ADEUS, LINDA

SÃO PAULO (luto eterno) – Agora não tem mais volta. A Volkswagen encerra a produção da Kombi em dezembro e anunciou hoje o lançamento de uma versão especial, a Last Edition, da qual serão produzidas 600 unidades que serão vendidas a 85 mil reais cada. Ela virá em azul e branco, saia-e-blusa, com detalhes como grade dianteira superior na cor do carro, estofamento listrado, cortininhas, rodas e calotas brancas, pneu faixa branca, além de adesivos comemorativos na carroceria. De setembro de 1957 até julho de 2013, foram produzidas 1.551.140 unidades da Kombi na fábrica de São Bernardo do Campo.

A Last Edition será objeto de coleção. Eu amaria ter uma, apesar do motor 1.4 refrigerado a água. Como não tenho dinheiro, não terei. Que os compradores cuidem delas com carinho.

A Kombi sai de linha porque a partir do ano que vem todos os carros fabricados no Brasil terão de ser equipados com airbag e freios ABS. Ficaria caro demais e há dificuldades técnicas aparentemente incontornáveis.

Tudo acaba, enfim. Podiam acabar com o mundo, também.

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
10 anos atrás

Oitenta e cinco mil reais, numa Kombi? Só pode ser brincadeira!

O quê além da pintura e uns contornos diferentes no plástico, justificam quase o dobro de uma 0km normal?

Sinceramente, é a ultima edição, coisa e tal, mas francamente, não acham que a VW já pôs na bunda de todos os amantes da Kombi por muito tempo, com seus R$ 50.030,00 (a Standard)?

É muita putaria! A Kombi sai de graça para a VW. Acredito que à cada Kombi vendida, a VW tira limpinho, o custo de outra.

O valor colecionável desta Kombi é evidente, assim como a última à ar e a Carat. Quem comprou e manteve, hoje tem um belo dinheiro na mão. Mas não deixa de ser uma Kombi.

Pagar o preço de um sedã de luxo todo equipado, com mecânica moderna e cheio de tecnologia em uma Kombi com motor adaptado, só pq é a ultima edição, é uma putaria!

Sinceramente, Gomes. Eu sempre gostei de Kombi, mas nem se eu limpasse a bunda com nota de 100, eu pagaria 85k numa Kombi sem que viesse de série, pelo menos, um radinho com MP3 com o logo da VW.

Ah… e no site, as fotos são “meramente ilustrativas”. O comprador ainda corre o risco de não vir nada disto que está na foto, só porque a montadora se esconde atrás desta lei da brecha do código de defesa do consumidor.

César
César
10 anos atrás

Eu não digo que vale, mas para quem tem condições de suportar uma coleção, não é um valor tão proibitivo assim. Não gostei da cor, mas se tivesse a grana com certeza compraria.
Tem gente que paga mais por um Maverick ou Dodge velho.
Pessoal acha caro 85 mil pela Kombi, mas 50 mil por um Karmann-Ghia, acham barato.
Nem precisa ir muito longe: acham caro 25.000 por um Uno, mas um Chevette por 10.000 é barato.
Outros dizem: ah, mas é o preço de um Golf VII… Até parece que alguém vai entrar numa concessionária e ficar em dúvida entre comprar um Golf e uma Last Edition. É uma comparação que não cabe. Essa Last não será usada para vender aipim na feira. Será guardada por endinheirados entusiastas. Só achei que a série poderia ser bem menor.

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Muito bem…tá todo mundo metendo o pau na Last Edition da VW…Concordo em parte, outra (bem maior) é discordada pela minha pessoa…este vídeo explica bem o motivo do término: exigência de air bags e ABS nos futuros “carros” (entre aspas mesmo) fabricados no país. Ora, pra início de conversa, não haveria uma last edition se o consumidor brasileiro não fosse tão fresco a ponto de exigir esse monte de frufru que não faz a menor diferença em carros com monoblocos frágeis e 80% de sua composição feita de materiais frágeis e descartáveis. Penso que um veículo que não é seguro, não teria produzido mais de 1,5 milhões de unidades durante 56 anos! Em segundo lugar, toda edição especial é feita para museus, coleções e garagens de entusiastas, não pra carregar banana na feira, é obvio que a VW não lançaria uma last edition a preço popular, até porque não faz sentido, se fosse assim parava a produção do dia pra noite, a última kombi é a branca que vai pro feirante e acabou! Em terceiro lugar e sem mais delongas, a gente precisa de algo pra chamar de relíquea daqui há alguns anos, porque do jeito que vai….nossos filhos não terão muito mais do que um monte de plástico, dizem que o antigomobilismo está morrendo, claro que está…Porque você acha que fox, uno e celta 1.0 com air bag é carro para chamar de seu! Desculpa, mas se isso é segurança e a maldita “sustentabilidade” prefiro ser chamado de antiquado! Como diria o FG: MUNDO SEM GRAÇA!

César
César
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

Assino embaixo!!!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Pelo mesmo motivo o Uno tambem sai de linha, ficando o uno novo a 30 mil dilmas.

Yuri Nehy
Yuri Nehy
10 anos atrás

Um pena o preço, realmente. É a Kombi mais bonita dessas novas. Teria uma fácil.

Marcus Lima
Marcus Lima
10 anos atrás

Pô, sé pra cobrar 85 mangos na combi, então porque não arruma jeito e fabrica dentro da Karman Ghia uma last edition retro, com a carroceria igual a da primeira, e dá um jeito de adaptar o radiador? Por 85 mangos, mereciamos uma last edition retro, e não uma mão de tinta de cor diferente, cortininhas e etc num modelo atual. Seria mais legal, e justificaria: é legal a velha senhora, e coisa e tal: mas pombas, 85 mangos? Essa é uma kombi feita somente para quem não usa uma kombi comprar: feirantes, camelôs etc, comé que vao pagar 85 mangos numa kimbi dessa? caraca…….

charles
charles
10 anos atrás

Tem engenheiros mecânicos aqui nos comentários dizendo que a Kombi não tem freio a disco, afirmação inverídica, pois desde 1981/82 a Kombi Cliper, passou à ser fabricada com freio a disco na dianteira, o fato de usar freio a tambor na traseira não influencia em nada a adoção ou não de ABS, é possível usar ABS com freio a tambor, vide a maioria das Pick Ups, freio a tambor na traseira com ABS. O fator na “velha senhora”, é não poder instalar/comportar o Air Bag, uma pena, pois, quando vejo passar uma Kombi, sinto certo ar de nostalgia ainda. Infelizmente o mundo está ficando chato pra caramba.
Semana passada aqui na minha cidade, tinha dois Hippies com uma Kombi da década de 60, vermelha, com o símbolo de “paz e amor”, bem Woodstock, com placas de Porto Alegre, detalhe: em moro no norte de Mato Grosso, há uns 3500 km de POA. Por isso e muito mais que uma Kombi não pode ser tratada simplesmente como um automóvel qualquer, é algo extraordinário, seria como, aposentar a Rainha Elizabeth, mudar a Capital do Brasil pra Manaus, sei lá. Tenho esperanças que a VW arranjará uma forma de reverter esse quadro e que a legislação seja alterada, somente pro caso da Kombi. Por exemplo:
Art. 1º – Fica estabelecido que a partir de janeiro de 2014 todos os automóveis fabricados e/ou importados dentro do território nacional deverão fazer uso de Air Bag.
Parágrafo Único – O artigo 1º não se aplica

charles
charles
Reply to  charles
10 anos atrás

continua…
Parágrafo Único – o disposto no artigo 1º não se aplica à VW Kombi.

Luke
Luke
10 anos atrás

Depois de décadas de serviço (muito bem) prestado ao país a Velha Senhora merece o descanso. E ficou mesmo linda, toda maquiadinha e arrumadinha para o grande baile da despedida. Pena a VW ter exagerado no preço do convite…

Nelson
Nelson
Reply to  Luke
10 anos atrás

Perfeito. Ô convitinho caro!!!

Felipe Gaya
10 anos atrás

Fiz um vídeo com a nova versão que ainda conta com a participação especial da vermelha do Flavio Gomes.
http://www.youtube.com/watch?v=PCNWvrNB0eo

Jarzombek
Jarzombek
10 anos atrás

Legal a idéia de fazer uma edição de despedida. Mas por esse preço não vale a pena. Dá para comprar carros muito melhores com R$ 85.000.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

Bom dia a todos… Um carro importante na história, desde sua concepção, diz a lenda, num guardanapo de papel de um restaurante.

Homenagem merecida, linda cor escolhida, etc, etc… Mas 85 mil bagaços por uma Kombi???

Alguém de marketing da VW tá louco. Sei que tem muita gente com grana que vai comprar e por em um cavalete pra tentar vender daqui alguns séculos por uma fortuna, mas acho o preço simplesmente ridículo.

Mas que ficou bonita, isso ficou.

Luciano Terto
Luciano Terto
10 anos atrás

Nada a ver é esse nome aí, “Last Edition”.

beto
beto
Reply to  Luciano Terto
10 anos atrás

Hebe Camargo cairia melhor

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
10 anos atrás

Só se for com o seu mundo.

Paulo F.
Paulo F.
10 anos atrás

oh imposição babaca: todos os carros fabricados no Brasil terão de ser equipados com airbag e freios ABS. Não deixam o consumidor que deseja algo simples ( e sem uma bomba preste a estourar na sua cara, isso é uma airbag) a livre escolha de o que comprar. Bando de coxinhas tutelados!

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
Reply to  Paulo F.
10 anos atrás

Já vai tarde…

No entanto, não há impedimento técnico nenhum para colocar freio a disco (que não tem nada a ver com a instalação do ABS senão o Fit de 1º geração tão pouco os Hyundai teriam já que tem ABS mas não freio a disco nas 4 rodas…) ou ABS na Kombi ou em qualquer carro, se fosse só isto dariam um jeito de colocar.

Tanto é que, a F100 até 79 e a C10 até 78 tinham tambor nas quatro rodas e colocaram freio a disco na dianteira em 80 e 79 respectivamente, além de quase todos os carros médios/grandes terem versões com e sem freios a disco nas 4 rodas…

A questão é que não comporta as bolsas frontais e a partir de 2015 não passaria nos testes de impacto, quando vão passar a ser obrigatórios.

Se testassem uma no Latin NCAP ia ser um caso inédito de estrelas negativas…

Cláudio Márcio de Abreu Campos
Cláudio Márcio de Abreu Campos
10 anos atrás

Estava aguardando a última edição da kombi,para comprar uma.Mas com este preço compro duas da versão standart mesmo, e guardo como ítem de coleção,e futuramente terei duas kombis 0 km,para quem for entusiasta,sem falar que a kombi standart tem desconto,para compra por cnpj,ou produtor rural,e o preço cai para R$40000,00.
Além disso a kombi 50 anos,foram lançadas apenas 50 unidades,e se vê facilmente uma meia dúzia delas(0km) a venda na internet por R$ 60000,00.
Gostaria de deixar o meu repúdio contra a Volkswagem do Brasil.Várias pessoas no Brasil ,assim como eu são fanáticos pela “kombosa”,mas fanatismo não é a mesma coisa de bobeira.

Adriano
Adriano
Reply to  Cláudio Márcio de Abreu Campos
10 anos atrás

A Volks viu a oportunidade de internalizar o que seria repassado de lucro para os compradores. Mesmo assim, acho que jamais chegaria nos 85k no mercado. Por 45k, consideraria comprar uma. Eu, pessoalmente, achei um acinte da VW, mas eles podem fazer o que quiserem, ninguém é obrigado a comprar.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Não sei como é um mundo sem Kombis… que todos que as tenham saibam e queiram conserva-las.

André
André
10 anos atrás

Essa jabiraca/trapizonga nem com Air-bag salva.
E só vai sair de linha pq a mecanica desse caixão sobre rodas só comporta freio a tambor!
Os 85.000 só são reflexo da (falta) de consciencia automotiva.
A geração posterior, T3 só apareceu por aqui no Playmobil e na cabine do caminhão de entrada da VW.
Enfim, só usei VW por falta de opção qdo meu pai trocava de carro e passava o velho pra mim, mas eu não tenho a menor estima por esta marca.Pra mim é o pior fabricante da Europa não latina.

Heberson Pinheiro
Heberson Pinheiro
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

kakaka

Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
Reply to  André
10 anos atrás

“Enfim, só usei VW por falta de opção qdo meu pai trocava de carro e passava o velho pra mim” – Vida dificil a sua heim champs, seu pai pelo jeito é um sujeito muito mais bacana que você.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
10 anos atrás

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!! 80 MIL REAIS !!! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA !!!

Leandro
Leandro
Reply to  Pablo Vargas
10 anos atrás

Nao ria, sao 85 mil reais!!! hahahahahaha
Voce compra a Kombi nesse preço e a VW te dá de brinde um advogado para o processo interdição que a familia vai abrir contra voce….

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
Reply to  Pablo Vargas
10 anos atrás

R$85.000

Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
Reply to  Pablo Vargas
10 anos atrás

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!!! E tem gente que acha que vale, pode acreditar.

adelson
adelson
10 anos atrás

quanto ao fim do mundo…esse nosso louco mundo já acabou… ou está desmoronando a olhos vistos:..vide Egito ou a nossa polícia….”está em qualquer profecia que o mundo se acaba um dia..”.Raul seixas.

Ricardo Guerrerov
Ricardo Guerrerov
10 anos atrás

A vw tá de sacanagem né? linda mas fora da casinha!

fabricio
fabricio
10 anos atrás

difícil entender que alguém vai comprar essa kombi pra rodar no dia-dia, porra é pra colecionador e entusiastas do modelo mesmo, parem de comparar com jettas e outros carros, gosto é gosto, opinião também .

lincoln falcao
lincoln falcao
10 anos atrás

kombi é igual fusca: muda-se o modelo, a cor, o estofamento, muda-se tudo e continua com cara de fusca… entao pega esses 85 mil e compra-se um jetta… com o troco vai-se a uma feira livre, compra-se uma kombi por 2 contos e manda pintar que fica igualzinha a esta olho da cara….legal que nosso país e´ 8 ou 80: ao mesmo tempo que tem os espertalhoes que poem 86 conto numa kombi, tem uns retardados que pagam os 86 conto nela…

Alfredo Junior
Alfredo Junior
10 anos atrás

Se eu não to enganado da o preço de um novo Fusca, muito caro pra um carro utilitário, mesmo sendo última série. Mas lá se vai o último carro nostálgico do Brasil.

Oi?
Oi?
10 anos atrás

É melhor comprar uma zero por 50 mil e gastar mais 10 pra ficar como essa.

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Nesse caso, você teria um traveco de R$60.000…

Oi?
Oi?
Reply to  Rafael Ribeiro
10 anos atrás

Com o restante do dinheiro compraria um fusca placa preta.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

eles sempre dão um jeito! isso é desculpa
jaja lançam uma “new kombi”

que alias JÁ É CARA! CUSTA UNS 40MIL ESSA MERDA! e o motor não tem 90cv

Alan
Alan
Reply to  Rafael Chinini
10 anos atrás

Sempre existiram novas gerações da Kombi no exterior. http://en.wikipedia.org/wiki/VW_Transporter

O que temos aqui é a 2a. geração, que foi fabricada lá fora até 1979. A geração atual é a 5a., de 2003.

Marcus Rocha
Marcus Rocha
Reply to  Rafael Chinini
10 anos atrás

tem motor de mais pra pouco carro!

Fernando Parlangeli
Fernando Parlangeli
10 anos atrás

Caro né??

Helder Sobrêda
Helder Sobrêda
10 anos atrás

A reportagem do UOL comentou errado, O ABS foi instalado com sucesso, o problema foi o Air Bag.

Reinaldo Bascchera
Reinaldo Bascchera
Reply to  Helder Sobrêda
10 anos atrás

Foi o que eu ouvi também. Para o desinformado de uma mensagem postada por aqui e que não conhece nada de Kombi, o freio a disco foi colocado nela nos idos de 1983, portanto o ABS era mole. O problema é que para se ter air bag qualquer carro deve ter uma área de deformação na dianteira, o que a Kombi não possui obviamente.

Nelson
Nelson
Reply to  Reinaldo Bascchera
10 anos atrás

Tem sim: esqueceu das pernas dos motoristas?

Henrique Reis
Henrique Reis
10 anos atrás

“Podiam acabar com o mundo, também.” [2]

Alex Bertuol
Alex Bertuol
10 anos atrás

Será que com esse preço não dá pra comprar uma feita em setembro de 1957 restaurada?
Tenho um leve pressentimento que exageraram um pouco no preço dela.

Fernando Parlangeli
Fernando Parlangeli
Reply to  Alex Bertuol
10 anos atrás

Concordo…..precinho pesado demais para uma Kombi de ultima edição

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
10 anos atrás

Bonita demais……dinheiro não tenho, se tivesse talvez…..como estão reclamando do preço e eu como um bom sonhador sem dinheiro no bolso, sempre penso que dinheiro é meio e não fim…….como diria meu finado avô, pra que tonto quer dinheiro…..sou tonto pra chuchu.

hullingtom
hullingtom
10 anos atrás

É lindinha.

Mas, em que lugar do mundo uma Kombi custa 40.000 dólares?

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
10 anos atrás

Pior que isso só aguentar a VW vender aqui outra van com o nome de Kombi, como são ruins de nomes de carros, assim irão fazer.

Falando nisso… ainda não recriaram nada com nome de Pointer né?

FTrack
FTrack
Reply to  Al Unser Jr.
10 anos atrás

Tirando o “Logus hatch” 1994-96, não.

Felipe Gaya
Reply to  Al Unser Jr.
10 anos atrás

Teve o Gol mexicano

Robertom
Robertom
Reply to  Felipe Gaya
10 anos atrás

Ainda tem.

Valente
Valente
10 anos atrás

Se tivesse ar condicionado no pacote talvez ajudasse nas vendas.

Carlos
Carlos
10 anos atrás

Por 86 mil dinheiros ! Deveria ser dourada e com a bolota do cambio de ouro puro….

Zé Ricardo
Zé Ricardo
10 anos atrás

A de 50 anos, vermelha e creme, encalhou…eram só 50 por 46 mil…igual a essa….quase o mesmo acabamento..também numerada…..e ficou mais de ano em concessionária sem comprador…mas 85 mil ? Que otimismo, VW !!!

willian
willian
Reply to  Zé Ricardo
10 anos atrás

bem lembrado. cheguei a ver fotos dessa versão que vc citou sendo usada por feirantes para trabalhar msm… essas ai provavelmente ficarão encalhadas tb. 86 mil é mta grana por uma kombi, por mais bonita que tenha ficado.

Andre
Andre
10 anos atrás

Por esse preco, realmente tem que acabar. Absurdo.

Victor
Victor
Reply to  Andre
10 anos atrás

Sei que o Brasil passou por ‘n’ mudanças de moedas desde que a Kombi foi introduzida no mercado, mas saberia responder o preço médio pelo qual elas foram/eram vendidas?

Andre
Andre
Reply to  Victor
10 anos atrás

Nao saberia.. Mas tenho a impressao que era muito mais barata e acessivel no passado.. Tanto que algumas pessoas da minha familia ja a tiveram.. E pra ser sincero eramos todos pobres..
Hoje, ainda pobres, nao conseguiriamos comprar nem a carcaca.
Roubo.

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
10 anos atrás

E a danada ficou bonita. Vou ter de me contentar com a minha 96 mesmo.