren dar satisfações a Mercedes??

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

Não creio que a coleta de dados será assim tão acintosa. Existem contratos e regras de direito a propriedade muito duras nesse negócio e ninguém vai arriscar a perder até as calças em multas extraordinárias.
É óbvio que os japoneses se aproveitarão de dados de telemetria, mas nada além disso. Visão de projetos, detalhes construtivos, soluções de engenharia dificilmente vazarão.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
10 anos atrás

E para completar, acredito que já exista um protótipo em teste do motor. É básico.

Gerson
Gerson
10 anos atrás

Pois é…Mas vai ser “difícil” a McLaren encontrar outros Senna e Prost para ‘combinar’ com o motor Honda…

Otavio
Otavio
10 anos atrás

Agora, vai que a Mercedes acerta a mão no motor novo.
E ai? Será que mudam!?

thiago basilio
thiago basilio
10 anos atrás

Acredito que Toto Wolf e Brawn são muito espertos para serem enganados pela Honda.Aliás foi o próprio brawn que deu um “chapéu” na Honda em 2008 ao comprar os espólios da equipe Honda à preço de banana e vendê-la a preço de ouro para Mercedes.

Levi Davet
Levi Davet
Reply to  thiago basilio
10 anos atrás

Só conseguiu vendê-la a “preço de ouro” porque o carro foi campeão.

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

Ou seja, a relação de confiança entre Mercedes e McLaren em 2014 será próxima do zero.
Os ingleses devem esquecer a próxima temporada.

George McCrae
George McCrae
Reply to  Mauricio
10 anos atrás

Temporada McLariana do ano que vem… phodeu pro lado deles, pois a Mercedes não que saber de ajudá-lo e ainda vai por uma água argentina batizada pra prejudicá-los kkkkkk!!!!!

rogeriodecarvalho
rogeriodecarvalho
10 anos atrás

Flávio, tem uma parte do texto que tá errado (1998 à 1991), deve ser de 1988 à 1991.

e eu não tinha a menor ideia que os carros da F1 fossem 1.5, 1.6…

Anderson
Anderson
10 anos atrás

Eu nasci em 1988 e não conheci a Formula 1 com os motores turbos, muita gente tem duvida sobre o ronco desse novos motores em comparação aos motores V-8 aspirados pelo “ronco” emocionante e atrativo que ele tem.

Esse motor que a Honda teve o 1.5 V6 Turbo, como era o ronco deste motor, era bonito, empolgante ou não se compara aos motores V8. Alguém lembra o ronco desse motores turbo da F-1.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
Reply to  Anderson
10 anos atrás

Na minha opinião, não teve nada igual ao ronco de um V12, tanto Ferrari com Alfa Romeo…

Luiz
Luiz
10 anos atrás

A maior burrada da carreira de Senna para a McLaren deve ter sido aquela rodada que ele deu na Itália em 1988 a duas voltas do fim.

Ele quase comprometeu o título dele aí, assim como tirou da McLaren a única chance de uma equipe ganhar TODAS as corridas da temporada.

Essa rodada na Itália e a batida em Mônaco mostram o quanto ele ainda era afobado aquela época e o quanto ainda tinha que amadurecer como piloto.

Muito legal a reedição da parceria McLaren-Honda

Cranio
Cranio
Reply to  Luiz
10 anos atrás

A batida em mônaco foi porque ele queria por uma volta no Prost. Os caras mandaram ele aliviar via rádio e ele dançou… =)

Luciano
Luciano
Reply to  Luiz
10 anos atrás

Não foi bem assim. Senna tinha de poupar combustível para não ficar pelo caminho no fim da corrida, portanto não podia perder tempo nas curvas com retardatários, já que as Ferraris vinham tirando a diferença. E aí apareceu o atrapalhado Schlesser…a história completa está aqui:

http://ultimavolta.com/formula1/japao89/especial_japao_1989_texto_07.html

Marcio
Marcio
10 anos atrás

A Mercedes vai mandar só motor bichado.

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
10 anos atrás

FG, conserta aí o período de vitórias no mundial de construtores (1988 a 1991).

Será que a Petrobras retorna como fornecedora de combustíveis ou lubrificantes?

Abs!

John McClane
John McClane
10 anos atrás

A melhor notícia na F-1 nesses últimos tempos.

Lucas
Lucas
10 anos atrás

no trecho “…e 4 de construtores (de 1998 a 1991)”, o correto seria 1988 a 1991.

Abraços

Lucas
Lucas
10 anos atrás

Ótima estratégia da Honda.
Certamente já estão fazendo lobby para que a palhaçada dos pneus seja resolvida e não volte a se repetir. Sem solucionar isso, motor vira detalhe. Vide a diferença entre Mercedes e McLaren hoje.

Eu, se fosse presidente da Honda, não voltaria a investir na F1 antes disso.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Lucas
10 anos atrás

Verdade. Li que a Porsche nem considerou a F1 em sua volta às pistas porque “Fala-se muito em pneus e nada sobre os motores”.
Mudando de assunto, e os números da parceria McLaren e Mercedes? Se não me engano foram 3 títulos de pilotos (2 do Hakkinen e 1 do Hamilton). Nada mau.

josé marinho
josé marinho
10 anos atrás

One question, A mclaren não ia fabricar seus proprios motores pra 2015?

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  josé marinho
10 anos atrás

Desde a crise deles com a Ford e a Benetton em 1993 que eu ouço falarem isso.

Marques
Marques
10 anos atrás

Algo me diz que o motor Mercedes da Mclaren ano que vem não será igual ao da própria equipe Mercedes.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Marques
10 anos atrás

Teria que ser por força de contrato….não?

Mauricio
Mauricio
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Não necessariamente…

Marques
Marques
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Em teoria sim, mas como a Mclaren saberia?

Marcos Ramos
Marcos Ramos
10 anos atrás

Olá Flávio, acho que esse trecho ficou ambíguo: “…a Honda anunciou sua volta à F-1 no Japão…”. Ela anunciou no Japão ou volta na corrida do Japão? Abraços.

Marcos Ramos
Marcos Ramos
Reply to  Marcos Ramos
10 anos atrás

Sim, só tava dando uma de chato de internet… Mas q a frase está ambígua, está… Abraços.

Giovani Jardim
Giovani Jardim
10 anos atrás

E agora? Será que Bruno Sena vai tentar, novamente, uma vaguinha na F-1?

Luiz
Luiz
Reply to  Giovani Jardim
10 anos atrás

Giovani, Bruno tá velho pra F1. Acho que ele já tem 30 anos (se não for 30 é 29).

Para o Bruno Senna ter uma chance real na F1, ele teria que ter entrado em 2009 no lugar do Barrichello, pois estaria entrando numa equipe com chance de vencer e aparecer.

Ele seria engolido pelo Button, mas de repente, conseguiria uma vitória ou duas. Ali ele perdeu sua maior oportunidade. Quando Maldonado venceu pela Williams na espanha no ano passado, acabou de vez pra ele.

Bruno tem que aproveitar muito suas oportunidades no Endurance.

Tiago
Tiago
Reply to  Giovani Jardim
10 anos atrás

Pois é, mas acho difícil conseguir, ainda mais pq não está mais nos monopostos. Já não era lá aquelas coisas quando corria somente de fórmula, agora depois de 2 anos fora… Acho que só o Kimi mesmo consegue tal façanha.

Fabio S. Pinto
Fabio S. Pinto
10 anos atrás

Espero que a McLaren mude as cores de seu carro do atual prateado e vermelho para um branco e vermelho que lembre aquela marca de cigarros. Seria demais.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Fabio S. Pinto
10 anos atrás

Num vai non. Já avisou que sera laranja Fanta.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Fabio S. Pinto
10 anos atrás

O próprio Withmarsh alegou na imprensa esta semana que eles consideram a possibilidade de adotar o tradicional laranja, usado no início dos anos 70 e que é na verdade a cor oficial da equipe. Mas é claro que o que determina a cor do carro, tirando a Ferrari e a Red Bull, é o patrocinador principal.

Lucas
Lucas
Reply to  Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

Na Red Bull também é o patrocinador principal que determina a cor do carro… e não só isso, porque o patrocinador principal é o dono da equipe hehe.

Uma volta ao laranja seria legal, mas é pouco provável, a não ser que a Vodafone saia: um dos grandes concorrentes deles é a Orange :-)

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Lucas
10 anos atrás

É por aí mesmo, Lucas. O contrato com a Vodafone termina no final deste ano e, segundo dizem, não será renovado. Foi justamente falando sobre o fim desse contrato que perguntaram para o Withmarsh sobre a futura decoração visual dos McLaren na coletiva.

Lucas
Lucas
Reply to  Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

Opa, valeu pela informação, não sabia disso!

George McCrae
George McCrae
Reply to  Fabio S. Pinto
10 anos atrás

Seria um tesão o retorno do vermelho e branco marlboriano na McLaren…

Robertom
Robertom
Reply to  Fabio S. Pinto
10 anos atrás

Eles não farão propaganda da M. de graça…

Lucas Carioli
10 anos atrás

Os japinhas vão colher todas as informações relevantes e fazer um motor pra humilhar a Mercedes huehe!