ÁUSTRIA DE NOVO
SÃO PAULO (saudades de lá) – Das raras boas notícias envolvendo o calendário da F-1 essa de que a Áustria pode voltar no ano que vem. O A1 Ring, de Zeltweg/Spielberg, foi comprado pela Red Bull há alguns anos. Está tinindo de novo. Como a economia mundial anda meio retraída e alguns países saíram da fila por GPs, entra em cena a grana dos energéticos.
O autódromo é lindo, a região é linda, é a cara da F-1 rural dos anos 70. Se voltar mesmo, volto lá.
O vídeo abaixo é de uma prova recente da F-Renault 3.5 que mostra bem como está a pista.
Se for pra lá, evite leite fresco em demasia no dia de voltar. Piriri é foda.
Esse ano tem 19 etapas, e já estão programadas New Jersey e Russia para 2014, mais Áustria agora, Bernie falou que permanecerão 20 etapas. Quais devem dançar? Sugestões não faltam, mas sendo realistas: Coréia do Sul e New Jersey, segundo os boatos?
Se não me engano, o Piquet adorava Zeltweg, antigamente era um circuito de alta velocidade.
Imperador
Ao final, na classificação da corrida, aparece o nome de Pietro FANTIN, do até então desconhecido russo Sergey SIROTKIN que deve ser anunciado como piloto da Sauber em 2014 e da sensação no paddock da RedBull, o português Antônio FELIX DA COSTA e uma curiosidade, Arthur PIC, irmão de Charles PIC.
Bom era o velho Zeltweg, antes da reforma nos anos 90. Mataram o circuito, assim como fizeram com Nurburgring, Hockenheim e Interlagos.
Nunca devia ter saído. É uma das minhas favoritas. Ta ali no Top 5.
Tirando os boxes e arquibancada a pista é praticamente a mesma da época que a F1 corria lá, o que é bom.
Floresta, grama, brita, subidas, descidas… isso sim é pista de verdade. Bem que podiam tirar um dos tilkódromos pra dar lugar a Zeltweg.
A pista aproveita parte do traçado do velho Zeltweg, mas foi mexido por Tilke sendo assim, em nome da segurança, mutilado. As longas curvas rápidas foram substituídas por curvas mais lentas… ficou um traçado curto, com duas curvas bem lentas depois dos trechos mais velozes (mais “Tilke” que isso, impossível…).
Apoio em 100% essa ideia!
Mas foi o próprio Tilke que reformou/castrou o velho Österreichring
Será que a Globo vai no dia da corrida vai falar. RB Ring? Igual faz com a equipe chamando de RBR.
Hoje em dia o Galvão já fala Red Bull normalmente, os outros repórteres e o Burti sempre falaram RBR. Não lembro como falam o Barrichello e o Reginaldo.
Luciano Burti, até onde sei, é patrocinado pelo energético TNT. Portanto, proibido por contrato de falar Red Bull em rede nacional.
Depois que o primeiro filho passou a ser patrocinado pela Red Bull (Stok Car), a narração do primeiro pai trocou o rídiculo RBR por Red Bull. A Toro Rosso continua STR, e isso que Toro Rosso não é marca de nada! Mas o autódromo será chamado pelo nome tradicional, até aí tudo bem.
Hoje não, hoje não, hoje sim!!!!
Nos dias de hoje, com o Dick Júnior e o MePassa, seria um pouco diferente:
– Hoje sim, hoje sim, hoje sim!
poderiam, na Espanha, iniciar revezamento Barcelona/Valencia. Assim sobra 1 vaga, pra Austria
Boa notícia mesmo, Zeltweg sempre foi uma pista legal, subidas, descidas, retonas.
Mas falando em outro detalhe do vídeo, quando os carros da World Series estão mais bonitos do que os Fórmula 1 é porque tem algo de muito errado no pedaço…
Sem a Band , sem prefeitura, igual a sem indy.
Assistir este video eh meio decepcionante….decepciona saber que poderiamos ter algo assim, competitivo, com varios pilotos com as facas nos dentes, em Interlagos e outros circuitos no Brasil….decepciona nao ver as empresas automobilisticas cagando para os formulas aqui….decepciona saber que nao teremos, logo logo, um piloto na F1 (ou acham que o Massa vai durar na categoria ?)….
Decepcionante….
Neste final de semana assisti a rodada dupla (sábado e domingo) desta mesma F Renault 3.5 neste autódromo. Zeltweg faz parte das tradicionais pistas da fórmula 1, se for confirmada a sua volta será muito bom. Aproveitando: li que a Indy 300 pode não ser realizada ano que vem???
Agora, com link:
http://televisao.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2013/07/23/band-estuda-cancelar-prova-da-indy-em-sao-paulo.htm
A notícia sobre a etapa da Indy em São Paulo.
Se isso for verdade, bem feito. A prova de como dar um belo tiro no pé.
Olá, Flavio.
Notícia sobre uma possível descontinuação da etapa da Indy em São paulo, já a partir do ano que vem.
Abraço.
O jogo Grid 2 dá uma noção boa de como é uma volta “onboard” na pista: http://www.youtube.com/watch?v=N6MwR3fa56M
Flávio,
acho estas teorias da conspiração uma grande bobagem; a mais famosa aqui no Brasil é que a Ferrari manda na FIA e blablabla e blablabla. Isso deve acontecer logicamente porque ninguém gosta da situação do Massa na Ferrari. Mas olha essa: Em um momento de crise mundial a RedBull despeja milhões de dólares na F-1, dos 18(duas equipes nem conta) carros que “existem” na F-1 a RedBull banca 4!(A RedBull é responsável por mais de 20% do Grid “funcional” na F-1 e também é grande responsável por levar a F-1 de volta aos EUA, agora volta com a Austria(injetando mais outros milhões), é uma empresa que atrai muito o público jovem(combustível essencial para qualquer exporte que pensa no futuro) Ano passado reagiu de forma rápida e pulverizou um campeonato que até então estava muito equilibrado. Surgem várias perguntas: Se a FIA faz carinho na Mercedes com medo que ela saia da F-1 o que não pode fazer com a RedBull? A reação ano passado da equipe Austríaca foi a genialidade do Newey ou uma burladinha de regulamento? Imagine o que seria a F-1 hoje sem a participação da RedBull!!
Honestamente, acho todas estas teorias uma bobagem mas essa bem que esta embasada hein!
A grande vantagem que a Red Bull tem em relação as outras equipes é seu piloto número 1, que se adaptou rapidamente as inovações da Red Bull e ganhou 4 corridas consecutivas, ainda tem a corrida em que largou dos boxes, bateu e teve que trocar o bico voltou novamente para último e mesmo assim chegou em terceiro, no Brasil as situações foram piores ainda e mesmo assim Vettel conseguiu chegar em sexto e garantiu seu tri campeonato. A Red Bull tem varias cartas na manga entre elas o gênio da aerodinâmica Adrian Newey, mas o coringa é Sebastian Vettel, o grande responsável por transformar uma equipe meia boca numa equipe vencedora.
Também acho isso tudo uma falácia, mas devo confessar que essa sua teoria esta baseada apenas em fatos reais!
Red Bull tem boas relações com Bernie Ecclestone. A Ferrari, com a FIA. A FIA é quem organiza o campeonato, mas os donos do dinheiro (que é o que importa) estão todos nas mãos de Bernie… A relação entre Red Bull e Ferrari é o sujo falando do mal lavado.