CAÇAPAVA CHAMANDO

SÃO PAULO (todos lá) – É neste fim de semana, de sexta a domingo, em Caçapava, a exposição do acervo de Roberto Lee que foi salvo e aos poucos está sendo recuperado. De quebra, haverá exibição de vários filmes espetaculares. São documentários automotivos de Jean Manzon, que a Dana vem restaurando há alguns anos. Imperdíveis, de verdade.

Mestre Mahar dá todos os detalhes e o serviço em seu blog. Nem é preciso dizer que apenas o Tucker já vale a visita (vejam no vídeo abaixo, bem divertido). Quem é de São Paulo e da região do Vale do Paraíba, mesmo a turma do Rio e de Minas, próximos, não pode perder.

O salvamento do que restou da coleção de Lee, em que pese o mau estado de alguns carros e tudo que sumiu em décadas de abandono, é algo a ser comemorado pelos antigomobilstas brasileiros.

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Marcos Aldred Ramacciotti
Marcos Aldred Ramacciotti
10 anos atrás

Nada como o tempo e a boa vontade para recuperar essas joias.

Espero em breve poder ver todos recuperados.

Helton Fernandes
Helton Fernandes
10 anos atrás

Que dó desse carro.

AlvaroMegamix
AlvaroMegamix
10 anos atrás

Um Tuker , vale a pena ir la só pra ver

abraço

Paulo Eduardo
Paulo Eduardo
10 anos atrás

Existe planos para restaurar este Tucker?

Pedro Bergamaschi
Pedro Bergamaschi
10 anos atrás

Agora que vi o video, é esse aí o usurpado, sim. Dá pra reparar no interior de Cadillac quando ele abre a porta. Infelizmente, de Tucker, nesse aí, só a lembrança.
Ainda assim, vale a pena a oportunidade de ir vê-lo.

Pedro Bergamaschi
Pedro Bergamaschi
10 anos atrás

Esse Tucker brasileiro não foi aquele infeliz exemplar usurpado com com um chassis e motor dianteiro Cadillac?

luiz alberto
luiz alberto
10 anos atrás

Para mim que sou cidadão Caçapavense e já vi estes e os outros carros(minha amada Alfa P3e o Bugatti 35)em bem melhores estados fico muito triste com o que vejo atualmente,bem que eu falei para o Sr. Roberto,a muito tempo atras: Leonetti não é um veículo seguro,ela é muito instável! Más infelizmente ele não creu em minhas palavras.

roberto zullino
roberto zullino
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

A Alfa Romeo nuca foi P3, é até ofensa chamar aquilo de P3, não passa de uma colcha de retalhos feita na Argentina e apreendida sem documentos nos anos 60 nas imediações da Rua Augusta. As P3 tem dois cardãs que vão direto para as rodas e era carro para Nuvolari e não de Helenices ou Teffés que corriam em carro bem inferior, as Monzas.
O carro tem motor de Buick e eixo traseiro de Studbaker, de Alfa deve ter o distintivo e a água do radiador certamente tirados de algum JK.
Muito me admira a insistência da prefeitura de Caçapava em querer valorizar esse escombro inclusive insinuando se o carro da Helenice, Helenice jamais dirigiu uma P3 e sua Monza com que teve o acidente está restaurada na Alemanha na versão stradalle e totalmente legitimada, pertence a Herr Hartmut Ibing.
O prefeito já que insiste em falar bobagem deveria pedir o exame do escombro por especialistas, pelo menos poderia acontecer alguma surpresa.
O carro não pertence ao Museu e muito menos a Caçapava, foi apenas cedido ao Museu pelo Paulo Pestana que era Diretor do Detran na época, mas o Governo de Estado não sabe, na hora que souber simplesmente toma de volta e joga em um armazém,

Douglas Cavallari
Reply to  roberto zullino
10 anos atrás

Prezado Sr. Roberto, boa noite. O Sr. tem alguma razão técnica sobre o que falou sobre o carro do Museu Roberto Lee. Digo “alguma” porque o motor é Fiat, assim como os freios e outras peças menores. Bom ou ruim, o carro também não corre o risco de voltar para o pátio do Detran-SP, pois a doação envolveu o próprio governo paulista, por meio do Condephaat. Sabe como sei de tudo isso? Porque “milito por essa causa” há mais de 20 anos e acabei de chegar de Caçapava, após deixar a minha empresa vários dias nas mãos de funcionários, viajar quase 1.000 km entre ida e volta e trabalhar até 18 horas por dia como voluntário, “colocando o pé no barro” e ajudando a turma do Museu. E ajudando “mesmo”, descarregando caminhão, pendurando quadros, etc. Também os ajudei de graça na divulgação para a imprensa, fiz questão de pagar todas as minhas despesas e ainda doei um velocímetro original Stewart-Warner para o restauro do Tucker, que sairá em breve. E já achei outra peça original que vou doar esse mês e assim farei nos meses seguintes até comprar tudo que encontrei para o carro. Não sou nenhum rico (muito longe disso) e minha empresa não atua na área de automobilismo de competição nem antigomobilismo. Apenas a vida me ensinou que é assim que se ajuda. E, para a minha felicidade, ao meu lado, estavam centenas de voluntários fazendo o mesmo por lá nesses dias, inclusive alguns milionários. O Sr. lembra do Zeca Pagodinho na tragédia de Xerém? Penso que só assim a gente mudará esse país algum dia. Para finalizar, caso o Sr. ache que eu sou algum político ou apenas um babaca mentiroso, confirme com o Flavio Gomes ou com o pessoal de Caçapava quem eu sou. E, se o Sr. quiser se unir a nós e ajudar o Museu, faça uma visita lá qualquer dia, será muito bem recebido e poderá desfrutar de momentos incríveis na companhia de muita gente do bem. Desculpe a intromissão, aceite minhas desculpas pelas palavras e meu abraço.

Marcelo Bellato
Marcelo Bellato
Reply to  roberto zullino
10 anos atrás

Infeliz esses seus comentários Sr. Zulino, ja vi outras postagens suas , com o mesmo intuito crítico relacionado ao Museu Lee e a cidade de Caçapava.
Creio , que com o conhecimento que o Sr. mostra ter , poderia ser mais útil , pois ja enviei vários e-mails ao Sr , pedindo informações que colaborassem com nosso resgate desse patrimônio Histórico que é o Museu .
O Sr, insiste em ser desagradável e nunca se manifestou .
Com pensamentos iguais ao seu , que esse Museu quase se deteriorou, pessoas que se julgavam especialistas que somente criticavam , mas nunca fizeram nada a favor.
Criticar é fácil , quero ver fazer algo que agregue a sociedade sem propósito financeiro ou politico .
Outra coisa , se desejar fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre esse fake Alfa que temos aqui , e ter conteúdo para expor suas análises frustradas , estaremos a disposição em abrir o Museu e deixá-lo a sós com o ja anunciado fake P3 ,
para seu conhecimento , aqui em Caçapava ninguém afirma que esse carro pertenceu a Helle, pois eu mesmo desmontei ele inteiro e ja constatei que é uma reprodução feita nas décadas de 60, … mas nunca teve um motor de Buick nem peças de Studbacker .
Nem Caçapava nem o Prefeito afirma suas equivocadas postagens .
Quem falou que esse carro era da Helle , foi o próprio Lee , e hoje a nossa preocupação é resgatar esse Museu , se o Sr. quiser colaborar com seus conhecimentos , considere-se bem vindo . caso contrário , não atrapalhe por favor .

Natan
Natan
Reply to  roberto zullino
10 anos atrás

Prazer em comentar seu comentário Sr.Zulino ( ou desprazer). Como já escrito aqui, há vários outros comentários de vossa pessoa fazendo criticas a esse acervo. Porém acho que se postássemos que a prefeitura atual manutentora deste acervo, lançasse em rede nacional que os carros do Museu ” estão a venda ou leilão”, aposto que o SR seria um dos primeiros da fila em querer um exemplar. No entanto isso não irá acontecer não é verdade, sendo assim, fica fácil criticar o que estamos fazendo em pró do museu sentado atras do PC, agora oferecer seus requisitados conhecimentos automobilisticos nem pensar né. Portanto tem aquela frase que diz ” Falar até papagaio fala, agora quero ver fazer”. Eu até poderia ter o seu conhecimento, ja que possuo centenas de livros automotivos , videos, fotos, só que não tenho saco pra ficar criando barriga no sofá, então eu levanto pega o meu kit de produtos de limpeza e vou até o museu oferecer meus serviços como voluntario. Ja ouviu a parabola do beija-flor e do elefante? – A floresta estava pegando fogo e quase todos animais sairam correndo menos o beija flor que ia ate o rio enchia o maximo a sua boca de água e voltava pra tentar apagar o fogo,o elefante por sua vez comentou : – Ei beija flor você é louco, você não vai apagar a fogo levando duas gotas de água. Então o beija flor respondeu: SR elefante eu estou fazendo a minha parte e você com toda esse tamanho o que esta fazendo pra salvar a nossa floresta? Deu pra entender ou quer um mapinha pra ajudar Sr Zulino?

Douglas Cavallari
Reply to  roberto zullino
10 anos atrás

Para todos que acompanharam esse post e as infelizes declarações de que o carro de corrida do Museu Roberto Lee não passava de um “escombro”, acho importante deixar registrado o trabalho de pesquisa que um grande amigo do museu, o jornalista Roberto Nasser, coordenou desde a Expo Roberto Lee e que foi publicado em sua última coluna “De Carro por Aí”. A partir dos seus esclarecimentos, de que o carro em questão é o famoso Fiat construído pelo piloto Vittorio Rosa (italiano radicado na Argentina) e usado por Chico Landi em sua primeira vitória, também fiz algumas pesquisas complementares e, a seguir, deixo registrado um resumo. Como dizem os verdadeiros sábios “nada como um dia após o outro”…

– Nosso “Escombro” é um Pioneiro: além de ser o carro de corridas mais antigo do Brasil que se tem notícia atualmente, marcou a estreia do piloto Vittorio Rosa em nosso país (3º lugar na Gávea em 1934), foi o carro da primeira vitória de Chico Landi (Chapadão – 1935) e quase participou da corrida inaugural de Interlagos em 1939, aquela que acabou cancelada devido às chuvas;

– Nosso “Escombro” é um Nobre: Rosa não usou qualquer mecânica para construir seu carro. Usou componentes de um dos melhores Fiat da época, o 525 SS. Hoje, esse modelo é um clássico da marca, valendo mais de 100 mil euros. E, pelo jeito, Vittorio ficou tão satisfeito com a criação que, após vender seu carro para Landi, construiu outro igual na Argentina, que começou a correr em 1938 e existe até hoje, sendo venerado pelos hermanos. Ou seja, além de Nobre, o “Escombro” também tem Família;

– Nosso “Escombro” é um Forte: ao longo de cinco anos, disputou 14 provas em várias cidades brasileiras e argentinas, inclusive uma 500 Milhas. Foi pilotado por Vittorio Rosa, Chico Landi e Quirino Landi. Mas seguiremos investigando, pois temos relatos de que o bravo Fiat ainda correu antes de 1934 na Argentina (segue abaixo a lista completa de participações localizadas até o momento);

– Nosso “Escombro” é um Orgulho: além de sempre haver recebido muita atenção do próprio Roberto Lee e de toda a equipe atual do Museu, o Fiat era um dos preferidos de Chico Landi, que aparece orgulhoso ao seu lado numa foto que publiquei na página do Museu no Facebook (http://www.facebook.com/museurobertolee.cacapava). Ele e seu “hermano” de 1938 também são muito respeitados pelos antigomobilistas argentinos até hoje.

As corridas do Fiat GP (1934/39):

03/10/1934 – GP Cidade do Rio de Janeiro (Gávea) – Rio de Janeiro/RJ – Vittorio Rosa (3º)
02/06/1935 – GP Cidade do Rio de Janeiro (Gávea) – Rio de Janeiro/RJ – Vittorio Rosa (AB)
23/06/1935 – Circuito do Chapadão – Campinas/SP – Chico Landi (1º)
08/08/1935 – 500 Milhas de Rafaela – Santa Fé/Argentina – Chico Landi (AB)
29/03/1936 – Prêmio Termal – Poços de Caldas/MG – Chico Landi (AB)
07/06/1936 – GP Cidade do Rio de Janeiro (Gávea) – Rio de Janeiro/RJ – Chico Landi (AB)
12/07/1936 – GP Cidade de São Paulo – São Paulo/SP – Chico Landi (9º)
10/08/1936 – GP de Buenos Aires – Buenos Aires/Argentina – Chico Landi (AB)
03/01/1937 – GP de Mar del Plata – Mar del Plata/Argentina – Chico Landi (9º)
14/02/1937 – GP Folha da Tarde – Porto Alegre/RS – Chico Landi (AB)
06/06/1937 – GP Cidade do Rio de Janeiro (Gávea) – Rio de Janeiro/RJ – Chico Landi (AB)
29/05/1938 – I Circuito da Gávea Nacional – Rio de Janeiro/RJ – Quirino Landi (AB)
12/06/1938 – GP Cidade do Rio de Janeiro (Gávea) – Rio de Janeiro/RJ – Quirino Landi (7º)
29/10/1939 – II Circuito da Gávea Nacional – Rio de Janeiro/RJ – Quirino Landi (AB)

Leo
Leo
10 anos atrás

Putz, um foi vendido o ano passado nos EUA por USD 2.65 milhoes. Quanto vale este dai?

João Paulo
João Paulo
10 anos atrás

O Vale do Paraíba está movimentando o antigomobilismo brasileiro. Além do evento em Caçapava, teremos no domingo, em Taubaté, o III CAAT on The Road, promovido pelo Clube de Automóveis Antigos de Taubaté. Uma corrida de regularidade para autos antigos. O trajeto terá 100 milhas pelas estradas do Vale. Serão 40 carros competindo, o mais velho de 1929 e o mais novo de 1983. Será um divertido final de semana para que gosta de automóvel…

JP
JP
Reply to  João Paulo
10 anos atrás

Menos, xará, menos. Antigomobilismo ainda é fraco e difuso. O que movimenta o Vale são festas juninas com cantores gospel…

JP
JP
10 anos atrás

Legal! Eu moro em SJCampos e pra quem vai pela estrada velha, a referida avenida nada mas é do que a continuação da rodovia.