DAS CORRIDDEN (3)

dascorridden3SÃO PAULO (assim, assim) – Olha, vamos com calma. Foi legal, mas também não foi esse assombro todo o GP da Alemanha. É a história do copo meio vazio ou meio cheio. Hoje eu vi meio vazio. O pole fora da briga tão cedo, e de novo porque seu carro não se entende com os pneus? Acho ruim.

(Aqui, vale um parêntese. Ou dois, porque um abre, o outro fecha. Há semanas, desde o famoso teste secreto que todo mundo sabia que estava acontecendo em Barcelona, se especula se a Mercedes aproveitou os três dias de pista para resolver seus dramas com a borracha. Mônaco e Canadá não contavam, eu disse. Silverstone deu a impressão de que sim. Nürburgring, de que não. Resumo: pode ter ajudado um pouquinho. Mas não muito. O carro prateado, hoje, foi ficando para trás sem chances de reação. Hamilton até tenta, luta. Mas deve ser um desespero danado. Só que a próxima é na Hungria. Lá, não vai ter problema. E vão voltar a dizer que a Mercedes se aproveitou dos testes. É dura, a vida.)

As últimas voltas? Emocionantes? Estarrecedoras? Excitantes? Excepcionais? Esplêndidas? Esfuziantes? Eletrizantes? Extraordinárias? Extasiantes? (Adjetivos com “e”, sem Google; sou mesmo um dicionário.)

Nada disso. Expectantes, apenas.

O cenário era promissor: volta 50, Raikkonen no box para colocar pneus macios, voltando em terceiro. À frente dele, e bem pertinho, o companheiro Grosjean em segundo com médios e Vettel em primeiro também com os médios. Em quarto, um pouquinho atrás, Alonso com macios novinhos em folha.

Faltando dez voltas, pois, Tião duro, Grojã duro, Tagarela mole e El Fodón mole. Entre os quatro, o quê? Uns 5 segundos? Era isso. Óbvio que Kimi e Alonso viriam babando com seus pneus macios. Óbvio que Grosjean e Vettel tentariam resistir. Seria uma batalha épica, jamais esqueceríamos esse final de corrida e o mundo nunca mais seria o mesmo.

E sabem o que aconteceu? Picas. O Raikkonen passou o Grosjean porque a equipe solicitou certa gentileza do mais jovem e ficou em segundo. Chegou 1s atrás do Vettel, mas não ameaçou o alemão. Alonso ensaiou passar o francês da Lotus, mas também não conseguiu.

Sendo assim, as últimas dez voltas, que todos esperavam que fossem estonteantes, foram espasmódicas e quase entediantes. Ah, mas se a corrida tivesse mais umas cinco voltas, vai dizer alguém. Mas não tinha. Então, não encham.

De qualquer maneira, como eu dizia no início, a corrida pode não ter sido um negócio do outro mundo, mas foi interessante para observar a eficiência de algumas estratégias, além de ver algumas ultrapassagens bonitas. A tática da Ferrari, por exemplo, de largar com pneus médios para assumir a liderança depois de seis ou oito voltas, quando os macios iriam parar. Isso aí podia dar certo. Só que não rolou. Alonso parou logo, também, na 13ª volta. “Eu não estava confortável”, falou. O que ele tinha? Uma pedra na sapatilha incomodando? Coceira no rabo? Grojã, que largou com macios, foi parar na 14ª… Então, não rolou.

Massa, àquela altura, já estava fora da briga havia muito tempo e não dá para saber se daria certo com ele. Agora, no momento em que escrevo, ainda não sei o que aconteceu na sua rodada solitária que a TV não mostrou direito. É o mistério do domingo, que será explicado pela equipe daqui a pouco. E pelo piloto também. O que não quer dizer que saberemos a verdade verdadeira. Pode ter rodado sozinho. Não acho muito provável, porque aquela curva é bico, docinho de coco, tem uma área de escape maior que o estacionamento do Carrefour de Nürburg. Não tem Carrefour em Nürburg, mas vocês entenderam o que eu quero dizer.

Outra possibilidade é uma quebra. Do quê? Câmbio? Mas… Câmbio? Entrar marcha sozinha, travar roda, girar? Nessa merda toda eletrônica? Esquisito, muito esquisito. E é aquele negócio. Se foi o piloto e a equipe quiser livrar a cara dele, vai ter de inventar um problema mecânico e assumir uma culpa que não é dela, a equipe. Se for algum problema mecânico ridículo e a equipe não quiser se expor, quem vai ficar com a suspeita da culpa é o piloto.

Bem, eles que se virem para explicar. O fato é que Felipe poderia fazer uma corrida por pontos razoáveis, ainda mais que largou bem, saindo de sétimo para sexto, e sem perder posição para Alonso. Tinha uma perspectiva interessante. Interessante, mas não exatamente incrível. Era ali, para quinto ou sexto, no más.

Porque na frente, certamente, chegariam os que chegaram. Vettel fez de novo uma prova impecável, assumindo a ponta na largada depois da má partida de Hamilton, de novo, que foi jantado pelos dois pilotos da Red Bull antes da primeira curva. Parou na hora certa, administrou os pneus, relargou bem depois do safety-car e nas últimas voltas guiou com vigor para não permitir que Raikkonen o atacasse. Vigor e muita delicadeza para não destruir a borracha. Tratou seu carro como se deve tratar uma garota: com vigor e, principalmente, muita delicadeza.

A dupla da Lotus também foi legal de ver. Acho, apenas acho, que Raikkonen poderia ter tentado não fazer a terceira parada. O safety-car da volta 25 foi providencial para os filhotes da Genii. Entrou porque a Marussia de Branquinho estourou o motor, ele parou o carro na grama, saiu do cockpit, recolocou o volante e o carro foi embora, sozinho, de ré. Atravessou a pista e, por conta própria, se auto-estacionou num lugar menos perigoso. Quando eu digo que carros têm alma, é disso que estou falando.

Foram cinco voltas atrás do Mercedão tunado de segurança que ajudaram, também, Webber. O pobre Canguru Desolado, com quem tudo acontece, tivera um problema na nona volta. O pneu traseiro direito não foi fixado e saiu rolando sozinho nos boxes. Acertou as costas de um cinegrafista, Paul Allen, que neste exato momento está num hospital em Koblenz se perguntando por que não filma exposições de orquídeas em vez de corridas de carros. Teve uma fratura no ombro e umas costelas trincadas. Para o tamanho da porrada que levou, até que foi pouco. A Red Bull puxou o carro de volta, colocou o pneu faltante e Mark caiu para último. Recuperou a volta perdida com o safety-car e foi buscar um lindo sétimo lugar.

Desconfio que para alguém como ele, que vai parar com a F-1 no fim do ano e não tem nenhuma aspiração no campeonato, largar em último deve ser bem mais divertido do que na pole. Eu ficaria fazendo isso até o fim da temporada.

Mas eu falava de Raikkonen. Ele assumiu a liderança ali pela volta 42, quando Grojã e Vettel, segundo e primeiro, pararam pela terceira vez. Quando os dois cabras voltaram, o finlandês tinha uns 18 segundos de vantagem e 18 voltas pela frente. Será que os pneus médios aguentariam até o fim? Eu teria arriscado.

Mas na volta 50 Kimi foi para os boxes, colocou os macios para a fase final da prova e o que aconteceu a partir daí eu já contei, quase nada, e acabou que Vettel venceu pela quarta vez no ano (30ª na carreira, primeira na Alemanha) e voltou a abrir de Alonso na classificação. A diferença que tinha caído para 21 pontos em Silverstone subiu de novo e foi para 34: 157 a 123. Raikkonen e Grosjean fecharam o pódio, com Alonso em quarto, Hamilton em quinto, Button em sexto (bela prova), Webber em sétimo, Pérez em oitavo, Rosberguinho em nono e Hülkenberg em décimo.

Vettel tem o caminho muito fácil para o tetra. A Ferrari teve bons momentos no começo do ano, mas não dá sinais de que vai conseguir algo que, neste momento, é determinante para uma reação no campeonato: melhorar nas classificações, roubar poles da Mercedes e da Red Bull. Largando sempre na terceira ou quarta fila, não dá para fazer milagre. Já a Mercedes também não representa ameaça para o alemãozinho. Arrebenta nos treinos, mas não se garante em corrida.

Tiãozinho, tão novinho, vai emplacar quatro taças seguidas. Alonso e Hamilton, dois que são feitos do mesmo material, passarão meses emburrados. Kimi, também saído da mesma fornada, não vai se importar muito porque quando estava sendo fabricado alguém instalou nele uma carga extra de neurônios do foda-se.

Subscribe
Notify of
guest

128 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

Corridinha marron! Marronmeno! E o Galvão – vendedor de audiência – dizendo que ia ter emoção no final. Nada. Bem morninha… E o campeonato? Vettel! Com a McLaren fora, a Mercedes inconstante, a Ferrari perdida, ficou fácil. Só precisa saber com quantas corridas de antecedência!

Rafaela
Rafaela
10 anos atrás

A “tchurminha” da Globo não está bem mesmo. Primeiro, em Silverstone, é a história de que a Red Bull vetou mudança de pneus. Agora, em Nurburgring, a especulação sobre eventual punição de Alonso porque parou antes de chegar aos boxes. É muita desinformação!!! Sobre os bastidores, sobre as regras da F-1….

Diego Sowaka
Diego Sowaka
10 anos atrás

Coloquem câmeras movidas por controle remoto da porta pra fora dos boxes!
Da porta pra fora não é lugar de cinegrafista e equipe de filmagem ficarem passeando, ainda mais no momento mais tenso que é os pitstops!
Da porta pra dentro, coloquem o cinegrafista, a mãe dele, as tias, quem quiserem… pra que fatos como esse não acontecem em proporções fatais!
Roda escapando na área de Pitstop sempre vai acontecer!

jose marcos garcia
jose marcos garcia
10 anos atrás

POIS É….O ALONSO TANTO CRITICOU O SHUMMACHER CHAMANDO-O DE DICK VIGARISTA DA F1…..Q HÁ TEMPOS FAZ A MSM COISA…..SIMULANDO QUEBRA DO CARRO APÓS A BANDEIRADA POR FALTA DE COMBUSTÍVEL PARA O RETORNO AO BOX…….A FIA NAO VAI INVESTIGAR E NEM PUNIR?….A PODEROSA FERRARI SÓ INDUZ ÀS PUNIÇOES DOS OUTROS ???

Alexandre
Alexandre
Reply to  jose marcos garcia
10 anos atrás

Ñ tem nada na regra sobre isso bobão. Se quer criticar o Alonso, tenha uma boa base de argumentos. ¬¬

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Alexandre
10 anos atrás

E corrida havia acabado,e o lugar de ganhar posição é na pista e não no tapetão,para um piloto honrado(coisa dificil, hoje em dia) seria vergonhoso ganhar fora da pista uma posição que não soube ganhar na pista.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  jose marcos garcia
10 anos atrás

Histérica e mal informada…

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Passou na TV ai no Brasil antes da corrida o Webber, sozinho, sentado nas cadeiras organizadas dentro do box da Williams? a TV italiana tentou suavizar (?) comentando que ele estava apenas se escondendo do calor na pista. Que situacao…

Segafredo
Segafredo
10 anos atrás

CONFIRMADO! Raikkonen na RBR ano que vem. Ou alguém duvida que, depois da aliviada nas ultimas 3 voltas ontem, que a Lotus, ou melhor, o finlandes não garantiu a vitória de Vettel?

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
10 anos atrás

E o Grosjean já estava se preparando para segurar o Alonso! E com a permissão do chefe de equipe da Lotus… aí tem dedo da Renault, afinal os motores são os mesmos! Isso não é coincidência.

Você está certíssimo, Segafredo (Micromax) Vargas!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

…como sempre nobre colega!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
10 anos atrás

…e Vettel, COM CERTEZA, vai aceitar o desafio de ter Iceman como “companheiro” de equipe!

Chico Camargo
Chico Camargo
10 anos atrás

Flávio, mais um adjetivo com “E” (sem Google) Espetaculares.

Abraço.

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Esta coisa de o logotipo de uma empresa ser o troféu dos vencedores da F1 já passou dos limites.
Flávio, isto já aconteceu ou acontece em outras corridas????

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Bom, hoje o “jeito” foi “pagar” a Marussia para deixar o carro numa descida para que ele fosse para pista sózinho.
Ou os rebocadores que foram “pagos”
E quem foi “pago” para “liberar” o Webber com pneu solto.
Parece que “El fodón” tem tentado, e o safety-car lhe foi providencial.
Já está mais que provado que Vettel é o melhor piloto da F1 atualmente e os outros são os outros. E olha que RBR não precisou sacanear para ser a melhor.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Gabriel
10 anos atrás

Bico de borracha, reprogramação da ecu, bico reserva do segundo piloto, mult 21, assoalho flexível, duto de freio traseiro alimentado por gases do escape… Brasileiro ou tem memória seletiva, ou tem memória curta…

Juca
Juca
10 anos atrás

Excelente texto. Bem engraçado, principalmente quanto ao foda-se do grilo falante. Rumo ao tetra Vettel.

Alexei
Alexei
10 anos atrás

Tiãozinho, tão novinho, vai levantar quatro taças.
Espero que as alterações no regulamento e a volta dos motores turbo coloquem um pouco de óleo no caminho dos pneus da Red Bull e dele, porque senão nem vai valer a pena assistir as corridas. Quem ganha? Vettel. Quem é campeão? Vettel.
Daqui a pouco nem o Vettel vai ficar empolgado com isso. Ainda mais tão jovem. Vai ser uma monotonia na vida dele. O Schumacher teve um hiatozinhos na carreira desenvolvendo a Ferrari, e depois em 2005 e 2006. E com a Mercedes.
Vettel ainda não.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Alexei
10 anos atrás

Ele só vai deixar de se empolgar quando tiver uns 10 títulos e todos os recordes.

Daniel Ramos
Daniel Ramos
10 anos atrás

Belíssimo texto Flávio Gomes, rindo até agora com a parte do Kimi, que lhe instalaram uns neurônios a mais do “Foda-se”, exatamente isso, é incrível como ele pouco se importa. A parte do Mark Webber, eu acho que também iria fazer isso, só pra me divertir, o Red Bull ultrapassa todo mundo mesmo, eu ia larga em último, e ia vim ultrapassando todo mundo, e ficando só rindo dentro do capacete (hehehe) e rezando pra que nenhum Marrusia ou Carteham da vida, me fode-se já na primeira volta.
A Ferrari tá mal, têm que chamar o Kamui Kobayashi, pra ver se faz o mesmo que fez com a Toyota, pegou um carro ruim pacas e surpreendeu todo mundo (apesar que esse Japa, eu aposto que em 2015 a Honda vai enfiar ele lá na Mclaren, mas vai saber, é capaz de 2014 tá de volta na F1), e esse Japa safado(kkkk) é capaz de voltar pela a Ferrari em 2014.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
10 anos atrás

Se a corrida tivesse mais 5 voltas, Vettel teria ganho por maior vantagem, Kimi já estava com 10 voltas no macio em ritmo forte, e já começava a perder aderência.
O que detonou a corrida de Grosjean foi o safety car. Ele iria parar uma vez a menos que Vettel e iria ganhar fácil.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
10 anos atrás

Alonso ganhou corrida no começo do ano “Acho que Alonso leva esse título”, Mercedes faz 6 poles em 7 corridas “Mercedes pelo jeito vai ganhar o título” Vettel ganha uma corrida sofrida “Vai levar a quarta taça”.
Quando se diz que na F1 o que vale é o último resultado, isso é pejorativo, e não um objetivo.

Andre Juliano
Andre Juliano
10 anos atrás

Putz, Flávio. Ensina pra esse pessoal que não conhece regras de Fórmula 1 que, a obrigatoriedade de se levar o carro aos boxes só é valida para os TREINOS OFICIAIS. Na corrida, o que é obrigatório é que o carro tenha o mínimo de combustivel para as análises pós-corrida. NÃO EXISTE essa obrigatoriedade de se levar o carro aos boxes. Talvez a parada de Alonso tenha sido justamente para conservar esse mínimo de combustível para as análises. Ou esses trouxas aí acham que o espanhol ia parar no meio da pista por simples capricho e se arriscar a ser desclassificado. Por favor, explica aí, Flávio, porque ja está enchendo o saco ler tanta bobagem escrita pelos conhecedores e entendidos de regulamentos.

renato
renato
Reply to  Andre Juliano
10 anos atrás

pois é Andre, o brasileiro médio, obtuso, envenenado pelo galvão e pela globo, teima em ver o ás espanhol como um vilão… fazer o que…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Andre Juliano
10 anos atrás

Eu expliquei lá embaixo e achei um link que explica que não precisa mais voltar o carro para os boxes, essa regra mudou esse ano. Depois eu falo que esse pessoal da Globo tá gagá…
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/12/fia-muda-regra-para-evitar-polemicas-como-de-vettel-no-treino-de-abu-dhabi.html

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Não estão “Gaga”,eles são é mal intencionados em bem informar,preferem criar polêmica para fazer cortina de fu massa para o má corrida do “queridinho”.(praticamente nem correu)

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

Aguardei uma retratação do Regi no jornal da globo, antes do Jô, e ele simplesmente nao tocou no nome do Alonso, nada, nem a posição dele ele falou. Durante a transmissão, ele afirmou que a melhor volta tinha sido do Kimi, mas tinha sido do Vettel. O Galvão o corrigiu. Aí ele disse que o Kimi fez a volta e depois o Vettel o bateu. Nao foi isso que aconteceu. Pode ser bobagem, teve outras coisas tb que eu agora nao lembro. Mas é brincadeira, pra quem acompanha a f1 em outras praças, a transmissao da Globo parece feita às coxas.

eduardo
eduardo
10 anos atrás

Sabe porque não teve ultrapassagens nas voltas finais,quatro pilotos andando no limite com diferenças pequenas de rendimento entre eles e quatro pilotos com P maiusculo numa pista que não é assim tão facil ultrapassar é só ver a duresa que foi o Alonso com um carro um segundo mas veloz para superar o Hamilton só passa se o piloto da frente errar ou abrir a perna.Deve ser dificio para o Grojean que nas duas corridas que não teve prblemas foi no podio ouvir a lotus mandar ele abrir para o Haikkonem,ele tem potencial de pilotagem para ser o lider da lottus em 2014 mas a equipe não pode desmoralizar o piloto que ainda esta na faze de afirmação na f1

Paulo Renato
Paulo Renato
10 anos atrás

Com esse título da série de posts do GP de Nurburgring, me lembrei da célebre história do “das putten”!

WAR
WAR
10 anos atrás

Alonso andou o tempo todo no “tempo” de Vettel, Raikkonen e Grosjean. Logo, o papo gasto de que ele não tem carro, de que está tirando leite de pedra, convenhamos, não cabe.
Alonso saiu nas últimas 10 voltas, ou eternos 15 MINUTOS, com pneus zerados, num carro ultracompetitivo (que o digam seus tempos) e, ainda assim, não conseguiu uma mísera ultrapassagem sobre Grosjean, que estava com pneus médios com duzentas e cinquenta voltas.
Vettel, por outro lado, com pneus médios conseguiu manter Grosjean (também com médios) e o ultra incensado Raikkonen (este com macios) a distância, mesmo não girando no mesmo tempo desses dois.
Então, a corrida serviu para comprovar que:
1) Vettel é o melhor piloto do grid;
2) Raikkonen é superdimensionado por conta de sua “figura”;
3) Alonso, francamente, é o piloto mais fraudulento dos últimos 10 anos. Quando ganha é o rei da competência, quando perde é porque os outros tem sorte, ou o carro dele é uma draga.

E a mídia…bom…a mídia…só o fato de a mídia estar sempre dando suporte aos golpes de Estado mundo afora, diz o que é a mídia.

renato
renato
Reply to  WAR
10 anos atrás

vc é um verme putrefactum!!!

WAR
WAR
Reply to  renato
10 anos atrás

Hummmm….acho que a Renatinha gostaria de um verme putrefactum consumindo-a…inteirinha…inteirinha. Ora, Bolas…Renalonsa, se você torce desbragadamente para a Fernandinha (uiiiii, que raivinha da sorte do Seb), abra o caminho.

Alexsander
Alexsander
Reply to  WAR
10 anos atrás

Falou e disse.

Abs

Thierry Boutsen
Thierry Boutsen
10 anos atrás

Se a pane seca ocorresse com o Vettel, a ferrari e o choronso entrariam com algum recurso na Fia para forçar algum tipo de punição.Podem apostar o choronso e cia vão aprontar das suas até o fim do ano.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Irretocavel seu post. Não foi das melhores corridas, mas foi ok. Levaram a versão dos pneus que o sr Dietrich Mateschitz pedia desde a Espanha. Não teve chororô e Vettel quanto Webber puderam acelerar o máximo o tempo todo. Nota positiva pra Pirelli que não teve um problema esse finde, Barrichelo em 2009 parou nas voltas 14, 32 e 50 com Bridgestone e também em Nurb. Muito parecido com que fez o Hulkenberg esse ano, 17, 37 e 49. Sem duvida pneus como os do ano passado casam melhor com a rbr. A pista mais quente e os novos pneus com janela de operação até 10 graus menor não fizeram bem a Mercedes e caíram como uma luva na Lotus.
Eu até agora não entendi o Reginaldo, ele tá completamente gagá. Quem acompanha o live por app se diverte… Rosberg podia ter aliviado pro Hamilton no início da corrida. Bela corrida do Button. Se não fosse o safety car a Ferrari tava perdida, a estratégia não seu certo, talvez se a pista tivesse mais fria, mas não foi o caso. Massa poderia ter sido quinto, desse jeito não dá, não tem Pacheco que aquente. Adoraria ver o Kimi na RBR.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Damn, aguente! Oi Pasqualito tá sempre atento…

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Irretocável, também, foi a vitória do Herdeiro.

Carlos
Carlos
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Fórmula 1 sempre foi isso! Acelerar o máximo o tempo todo…

Oi?
Oi?
Reply to  Carlos
10 anos atrás

Tô começando a ter pena do D. Aleronso.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Oi? O cara ganha 20 milhões de euros por ano. O grande campeão de um carro só, ve171el, nao ganha nem perto disso. Interessante que na RBR o projetista ganha mais que os pilotos, talvez por que seja mais importante…

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez, o Dick Júnior também é campeão de um carro só… esqueceu?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Mas só não ganhou corrida na Minardi. Por onde passou, venceu. Seu pupilo mimado só vence com carro do Newey. Na BMW levou ferro do Heidfield, que levava ferro do Kubica. Kubica > Vettel

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Bem, como Alonso vem levando ferro de Vettel pelo quarto ano seguido, então:

Vettel > Alonso.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

RBR>Ferrari

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Ser torcedor é uma coisa ,mas ser completamente estupido é deprimente,e não enxergar o mérito dos outros só determina que seu caráter é bem duvidoso,os dois são grandes pilotos e a vitória esta vindo mais para o Vettel simplesmente por ele ter um carro melhor,coisa que sempre foi assim em qualquer categoria do automobilismo.E realmente que projeta um carro vencedor merece ter um salário diferenciado,nunca houve um campeão sem o melhor carro ,isto é do automobilismo,piloto não corre com o carro nas costas .

Segafredo
Segafredo
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

Senna foi em 90 com um carro inferior a Ferrari de Prost(pelo menos em chassi) e de novo em 91 contra a Williams de Mansell!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

Dê um espaço depois da pontuação, é ridículo ter que se esforçar pra ler um post porque alguém nao sabe usar pontuação. Nem deveria me dar o trabalho de responder, “nunca houve um campeão sem melhor carro..” Tá de brinks né? Começou a ver f1 ano passado? E eu estou reconhecendo o mérito sim, retardado, o do Alonso, maior salario da f1, e do Newey, melhor projetista de carros. Como isso pode definir meu caráter, máné?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Carlos
10 anos atrás

Se olhar a f1 antes dos anos 90, carros quebravam, pneus estouravam, motores fumavam, pilotos morriam. Quer saber, prefiro os dias atuais.

Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

O Vettel vai se firmando como um virtual campeão. O Alonso vai ter que ser mais agressivo se quiser manter suas esperanças na luta pelo campeonato. O destino está dando esse recado há muito tempo para o Felipe Massa sair da Ferrari, mas ele se considera um xodó deles, só que subalterno! O Galvão Bueno está batendo o seu recorde de engolir mosca numa transmissão da F1!

Focastro
Focastro
10 anos atrás

Nossa o Alemão foi demais, vamos ser justos.

Eu tinha achado que o carro do Massa tinha quebrado o câmbio e pronto.
Não havia motivo para tanto drama do Gavião.
Agora, lendo a declaração dele e o que você escreveu: se for algum problema mecânico ridículo e a equipe não quiser se expor, quem vai ficar com a suspeita da culpa é o piloto. Agora estou achando muito estranho, tem alguma merda da equipe ai, que não querem que se saiba. E não vamos saber mesmo.

Ernesto Bernardi
Ernesto Bernardi
10 anos atrás

Como você mesmo disse, Sr. Gomes, o carro é todo eletrônico, então…Felipe andou na frente nos treinos e largou uma posição na frente (dois grandes pecados); creio que deveria ceder o lugar para o piloto que interessa à mafiosa cavallino rampante, alí mesmo na largada. Mas, o braziliano larga bem e colocou um carro entre ele e “quem interessa”. Existe a teoria de um botão, que do box apaga o motor do carro. Eu tenho outra, Uma linha na programação do disco rígido que fica no carro, do seguinte modo, ao abrir a asa pela terceira vez o engine stay in off. Como toda a parte hidráulica (gear box too), depende do motor “vivo”….babáu para a corrida do Massa. Se não obedecer, tchau.

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Ernesto Bernardi
10 anos atrás

Isso é ironia,né?Você realmente crê nisso?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ernesto Bernardi
10 anos atrás

O mesmo cara que desenvolveu essa teoria disse que Bernie contratou um sniper pra furar os pneus em silverstone..

Giovanni
Giovanni
Reply to  Ernesto Bernardi
10 anos atrás

Não seria mais fácil e lucrativo pra Ferrari simplesmente “errar” a estratégia do Massa e no fim marcar uns $ pontos a mais no campeonato em vez de “fazer” o cara rodar no fim da reta podendo inclusive causar um preju gigantesco?

Voltando à realidade: é uma piada.

Ernesto Bernardi
Ernesto Bernardi
Reply to  Giovanni
10 anos atrás

Veja com atenção a rodada (ao avesso da curva) muito estranha; nunca vi isso em mais de 35 anos de F1! Veja a cara de “espanto” (agora é ironia) do cara da Ferrari que estava no rádio falando com o Felipe, logo após a quebra. O Rubinho disse que vai dizer “TUDO” um dia do que viveu dentro daquela máfia. Os italianos são mau perdedores! Veja o que o capo da Renault obrigou o Nelsinho fazer para salvar o Fódon. Qual é mesmo a nacionalidade dele? Ah, é italiano também…Os objetivos da Scuderie são os únicos que existem, quanto ao dos pilotos…

Alexsander
Alexsander
Reply to  Ernesto Bernardi
10 anos atrás

Não duvide da Ferrari…

Gisa
Gisa
10 anos atrás

“mas se a corrida tivesse mais umas cinco voltas, vai dizer alguém. Mas não tinha. Então, não encham.”
Tião disse. Não nesse contexto, mas disse.

O PENSADOR
O PENSADOR
10 anos atrás

O interessante foi o comentário do Rubens e Galvão a respeito da Mercedes, que com a entrada do velocíssimo Hamilton deu outra cara para a Mercedes e acabou que o Hamilton largou na frente e ficou em quinto, ou seja, isto tudo não adiantou de nada era o que o Shumacher estava fazendo com a Mercedes, o problema deles ainda é a falta de treinos, quando conseguiram fazer um treino de três dias conseguiu algum resultado, o porque Shumacher foi sete vezes campeão justamente por isto, treino, treino, treino… E dá-lhe Sebastian Vettel rumo ao Tetra…

Marcos Foz
Marcos Foz
Reply to  O PENSADOR
10 anos atrás

O Hamilton realmente esta andando muito mais do que o Michael. Simples fato querido, não sei porque não aceita.

Giovanni
Giovanni
Reply to  Marcos Foz
10 anos atrás

Ano passado Rosberg e Schumacher, em treinos, deu 10 a 10. Em corridas, eles chegaram ao fim de uma mesma corrida por 10 vezes, e o Schumacher deu uma lavada de 8 a 2 no Rosberg. A pontuação do Rosberg foi maior pq 90% dos pontos foram nas corridas iniciais que o carro tavam, enquanto isso o Schumacher quebrou CINCO vezes.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

V3443l só perde se o carro quebrar.

E a pane seca do SeAchonso hein?

Oi?
Oi?
10 anos atrás

A roda do Weber é da mesma fornada da rodada do Massa.

Alexandre - BH
Alexandre - BH
10 anos atrás

Huuuummm! Quero enxugar a gota de cerveja que essa alemãzinha vai deixar cair!

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Flavio, sem exagero, mas melhor que assistir à corrida de F1 é ler a análise que você escreve depois, como sempre, invariavelmente, sensacional. Seus leitores agradecem. Isso é que é jornalismo. Bravo!

Ainnem Agon
Ainnem Agon
Reply to  carlos lima
10 anos atrás

Concordo, FG melhor jornalista da atualidade.

Laercio
Laercio
10 anos atrás

A torcida do Galvão pela Ferrari é muito engraçada….ele só dizia…a corrida ta para o Alonso…..a corrida ta para o Alonso…….é chato pra c******…..kkkkk.

Francês
Francês
10 anos atrás

Amigos amigos Vettel é sim um ótimo piloto e vem amadurecendo, melhorando ‘a cada dia. Dos 3 títulos anteriores somente 1 foi vida fácil. O fato é que o Galvão Santander Globo Bueno não quer nem sequer tecer um elogio para o alemão. Isso quem faz é Reginaldo Leme, não por humildade, mas para salvar a pele do narigudo arrogante. ME parece que até mesmo a transmissão da Globo , patrocinada pelo Santander Ferrari Massa Alonso, precisa parecer “torcida contra”. Não concordo com o FG, hoje a corrida foi sensacional sim, só não teve briga nas 10 voltas finais porque a estratégia do pneu médio no final foi melhor. Onde já se viu um pneu durar 6 voltas?

Pedro Gomes
Pedro Gomes
10 anos atrás

o massa foi homem e admitiu que rodou sozinho. parabéns pra ele. sorte na próxima.

Robertom
Robertom
Reply to  Pedro Gomes
10 anos atrás

Aonde V. ouviu isto ?
Eu recebi outra informação :

Felipe Massa classificou sua saída de pista, que resultou no abandono da prova, como algo muito estranho, mas disse que foi um problema na caixa de marchas que o impediu de voltar a corrida. O piloto da Ferrari rodou na freada da primeira curva, quando estava na sexta posição.

“Na quarta volta, quando chegava na primeira curva, as rodas traseiras travaram e acabei perdendo o controle. Quando consegui parar o carro, o motor parou de funcionar. Foi tudo muito estranho, até porque, não vimos nada parecido com isso até hoje,” comentou Massa.

Ele explicou que não conseguiu passar a primeira marcha, e foi isso que causou seu abandono.

“Eu fiquei preso na quinta, e não conseguia passar a primeira. O motor não respondia. Fiquei sem poder fazer nada. Eu tentei fazer o carro andar, mas a caixa de marchas não estava mais funcionando. Tentei acelerar mais forte, mas não deu,” completou Massa.

Costa
Costa
Reply to  Robertom
10 anos atrás

Estranho é ele continuar insistindo em ser piloto,

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Costa
10 anos atrás

Falou o grande piloto de F-1, o insofismável Costa…parabéns,campeão.

Costa
Costa
Reply to  Roberto Mota
10 anos atrás

Não sou piloto mas sei reconhecer quando vejo um bom profissional, o que não se trata da situação atual de FM.

JOSE R
JOSE R
Reply to  Costa
10 anos atrás

A questão que o Massa nunca foi piloto!!!!!! Simples….

Paulo Pinto
Reply to  Robertom
10 anos atrás

Tá explicada a quebra do carro do escudeiro: ele tentou acelerar mais forte!

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Assim como tbm se explica o “erro” do pessoal do box na troca do Webber, pois se vc prestou atenção, ele voltaria na frente de Vettel e concerteza não iria facilitar(por conta do multi21).

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
10 anos atrás

A Ferrari está dispensada desse “erro”, não é mesmo, Paulo Vargas?
Massa é tão obediente que, basta Alonso chegar para passar…

Antonio
10 anos atrás

“Kimi, também saído da mesma fornada, não vai se importar muito porque quando estava sendo fabricado alguém instalou nele uma carga extra de neurônios do foda-se.” Ganhei meu Domingo e posso esperar uma Segunda rindo pelo menos!

Andre Luiz Silva
Andre Luiz Silva
Reply to  Antonio
10 anos atrás

Exatamente. Impossível esquecer daquela cena na Malásia: todo mundo se molhando dentro dos carros e o Raikkonen nos boxes bebendo coca cola e tomando sorvete. Melhor ainda: o Glock, dentro do carro, vendo a cena no telão e rindo. Ali o botão do fodasse tava no máximo.

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Andre Luiz Silva
10 anos atrás

Isso mesmo…aqui o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=SLM975y570U

Janus
Janus
10 anos atrás

Na corrida passada arriscaram errado com o Kimi, não chamando ele pra uma troca a poucas voltas do fim, quando entrou o SC. E ele reclamou muito no rádio. Acho que não quiseram arriscar hoje, mesmo tendo folga de 18s.

Airton
Airton
10 anos atrás

Os pneus estavam incomodados porque não tinham sido desta vez os protagonistas do fim de semana do GP e por isso um deles resolver aparecer: pulou do carro do Webber e foi todo faceiro atingir o distraído cinegrafista que nada tinha a ver com a história.

Paulo Pinto
10 anos atrás

O Herdeiro continua botando ordem na casa (o comentário está repetitititivo).

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

fala meu querido Pinto…com esses Remold Pirelli… de Performance Absurdamente Ruim… ta dificil de Competir em Alto Nivel…isso nao se chama Competiçao de Automobilismo Top… F 1…se eu fosse o cmd Dieter tiraria as Lendarias …Flechas de Prata… desse Circo Escroto… onde os pneuzinhos de Merda pirelli…sao os protagonistas do Espetaculo Bizarro…valeu.

Paulo Pinto
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

Meu caro prateado, já leu minha resposta no “das corridden (2)”? É…

Bem, vamos lá:
A situação mais ridícula para um pole (na minha opinião), é não conseguir liderar uma única volta, durante todo o GP.
Acredito que, se tudo correr bem na temporada (sem notícias graves), os três primeiros colocados (com alguma inversão) terminarão o campeonato dessa forma. Isso significa que o teu piloto poderá conquistar a quarta colocação em 2013. O que já está de bom tamanho.
Finalmente (e mais uma vez): os pneus são iguais para todos.

Rumo ao Tetra!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

gosto muito do Fera… Vettel… tambem…ele Sim e Digno de ser um Autentico… Multi Campeao,,,ele e 1000x Melhor que o Dickxumacher…que so Sujou a Estrela de 3 Pontas em seus Vergonhosos 3 anos como n1 das Flechas de Prata,,,valeu.

Paulo Pinto
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

O verdadeiro campeão cresce nas vitórias e amadurece com as derrotas, sem jamais perder o foco. Elogios e críticas não o elevam nem o diminuem, porque ele conhece seu valor e sabe o legado que está deixando no esporte que o elegeu.

Entendeu, prateado?

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Ah… antes que eu esqueça:

Hamilton agora é piloto de pole dance: faz a pole e depois “dança”!

Valeu!

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
10 anos atrás

Grande corrida de Vettel, pilotagem magnífica, venceu em casa e merecia ter vencido na Inglaterra, enterrando de vez as chances de Alonso no campeonato. Falando nisso, a tal “estratégia” da Ferrari só “deu certo” por causa do safety car. Vettel, mais uma vez, prova para àqueles que o depreciam, como o Alonso costuma fazer, que não é tricampeão à toa. Esse ano é notório que ele não possui o melhor equipamento em todas as corridas, pois os pneus mudam de comportamento de circuito para circuito, como aconteceu com a Ferrari em Silverstone, em que simplesmente Alonso e Massa não conseguiam entender o comportamento do carro, mas, ainda assim, o pequeno tedesco está sempre na frente, brigando pela vitória ou por pontos preciosos. Continuando assim até o final do campeonato, a Renault deve fechar a era dos V8 aspirados com chave de ouro. Ainda que, com uma outra tecnologia totalmente nova em relação aos motores turbos dos anos 80, vejo para 2014 a Red Bull e Lotus bem em relação aos outros, tendo em vista a experiência dos franceses com motores turbo na F1.
Obs: Acho que a Ferrrai deveria ser punida com a parada de Alonso ao final, pois seu carro estava sem combustível e precisa retornar a área exigida por seus próprios meios. Mas como é a Ferrari e o Alonso e o campeonato “não pode perder a graça” nada deve acontecer.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Corrigindo o que eu disse quanto a achar que o Alonso deveria ser punido, o regulamento de 2013 diz:

“Força maior
Segundo o regulamento técnico, os pilotos devem garantir uma amostra de 1 L de gasolina no carro para serem avaliadas a qualquer momento do fim de semana. Depois de uma sessão de treinos, se um carro não for levado de volta para os boxes pelas suas próprias forças, ele será obrigado a fornecer este 1 L de combustível para análise, mais a quantidade de combustível que seria necessária para o piloto chegar aos boxes. Essa quantidade adicional de combustível será determinada pela FIA. Dessa forma, caso um piloto tenha algum problema no retorno aos boxes depois do fim de uma sessão classificatória, mas tenha quantidade suficiente de combustível, nada lhe implicará punição.”

Então eu estava errado quanto a punição, já que em nenhum momento as regras versam sobre falta de combustível na corrida parando o carro após a bandeirada. O carro deve sim ter no mínimo 1L de combustível para análises à qualquer tempo no fim de semana.

Tevez
Tevez
10 anos atrás

E o Alonso como vai ficar após a parada?

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
10 anos atrás

Vamos polemizar ? “….O Raikkonen passou o Grosjean porque a equipe solicitou ” certa gentileza ” ( as aspas são minhas) do mais jovem e ficou em segundo.”….
Vejamos, Torcida brasileira : se fosse (foi assim!!! ) com o Rubens ou o Massa ambos seriam capachos, e etc…..Não, foram, são segundos pilotos ….escolheram pagam o preço de suas escolhas ….

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Fernando Carvalho
10 anos atrás

E quem pode afirmar que o jovem piloto ,praticamente um estreante não irá pagar,só o tempo dirá ,meu caro. Más esperemos que ele diante da sua torcida não fique por quase duas décadas dizendo que no próximo ano tudo será diferente e ele enfim será campeão mundial,coisa que não ocorreu nem sobre o Button ,que só tem um titulo.

guilherme
guilherme
10 anos atrás

Quando Grosjean e Vettel pararam, o Kimi tinha mais de 18 segundos de vantagem, que logo começou a cair. Fiquei sem entender a Lotus não fazer o pit dele também poucas voltas depois, o que o teria devolvido na liderança ou pelo menos na frente do companheiro.

Arriscar ir até o final seria suicídio, o finlandês ia acabar despencando pra sétimo no final com os pneus despedaçando após 34 voltas nas costas.

Coelho de Cartola
Coelho de Cartola
10 anos atrás

Flavião, me diz de onde vc tirou essas duas paradigmas da raça ariana com que você emoldurou seus dois últimos posts !!! Isso é real, são fotos suas ou alguma colagem de oktoberfest ?!? Abençoados vigor, cevada e muito karrinhô pra levantar esses canecos !!!

Jonny'O
10 anos atrás

Tem que mudar o regulamento urgente……depois que o Newey acerta a receita , ninguém mais pega seus carros.

Por mim podia tirar spoilers e aerofolio, ficaria sensacional!!!!!!

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Jonny'O
10 anos atrás

Na verdade o que deveria melhorar são os outros projetistas e não o regulamento,más a bem da verdade fica muito difícil só com “treinos” virtuais pois nem o melhor dos simuladores conseguem simular todas as condições reais principalmente com os famigerados pneus fabricado pela SFARELLI(o pior pneu do mundo) e seu envenenante desgaste(um dos compostos dos pneus é o enxofre tão combatido por ambientalistas é jogado ao kilos na cara e pulmões dos espectadores de corridas que vão e pagam caríssimo pelos ingressos nos autódromos-(Talvez ganhem uma cota com direito a câncer nos pulmões ofertada gentilmente pelo fabricante de pneus)

guilherme
guilherme
10 anos atrás

Vettel hoje também conquistou a primeira vitória em julho.

Do Departamento de Estatísticas Esdúxulas e Inúteis.

Danilo Candido
Danilo Candido
10 anos atrás

Filmar exposições de orquídeas também pode ser extremamente arriscado, dado o risco de uma reação alérgica crônica devido ao pólen…

Jayme
Jayme
10 anos atrás

A sensação é que quebra a suspensão, sorte que tinha uma boa área de escape. E foi muito parecido com Mônaco saiu bruscamente para o lado esquerdo.

Dú
10 anos atrás

Na boa? Essa F1 mais que nunca virou circo. Safety deu 3 voltas a mais do necessário, e como na MotoGP, pneu quem decide. No rally neguinho faz trocentos km. na pedra, asfalto, e só furam.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Vettel, provando ser o melhor piloto, pois em anos anteriores, diziam que o carro
corria sozinho, hoje nas dez voltas finais com Kimi, com pneus macios , êle tirou
coelho da cartola para chegar na frente . Rumo ao tetra merecido. Ferrari sempre
com esta viadagem de encobrir suas cagadas, (piloto e equipe), fora a parada
esquisita do Alonso depois de passar alinha de chegada.(gazolina ?)

Sanzio
10 anos atrás

Impossível que a Lotus (que não é Lotus) não tivesse nenhum pneu macio menos rodado pra colocar. Um pneu com 6 voltas, pra aguentar mais 18, seria mais vantajoso nem ter parado, ou no máximo colocar outro jogo de médios novos…

alan
alan
10 anos atrás

OLA FG E DEMAIS AMIGOS DA F1!

BEM AMIGOS DA REDE GLOBO!!!! > QUANDO OUCO ISSO TIRO O SOM DA TV!!!!!

A corrida so teve de emocao o veeeeeeeeeeettttttttttttteeeeeeellllllllllllllll, o max veber ultrapassando todos, a rodado do massa (que realmente foi abafada/escndida) e as voltas finais!!!! mas vejam so umas cinco voltas a mais nao resolveriam, pois os pneus macios do kimi e do fodonso tambem ja estavam se acabando, a redbuling mensurou exatamente a hora do pitiestope e como ja disse, podem dar a taca 2013 pro Veeeetttttttteeeeellllll ( em 2012, apos a germany GP, seb venceu 4, amilton 3, jasao buton 2 e o kimi1, e o fodonso zero), acho que ja podemos comecar o campeonato 2014 antecipado!!!!!! o fodonso so vai abocanhar uns pontos e talvez alguma vitoria com o azar do Seb, do Veber, do Kimi, do Grosejao, do Rosbergue, do amilton, etc/etc/etc……. em tempo : a globo e um lixo. UM NOJO!!!!! UM ATRASO DE VIDA PARA O BRASIL!!!!!

Joao
Joao
Reply to  alan
10 anos atrás

ouça na Radio Bandeirantes. é muito bom o pessoal lá! El Fodon tornou-se o mandigueiro de Oviedo. Sera a sua chance este ano. Igual ao GP Inglaterra.

alan
alan
Reply to  Joao
10 anos atrás

ok !!
sugestao aceita!

Penso que esse ano ja acabou pra ferrari/alonso , mas o alonso ainda tera umas tres secoes para tentar mais um titulo, eu pessoalmente nao gosto dele, mais ele e um dos que se pode chamar de Piloto de f1, algo ayte meio raro atualmente.
abtracos

Kowalski
Kowalski
10 anos atrás

Na imagem que a TV mostrou, parece que quando o Massa freiou o carro puxou para esquerda da mesma forma que aconteceu em Mônaco. Pela irritação dele, acredito que tenha quebrado alguma coisa na Ferrari.