SANTA PISTA (4)
SÃO PAULO (zzz) – A corrida de hoje na Bélgica foi tão boa, mas tão boa, que num dado momento o diretor de TV optou por mostrar, na íntegra, sem cortes, o stop & go de Pastor Maldonado. Faltavam menos de 10 voltas para acabar a prova. Maldonado foi punido por causar um acidente com Paul di Resta numa batalha sangrenta pelo… 14° lugar, no máximo?
E vou te dizer… Por pouco não mostraram replay em câmera lenta da parada de Maldonado, já que, na pista, a corrida de Spa dava sono.
“É o clima, seu estúpido”, diria aquele comentarista. Isso. Exatamente. O clima. Repetindo o que escrevi ontem, sobre uma possibilidade de Hamilton, o pole, vencer. “Não creio, se estiver seco e firme. Aí dá Red Bull, provavelmente com dobradinha. Aliás, Spa quando está seco e firme não tem graça nenhuma, já houve uma ou outra corrida lá chata pacas. Porque é uma pista completa, tem de tudo, subida, descida, curva lenta, rápida, de raio longo, retas enormes, retinhas curtas, chicanes. Em circuitos assim, o melhor carro ganha sempre. Se as condições forem normais, claro. Se o tempo estiver seco e firme”.
O tempo esteve seco e firme, para nossa desolação. Nem um pingo. Nem uma cuspida no asfalto. Zero de água. Agora, quando estou escrevendo, é possível que esteja nevando em Spa. Mas já não importa. As 44 voltas da corrida de hoje aconteceram sem uma gota d’água. E, assim, ela foi chata, previsível e sonolenta. Houve ultrapassagens, claro. Sempre há. E um ou outro bom momento. Mas, tirando Alonso, que saiu de nono no grid para segundo ao final, o resto foi burocrático e irrelevante.
Hamilton desistiu da vitória na primeira volta, quando Vettel passou por cima dele antes da primeira chicane lá no alto, a Les Combes. Passou, abriu e sumiu. Fez as duas paradas de praxe e só foi se preocupar com o lugar onde deveria parar o carro no Parque Fechado. Chegou a cinco vitórias no ano e 31 na carreira, igualando Mansell. Agora, só perde para Schumacher, Prost, Senna e Alonso. Este, com 32. Será ultrapassado ainda neste ano. Certeza. “Concerteza”. E tem 26 aninhos. Além de um cabelo pintado de gema de ovo. Pode pintar da cor que quiser. Guiando o que guia, com o que já conseguiu, pode pintar de azul e amarelo com estrelinhas vermelhas que ficará lindo. Galvão já pode gritar “é tetraaaaaa”. Abriu 46 pontos de Alonso. Como é que Alonso vai descontar 46 pontos?
Alonso. Foi o nome da corrida. Nono no grid, passou em quinto na primeira volta depois de uma largada esperta e precisa. Na quarta volta, passou Button e foi a quarto. Na sexta, levou Rosberguinho. Na 15ª depois do primeiro pit stop, jantou Hamilton. Ainda precisou passar Button de novo, após a parada — o inglês da McLaren iria parar um pouco depois, na volta 18.
Mas acabou a prova com a cara de quem tinha tomado uma caipirinha sem açúcar. Só foi relaxar um pouco no pódio. Deve ser mesmo uma agonia saber que é bom o bastante para vencer qualquer um, mas não conseguir, simplesmente, porque o carro não vai. A última do Domenicali, após o GP: “Precisamos melhorar em ritmo de corrida com pneus duros”. Até outro dia, era “precisamos melhorar em ritmo de classificação com pneus macios”. Se precisa dos dois, é porque está fodido, amigão.
O que mais dizer deste domingo seco de Spa? Que Massa largou mal, caiu de 10° para 12°, assim como Webber, como sempre, de terceiro para sexto. Que foram rigorosos demais nas punições a Pérez (acharam que jogou Grosjean para fora) e Gutierrez (teria levado vantagem numa manobra por fora do leito da pista). Que acertaram ao punir o desastrado Maldonado, que bateu em Di Resta numa disputa quádrupla. Que Raikkonen até que durou muito com os freios em frangalhos, abandonando depois de 27 provas seguidas nos pontos (a última zerada tinha sido na China no ano passado) e 38 consecutivas sem quebras ou acidentes (o último abandono acontecera na Alemanha em 2009, ainda pela Ferrari, antes de seus dois anos sabáticos). Que Sutil fez a mais bela ultrapassagem da prova, sobre Gutierrez, na Eau Rouge. Que Grosjean foi o único a optar por uma parada, na 23ª volta, e não deu muito certo, porque terminou em oitavo, uma posição atrás daquela em que largou.
Vettel, Alonso a quase 17s e Hamilton a quase 28s do vencedor, este foi o pódio belga, com um doido pendurado na cobertura da arquibancada tentando aparecer na TV. Ou tentando protestar contra algo, o Greenpeace estendeu uma faixa contra as atividades da Shell no Ártico, antes da prova.
Fecharam a zona de pontos, com a maior discrição possível, Rosberguinho, Webber, Button, Massa, Grosjean, Sutil e Ricciardo. Este, por ter largado em 19°, merece uma menção honrosa. Boas corridas do australiano apenas reforçam a disposição da Red Bull em promovê-lo a titular no ano que vem.
No campeonato, Vettel foi a 197 pontos. Alonso voltou à vice-liderança, 151. Hamilton tem 139 e Raikkonen caiu para quarto, 134. Sim, podem dar a taça para ele.
O Herdeiro, no templo belga, fez um verdadeiro Multi21:
Venceu de ponta a ponta, deixando 21 MULTIcoloridos carros para trás.
Dois banners automáticos movidos por controle remoto se desenrolaram diante do pódio do Grand Prix da Bélgica de Fórmula 1 momentos antes da entrega do troféu ao vencedor, o alemão Sebastien Vettel, causando constrangimento… ao executivos da Shell presentes no evento.
Os banners foram instalados secretamente no local semanas atrás e continham a mensagem “Salvem o Ártico” junto de um logo modificado da empresa.
Logo depois, dois escaladores conseguiram chegar ao pequeno telhado sobre o pódio e tentaram descer. Um deles era o brasileiro Ian Lima, de 22 anos, voluntário do Greenpeace. Ele foi detido pela polícia antes de conseguir a façanha.
Já a outra ativista, a suíça Julia Ritschard, teve tempo de estender outro banner com a mensagem “Parabéns. Agora ajude-nos a salvar o Ártico”.
O protesto do Greenpeace não é contra a Fórmula 1, mas contra a Shell, empresa que gastou milhões neste evento na esperança de surfar na glória dos pilotos e que finge ser uma empresa que merece um lugar ao pódio.
Mas a Shell prova que está disposta a tudo, por mais arriscado que seja, para explorar as últimas gotas de óleo do planeta.
Não podemos permitir que os magnatas do petróleo manchem de negro esse frágil e belo ecossistema. Junte-se a nós e ajude a proteger o Ártico.
Só sei que precisa ser muito macho, louco ou um grande piloto, para na descida para entrar na “Au Rouge”, com o pé “embaixo” ultrapassar um concorrente, tirar uma mão no volante e apontar para o adversário!
Sutil sobre Gutierrez, se não me engano.
Esse Sutil no lugar do Webber ou do Massa…
=Deve ser mesmo uma agonia saber que é bom o bastante para vencer qualquer um, mas não conseguir, simplesmente, porque o carro não vai.=
Alonso brilhando de novo, pois é………Agonia é ter de aguentar aqui no blog um monte de pagapaus do Vettel se vangloriando. Fazer o que……? Todo mundo sabe que cocacola é porcaria, mas mesmo assim um monte de gente ainda bebe!
Se uma equipe que gasta quase 300 milhoes de euros por ano no desenvolvimento do carro não consegue dar um carro competitivo para Alonso vencer, quem dará. A Red Bull, ou será que a Ferrari precisa gastar mais ainda.? Alonso vai quebrar a Ferrari desse jeito. A equipe precisa de alguém com capacidade de dar feedback técnico capaz de ajudar a desenvolver updates fiáveis. A desculpa do tunel de vento já não cola. Alonso pode ser um excelente piloto, mas falta capacidade de desenvolver carros, que tinha Senna, Schumacher e como tem Vettel.
Desculpe…Senna desenvolvedor de carros?
Desculpe discordar. Por favor, não se ofendam. Só uma opinião.
Vettel desenvolvedor de carros?? pelo amor…………agora a questão da grana é fato. O problema, às vezes, não é grana, mas as pessoas que trabalham no desenvolvimento da Ferrari, pois a quatro anos não conseguem dar a Alonso um carro para disputar o campeonato. Isso a RBR já provou que tem de sobra para dar a Vettel……..gente boa que entende o que faz, sem falar no projetista que, pra mim, é 80% do sucesso da RedBull.
A idéia de que só Adrian Newey é que faz com que a RB tenha carros campeões é muito errada. E a idéia de que só Adrian Newey tem a genialidade ou a mão perfeita para criar carros campeões ainda é mais errada ainda. Muita gente torce pela Ferrari e por Alonso e como esta dupla nao funciona, mesmo com grandes quantidades de dinheiro, e com boas equipes técnicas, dizer que Newey é o gênio do pedaço e que é imbatível é uma fuga à realidade. A realidade é que Alonso é incapaz de unir estas equipes, incapaz de passar informaçõe fiáveis ao departamento técnico, e incapaz de conviver pacificamente com seus colegas de trabalho. Vettel por sua vez passa horas a fio na sede em Milton Keynes. Há informações claras na imprensa e nos blogs mais confiáveis de que Vettel é dos pilotos que mais tempo se dedica no trabalho de simuladores, em reuniões técnicas com os engenheiros e técnicos, dá dicas sobre o comportamento do carro em pista, recomenda mudanças, enfim tem a sensibilidade necessária para isso. E isso sim é ser um desenvolvedor de carros. Evidente que você não vai ver Vettel sentado desenhando carros, mas sua mão está claramente presente neste atual Red Bull, ao contrário do que acontece com o Ferrari de Alonso. Alonso nem sequer apareceu nos primeiros testes de inverno em Jerez. A falta de feedback de Alonso é clarissima. A Williams não apareceu nestes primeiros testes e é visível que isso atrasou o desenvolvimento do carro. De certa forma a Ferrari sentiu esse mesmo efeito da falta de Alonso nos primeiros testes de inverno e sua mania de estrela de cinema.
A própria Nissan com sua divisão de carros de luxo, a Infiniti já deu valor a essa dedicação e habilidade de Vettel e o piloto já faz parte de uma equipe que fornece idéias e retorno técnico para desenvolver os carros da marca.
Nem vou perder tempo respondendo a sua dúvida em relação a Airton Senna. Acho sinceramente ridículo achar que Senna não era um piloto que desenvolvia e evoluia os carros que pilotou. Nada a declarar em relação a essa matéria.
Voltando a Newey. Sinceramente existem outros engenheiros capazes de criar carros campeões. Este endeusamento de Newey é exagerado. Uma desculpa perfeita para justificar a incompetência dos outros.
Vetel não desenvolve carro, pega pronto. O gênio é o projetista. Vetel desenvolve como qualquer garoto-piloto-de-vídeo-game, dê um carro ruim pra ele, coisa que ele nunca teve na vida… E Schumacher? Quem desenvolvia era o Rubinho, que não podia ganhar por contrato.
Nossa, “comentaristas” de F1 são umas das pessoas mais chatas que existem.
Concordo plenamente.
Não existe uma CATEGORIA mais chata que os Comentaristas da F1…É a categoria dos comentaristas que acham a gente chato rsrssrr
Depois de ler este seu post comecei a ter uma nova opinião a respeito de Fernando Alonso. Neste momento acho que Alonso é o 4º melhor piloto do pelotão, atrás de Vettel, Hamilton e Raikonnen, mas a partir de hoje tenho a clara sensação de que Alonso seja o piloto mais altruísta da história da Formula 1. Em nome da emoção e da qualidade das corridas, Alonso abriu mão de ser campeão nos últimos 7 anos. Não sei se é de propósito, mas Alonso traz muita emoção às corridas, e pelo que ando lendo aqui e ali só ele tem essa capacidade, quando larga de 10º e a partir daí passa um ou outro coitado com carros mal afinados, outros com desgaste de pneus acima da média, mais um que erra a largada, mais outro que tem o Mclaren pior da história e pronto, a corrida está mais feliz. Puro altruísmo de Alonso, que deve receber um prêmio de carreira das mãos de Bernie lá quando tiver uns 60 anos. Não teria emoção nenhuma a corrida se Alonso largasse da pole, abrisse 17s para o 2º lugar, ultrapassasse Hamilton, considerado o maior adversário de Vettel no momento, de forma brilhante, gerisse bem os pneus do Ferrari, escolhesse os momentos certos para pits, arriscasse abrir vantagem sem cometer erros numa pista relativamente difícil, fizesse a volta mais rápida da corrida, etc etc. Ainda bem que Alonso não foi por esse caminho, porque senão a Formula 1 seria muito mais monótona do que foi ontem. Alonso consegue eclipsar ultrapassagens fantásticas por parte de outros pilotos, como a de Raikonnen a Di Resta, outras menos fantásticas mas muito interessantes durante toda a corrida. Alonso consegue eclipsar o elevado potencial do RB, mas também consegue fazer com que não se repare nos detalhes técnicos dos outros, principalmente erros de setup, erros de timing de pits e de escolha de pneus, defeitos técnicos de corrida como o de Raikonnen, e consegue fazer-nos esquecer, principalmente, a incapacidade do próprio Alonso, desde que se tornou orfão de Briatore, de aglutinar, a sua volta, equipes técnicas de alto valor. Com o altruísmo de Alonso a Formula 1 parece até um episódio do Tooned da Mclaren. Para minha pessoa, Alonso trouxe um bem impagável, que foi gostar ainda mais de Airton Senna. Senna trouxe muita popularidade a Formula 1, mas trouxe muito interesse em assuntos técnicos do esporte como ninguém tinha feito até então, e de certa forma a paixão que os japoneses, um povo altamente sofisticado e muito bem informado das tecnologias, ainda tem por Senna prova isso mesmo. Alonso pelo menos trouxe uma fuga à realidade novamente. Alonso é como cachaça, whisky, tequila, vodka, ou será mesmo Sidra asturíana? Alonso faz esquecer o tédio das corridas de Formula 1. Ainda bem que não bebo nada que tenha mais do que 14% de alcool. Obrigado Alonso.
Imagine se bebesse!!!
Nós assistimos à mesma corrida? Ou à mesma categoria? Por via das dúvidas marquei com oftalmologista: vou conferir o grau os óculos.
Vídeo da manifestação do GP em spa:
http://youtu.be/pRBVGKFgAUU
Eu tbm achei a corrida um pouco chata. E vou mais além, acho que em pistas com retas longas como Spa, Monza, Canadá, etc., a asa móvel deveria ser desativada. Talvez assim, as ultrapassagens necessitassem de mais combatividade dos pilotos.
” A última do Domenicali, após o GP: “Precisamos melhorar em ritmo de corrida com pneus duros”. Até outro dia, era “precisamos melhorar em ritmo de classificação com pneus macios”. Se precisa dos dois, é porque está fodido, amigão.”
Rsss…ri muito com essa!
Bom, favas contadas – O Red Bull de Vettel é carro de outro planeta, e o piloto não perde uma chance de extrair o máximo do melhor…ao estilo Mansel em 1992.
Amigo Flávio,
Pelo retrospecto da corrida do Massa em Spa, sugiro que ele cadastre o seu currículo na Catho.
Abraços
Essa corrida mostrou bem a diferença de pilotos como Alonso e Raikkonen para Massa.
Inclusive, para quem não simpatiza com Alonso…que embora Raikonen seja um grande piloto…Alonso é maior e melhor.
No pódio os 3 que estão acima da média (que anda muito boa na F1 atual):
Vettel, Hamilton e Alonso são os melhores. E ponto final.
(Alguém mais ouviu no começo da transmissão, corrida rolando, o Galvão Bueno falando de Massa…e o chamou de “Rubinho”????? – detalhe: Barrichello ao lado do narrador na cabine!…Mas até que é um erro bem perdoável e compreensível do GB desta vez não? Quem não se confunde com estes dois? A Ferrari que o diga!…)
Sobre o Kimi, o GB disse uma verdade: Quando a notícia vindo do rádio não é boa, o Kimi responde dando suas patadas…
Menininho malcriado não?
Semfreio,
Concordo com vc: V3443l, Allonzo e Hamilton são os 3 melhores pilotis da atualidade, nessa ordem.
No futuro, V8tt8l será o GOAT, Allonzo será o VOAT e Hamilton um cara legal.
Isso somente após a molada do Barrica. Antes disso Massa era sim um ótimo piloto, tanto é que dominou Raikonem na temporada em que perdeu pra Hamilton por 1 ponto, devido aos erros da Ferrari. E olha que o Raikonem era o primeiro piloto.
Não se esqueça que o Raikkonen já estava de saco cheio da Ferrari, da F1, DO MUNDO TODO…e pouco se ffff para o campeonato, o carro….
Piloto por piloto, sinto dizer, Massa nunca esteve á altura do Raikkonen.
Já ouvi uma assim: “Massa é bom na mesa, e com molho” – coincidência, geralmente aos domingos.
Vettel é tetra , Alonso tem que se conformar , Massa é só isso ai e a globo é deprimente !
Uma das melhores marcas de cerveja do mundo, essa da imagem.
Perez foi punido pq não ligou a seta na ultrapassagem … só pode!
E alguém da grobo comentou que estas punições eram propositais, pra conter o ímpeto dos moleques das categorias de acesso … ahã!
E o mais incrível é assistir a corrida pela Sportv e ouvir o Lídio Cavalcante e o Sérgio Maurício elogiando a performance da “dupla da Ferrari”. Como assim? Alonso chegou em segundo e o Massa em sétimo na bacia das almas!!! Elogiar e fazer vista grossa com a performance do Felipe é gostar da mediocridade, só pode. Ou negligenciar o jornalismo bem feito, para não dizer outra coisa!!
Fica bem claro. Depois que aboliram os testes, as equipes tem um piloto e um segundo carro-teste. O piloto desse segundo carro-teste (com hífem, mesmo) é mero detalhe. O que importa é testar. Como não se pode testar, usa-se o segundo pilto como carro-teste. Ficou claro, ou faço uma vídeo-aula?
‘haters gonna hate’
Na foto, o KERS do Vettel e o KERS do Webber
https://plus.google.com/101443032616581166067/posts/FQwedQB3k8S
Quando o Kimi teve a falha de freio o Galvão mandou a pérola!
O piloto pisa no pedal do MEIO!!!!!!!!!!!!! e não vê resultado nenhum!!!
MEIO!?!?!?!?!?
Peloamordedeus!!!!!!!
Seu tempo passou, aposenta Galvão!!!!
concerteza!!!!! e leva o Rubinho o Burti e o Kers do massa junto!
Flavio gomes ,Comentar uma corrida que já tem um favorito é lamentável , veja bem não estou criticando o circo da formula 1 nem o piloto sebastian vettel que não tem nada com isso a equipe lhe da um carro rápido/ equilibrado e ele responde na pista andando no limite veja como ele terminou a corrida a 17s de Alonso e 28s de Hamilton .ele não tem adversário na equipe e nem concorrentes para bater sua Red bull que literalmente lhe da asas rumo ao tetra ,vejo a categoria maxima do automobilismo regredir em competividade e injustamente promover um piloto a novo Schumacher , Alonso e Hamilton são pilotos talentosos e que se tivessem equipamento tornaria a f1 competitiva e valorizaria o titulo se vettel os vencesse.se as equipes como Mclaren, Ferrari , Mercedes, lotus , willians tivesse a liberdade pra desenvolver o bólido talvez esse tetracampeonato não acontecesse tão fácil e repito Vejo Alonso ainda como melhor piloto da formula 1. Quando a formula 1 vai se dar conta que pra haver bom senso tem que dar o mesmo equipamento chassi padrão para as equipes exemplo RBR ,os motores cada equipe que desenvolva em suas fabricas pra que se torne um equilibrio não de uma determinada equipe e piloto queridinho mas que haja transparencia .
Este campeonato, como 2011, está uma baba pro fetel.
Uma mercedes para Alonso e teríamos um campeonato competitivo novamente como 2010 e 2012.
Uma Mercedes na mão do Alonso, nem em segundo lugar ele estaria.
Gostaria de ver essa Mercedes nas mãos do Button, um cara que gasta menos pneu do que eu.
O Alonso já levou coro do novato Hamilton, do campeão Hamilton ia ser massacre. Esse Alonso é mesmo é um chorão, devia era trabalhar mais com a equipe e acertar mais o carro, ele e vcs mais a imprensa não acham ele Fdão? porque não evolui o carro em vez de ficar só miando? Parece até o Rubens. Acho que a Ferrari devia mandar ele embora e levar o Raiconen e deixar o cara numa boa com uma garrafa de vodka, ou seja lá o que ele bebe.
Seria interessante algumas informações técnicas sobre os ajustes dos carros. Acho que alguns carros estavam ajustados sim para chuva, fiquei com a impressão que as Mercedes e as Lotus estavam com muita asa. E os freios do Kimi, pela poeira preta eram de carbono, o que terá feito o freio desintegrar daquele jeito? O interessante é que a poeira dava pra ver como se freia forte, saia um jato de pó preto e os discos totalmente incandescentes!
Pelo que parece a Lotus encontrou uma sobreviseira presa no duto de ar do freio. Uma coisa que parece tão besta causou o abandono do Kimi: http://www.autosport.com/news/report.php/id/109491
Bem que os pilotos podiam deixar essas sobreviseiras dentro do carro ao invés de jogar na pista.
Que coisa hein? Não sei se seria a primeira vez, mas não me lembro de algo parecido. Repare que os pilotos cuidam para retirá-las fora do raio de ação co castelo de ar, com certeza para não acontecer o mesmo com a alimentação de ar do motor, ontem deu para ver bem o Alonso fazendo o gesto. Valeu.
Eu tbm fiquei com essa impressão Jaime, pela forma em que o Vettel ultrapassou o Hamilton na primeira volta.
Acho que a Ferrari e a RedBull estavam ajustados para pista seca e a Lotus e Mercedes apostaram que iria chover e não foram tão felizes na estratégia.
Sem asa sem nada Vettel deu um “passão” e se mandou. Na Lotus ficou evidente também o Raikkonem se matou para passar uma Sauber e isso não é normal.
A corrida na belgica foi um choque de realidade,quem pensava que a Red Bull ia ficar de braço cruzado vendo o avanço da Mercedes, que a Ferrari estava morta e que a Mercedes dominaria a segunda metade do campeonato é melhor ter um pouco mas de cautela,com pistas mais lentas depois de Monza pode mudar tudo de novo mas vendo o retrospecto desde 2009 só da Vettel na perna asiatica do mundial,o alemão só perde o mundial se tiver algum problema que o afaste da pista como aconteceu com o Pironi em 82.Estou acompanhando corridas da Nascar onde os pilotos resolvem os problemas da corrida na porada sem interferencia da direção da prova a punição do Perez foi viadaguem.Para terminar prefiro uma corrida chata em Spa do que uma corrida emocionante em Monaco
Alonso fez uma grande corrida largando em 9º chegando em 2º, mas Vettel fez melhor em SPA 2012.
O alemão largou em 10º, com a confusão provocada por Grosjean na largada, o germânico saiu do 12º pra chegar em 2º.
Quando esta a frente, Vettel larga bem e não joga corrida fora, quando esta atrás busca o resultado, isso tem tirado o sono do espanhol. Erros ao volante sempre foram um fator de equilíbrio na pontuação, não é o que acontece com Vettel na disputa. O alemão é veloz, preciso e cerebral o tempo todo. O carro RBR é ótimo, mas o piloto não fica atrás…
Em 1989 com um carro do “outro mundo” Senna largou por 13 vezes na pole, não tinha rival na classificação(no geral, o brasileiro era mais rápido que Prost no seco e principalmente no molhado). Então, porque o francês deu uma AULA no companheiro naquela temporada?
Senna exagerou na pixotadas, tinha dia que ele dava show na pista, mas tinha dia que fazia cada besteira, tanto que Prost cutucou:
“Ele é rápido mas erra, e quando errar estarei por perto! Airton é muito bom em classificação, mas em corrida nunca me impressionou, erra muito”
Agora, contem quantas vitórias, pódios e pontos importantes Senna jogou no lixo em 88-89, bom lembrar, o brasileiro foi campeão em 88 graças ao descartes. Em termos de regularidade e com mesmo carro, Prost sempre conseguiu resultados melhores na pista, nisso ele sempre foi melhor que Senna em 88-89.
Alonso faz o diabo na pista, e quando busca Vettel a frente…nada acontece! O alemão não dá chance para o azar, quando foi a última pixotada de Vettel em corridas?
Outro detalhe, nenhum piloto tirou tanto do equipamento projetado por Newey quanto o jovem tricampeão. Se for observar, as temporadas de 92-93, Mansell e Prost ficaram devendo vitórias nas últimas seis corridas, isso com o melhor carro da temporada e sem rival pra incomodar…
Dessa vez Newey entregou equipamento ao piloto certo, Vettel esta lembrando outro alemão, mas dessa vez não tem desculpa de rivais fracos na pista…
Vettel foi buscar tudo isso lá atrás quando RBR era mediana, porque Alonso não foi atrás de Newey em 2006/07/08? Lewis esta apostando em Ross Brawn, esta dando certo, tanto que o piloto parou de choramingar que o alemão só ganha graças ao projetista…
Vettel volta a volta do GP Bélgica 2012:
http://www.statsf1.com/pt/2012/belgique/tour-par-tour.aspx
Excelente comentário.
Seu grau de excelência é bem baixo, né? Que bom que vc gostou, rsrs!
Concordo e não só isso. Quando Schumacher foi para a Ferrari, o carro era um fiasco. Foi lá, desenvolveu carro, e ainda depois de deixar a F1, massa quase teve o título, tudo herança do trabalho de Schumy. Em vez do Alonso adorar a RBR, trabalho duro de Vettel, deveria melhorar a Ferrari isso sim, afinal, Schummy fez isso. É o que sempre disse, enquanto espanhol fala, alemão trabalha.
É verdade, Shumacher pegou a prancheta e desenhou o carro, ele também planejava as estratégias de dentro do cockpit. Ahh ele também treinava 7x por semana em mugello, nao era o burti e o badoer. Cada uma…
Se ele treinava 7x por semana, eu não sei. Ele foi 7x campeão, isso eu sei.
É fácil um “trabalho duro de Vettel” com um projetista do nível do Adrian Newey na equipe. O mesmo projetista que fez carros vencedores por onde passou como Williams, McLaren e agora RedBull.
Sem tirar os méritos de Vettel, a vida dele é bem mais fácil pilotando um carro da Redbull do que se tivesse pilotando uma McLaren, Mercedes, Ferrari ou Lotus.
Fácil chegar em segundo quando Hamilton, Alonso, Grosjean, Maldonado, Perez e Kobayashi batem na primeira curva e o mesmo fica sem adversário nenhum na pista…
Pois é Junior, pra você ver o nível dos comentários… Neguinho é maluco!
A última pixotada do Vettel, se me lembro bem foi no Canadá em 2011, na qual ele entregou a vitória para o Button por falta de capacidade de lidar com a pressão do inglês na última volta. Vettel é competente, isso não se discute, mas dada a superioridade da sua equipe, tricampeã mundial de construtores com uma nulidade como o Mark Webber, é discutível se o alemão conseguiria vencer um bom piloto num equipamento ao menos próximo de sua Red Bull.
E teve uma tbm na Bélgica, se não me engano, que ele conseguiu rodar sozinho e atingir em cheio a lateral do carro da McLaren de Button, tirando o inglês da corrrida.
Muito bem parcelo, tenho simplesmente as mesmas impressões, Vettel hoje é o melhor piloto do grid atual, melhor e mais completo como dizem que o Alonso é…hehehe…ele já provou isso quantas vezes? O que mais precisa fazer pra alguém ver né? rsrsrs
A Globo é extremamente tendenciosa em pintar o “Alonso” como o melhor, com o intuito único de mascarar o pífio desempenho de Massa desde o acidente…e a maioria das pessoas acaba acompanhando o raciocínio!!!
Putz! A diferença é que ninguém a frente do Alonso abandonou e nao teve Safety Car durante as voltas iniciais, os carros ficaram reagrupados por mais tempo. A RBR era mediana?? Dê uma olhadinha na sede em Milton Keynes…
Vc já foi em Maranello?
A diferença é que a Ferrari fabrica carros, a rbr tem 10 quarteirões pra fazer um carro de f1.
A RBR também fabrica campeões. Lá não são aceitos chorões.
Cara… Falar por uma frase e tomar tudo como verdade é complicado. Prost foi mais regular, mas esteve muito mais perto de levar uma aula do que tudo, não fossem as quebras no carro do Senna. Deu aula?? Não vamos omitir os fatos… Em 1989, até a corrida do Japão, Senna teve seis abandonos (quatro seguidos), sendo quatro por problemas mecânicos e dois por erro (em 5 abandonos ele estava em 1º e à frente de Prost).
1- Nos EUA (Phoenix), Senna fez a pole e esteve quase metade da corrida à frente de Prost. Uma falha no motor o fez perder rendimento até finalmente abandonar na volta 44 de 77. (Foi a primeira falha do motor Honda pela McLaren em corrida).
2- No Canadá, Prost fez a pole, mas abandonou logo no início (problema na suspensão). Com a chuva e as trocas de pneus, Senna saiu de 7º para 1º, mas abandonou faltando apenas 3 voltas para o final quando liderava confortavelmente, novamente por uma falha do motor. Tirando a falta de sorte dos dois, era uma corrida praticamente impossível do Prost chegar na frente por conta da chuva.
3 – Na França, Prost fez a pole e Senna assumiu a ponta na largada. Gugelmim deu uma de Grosjean e passou por cima da galera. A corrida foi interrompida e na segunda largada Senna teve problemas no diferencial, não completando nem a primeira curva. Prost ganhou. Essa foi uma corrida que, em condições normais, ganharia mesmo. Com o terceiro problema mecânico do Senna, a diferença no campeonato chegava a 11 pontos, mesmo com uma vitória a mais que Prost (3×2).
4 – Em Silvestone, Senna fez a pole. Liderava a corrida até a 11ª volta, quando rodou e abandonou. Prost venceu e abriu 20 pontos de vantagem.
5 – Em Monza, Senna liderava até 9 voltas do final com mais de 20 segundos de vantagem, quando o motor estourou novamente. A vitória caiu novamente no colo de Prost que abriu 24 pontos.
6 – Em Portugal, a inacreditável batida com Mansell que era retardatário, já tinha sido eliminado da prova recebendo três bandeiras pretas e não obedeceu. Senna alegou falha de comunicação com o rádio e pensava que Mansell estava brigando por posição. Os dois se tocaram com a tentativa de ultrapassagem e o campeonato foi praticamente para o espaço. Prost ficou em 2º. Consideremos isso como um erro mesmo tendo sido muito mais loucura do Mansell que um erro como o de Silverstone.
Ou seja, Prost andou a temporada todinha atrás do Senna! Em poles, voltas na frente um do outro, vitórias… O “professor” teve foi muita sorte, principalmente nos EUA, Canadá e Monza (só aí se foram 27 pontos), sem contar a ajudinha do Balestre no fatídico Suzuka-89. Vettel quase joga fora 2010… Normal pela falta de experiência. É diferente andar na frente e disputar título. Hoje é um piloto bem mais maduro e que comete poucos erros, como Senna evoluiu e se tornou bem mais racional de 90 a 94.
“O alemão largou em 10º, com a confusão provocada por Grosjean na largada, o germânico saiu do 12º pra chegar em 2º”……..com um carro anos luz a frente dos outros é facil!!!
“Então, porque o francês deu uma AULA no companheiro naquela temporada?”…………Aula de que??? kkk….de como ser burocrata e esperar vencer corridas com a desgraça alheia? Só se for isso.kkk
“Ele é rápido mas erra, e quando errar estarei por perto! Airton é muito bom em classificação, mas em corrida nunca me impressionou, erra muito”…………O maior erro na F1 foi Prost quem cometeu…Rodar em plena volta de apresentação! kkkkk
Ayrton Senna nunca teve a molezinha que Vettel e Schumi tiveram ou tem! Se teve o melhor carro em 88 e 89, tinha também de lutar com Prost!! Alonso nunca teve chance de disputa real contra vettel porque não tem carro. E mesmo assim, ano passado só não foi campeão por conta da Lotus em Spa. Imaginem se ele ganha aquele título em cima da toda poderosa RBR e Vettel? Resumindo vc não entende bulufas do que vem aqui comentar. Senna desbancou Prost e não fosse a tragédia de imola seria inalcançável tbm nos nrs.(porque como piloto ninguém o igualou) Alonso desbancou Schumi e sua Ferrari tbm com muita luta, ou seja: Vettel e Schumacher são fracos. Põe Vettel na Ferrari ou então Alonso na RBR pra vc ver a surra que o espanhol dá no alemãozinho!
Paulo Vargas, a Red Bull não tinha o melhor carro na primeira metade do ano passado, se tivesse pode ter certeza que o Vettel não teria 40 pontos a menos que o Alonso, este ano até a quinta temporada a Ferrari estava no mínimo no mesmo nível da Red Bull, e mesmo assim o Vettel liderava com folga.
RBR tem o melhor carro e projetista desde 2010 companheiro. Pode apostar, ano passado foi a competência de Alonso que abriu aquela diferenca no inicio do campeonato, e não a Ferrari propriamente dita. Nisto vc também pode apostar.
“O brasileiro foi campeão em 88 graças ao descartes”. Bom, todos sabiam que havia os descartes. Se não houvesse, talvez Senna fosse mais conservador em algumas corridas e campeão assim mesmo. O sistema de descartes era ótimo, pois permitia que o piloto desse o seu máximo, sabendo que se errasse, teria chance de “descontar” depois. Foi um sistema mal compreendido, inclusive por você.
Os descartes valiam para todos. Se não houvesse descartes, todos saberiam e comportariam-se de maneira diferente. E Senna poderia ter sido campeão do mesmo jeito.
Bacana o Galvão no treino falou que o Chilton era um “pilotinho sem expressão” pode até ser, mas para quem tem em casa o Popó deveria pensar que o MAX tem seu valor!!! Puta cara babaca!
VOLTA REGINALDO!!!!!!!!!!!!!!!!!PELAMORDEDEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esta foi foda mesmo, é mais uma para o rol de idiotices do Galvão.
Se ele fosse brasileiro seria um fenômeno o cara não tem credibilidade nenhuma para falar de ninguém.
FG… cara, que tarefa horrenda essa tua (dono de blog) ao ler alguns comentários, percebe-se quanto existe de babaca gastando energia eletrica… não conseguem enxergar uma porta do seu quarto. Não percebem que há 4 anos a RED BULL tem o melhor carro (não oscila, é constante) diferentemente das outras equipes que não conseguem emplacar 2 corridas boas. Outra coisa, vc fez a coisa certa em repetir, hoje, o comentário de ontem, sobre como seria a corrida em condições “normais”, pista seca. Parece que tem gente que até lê o vc escreve, mas, NÃO ENTENDE. Os caras acham que o piloto deixa o outro passar porque acha legal… isso se chama melhor equipamento. Cada coisa. Bons comentários estão cada dia mais difícil. Ah, outra coisa, para alguns da geração xuxa… que se acham os sabe-tudo… vou logo dizendo que acompanho F1 desde 1985, todas as corridas.
Perfeito.
Alonso à passos largos rumo ao tri vice-campeonato.
And counting…
Verdade, isso não é maravilhoso?
Alonso é um mostro na pilotagem. Já tem seu lugar na história da Fórmula 1. Mereceria pelo menos mais dois títulos para fazer jus ao seu talento. Mas nem sempre os números são justos, vide Senna, Gilles Villeneuve (principalmente), o Mansell, entre tantos outros. Pena o Alonso ser um cara meio mau caráter, que sempre está envolvido em falcatruas fora das pistas. É da turma do Schumacher nesse quesito. Pilota tão bem, não precisaria disso. Mas abro um parêntese: Alonso não é sujo dentro das pistas, já Schumacher sempre foi sujo dentro e fora das pistas. Torço para que ele, Alonso, conquiste ao menos mais um título, e pela Ferrari. Sebastian Vettel é um excelente piloto, candidato a monstro, mas o carro tem ajudado muito também. Por isso a precocidade de títulos e idade. Lewis Hamilton também merece mais do que conquistou até agora. Muito arrojado… Vamos ver se com as mudanças do ano que vem, seja criado um equilíbrio maior e possamos sair dessa previsibilidade. Abraço a todos.
Se o Alonso é tão bom, porque não desenvolve a Ferrari como fez Schumacher, que transformou um carro anos inexpressivo em imbatível? Simples porque é mais fácil falar e tentar ir para a RED BULL, agora que o VEttel desenvolveu a RBR. Só falta vc entender uma coisa, vitória não vem antes de trabalho nem no dicionário.
Vettel desenvolveu o que cara pálida? Ele pilota, nem teste existe mais, quem desenvolve o carro são engenheiros. E os melhores estão red bull.
Vettel desenvolveu o carro, o Papa Francisco foi quem desenhou e o Adrian Newey é chefe de cozinha na RedBull.
Acredito que não seja nem questão dos melhores engenheiros estarem na RedBull, mas o fato do Newey, que é o projetista, estar nela. Assim mesmo, as equipes de ponta como McLaren e Ferrari conseguem fazer carros vencedores algumas vezes, como a McLaren do ano passado por exemplo.
A diferença é que o Adrian Newey consegue desenhar carros bons contantemente, sem tbm, querer reinventar a roda como fazem as outras equipes de ponta.
Certo, mas Newey é engenheiro aeronáutico. E tem muitos engenheiros bons na rbr:
http://www.f1technical.net/f1db/teams/126
Sim, a RBR tem excelentes engenheiros sim. O que eu comentei foi no sentido de não ser a única equipe com “os melhores”, mas uma das equipes. A diferença é que essa turma de engenheiros é comandada pelo chamado “mago” da F-1, Adrian Newey, que mesmo sendo engenheiro aeronáutico, desenhou carros vencedores pelas equipes por onde passou.
O Schumacher demorou 5 anos para desenvolver a Ferrari…o Alonso está no quarto ano!! Só que tinha Brawn e Byrne!
Porque a Ferrari era gerida por Ross Brawn E Jean Todt. Simples. Com a italianada burra que está lá nem Jesus Cristo faria esse carro evoluir.
Concordo plenamente com a resposta do Alonso. Também reconheço que o Vettel é o cara, mas tem Neweypendencia e sem ele só seria um ótimo piloto. Ao contrário do Hamilton, um piloto outstanding.
Correção: Alonso é um monstro na pilotagem.
E teve gente que esperneou, quando o Flávio Gomes, escreveu a muito tempo atrás que o Vettel já tinha feito mais que Senna!
Outros tempos, né? Só estou vendo começar a história novamente, mas agora a comparação Schumacher X Vettel X Senna. Além disso, nota-se que o Flávio Gomes, digamos, não é muito simpático ao Ayrton Senna. Por que, para ser grande, todos os pilotos com números superiores precisam ser comparados com Senna? A resposta é óbvia. Com o mesmo carro, em minha opinião, Hamilton e Alonso fariam a mesma coisa que Vettel. Mas só esses dois. Raikkonen possivelmente também, mas não tenho a mesma convicção. Vettel é um piloto de altíssimo nível, com um carro também de altíssimo nível. Uma mais o outro, conjunto campeão.
é pode ate ter feito, mas senna só teve, de longe, o melhor equipamento em 1988 e 1989, de 1990 a 1994 as coisas foram mais parelhas ou ele não tinha o mesmo carro, vettel, de longe, desde 2010 tem o melhor carro do grid e bota melhor nisso heimm… imagina se a maclaren de 1988 continuasse com a soberania desde 1994? Iria ter pra alguém? falar é facil
Tinha o melhor equipamento mas não corria sozinho na equipe, como correu schumi e como corre agora vettel.
Num domingo como o de hoje e na mítica pista, há exatos 22 anos, estreava na Fórmula-1 aquele que seria o referencial para os pilotos de todas as épocas.
Feliz Aniversário, Michael Schumacher.
cara vc nao esquece este Farsante ??? o Pior Campeao de Todos os Tempos…so vencia ultrapassando nos pits e com as famosas piranhagens 147…hahahahahaharsss valeu.
Professor do Allonzo.
caro Matteoni e so VER …como Lewis Dominou o Rosberg Rapidinho…em meia temporada ja abriu Consideravel Vantagem Numerica nos pontos…o Dick NUNCA ficou a frente do Mediano Rosberg na pontuaçao da tabela…tomou PAU do hj n2 das Flechas de Prata…por 3 Vergonhosas temporadas…hahahahaharrsss…valeu.
O cara já estava velho para a F1 atual, há que se considerar isso também. Mas o mau caratismo era o mesmo!
E o Rosberg tem 2 vitorias na temporada.
Sete vezes campeão, cara. Sem falar que pegou uma Ferrari que não era nada e tornou ela vitoriosa novamente.
Venceu 7 vezes assim? Chora viúva do Senna…
Hahahahahaha! Tem todos os recordes da F1, sete títulos mundiais, e é sempre preterido quando comparado com Senna em qualquer pesquisa feita no mundo, até na Itália. O bom do Vettel ser tetra com apenas 26 anos é mostrar que o conjunto grande piloto mais melhor carro é igual a campeão. Schumacher foi um grande piloto, só isso.
Foi “só” um estreante que andava na frente de campeões ,principalmente na chuva
E se tornou o piloto com mais vitórias na chuva:
Schumacher (20) x (13) Senna
É uma “lavada”!
kkkkkkkkkkk tentando enganar alguns trouxas de novo……..kkkk
Informação do FG. E você sabe disso.
Devaneio do FG, cada um puxa a farinha…………….
Vai dormir, Segafredo, que teu mal é sono…
Pra mim a corrida de hoje foi sensacional e não vi surpresa nenhuma. Surpresa mesmo foi ver o Allonzo descartado tão facilmente ontem. Como falei, e repito, o Allonzo andou sempre junto (atrás, como de praxe) do V3443l o fim de semana inteiro. Largar em 9º foi mera obra do acaso. E pautar seu destino pelo acaso (seja ele chuva, neve, vulcão, furacão…) é para os fracos. Esse não é o caso do V3443l. E nem do Allonzo.
V8tt8l caminha a passos largos para ser o GOAT da F1. E Allonzo para ser o VOAT. Ser o 1º não é para qualquer um. Ser o 2º também não. Pena que o Espanholonso criou o Rei na barriga e se acha o pica da F1. Ainda bem que o Montezenolo brochou ele. Era capaz do Fernandinho Beira-Maronso querer o cargo do Eclestone após sua prisão.
E o pódio de hoje não poderia ser melhor e mais emblemático: os três melhores conjuntos (sim, união carro-piloto, só não vê quem ama ou é cego, o que dá no mesmo): V8tt8l/RBR, Allonzo/Ferrari e Hamilton/Mercedes. Esses serão os 3 primeiros ao final do campeonato. Exatamente nessa mesma ordem.
Allez Alonso!!!
V8tt8l kkkkkkkkkkkkkkk
Também acho que ele vai ultrapassar o número de campeonatos do Schumi com um pé nas costas…
Quando eu falo…
uma coisa ninguem pode negar o massa tem muito respeito dentro da ferrari se fosse outro ja tinha sido limado aproveita o prestigio e se a ferrari voltar pro endurance e seria o cara
Hamilton levou uma “passada” logo de cara! O Herdeiro nem tomou conhecimento.
Deve ter pensado: “Quem foi mesmo que eu passei? Já tem retardatário logo na primeira volta? Não acredito!”
O rádio deve ter alertado: – Você ultrapassou o pole!
O Herdeiro, em dúvida: – Ah, o pole… quem era mesmo o pole?…
O rádio, dando detalhes: – O piloto pole dance. Faz a pole e depois dança!
O Herdeiro, encerrando a transmissão: – Tá explicado.
kkkkkkkkkkkkkkkk
e a humildade do rapaz…
” Tirei tudo do carro” .
.. então foi ele e o rosberguinho pois chegaram juntos, se é que não houve ordens ocultas.
cara ….os carros do Vettel e do Alonso estavam com pouquissima Asa…deram sorte que a xapa foi seca hj…se tivesse chovido eles nao veriam nem a cor da flecha de prata do Lewis,que estava ajustada com muita Asa preparada para chuva e pista umida…valeu ?
O que valeu mesmo, foi a vitória de Vettel!
em SPA quando Vettel passou Lewis …parecia que a W04 estava com o freio de mao puxado…hahaharsss agora veremos em Monza …??? se tiver xapa seca…Lewis no looongo retao vai dar …PAU GERAL… hahahahaharsss Fala-ra Muito Alto… seu equipamento Superior MB …valeu.
A sorte não desgruda do alemãozinho mesmo ein Pinto? Sabado na classificação por ter aberto a ultima volta no limite e a pista secar(um pouco) e ontem por Alonso ter largado muito atrás, senão o teria pego. ALONSO pilota pra caraí….
Veja quem foi mais rápido no top gear. Vettel x Hamilton
UBBER ALLES VVEETTEELL!!!!!
Na minha modesta opniao ja deviam comecar o campeonato 2-014, porque 2013 ja tem dono!!!! o The Best Seb. Vettel!!!!!Como eu ja tinha falado , e as fans do amilton que m eperdoem mas o amilton esta num nivel bem inferior ao Vettel!!!!! Esses caras do sporteve tambem sao uns panacas, talvez ganhem do galvaO, MAS ISTO NAO E GRANDE COISA, e como falei o amiltons so ganhou o camp. em 2008 porque disputou com quem????? = massa , !!!! e so ganhou a outra corrida porque foi ajudado pelo buton, massa e weber, mas hoje so o buton tentou denovo ser um estorvo, mas o Vettel o liquidou logo, ja massa e weber nao conseguiram atrapalhar o Vettel hoje!!!!! Alonso foi otimo, mas obvio que perde feio pro Vettel! Dizer que hoje em dia piloto nao faz diferenca e bobagem: veja Vettel/weber, Alonso/massa, RAIkonen/grosejao……. Eu na verdade nao achei a corrida tao sonolenta, gteve bons pegas, mas com achuva ficaria mais emocionante sem duvida
Questionar o talento do Lewis Hamilton não faz sentido. Você não precisa rebaixar outros pilotos para valorizar aquele que mais te agrada.
Que comentário horrível! Quantos anos você tem? 12?
Hehehe a meninada faz a festa aqui !!
*test-driver
O festival de leseira que assola este país e a humanidade piora a passos largos, em todos os setores, expõe a gravidade da inversão de valores de fazer chorar. De desespero.
E tome ex-puta->BBB, ex-BBB->puta, ex-bbb->atriz pornô, ex-atriz pornô->freira, padre->cantor, pastor->deputado, jogador->deputado, pagodeiro->vereador, .
A lista é enorme e não para de crescer, infelizmente.
Tirar Reginaldo Leme, reporter profisisonal com mais de 30 anos de estrada de F1, que nunca mostra a cara e sim a notícia, perfeito, preciso e imparcial em todas as colocações, substituí-lo por 2 lesos abestalhados Barri-Burti, mais despreparados pra posição do que freira em porta de cabaré, é o fim da picada.
Digo sempre e não vou parar, está chegando o dia em que todos seremos Inúteis, Agente Somos Inúteis.
Menos, Paulo, menos.
Reginaldo é um monstro, mas o Burti sempre fez um bom trabalho. Compará-lo a BBB e atriz pornô é querer dramatizar demais.
Pode ser JP, mas nāo tentei compará-lo com ninguém, apenas lembrar que hoje em dia tudo parece fora do lugar. Abraços
Aí é que está o problema Paulo Leite, Reginaldo Leme há anos não tem sido imparcial, assim como toda a equipe da Globo, eles vendem o Massa, por isso tem que exaltar tanto o talento de Alonso
Voce está confundido Eduardo, acho que está se referindo ao Galvāo, que nāo é reporter e sim chefe-de-torcida. Reginaldo é reporter profissional, portanto, imparcial. Abraços
Achei estranha a cara do choronso;me pareceu de um funcionário que não conseguiu mudar de empresa e vai ter que se contentar com a que está. Parece mais insatisfação de permanecer na ferra e ri do que de ter perdido uma corrida, logo ele que adora fazer média passando a impressão de que tirou leite de pedra.Espero estar enganado, mas do jeito que está parece que ano que vem vai ser tudo igual com direito a mesma dupla dinâmica na equipe
do burro empinado.
É teeeeeeeeetra, chupa Alonso!
Engraçado como algumas pessoas ainda duvidam do Vettel. Suas vitórias sempre são creditadas ao melhor carro e de maneira contrária, as de Alonso são sempre por méritos dele! Se esquecem da vitória do Vettel na STR, em Monza, na chuva, de ponta a ponta. Não me lembro de ver alguma equipe do 3º pelotão, vencer um GP, principalmente um GP “bota” igual Monza, por seus próprios méritos e não por obra do acaso… Vai entender a miopia de torcedor???
Disse tudo, Sergio. Mas no caso de fãs do Alonso, não há jeito, eles sempre serão cegos para o enorme talento do Vettel, mesmo se ele um dia passar o Schumacher em número de títulos.
Não entendo o porquê dessa richinha infantil entre os fãs dos dois. Alguém pode me explicar? Querem transpor a infantilidade que rodeia a discussão entre Senna e Schumacher pros dois atuais pilotos? Coisinha de moleque de cueca melada.
Este papo realmente enche. Então poderíamos dizer que o Senna não era nada, pois tinha o melhor carro (aquela McLaren que não perdia uma) e o Schummy com aquela ferrarizinha ruizinha que sempre dava o segundo lugar para o Rubinho. Isto é uma tremenda bobagem, vence o melhor piloto com o melhor carro, senão teríamos Berger, Rubinho, Webber e outros também campeões. O fato é que o Alonso sempre fala mal do carro para se mostrar um piloto superior (puro marketing) e alguns caem neste papo. Quantas corridas o Alonso ganhou com um carro segunda linha? Uma, que o Nelsinho bateu. E o Senna? Schumacher?. O único que me lembro de ter vencido uma corrida assim nuyma situação normal foi o Vettel, com a Toro Rosso. Pode até ser que tenham outros, mas não me lembro no momento. Campeonatos então, alguém pode me dizer qual foi o piloto que ganhou um título com um carro ruim? Isto não existe.
Não há a mínima dúvida que Vettel é o melhor piloto da atualidade e só não vê quem propositadamente não quer. Ou prefere torcer pelo Choronso.( Quem é perfeito é bom tanto na classificação quanto na corrida e precisa de sorte também).
Acho até que Hamilton é muito melhor que Alonso, só que o equipamento não ajuda e não tem tido sorte também.
Isso mesmo
Alonso é marqueteiro. Vettel é piloto. Simples assim.
O Massa foi o mesmo, piloto fraco. Como um companheiro de equipe pode sair em nono e chegar em segundo e ele ficar se arrastando na pista? Acho que nao teremos pilotos brasileiro mediano nos próximos anos na F1. Massa fala que ta com dor no púbis e sai, chama a maca móvel ate ela é mais rápida que você!
Não é só o Massa.
Todos os 2ºs pilotos “funcionam” assim. Só de vez em quando chegam atrás do “companheiro” de equipe.
Talvez por saberem que nunca irão ganhar uma corrida se o outro piloto estiver na pista.
E campeonato nem em sonho.
A corrida do Webber mais uma vez foi tão mal, tão ruim que chega a dar raiva de assistir. Com o carro que tem, andar do jeito que anda, é pra se aposentar hoje e não no fim do ano. Ele tá tipo o Hill em 1999, quando no último ano dele na F1, tomava um temporal do Frentzen.
O Hamilton tem um ânus do tamanho do mundo. Primeiro, por ontem e segundo, hoje, porque mais uma vez o Rosberg terminou a corrida mais forte que ele, Só que o Webber conseguiu a façanha, com o carro que tem, de não atacar o Rosberg e assim não forçando-o a ir pra cima do Hamilton com a alegação de que se ficasse no ritmo do Hamilton perderia posição pro Webber.
O rapaz ‘querendo aparecer’, juntamente com mais uns dez e o apoio de um helicóptero com uma faixa, estava protestando contra o fato da Shell estar tentando tirar petróleo do ártico. Eles colocaram um banner na cerquinha do pódio, devidamente arrancada, e ficaram pendurados com outra faixa. Parabéns ao greenpeace.
Qual seria mesmo o combustível do helicóptero? E todo o material que foi usado na construção do mesmo? Este Greenpeace também não passa de um bom negócio, como tudo nesta humanidade mesquinha e hipócrita.
Perfeito Alex. O
Quer dizer então que qualquer pessoa que já tenha usado um motor na vida não pode protestar contra a destruição do meio ambiente? AH, vá!
O mundo aquece por conta da queima de combustíveis, isso derrete o ártico, o que permite explorar mais combustíveis para aquecer ainda mais o mundo. E a sua indignação é contra quem tenta chamar atenção para este absurdo? Quem é o hipócrita?
Não estou surpreso com esse post. Parece que, se a corrida não tiver briga pela ponta, ou pilotos brigando pelo podium com um passando o outro, então a corrida é chata.
O proprio flavio falou de um monte de coisas que aconteceram: ultrapassagens (inclusive pela liderança), batidas, disputas, carros andando a corrida inteira juntos, inclusive pelo 10o lugar.
Pro padrão de Spa-seca, foi boa corrida sim.
O problema é que foi mais uma corrida onde o lider do campeonato vence e abre mais para o vice lider, o que é esperado, visto que o conjunto carro-piloto é o melhor na média das pistas. E essa sensação de já ganhou faz com que se veja que a corrida foi ruim, o que não é verdade.
Vettel tem tudo pra ser tetra campeão, e está correndo tão bem como em 2011 (titulo mais merecido dele). É rápido em qualify e em corrida, e ultrapassa se preciso – hoje ele decidiu a corrida na primeira volta, e contra o Hamilton, que não é nenhum bobo. O carro é bom, mas o cara é fera.
Sua opinião amigo.
Agora Vettel passou Hamilton nas primeiras curvas.
Alonso ultrapassou os adversários no primeiro stint/início do segundo.
Hamilton, Rosberg, Webber, Button mantiveram as mesmas posições pelo resto da corrida. Massa e Grosjean seguiram sem surpresas.
Não é de hoje que as corridas em Spa no seco são MUITO chatas. E infelizmente de uns anos pra cá parece que lá só chove mesmo no sábado.
Sim. Se a corrida não trazer brigas pela ponta ou pilotos brigando pelo pódio, com um ultrapassando o outro, ela é uma bosta inominável.
O Vettel esta correndo melhor que em 2011 porque tanto ele como a equipe estão mais fortes e o carro de 2011 é muinto superior ao de 2013,alias na minha opinião o Vettel e não o Alonso é o piloto mais completo da F1 porque ele é um piloto que corre para a equipe enquanto o Alonso corre só para ele mesmo e quando a coisa não da certo sobra para todo mundo
Pódio e classificação de pilotos com os melhores da F-1 de hoje (Vetel, Alonso, Hamilton, Raikonen).
Qualquer um dos quatro com esta Red Bul de Adrian Newey teria o domínio, como vem acontecendo com Vetel. Mas ainda tenho a esperança que a Mercedes do Hamilton, com alguma dose de sorte, pode dar trabalho lá no final da temporada.
Qualquer um, inclusive Weber.
Comparar o jurássico Webber com esses quatro, tá maluco?
Pois é, Flavio, deu o previsível: sem, pelo menos, “uma cuspida no asfalto”, predomínio total de Vettel, que caminha a passos largos para o tetra, “concerteza”. Quando Alonso ultrapassou Hamilton, perdi o interesse pela corrida, só fui prestar atenção no final, na hora do pódio. No entanto, deu para perceber que a Ferrari, de Alonso, bem entendido, melhorou um tiquinho e que a Mercedes está chegando lá, parece que aquele problema de desgaste de pneus está quase superado. Por falar em Alonso, que sujeito baixo astral. Deus me livre! Ali, na sala onde os pilotos aguardam a cerimônia do pódio se percebia claramente a descontração e a alegria de Vettel e Hamilton, brincando e curtindo um com outro enquanto o tenebroso Alonso nem aparecia no enquadramento da imagem. No pódio, com cara de um contrariado Dick Vigarista, ainda cochicha com o representante da Red Bull. Nunca saberemos o que o nefasto cochichou e a resposta que recebeu. É isto, valeu, grato pela atenção e pelos textos excelentes. Bravo!
Felipe Massa, o que dizer desse rapaz… Somente que escolha bem uma equipe de Stockcar ano que vem. Alonso fez uma corrida espetacular, claro contando com a fraca oposição, mas desempenhou o que se espera dele. Kimi, fritou os freios, Hamilton uma decepção, assim como Webber, Nico, e a dupla da McLaren. Alonso fica na Ferrari, pois ninguém o quer em outra equipe. Lotus, nem pensar, RedBull só se a equipe deseja fechar as portas. Não existe outro lugar hoje pra Alonso, ele sabe disso e por isso sua cara de b u n d a hoje no podio.
Felipe deve dar adeus a equipe, não dá mais pro garoto. Kimi fica na Lotus mesmo e ano que vem tem mais Vettel, buscando o pentacampeonato.
O VISIONÁRIO!!
Obrigado, o que falta hoje as pessoas é saber ler o que está em frente do nariz. Pouca gente tem esta capacidade.
O que está enchendo o saco do Alonso é o fato dele ter assistido e estar vendo o Vettel ultrapassa-lo em títulos, vitorias e carvalhos a quatro, começado do nada. A cara dele no pódio era de que ele deveria estar ali curtindo os louros. Riquíssimo pódio por sinal, a meu ver com os melhores pilotos. Mas Alonso queria estar se sentindo o Fodão, apesar de ter sido da corrida.
PQP Gomes. Tu tá acido hoje. E tá totalmente correto. Seus textos estão brilhantes. O Reginaldo Leme faz uma baita de uma falta nas transmissões da TV. E Alonso, como sempre, é um grande piloto. Tá com cara de quem chupou limão e não gostou. E como gostaria, sabendo que pode fazer muito mais e não faz por causa do carro que tem ???
Aí aparece a grande questão : pra onde vai o Alonso ? A Red Bull vai fazer de tudo pro seu protegido, e lá, Alonso não aterrissa. A Ferrari não tem competência técnica, neste momento, de fazer um carro melhor. O que o futuro apresenta ao Alonso ???
Ser o maior e melhor Vice-campeão de todos os tempos.
É, depois de ler o que você escreveu, definitivamente a corrida de hoje em Spa não teve nada de chata!
Cara, eu gostei! Poderia ter rolado um SC na batida do Di Resta, só pra pegar fogo! Que carro essa RBR, o novo assoalho permitiu usar ainda menos asa… e campeonato de pilotos e construtores acabou. A Ferrari melhorou, mas esse carro de spa era pra ter corrido em silverstone, não tiro a razão do Alonso em reclamar e a melhor resposta ele deu hoje na pista. Boa corrida do Massa também, sempre que o Kimi está atras dele ele se concentra mais, lol! Corridaaaça do Alonso, colocou de lado na ultima curva pra mostrar que ele leva aquele carro pelo pescoço, mas mesmo se tivesse largado em segundo, o ritmo da rbr estava muito mais forte. Detalhe a olhadinha do Alonso pro carro da rbr depois de cumprimentar o Vettel, de sentir pena… Queria muito ver o Alonso com Vettel. Spa é uma pista singular, hoje premiou o melhor carro com um piloto bom piloto pelo primeiro lugar e premiou o melhor piloto com um bom carro pelo segundo lugar.
Admiro sua devoção. O amor é lindo.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Ave Caesar !!! saúdam-te aqueles que morrerão.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK 2.
É impressionante a devoção do cara.
Só lembrando um pouco o passado não muito distante, a única vez que o Alonso teve um companheiro de equipe em igualdade de condições ele tomou, e foi para um piloto estreante. Será que o “alonsete” se lembra disto? Não adianta grana do Santander e privilégios de piloto “único” da equipe, tem que andar mesmo, senão vai ficar de biquinho.
Que pau bucéfalo, tá maluco? 101 pontos pra ambos, vira o disco!
“…e campeonato de pilotos e construtores acabou.”
Jogou a toalha, Allez?
Se Alonso fosse tão bom assim ajudaria no desenvolvimento do carro e parava de chorar.
Veja os casos de Hamilton numa Mercedes que nem Schumacher deu “jeito”
Veja o caso e Raikkonen numa Lotus que mal pontuava em 2012.
E a própria RBR antes de Vettel.
De nada adianta ter os melhores engenheiros e técnicos, se o piloto não sabe dar informações precisas.
Agora só resta as movimentações nos bastidores, pois, pra mim, Vettel é tetra. E, se bobear, os principais pilotos continuarão em suas atuais equipes. Até porque ano que vem, como todos vão começar do zero por causa das drásticas mudanças do regulamento, todos os pilotos sonham que suas equipes serão capazes de achar aquele pulo do gato que a faça lutar pelo título. Creio que a situação mais complicada é a Lotus de Raikkonnen, por contar com o menor orçamento. Isso é visível nessa altura do campeonato= claramente Kimi terá que lutar muito para terminar em terceiro, a frente de Hammilton. E a Lotus começou muito bem a temporada, vencendo, de forma até fácil, o primeiro GP. Mas como não dispõe de um orçamento do mesmo nível de Ferrari,Red Bull e Mercedes, não tem como acompanhar. E se chegou até a pensar em lutar pelo título, isso se deve à performance absolutamente elogiável do finlandês. A quebra da Lótus dele hoje em Spa não é um bom sinal para o futuro da equipe. Espero estar completamente enganado.
A F1 é repetitiva, os carros dificilmente quebram, bom piloto não erra, daí o trio
Adrian, Sebastian e Red são praticamente campeões . AH é bom avisar o
Desanimadon que cara feia é fome.
Não se preocupe, os turbos vêm ai é os carros provavelmente vão quebrar adoidado, como nos anos 80. Por mais que tenham evoluído na confiabilidade e tudo mais, um troço incandescente mandando ar ultra-quente para o motor sempre contribuirá para a queda de confiabilidade.
Não fale besteira. Os carros da Audi são turbo,correm 24h sem parar, e não quebram. Perdeu a chance.
O e- tron é turbo, mas diesel.
Mesmo sendo Diesel, o turbo trabalha da mesma forma. Independente disso, a Audi venceu em le mans 5 vezes (2000-2002, 2004-2005), com o modelo R8, que era equipado com um motor a gasolina 3.6 V8 twin-turbo, e já não quebrava naquela época.
Passados trinta anos, tudo evoluiu.
Parece que vc também parou nos anos 80,por acaso não sabe o quanto evoluiu a eletrônica desde então,e todo gerenciamento do carro é feito eletronicamente. Sê tivesse conhecimento de outras categorias,saberia que os carros do WEC P1,são todos turbos.correm até 24 horas com médias acima de 220km/h como em Le Mans e dificilmente quebram,como os AUDI R 18 E tron.