DAS CORRIDDEN (4)

dascorridden4SÃO PAULO (dureza) – Pneus traseiros travaram, rodou, câmbio empacou em quinta, motor morreu e a equipe não encontrou nada de esquisito no carro.

Foi o relato de Felipe Massa depois do GP da Alemanha de hoje.

Em português bem claro, Felipe cometeu um erro na freada, o que levou as rodas a travarem, e rodou. Isso acontece, claro, e ninguém precisa ser colocado numa cadeira elétrica por causa disso, embora na F-1 os erros sejam sempre superdimensionados.

O problema é que Massa, que tinha começado bem o ano, desandou a bater e a cometer erros. O mesmo inferno astral do ano passado parece ter voltado a dar as caras. “Já saí muitas vezes do buraco, tenho certeza de que mais uma vez vou sair”, falou o brasileiro. E é verdade. O que não faltou a Felipe nos últimos anos foi buraco para cair dentro. E, de fato, saiu de todos eles.

Andam dizendo que Kobayashi tem treinado bastante no simulador. Não sei se é fofoca ou boataria, então não vou tomar como verdade. Apenas como fofoca ou boataria. Agora, que pode ser uma opção para o time vermelho, pode. Já? Não, é meio maluco substituir piloto no meio de uma temporada sem um motivo forte o bastante. Os erros de Felipe ainda não são motivo forte o bastante.

Mas que a equipe tem de conversar com ele, tem.

Subscribe
Notify of
guest

120 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hugo
Hugo
10 anos atrás

Nunca saberemos a real causa do acidente…a Ferrari e o próprio Massa foram muito vagos…Foi muito estranho, em uma freiada o carro não escapa para os lados assim..essa historia de travar em quinta, e a Ferrari dizer que o carro estava normal, tudo soa misterioso demais

helder do amaral oliveira
helder do amaral oliveira
10 anos atrás

Estranho o fato que Felipe Massa nas duas últimnas corridas, parte na frente de Alonso faz corriads memoraveis até que o “Sobrenatural de Almeida” como diria Nelson Rodrigues aparece que prejudica o brasileiro. No Gp da Inglaterra, Felipe faz uma largada fantástica quase lembrando a de Ayrton Senna em Doningthon em 1993 e o pneu do brasileiro estoura daquele jeito. Agora em Nurburgring Massa larga a frente de Alonso, dispara na frente e estranhamente ele roda? E teria carro para andar no mesmo páreo de Alonso para pelo menos chegar ao top 6. E Massa saiu esbravejado algo quando abandonou o carro e a Ferrari nada disse, e Galvão Bueno durante a transmissão não conseguia contatar o piloto por meio de SMS, e nem Lucca Codaian que é o assessor de imprensa do time falou algo. Alguma coisa a Ferrari escondia de grave desta quebra.E isso não foi para o ar na transmissão.Será que Alonso mandou sabotar o carro de Felipe? Sabe-se que o espanhol é sujo e trapaceiro.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
10 anos atrás

Foda-se o Massa.

Gomes, continue com as fotos das Alemãs que isto rende mais visualizações.

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Flavio Bragatto
10 anos atrás

E as próximas serão de húngaras ! OBAAAAAAAA !!!!!

eduardo
eduardo
10 anos atrás

depois que acabarão com os treinos livres o piloto subistituto não tem condiçoes de se preparar e nos ultimos anos só Vettel deu certo porque tem um talento acima da media e ja estava fazendo testes na BMW,agora um piloto esperiente como o Massa cometer erros como um iniciante não da e a Ferrari tem que tomar uma posição.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  eduardo
10 anos atrás

Caro colega Eduardo, sei que o nosso idioma é complexo e é muito difícil alguém escreve-lo de modo totalmente correto, obedecendo concordâncias, acentuações, pontuações e tudo o mais, entretanto temos que ter um mínimo de conhecimento para a coisa não ficar feia. Quando você diz – Depois que acabarão com os treinos livres…- saiba que essa passagem indica uma ação passada, uma coisa que já aconteceu de modo perfeito e acabado, então por favor, use o verbo regular ACABAR no seu tempo correto, que nesse caso é o pretérito perfeito, e não confunda com o tempo pretérito mais que perfeito, já que na 3ª pessoa do plural ambos os tempos verbais tem a mesma grafia e pronuncia. ACABARÃO indica a 3ª pessoa do plural no tempo futuro do presente, enquanto ACABARAM indica a 3ª pessoa do plural dos tempos pretérito perfeito ou pretérito mais que perfeito ok.
Ficaria mais ou menos assim – depois que ACABARAM com os treinos livres…- abração..

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Oi? é você?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Tira um ponto dele nesse semestre.

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Massa o mais fraco dos brasileiros na F1. Errou na curva. Tem sido um piloto ansioso, tudo o que um piloto nao pode ser. Podemos prever o comportamento do carro em uma curva, sim, Sr. Flavio Gomes!

Alan Ruggero
Alan Ruggero
10 anos atrás

Segundo a “Autosprint”, Felipe Massa teria assumido o erro na curva pra livrar a Ferrari de um possível problema de confiabilidade do F138.

http://f1team.leiaja.com/ferrari-quis-mascarar-problemas-do-f138-afirma-revista/

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alan Ruggero
10 anos atrás

Sinistro. Eles podem estar tentando dar uma abafada, vai que foi esse diferencial eletrônico. A rodada já tinha sido meio infantil, e o carro parado em quinta marcha…
http://www.auto.it/autosprint/formula_1/2013/07/08-13559/Il+mistero+dell%27incidente+di+Massa

Sergio Melo
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkk… é muita hipocrisia desta equipe a da própria imprensa brasileira. “Todos estão com Felipe na equipe”. Claro que sim. Ele esta sempre testando as novas peças que irá para o carro do Alonso. O piloto brasileiro é uma peça importantíssima no desenvolvimento do carro. Estes acidentes que vem ocorrendo são muito estranhos e vem acontecendo com frequência. FATO! Nunca acontece om o Alonso, pelo simples fato de que ale anda com carro 100% confiável. O mesmo não acontece com o Felipe. E a imprensa simplesmente ignora os fatos e vem com estas hipocrisias de que a equipe esta com o piloto e o erro do Felipe que vem acontecendo não o abala. Ridículo.
Não acho o Felipe um fora de serie, mas não podemos ignorar o fato de que ele esta sendo usado como ratinho de laboratório para salvar a pele da equipe e do piloto principal da Ferrari. Sera mesmo que a equipe manteria um piloto que realmente estive-se cometendo tantos “erros” a anos? Por favor, vamos ser coerentes e ver os fatos. A Formula 1 esta cada vez mais distante de seus grandes momentos. Nunca os segundos pilotos foram tão subordinados e desrespeitados como nesta nova era do CIRCO.

Fernando de Paula
Fernando de Paula
Reply to  Sergio Melo
10 anos atrás

Sergio, eu concordo que o carro do Felipe esteja sendo usado para testes e experimentos. E acredito ainda que ele tenha aceito isso na renovação do contrato dele, principalmente porque não há mais testes particulares permitidos, e isso ficou cada vez mais claros desde que este não foram mais permitidos. E não há nada de conspiração nisso, apenas um fato. Veja o que ocorreu em Monaco, e outras quebras injustificadas que sempre ocorrem nos carros dos segundos pilotos ( vide, Webber ). E vejam que a equipe sempre apoia o “coitadinho”, porque sabe bem a que trabalho o rapagão está se sujeitando. No mais, o problema é o cara ter aceitado isso. Piloro ruim não é, e já devia ter saido da Ferrari faz tempo, faltou-lhe sorte quando do acidente com a peça voadora da Brawn do Rubens, caso contrário já tinha dado no pé de lá. Abs

Oi?
Oi?
Reply to  Sergio Melo
10 anos atrás

Primeiro comentário lúcido que vejo por aqui sobre o Massa.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Sergio Melo
10 anos atrás

Pode até ser lúcido, mas ainda assim recheado de uma revolta patética. A F1 sempre teve dessas coisas e as prioridades de equipes como a Ferrari sempre foram bem definidas. Assiste, torce, se envolve, quem quer. Esse papo de viver malhando a categoria, vomitar pachequismos e mesmo assim continuar a acompanhando é pura conversa fiada. É a verdadeira hipocrisia da história.

Sergio Melo
Reply to  Fabiano Lacerda
10 anos atrás

Fabiano Lacerda, não ha revolta no texto, momento algum eu defendo o Massa, o amigo Fernando de Paula, descreveu bem, quando descreve que o piloto se coloca a disposição da equipe para fazer este tipo de papel. Não tem inocente nesta história. Quanto a meter o pau na categoria, estamos em um pais democrático, estou expressando minha opinião. Desde que os testes acabaram os segundos pilotos passaram a servir de cobaias. simplesmente é um fato! Quando escrevo segundo piloto, estou incluindo de todas as equipes.
Pachequismo é uma palavra em sua maioria utilizada por pessoas que defendem os pilotos de seus países, ignorando os fatos. Aprenda a fazer analise de conjuntura e principalmente analise de texto. Esta muito revoltadinho e com um pachequismo sego pelo CIRCO do tio Bern. Posso afirmar que SUA revolta é patética. Boa sorte nós estudos.

eduardo
eduardo
Reply to  Sergio Melo
10 anos atrás

O Alonso não roda porque ele tem uma enorme capacidade de controlar o carro em condições estremas e como todo grande piloto é super confiante,o Massa é tão agressivo quanto o Alonso mas não tem a mesma habilidade e nem a mesma confiança,nos ultimos anos nenhuma confiança

José Morelli
José Morelli
10 anos atrás

Os erros de Felipe Massa se acumulam ano após ano…….venho repetindo isso há tempos. Sempre tem um que vai e ficar defendendo o “Massinha”, quantos erros serão necessários para as pessoas ACORDAREM que o Massa é um dos piores pilotos do grid? 510 erros em sequência? Aí consideraríamos o Massa ruim? Tá na hora de criarem vergonha na cara gente…Felipe Massa é piloto de pelotão intermediário pra trás da Stock Car Brasil….ele não é piloto de F1.

E são erros absurdos que se sucedem. Se eu já achei os erros de Mônaco o suprassumo da grosseria dele como piloto, esses erros subsequentes dele (com exceção é claro de Silverstone que foi problema no carro mesmo) dão um aperitivo….aliás, há anos….anos e ano.

EU NUNCA ENTENDI o motivo pelo qual a Ferrari ano após ano renova com este bosta……é o cúmulo da burrice!!!

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  José Morelli
10 anos atrás

Não é o caso do Mepassa ser ruim,o fato é que ele não é tão bom quanto ao seu primeiro piloto(nem técnica e nem politicamente)nem todo esforço do Globueno em querer fazer os seus (pobres)ouvintes acreditarem que seja,parece que o fantoche botucatuense não colabora com o narrador do plin plin.

Roberto
Roberto
10 anos atrás

Fora a rodada de Massa que deixou os malas da Globo órfãos.
O que mais me chamou a atenção no GP alemão foi o carro descendo de ré no meio da pista sem piloto. E para piorar, foi a dúvida do tratorista se entrava na pista atrás do marussia.
Por mais PARADOXAL que seja, acredito que todos notaram que o carro atravessa a pista entre placas de umas das maiores Seguradoras do Planeta, a Allians.
Impressionante!
Um carro desgovernado, sem piloto, descendo de ré, atravessando a pista na contra-mão entre as placas publicitárias da Allians. Ou seja, RISCO MÁXIMO.
É ou não é paradoxal?
Sensacional!
Gosto de quase tudo da Alemanha.
Mas, empresa de seguro de lá? Tou fora!
Roberto.

Alemão
Alemão
10 anos atrás

Flavio, se ele tivesse retardado demais a freada a rodada se daria com a frente apontando o lado da curva (direita) e quando assisti na TV vi que na freada a frente do carro aponta para o lado externo da curva (esquerda). Tu que és piloto sabe que não esta reação não é padrão!!

Tiago
Tiago
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Pelo visto vc não sabe nada FG. Por isso que eu gosto de blogs de automobilismo onde os comentários são liberados, só tem especialista comentando! Ou são doutores em física, ou são pilotos melhores que Senna (o tio), ou são engenheiros melhores que o Newey.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Tiago
10 anos atrás

O estranho pra mim nao foi a rodada, o carro rodou pra direita, ele corrigiu e o carro foi pra esquerda. O estranho aconteceu depois. Ele disse que o carro ficou emperrado em quinta marcha, ou seja, ele reduziu o carro de sexta pra quinta. Mas ali é uma curva de segunda marcha, o cambio deveria estar em uma marcha mais lenta. Foi um erro grosseiro, errar freiada da curva um é meio demais. Mas o carro deveria ter caído em neutro, nao era motivo de abandono… Agora, o Felipe estava lá antes do Alonso, todos os dados de telemetria estão lá com Maranello, se tivesse algum deficit de performance, o Massa nao estaria mais lá. Vale lembrar que o Massa cansou de questionar o nelsinho quando este levava tempo do Alonso. Nada como um dia atrás do outro…

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Cláusula contratual do contrato do Lloronso: “Exijo preferência de posicionamento na pista, tendo o melhor equipamento na equipe sempre. O segundo piloto deve meramente testar as minhas peças, desenvolvendo o meu carro conforme a minha vontade, além de, obviamente, dever abrir passagem ao ouvir a famigerada frase-código pelo rádio”. Traduzido do original: “YO NO ADMITO UN COMPAÑERO ADELANTE A MÍ. ¡SOY REY, SOY SAMURAI, SOY LA HOSTIA, SOY LA LECHE, SOY ALONSO!”.

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Massa estava à frente de Alonso e o carro não gostou!

Só isso…

eduardo
eduardo
Reply to  Alemão
10 anos atrás

Vettel teve na Belgica uma das rodadas mais estranhas da historia e nem o Galvão vai dizer que o Massa é melhor que o Vettel

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  eduardo
10 anos atrás

Deve ter ainda os vídeos da asa dianteira sambando, ele perdendo o controle e acertando o Button. Estranho era aquela asa da RBR.

alan
alan
10 anos atrás

FG & amigos deste blogue:

Fico deprimido coma decadencia do esporte automotivo no brasil, ta certo que nao tinha nenhuma indicacao ou tendencia de que o brasil seria uma potencia nesse esporte antes da epoca de fitibaldi e outros, mas quando surgiram piquete , sena e outros ficou claro que o brasil era a patria de pilotods talentosos. Mas como o brasil nao perde a chance de perder uma chance historica, nesse lapso de tempo nao surgiu nenhuma equipe brasileira (ora, a economia brasileira comportaria sim uma equipe assim), nao surgirao escolas/academias decentes de pilotos, poderia-se criar categorias brasileiras/regionais serias, mas nao, tudo foi esbanjado e disperdicado, so alguns espertalhoes como galvao bueno e que faturaram com isso. E agora temos que assistir a agonia do zacarias, digo felipe massa, um triste espetaculo para nos brasileiros. Mas o brasil e o pais do consumo, do oba-oba, do levaqr vantagem , do jeitinho, quem se lembra dos fiscais do sarney, da juventude collorida????? daqui uns dias nao nos lembraremos mais dos eleitores de lulla/dilma, e formula 1 sera apenas lembrancas como de um velho time de futebol que teve um passado glorioso mas ja nao existe mais. O brasil e um grande mercado de autos, compramos carros americanos, alemaes, franceses, italianos, japoneses, coreanos, chineses, indianos etc…. mas nao surgiu nenhuma montadora de autos brasileira !!!!!!

gera
gera
10 anos atrás

SABOTAGEM! Tudo pelo Alonsito.

Neotenia
Neotenia
10 anos atrás

A primeira alemoa é gata, mas essa aqui…com esse narizinho!!!
O Talharim perdeu a chance da vida dele quando não chutou o balde e aceitou de beicinho a ordem na Hungria. A essencia dele ele manifestou ali…não me vem com essa de que na hora da corrida tua mente tá a milhões…o cara pensa sobre isso o tempo todo…sabe na real o que fazer…e ele não fez!
Certamente o acidente e família pesam…esporte é muito mental, ainda mais de alto risco…

Rafael Barillo
Rafael Barillo
10 anos atrás

Já esqueci do Massacrado! Sugiro que façam o mesmo. Gostaria de saber sobre a explicação sobre o final da corrida do Alonso. Quebrou, sem gasolina, piriri, pirraça……

Diego Sowaka
Diego Sowaka
Reply to  Rafael Barillo
10 anos atrás

Piriri foi boa kkkkkkkkkkkk

alan
alan
10 anos atrás

Foi exatamente o que percebi, acho ate que o cara soltou um baita palavrao na hora!!!! Mas por outro lado, para fazer esse papel de piloto secundario ninguem melhor que massa……. assim a relacao ferrari/massa ate parece estavel, a ferrari finge que ele disputa alguma coisa e o massa finge que acredita e vao empurrando com a barrrgia, e segue o espetaculo, ja o alonso fica tranquilo com todos trabalhando pra ele!!!! Na minha opniao cada equipe deveria ter apenas um piloto!!!!!

Diego Sowaka
Diego Sowaka
10 anos atrás

O Koba no lugar do massa… seria a melhor opção!
Mas não neste ano.

luiz oliveira
luiz oliveira
10 anos atrás

De massa a um creme ralo. Insosso. Parecendo coco de gato. Esse eh o segundo piloto da ferrari

Pedro
Pedro
10 anos atrás

Desde o episódio da Alemanha 2010 Massa não é mais o mesmo, desmotivado, cansado e frio, porém credito outros fatores pela queda de rendimento do brasileiro ao longo dos anos, a começar pela família. Massa nunca foi um piloto brilhante capaz de ganhar corridas com um carro meia boca, porém sempre se sobressaiu com muito arrojo e coragem, com o casamento e o nascimento do seu filho ele claramente perdeu seu maior diferencial, a velocidade.
Por outro lado, ele demonstra grande capacidade de recuperação em momentos de extrema adversidades, isso realmente é incrível em algumas pessoas, principalmente na profissão dele que convive num ambiente hostil e de enorme pressão.
Eu particularmente não sei como ele consegue suportar toda essa pressão que se arrasta por 3 anos e meio, acredito que não seja pelo dinheiro, pois Massa possui personalidade incrível.

Marcio Vieira
Marcio Vieira
10 anos atrás

o narrador da platinada começou a elogiar o Bianchi (falando que ele é 1s mais rápido que o companheiro…). Será que já estão preparando o terreno para acostumar o telespectador sobre a mudança?

Queria ver o Maldonado com um carro melhor, e acho que ele briga com o Massa por um lugar na Lotus ano que vem.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
Reply to  Marcio Vieira
10 anos atrás

Na boa! Massa ano que vem vai tá é na Red Bull Racing! Pela Stock! :-)

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

A relação do Massa com a Ferrari é aquela do cara que namora uma top model gostosa demais. Ele sabe que não é tão bonito pra arranjar uma mulher tão linda de novo na vida, mas é inseguro e não dá conta…E a relação nunca foi das melhores, nenhum dos 2 é feliz mesmo. Ela só tá esperando um cara melhor parecer. Já tem uma ‘amante’ que lhe dá algum prazer (Alonso) então vai deixando o tempo passar….Então o ‘namorado’1 Massa prefere ser infeliz mas com o orgulho de mostrar o ‘troféu’ para os amigos. “Olha só com que ‘mulher’ eu namoro!!”

Se tivesse confiança e VERGONHA NA CARA já teria antecipado e terminado a relação. Procuraria felicidade em outro lugar, com outra “mulher”. Mas vai ficar até levar um chifre ou um fora definitivo. Patético…

Se tivesse metade da CORAGEM E CONFIANÇA (nem vou pedir a mesma competência, é tirar leite de pedra)) de Fittipaldi, Piquet ou Senna…Já estaria em outra equipe faz tempo.

Se o Kimi vai pra RBR, manda o empresário conversar coma Lotus! Não, é tão burro (E INSEGURO), que vai ser chutado da Ferrari e não vai ter uma equipe boa onde correr depois…”Barrichello parte 2″.

Thiago
Thiago
10 anos atrás

Numa boa, desocupa a moita Felipe. Ex piloto.

marcos vale
marcos vale
10 anos atrás

Problema Massa chama-se Fernando Alonso. que tem por costume
destruir mentalmente seus companheiros.

Hamilton foi unico que o topou de frente.

Tiago
Tiago
10 anos atrás

Saudades do Barrica… ao menos ia até o fim da corrida.

Fernando Parlangeli
Fernando Parlangeli
10 anos atrás

Esse Zacarias é o rei das desculpas esfarrapadas, tá pior que o Chumbinho Pé de Chinelo, sempre tem uma explicação para as cagadas……Na minha opinião as revelações desse ano na F1 são o Kimi na Lotus e o Lewis na Mercedes, que estão levantando moral na equipe e pilotando de verdade.

Pedro Gomes
Pedro Gomes
Reply to  Fernando Parlangeli
10 anos atrás

pela madrugada. o cara assume que errou e voce chama isso de desculpa esfarrapada? voce e retardado cara

Haddad
Haddad
10 anos atrás

Prezado Flavio,

Após ver em seu blog, as fotos sobre a população alemã e seus costumes, estou de mudança para a Alemanha.
Obrigado pelo incentivo!

Abraços,

Haddad

rcastro
rcastro
10 anos atrás

pneu voador,marussia com vontade própria…se fosse em Interlagos ,tio Bernie já teria cancelado o GPBrasil por 4 gerações.

Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

Nós aqui estamos condenando a situação do Felipe Massa na Ferrari que para ele parece normal. Ele se considera o anjinho querido da Ferrari porque trabalha bem como um subalterno, ainda bem que o mercado de pilotos está limitado e se fosse à época dos nossos campeões a vergonha do Massa seria bem maior, eu ainda não estou falando da preguiça da Ferrari em mudar o seu piloto que já passou do prazo de validade, para sorte de Massa!
O Christian Horner já fez um comentário no final do ano passado dizendo que mandaria o Massa embora de qualquer jeito se fosse à RBR, e ele está certo! A Globo tenta esconder a vergonha e o fracasso de um piloto brasileiro na F1 que é piloto da Ferrari, mas não consegue, pior impossível!

Marcio Henrique
Marcio Henrique
10 anos atrás

O Felipe Massa está dando saudades do Luca Badoer… Falando sério, Obviamente ele é um piloto de razoável para bom, porém, ele tem errado muito ultimamente, o que prejudica, e em muito, sua imagem. E quem quer ser campeão e correr num time de ponta obrigatoriamente não pode errar. Não desse jeito. Falando nisso, quantos erros o Alonso cometeu desde quando sentou no cockpti vermelho? Para mim, está claro que o Massa não serve para a Ferrari. Mas tem aquela história de que os italianos adoram escolher pilotos medianos-ruins para correr (Barrichello, Berger, Alesi, Irvine, Mika Salo, Luca Badoer…), o que talvez justifique a permanência do Massa por mais uma temporada.

alan
alan
10 anos atrás

E so especulacao infundada, mas parece que veber e massa ( o massa seria parente do apresentador de tv carlos massa, conhecido como ratinho???? algurm sabe dizer alguma coisa sobre isso????) estavam atrapalhando e foram descartados…….

Apache
Apache
Reply to  alan
10 anos atrás

Sim, sobrinho em terceiro grau

alan
alan
Reply to  Apache
10 anos atrás

Obigado APACHE!

O programa do ratinho e um circo e talvez seja o lugar do felipe MASSA!!!!!!!!!!!!!

zurrilho money
zurrilho money
10 anos atrás

Problemas com o massa? Como assim? A equipe não estaria boicotando o brasileiro em benefício do espanhol? Afe, vou vender meu 147, chega de fiat.

Luiz G
Luiz G
10 anos atrás

Há anos que faço o mesmo comentário sobre Massa.
Ele é ótimo piloto, mas não tem mais as mesmas performances de 2007 e 2008.

Culpa dele? Culpa da equipe? Culpa do carro? Culpa do acidente de 2009? Culpa de Alonso?…Tanto faz.

O fato, no fim das contas, é que não tem a performance necessária para uma equipe de ponta e já não ganha desde 2008.

Infelizmente, acho que devia ter se aposentado no fim de 2011. É triste vê-lo nesta posição depois de uma decisão épica como em 2008.

Claudio Luccisano
Claudio Luccisano
10 anos atrás

Infelizmente, o Massa tem se “perdido” muito ultimamente, e fatalmente este será seu último ano de Ferrari e pelo andar da carruagem, se não melhorar nem que seja um pouco, será o seu último de F1.
Uma pena…

Eduardo_SC
Eduardo_SC
10 anos atrás

A equipe Ferrari, depois de minuciosa inspeção, achou sim o problema do carro (lá vai o clichê): a peça entre o volante e o assento. Estão estudando a melhor ocasião para trocar a peça defeituosa.

Professor Tiozão da Formula 1
Professor Tiozão da Formula 1
10 anos atrás

Com certeza foi erro do Filip, no momento que ele meteu o pé no freio(com força), grande quantidade de gasolina “chacoalhou” mais forte no tanque, isso desequilibrou o bólido! Logo, faltou “braço” pra segurar o carro, por isso voltou a frase: “sensação estranha”.

Como professor, só posso dar ponto negativo para o Filip!

JUNIOR
JUNIOR
10 anos atrás

A situação é dificil mas a gente não sabe o que aconteceu de fato, massa poderia estar puto, mas com ele mesmo (onde errei ? ) ou ateá pliplim querendo estender o misterio, vai saber, hoje tudo tem o lado esportivo , mas tambem o lado comercial que sempre falara mais alto, F1 é negocio, um eennnooorrrmmeee negocio. o nome ja fala tudo: circo da F1.

Paulo Pinto
10 anos atrás

O “diagnóstico” é simples: podemos chamá-lo de Mal de Escudeiro.

Problemas, panes, quebras e acidentes que ocorrem com uma frequência acima do habitual, com os segundos pilotos de equipes de ponta.

Massa já está contaminado. Grosjean que se cuide.

Marcelo Maia
Marcelo Maia
10 anos atrás

os ultimos erros do massa aconteceram em final de reta, é coincidencia?

Mauricio
Mauricio
Reply to  Marcelo Maia
10 anos atrás

E você já viu piloto errar em plena reta?

Apache
Apache
Reply to  Marcelo Maia
10 anos atrás

hummm. Verdade…

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Marcelo Maia
10 anos atrás

Bem lembrado, Nelson Piquet disse uma vez,que após o acidente ficou com dificuldade com a visão de profundidade e isto atrapalhava perceber o ponto de freada.Sê Mepassa estiver com o mesmo problema porque não admitir e se retirar ao invés de ser rotulado como um Big Nadegão ,Ahhh ,só pode ser pelo vil metal que compra qualquer coisa,até dignidade.

Marcelo Maia
Marcelo Maia
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

pode ser teoria da conspiração, mas a equipe não vai divulgar isso durante a temporada, pois significa fim de carreira pro rapaz, e o piquet só divulgou isso depois de encerrar a carreira.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Marcelo Maia
10 anos atrás

No Canadá nao foi.

Eric Ohtake
Eric Ohtake
10 anos atrás

Comparando o Felipe com todos do grid nos últimos muitos meses, já dá para saber que a questão não é de falta de sorte. As coisas mais absurdas se passaram com ele nos ultimos tempos. Com frequência, só com ele. Não vejo mais desculpas para o momento dele na F1.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
10 anos atrás

A coisa está feia para o Massa esse ano. Estão acontecendo uma série de coisas negativas neste momento de sua carreira e isso pode começar a respingar nas transmissões da Globo. Acho que esta semana a imprensa italiana voltará a carga das duras críticas que vem fazendo ao brasileiro. A Globo começa a “botar as barbas de molho” já que ano que vem, depois de muitos anos, acho que desde 1970, o mundial de F1 periga ficar sem brasileiro no grid, e convenhamos, se os índices de audiência aqui no Brasil já estavam caindo ano após ano – 2008 foi uma espécie de canto do cisne com aquele sofrido vice para o Hamilton – ano que vem, sem nenhum brasileiro, será de prejuízos, já que os direitos de transmissão que o Sr. Eclestone impõe aos seus clientes são altíssimos.

Wilerson
Wilerson
10 anos atrás

Pra quem já mandou sabotar carro de hamilton, mandou piquet bater pra ganhar, pede pra piloto abrir pra ele passar, etc etc… o que seria fazer isso em uma equipe que ele manda?!
Está muito estranho, mas muito mesmo essas “batidas” e “rodadas” do felipe. Quem acompanha mesmo a f1, sabe que é ele andar na frente do alonso que acontece alguma coisa.
O pesssoalzinho anti-brasileiro ou “os não alienados” podem vir aqui e criticar a vontade, mas as batidas em monaco foram muito estranhas, e essa rodada tambem. A f1 não é um conto de fadas como alguns céticos acham.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Wilerson
10 anos atrás

Bobagem. A equipe tem meios de manipular os resultados de Felipe sem precisar tirá-lo da corrida, o que é um baita prejuízo para a equipe.
Os “faster than you” estão liberados, tá todo mundo usando. E Massa tem sido obediente a essas ordens.
Se for para tirar Massa do caminho de Alonso, é bem melhor para a Ferrari fazê-lo de forma que Massa também chegue nos pontos.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Wilerson
10 anos atrás

Esta é uma das mas ridículas desculpa que eu tenha lido em muitas,uma equipe jamais se daria ao luxo de por em risco sua reputação de construir bons carros,nem que fosse para favorecer o Papa,ainda mais para um piloto que não oferece o menor risco de concorrência interna com seu piloto numero um,já foi visto que sê por uma super conjunção astral ele ficar a frente do piloto representante do país semi-falido,simplesmente ele enfia o rabo entre as pernas e cede a posição para seu primeiro piloto,e isto foi visto pelo mundo todo que assiste corridas de F1.
Não ha a menor necessidade do Dick Espanhol se preocupar em “sabotar” este piloto que não passa de um seu capacho,dominado e domesticado.
Pacheco tem cada ideia!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E sê você não sabe,depois de Inglaterra e Alemanha o país que tem mais títulos mundiais é o Brasil,só que foi no tempo em que piloto brasileiro tinha capacidade e caráter de campeão,não se submetiam a ordens de chefetes,preferiam mudar de equipe pois confiavam no seu “taco”e ser campeão valia mais que ter um p…ta dinheirão na conta,só uma questão de personalidade,nada mais.

Ao Wilerson
Ao Wilerson
Reply to  Wilerson
10 anos atrás

“mas as batidas em monaco foram muito estranhas, e essa rodada tambem”

Abaixo a sequência de incidentes de Massa nas últimas quatro corridas!

Placar de erros: Massa 4 x 2 Ferrari

GP de Mônaco: acidente no terceiro treino livre (erro do piloto) e acidente na corrida (falha na suspensão)
GP do Canadá: acidente na classificação (erro do piloto)
GP da Inglaterra: acidente no primeiro treino livre (erro do piloto) e estouro de pneu quando ocupava a quarta posição na corrida
GP da Alemanha: rodada na terceira volta do GP da Alemanha (erro do piloto)

http://grandepremio.cloudapp.net/f1/noticias/nao-tenho-a-menor-ideia-diz-massa-sobre-como-sequencia-negativa-pode-comprometer-futuro

Wilerson
Wilerson
Reply to  Ao Wilerson
10 anos atrás

Não sabia que haviam tantos mecânicos e chefes de equipe da f1 visitando este blog..
Um deles parece ser o proprio Stefano domenicalli, e outro o acessor de imprensa da ferrari..
é por isso que eu adoro esse pessoalzinho do contra, pachequismo haha…
2008 esse pessoal chorava, a magoa é forte…

Murillo Sperandio
Murillo Sperandio
10 anos atrás

Tenho uma relação de pachequismo com o Felipe, ele representa uma época da minha vida em que todo e qualquer brasileiro que disputasse uma competição eu torcia feito um louco para o brasileiro ganhar, não importava a competição, podia ser em um campeonato de cuspe a distancia, eu torcia para o Brazuka. Isso foi durante minha infância, adolescência. Os anos foram passando, fui adquirindo um certo senso critico, hoje nem para seleção brasileira eu torço.

Mas, não consigo deixar de torcer para o Felipe, ainda me lembro do dia que estava saindo de casa para ir comemorar seu título, quando o Hamilton ultrapassou o Glock. Me lembro de ter ficado mal pra cacete quando ele ficou internado no hospital. Me lembro de ter xingado ele e, coitada… A mãe dele, quando ele entregou a corrida para o Alonso, em 2010.

Enfim, tenho um grande carinho pelo Felipe, mas infelizmente ele não tem mais condições técnicas de ser piloto de uma Ferrari. Não é o primeiro, não é o segundo, não é o terceiro grande erro dele este ano. Não é o primeiro, não é o segundo, não é o terceiro péssimo ano que o Felipe está tendo na Ferrari.

Acho que já chegou a hora do Felipe procurar uma nova escuderia, e a Ferrari procurar um novo piloto.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Murillo Sperandio
10 anos atrás

Vai Sperandio sentado…

Rafael Vieira
10 anos atrás

Tá na cara que foi pau do carro e os caras estão mascarando o problema para evitar falar em confiabilidade do carro, pois o carro dar uma chicotada daquela de traseira em uma freada de descida com as rodas traseiras 100% travadas e o anti stall não funcionar, só se o Massa descobriu um jeito de fazer uma cagada alem da conta. Ainda mais se tratando de piloto de F1. A equipe tem que se explicar melhor.

Ao Rafael Vieira
Ao Rafael Vieira
Reply to  Rafael Vieira
10 anos atrás

“Tá na cara que foi pau do carro e os caras estão mascarando o problema para evitar falar em confiabilidade do carro”

Abaixo a sequência de incidentes de Massa nas últimas quatro corridas!

Placar de erros: Massa 4 x 2 Ferrari

GP de Mônaco: acidente no terceiro treino livre (erro do piloto) e acidente na corrida (falha na suspensão)
GP do Canadá: acidente na classificação (erro do piloto)
GP da Inglaterra: acidente no primeiro treino livre (erro do piloto) e estouro de pneu quando ocupava a quarta posição na corrida
GP da Alemanha: rodada na terceira volta do GP da Alemanha (erro do piloto)

http://grandepremio.cloudapp.net/f1/noticias/nao-tenho-a-menor-ideia-diz-massa-sobre-como-sequencia-negativa-pode-comprometer-futuro

Rafael Vieira
Reply to  Ao Rafael Vieira
10 anos atrás

Perfeita a analise, depois de tantas cagadas do piloto ficou mais fácil de colocar na conta dele.

Giovanni
Giovanni
10 anos atrás

Que fotinho hein…

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Massa estava na frente do Alonso.
História estranha, não acredito em uma vírgula dos informes da Ferrari! Massa erra? Claro! Quem não erra?
Massa tem que cair fora de lá, Lotus seria uma ótima, andam dizendo que o finlandês vai para a RedBull, talvez a Renaut tenha algum interesse em colocar um brasileiro correndo com seus motores, Sauber …. qualquer coisa é melhor que a Ferrari.

Robertom
Robertom
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

A Sauber não, está falida e com carro ruim, mas a Lotus é uma ótima pedida e a Force India o mínimo aceitável.

mendes
mendes
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

pq a Lotus que esta hoje esta melhor que a ferrari vai querer o massa que esta em uma fase ruim? Talves em uma Willians , f.india, sauber o massa possa acrescentar algo que aprendeu…

mendes
mendes
10 anos atrás

Quando vcs do grade premio estavam hospedados no IG, existia lá a classificação dos pilotos em uma tabela, onde na linha estava o nome dos pilotos e nas colunas a pontuação deles por cada GP. Esta tabela era mais interessante que a simples classificação que vcs nos apresentam hoje, por motivos obvios.
Fica a sugestão de voltar a tabela mais completa de classificação dos pilotos.
Abçs.

Walter Magalhães
Walter Magalhães
Reply to  mendes
10 anos atrás

tenho a mesma sugestão, volta com a tabela completa.

Jean
Jean
10 anos atrás

O que importa é que o Enceradeira mais uma vez girou girou girou e não saiu do lugar…

ALEX COURI
10 anos atrás

na boa, é patético ver o Passa na F-1, não ta servindo nem pra piloto de automobilismo virtual e olha q o AV não é nada fácil…rss pilotos desse naipe só sobrevivem devido a politica de priorizar piloto absoluto numero 1 como no caso da Ferrari.. o outro piloto é bonequinho de figuração e só..

ricardo
ricardo
10 anos atrás

Acho muito estranho tmb,têm algo errado.!!!

luiz oliveira
luiz oliveira
Reply to  ricardo
10 anos atrás

Sim……. Estao mantendo o creme ralo

helio
helio
10 anos atrás

Acho pouco provável que tenha sido somente isto, tem mais coisa, caso contrário não precisaria tanto mistério sobre o assunto. Mas é de se destacar a falta de sorte do Felipe, acho que dificilmente segue na scuderia e não terá mais boas oportunidades para ser campeão. Se conseguir ficar na F1, será apenas um adjuvante, que aliás já é há muito tempo, desde a chegada de Alonso à Ferrari. Este por sua vez é um dos melhores do grid mas está “batendo na trave” todo ano e seu tempo está passando na F1 também, para seu azar e ironia do destino parece que não conseguirá ser campeão pela scuderia.

rsantos
rsantos
Reply to  helio
10 anos atrás

Azar ou incompetência? em toda a corrida a Ferrari faz o melhor ou um dos melhores tempos. No treino de classificação o incompetente não consegue nenhuma classificação melhor por que não é bom de classificação? O cara tem é muita sorte. Fica remando com um carro muito bom e torcendo para a quebra do Vetel, além de ser muito ajudado com o safety car, para se manter no campeonato. Todos os pilotos são punidos menos o belezoca / Ferrari. O Vetel foi punido uma vez por não manter a distância do outro carro durante o safety car, outra vez quando parou sem combustível no final da corrida, etc.. Será que o belezoca será punido no GP da Alemanha??? claro que não.

Robertom
Robertom
10 anos atrás

Esta estória está meio esquisita, mal contada, e não mostraram imagens que poderiam esclarecer o caso.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Robertom
10 anos atrás

Como tudo naquela equipe, diga-se de passagem …

massimo bueno
massimo bueno
Reply to  Robertom
10 anos atrás

Error de Ferrari, que he sacada una ves mas la carrera de Felipe. Hay que hablar más que eso???
Y el Rob Smedley todavia no he respondido mis torpedeos cobrando posiciones de la Scuderia Roja.