VÊ SE EU TÔ NA ESQUINA (1)
SÃO PAULO (não tô) – Viram os treinos de hoje? Pois eu vi, mas só deu pra escrever agora porque estava na TV.
Pois terça-feira, na TV, me perguntaram ao vivo, a cores e via satélite, quem era meu favorito à vitória em Mônaco. Sem pestanejar, respondi: Rosberg.
Entendo muito.
Bom, o cara fez o melhor tempo hoje, com Hamilton em segundo. A Mercedes, todos sabem, tem o carro mais rápido para voltas lançadas. Mas ele acaba depois de meia-dúzia de voltas porque engole a borracha, as rodas e o bigolin.
Isso, no entanto, não vale para Monte Carlo. Circuito de rua, média de velocidade baixíssima, menor distância a ser percorrida no GP (é o único com menos de 300 km de percurso total; 260 km, para ser preciso), pneus macios e supermacios que nada sofrem nesse tipo de asfalto, isso tudo forma o cenário ideal para os mercêdicos.
Por isso, acho que têm condição de brigar pela vitória, ambos os dois. Além do mais, é difícil passar. Não passa. Não passa nunca.
A briga pela pole será intensa e os dois meninos de prateado são favoritos a ela. A Ferrari está perto, mas não creio que possa surpreender ao ponto de largar na frente de todo mundo. A Red Bull não deve ser descartada. Anda bem em Mônaco, assim como Raikkonen. Os de sempre, em resumo, vão brigar pelo butim.
Curiosidade do dia: Alonso pode se tornar o primeiro piloto na história a vencer em Monte Carlo por três equipes diferentes. Já levou com a Renault e com a McLaren. Seria um feito interessante.
Algo a acrescentar? Acho que não. Para uma quinta-feira, está de bom tamanho. Amanhã é folga e sábado sai o grid.
Fórmula 1 é um dos maiores mistérios….é difícil decifrar..quem vence é a máquina ou é o piloto, só em 1986 foi decifrado quem era quem na F1 daquela época, quando Piquet saiu da Brabham em 85…Mansell da Lotus em 84…Rosberg da Willians em 85….os confrontos entre vários pilotos fortes com os mesmos carros acabou decifrando o código dos pilotos…se em até o final de 1985 Piquet era considerado pela maioria da imprensa o melhor piloto…com estes novos confrontos…Prost acabou sendo considerado o melhor….e Senna o mais rápido…agora está acontecendo a mesma coisa Nico correu 4 anos na fraca Williams e 3 na média Mercedes….este ano com o forte investimento da Mercedes mais o confronto com o Hamilton…o código está começando a ser desvendado…mas o correto é tentar descobrir se o Vettel é bom mesmo ou ele é fruto do Adrian Newey…se o Kimi for para a Red Bull todo o código dos pilotos desta época será decifrado…o único piloto que ninguém conseguia decifrar era o Schumacher…porque ele era número 1 absoluto na sua época…os seus pilotos n2 eram fracos…pra muitos ele era fruto de Ross Brayn/Byrne…e das falcatruas do Briatore e dos exclusivos pneus Bridgestone da Ferrari, que era a única equipe grande que podia usar este pneus imbatíveis, ou será, que ele é um super piloto? Mas agora depois que o Schumy teve uma briga parelha com o bom Nico, sou obrigado a reconhecer que ele é um grande piloto….
Schumacher passou o Barrichello, por que ele descompriu acordo de manterem as posições.
“Além do mais, é difícil passar. Não passa. Não passa nunca.”
Vi o então “semi-aposentado” Schumacher, com a Mercedes, passar onde ninguém passou antes…
Com Alonso, Hamilton, Vettel… isso pode se repetir. E tem o Hulk e o Sutil que vão bem nesta pista.
Não sei não, mas tá com cara de largada igual aquela da GP2…primeira curva embolada total.
“enroscada” total…
Não gosto da corrida para ver prosiçao vou a igreja, chamar monaco de circuito é brincadeira .Sem ultrapassagem um LIXO não gasto eletrecidade vendo.
Oi Flávio!!
Só passei pra dizer que enquanto Paris tá frio e chovendo…. Em Mônaco faz um sol de rachar a cuca!!! Rs
Tava todo empolgado por estar aqui que esqueci de comprar um boné e passar um protetor… Ou seja, careca queimada!!! Hahaha
Grande abraço Flávio, e bom trabalho, o blog é muito bom! :)
Hamilton!
Ele sempre tem muito mais “gana” ali!
não sou assiduo nesse buteco, mas me permito alguns pitacos:
acho que está entre McLaren e Ferrari, com o Massa podendo aparecer bem,
acho também que (infelizmente) estratégia de paradas vai contar muito, já que (óbvio) é difícil ultrapassar lá.
Vai ter lugar pra abrir asa??? sinceramente não lembro se teve abertura de asa ano passado.
o grande barato de mônaco é (além do lugar) o fato de que surpresas sempre acontecem, vide 1982, 84 86 e outros
Vai ser uma corrida interessantíssima, com grande envolvimento de estratégia…existe sempre a chance da entrada do safety car, gostaria muito de ver Rosberg vencendo em Mônaco, a algum tempo ele vem merecendo vitória…
Passa sim, na freada da saída do túnel…
Bom dia! Acompanho F1 a pelo menos 25 anos, vi os treinos desta quinta e não sei o que esta acontecendo, as proteções não tem mais nenhuma marca de pneu, com o treino gravado assisti novamente, e ai me veio o motivo, o nível, isso mesmo o nível dos pilotos, todos muito abaixo de outros tempos. Estes caras estão passando a mais de 5 centímetros dos muros, tem piloto de equipe de ponta que não se atreve a passar a menos de 20. É senhores realmente nesta quinta senti saudade do Senna (e eu nunca fui seu maior fã), mas o Mansel deve ta vendo isso que ta acontecendo e pensando, “baixaria 1 seg. fácil desse tempo de Rosberg”. Havia um tempo que quem não batia era bom, hoje ninguém bate, mas não é porque todos são bons, é porque ninguém arrisca, ninguém se garante. Poderíamos então fazer uma mudança na F1, tirar a asa móvel, esses pneus de m…, e colocar pilotos de verdade.
Que vcs acham da minha ideia?
É isso aí, caro Winston! Penso a mesma coisa. Essa necessidade desenfreada de tecnologia que encarece a F1 ano à ano, trouxe como solução as vagas para pilotos “endinheirados” e sem talento. Para tirar o sono dos torcedores, criou-se artifícios para as corridas se tornarem mais atraentes, pneus de merda, asa móvel e o escambau. “Se virar” pra passar, apontar o carro aqui e ali, frear junto, isso é coisa de lunático, muito estressante e cansativo. Na minha época, fabricante de pneu usava a F1 pra exibir produtos bons, de aderência e durabilidade. Falta as máquinas de chuva para corridas onde chove pouco.
o livro “o boto do reno” ainda está sendo vendido?
“algo a acrescentar? ”
sim! o seu brother do coração tem lembrando muito das aventuras com você ultimamente!!!
=)
Ninguem passa????
E A ULTRAPASSAGEM SENSACIONAL DO SCHUMAKER SOBRE O BARRICHELLO (QUEM NEM TEVE COMO REAGIR, SIMPLISMENTE FOI DEFENSETRADO) AQUILO SIM E TER UM BOM BRACO EM MONACO. NAO GOSTO DESSA CORRIDA, E UM TRENZINHO DO INICIO AO FIM COM FINAIS IMPREVISIVEIS DEVIDO A BATIDAS SOMENTE!!!! ULYRAPASSAGENS EM MONACO SO TEVE UM MACHO PRA FAZER ATE HOJE= SCHUMAKER, O RESTO SAO UNS DESMUNNHECADOS!!!!!
QUEM GANHA? ROEBERG/KIMI/SEB/web 20% DE CHANCE PRA Cada e 20% de chance pro resto!!!! filipi massa???? 0,0000000000001% de chnace, so se uns quinze baterem ou tiverem pane mecanica, etc….!!!!
O SCHUMMY não vale, pois realmente é outro nivel, para os pobres mortais é mais dificil.
Vai Sabidão, entao fala quantas voltas cada Ferrari deu com os dois pneus, so’ pra eu fazer umas contas se daria certo apenas uma parada pra eles…A confiança da declaração do Massa me deixou curioso.
Essa pista não “come” tanto os pneus. A Mercedes tem alguma chance de levar o caneco, principalmente se fizer 1-2 na classificação.
Vettel acho que leva , a RBR vai bem em Mônaco , as mercedes esquecem!!!!
A Mercedes perde nos boxes. Domingo es el dia del Fodón, com castanhola e tudo.
Hj é Dia Mundial da Tartaruga e aniversário do Rubinho!
tudo haver
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, verdade….
muito, mas muito bem observado…
Maldade com o grande Barrica…kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Brincadeira a parte, Barrichello grande piloto e dizem no particular grande figura… LIstado entre os 10 maiores pilotos que não foram campeões em todos os tempos junto com uns caras muito bons…
Pra ilustrar, vamos lá com os nomes:
1 – Stirling Moss
2 – Ronie Petterson
3 – Gilles Villeneuve
4 – Jacky Ickx
5 – Rubens Barrichello
6 – Wolfgang von Trips
7 – Jose Froilan Gonzalez
8 – Clay Regazzoni
9 – David Coulthard
10 – Eddir Irvine
Turminha boa não?? Sem patriotagem e dentro do meu humilde conhecimento, principalmente os 5 primeiros…
Edie Irvine ? tá mais pra motorista de carreta. O Chris Amon merecia estar na lista.
Perfeito. Chris Amon era excepcional, mas nunca vi ninguém tão azarado.
Discordo apenas dos dois últimos. Principalmente Irvine. Pironi deveria estar no lugar dele, ao menos… Mas toda a lista é polêmica mesmo.
olá. nessa lista eu tiraria Irvine pra botar Reutemann
Rapaziada, obrigado pelas respostas…
Concordo com todos que disseram que tirariam os dois últimos… Realmente os mais fraquinhos…
A diferença é que os outros da lista NÃO FORAM/SÃO CHORÕES!
E na pista, tinham ‘culhões’!
Ultrapassar um Barichello era uma coisa. Ultrapassar o Regazzoni ou um Giles Vllueneuve, por exemplo, era uma ‘coisa’ muito diferente.
Tem razão, O Rega não era mole mesmo.
Magina!!! vai dar Ferrari ou Lotus.
Sim, mas o ritimo de corrida da Mercedes nao e bom. Acho q vao perder nos boxes. Kimi leva a taca grande no Domingo!
Hamilton e Rosberg são ultrapassados.
Alonso raspa muito forte no muro e fica pelo caminho.
No final dá Felipe, Sebastian e Kimi.
Levando em consideração a estatística do Flavio que sempre erra o palpite do vencedor, o coitado do Rosberg se torna o único com 100% de certeza de que não vai ganhar a corrida.
Flávio
Acho que mesmo tendo esses fatores que diminuem o desgaste dos pneus, as Mercedes vão ter que fazer o pit stop mais cedo que os outros carros. Afinal de contas os carros comem pneu no mesmo ritmo que o peão de obra arremata um PF.
Caberá à dupla Silver Arrow manter um ritmo forte o suficiente para compensar isso, além de Mônaco ter uma das entradas e saídas de boxes mais toscas da história, o que acaba agravando a perda de tempo.
Largar na frente garante 80% da vitória, mas os outros 20% são letais.
Abraços
Vou me adiantar às viúvas:
“se em 1984 não tivessem blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá, o Senna já teria vencido por três equipes diferentes”.
e se em 1994 não tivesse blá blá blá…..4 equipes diferentes…
E se em 1997, já na Ferrari (sonho do falecido), hahahahahaha……….
5 equipes diferentes.
E não podemos esquecer que o sonho dele era guiar pra Ferrari,então blábláblá, 5 equipes diferentes.
Se o grid de largada for igual ao de hoje, minha aposta é no Alonso!
Vou de Lotus, com Raikkonen e apenas uma parada. Apostas?
Acho que não dá Mercedes… os carros são muito ruins em ritmo de corrida… é só o pessoal acertar o timing das paradas para deixar os pilotos da Mercedes para trás (famosas ultrapassagens pelos box).
Aposto no “resto”… menos nas Mercedes.
Imperador
Pena a McLaren não figurar entre os favoritos. É a maior vencedora desse GP com 15 vitórias., seguida da Ferrari com 09 e Lotus com 07. McLaren não vence ali desde 2008 e a Ferrari, caramba, não triunfa no “terreiro” dos Grimaldi desde 2001.
O negócio é torcer para o Nico ganhar a posição de honra para a largada e segurar a turma toda no Domingo.
http://onibusbrasil.com/foto/1716439/
…em cores…
Bigolin……………..caraca …ri pra cacete……..muito bom esse Flavio.
“Pois terça-feira, na TV, me perguntaram ao vivo, a cores e via satélite, quem era meu favorito à vitória em Mônaco. Sem pestanejar, respondi: Rosberg.”
Não está considerando o “fator” Ross Brawn. Vou de Hamilton
Em Mônaco realmente (quase) não passa – pergunte isso a Piquet e Patrese. Mas isso numa F1 de verdade. Esse troço que está aí, que mais parece aquelas corridas de bicicleta contra o relógio nos velódromos, pode nos surpreender. Sei não…