FRANK

SÃO PAULO (faz favor) – Na iminência de anunciar mais um piloto brasileiro para seu time, Frank Williams é o destinatário da carta de hoje na coluna Warm Up. A equipe, outrora grande, hoje sobrevive do passado e da aura dos títulos conquistados principalmente nos anos 90. Um trechinho:

royalmailBem, Frank, grande sua equipe é. Empresa forte, sólida, respeitada. Mas acabaram os resultados. Neste século, Frank, sua equipe ganhou só 11 corridas. Onze. Só neste ano, o Vettel ganhou nove. Aí é osso. Ossada de dinossauro, como diz uma amiga minha da comunidade. Não peça para traduzir, vai ser difícil compreender. Vamos mudar: aí é dose pra leão. E se não fosse aquela zebra de Barcelona no ano passado, você estaria sem saber o que é uma vitória desde 2004. Quase dez anos, Frank. Não combina com você, nem com sua gente.

Quer ler o resto? É só clicar aqui.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cleiber Queiroz
Cleiber Queiroz
10 anos atrás

Na equipe Williams encerraram a carreira na F1 os brasileiros: Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Bruno Senna e agora Felipe Massa. O que o Frank Williams tem contra os brasileiros? :)

boutsen
boutsen
Reply to  Cleiber Queiroz
10 anos atrás

você esqueceu de citar o Antonio Pizonia.

Newton Castro
Newton Castro
10 anos atrás

Também torço para a Willians se recuperar, é uma equipe que tenho nas minhas memórias como grande vencedora e gostaria de vê-la andando na frente novamente, mas infelizmente (e espero estar redondamente enganado) não me animo em pensar que isso ira acontecer. Como disseram em outro comentário, o Massa será mais um brasileiro a se aposentar pela Willians.

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Brilhante. O que fazer após a leitura desta carta, repleta de humanidade, ao Frank Williams? Aplaudir, de pé.

Bravo!!

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
10 anos atrás

Uma equipe decadente e um piloto mais que decadente.
Faz sentido.

Lucas
Lucas
10 anos atrás

Seria um exagero dizer que o Frank gosta de trabalhar com brasileiros pois isso o conforta de alguma forma, com relação ao acidente do Senna?

LUZ PRATA
LUZ PRATA
10 anos atrás

e tem outra…a nossa Gloriosa… DILMA…via…PETROBRAS / F1 TEAM BRASIL… deveria assumir o CONTROLE deste HJ pequeno team de Autorama F 1 !!! custaria muito menos que uma simples plataformazinha velha de PETROLEO !!! e assim Alavancar novos Talentos Brasileiros…o custo disto ? E MIXARIA para nosso GIGANTE BRASILEIRO que se LEVANTOU…com o GIGANTESCO PRE- SAL !!! incalculavel… valeu.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
10 anos atrás

boa tarde Gomes e galera.

essa e a ULTIMA …chance da …Lendaria….Willlians… se levantar…powered MB !!!

Ricardo Fulgoni
Ricardo Fulgoni
10 anos atrás

Esse post me aguçou uma curiosidade que jamais tive: ver frame a frame o vídeo da câmera on board do Senna, momentos antes do acidente fatal. O fiz.

Eis o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=o0rbd0Z8XJI

Pois bem, vendo frame a frame entre os segundos 47 e 49 do vídeo, nota-se claramente que o bico aponta pro lado interno da curva num dado momento. No frame seguinte vê-se que a roda dá uma leve guinada pra fora da curva. Com isso, dá a entender que o carro saiu de traseira e, ao tentar corrigir, o piloto exagerou e fez com que o carro saísse pela parte externa da curva. Acidente muito comum em ovais. A tamburelo parece uma curva de oval.

Reparem também nas cameras on-board de outros pilotos nesta curva. Apenas Senna contornava a tamburelo tão por dentro, o que facilitaria uma saída de traseira nesta curva.

Acho que o Adrian Newey tem razão em afirmar ter sido falha do piloto. Acho que a equipe do Sir Franck Willians não tem responsabilidade no que aconteceu. Foi uma fatalidade.

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
Reply to  Ricardo Fulgoni
10 anos atrás

Aparentemente, o carro estava saindo de traseira. Existem pilotos que gostam de carros “traseiros”, vide Schumacher. O Senna perdeu o controle do carro. Somente a Williams sabe por qual motivo.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Ricardo Fulgoni
10 anos atrás

Desde aquela época que falo a mesma coisa, mas as “viúvas”, estimuladas pelo Galvão “baba ovo do Senna” Bueno, até hoje ficam zurrando e evacuando impropérios contra Sir Frank.

Robertom
Robertom
10 anos atrás

O velho Frank está cansado, além da idade, preso a uma cadeira de rodas desde 86.
Mas continua teimoso como uma mula e pão duríssimo.
Mantido o atual cenário tudo indica que continua a decadência de tradicional equipe.
Mas os boatos apontam para uma revolução total, pois Ross Brawn compraria a parte de Toto Wolf e assumiria um papel importante.
Aí a coisa pode melhorar muito.

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
10 anos atrás

Piquet estava atras de Sir Frank no dia do acidente que o deixou semi-tetraplégico? Não sei dessa historia não. Alguém pra contar?

Williams Head
Williams Head
Reply to  Marcos Alvarenga
10 anos atrás

“A different kind of life” by Virginia Williams

Ilmar
Reply to  Marcos Alvarenga
10 anos atrás

No Jornal Nacional em 1997 ( acho ), ouvi dizer que era o Patrick Head…

Mauricio Alves
Mauricio Alves
10 anos atrás

Cabendo confirmação que não tenho como obter, comenta-se que já estão de malas prontas para a Williams o responsável pela aerodinâmica da Lotus e o Rob “Alonso is Faster Than You” Smedley.
Seria, então, a tentativa de virada, a cartada da Williams para criar um bom pacote competitivo para 2014, já que as mudanças serão tão profundas que quase reinventarão a F1??
Espero que sim. Por sua tradição e seu passado de vitórias, tanto a equipe quanto, principalmente, Sir Frank merecem um renascer!!

Peter Perfeito
Peter Perfeito
10 anos atrás

A Williams com apenas um ponto no Mundial de Construtores e temos de ouvir o Galvão Bueno preocupado se a Lotus sobrevive ano que vem?

Acho mais fácil uma equipe que teve um ano bom, que desenvolveu um caro bom o bastante pra ter alguma vitória ou poles do que a incompetente Williams.

A Lotus pode estar devendo para Raikkonen, cortando pessoal…mas mostra que lá o pessoal tem competência para garantir investimento.

Já a Williams, nem com a grana de uma petroleira Venezuelana ajudando.

E acham que vão dar a reviravolta contratando o Rob Smedley e o Massa? Que piada!

Aliás, falando em Lotus, se fosse o dono da equipe, formaria a dupla de 2014 com Maldonado ($$$$) e Hulkenberg (talento).

Porque menos que o Grosjean nenhum destes 2 vai fazer. Muito pelo contrário.

hausensson
hausensson
Reply to  Peter Perfeito
10 anos atrás

Nem tanto assim.

Ano passado, a Williams acertou mão no carro. Faltou um pouco de sorte, e talvez, pilotos melhores.

Nada impede de acontecer de novo ano que vem. Já que o regulamento todo muda. Lembra-se da Brawn em 2009?

josé marinho
josé marinho
10 anos atrás

Foram escolhas erradas ou decisões erradas que apequenaram a Willians por exemplo não querer pagar o que alguns pilotos ou engenheiros talentos queriam ou querer ir na contra mão da historia inventando uma solução tecnica diferente enquanto todas as outras equipes seguiam outro caminho e a insistencia em andar sozinha enquanto outras faziam parcerias, mas apesar de tudo isso ainda gosto muito da Willians por é ainda na alma uma equipe de garagem.

Geraldo coelho
Geraldo coelho
10 anos atrás

pode ter reviravolta

Hulk vai ficar na Sauber, e a Lotus por ser o destino do Massa ou do Maldando!!

eu continuo apostando em Massa na McLaren..

vamos aguardar

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  Geraldo coelho
10 anos atrás

Como que pode.. ahaha

Dú
10 anos atrás

As ligações do Tio Frank com o Brasil são enormes. Massa será o 4º brasileiro que ele aposenta na F1.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to 
10 anos atrás

O INSS poderia patrocinar a Williams. Além da propaganda bem direcionada, a equipe poderia ser um posto-volante para pilotos em vias de pendurar os escudos (melhor dizendo, as luvas…).

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to 
10 anos atrás

Piquet não foi aposentado pelo Frank

Dú
Reply to  VODKA FINLÄNDIA
10 anos atrás

Ô da vodka Balalaika. Ayrton Senna, Barrichello, Bruno e agora Massa.

José Brabham
José Brabham
10 anos atrás

Bacana…

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Gostei desse texto, a parte da ossada de dinossauro foi demais, agora tem um detalhe, pra voltar a ser equipe grande não podia começar pior. Falo da possível contratação de piloto em fraca decadência, Felipe Massa, haja dinossauros. Se o brasileiro fechar mesmo com a Williams vou jogar uma pá de cal nesse assunto!

Antigamente nos enterros o cal era jogado para o defunto feder menos. Hoje com os caixões mais fortemente vedados não há esse problema. A expressão significa “deixar por isso mesmo”,”esquecer propositalmente”,”abafar”, “vamos jogar a pá de cal nesse assunto Flavinho”, quanto mais mexe, mais fede, quando mais fede mais mexe”

Pelamor, contrata o Kobayashi, tio Frank vai atrás justo o felipeta-roda-presa…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Koba? Os pseudo-fãs do pseudo-mito não querem mais colaborar com “vaquinhas”, para trazê-lo de volta.

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Morri de rir com essa parte da “ossada”, tive de ir até o banheiro por conta dessa tirada!!!
O-S-S-A-D-A, kkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!

Ricardo Leone Kulaif
Ricardo Leone Kulaif
10 anos atrás

É triste, mas, é verdade.

Matuck
Matuck
10 anos atrás

O problema da Williams é só grana? Ou será que ela não atrai mais engenheiros talentosos?

Felipe S.
Felipe S.
Reply to  Matuck
10 anos atrás

Os engenheiros talentosos querem a tal da grana.

Williams Head
Williams Head
Reply to  Matuck
10 anos atrás

Só grana. Grana atrai engenheiros talentosos.