VAIA PARA O PÚBLICO

SÃO PAULO (mundo estranho) – Em sei lá quantos anos de F-1, não vi muita gente ser vaiada em autódromos. Os apupos mais eloquentes presenciei em Zeltweg em 2002, na histórica palhaçada da Ferrari, Schumacher e Barrichello. Ali, até eu, se pudesse, mandava um buuu para toda aquela gente no pódio. Era justificada e compreensível, a vaia para a marmelada.

Em Indianápolis, em 2005, o público americano também vaiou, com razão, o GP de seis carros com pneus Bridgestone. A turma da Michelin abortou depois da volta de apresentação, numa das coisas mais esquisitas da história do automobilismo. E em São Paulo, me lembro das vaias a Balestre no grid em 1990. Mas ele foi provocar. E sempre tem um ou outro bocó que xinga quem ganha de piloto brasileiro. OK, Brasil é um pouco à parte.

Agora, essas vaias para Vettel em Cingapura, juro que não entendo. A começar pelo público, um bando de coxinhas milionários que não entende picas de corrida. Depois, o alvo. Vettel tem culpa se tem um carro bom e ganha corrida? Ah, mas foi pelo que ele fez com o Webber na Malásia, vai dizer alguém. OK, o que ele fez com Webber na Malásia foi sacanagem, mas será que foi isso mesmo? Bem, Cingapura é perto da Malásia, pode ser.

De qualquer forma, acho tudo esquisito. E injusto. Vettel é um piloto limpo. Não lembro de nada muito condenável que tenha feito na pista. É simpático, carismático e talentosíssimo. Um monte de gente saiu em defesa dele, como Lauda. Minha conclusão é que o povo que vai aos autódromos nesses países sem nenhuma tradição de automobilismo não entende nada de corridas.

Subscribe
Notify of
guest

122 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

Você falou tudo. Esses milionários de fezes não entendem coisa alguma de automobilismo. Ninguém tem que gostar do cara, mas vaiar sem motivo – talvez porque esteja ficando chato vê-lo vencer corridas seguidamente – é pura idiotice.

viúva solitária
viúva solitária
10 anos atrás

PAULO PINTO
SOU FÂ DE AIRTON SENNA, MAS CONFESSO QUE HOJE TORÇO POR VETTEL. PORÉM , SOU UMA POBRE VIÚVA NO QUARTO AO LADO. ENTENDEU?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  viúva solitária
10 anos atrás

Não entendi. Mas, vamos lá:

Viúva Solitária… sei. Fã de Senna… combina, ainda mais trocando o Y (coisa de adolescente que tecla rápido). E agora, torce por Vettel… bem conveniente.

Segafredo, você já foi mais criativo mas, Viúva Solitária? Chega a ser caricato.

Tente outra.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Poxa vida………..caixa alta, falta das reticências, etc, quem parece adolescente?
E por último…..torcedor de Vettel? pra caba.

viúva solitária
viúva solitária
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Paulo Vargas , devo adverti -lo que não cabe reticências acima. Consulte os livros de Português. Quanto à caixa alta é para poupar tempo e chamar atenção desse fã do alemão. Atualmente, o melhor piloto é o Vettel , mas Ayrton continua sendo o melhor do mundo. Agradeço ao Paulo Pinto ter me confundido com uma adolescente. Confesso que adorei. Beijinhos…
Obs: Aqui cabe reticências…

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  viúva solitária
10 anos atrás

Vc não entendeu nada, mas deixa pra lá. Não era pra vc meu recado!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Três comentários seguidos em pouco mais de uma hora. Cronometrou com ela?

Mas deixa pra lá.
Um abraço!

Thiago Basílio
Thiago Basílio
10 anos atrás

“His domination will end, maybe in 2014. We’re going to have completely new cars, new engines, new rules,”
“That will be the chance for Ferrari and Mercedes to catch up with Vettel. Next year it might not be the best driver but the best car that wins the title.” Ecclestone told Germany’s Bild.

Parece que as vais já estão fazendo pessoas como Bernie a se preocupar com a diferença de equipamentos entre os competidores.Mas a parte que ele diz que ano no próximo ano talvez não o melhor piloto mas sim o melhor carro ganhe é hilária.Será que a hegemonia de Vettel tem prazo de validade?

Ricardo Arcuri
10 anos atrás

Vc reparou que as vaias vieram dos tifosi? Assim como as torcidas de massa desse país, os Ferrari não admitem que outro vença senão a Ferrari. Tudo vindo de torcedor alienado mesmo.

E pensar que essa raça existe no mundo todo….

Rafael
Rafael
10 anos atrás

sei lá, acho que se o cara pagou pelo ingresso tem direito de vaiar e aplaudir quem ele quiser. pessoalmente acho o vettel um ótimo piloto, um dos melhores no tempo dele, mas torço contra ele, o que é meu direito assim como o da torcida em cingapura.

Enio Peixoto
Enio Peixoto
10 anos atrás

Vettel também foi vaiado em Spa e Monza.
Isso é coisa desses débeis mentais que se dizem tifosi.
Esses jumentos chegam ao cúmulo de comemorar derrota de piloto italiano na itália, porque não pilotava uma Ferrari.
Geralmente, pilotos de equipes adversárias, que estão passando o nabo nos italianos tem que andar com guarda-costas em Monza.
Eles deveriam vaiar a Ferrari. Uma equipe que gasta muito mais dinheiro que as outras, mas só consegue ganhar alguma coisa quando contrata técnicos ingleses, senão passa vergonha nas pistas.

Victor
Victor
10 anos atrás

Flávio, acho que o problema foi as declarações que o circuito era muito perigoso, assassino e tudo mais. Lendo toda a declaração, não foi nada demais, mas não duvido um pouco de distorção pela imprensa de lá.

Genesco Junior
Genesco Junior
10 anos atrás

O que o Vettel tem de talentoso (tem de fato muito talento mesmo, e olha que torço pro Alonso), ele também tem de filho da puta (o que todo campeão precisa ter).

Mas o que aconteceu na Malásia vai além da filha da putagem…

O que me faz torcer mais pro Alonso a cada dia.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Genesco Junior
10 anos atrás

O que aconteceu na Alemanha, na China e em Cingapura (além de outras), foi o quê?

É… além de sofredor é mal informado.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Uma coisa é ser segundo piloto e todo mundo sabe como funciona as coisas na Ferrari. Outra é se aproveitar de uma oportunidade em que seu adversário nao está em pé de igualdade para bate-lo. Isso é covardia e merece muito boo por isso.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Boa!!!

gera
gera
10 anos atrás

O talento incomoda.

Sinfatus
Sinfatus
10 anos atrás

“Minha conclusão é que o povo que vai aos autódromos nesses países sem nenhuma tradição de automobilismo não entende nada de corridas.”

Parabéns Flavio, vc acaba de se libertar da Matrix.

E quem ainda acha que F1 é esporte ou corrida de carros, é bom tentar a outra pilula, pois ainda estão presos na ilusão que Eclestone vende pro mundo.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Sinfatus
10 anos atrás

Contra Fatus não há argumentos.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Vence quem Mr. Bernie quer que vença.

Acarloz
Acarloz
10 anos atrás

Enquanto isso Alonso aumenta a dose do Rivotril, que vai dobrar em 2014….

Acarloz
Acarloz
10 anos atrás

Povinho bunda.

Segafredo
Segafredo
10 anos atrás

Jura que não entende? Simpático e Carismático?? Ta bom….ainda bem que não foi no Brasil. Só quem é fã do cara mesmo, consegue enxergar desta forma!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
10 anos atrás

Segafredo Zanetti, faz tempo (com esse codinome) que você não aparece!
E aí, preparado para festejar mais uma conquista do Herdeiro? Será o mais jovem tetra da história, com apenas 26 anos… espero que ele pare no sexto título.
É, mas do jeito que vai…

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Pinto………vc e alguns leitores daqui(incluso o dono do blog) tem uma visão um pouco estreita do negócio chamado F1. Encobertos por numeros vcs não conseguem enxergar quem são ou foram os grandes pilotos da F1. Ainda bem que existem pessoas sensatas que, de quando em vez, publicam comparações que deixam as coisas no seu devido lugar. Pouco me importa o que Vettel vem ganhando ou ainda irá ganhar! Nada pessoal, pois no dia que vencer com disputa ou equipamento equivalente aos demais, serei o primeiro aqui no blog a elogiá=lo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Quer dizer que o FG (um jornalista que respira automobilismo), “tem uma visão um pouco estreita do negócio chamado F1”?

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

………..é minha opinião, humilde!

PedroL
PedroL
10 anos atrás

O que falta a Vettel é apenas carisma.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  PedroL
10 anos atrás

Não é só isso……..falta vencer um campeonato com equipamento equivalente aos demais, ou entao, vencer tendo um Alonso, Hamilton ou equivalente como companheiro de equipe. Daí sim podem ovacionar o garotinho.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Chegamos á conclusão que o ser humano é uma merda mesmo.

Em todo lugar.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

As vaias foram para o Alonso, por causa do CINGAPURAGATE!

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Não! Foram pra Vettel mesmo…hehe!

Ricaçoaço2
Ricaçoaço2
10 anos atrás

Olha, para a gente que assiste corrida pela TV, não tem noção do que é realmente um piloto bom, mediano ou ruim que a peste! Aos olhos dos telespectadores, o piloto acelera feito uma mula e parece que foi fantástico. Hamilton já deu diversas declarações, a mais de ano, falando o que ele via quando estava atrás do Vettel na pista.

“Vejo o Vettel errar 2 ou 3 vezes por volta! Ele ataca a zebra demais, passa dela ou entra muito fechado na curva. De maneira incrível, termina a volta mais rápido do que eu, em uma volta limpa! Claro que quando se tem um carro competitivo como este, você se dá ao luxo de forçar mais!”.

Na segunda-feira, ele novamente declarou que assistiu a corrida do Vettel pela câmera on-board e não acredita como a tocada é limpa! Não precisa extrair nada do carro. Isso quem diz, não sou eu, é o Hamilton!!! Piloto que a maioria aqui, gostando ou não, respeitam e encaram como piloto diferenciado, assim como Alonso e Kimi.

As vaias não são por causa da Malásia. Nada a ver! Todo piloto tem seu lado canalha! Isso nunca foi motivo de vaias (exceto Áustria 2002, e as vaias nem foram pro Schumacher, foram pra equipe toda). As vaias são para o conjunto que a Redd Bull criou e para o que a F1 virou!

Agora, dizer que Vettel tem carísma? O cara é uma lata de Red Bull ambulante! Um produto enlatado de uma empresa de energéticos. Todas as mais de 30 vitórias é o mesmo comportamento, o mesmo discurso…é um SCRIPT. To falando mentira? Vou dar uma de mãe Diná. Próxima corrida, anotem ae:

– Ato 1°. Vettel faz a pole. Desce do carro e faz o número 1 com o braço direito dobrado junto ao corpo.
– Ato 2° . “Domingo”: Vettel ganha a corrida de ponta a ponta e pelo rádio vai dizer: ” UHUHU! YEEESS. WE DID IT!”
– Ato 3° . Vettel desce do carro e sobe no cockpit com os braços abertos.
– Ato 4° . Vettel sobe no pódium e dá um pulinho média altura no ar e um ganchinho com a mão direita junto ao corpo, fazendo o número um, igual ao Ato1°, porém com o diferencial que agora não é estático e sim dinâmico.

É um SCRIPT. Uma lata! Um comercial ao vivo da Red Bull. Eles podiam pelo menos mudar de mês em mês o ensaio de comemoração, as falas, etc.

Em resumo, as vaias não são para o piloto. São para o “espírito esportivo” de uma empresa de energéticos.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  Ricaçoaço2
10 anos atrás

E o que você quer que ele faça? Tire a roupa na comemoração? Dê uma buzinada numa daquelas promotoras que esperam os pilotos antes do pódio?

Olha, se não tivesse um piloto fantástico no carro, tenho certeza que a red Bull não seria a mesma. O Hamilton fica procurando justificativas para o rumo que sua carreira tomou, que começou avassaladora, mas estancou há muito tempo.

Quando ele surgiu em 2007, muita gente acreditava que ele seria campeão naquele ano e venceria também nos anos seguintes. Nenhuma das previsões se confirmou, foi campeão em 2008 graças a várias trapalhadas da Ferrari, além daquela trambicagem da Renault em Cingapura/2008. E beliscou algumas vitórias e poles. Vettel está aí, destruindo recordes e já vai para o 4º título. Fica ruim de aceitar tudo isso não é?

E outra: ninguém vence corridas com uma carroça.

Ricaçoaço2
Ricaçoaço2
Reply to  Ricardo Sarmento
10 anos atrás

Ta ae um comparativo de performance entre os dois carros em 2012. Tire as próprias conclusões de quem tem que trabalhar mais dentro do cockpit!

http://www.youtube.com/watch?v=zqIQnuxK2ZM

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  Ricaçoaço2
10 anos atrás

É certo que a Red Bull é muito mais equilibrada na pista, mas nem por isso a performance do Vettel pode ser diminuída. Pois um piloto ruim num carro superior não irá carregar o carro nas costas e vencer corridas.

Um piloto ruim irá desgastar os pneus precocemente, ainda mais nessa fase da F1 onde os pneus são decisivos, fazendo com que mesmo um carros dos sonhos perca posições para outro meia boca.

E só pra comprovar o talento superior do Vettel, ele venceu em Monza com uma STR, em 2008, pouco depois de estrear na F1.

Ricaçoaço2
Ricaçoaço2
Reply to  Ricardo Sarmento
10 anos atrás

Xiu!

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  Ricaçoaço2
10 anos atrás

Que engraçado! Você falou a mesma coisa que eu falo para a senhora sua genitora.

Ricaçoaço2
Ricaçoaço2
Reply to  Ricardo Sarmento
10 anos atrás

Sim, cada vez que ela grita pra lhe enfiar o pau-de-macarrão!

Thiago Basílio
Thiago Basílio
10 anos atrás

Acredito que o único país em que Vettel não vai ser vaiado após o episódio da Malásia será o Brasil.Quase todos colunistas brasileiros fizeram post defendendo vettel.

Kaio
Kaio
10 anos atrás

Flávio, seja mais sensível à situação. As vaias são para um esporte previsível e sem competitividade. Se o público não puder demonstrar insatisfação (vaiar) durante o pódio, quando então?

Corridas como a de Cingapura são péssimas para a imagem da Fórmula 1, que não pode se sustentar apenas de fãs antigos, precisa também de públicos novos, mas duvido que estes tenham interesse em assistir desfiles monótonos como o do último Domingo.

Angela
Angela
10 anos atrás

Caro FG chego a conclusão que você não sabe o que é ser um pilo limpo na F1. O que o Vettel fez desobedecendo a ordem da equipe e ultrapassando foi gravíssimo, acho até que ele devia ser preso por isso.
Ser limpo na F1 atual é: é esta envolvido na compra segredos da equipe adversária, ficar parado nos boxes em treino impedindo que o seu companheiro faça mais uma tentativa de volta rápida, é fazer uma combinação para que seu companheiro de equipe enfie o carro no muro, é sempre pedir para a equipe que mande o capacho do segundo piloto sair da frente. Isso sim é piloto limpo, digno de todos os aplausos.
E viva a hipocrisia!

Sabonete
Sabonete
10 anos atrás

Esses países asiáticos cheios de deslumbretes novos ricos são todos fascinados pela Ferrari, talvez isso explique as vaias.

Coisa de quem mal deixou o terceiro mundo para virar uma lavanderia das máfias asiáticas, do dinheiro do tráfico de ópio e cositas afins como Singapura.

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

São certamente vaias dos Ferraristas que não aceitam que o melhor do mundo não esteja na Ferrari.
Não aceitam que a “tradicionalíssima” Ferrari com um piloto tido como experiente, chegue assim tão atrás de uma equipe praticamente novata na F1 e com um piloto idem.
Está certo que a F1 fica até meio chata com tantas punições, mas o excesso de zêlo faz sentido quando vemos que há anos não morre ou se machuca gravemente nas corridas algum piloto na F1.
Para alguns, o espetáculo são as batidas, capotagens, fogo, destroço de carro voando e o ápice quando algum piloto se machuca ou mesmo quando o carro “voa” sobre a torcida.
Se não acontece nenhum desastre, boa parte acha mesmo que a corrida foi sem graça.
Esta é a verdade

Tom
Tom
10 anos atrás

Não acho nada simpático o Vettel,o que ele fez com o Webber no inicio do ano e em 2010,foi sacanagem pura e ainda cagou no cara falando que não tem que agradecer nada,se não fosse Webber “roubar” pontos preciosos do Alonso o ano passado,o campeonato era do espanhol,que queiram ou não é quem deu emoção aos campeonatos de 2010 e 2012,mas no Brasil ,Alonso é o bandido o destruidor de pilotos brasileiros,, e Vettel é o alemão superior “doutrinador das bestas do presépio”,como diria o grande Gregorio de Matos,que ja duvidava a tempos da nossa “raça lusitana complexada’.

Luca Bastos
Luca Bastos
10 anos atrás

Na fórmula 1 atual há muita coisa para vaiar.

Gente que transmite sem prestar atenção, que troca Button por Perez e insiste nisto por várias vezes. O tal do Galvão Bueno merece muita vaia.

Gente que faz site porcaria usando tecnologia obsoleta que faz refresh automático e não permite ficar informado sobre a história do GP quem perdeu a largada na TV. O tal do Grande Prêmio merece muita vaia.

Mas o Vettel só merece elogios. O cara é gênio desde àquelas 6as feiras que como 3o piloto já fazia tempos incríveis. Todos os meus aplausos para ele.

Edu Bassan
Edu Bassan
10 anos atrás

O Vettel é carismático aonde?!?!?….

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
10 anos atrás

Penso que primeiro tem que entender de vaia. Eu vejo vaia assim, uma meia dúzia começa, o “resto” vai atrás. Italianos e espanhóis tem muito de brasileiro, no mal sentido. Aquele sangue latino misturado com a impaciência e o vício de não saber perder. Sendo assim o maior problema do Vettel é vencer, as ferraris e o alonso, na cabeça dos caras Vettel não é o adversário a ser batido, é o inimigo que não pode ser vencido. Os caras sabem que não tem carro nem piloto pra bater o cara, então restam as vaias. É só observar os comentários dos tifosis e dos torcedores do espano, que insistem depois dessa lavada toda que o asturiano é o melhor do grid, aqui mesmo nos comentários o cara fala que num carro vermelho o Alemão não chegaria onde o espanhol chega SE estivesse em uma ferrari. Aquele “se” de quem não tem argumentos. Esquecem que na outra Red Bull, tem um piloto experiente que não chega aos pés do Vettel. Duvido que qualquer daqueles palhaços cobertos de vermelho sequer lembre da corrida em que Vettel passou o Australiano.
Pra mim essas vaias são igual a torcida organizada de time de futebol. É a torcida doente, covarde e criminosa. Não se espere outra coisa desse tipo de gente. Se tivessem o mínimo de respeito deixariam o autódromo quando seu carro e piloto foram derrotados na pista, mas não foram pessoas que saíram de casa para assistir uma corrida, eles saíram de casa pra ver seu carro e piloto vencer!!!

david Oaks
david Oaks
10 anos atrás

Pois é. O pior é que o coxismo é transcontinental. Sempre tem um cidadão padrão que tem preguiça de ter uma opinião própria, e acata o que é vendido por aí…

Só um otário tem as manhas de vaiar o que o Vettel vem fazendo. Assim como só um otário tem as manhas de vaiar todas as proezas que o Schumacher fez. Ou quando vão mudar um pouco a categoria e vaiar o Loeb. É complicado lidar com o sucesso e a competência alheia. Que o diga Ferraristas/Alonsetes/Pachecos.

Pessoas frustradas que acham que só o que vem de seu círculo é que presta. E o pior: Cingapura???? Que bosta de lugar mais nada a ver pra ter F1 em primeiro lugar. Nada contra a metrópole em si, mas na minha opinião, os círculos com o mínimo de tradição no automobilismo deveriam ter preferência sobre essas invenções comerciais.

Ricaçoaço2
Ricaçoaço2
Reply to  david Oaks
10 anos atrás

Ainda bem que é NA SUA OPINIÃO !!! Também acho irritante gente que fica reclamando de circuito X e Y, pedindo a volta dos circuitos antigos. São uns otários!

Viu como a moeda tem 2 lados? Saiba respeitar a opinião alheia!

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  david Oaks
10 anos atrás

Otário é quem acha vettel e Schumacher pilotos de 1a linha!!! Não enxergam um palmo diante do nariz e se acham no direito de escrever tanta baboseira!

Michel
Michel
10 anos atrás

Flavio,
os coxinhas de Cingapura devem ter ficado putos com o Tião porque ele disse que esse circuito de rua é “assassino”

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/09/sebastian-vettel-ressalta-perigo-de-circuito-em-cingapura-assassino.html

fabio
fabio
10 anos atrás

Eu só vaio brasileiro braço duro. Por isso acho importante o massinha continuar ano que vem. Pra eu poder ter alguém pra vaiar. Aliás, hj, li em algum lugar algo sobre o Tarso Marques….esse eu xinguei bastante também, de pé de pano. Hj estiliza carros e barquinhos. Mas vaiar fera igual o Vettel é burrice mesmo.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

E ninguém segura…este chororô…
Chora o Alonso, chora a Ferrari, chora o torcedor…!

http://www.youtube.com/watch?v=araB6zAku-o

http://www.youtube.com/watch?v=S9GDpE7m8KQ

http://www.youtube.com/watch?v=B7w2mL9C-PQ

Eu, se fosse o V8tt8l agora, na próxima corrida entubava 1min no Choronso. E se vaiassem de novo na outra colocava 1 volta, e assim por diante… até o dia em que dará tempo ao V∞tt∞l tomar um banho após a corrida esperando o Viceonso chegar.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Vettel, dando piti, mostrando dedo e levando X da HRT:
http://www.youtube.com/watch?v=mvhSUvZe2sE&sns=em
Gênio roda na última volta, Canadá 2011:
http://youtu.be/ooKZm-fJvvs
Turquia também:
http://www.youtube.com/watch?v=vx9zIQvrdZU&sns=em
SPA, enchendo o carro do Button, 2010;
http://www.youtube.com/watch?v=xi-86Uptjco&sns=em
Isso com um carro em media meio segundo que a rapa, desde a metade de 2009.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Deve ser triste pra Vettel, assim como foi pra Schumicher, vencer, vencer e vencer e NÃO CONVENCER!!!! HEHE

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Mostre então, quem perdeu, perdeu e perdeu e CONVENCEU!

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Mansell !!!

Jefferson
Jefferson
10 anos atrás

Flavio, ele foi Muito vaiado já em Montreal e assim seguiu nas outras corridas.
Mas não Acho que foi devido a Malásia e sim devido toda sua superioridade. Um bando de babaca !!

MARCELO
MARCELO
10 anos atrás

Deixa ver se eu entendi, quem leva o crédito pelas vitórias não é Vettel e sim Newey, mas quem é sempre vaiado é o piloto… Onde estão as vaias para Newey? Quando Barnard, Murray e Nichols projetaram as fantásticas Mclarens dos anos 80, ninguém fez mimimi. A Mclaren entre 1984 até 1991 foi disparada a melhor equipe por muito tempo. Nesse período massacraram as rivais:

007 – Títulos de pilotos
006 – Títulos de construtores
063 – Vitórias
058 – Poles
044 – M.Voltas
132 – Pódios
023 – Dobradinhas

Nessa época a concorrência era de dar dó, a Ferrari por exemplo era uma piada, a Williams até tentou uma reação entre 86/87 graças a Head e Dernie, mas depois perdeu o fantástico motor Honda, adeus! Fica a pergunta: “qual influencia tiveram os carros projetados por Barnard, Murray e Nichols nesse avassalador sucesso?”. Bom lembrar, nessa época esses eram os grandes projetistas da época, e na proporção não deviam nada a Newey, que só apareceu nos anos 90.

Dizem que Jim Clark foi um dos maiores pilotos de todos os tempos! Mas o escocês só chegou ao bicampeonato graças ao fantástico Lotus 25 e Lotus 33, criação de Colin Chapman. Os carros de 63 e 65 foram dão dominantes, que na metade da temporada todos já se davam conta de quem seria o campeão. Não adianta questionar que a década de 50/60/70 eram mais desafiadoras. Estou querendo saber qual a importância de C.Chapman nas conquistas de Clark, o mesmo serve para os campeões dos anos 80. O bicampeão Clark faria metade do que fez sem o genial C.Chapman?

Chega se hilário, Chapman sempre foi endeusado junto com seus pilotos, mas isso não ocorre entre Newey e Vettel. Quem foi o verdadeiro campeão em 63/65/68/70/72/78, os pilotos ou os fantásticos Lotus criados por Chapman?

Um grande campeão sempre vai depender de um grande projetista, e ambos sempre vão depender de um grande investimento, fora um time eficiente nos boxes. Schumacher-Brawn-Byrne sequer eram campeões quando se encontraram na Benetton, mas o time tinha um grande patrocinador. O carro Benetton se mostrou tão eficiente em 92/93 que Schumacher já deixava a poderosa Ferrari para trás. Formula Um não é esporte individual, o que manda é o plural. A Benetton tinha um grupo de projetistas eficiente, o mesmo acontecia no trabalho de boxes, o resto Schumacher fazia no “braço”…

O torcedor pode até questionar a performance de Felipe Massa entre 2010/13, mas chega ser bizarro criticar o sucesso de um time que esta vencendo, não interessa a época. Se Vettel fosse um manézão, ele nem pontuaria na decisão em Abu 2010, o mesmo serve em sua fantástica corrida de reação em Interlagos 2012. Newey é fera, mas Vettel esta fazendo sua parte de forma espetacular, fraco seria se jogasse título fora com um grande carro. Piquet em 81, Prost em 86 e Raikkonen em 07 foram testemunhas disso, levaram o título mesmo ser estar 100% na temporada(oras, então alguém vacilou com um grande carro). Vettel e a RBR não vacilam, essa é a questão…

Matteoni
Matteoni
Reply to  MARCELO
10 anos atrás

Esse cara sabe das coisas.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Sabe mesmo, lol!

Ricaçoaço2
Ricaçoaço2
Reply to  MARCELO
10 anos atrás

Cara, do jeito que você falou de Clark e C, Chapman, dá pra ver que não entende patativas de F1! Favor desconsiderarem o comentário acima.

Mr. Jefferson
Reply to  MARCELO
10 anos atrás

Discordo com você meu caro, até 1989 houve hegemonia da Mc Laren, em 1990 mais duas equipes estavam nivelando a competição e 1991 Senna ganhou no braço. Se assistir alguma transmissão de corrida desse ano verá que o carro de Senna mal para no chão com menos aerofólio para acompanhar as Willians de Patrese e Manssel. E olhar os títulos não é muito coerente quando se tem no cockpit pilotos do gabarito de Ayrton Senna, ele realmente fazia poles com uma Lótus e ganhava corridas difíceis. Este no 1º ano na Mc Laren, bateu Alain Prost com muito mais experiência de provas que ele, somente neste ano a Mc laren estava imbatível!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  MARCELO
10 anos atrás

Criticaram pelo multi 21, o Vettel não precisava daquilo. Ficou feio, não misture as coisas. A mclaren ganhava tudo, mas era bem claro o papel de primeiro e segundos pilotos, não se vendia uma imagem de isonomia como a RBR faz. Inclusive, Senna deu uma vitória ao Berger, lembra? Querer comparar Clark com Vettel é demais pra mim, até que ponto essa galera chegou?

Ricaçoaço2
Ricaçoaço2
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O cara dexavou o Clark!!! Não tem noção de quão estúpido foi esse texto!

Moa
Moa
10 anos atrás

Flavio, assisto a transmissoes pela RDS, emissora em frances aqui do Canada. E em TODAS, absolutamente TODAS as corridas apos ele te ultrapassado o Weber na malasia ele tem sido vaiado na hora da entrevista no podium , tendo ganho ou nao a corrida!
Nao sei se a Globo continua a transmissao das entrevistas, mas aqui ela comeca 45 minutos antes e so termina 30 depois, e tem sido assim toda corrida… Microfone para Vettel = Vaias!

Mr. Jefferson
Reply to  Moa
10 anos atrás

A globo é uma emissora sem vergonha, ela não transmite nada muito além das corridas e treinos. Um exemplo é ela ter monopolizado as lutas de MMA que tinham transmissão limpa na Rede TV, passavam na íntegra e ao vivo. Graças a ela você vê que talentos como Adnet são “retirados” de uma MTV em que ele roteiriza dirige e atua com sucesso para ser acorrentado a contratos improdutivos como no programa sem sucesso do “dentista”. Me pergunto o que os repórteres de campo da globo estão fazendo que não divulgam nada sobre o desfecho do atrito de Vettel e Webber durante as corridas? Acho que Vettel não pode provar que é tão bom numa equipe em que ele parece trabalhar para apenas não cometer erros idiotas e Webber contribui indiretamente com ele com sua fase tosca quase nunca brigando por pódio.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Moa
10 anos atrás

Sim, e ele foi muito vaiado pela torcida aqui mesmo em Montreal quando ganhou a corrida esse ano!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Vettel, de uma corrida, fez duas: a dele e a dos demais. Daí, as vaias…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

A voz do povo é a voz de deus…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Com d minúsculo?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Não está errado, segundo o Novo Acordo Ortográfico que unifica a grafia do português nos países de língua portuguesa, temos na base XIX, que trata do uso de minúsculas e maiúsculas, que fica seu uso FACULTATIVO nos axiônimos (tratamento e reverência) e nos hagiônimos (nomes sagrados e crenças religiosas). Meu deus, que saco esses corretores ortográficos de plantão e, meu Deus, outro Pasqualito ninguém merece! As duas formas estão corretas.
http://umportugues.com/acordo/base-xix

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

A Consciência Cósmica está acima de nossas regras. Uma simples maiúscula ou minúscula em um de seus nomes, não engrandece ou diminui a Presença.
Por uma questão de respeito, utiliza-se maiúscula.

samuel.aju
samuel.aju
10 anos atrás

Acho que as vaias são metade pro Vettel e metade para uma f1 muito desigual em termos de equipe. Merecidas, diga-se de passagem. Quanto a Vettel, desde o episódio com Webber ele só confirmou o que eu já sabia: garotinho mimado, e não preparado para grandes embates profissionais. naquele fim de semana o Webber tava próximo em pontos , disputando em reais condições a liderança do campeonato. Se ele não tivesse essa personalidade intragável, teria todo o campeonato pela frente para recuperar-se e provar que superaria o companheiro de equipe, sem dificuldades. mas preferiu criar um cisma e um clima pesado… Achar que o público não tem essa percepção eh um pouco de exagero.

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Vettel é um gênio da F1 (como foram Emerson, Senna, Piquet, Prost, Schumacher, Fangio, Clark…) e isso vai ficar muito claro para os que ainda duvidam. Não colocá-lo no rol dos melhores é temerário e injustificável. Quando ele se aposentar (com oito títulos ou mais), vamos ter tido o prazer de termos sido testemunhas oculares do surgimento de um dos melhores da história naquela bonita vitória sob a chuva em uma modesta Toro Rosso.

Mr. Jefferson
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Não sei de onde onde você tirou ‘modesta’ Toro Russo, esse carro estava de médio para bom, esta equivocado. Vettel é bom piloto, se seu carro cair e ele continuar ganhando aí sim fica provado que ele é fora de série, por enquanto ele só trabalha para não fazer bobagens na pista, seu carro esta muito acima dos outros.

dc
dc
10 anos atrás

A maioria dos fãs não lida muito bem com essas situações de domínio, e nesse sentido acho que a sensação de ver uma nova era Schumacher se repetindo com outro alemão gera um descontentamento amplo. O que amenizava as coisas um pouco pro lado do Schumacher era o fato de pilotar pela equipe mais querida da F1.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  dc
10 anos atrás

A maioria dos fãs precisa ter paciência. Vettel, cedo ou tarde, seguirá os passos de Top Seven e então o veremos pilotando uma Ferrari.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Hoje a F1 é assim:

Enquanto o Alonso reclama, o Ve44el trabalha.
Enquanto o Alonso faz marketing, o Ve44el faz pontos.
Enquanto o Alonso ganha milhões, o Ve44el ganha campeonatos.
Enquanto o Alonso chora, o Ve44el comemora.

E os Tifosis ainda vaiam.

Como diria o velho e sábio ditado:

Se não podem vencê-los, contratem eles pro seu time!

Tiago
Tiago
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Não sei se o mais chato é esse ou o Allez Allonzo.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Tiago
10 anos atrás

O Allez não é chato. Ele apenas vive em outra realidade.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Em alguma Matrix que aponta Alonso como o piloto mais completo da categoria.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Tiago
10 anos atrás

Empate técnico.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

nenhum, o mais chato é o marcelo.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Concordo plenamente!

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Sim, sim…..chato pra carai……….este Marcelo, kkk.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Só faltou dizer que as vaias á Vettel foi uma grande conspiração paga e orquestrada pelo Alonso.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Rapaz… Não tinha pensado nisso… Vai ver que foi.

Rafael Mafra
Rafael Mafra
10 anos atrás

Inveja, falta de maturidade, falta de criatividade de pessoas que para esconder seus defeitos e derrotas tem que atacar o outro para disfarçar um fiasco próprio!!!

Nas etapas da Dtm em Hockenheim o publico vai com bandeiras e faz uma torcida bonita, especialmente na curva do estádio.

MARCELO
MARCELO
10 anos atrás

Desde 1989 me baseio pela lista do link abaixo, como foi criada na época por uma revista brasileira tem que ser levada em consideração, mas estranhamente a mesma deixou de publicar o ranking no final dos anos 90(o vento começou a soprar contra os pilotos brasileiros, acabou o interesse). Mesmo assim, resolvi atualizar ano a ano para ver como fica, acredito ser uma boa base para saber o nível dos pilotos. Para maioria no Brasil(por causa da raivinha dos pilotos de fora), ela não que dizer muito. Mas ninguém pode negar o aproveitamento que cada piloto conseguiu na F-1(fora as conquistas históricas, como por exemplo, formar um time em torno de si começando por baixo até os títulos. Casos mais recentes na era moderna: Lauda, Piquet, Prost, Schumacher, Alonso e Vettel). Bom lembrar, mais de 700 pilotos passaram pela F-1, entrar nessa lista já é um grande feito mesmo vencendo apenas uma vez no mundial.

A lista abaixo esta atualizada até o GP de Brasil 2012. Achei melhor separar os campeões dos pilotos sem títulos, mostra melhor a realidade. Essa coisa de colocar S.Moss entre os super – campeões, na minha opinião é forçar muito a barra. Pela média, ele ficaria a frente de tricampeões como Vettel, Lauda, Piquet e Brabham, de vários bicampeões e todos campeões. Uma coisa fica bem claro, em termos de eficiência, Moss foi disparado o melhor piloto sem títulos da F-1.

Lista de pilotos Campeões da F-1:
comment image

Abaixo, os melhores pilotos sem títulos:
comment image

Se Vettel fosse campeão no GP de Cingapura, sua situação na lista seria 33 / 114 x 42 = média 12,15. Ficaria somente atrás de Prost. Vettel teria o mesmo número de títulos do francês, mas ficaria atrás por causa da média menor. Como podem ver o número de títulos e média de aproveitamento faz muita diferença na Formula 1. Vettel caminha pra ficar ao lado do pentacampeão Fangio. Quem diria, em breve Vettel pode tirar Prost do pódio que hoje tem ao lado de Fangio e Schumacher.

Hector
Hector
Reply to  MARCELO
10 anos atrás

Achei esta lista, mais interessante aonde títulos, vitórias e poles, assim como seus percentuais recebem um valor e todos são pontuados. Sem opiniões, apenas o reflexo dos números. http://tacapedotitus.blogspot.com.br/2013/05/formula-1-opinioes-e-numeros.html

Ricaçoaço2
Ricaçoaço2
Reply to  MARCELO
10 anos atrás

Números não traduzem genialidade!

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  MARCELO
10 anos atrás

Vc se supera mesmo…………….Então se o cara pilotando um carro 1seg mais rápido por volta do que a concorrencia, vencer dez campeonatos em dez anos, isso faz dele o cream de la cream??? Vc é uma piada Marcelo.

Wallace
Wallace
10 anos atrás

Eu vaiaria. Não o pobre do Vettel que não tem culpa mas a lama que a fórmula 1 se afunda cada vez mais e não consegue sair. Fórmula economia, são motores limitados, testes limitados, pneus que se acabam, combustível que tem que durar a corrida toda.. Kd a antiga fórmula 1 com 3 4 paradas, tanques vazios, flying laps, melhorias nos carros.
Hoje em dia, difícil uma equipe reagir durante o ano, e nas corridas, larga na frente e chega na frente.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

isso começou na Itália, e entendo que era pela rivalidade Ferrarista, uma besteira, mas tinha a rivalidade.
Em Cingapura não entendo. se for pra vaiar pq o cara ganha tudo e temos corridas chatas, tem que vaiar o Bernie!

Jonh Player
Jonh Player
10 anos atrás

Acho que as vaias foram mesmo pela crocodilagem do alemãozinho simpático, carismático e talentosíssimo na Malásia. O público de lá não esqueceu e, na hora do pódio, não perdoou. Agora, coxinha por coxinha, a F1 se transformou na categoria mais coxinha do planeta. Tá tudo muito chato, tudo tem punição até mesmos os erros naturais de um esporte com altíssimo grau de dificuldade. Estou vendo a hora que algum piloto vai ser punido com perda de posições no grid, por ter soltado um peido durante o briefing. Quase não dá para acreditar que a mesma categoria que inspirou um filme tão legal como “Rush” se transformou nisso…

Alexey Karpov
Alexey Karpov
10 anos atrás

Mas uma coisa eu tenho certeza que eles entendem. Troca o Vetel e o Alonso de carro e garanto que o alemão não faria a metade do que fez até agora o espanhol. Mas claro, isso por si só não justifica a vaia.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Alexey Karpov
10 anos atrás

Colocaria o Alonso no “bolso” de qualquer jeito.
Mesmo porque a RBR não é dada a maracutaias.

marcos oliveira
marcos oliveira
Reply to  Alexey Karpov
10 anos atrás

Ahahahahahah!!!!! Esse deve ser de Marte!

Enzo
Enzo
10 anos atrás

Facil de entender as vaias ! Piloto e equipe inexpressivos, quem esta ganhando corridas? é um tal de Adrian Neway, e o publico sabe disso. Conhecem alguem torce para a Red Bull ?? O cara não tem carisma, a equipe muito menos, quero ver tirar leite de pedra como o Alonso, Raikonen, Hamilton……………….

Tiago
Tiago
Reply to  Enzo
10 anos atrás

Esse aí tava vaiando o cara do sofá de casa!

Tiago
Tiago
Reply to  Enzo
10 anos atrás

Engraçado, achei que o Adrian Newey não pilotava os F1. Então quer dizer que quem venceu 2 títulos na Benetton e mais 5 na Ferrari não foi o Schumacher, mas sim o Rory Byrne?!

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
10 anos atrás

Não morro de amores por Vettel, cada um torce pra aquele que gosta, mas jamais o vaiaria porque ele venceu uma corrida, ainda mais com a performance que ele demonstrou, abrindo 15 segundos dos demais em 5 voltas no seco! Apaludiria de pé! Se ele ganha corridas com os pés nas costas bom pra ele e azar dos outros, não é o primeiro a fazer isto nem será o último. Mas concordo com alguns comentários daqui, de que as pessoas hoje em dia estão cada vez mais impacientes e exigentes de coisas que nem sabe bem porque. Vai entender…

Clayton Duarte
Clayton Duarte
10 anos atrás

Eu acho que a explicação está no próprio texto. “A começar pelo público, um bando de coxinhas milionários que não entende picas de corrida.”

Que culpa tem Vettel de ser um baita piloto guiando um baita carro?

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

São Tifosis frustrados.

V3443l deve ter dito em mussunês: Ti fodis!

Por falar em frustração, Allez, o Lauda deve ter visto a mesma corrida que eu! Uma volta em todo mundo!!?

Quando eu falo…

Luis
Luis
10 anos atrás

Não foi a primeira vaia: ele foi vaiado em Monza também. Qualquer um entende que o resto do campeonato de F1 virou palhaçada. O campeonato tá uma merda e a culpa é do povo que gasta dinheiro para prestigiar isso? Mente elitista nunca muda.