VITÓRIA DUPLA
SÃO PAULO (nóis é nóis) – Olhando assim, essa foto pode não emocionar demais. DKWs são comuns neste blog, afinal de contas. E esses dois não estão especialmente espetaculares. Um bom Fissore, sem dúvida, e um bom Belcar 67, claro. Mas temos carros melhores por aqui, restaurados com perfeição, coisa de museu.
E é exatamente o que esses dois vão virar: carros de museu. Mas não de um museu qualquer.
Essa foto foi tirada no início da semana na Alemanha, onde eles acabaram de chegar. O museu será o da Audi em Ingolstadt. Alguns anos atrás, conseguimos, nós vemagueiros, emplacar um Malzoni no acervo da Audi Tradition. Foi um trabalho duro e, no fim, muito recompensador. O esportivo brasileiro desconhecido dos quatrargólicos ganhando um espaço entre seus parentes germânicos.
Fissore é algo que a Alemanha não conhece. O modelo foi feito apenas no Brasil, e somente 2.800 unidades saíram da fábrica do Ipiranga. O 67 é um sedã com frente de quatro faróis e traseira com lanterna horizontal, o último modelo da Vemag. Algo que os alemães também não sabiam que existia.
Souberam anos atrás, quando os recebi pela primeira vez em casa. Peter e Ralf queriam comprar meu Fissore e meu 67, mas não vendo carros, me apego a eles. Então rolou a história do Malzoni, e o projeto dos outros dois carros para o museu foi adiado. Até que retomamos as conversas e um dos nossos, que tem uma vasta coleção de DKWs e não é tão apegado quanto eu, topou ceder os seus para que fiquem eternizados na sede da Audi.
Conhecendo os caras da Audi Tradition, em poucos meses eles estarão perfeitos na estética e na mecânica. Todos os defeitinhos serão eliminados e ambos passarão ao acervo em condições perfeitas. A ideia é que em agosto estejam prontos para o encontro mundial que será em Ingolstadt neste ano e que eu, acho, não vou poder perder.
Enquanto não vem as fotos da Universal olha só que belezura
https://www.facebook.com/AudiCenterSantos/timeline/story?ut=32&wstart=-633801600&wend=-631123201&hash=479090435517659&pagefilter=3&ustart=1
Mandei algumas fotos de um DKW para vc e não tive resposta de interesse pelo carro.
Bem, não lembro de ter recebido. E você considera a hipótese de eu não ter me interessado?
Belos carros. Tenho a impressão que são usados no dia-dia. Mas mudando de assunto, pela imagem vc está aproveitando a parte gastronômica. da viagem. Como diz um amigo:”um homem sem barriga é um homem sem história”. Sim, ele exagerou.
O Steve confundiu o Flavio com o alemão de camiseta branca… e não é que parece mesmo, uma versão mais antiga sua?
Fico contente em saber que pelo menos fora do nosso pais nossa história tem algum valor….A sorte do Brasil, é que alguns teimosos colecionadores ainda insistem em preservar por conta própria nossos valorosos autos antigos nacionais…..Eu, por sorte do destino, e grande felicidade, possuo uma Fissore, cuja historia remete ao estado da Guanabara.
Fico contente em saber que parte da historia de nosso pais é preservada, nem que seja no exterior…pelo menos fora do Brasil, nossa história tem valor…
Eternizar a memória dos pioneiros veículos nacionais em um país onde certamente serão muito bem preservados e devidamente valorizados, é realmente um feito a ser comemorado por todos nós, amantes da “Pequena Maravilha”. Em especial por ver entre eles o Fissore que na minha opinião foi o mais belo veículo produzido em terras brasileiras durante a fase de implantação da indústria nacional. Parabéns a Audi por este reconhecimento mesmo que tardio.
Fomos revendedor Vemag na Cidade de Recife-Pe nos anos de 1965 ate 1967 quando do fechamento da fabrica.Nome da revenda VICTOR DA FONTESinto orgulho de ter participado da marca DKW.Armando da Fonte Filho
Fomos revendedor VEMAG em Recife -PE nos anos de 1965 ate 1967,quando foi fechada a fabrica.Nome da revenda Victor da Fonte.Tenho ogulho de ter feito parte desta marca.Armando da Fonte Filho
Flavio não sei se você leu essa matéria ai vai a dica
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,detroit-estuda-pagar-divida-com-valiosa-colecao-de-carros-antigos,157639,0.htm
Detroit vai vender acervo de carros antigos para pagar divida
Foi uma grande conquista , porque por aqui se corria o risco de um dia desaparecerem!
O modelo da Fissore foi basicamente copiado ela BMW ( o que é um elogio) e fez o maior sucesso.
Espero poder rever os carros lá no museu , assim que puder !
Quando será o proximo encontro lá?
HelioMarques
Parabéns Doc!!!
E eu tenho o orgulho de ter dirigido esses dois carros! Não modelos iguais, mas exatamente esses!
Com algumas curiosidades:
Esse Belcar 67 foi o 1º DKW que eu dirigi, depois de ter vendido minha Vemaguet lá pelos idos de 1973. Foram quase 40 anos sem por as mãos no volante de um DKW;
Esse Fissore foi o único desse modelo que eu dirigi.
Parabéns a quem promoveu essa honraria!
Conhecendo o respeito que esse povo tem pela história dos automóveis, não será surpresa ver esses DKW’s brasileiros daqui 500 anos ainda em perfeitas condições dentro desse museu. Aqui no Brasil, quanta diferença…
Muito bacana…….
Muito Legal, parte da história da industria automobilísta brasileira eternizada no Museu da Audi, não deixe de mandar as fotos do evento. e dos nossos quatrargólicos assim que estiverem prontos.
“…o encontro mundial que será em Ingolstadt neste ano e que eu, acho, não vou poder perder.”
Vá, estamos esperando os posts germânicos.