VITÓRIA DUPLA

SÃO PAULO (nóis é nóis) – Olhando assim, essa foto pode não emocionar demais. DKWs são comuns neste blog, afinal de contas. E esses dois não estão especialmente espetaculares. Um bom Fissore, sem dúvida, e um bom Belcar 67, claro. Mas temos carros melhores por aqui, restaurados com perfeição, coisa de museu.

E é exatamente o que esses dois vão virar: carros de museu. Mas não de um museu qualquer.

67efissorenalemanha

Essa foto foi tirada no início da semana na Alemanha, onde eles acabaram de chegar. O museu será o da Audi em Ingolstadt. Alguns anos atrás, conseguimos, nós vemagueiros, emplacar um Malzoni no acervo da Audi Tradition. Foi um trabalho duro e, no fim, muito recompensador. O esportivo brasileiro desconhecido dos quatrargólicos ganhando um espaço entre seus parentes germânicos.

Fissore é algo que a Alemanha não conhece. O modelo foi feito apenas no Brasil, e somente 2.800 unidades saíram da fábrica do Ipiranga. O 67 é um sedã com frente de quatro faróis e traseira com lanterna horizontal, o último modelo da Vemag. Algo que os alemães também não sabiam que existia.

Souberam anos atrás, quando os recebi pela primeira vez em casa. Peter e Ralf queriam comprar meu Fissore e meu 67, mas não vendo carros, me apego a eles. Então rolou a história do Malzoni, e o projeto dos outros dois carros para o museu foi adiado. Até que retomamos as conversas e um dos nossos, que tem uma vasta coleção de DKWs e não é tão apegado quanto eu, topou ceder os seus para que fiquem eternizados na sede da Audi.

Conhecendo os caras da Audi Tradition, em poucos meses eles estarão perfeitos na estética e na mecânica. Todos os defeitinhos serão eliminados e ambos passarão ao acervo em condições perfeitas. A ideia é que em agosto estejam prontos para o encontro mundial que será em Ingolstadt neste ano e que eu, acho, não vou poder perder.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
SERGIO RICARDO
SERGIO RICARDO
10 anos atrás
marcio ximenes
marcio ximenes
10 anos atrás

Mandei algumas fotos de um DKW para vc e não tive resposta de interesse pelo carro.

Steve
Steve
10 anos atrás

Belos carros. Tenho a impressão que são usados no dia-dia. Mas mudando de assunto, pela imagem vc está aproveitando a parte gastronômica. da viagem. Como diz um amigo:”um homem sem barriga é um homem sem história”. Sim, ele exagerou.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Steve
10 anos atrás

O Steve confundiu o Flavio com o alemão de camiseta branca… e não é que parece mesmo, uma versão mais antiga sua?

J NE2TO
J NE2TO
10 anos atrás

Fico contente em saber que pelo menos fora do nosso pais nossa história tem algum valor….A sorte do Brasil, é que alguns teimosos colecionadores ainda insistem em preservar por conta própria nossos valorosos autos antigos nacionais…..Eu, por sorte do destino, e grande felicidade, possuo uma Fissore, cuja historia remete ao estado da Guanabara.

J NE2TO
J NE2TO
10 anos atrás

Fico contente em saber que parte da historia de nosso pais é preservada, nem que seja no exterior…pelo menos fora do Brasil, nossa história tem valor…

João Rodolfo Linares
João Rodolfo Linares
10 anos atrás

Eternizar a memória dos pioneiros veículos nacionais em um país onde certamente serão muito bem preservados e devidamente valorizados, é realmente um feito a ser comemorado por todos nós, amantes da “Pequena Maravilha”. Em especial por ver entre eles o Fissore que na minha opinião foi o mais belo veículo produzido em terras brasileiras durante a fase de implantação da indústria nacional. Parabéns a Audi por este reconhecimento mesmo que tardio.

Armando w. da Fonte Filho
Armando w. da Fonte Filho
10 anos atrás

Fomos revendedor Vemag na Cidade de Recife-Pe nos anos de 1965 ate 1967 quando do fechamento da fabrica.Nome da revenda VICTOR DA FONTESinto orgulho de ter participado da marca DKW.Armando da Fonte Filho

Armando w. da Fonte Filho
Armando w. da Fonte Filho
10 anos atrás

Fomos revendedor VEMAG em Recife -PE nos anos de 1965 ate 1967,quando foi fechada a fabrica.Nome da revenda Victor da Fonte.Tenho ogulho de ter feito parte desta marca.Armando da Fonte Filho

Kleber Scaglione
Kleber Scaglione
10 anos atrás

Flavio não sei se você leu essa matéria ai vai a dica
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,detroit-estuda-pagar-divida-com-valiosa-colecao-de-carros-antigos,157639,0.htm
Detroit vai vender acervo de carros antigos para pagar divida

Helio Marques
Helio Marques
10 anos atrás

Foi uma grande conquista , porque por aqui se corria o risco de um dia desaparecerem!
O modelo da Fissore foi basicamente copiado ela BMW ( o que é um elogio) e fez o maior sucesso.
Espero poder rever os carros lá no museu , assim que puder !
Quando será o proximo encontro lá?
HelioMarques

Caíque Pereira
Caíque Pereira
Reply to  Helio Marques
10 anos atrás

Parabéns Doc!!!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Helio Marques
10 anos atrás

E eu tenho o orgulho de ter dirigido esses dois carros! Não modelos iguais, mas exatamente esses!
Com algumas curiosidades:
Esse Belcar 67 foi o 1º DKW que eu dirigi, depois de ter vendido minha Vemaguet lá pelos idos de 1973. Foram quase 40 anos sem por as mãos no volante de um DKW;
Esse Fissore foi o único desse modelo que eu dirigi.
Parabéns a quem promoveu essa honraria!

Marques Goron
Marques Goron
10 anos atrás

Conhecendo o respeito que esse povo tem pela história dos automóveis, não será surpresa ver esses DKW’s brasileiros daqui 500 anos ainda em perfeitas condições dentro desse museu. Aqui no Brasil, quanta diferença…

RENOIR BAYER
RENOIR BAYER
10 anos atrás

Muito bacana…….

clovis
10 anos atrás

Muito Legal, parte da história da industria automobilísta brasileira eternizada no Museu da Audi, não deixe de mandar as fotos do evento. e dos nossos quatrargólicos assim que estiverem prontos.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
10 anos atrás

“…o encontro mundial que será em Ingolstadt neste ano e que eu, acho, não vou poder perder.”

Vá, estamos esperando os posts germânicos.