FANTASMA

SÃO PAULO (eterno, pelo jeito…) – Vira e mexe alguém fala sobre o acidente que matou Senna em 1994. No ano que vem serão muitos, 20 anos de Imola, aquela coisa toda. Mas nem sempre Adrian Newey, projetista daquele carro da Williams, toca no assunto. Como tocou, nesta entrevista à BBC, é sempre bom ouvir o que ele tem a dizer.

Há quem acredite que a Williams é a única que sabe exatamente o que aconteceu. Algumas pessoas lá dentro, apenas, e Newey seria uma delas. Pode ser. Pode ser que seja um segredo que jamais será revelado. Mas pode ser, também, que a causa da batida tenha sido mesmo a quebra da coluna de direção, como apontam quase todos os estudos.

Newey, no entanto, não tem tanta certeza assim. E acha que pode ter sido uma escapada de traseira do carro com tentativa de correção pelo piloto, dinâmica muito comum de acidentes em ovais — Adrian conhece bem ovais e comportamento de carros da Indy de antigamente, já trabalhou lá.

Acreditando que ele não sabe o que aconteceu, e que portanto não está escondendo nada, é opinião que deve ser levada em conta.

adriansenna

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Marcio Wagner
Marcio Wagner
10 anos atrás

Nada do que aqui se possa discutir terá algum efeito prático.
Mas falar sobre o saudoso Senna é bom demais. Assisti ao vídeo a seguir por várias vezes: http://www.youtube.com/watch?v=Tpp7OCngXQM
Olhando a imagem do retrovisor dá para perceber que a cabeça do piloto sempre se inclinava, especialmente em curvas mais acentuadas, para o lado de dentro da curva. Na fatídica curva, o carro iniciou a tangência normalmente. A cabeça do piloto acompanhou. No último instante, o movimento da cabeça foi bem mais forte. Parecia que Senna queria “virar” o carro na “marra”. ENTÃO: 1º – Não foi falha humana (ele foi pego de surpresa); 2º – O carro iniciou a tangência e depois foi “reto” em direção ao muro. Tem também um botão amarelo que ele sempre apertava para reduzir a velocidade. No momento da tangência da curva houve uma “distorção” da imagem (talvez um photoshop do “circo”). Então, não dá para saber se ele tentou apertar o botão amarelo ou não. De qualquer forma, “acho” que não é caso de um pneu furado, tampouco da quebra da barra de direção. Parece que eles estavam testando alguma nova “solução” (possivelmente hidráulica) que entrou em “pane” naquele momento. Afinal, o B194 de Schumacher era mais rápido até aquele momento do campeonato. O resultado final do julgamento (fulcrado em “perícia técnica”) foi manipulado pelo circo e seu dinheiro, em favor da tradicional equipe Williams (que continua viva, rendendo dividendos ao “circo”). Ademais, ninguém tem do que reclamar, pois quem entra nesta profissão conhece os riscos que corre. Fica, entretanto, a lembrança de quem sempre tornou muito agradável as manhãs de domingo. Mesmo que Senna não ganhasse a corrida, dava show.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
10 anos atrás

Sendo uma curva fácil de fazer, não seria mais fácil perguntar ao Piquet e ao Berger como conseguiram fazer a mesma coisa?

Eduardo Britto
Eduardo Britto
10 anos atrás

MInha tese: Senna teve um mal súbito, apagou, e não conseguiu fazer a curva.

Paulo Pinto
Reply to  Eduardo Britto
10 anos atrás

E quem freou o carro e reduziu as marchas?

Paulo Vargas
Paulo Vargas
10 anos atrás

Se Hill, chegou disputando o título até a ultima prova, com a Benneton fora de regulamento e tudo, imaginem o Baile que Senna daria!

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Ele não deu baile mas botou o bloco na rua…

Hurricane
Hurricane
10 anos atrás

Claro q vai falar que o erro foi do piloto e nao no serviço de merda que foi feito na barra de direçao

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Hurricane
10 anos atrás

Verdade, veja que um acidente em oval não tem nada a ver com o do Senna:
http://youtu.be/8LKtgEUTYqY

Marcel Cintra
10 anos atrás

é, realmente o carro dá uma guinada de traseira querendo escapar, vendo da câmera onboard dele, mas tb mostra a mão esquerda descendo toda e a roda não acompanhando.

Marcel Cintra
Reply to  Marcel Cintra
10 anos atrás

procurem no youtube Video of the Ayrton Senna’s car accident (onboard zoom).
Ele não só puxa o volante todo para esquerda, como também joga a cabeça toda para esquerda acompanhando a mão, mas a roda não vira.

Thiago Barbosa
10 anos atrás

O fato desse assunto durar quase 20 anos não me deixa duvida.

Paulo Pinto
10 anos atrás

Foi o destino. O destino caprichosamente moldado pelos Deuses da Velocidade. Esses mesmos Deuses que, naquele ano, escolheram o Herdeiro.
E o Herdeiro (de Fangio) honrou a escolha: tornou-se o mais laureado campeão da categoria. A meta a ser alcançada.

Alberto
Alberto
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Não sei se alguém já te disse isso, mas,você é insuportavelmente chato. Que viadagem esse negócio de herdeiro.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Alberto
10 anos atrás

Pior é que o iludido aí em cima ainda se alimenta disso. Deixa o cara e sua ilusão….

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Pior mesmo, foi a “ilusão” que duplicou: já temos o Herdeiro do Herdeiro…

Antonio Ribeiro
Antonio Ribeiro
10 anos atrás

Flavio

Gosto do seu blog , mas quase nunca comento nada, mas é impressionante, bastou falar de Senna,, já são 150 comentários,,, vixe, só isso diz muito.
Torço pros Brazucas ganharem,, o resto é resto

Abraço e força Luzaaaaaaa

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
10 anos atrás

O erro não pode ser descartado, afinal, Senna era humano. O que me intriga é o relato de alguns mecânicos da Willians 94 em um documentário que assisti (se não me engano da própria bbc) que diziam que Senna estava correndo com uma barra de direção que havia sido “remendada”, talvez até por um pedido do próprio Senna que achava a mesma muito curta. Junte-se a isso que 94 foi o primeiro ano da Willians sem a famosa suspensão ativa, que tinha lhes dado enorme vantagem nos anos anteriores. Assistindo algumas corridas de 94, fica nítido que Senna “brigava” com o carro ao invés de pilota-lo. Independente do que tenha sido a causa, infelizmente já aconteceu e desde então não tivemos mais nenhum brasileiro “raçudo” na F1. Só para citar alguns exemplos, Senna já disputou titulo com carro muito inferior a concorrência (1986 e 1993) e quando foi pra Mclaren (1988), ganhou um título em cima do companheiro de equipe (Alain Prost), piloto que já tinha 4 anos de casa e 2 títulos mundiais. Isso é obsessão pelo 1º lugar, raça, justamente o que falta em pilotos como Massa/Barrichello. Só pra registrar: pra mim Piquet é tão piloto quanto Senna.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

“Ayrton tinha talento puro e determinação. Ele tentava levar aquele carro adiante e a fazer coisas que não era capaz. Foi uma pena que ele estivesse naquela posição. Quando corrigimos o carro, ele não estava mais conosco.” (Adrian Newey)

“Havia uma aura sobre ele, algo difícil de descrever. Acho que uma coisa que sempre vai me assombrar é que ele veio para a Williams porque tínhamos feitos carros bons naquela três temporadas e ele queria estar no time que deveria ter construído o melhor carro. E, infelizmente, o carro de 1994 não era bom.” (Adrian Newey).

Essas declarações respondem a algumas das baboseiras que li por aqui.

Abraços,

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
10 anos atrás

Eu não ia postar nada! mas mudei de idéia para dizer o seguinte: O Senna morreu há quase 20 anos, como todos sabem! no dia em que ele morreu eu tinha 23 anos. Nossa, nesses 20 anos eu vivi: fui pro topo, desci, amei, sofri, perdi, ganhei, fui bom, fui mal etc etc etc e, principalmente, envelheci! Envelheci quase a metade do tempo que eu tinha de vida na época, pois hoje tenho 43 anos.
Então, eu não sei o motivo de não deixarem o Senna em paz, onde quer que ele esteja, se ele estiver mesmo em algum lugar.
Levantar hipóteses de erro do piloto é de uma covardia sem fim. O camarada morreu, não está aqui mais pra se defender!!!
Nossa, é que a F1 atual é tão chata, tão sem sal, com pilotos tão robóticos e ruins, pois eles não conseguem mais ganhar corridas nas pistas e sim nos boxes com projetistas, estratégias e engenheiros que tem que se falar de um episódio de 20 anos atrás e de um cara que não está aqui mais pra se defender!!
Bem.. é isso que eu tenho pra falar desse episódio!!

PedroL
PedroL
Reply to  Marcelo Martinez
10 anos atrás

Concordo plenamente caro amigo.

Fabiano
Fabiano
Reply to  Marcelo Martinez
10 anos atrás

Toca Raul !!!!!!

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
Reply to  Marcelo Martinez
10 anos atrás

É muito ridículo dizer que um piloto errou ao curvar a Tamburello. Pra fazer a curva o cara – como ela era na época – era só dar uma viradinha no volante. Chega a ser ridículo falar que um cara como o Senna, com uma super habilidade na chuva – que é imensamente mais difícil de pilotar que no seco -, errou numa curva daquela.

jha
jha
Reply to  Marcelo Martinez
10 anos atrás

falou e disse

Roberto Andrade
Roberto Andrade
10 anos atrás

Achei Flavinho!!!!!!!!!!!!!! Você é O CARA!!!!!!!!!!!!!! CHorem viúvas!!!!!!!!!!!!!!!!

“Lá por 1995 ou 1996, estava hospedado no mesmo hotel que Emanuelle Pirro, ex-piloto que fez parte da equipe que redigiu o relatório final sobre as causas do acidente. A gente estava em Malmedy, na Bélgica, num conjunto de chalés onde muita gente se hospedava. De noite, enchíamos a cara de cerveja belga e jogávamos ping-pong e sinuca. Numa dessas noitadas, fiquei horas falando com Pirro. Ele me contou, depois de algumas dezenas de Mort Subite (procurem no Google), que a perícia estava chegando à seguinte resposta: a Williams teria um sistema de direção hidráulica controlada eletronicamente que era proibido naquele ano. O sistema entrou em pane, o carro perdeu o controle e Senna arrebentou a coluna de direção no braço.

Não sabia se dava muito crédito àquilo, depois de uma noitada de cerveja, tabaco e jogatina. Foi com aquela verdade que fui dormir naquela noite no meu chalé gelado nas Ardènnes.”

Caipira
Caipira
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Faz sentido.

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Cara, acho que a cerveja te fez mau. Você realmente bebeu só cerveja ou fumou um capim brachiaria mofado também??

Jr.
Jr.
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Ui, Flavinho!

Paulo Pinto
Reply to  Jr.
10 anos atrás

É isso aí. Matou a cobra e mostrou o pau! Ops…

Conrado FA
Conrado FA
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Hmmm… sempre achei as versões oficiais muito estranhas, incertas. Esta, definitivamente, faz sentido. O último “filme-documentário” que fizeram sobre o Senna, mostra claramente o quanto ele incomodava politicamente. Mostra claramente o impacto que aquele cara, como cidadão-exemplo brasileiro, tinha.

Sempre tive a impressão de que não se tratou de um acidente…

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Pois é:
Palavras de “outrem”.
Bird Clemente já disse (+ou- isso):
– “Automobilismo é uma pessoa bem treinada dirigindo uma máquina potente, controlando acelerador, embreagem, câmbio e a direção, querendo chegar na frente dos outros vinte e cinco carros, em um local, quase sempre muito perigoso”.
Alex Dias Ribeiro (aquele que Jesus salvou), pilotaço “das antigas”, também dirigiu o pace car da F1 durante muitos anos, disse quando Massa levou a aquela “molada”:
– “Formula 1, carros de corrida de maneira geral, são protótipos, sujeitos a qualquer tipo de problema em ordem de marcha, peças quebram, peças se soltam”
Resumindo, nesse ramo, acidentes acontecem, essa é a graça da coisa. A tragédia e a tristeza fazem parte.
Alguma coisa deve ter quebrado no carro de Senna, infelizmente, para todo o mundo, principalmente para ele.
Com isso, deixamos de ter a sorte, o privilégio, de assistir aquele que talvez fosse, o maior duelo da história do esporte, Senna x Schumacher.
Não foi culpa de ninguém, foi um acidente, ou um conjunto deles!

alan
alan
10 anos atrás

Lendo esses coment’arios vejo que a brasilerada entende mais de F1 que o Andrey e entende mais de investigacao que todo o departamento de policia e judiciario italianos. Deve ser por isso que o brasil tem os melhores carros , nao tem corrupcao, bandido, violencia, etc………. Alias, a italia deveria contratar uns investigadores brasdileiros……

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  alan
10 anos atrás

E você chamando Andrew de Andrey não tem autoridade pra falar nada. Era melhor ter ficado quieto.

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Você ainda fez pior…pois ele se chama Adrian…. Adrian Newey..

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Roberto Mota
10 anos atrás

Eu queria que o alan me corrigisse, anyway, falei contigo?

alan
alan
Reply to  Roberto Mota
10 anos atrás

Boa Mota !!!!!

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
Reply to  alan
10 anos atrás

Um borra botas que não sabe escrever nem o nome do sujeito em questão (Adrian Newey) e escreve um texto com vários erros de português tem mesmo muita moral pra falar dos outros.

alan
alan
Reply to  Israel Cesar Ribeiro
10 anos atrás

Os erros de digitacao nao im portam, afinal, pra que falar bem portugues ( nem somos portugueses…..) e ser tolo!!!!….

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  alan
10 anos atrás

Seria bom então aprender tupi guarani.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Quem sabe daqui uns anos, lá em 2040 por exemplo, possamos ver em algum jornal uma manchete do tipo “revelado o segredo por trás da morte do piloto Ayrton Senna” com uma entrevista bombástica de alguém que trabalhou na Williams e está prestes a morrer, sendo a única pessoa viva no mundo que sabe a verdade e que não quer levar isso para a eternidade.

Até que algo deste tipo aconteça…é só especulação e conspiração. E até lá, eu como mero fã do esporte, prefiro acreditar nas explicações que fazem mais sentido como a quebra da barra de direção, PARA MIM, faz mais sentido devido ao fato de que aquela Williams era uma bela porcaria comparada ao ano anterior e o time estava fazendo de tudo possível para ganhar performance, oque sempre implica em riscos.

Caipira
Caipira
Reply to  Fernando
10 anos atrás

…… nao percam neste domingo no Fantastico !!!!!!!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
10 anos atrás

Oi Flavio eterno!!!!!!!!!!!!

A verdade sobre esse acidente você mesmo já revelou por aqui!!!!!!!!!! A Williams tinha um sistema ilegal de direção hidráulica e o Senna forçou demais e quebrou ela!!!!!!!!!! Aí, por ser ilegal, não revelaram!!!!!!!!!!!!!!!! WIlliams trapaceando em 1994, não nosso Schumy!!!!!!!!!!!

Abração Flavinho, revela de novo essa história aí, tem em algum post seu que agora não consigo mais achar!!!!!!!!!!!!

Jr.
Jr.
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

“Nosso Schumy!!!!”, “Flavinho”…. uiuiui…

Paulo Pinto
Reply to  Jr.
10 anos atrás

É isso aí, Roberto Andrade. Mostre a essas chorosas que, naquele ano, o nosso Schummy foi injustamente perseguido.
E nos demais, também.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Oi Pinto!!!!!!!!!!!!!! Muito obrigado pelo apoio de sempre!!!!!!!!!!!! A verdade ainda à de triunfar!!!!!!!!!!!!! TAMUJUNTO!!!!!!!!!!

Matheus
Matheus
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Existe uma especulação, tão “especulativa” quanto o sistema de direção hidráulica do FW16, sobre o sistema de abastecimento irregular da Benetton. Quando falhou, o Verstapen deve ter sentido um calor danado na bunda. Mas o regulamento obrigava (e ainda obriga) macacão antichamas. Caso contrário, talvez estaríamos até hoje especulando sobre o ocorrido.

Certeza, mas certeza mesmo, é uma famosa frase de Nelson Rodrigues: “O grande acontecimento do século (XX) foi a ascenção espantosa e fulminate do idiota.”

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Essa discussão chega a ser chata…acho que foi mesmo a quebra da barra de direção…não sei pq a imprensa adora ficar fazendo essas perguntas macabras pro cara!!!! Deixa ele em paz…

PedroL
PedroL
10 anos atrás

Nas palavra de Newey à BBC: “O que aconteceu naquele dia, o que causou o acidente, ainda me assombra até hoje”.
Pra mim não resta a menor dúvida que o problema foi no carro, mas precisamente na barra de direção. Muitas matérias foram feitas a respeito com o intuito de esclarecer os reais motivos do acidente, isso pq ninguém, incluindo Newey, disse a verdade.
Não é nem muito difícil de se chegar a essa conclusão, basta ver o vídeo abaixo em exatos 1:08 min. Senna realmente contorna a Tamburello com um pouco de dificuldade, porém no momento que perde o carro percebe-se que ele vira mais a cabeça no intuito de fazer a curva, porém não há qualquer reação no carro. É tudo muito rápido, mas voltem esse momento varias vezes que fica claro.

http://www.youtube.com/watch?v=nY7CaUUY_ks

Boutsen
Boutsen
10 anos atrás

Parecia que estava tudo solucionado, e que havia sido a quebra da barra de direção (por um remendo parecido com uma “luva” que os encanadores fazem) que ocasionou o acidente. O mais bizarro foi um documentário do National Geographic afirmando que foram os pneus
que estavam frios e que é normal o volante de um carro de fórmula 1 ser flexível gerando várias angulações além do esterço habitual.

valter
valter
10 anos atrás

Vamos ser honestos, o cara que pilota um formula um esta sujeito a um acidente que o tiera vida nos dias de hj então imagina como era a 20 anos atras, a 30, 40, 50.
O risco é inerente a profissão e naquele fim de semana morreu outro piloto que nem é lembrado
Em termos praticos, o maior legado que o Senna deixou para o mundo da formula um foi o seu acidente, porque ele é um divisor de aguas em termos de segurança para os pilotos, tanto que depois disso nenhum piloto perdeu a vida em competições de formula um e ja se vão quase 20 anos, não sou especialista mas tenho quase certeza que esse deve ser o maior periodo sem mortes na historia da formula um
Agora achar que tenha culpados nessa historia é meio insano, no maximo o que se existiu ai é um homicidio culposo onde não existe o dolo, a intenção de se matar
Acho que o Adrian quer mais é entender a dinamica do acidente, ver se teve algum erro de projeto ou algo parecido para não ocorrer novamente, e isso deve assombra-lo sim ja que ao menos dois pilotos correm em carros de sua responsabilidade

Dyego
Dyego
10 anos atrás

Claro que tem coisa aí. Pq ele se incomoda tanto com isso até hj?
Parece aquelas historias que “o sujeito nao morre em paz enquanto nao revelar a verdade”.
Caso ele saiba de algo, talvez um dia – quando deixar a F1 – ele tenha um gesto nobre e siga sua vida em paz.

Hector
Hector
10 anos atrás

O que a imagem sumida da câmera do carro do Ayrton mostrava? Para terem SUMIDO com ela, a justificativa mais plausível: Ayrton tentou virar o volante e o carro continuou reto.
Ayrton não errou. Piquet já disse, era uma reta-curva. Quebra de suspensão? Possível. O que leva a certeza da quebra da “emenda” na direção? As imagens desaparecidas e o charme de uma teoria da conspiração.
Outra certeza, como projetista do carro que “matou” Senna, Newey é o maior interessado em que se acredite que existiu a possibilidade do erro de Senna. Afinal esta é a grande mancha da carreira dele.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Fotos do acidente de Michele Alboreto na Tamburello em Ímola 91

http://f1nostalgia.blogspot.com.br/2008/10/pancadas-incrveis-michele-alboreto-mola.html

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

O próprio Alboreto disse que você só poderia bater nessa curva caso tivesse um problema mecânico:
http://youtu.be/HM6MzcdK62k
Muito legal essa matéria do NatGeo. No vídeo onboard mostra bem que realmente houve uma leve correção de oversteering, muito sutil. Logo depois o movimento das mãos volta a apontar para o lado da curva mas o carro vai reto. Pra mim a barra quebra após a leve correção da saida de traseira. Mostra também no video 3/5, que o movimento vertical da barra de direção é anormal se comparado com as corridas do Brasil e Aida.
Pela legislação italiana, caso o carro tivesse quebrado, a culpa pela morte seria dos integrantes do time. Bom, é só ligar os pontos…
Carro mais pesado que o do Hill, pneus abaixo da temperatura ideal, Shumacher pressionando, Senna pressionado, etc., isso tudo é pra tirar o foco da barra rompida na solda.

jj lento
jj lento
10 anos atrás

Na minha opiniao foi como em um acidente aereo, onde pequenos acontecimentos combinados acabam em tragedia. Prost ja sabia que em 94 a suspensao ativa, controle de tracao, etc… seriam proibidos, por isso deixou a Williams, Senna, que esperava pegar um carro acertado pelo frances foi babando pegar a boquinha e tentar faturar mais um campeonato. Mas como nunca soube acertar um carro fez o que sabia fazer melhor, reclamar do carro e pilotar no seu estilo vaca-louca. Quando o placar estava 2×0 para o Schumacher usou seus poderes Jedi, com seu poder de concentracao entrou em um transe parecido com aquele onde disse ter visto o carro pelo lado de fora enquanto corria, e pode ver exatamente o que havia de errado ( o carro tinha todas as 6 marchas funcionando, e sabemos que ele so consegue pilotar bem quanto tem apenas a 6a), mas, estando fora do corpo justamente na Tamburello novamente ele viu Deus e ficou indeciso entre voltar ao seu corpo ou bater um papo, essa indecisao foi fatal, preciosos segundos foram perdidos,ao voltar do transe ele imaginou estar na disputa do titulo de 89 em suzuka, teve a visao de ver prost a sua direita e pensou assim “ah, dessa vez eu ganho o titulo” e deu uma violenta guinada para a direita.

Guilas
Guilas
Reply to  jj lento
10 anos atrás

Não há limites para a imbecilidade humana.

Jr.
Jr.
Reply to  Guilas
10 anos atrás

O que esperar de um sujeito que se chama “j.j. lento”?
Total falta de respeito ao verdadeiro J.J. Lehto. Marijuana estragada dá nisso…

allan
allan
Reply to  jj lento
10 anos atrás

Huhuahua… E viva o Flamengo, o melhor time do mundo!

Fabiano
Fabiano
Reply to  jj lento
10 anos atrás

Bbs, abaixo disse tudo para esta opiniões: “E qdo vc acha q já ouviu de tudo… Meu finado pai já dizia: ” a inteligência tem limites já a estupidez…”

Paulo Pinto
Reply to  Fabiano
10 anos atrás

É a mais louca teoria da conspiração que eu já li, sobre a morte de Senna.

jjlento
jjlento
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Otimo, ja que todos estao dando seus pitacos, pneu furado, suspensao traseira quebrada, batida do assoalho, etc… so gostaria que alguem provasse que nao foi isso realmente o que aconteceu, tudo o que foi citado acima sao fatos comprovados por entrevistas, videos, so pra refrescar a memoria teve a pancada em monaco quanto ele estava com uma vantagem absurda.

Daniel Médici
10 anos atrás

Mas essa é a tese que a Williams apresentou ao tribunal, né? Não existe informação nova aí, todo mundo já sabia da opinião dele. Se os promotores tivessem conseguido provar a quebra da barra de direção (e há indícios de que a equipe escondeu dados que poderiam confirmar essa versão), Newey e Head teriam que enfrentar uma sentença de prisão na Itália…

Enfim, história velha, muito velha. Em fevereiro deste ano, a New Yorker publicou um perfil bem legal do Newey, assinado por Ben McGrath. Ele declarou à revista que “perdeu os últimos cabelos que tinha” por causa de todo esse imbróglio judicial, que durou mais de uma década. Imagine, ficar todo esse tempo com medo de ir pra cadeia, deve ter sido pesado mesmo.

Thiago Basílio
Thiago Basílio
10 anos atrás

Factóide para esconder a bomba do novo controle de tração da RBR.Revelada por Minardi.

http://www.minardi.it/international/news/singapore-gp-the-point/

Serralheiro da Formula 1(existe isso?)
Serralheiro da Formula 1(existe isso?)
10 anos atrás

“Solda essa porra direito caralho”

Uma coisa que eu não entendi até hoje foi esse remendo – porco na barra de direção! Eu trabalhei em serralheria e aprendi uma coisa, dependendo do metal não se usa solda porque o risco de fadiga e quebra são enormes. Não entra na minha cabeça um profissional que trabalha na F-1 fazer um serviço de solda sem ter a certeza do que esta fazendo(uma vez fui mexer na barra de direção do meu fusca 68, não era trabalho de solda, tinha que apertar parafuso+porca, na hora pensei. FAZ ESSA PORRA DIREITO SENÃO DEPOIS FODEU! Nunca deu problema de Tamburello). Será que a barra da Williams quebrou depois da batida? Mas os laudos afirmam o contrário, acharam até fadiga de material. Uma coisa é certa, tem muita gente que sabe o que aconteceu na Tamburello, tem muita gente de bico calado…

Propriedades dos aços e a Soldagem

-Soldagem de aços resistentes ao desgaste e de alta temperabilidade necessitam de tratamentos de pré e pós aquecimento para evitar a formação de estruturas frágeis na zona afetada pelo calor.

-Aços de alto coeficiente de expansão térmica devem ser soldados com baixo aporte de calor ou deve-se utilizar técnicas especiais de soldagem para evitar distorções.

-Na soldagem de aços inoxidáveis ferríticos, deve-se controlar o aporte de calor para evitar crescimento de grão ou formação de martensita no seu contorno, o que pode fragilizar a junta soldada.

-Materiais susceptíveis à corrosão sob tensão devem ser submetidos a tratamento de alívio de tensão ou ter aplicação de alguma técnica para as tensões internas de tração.

Arco Elétrico

-O estudo do arco elétrico é importante na soldagem porque:

-Nos processos em que ele se aplica, o arco elétrico é a fonte de calor necessária para se executar a soldagem, sendo responsável pela formação da poça de fusão, pelo aquecimento do eletrodo e pelos ciclos térmicos de soldagem.

– Sua alta temperatura e turbulência produzem intensas reações químicas, principalmente, reação gás-metal e reações escória-metal.

-O arco elétrico é o responsável pela transferência do metal de adição da ponta do eletrodo para a poça de fusão.

-A demanda necessária para manter um arco estável determina as características que a fonte de energia deve possuir.

Se Frank Williams precisar soldar um portão(ou barra de direção), xá comigo, favor entrar em contato!

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi

Olá, respeito muito o profissional da serralheria É, sem dúvida, uma opinião a ser considerada. Exatamente o que escreveste era o ponto o qual eu tocaria; há estudos que indicam a fadiga (quebra) daquela peça antes da colisão. Por pior que a batida fosse, eu nunca vi, desde que acompanho F1 e monopostos, a coluna de direção sair junto com o volante. Enfim, não pode-se descartar a hipótese de erro humano.

Marcio
Marcio
10 anos atrás

Só saberemos a verdadeira causa quando o crime de homicídio prescrever na Itália.

Daniel Chagas
Daniel Chagas
10 anos atrás

Uma pergunta que não quer calar: Por que as imagens da câmera on-board do carro de Senna foi interrompido momentos antes do carro bater no muro? Explicação da FIA na época: ” As imagens foram interrompidas para captar a câmera de outro carro”….. Ata !!! Nasci ontem…Roberto Cabrini fez uma reportagem pela Rede Bandeirantes e informou que um funcionário que trabalhava na época na transmissão da corrida lhe garantiu que as imagens existem ou existiram, agora outra pergunta: Quem teria interesse de destruir as imagens? resposta: Várias pessoas…Só por causa disso eu descarto a possibilidade de erro humano naquela curva ridícula. Até o Piquet diz que era uma “reta curva”…afff

Jr.
Jr.
Reply to  Daniel Chagas
10 anos atrás

FIA, Bernie, o povo da Williams… a curriola é grande.

Daniel Chagas
Daniel Chagas
Reply to  Jr.
10 anos atrás

Exato, e na época a Williams era a principal equipe da F-1, portanto, tinha força nos bastidores para poder abafar uma falha mecânica. Este Newey é de um caráter ímpar, sempre fez carros no limite da resistência mecânica e também de segurança e agora solta essa. Fala sério!

Elio Avelino
Elio Avelino
10 anos atrás

Sobre os comentários em relação ao que Adrian Newey teria dito entre um F1 e um Indy, até onde entendi, ele não fez um comparativo técnico ou tecnológico, mas sim uma postura de correção de pilotagem. O que já estranho, pois me parece que num oval e numa pista mista corrigir uma saída de traseira deve ser diferente por uma questão de segurança. Em nenhum momento nas imagens disponíveis se vê uma movimentação do Senna no volante. Ele simplesmente passa reto na curva.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Elio Avelino
10 anos atrás

Concordo com você. Perfeitamente visualizáveis através da on-board cam, Senna, quando percebe que está fora da trajetória, dá dois contra-esterços no volante sem qualquer reação do FW16.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Ernesto Longhi
10 anos atrás

Corrijo: não são contra-esterços. É pior. Se tomar com referência o botão (amarelo) da retomada do controle das reduções, verás que ele está no canto direito do vídeo. Quando o carro sai da trajetória, o botão some para baixo, simplesmente porque Senna vira todo o volante para a esquerda e possivelmente fica com o mesmo no colo.

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
10 anos atrás

Flavio, refaça o post da camisa 4, dessa vez usando uma azul (risos).

Nada pessoal, mas esse é o ano dos mineiros.

Abraço,

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Exato: forçou a barra. E ela quebrou e o Senna morreu.

Robertom
Robertom
10 anos atrás

Todo mundo sabe que Senna mandou aumentar o comprimento da coluna de direção porque tinha pouco espaço para as mãos junto ao painel.
A equipe fez uma solda comum (totalmente fora dos padrões de segurança), e a coluna rompeu-se quando ele passou por uma emenda no asfalto antes da Tamburello, o carro CLARAMENTE SAIU DA PISTA EM TRAJETÓRIA RETILÍNIA, (Airton apenas pode reduzir e frear) chocando-se com o muro em um desfecho trágico.
Todos que tem algum envolvimento e conhecimento no automobilismo sabem que esta é a história real, e fico puto quando Bernie, Frank Williams e demais envolvidos aparecem com conversa fiada.
Nunca saberemos se o projetista chefe envolveu-se diretamente nesta modificação da coluna de direção, mas existe a certeza que houve negligência total na operação de soldagem.
Newey é um gênio, o melhor projetista de carros de competição que existe, mas desta vez falou como um cretino, deveria ter ficado quieto.

Lex
Lex
Reply to  Robertom
10 anos atrás

Robertom, falou tudo certo mesmo. Só acrescento.
Além do fato de a irmãzinha do Senna tá cheia da grana até hoje, sem maiores apelações ou busca de averiguar as causas (como eu faria se um parente meu morresse dentro de algum equipamento) e os homens fortes da F1 desde sempre estarem lá numa boa e colocando o S no bico “em memória”. “Fofinha, vamo$ e$quecer isso. Ninguém vai preso aqui e você, brasileira, sabe como funciona daqui em diante”.
Caso ele tivesse sobrevivido (dizem que mesmo que a barra não tivesse entrado no crânio, ele teve vértebras fraturadas que deixariam as coisas feias mesmo assim), teria saído do carro puto e comeria metade da equipe no esporro pela gambiarra.
Newey poderia ter ficado quietinho mesmo, só pega mal pra ele, falou um monte de sei lá… E vai morrer jurando que viu o Senna corrigir a traseira.
Vida que segue, como o Flavio disse, ano que vem tem mais das mesmas discussões de sempre.
Um abraço.

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
10 anos atrás

O erro não pode ser descartado, afinal, Senna era humano. O que me intriga é o relato de alguns mecânicos da Willians 94 em um documentário que assisti (se não me engano da própria bbc) que diziam que Senna estava correndo com uma barra de direção que já havia quebrado e que portanto estava remendada. Junte-se a isso que 94 foi o primeiro ano da Willians sem a famosa suspensão ativa, que tinha lhes dado enorme vantagem nos anos anteriores. Assistindo algumas corridas de 94, fica nítido que Senna “brigava” com o carro ao invés de pilota-lo. Independente do que tenha sido a causa, infelizmente já aconteceu e desde então não tivemos mais nenhum brasileiro “raçudo” na F1. Só para citar alguns exemplos, Senna já disputou titulo com carro muito inferior a concorrência (1986) e quando foi pra Mclaren (1988), ganhou um título em cima do companheiro de equipe (Alain Prost), piloto que já tinha 4 anos de casa e 2 títulos mundiais. Isso é obsessão pelo 1º lugar, raça, justamente o que falta em pilotos como Massa/Barrichello.

alan
alan
10 anos atrás

o CARRO DA WILIANS nao era tao ruim, vejam o damiao hill naquele ano! o senna tava decadente mesmo, tinha levado pau do proust, do Mansell e agora tava tomando pau do Schumy !!!!!! TENHO DITO !!!!!

JP
JP
Reply to  alan
10 anos atrás

Marcel Proust?

Raphael Gallo
Raphael Gallo
Reply to  alan
10 anos atrás

Decadente?? Pelo que me consta – e é a história que diz – Senna vinha de sua melhor temporada na F1, com um vice-campeonato conquistado num carro deprimente! 5 vitórias com um McLaren Ford furreca!

Sem contar que, com um carro nitidamente complicado de se guiar, em que seus joelhos roçavam no volante, Ayrton conquistou 3 poles em 3 corridas – a diferença para Damon Hill era BRUTAL e o Benetton de Schumacher estava CLARAMENTE irregular.

Tremenda tolice dizer que Senna estava decadente…

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  alan
10 anos atrás

Em se tratando do Proust, Marcel ( e não do Prost, Alain) era mais provável que o Senna desse um pau nele…

alan
alan
10 anos atrás

Realmente sera dificil estabelecer a causa do acidente, ate porque o piloto morreu, na minha opniao a barra quebrou devido ao impacto !!!, e o mais provavel foi um erro/discuido/distracao por parte do piloto (senna)+ era uma curva facil feita a mais de duzentos km/h, ele estava sob pressao, o Schumy vinha mostrando superioridade ja a dois anos (sena sentia o cara que ia aposenta-lo era o Schumy!!!!) e havia questoes pessoais que abalavam muito o senna naqueles dias, tudo isso girando na cabeca quando se esta dentro dum carro a 300/por hora geralmente acaba em tragedias. A idolatria dos senistas aliada ao sensacionalismo barato da mida brasileira impedem de ver as coisas claramente com objetividade, senna era uma pessoa inrustida, reprimida, que descarregava tudo nas corridas, mas isso tambem tem seus limites, e o limite do senna estava na curva tamborelo… EU ATE CHEGO A CONSIDERAR O SUICIDIO!!!! SIM, PORQUE PESSOAS DE COMPORTAMENTO REPRIMIDO/REFCALCADO COMO O SENNA TEM ESSE DESTINO!!! PRA ELE FOI A JEITO DE DAR UM BASTA!!!!

A.Vandelay
A.Vandelay
Reply to  alan
10 anos atrás

Chessus…

Valente
Valente
Reply to  A.Vandelay
10 anos atrás

Imachiiiinaa…

Daniel Chagas
Daniel Chagas
Reply to  alan
10 anos atrás

Jesus II

Richard
Richard
Reply to  alan
10 anos atrás

baixou a mãe dinah(da) em vc!!!

Bbs
Bbs
Reply to  alan
10 anos atrás

E qdo vc acha q já ouviu de tudo… Meu finado pai já dizia: ” a inteligência tem limites já a estupidez…

Fabiano
Fabiano
Reply to  Bbs
10 anos atrás

Seu pai era um sábio!

Apache
Apache
Reply to  alan
10 anos atrás

Meu Deus do Céu eu não li isso, eu não li isso, eu não li isso……

Carlos
Carlos
Reply to  alan
10 anos atrás

É poçíveu amigo, até eu to pensando em çuissidio depois ler esse comentário.

Paulo Pinto
Reply to  Carlos
10 anos atrás

E esta é a segunda teoria da conspiração mais louca, sobre a morte de Senna.

O pessoal está se superando.

Jr.
Jr.
Reply to  alan
10 anos atrás

Mais um da marijuana vencida… Oh meus sais…

Eduardo Britto
Eduardo Britto
Reply to  Jr.
10 anos atrás

É por aí, mas só ajustando o foco: ele não se suicidou. Simplesmente (faz parte da vida perdê-la um dia) desmaiou, apagou naquele instante (pode acontecer com qualquer um, pressionado por mil coisas, a 200 km por hora com 800 cavalos relinchando na orelha naquele instante), APAGOU, NÃO FEZ A CURVA, MORREU. Simples e triste assim.

Paulo Pinto
Reply to  Eduardo Britto
10 anos atrás

Outra teoria que não se sustenta: a telemetria acusou frenagem e mudança de marchas.

Renato Powell
10 anos atrás

O que mais me admira, é um projetista renomado, tido como o melhor da categoria, comparar um F-1 com um F-Indy. Ficou feio só pra ele. Deixou de lado a ciência que ele mesmo trabalha? Estranho, muito estranho. Muita gente que nunca tinha pensado que a culpa fosse dele, passou a considerá-lo forte suspeito pelo acidente. Comparar F-1, que tem tudo do mais alto nível com F-Indy, é assumir que os carros são iguais e todo mundo sabe que a verdade não é essa.

Williams Head
Williams Head
Reply to  Renato Powell
10 anos atrás

Falou Renato Powell, o cara que mais entende de carros de F1 e de F-Indy. Mais que o proprio Newey.

Renato Powell
Reply to  Williams Head
10 anos atrás

Em nenhum momento estou dando uma de entendido. Pelo contrário, passo toda a responsabilidade pra quem diz conhecer e ser profissional. Ele mesmo comparar um F-1 com um F- Indy, é no mínimo igualar os dois carros. Se todo mundo sabe que existe uma brutal diferença entre as categorias e os monopostos, pra que compará-las? Ainda mais uma pessoa que é especialista nisso. Ficar dando uma de troll e não apresentar argumentos que refutam à altura, só confirma que vc tá qui só pra trollar mesmo.

Leo-RS
Leo-RS
Reply to  Renato Powell
10 anos atrás

Recomendo a releitura do que o Sr. Newey discorreu.
Penso que ele não comparou as categorias, mas sim, a dinâmica da execução de curvas que envolvam alta velocidade que raio longo ou tangência aberta. Nesse tipo de curva o melhor é ter um carro neutro ou saindo de frente, mas nunca um carro “traseiro”, pois o piloto pode tentar “endireitar” o mesmo direcionando as rodas em direção oposta à da tangência da curva, o que pode resultar em “muro”.
Cito como exemplo o acidente do Piquet nas Indy 500 de 1992 e um dos acidentes do Rick Mears (1991 ou 92, apesar de ficar em dúvida se o Rei dos Ovais usaria o sobre-esterço num superspeedway).
No entanto, não acredito em erro do Senna. Também não creio que a barra de direção tenha quebrado antes do impacto do muro. Para quem não lembra, a corrida teve um acidente na largada, o que fez com que os carros largassem novamente, sendo essa uma das causas.
Explico. Os carros estavam com “carga total ou ideal” de combustível até a janela de reabastecimento (reintroduzido em 1994), o que fazia os carros ficassem mais baixos no início da prova e após o pit-stop, sendo de máxima importância que o aquecimento dos pneus mantessem o F1 na altura indicada, evitando contado do assoalho com a pista.
Por isso falei acima sobre o acidente da largada, pois o que pode ter contribuído com o acidente foram as voltas com carro de segurança à uma velocidade muito baixa, fazendo com que a temperatura dos pneus caísse drasticamente, sendo esse um ponto crucial na possível dinâmica do acidente. Cabe também salientar que o regulamento tinha diminuído a área de contato dos pneus com o solo. Essa característica dos carros estarem mais pesados, da baixa temperatura dos pneus e da proibição da suspensão ativa (que corrigiria a altura do carro em relação ao solo) pode ter sido a responsável de um toque do assoalho do carro com a pista e possível saída de traseira (levemente) numa “reta curva”. Na velocidade de 270 km/h e com a menor sensação de perda da “traseira”, muitos pilotos poderiam instintivamente corrigir o carro, o que pode ter ocorrido com Senna.
Como sei que alguns podem se ofender pelo o que eu escrevi (quanto o acidente não ter acontecido por falha da barra de direção), devo salientar que não sou Sennista ou Piquetista, pois o único piloto que fui fã foi o Sr. Colin McRae (o conjunto carro + piloto: McRae + Impreza azul com o patrocínio dos cigarros 555).

Luiz Alberto Bueno
Luiz Alberto Bueno
Reply to  Leo-RS
10 anos atrás

Fernando este vídeo existe e na época do acidente foi divulgado em um programa jornalistico da globo não me recordo qual agora, quanto ao Léo-RS também me parece que está é uma das mais prováveis causas do acidente, mas quem sou, também não sou Sennista, mas admirava seu estilo de pilotagem como admirava Gilles Villeneuve, pode ser um sacrilégio, mas meu pilotos favoritos independente de categorias são Alan Prost e Sébastien Loeb.

Abraço a todos.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Enquanto os envolvidos estiverem vivos(F. Williams, P.Head, A.Newey e toda equipe Williams), o segredo ficará bem guardado nos cofres de B. Ecclestone! Uma coisa é certa, Senna foi o grande perdedor nessa história, morreu acabou! O que me chamou atenção foi que novato D.Hill nunca reclamou do carro Williams em 94. O inglês conquistou 2 poles, 6 vitórias, 11 pódios e 6 melhores voltas(nem Senna conseguiu tamanha regularidade em 89). Um ótimo desempenho pra quem veio das motos, o carro de 94 não era essa porcaria que Senna disse, o problema é que ele achou o carro extremamente desconfortável de apertado. Será que isso não contribuiu para o acidente? Senna cometeu um erro primário ao rodar em Interlagos, na corrida seguinte em AIDA largou mal. Nos treinos de Imola novamente voltou a rodar sozinho, desconforto ao volante também pode provocar acidentes, e Senna mostrava toda insatisfação com o carro. Gomes certa vez comentou que um piloto(embriagado em uma festa) disse que aquela Williams poderia estar usando um volante eletrônico(proibido por regulamento). Poderia ter acontecido uma pane e feito o carro passar reto na curva. Essas coisas fora do regulamento geralmente não são testadas a exaustão, pode sim ocorrer uma pane e provocar acidentes. Se foi erro do piloto ou da equipe, Senna pagou muito caro! Eu ainda estou achando que a barra da direção quebrou por fadiga(na hora da gambiarra, o calor da solda fez o metal perder rigidez). Senna percebeu algo errado, tentou corrigir(o carro saiu de traseira como afirma Newey), e saiu reto na curva. Se a barra realmente quebrou por fadiga, a equipe Williams fez uma grande cagada. Pelos “interesses” da F-1 isso jamais poderia chegar ao público, o time de Frank Williams ia ser satanizado pelo resto da vida, imaginem isso em Interlagos lotado! Imaginem o boca de balde do Galvão falando…

Vinicius Lucas
Vinicius Lucas
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Faltou você mencionar que o carro teve atualizações naquele ano, em Ímola mesmo teve um pacote novo, o carro nasceu com erros que depois foram sendo corrigidos.

E sobre o motivo do acidente, ano passado Newey culpou os pneus da época, e agora um erro?

Ainda fico com o veredito de vários estudos e que também foi apontado pelo Piquet em 94, só se batia na Tamburello por falha mecânica, porque ela era uma chamada “reta curva”, pé embaixo e virava levemente o volante para contornar.

Ron
Ron
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Sobre a qualidade da Williams do início de 1994: procure no Youtube a rodada do Senna em Interlagos e os treinos da prova de Aida e depois compare as duas escapadas. Outro detalhe (sobre esses treinos em Aida): mais curioso ainda é que aconteceu a mesma coisa com o Damon Hill e no mesmo local da pista em que o Senna rodou.
Sobre o Hill não ter reclamado: depois das mortes do Ratzenberger e do Senna e de outros acidentes, o campeonato foi praticamente outro em função das mudanças visando a segurança (novo regulamento, carros modificados etc.) e a Williams melhorou (ou refez, se preferir) o carro.

Luiz Alberto Bueno
Luiz Alberto Bueno
Reply to  Ron
10 anos atrás

Ron as duas rodadas do Senna principalmente a de Interlagos são tipicas, para quem dirige um minimo possível, quando você despeja potência no pedal e seu carro não tem um controle de tração ele roda, dizem que a Benetton além de utilizar controle de tração dispunha de um equipamento proibido nos bocais das máquinas para reabastecimento dos veículos, por este motivo estavam andando na frente das Williams, sabendo quem era o diretor dela na época não é de duvidar.

PedroL
PedroL
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Marcelo, você me parece um cara bastante esforçado, faz uma busca minuciosa no wikipedia a respeito dos assuntos para elaborar seus comentários, alguns interessantes devo admitir, principalmente quando cita números. Porém você utiliza argumentos patéticos e faz comparações irrisórias.

Alberto
Alberto
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Sim, Marcelo, você está correto, naturalmente. O problema de Senna era o “aperto” dentro do carro. Deve ter sido difícil sair daquele suntuoso cockpit da McLaren, com poltronas de classe executiva, frigobar e todos os demais mimos dispensados apenas aos pilotos campeões, e ter que se adaptar ao desconfortável e árido cockpit da Williams. Trata-se, de fato, de uma grande descoberta. Recomendo que você comunique ao Adrian Newey, já que o pobre diabo ainda acredita, ingenuamente, que o mau desempenho de Senna era justificado por aspectos técnicos do carro no início do ano. Pense bem, será um grande favor que você fará a ele, pois tal revelação dissipará definitivamente a nuvem de dúvidas que povoa a mente do do projetista.

Marcos
Marcos
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Senhor Marcelo o senhor está equivocado, a Benetton era muito superior a qualquer carro, na primeira parte de 1994. Segundo Adrian Newey o primeiro motivo foi que a Williams tinha um sério problema na asa dianteira que era muito baixa, um defeito simples, mas que só foi solucionado no GP de S. Marinho (3° prova), mas o principal defeito era de aerodinâmica (a Williams correu dois anos com susp. ativa e perdeu as referências com o novo regulamento de 1994) este defeito só foi solucionado no GP da Alemanha (9° corrida) e aí veio o FW16B um carro bem diferente na aerodinâmica em relação ao FW16 e com entre-eixos bem mais compridos. Outro defeito foi de suspensão segundo Newey a Williams trabalhou todo o ano de 1992/1993 com suspensão ativa enquanto os concorrentes só em um ano o de 1993, com isto a Williams ficou com problemas de geometria que só foram solucionados no meio do campeonato, num serviço muito trabalhoso de Hill e Couthard…O que se sabe é que o FW16 era muito inferior ao Benetton B194 em 8 corridas, a Benetton ganhou 6 corridas contra apenas 2 da Williams (Hill ganhou Espanha e Inglaterra). Na realidade Hill foi totalmente massacrado em velocidade pelo alemão e vou mais adiante o Schumacher só não ganhou todas as 8 primeiras provas, porque no GP da Espanha a partir da 24 volta o câmbio de seu Benetton travou na quinta marcha (quando era líder disparado) e o Schumacher teve que correr 2 /3 da corrida com apenas a quinta marcha, mesmo assim chegou em segundo lugar. E o alemão perdeu o GP da Inglaterra, porque desclassificaram ele por ordem do mafioso Briatore que pediu para não obedecer uma bandeira preta…e não quis fazer um stop and go…com isto o Schumacher perdeu uma corrida ganha. Resumo Williams 2X6 Benetton, dando de lambuja estas 2 vitórias do Hill. Já quando estreou o novo Williams F16B acabou a moleza dos Benetton e com a nova aerodinâmica os Williams começaram a andar muito mais…Schumacher ganhou só 2 corridas que foi Hungria e o GP da Europa… já Damon Hill ganhou com folga 4 corridas…Resumo usando os critérios de pontuação antigos…nas primeiras 8 corridas Schumacher fez 66 pontos contra apenas 39 pontos de Hill. Já nas oitos corridas restantes quando surgiu o novo FW16B o Schumacher só fez 26 pontos contra contra 52 de Hill… Por isto que o Adrian Newey dizia que o F16 não foi um bom carro…

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Tentativa covarde de jogar uma cortina de fumaça na própria merda que fez e de “limpar o currículo”. Insinuar que ñ foi falha mecânica, levantando a possibilidade de erro humano (quando todas as perícias anteriores dizem o contrário) é de uma canalhice extrema. Sem comentários.

granito
granito
10 anos atrás

Ah a Inglaterra e os súditos da rainha… Desalinhando o seu da reta é especialidade dos habitantes da ilha. Na verdade é um jogo inventado antes do futebol , uns cinco séculos antes kkkkk

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

E alguém sabe se o Newey já fez alguma comparação entre o Senna e o Vettel, por já ter trabalhado com os 2? Quem era/é melhor?

Paulo Pinto
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

Aos 26 anos, Senna ainda não era campeão. Com os mesmos 26 anos, Vettel está próximo do tetra.

Sem comparação.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Vettel tem um carro campeão desde 2010, punto e basta. Senna só teve um carro campeão aos 28anos, e assim o fez! Quando não teve carro foi terceiro colocado 2x, e nestas duas vezes chegou a liderar campeonatos como o de 85 e 87. Então realmente SEM COMPARAÇÃO!!!

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Logo que o tetra se consumar, Segafredo, “seu grito não será ouvido no espaço”.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Nem os títulos de Schumacher abafaram, nem todos os de Vettel, que ainda poderão vir, abafarão o nome do melhor, mais espetacular e maior piloto da F1 que existiu. Vc o conheceu? Ayrton Senna é seu nome!

Pedro Paiva
Pedro Paiva
10 anos atrás

Gomes, seu herege, por acaso seu post reverbera uma teoria que define erro de pilotagem com causa do acidente? Parabéns pela coragem. Serás comido vivo pelo povinho “Rede Globo Brasil-sil-sil tã tã tã sambadinha no podio”. Morreu, bau bau. Gostava (e gosto) muito do Ayrton, mas não me interesso nem um pouco pelo acidente.

Paulo Pinto
10 anos atrás

O mago dos bólidos não sabe o que aconteceu no carro de Senna? Cortaram e emendaram a barra de direção de um F-1.
Deixaram a tecnologia de lado e tentaram dar uma de bombeiro hidráulico. E o brasileiro entrou pelo cano.

Mr. Jefferson
10 anos atrás

Há quem diga que o Safety Car, que manteve, voltas lentas em pista seca prejudicou a temperatura dos pneus, que perderam aderência e fizeram o carro sair reto. Schumacher disse que a traseira do carro subia mesmo, a sua frente, sejamos inteligentes, Ayrton Senna dizia desde o inicio da temporada “O carro esta balançando sozinho” ele pilotava no limite, alguma duvida? Era o líder supremo de pole positions daquele ano 3/3, na onboard dele é nítido, segundos antes da batida, que o carro segue curvando e de repente a direção volta sozinha e sai em linha reta. Ou a barra quebrou, ou por culpa da vergonhosa estabilidade do carro, aliado aos pneus pouco aquecidos, houve a batida. Newsey sabe que seu trabalho foi ridículo naquele momento. O carro era instável para a capacidade de motor, ele tinha que se esforçar muito para o carro não rodar. Como fica a cabeça de um piloto que sabe que o carro exige muito mais do que sempre exigiu? É culpa da FIA e dos projetistas da Willians.

André Micheloto
André Micheloto
10 anos atrás

Engraçado. Não tem muito tempo que o próprio Newey deu uma entrevista onde colocava na pressão de um dos pneus traseiros a sua grande desconfiança e a provável causa da escapada. Ninguém lembra disso?

Agora já tá indo pra conta de uma correção mal feita pelo piloto.

Blá blá blá da porra…

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Há um certo tempo vi um documentário que apontava o fato de o carro ser muito baixo com o lance de os pneus não estarem em temperatura adequada – logo, os gases não estariam expandidos – que fez com o que o carro tocasse o solo em um desnível, provocando a perda da traseira. A correção imediata, sem inclinação na curva, fez com que o carro saísse da pista e o resto é o sabido da soma fatalidade + herói público do povo ufanista…

Andre
Andre
10 anos atrás

Que papo furado.

Paulo Pinto
Reply to  Andre
10 anos atrás

Não foi o papo, foi a cabeça que furou com a batida.

Caipira
Caipira
10 anos atrás

Genios tambem erram feio, o proprio Ayrton falou naqueles dias “bem na minha vez cagaram no carro”. Newey devia ter ficado quieto, para 1994 fez um carro de merda, onde nem cabiam as pernas do Ayrton, por isso remendaram a merda da barra da direcao, e com uma solda de merda.

Alvir Luiz de Lima
Alvir Luiz de Lima
Reply to  Caipira
10 anos atrás

O carro era tão ruim que Damon Hill disputou o titulo com Schumacher até a ultima corrida da temporada…

Paulo Pinto
Reply to  Alvir Luiz de Lima
10 anos atrás

As pernas de Senna não cabiam porque aquele carro pertenceu a Prost. E os cotovelos também batiam nas laterais internas do carro.

O carro projetado para o corpo do brasileiro ainda não estava pronto (modelagem, túnel de vento, etc.).

Ironia do destino: morreu dentro do carro do arquirrival…

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Esta foi a melhor de todas…….Senna pilotando o carro de prost de 93? Vc se supera Pinto, kkkk!

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  Alvir Luiz de Lima
10 anos atrás

Deixa de ser Mané… proprio projetista diz “quando acertamos o carro Senna já não estava entre nos” ou vc não leu a entrevista toda.

Paulo Mendes
Paulo Mendes
10 anos atrás

Não sou viuva do Senna, mas acho que o Adrian Newey esta com peso na consciencia.
Ele fez um carro que era uma droga e quer tirar o dele da reta.
Esquece e bola para frente.