BERNIE
SÃO PAULO (pregando no deserto) – Depois que a FIA divulgou o calendário do ano que vem com 22 corridas, senti-me na obrigação de enviar uma cartinha a Bernie Ecclestone, o dono disso tudo. É a coluna Warm Up de hoje. Trechinho? Lá vai:
Pois bem, 22 corridas, sendo 9 na Europa, 8 na Ásia/Oceania, 1 na América do Sul e 4 na América do Norte. Portanto, das 22 etapas, teremos 40,9% de provas na Europa, a velha Europa, a delícia da Europa. E 36,3% na Ásia/Oceania (estou usando critérios geopolíticos do War, se é que o senhor me entende). Quando eu comecei a cobrir F-1, em 1988, o calendário tinha 16 etapas. De 3 de abril a 13 de novembro, 224 dias, uma prova a cada duas semanas, exatamente. Naquele ano, foram 10 corridas na Europa (62,5% do total), 1 na América do Sul, 3 na América do Norte e 2 na Ásia/Oceania. Não precisa fazer a conta, já fiz: 12,5% na Ásia/Oceania, região do planeta também conhecida como cu do mundo ou, numa definição um pouco mais popular e menos polida, na puta que pariu sem número. Ou, ainda, na casa do caralho.
Para ler tudo, até o talo, é só clicar aqui.
Já passou da hora de ir pra casa.
É um exagero de corridas mesmo, e em circuitos super desinteressantes. Como se não bastasse a chatice, temos que isso até desequilibra as estatísticas. Basta uma equipe dominar um ano, que lá se vai um punhado de vitórias nas costas. E os comentários de “melhor de todos os tempos” aparecem logo ! …. rs ..
Beijos pra Fabi. hahahaha
Para a Tamara e Petra também….heheheh
O problema não é as corridas serem na Ásia. O problema são os circuitos maçantes e os horários incompatíveis.
Concordo com você em tudo!!! Assino embaixo!!!
Mas tudo é uma questão de ponto de vista, se você morar lá, a casa do caralho é aqui!
E Bernie, filha-da-puta que é (sempre foi), sabe que o oriente vai dominar o mundo (acho que já domina), que a China vai quebrar o mundo todo com seus cidadãos escravos, trabalhando a troco de comida e casas modestas.
Bernie sabe quem vai mandar nos mercados mundiais no futuro, onde estará o centro do consumo, onde tem mais gente, mais fábricas, para onde foi toda a produção ocidental, o cara é foda!
E já está dando uma “banana” pra “nóis”, os capitalistas civilizados … não demora e ele se separa da brasileira para casar com uma chinesa.
Quer apostar?
Caro Flavio Gomes,
Não vou comentar sobre automobilismo.
Vou registrar o meu agradecimento pelo baile proporcionado pela Portuguesa.
Meu Bahia não fez nada no Vasco da Gama que naufraga a olhos vistos.
Perdeu a oportunidade de afundar a nau vascaina.
Então, a Portuguesa fez o meu domingo.
Parabéns Flavinho!
Hoje meu dia começou muito bem com a homenagem ao meu Bahia no esporte espetacular.
Acabou com a Portuguesa colocando o campeão do mundo de QUATRO.
Foi um sapeca iaia !!
Que beleza!!
Boa noite meu amigo.
Você já ganhou um campeonato hoje.
Roberto.
LUSA 4 x 0 Curicas,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,eu amo a Lusa, meu avô no céu deve estar feliz pacas……………..
Esse curintia so me da alegria……..
Como dizia o George ” All things must pass ” ! Acredito que o dia em que as corridas no outro lado do mundo forem maioria a Formula 1 rapidamente se esgotará, entrará em declínio e morrerá como o seu mentor ! Fora o espetáculo em si que é patético, sempre igual ! Mais ou menos o que ocorreu com a Indy quando se afastou de suas origens e tentou se internacionalizar e o que encontrou foi a divisão e finalmente o declínio sem retorno !
Nossa cara…..esse texto era o que eu aguardava há anos, um grande desabafo do Flávio Gomes sobre os rumos da F1 em termos de calendários…..até que enfim!!! E quando vem essa emissão de opinião, ela veio certeira e pega os pontos nevrálgicos mesmo que sempre argumento. Até Imola você citou, o que mostra que a coluna ficou completa, fechou redondinha! Parabéns, o Bernie tinha que ler essa carta!
Uai, mas a Asia é o centro do mundo hoje em dia. É onde está o dinheiro, onde a música, o cinema, a indústria automobilística, os esportes, como o tênis, o futebol, o vôlei, a fórmula 1 tiram o seu sustento. Ou você acha que a falida e precária Europa lá sustenta alguma coisa?
Tomara que a sua ideia para a reforma de Interlagos seja aceita.
Abraço!
Mandou mto bem!
triste constatação mas, hoje tudo é pela grana…tem dinheiro pra pagar, então vai ter grande prêmio na síria
Concordo em gênero , número e grau, mesmo que isso não faça nenhuma diferença para você. pista para mim tem que LEMBRAR estrada, ou rua, que são lugares por onde ando.
Circuitos tipo Bahrein , abu….. parece pista de computador, sem graça, cheio de muro, tela áreas de escape com 200 metros de largura, muito sem graça.
Para mim corrida tem que ser circuito de estrada ( com devidas proteções, as necessárias, sem exagero ) , sem bandeira azul ( não consegue passar se exploda atrás, ou vá pra decisão na freada ) , sem asa aberta, ( ridículo ) , sem kers, ou seja quero corrida decidida no braço e não na tecnologia ou por decisão de bandeirinha……………….. Fui.
Tomara que ele receba e leia esta carta! :-)
FG, coloca outra missiva com AR, para o Bernie, perguntando se nesta foto postada pelo Emerson, http://instagram.com/p/ezZ6ZnnVPT/#, discutiram da tal filiação dele no PSB, como o cargo e viagens da FIA e a presença em Brasília. Mas o principal, já que é, ou dizem ter Fittipaldi se filiado ao PSB, se acham que a Erundina vai aparecer na TV apoiando a campanha do Emerson para Deputado Federal por São Paulo, justo ela que salvou a F1 no Brasil e PAGOU do BOLSO por isso. Acredito que mais uma vez Luiza Erundina não vai nos decepcionar apoiando.
Mais um excelente texto. É incrível como você escreve bem! Parabéns!
Oi Flávio!!! Gosto muito do blog, colunas, etc. Mas acho que precisa mudar a forma literária. Está parecendo os estagiários da Globo que não têm capacidade de fazer textos sérios e ficam recorrendo às chatas brincadeirinhas que você mesmo reconhece. Essa história de cartas é legal de vez em quando, mas toda hora está enchendo!!!
Não leia, uai.
HAHAHAHAHA!!!
Ants ??!!!
se ele ver o desenho do chico rosa quem sabe teremos a curva 3 de volta a interlagos
Na verdade não estou escrevendo sobre o último post “Bernie”, queria apenas dar minha opinião sobre a permanência ou não de um piloto brasileiro no grid 2014, em especial, sobre o Massa.
Sinceramente, eu não ligo a TV para ver um brasileiro correr na F1 desde os tempos de Senna, e início da carreira do Rubens, ligo por que gosto do espetáculo.
Nunca liguei (creio que muitos outros espectadores brasileiros também não o fazem, é só conferir) a TV para ver o Massa correr.
Ha, valeu, agora posso ir dormir tranquilo. :)
O mestre da esperteza, da sacanagem, da trapaça, do suborno e do jogo sujo está próximo de conseguir que a prefeitura de SP gaste R$ 160 000 000,00 (só o orçamento, imagine quanto vai custar no final) para fazer mais uma “cagada” em Interlagos (os boxes na reta oposta) para ele lucrar 10x mais e levar todo o dinheiro embora.
Tomara que seja preso na Alemanha, acho até que está demorando…
P.S. Não é necessário fazer novos boxes, podem ser feitas garagens paralelas aos boxes atuais, aproximadamente com as mesmas dimensões.
Oi Flavio!! Parabéns pelo seu blogue é simplesmente fantástico.. Vivo em Portugal e sou um fã assíduo dos seus blogues e artigos relativos a F1. Sigo a F1 desde os meus 5anos atualmente tenho 26. E é com muita muita tristeza assistir a uma F1 que atualmente não tem aquele encanto que nos proporcionava há uns anos. E agora o Tio Bernie tem cada ideia que Meu Deus!! 2014 será um ano para esquecer. Fazer regressar os motores V6?? Que raio de ideia é essa?? F1 ecológica?? Motores roncando parecendo uma scooter?? Onde estão os fantásticos V12 e V10? Esses que todo o Mundo adorava ouvir e que tanta excelente corrida e espetáculo proporcionaram.. mas enfim,, A única coisa boa desse Bernie é a sua boazona filha.. Parece que vou ter que dar umas saídinhas com ela para melhorar as ideias desse Bernie lol.. Parabéns mais uma vez e continuação com esse fantástico trabalho Flávio
Sendo assim já somos pelo menos dois aqui em Portugal a acompanhar o Flávio Gomes. Já há alguns anos que visito o blog quase que diariamente.
As suas crónicas são fantásticas e para além da forma criativa e divertida como escreve, ele sabe do que fala.
José Alberto
Esse é o Flavio não tem papas na lingua poderia aproveitar e meter o pau na CONTROLAR,no IPVA,no SEGORO OBRIGATORIO,NO LICENCIAMENTO,NAS MULTAS EM SÃO PAULO um amarelo em cada esquina um radar em cada esquina,NA SEGURANÇA ZERO, na eficiencia da Policia ZERO, tanto PM,como na Civil,como Federal, no Judiciario no dia a dia do cidadão que só toma no cú por não ter dinheiro parapagar advogados,que tambem não existem, no preço dos imoveis, no IPTU, na Saude, e outros bostas mais que fazem a gente ter VERGONHA de ser brasileiro Parabéns Flavio
Quero ver como ficará para as equipes menores pagarem a passagem do busão para todos estes lugares. Se equipes médias como a Lotus estão passando por dificuldades financeiras, dá para concluir que a F1 dá prejuízo do pódio para baixo. Quem não sobe no pódio tem que amargar prejuízos. Atualmente essas equipes só seguram a trolha se tiverem uma grande marca para sustenta-los sem se importar com o lucro até o dia que apareça um conselheiro coxinha e estragando a festa.
Já cantava Milton Nascimento…”todo artista tem de ir aonde o povo esta…” A população maior é lá na Ásia, mas se eles frequentam os autódromos, ai é outra coisa…Tudo é business hoje !!
Por falae em México, vc sabe se ele pretende deixar o Tilke destruir o Hermanos Rodriguez também? Serpa um outro Hockenheim, que virou pista de viado, ou vai ser poupado? Bom, acho difícil, o tal Tilke deve ter orgasmos múltiplos imaginando como acabar com a Peraltada.
Correção II o México e américa do norte mesmo….sou uma anta…kkk
Opa, falou o cara que faltou a todas as aulas de biologia.
Correção: México pertence a América Central e não a América do Norte, portanto serão 3 provas na América do Norte e 1 na América Central
Opa, falou o cara que faltou a todas as aulas de geografia.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quer corrigir os outros sem estudo, cara? Vergonha alheia monstro…
Ai que burrrro, dá zero pra ele!
Além de faltar às aulas de geografia, também não sabe procurar no Google.
Dá zero para ele!!
Nossa!!! México América CentraL??? É América Latina.. cara..rsrsrsr
outro dia assisti no youtube pela enésima vez o pega de Gilles x Arnoux, no circuito Dijon-Prenois em julho de 1979, essa verdadeira poesia sobre rodas escrita a quadro mãos por estes dois grandes pilotos da F1 naquela corrida e não sei pq mas fiquei embasbacado com a beleza do circuito e sua paisagem, tão belo como tb era belo o circuito de interlagos na época de Emerson e seus títulos ou voltando ainda mais nos tempo, daquelas paisagens dos circuitos em que Jimi Clark fazia suas peripécias e como eram tão diferentes destes monstrengos platinados construídos para as corridas nos dias de hoje….que pena….
Jim Clark
Nois aqui da regiao caipira, fim de mundo, onde o vento faz a curva, ate onde a memoria e a vista conseguem lembrar e enxergar, assistiamos nos vizinhos ou butecos onde tinha TV sem cores o inicio da temporada da F1 com Argentina, Brasil e Africa do Sul. Dai vinha Europa, ja com os carros do ano, la tinha ate Suecia e Holanda, ora veja, circuitos de corrida de carros, incrivel ne ??!! Na North America tinhamos Watins Glen, nos USA, e Mosport Park, em algum lugar no Canada. Ou seja, corrida na TV era pela manha ou de tarde. Japao comecou perto daquele ano do filme Rush, do Lauda X Hunt. depois veio Australia, e depois essa coisa de grana, grana, money, dollar, yene, $$$$$, Petrodollars, gente que nem sabe o que e um virabrequim mas acha butique chique levou o pobre coracao de “nosso Bernie” e o show. Tempos modernos. Grana, meu !! GRANA. GRANA. E + grana. F*** the show.
Sem sacanagem, escrevi sem ler a integra do texto do FG. Bateu tudo, sou clone do tambem baixinho FG. So faltou um DKW Belcar meu em Interlagos KaKaKa Serve Vemaguete ou Fissore valeu?
A coluna está interessante e as críticas à Bernie são válidas. Mas a minha crítica não é pautada na quantidade de etapas, na minha visão, há espaço para a inserção de mais etapas no calendário da F-1, tranquilamente. Tivemos três semanas de intervalo entre Hockenheim e Hungaroring, além das habituais férias de verão europeias, ocorrendo entre as corridas de Hungaroring e Spa neste ano. Além disso, não há disputas pelo campeonato entre a última semana de Novembro e a segunda semana de Março, e a proximidade geográfica entre as corridas europeias permite mais corridas em fins de semana consecutivos do que atualmente. Adicione-se a isso a pequena quantidade de testes que temos na F-1 e é óbvio que espaço no calendário há. A grande tristeza é a constatação de que a escolha das pistas para compor o calendário se dá, exclusivamente, pelo fator econômico, quando o fator esportivo (qualidade do traçado, para ser mais claro) tem sido ignorado. A construção de pistas absolutamente ridículas, como Cingapura, Valência, Sakhir, Shanghai, Abu Dhabi, Índia, Malásia, todas de autoria de um mesmo engenheiro incompetente (a saber, Hermann Tilke), além do estupro de Hockenheim, serve para movimentar milhões de dólares, mas não serve ao esporte. Some-se a isso a porcaria que é Hungaroring, e temos um calendário com metade ou mais de corridas chatas, em palcos inócuos, sem possibilidade de ultrapassagens sem utilização de DRS. Em vez de construir um circuito na Rússia e outro circuito de rua em Manhattan, porque não voltar a correr em Watkins Glen, Brands-Hatch,Paul Ricard,Ímola ou até mesmo Magny-cours? Pelo bem do esporte, acho importante que tenhamos ao menos uma maior porcentagem de corridas em circuitos interessantes.