O SOM ELÉTRICO

SÃO PAULO (pausa) – O Fórmula E, carro elétrico que terá campeonato no ano que vem promovido pela FIA, apareceu em Frankfurt. E divulgaram até o som do bichinho, que pode ser ouvido aqui. Outra coisa interessante (sou 100% a favor disso) é o uso de pneus mistos, para chuva e pista seca. Tipo radial de rua, em resumo. Três jogos por fim de semana. Economia de borracha, isso é positivo.

Lucas di Grassi começa os testes para valer ainda neste ano. O carro é bonitinho. Será esse o futuro do automobilismo?

feeeeee

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flavio
Flavio
10 anos atrás

Parece som de engrenagens de dente reto girando 20mil rpm…

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Gosto mais de carros poluidores, perdulários, pingando óleo, barulhentos, fedidos, com embreagem, câmbio e freios ruins.
Se tiver algum amassado então! …. Acho mais lindo ainda!
PS: Pode ser também uma porta com outra cor, comprada no desmanche.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Ah!
Me esqueci da folga na direção!

Sabonete
Sabonete
10 anos atrás

Me pergunto se não vai haver ‘controle de tração’ para os motores elétricos. Porque o arranque de alguns é tão violento que talvez até possa causar uma certa perda de consciência momentânea dos pilotos.

Sabonete
Sabonete
10 anos atrás

Nobuhiro ‘monster’ Tajima correu a subida (uphill) de Pikes Peak com um Mitsubishi elétrico este ano. Ficou em quinto no geral.

http://www.youtube.com/watch?v=8K6oOVET6fQ

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Sim, é o futuro do automobilismo em tempos de sustentabilidade e olho no fim da gasolina daqui a algumas décadas.

Uma coisa é certa, a ultima gota de combustível derivado do petróleo nesse mundão de Deus será queimada por um avião… e não por um automóvel.

Imperador

sandro karam
sandro karam
10 anos atrás

Quem tem trauma de dentista vai sair correndo, parece o motorzinho da maquina dle

Carlos Carrato
Carlos Carrato
10 anos atrás

Vai ser um autorama gigante! Gostei!

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
10 anos atrás

O carro é lindo e concordo plenamente contigo quanto aos pneus. E o som parece um jato!

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Certeza que é o futuro. Mas se essa catogoria por acaso não der certo, não quer dizer que é porque ninguém gosta de carro elétrico. É muito difícil criar uma categoria nova, do zero, e torná-la popular e competitiva. Torço demais para dar certo.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

Vai ser estranho ver os carrinhos correrem praticamente no silêncio.

A aparência ficou legal. A carenagem que avança sobre os pneus é bem parecida com o que os carros da Indy usam atualmente.

Não sei se este conceito chega à outras categorias, uma vez que pode prejudicar a otimização da passagem do ar.

Abs,

Antonio Lopes
10 anos atrás

Esqueci de perguntar quem projetou?

Sanzio
Sanzio
10 anos atrás

Saiu calendário já? Será um campeonato mundial, como tenta ser o WEC ou vai ser Europa + dois ou 3 pistas coxinhas?
Se passar pelo Brasil, serei obrigado a ir assistir…

Carlos Del Valle
10 anos atrás

Engraçado como fui a Interlagos para ver o “mighty” Audi e-tron quattro, que realmente inspira respeito e admiração. Mas a simpatia de um Lola Rebellion com seu V8 malvadão, que dá uns pipocos quando troca de marcha, acabou me cativando ainda mais, para minha própria surpresa. Não tenho opinião sobre essa F-E

Afonso Bueno
Afonso Bueno
10 anos atrás

Andei em kart eletrico e achei um tesao. Aquele barulho de trilhadeira dos kartesinhos a combustao irrita.

Antonio Lopes
10 anos atrás

Vamos ver agora se o pessoal mais novo que fica falando mal e deixam de assistir automobilismo por causa dos combustíveis fósseis dão uma força pra essa nova vategoria, também gostei Flávio.

Antonio Lopes
Reply to  Antonio Lopes
10 anos atrás

desculpa ai *categoria. dedo ruim depois de toma três cervejas(pequenas)

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

O carro é muito bonito. Designo limpo. Rodas legais. E o som do motor é bem diferente.
Tomara que a categoria vá adiante!

Jr.
Jr.
10 anos atrás

Não sei se sou antiquado, um museu, com apenas meus 34 anos, digo:
D-E-T-E-S-T-Á-V-E-L!!!

Dirigir um troço desses não deve empolgar em nada. Deusolivre!!!

Huller Moreno
Huller Moreno
10 anos atrás

Na boa, venho acompanhando as noticias a tempos sobre esses carros, pelo viesto eu já estava gostando. hehe Achei irado o carrinho. Fica agora a curiosidade de assistir as corridas.

Rafael
Rafael
10 anos atrás

Lembra vagamente o som do Audi R18 e-tron, a diferença é que o motor elétrico não funciona o tempo todo, só a partir de uma certa velocidade.
http://www.youtube.com/watch?v=CzI93pMhaLM

Ron
Ron
10 anos atrás

Parece som de turbina de avião. Não sei se empolga tanto quanto os motores à combustão.
E o Bibendum aí na foto?

Ron
Ron
Reply to  Ron
10 anos atrás

Fora do assunto: parece que Kubica levou outro susto.

Elisiário Eleutério Epaminondas
Elisiário Eleutério Epaminondas
10 anos atrás

Estaria aí o futuro do Felipe Massa? Seria uma boa pra ele…

Mauricio P.
Mauricio P.
10 anos atrás

Idéia boa, carro bonito, barulho do motor ídem……………se tiver transmissão ao vivo então, perfeito………….volto até a acordar de madrugada se for o caso pra assistir ao vivo pq F1, nem ao vivo, as 9 da manhã (dá sempre vontade de continuar dormindo tamanha “agitação”) nem em horário e em canal alternativo (pq dá sono à tarde tbm). Se aproveitarem a chance e trocarem toda equipe de narração e comentários então, aí sim, tudo mais que perfeito.

Antonio Lopes
Reply to  Mauricio P.
10 anos atrás

também tenho sono

Sandro Auzani
Sandro Auzani
10 anos atrás

Não sei se é possível o seu retorno as formulas. Mas vendo o patrocínio do projeto da Qualcomm, que é patrocinadora da carreira do Nelsinho Piquet na Nascar, sei não?

Lincon Sousa
Lincon Sousa
10 anos atrás

Bom, se isso é o futuro não sei… mas acho que deve ser alguma coisa parecida com isso Flavio… Já o som do carrinho é bem legal, não parece escova de dentista (o que ja é um alívio) e está mais para um jatinho ou coisa do tipo.

Gostei da história dos pneus… além da economia, fica mais próximo do que é usado nas ruas, o que ajuda a transferir o conhecimento das corridas pras ruas (coisa que hoje a f1 não faz em quase nada, pra não dizer em nada) e não causa aquela impressão ruim que os pneus da F1 vinham deixando no inicio da temporada deste ano…

Acho que vale a pena acompanhar pra ver o que isso vira…

Coisinha
Coisinha
10 anos atrás

O conceito é legal….mas o barulho não empolgou,,,,,,

Helton Fernandes
Helton Fernandes
10 anos atrás

Parece o aspirador de pó da minha mulher.
Acho que ela vai ficar feliz.

Carlone Papa
Carlone Papa
10 anos atrás

Nao tenho a menor duvida que este é o futuro do automobilismo.
Ainda vai demorar um pouco mas os eletricos dominarao, com excessoes, que serao algumas categorias especificas de automobilismo romantico.
Como a foto digital tomou conta e desbancou o filme, a eletricidade vai desbancar os combustiveis fosseis. Uma questao de tempo.

Jr.
Jr.
Reply to  Carlone Papa
10 anos atrás

Não precisa desbancar os combustíveis fósseis.

Ainda é possível imaginar automobilismo com motores a combustão. O nosso etanol é uma excelente opção para isso, vide a Indy. Mas não sei o que acontece com a mente hipócrita dos dirigentes do automobilismo mundial. Ou melhor, sei. As petroleiras ($$$) não deixarão.

Carlone Papa
Carlone Papa
Reply to  Jr.
10 anos atrás

Pode ser mesmo, JR..

Jr.
Jr.
Reply to  Jr.
10 anos atrás

Ops, só agora que vi o deslize…

“Não precisa desbancar os combustíveis fósseis”, e venho falar de álcool?

Quis dizer: “Não precisa desbancar os motores a combustão”.

José Leão
10 anos atrás

Som horrível.

Williams Head
Williams Head
10 anos atrás

Flavio, nao quero parecer arrogante e posso estar enganado, mas pneu radial nada tem que ver com a parte externa do pneu (para chuva e pista seca). O pneu radial eh todo aquele que as espias estruturais estão orientadas a 90 graus em relação ao sentido de rodagem do pneu. Antes que tu me critique, eu nao li na wikipedia. Tenho um amigo que trabalha na Pirelli e em uma conversa no passado ele me explicou e me mostrou videos internos da Pirelli.

Se eu estiver errado, me corrija! Mas nao me xinga!

Carlos Manoel
Carlos Manoel
10 anos atrás

Sou contra carros elétricos, principalmente quando as montadoras os declaram como Emissão Zero, “esquecendo-se” de que a energia elétrica não aparece do nada, além dos problemas das baterias e do preço da tecnologia.

Sou à favor dos carros híbridos, pois esses sim inovam e trazem maior eficiência, além de não sobrecarregar os sistemas de geração de energia e aproveitarem toda a estrutura montada para o abastecimento de combustíveis. Em minha opinião, o melhor concito é o carro com um motor a combustão trabalhando sempre na melhor eficiência, carregando um pequeno grupo de baterias para alimentar o motor elétrico que impulsiona o carro.

Mas acho válida uma categoria como essa, para desenvolver os motores elétricos.

Jr.
Jr.
Reply to  Carlos Manoel
10 anos atrás

Perfeito comentário.

Eric Musashi
Reply to  Carlos Manoel
10 anos atrás

Energia elétrica pode não aparecer “do nada”, mas ela é 100% renovável e totalmente limpa se começar a cogitar energia solar também. Mesmo as hidrelétricas causam um impacto apenas no momento de sua construção, depois é apenas a água represada girando as turbinas.

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
Reply to  Eric Musashi
10 anos atrás

Pense numa usina nos EUA queimando carvão mineral para gerar energia elétrica que vai abastecer um carro elétrico: zero renovável, zero energia limpa.

Etanois
Etanois
Reply to  Carlos Manoel
10 anos atrás

O problema é um país como o Brasil, preso ao lobby dos usineiros, que não dá incentivos para a tecnologia híbrida. Ficaremos para trás e dependeremos cada vez mais do mercado externo. Depois o governo fica de chororô por causa da balança comercial.

Sandro Macedo
Sandro Macedo
10 anos atrás

Parece um avião taxeando.

Jayme
Jayme
Reply to  Sandro Macedo
10 anos atrás

Achei o som de um avião à jato!