JAPAN POP SHOW (3)

jps3SÃO PAULO (olha o sol aí!) – Bem, vamos olhar para o lado positivo das coisas. Foi uma corrida legal, taticamente, com três “players”, como gostam de dizer aqui na comunidade. A saber, Vettel, Webber e Grosjean. A Red Bull saiu com possibilidade de usar duas táticas diferentes para seus pilotos. Tião para duas paradas, adiando ao máximo a segunda — claro que isso dependeria das circunstâncias da prova. Nosso hoje sorridente Canguru para três, para tentar um sprint final com pneus médios. Mas também dependia das circunstâncias. Se fosse possível, terminaria a corrida com dois, mesmo. E Grojã com dois pit stops previstos, numa estratégia mais convencional, que começou a funcionar com uma excepcional largada, mas não resistiu no final.

Vettel ganhou. Numerinhos: quinta seguida, nona no ano, 35ª na carreira. Palmas para ele, que ele merece. Abriu 90 pontos de Alonso, 297 a 207, e para ser campeão na Índia não precisa de muita coisa. Se chegar na frente do espanhol, babau. Se Alonso vencer ou chegar em segundo, façam as contas. Que são desnecessárias, a essa altura do campeonato. O tetra cantado há séculos é só uma questão de tempo.

Não viu a corrida?

Foi assim.

Grojã pulou de quarto para primeiro na primeira curva. Para variar, Webber não largou bem. Vettel, mais ou menos. Fechou a primeira volta em terceiro, seguido por Rosberguinho, Massa e Alonso. Hamilton rasgou um pneu na asa de Sebastian, o carro ficou todo detonado e ele acabou abandonando na nona volta. Massa e Alonso era algo interessante. O brasileiro iria abrir para o futuro ex-companheiro? Não abriu. Teve um rádio estranho da Ferrari, “strategy A, now, please”, foi o que ouvi. O “now” demorou. Só na 20ª volta Fernandinho deixou Felipe para trás. Depois da prova, Massa disse que não obedeceu a ordem dada várias voltas antes.

Agora é tarde para insubordinações, eu diria.

Mas, cá entre nós, ali não valia muita coisa. Voltemos aos “players”, então.

Webber foi o primeiro dos três a parar, na volta 12. Grosjean, na 13. Vettel, na 15. Noves fora, tudo igual depois da primeira janela, exceção feita a Hülkenberg, que ganhou as posições dos dois ferraristas e apareceu em sexto.

O melhor momento da corrida, no segundo escalão, aconteceu aí. Da 20ª à 24ª volta, depois que Alonso passou Massa, um trenzinho puxado pelos dois vermelhos trouxe para a festa Guti-Guti, Raikkonen, Pérez e Rosberguinho, que pagara um drive-through porque a Mercedes o liberou de um pit stop de forma, hum, um tanto precipitada. Quase bateu no mexicano maclariano nos boxes, possibilidade de uma merda federal. Um pouco mais à frente de todos, o incrível Hulk. Passa daqui, passa dali, as coisas se acomodaram.

Voltemos aos “players” (estou odiando essas aspas; serão eliminadas na próxima utilização do termo coxinha). Na volta 26, o marsupial rubrotaurino para de novo. Sai dos boxes em terceiro, a 15s de Grojã. Opa. Aí tem. Parou muito cedo. Não aguenta até o fim, óbvio. Vai para três paradas. Pode dar certo. O final vai ser alucinante, pensei cá com os botões do meu pijama.

Grojã começa a perder rendimento. Vettel vai chegando. Box para a Lotus, na 30ª volta. Webber passa, claro. Fica em segundo. Mas terá de parar de novo. Aí neguinho começa a fazer contas. Quando o Vettel parar, Grojã volta a ficar na frente dele, certo? Certo. Então, para logo, rapaz.

E foi aí que Tiãozinho deu o pulo do gato. Foi esticando o stint, esticando, esticando, até a volta 38. Voltaria atrás, sim. Dos dois, Webber e Grosjean. Mas o primeiro teria de parar de novo. E o segundo teria pneus oito voltas mais velhos. Não demorou muito para a estratégia se pagar. Na volta 41, Sebastian foi para cima de Romain e passou sem grande dificuldade. Webber estava 15s à frente. Com aqueles pneus trocados na volta 26, não terminaria a corrida nem por decreto papal. Parou na 43, calçou médios e teríamos, pois, dez voltas beleza pura, com o australiano voando para alcançar os dois. Vettel liderava, 3s3 à frente de Grosjean, que tinha 4s7 para Markão.

Mas não deu para ele. Porque quando nosso querido canguru finalmente chegou no francês da Lotus, na volta 47, tentou e não passou. Na seguinte, de novo. Na outra, necas. Mais uma, e picas. Com isso, Vettel abria mais de 7s para a dupla que andava coladinha. Webber só foi passar Grosjean na 52ª, e aí Inês era morta.

E assim nossos players foram para o pódio nessa ordem: Vettel, Webber (a 7s129) e Grosjean. Os coadjuvantes da brincadeira se divertiram, até. Nas últimas voltas, Alonso e Raikkonen passaram Hülkenberg, que chegou em sexto — mais um grande resultado, que só melhora sua posição na briga por uma vaga na Lotus. Gutiérrez segurou bem Rosberg e foi o sétimo, marcando seus primeiros pontos na F-1. Depois do alemão da Mercedes veio Button, que na última volta passou Massa, que tinha despencado depois de um drive-through por excesso de velocidade nos boxes.

E foi assim. Quem aguentou a madrugada viu um bom GP em Suzuka. O público no autódromo, enorme, também gostou. Eu gostei mais ou menos, queria ver o pobre Webber ganhando uma.

Não houve hostilidades entre os mecânicos de Tião e os do Canguru, porém. Foram vistos comemorando a dobradinha depois da corrida, brindando com cerveja quente e energéticos gelados. Parece que só tinha uma geladeira, e essa ficou para a turma do tetracampeão. Que não bebem, não fumam e não fazem sexo. Todos engomadinhos. Mas não dá para negar. Sabem como ganhar títulos.

Subscribe
Notify of
guest

168 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
viúva solitária
viúva solitária
10 anos atrás

Para mim,Vettel já é campeão. Basta ao Alonso , parabenizá-lo! kkkkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  viúva solitária
10 anos atrás

No próximo GP, menina, no próximo GP.

wagner
wagner
10 anos atrás

Para ser o melhor de todos os tempos não basta apenas sentar num carro e correr rápido. Schumacher foi o maior e melhor de todos porque além de ser impecável na pista aceitou o desafio de pegar uma equipe jogada as traças e torna-la campeão. Para isso ele foi um verdadeiro líder fora das pistas e todos a sua volta, desde Brawn aos mecânicos e aos faxineiros trabalhavam com dedicação e o idolatravam. Nos fins de semana ele era o único piloto que ficava nos sábados até a noite com os mecânicos. Por isso os melhores quiseram trabalhar com ele. Os melhores se cercam dos melhores. Vettel aprendeu com o mestre. Poucos pilotos tem a capacidade de transformar não só o seu carro, mas ir além e transformar uma equipe inteira. Schumi fez isso e hoje Vettel também. Não adianta chorar Alonsistas.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  wagner
10 anos atrás

Essa lengalenga de sempre. Shumacher foi contratado a peso de ouro e levou todo mundo da Benneton com ele, Brawn, Byrne e Todt, mesmo assim foram quatro anos de jejum e muita grana em jogo, testavam 24 hrs por dia. Vettel não transformou nada, quem fez o que a red bull é hoje foram Dietrich Mateschitz e Adrian Newey. Um com a grana o outro com o talento. Vettel senta a bunda no carro e acelera, não há mais testes, ou o carro é bom ou ficam na tentativa e erro tentando melhora-lo a cada gp. Não por acaso, o maior salário na rbr é do projetista, esse sim a maior estrela. Me responda o que aconteceu com Shumacher na Mercedes? Perdeu a majestade? Claro que não! O carro não era bom, só isso. Poucos pilotos conseguem tirar mais do carro que o que ele efetivamente produz. Pelo retrospecto do Vettel, esse não é o caso dele:
http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/whitmarsh-admite-que-perder-alonso-foi-um-erro-e-nega-negociacao-mas-diz-mclaren-gostaria-de-te-lo

Wander Vernillo
Wander Vernillo
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Erro muito maior, foi do Alonso, que por não suportar um piloto a sua altura (Hamilton) na mesma equipe, abriu mão da chance de voltar a ser campeão, pela melhor equipe (Mclaren) em 2007 e 2008 , pra ir tirar leite de pedra na decadente Renult. Esse titulo que poderia ter ganho (talvez dois) tá fazendo falta no retrospecto do espanhol. Por falar em retrospecto, você conhece outro piloto com retrospecto melhor que o Vettel, quatro títulos em seis temporadas, além de pole e vitória, únicas da Toro Rosso. Também acho, que essa de dizer que Newey tem o maior salário da Red Bull é chute seu para desmerecer o Vettel. Para desespero da Alonsada, o jovem Sebastião vai sentar a bunda no carro e acelerar muiiiiiiito por mais uns dez anos.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Wander Vernillo
10 anos atrás

Os únicos pilotos que começaram na f1 em time de ponta foram Hamilton e Vettel. Alonso saiu da Mclaren e teve seus motivos, querer condenar o cara sem saber os detalhes é burrice, ainda mais que Ron não dá mais as caras por lá. Os resultados na Toro foram com um carro assinado por Newey, se Vettel é tão bom deveria ter ganhado corridas com a Bmw Sauber. Não preciso chutar nada, pesquise na internet e tire suas próprias conclusões, depois se tiver tempo coloco os links.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Wander Vernillo
10 anos atrás

Por mais dez anos? A Alonsada (gostei) vai pirar!

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
10 anos atrás

==========================
GALVÃO, O BUENO
==========================

“…aaaamigo da Globo, gente, eu vejo agora o Felipe com o macacão Preto e Dourado da Lotus, neste GP da Austrália de 2014 e começo a me emocionar. Eu olho para um lado e vejo o Luciano Burti com os olhos marejados, no outro lado o Barrichello, grande Rubinho, que já foi aos boxes da Lotus dar seu apoio pessoal ao Felipe…
Me faz lembrar as corridas gloriosas de um mito que usou esse macacão. E o Felipe parece renovado, gente, sem aquela pressão da cúpula da Ferrari… prepare seu coração, amigo da Globo, pois iremos sentir fortes emoções agora com Felipe Massa…do Brasil (BRA-SIL-IL-IL-IL-IL) na Lotus.
É nítido o sentimento de um recomeço para o Felipe, aqui na Austrália ele fez uma coisa que há tempos não víamos nos Circuitos: trouxe a família inteira: a Rafa, o Felipinho e o Papa Massa, o Felipe voltou a ter aquele brilho em seus olhos, e olha que nos treinos de sexta o Felipe colocou 0,005 segundos em cima do Grojean, seu novo companheiro, tá com a faca nos dentes Felipe Massa…

ms
ms
10 anos atrás

Sejamos justos com Grosjean…… nestes ultimos tempos na F1 não é qualquer piloto (não sendo retardatário….) que pode se dar ao luxo de olhar para seu espelho retrovisor e dar de cara com a RBR de Sebastian Vettel …aliás acho que Grosjean deve ter ficado tão lisonjeado com a situação que resolveu até dar uma aliviada pra ultrapassagem de Vettel se compararmos com a pedreira que Webber teve que escalar para também ultrapassá-lo….

ms
ms
Reply to  ms
10 anos atrás

tenho outra hipótese pra explicar pq Grosjean não criou maiores obstáculos pra ultrapassagem de Vettel……o cara se borrou nas calças quando viu a bico da RBR do tetracampeão no rabo de sua Lotus….. em verdade fez algo muito comum, diria até banal, existente no reino animal (não devemos esquecer que tb pertencemos a este reino ….) basta observar quando um cachorro ou qualquer outro animal se depara com outro bem maior e mais forte…..invariavelmente coloca o famoso rabo entre as pernas, não dá combate e sai de fininho… foi exatamente o que Grosjean fez…..

Kiko
Kiko
10 anos atrás

Kimi não tá andando nada, tá levando peia até do GrossoJean, vai pagar um mico pior do que o Massa na Ferrari. Essa Lotus é bem melhor do que parece, qualquer piloto mais qualificado estaria lá na ponta, disputando diretamente com o Vettel. Bom, na verdade até o GrossoJean está disputando com a Red Bull….

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  Kiko
10 anos atrás

Deixa de ser secador, ou vc acha que a Lotus esta dando as mesmas condições para o Kimi depois que ele assinou com a Ferrari.

kiko
kiko
Reply to  luiz carlos barbosa
10 anos atrás

E você acredita piamente que a Lotus iria prejudicar o desempenho de um dos seus pilotos, perdendo pontos no campeonato de construtores e desperdiçando chances de conseguir bons contratos?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  kiko
10 anos atrás

Brasileiro adora uma teoria da conspiração.

Robertom
Robertom
Reply to  luiz carlos barbosa
10 anos atrás

Ele está com as costas fu…..

Juliana Amaral
Juliana Amaral
Reply to  Kiko
10 anos atrás

Engraçado o comportamento da equipe Lotus..está fazendo o mesmo que a Ferrari fez em 2009. desqualificando o Raikkonen.

A corrida do Japão so veio ratificar a superioridade dos 3 primeiros colocados no campeonato de pilotos.

E que venha logo 2014.

João Ferreira
João Ferreira
10 anos atrás

Foi mesmo, mas tomara que as estratégias de 2 ou 3 pits fiquem ainda mais equilibradas, possibilitando corridas legais e que os pilotos tenham que escolher estas variações para além das ultrapassagens, tenhamos corridas mais inteligentes e com uma variação maior de vencedores.

gera
gera
10 anos atrás

Ficar acordado de madrugada pra ver o Massa fazer cagada, não tem preço…
Desisto.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  gera
10 anos atrás

“Traída” jogando a toalha.

Dú
10 anos atrás

Fiquemos atentos as declarações do Eddie Jordan e sua peruca. Tem sido o porta voz não oficial da boataria que vira realidade. Massa vai ter de arrumar um belo patrocinador, pois a disputa está boa.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

TA NA HORA DE REFORMAR SUZUKA. IGUAL A INTERLAGOS , E ARRUMAREM UMPONTO DE UTRAPASSAGEM DECENTE.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

Vai ver você não viu nenhuma corrida por lá, e não sabe que existe o fim da reta, a chicane antes da reta, a curva 130R….

Um circuito com mais pontos de ultrapassagem do que isso só os ovais, que não passam de 4.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Alonso se tornou o maior pontuador de todos os tempos:
http://www.f1technical.net/news/18856

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Em breve também o maior Vice de todos os tempos.

Christian
Christian
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

É, em breve vai se tornar o maior VICE da F1 de todos os tempos e acho que em todos os esportes a motor ! Em tempo; Chuuuuuuuupa Alonso !

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  Christian
10 anos atrás

Grande vantagem isso, vc esqueceu que pontuação mudou de 9 para 25 pontos por vitoria….menos companheiro. kkkkkkk

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  luiz carlos barbosa
10 anos atrás

È, não não li o link, o próprio Alonso disse isso. Só serve pra quem adora números como o Marcelo e cia.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O FG e o Pinto tbm, kkk

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Christian
10 anos atrás

Por enquanto o Alonso está empatado com Fangio, Senna, Schumacher, Barrichello, Raikkonen, Damon Hill, Jack Ickx, Emerson Fittipaldi, em número de vice. Esse ano ele empata com Mansell e Graham Hill. O Hill pai foram três seguidos. Depois ele ainda terá que passar por Prost, que tem quatro vice, e pelo maior de todos, Stirling Moss, que tem quatro seguidos.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Leonardo Costa
10 anos atrás

Até 2015 ele bate todos esses récordes…

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

É só ele manter o ritmo. E o Vettel também.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Recorde amargo, “alonsita”. O Alonso WHO vai continuar bi, no mínimo, por mais um ano.
E tem mais: cedo ou tarde (mais cedo do que tarde), o Herdeiro vai tomar esse recorde com todas as honras.

PedroL
PedroL
10 anos atrás

Interessante os comentários a cerca do Felipe Massa, se ele cumpre as ordens da equipe descem a lenha, se ele não as cumpre, idem.
Massa fez uma boa corrida, largou pela 6ª vez no ano à frente de Alonso, agora está 9 a 6 a favor do espanhol, andou 20 voltas sem ser incomodado pelo mesmo, quando pegaram trafego fatalmente perdeu a posição, poderia ter brigado, porém manteve a linha e deixou Alonso passar sem dificuldades.
Mesmo assim, andou próximo do espanhol até o drive-through que acabou com sua corrida.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  PedroL
10 anos atrás

Como tem Pai checo cego !!!!!!!!!!!!!!!!, tadin dele ! Ainda acredita em cegonha e papai Noel .

Jr.
Jr.
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

Pai checo coisa nenhuma, vá devagar com o andor!
Lamentavelmente ele cometeu um erro que nunca fez, quem nunca os cometeu?

Roberto
Roberto
10 anos atrás

Só tenho duas observações.
A estratégia da Red Bull era muito clara, colocar Vettel na ponta e Webber em segundo. Webber declarou que a estratégia dele foi mudada pela equipe no momento após a primeira parada, quando perceberam que Seb nao ganhou terreno, porém Vettel seguiu sempre com a mesma estratégia desde o começo da corrida. Quer dizer, a variante na estratégia do Webber foi para dar passo a Vettel uma vez que ele nao conseguiu ganha a posição na largada.
Massa nao ofereceu combate a Alonso durante a ultrapassagem, como todos fazem, tentar proteger a trajetória futura interior. Quer dizer ele nao abriu, mas também nao ofereceu resistência e se alguém puder rever a ultrapassagem, ele já vem olhando pelo espelho para acompanhar por onde Alonso vai passar. Se ele quisesse fechar o caminho, deixando o lado contrario, podia ter feito perfeitamente. E do jeito que ele vinha na curva antes da reta, ainda cabia a famosa segunda freiada no meio da curva, para desestabilizar o que vem atras e evitar que já entre grudado no começo da reta.

Danielle
Danielle
Reply to  Roberto
10 anos atrás

Abrindo ou não levou pau, como sempre. Massa devia ficar de bico calado até arrumar um lugar pra correr no próximo ano. Fica dando ideia e esperanças vãs a seus torcedores.

Cacá Camargo
Cacá Camargo
10 anos atrás

Rubinho não esta mais nas transmissões???

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Cacá Camargo
10 anos atrás

Chamaram ele.Mais o despertador dele não tocou.Fez falta, principalmente qndo ele vai pro grid e pergunta pro Button “Hei Jenson, Hello to Brasil, ok”

Livan Pereira
Livan Pereira
10 anos atrás

Pra mim o Massa tá parecendo menino mimado fazendo isso.

E nem sou um grande entendedor das regras de “etiqueta” da F1, mas acho que essa “demonstração de coragem” dele pode pesar contra, ainda mais pra um cara que está desempregado e procurando uma nova equipe para 2014

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

“Que burro, dá zero pra ele!’

Se Massa tivesse tido essa atitude de “ignorar” uma ordem de equipe num momento que tanto fazia p/ a equipe quem venceria (o episódio do “Felipe, Fernando is faster than you!”), a imagem dele com a imprensa e outros pilotos e equipes seria diferente, mais respeitada.

Fazer agora, com a RBR já com a mão na taça de pilotos e equipes, só vai deixar a imagem de insubordinado. Fez “vingancinha” e mesmo assim foi ultrapassado.

Se tivesse respondido ao “Felipe, Fernando is faster than you!” com um “Que ele venha e me ultrapasse como um piloto!” todo mundo, inclusive a Ferrari, o levaria mais á sério.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Concordo. Mesmo que ele tivesse sido ultrapassado facilmente logo depois.

Jr.
Jr.
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Agora é a mesma coisa, tanto faz, pois o Vettel venceu do mesmo jeito. Ou você acha que o Alonso ainda tem alguma chance?

Fernando
Fernando
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

qdo cara não é mais do agrado, independente do q ele fizer ele estará errado. Se tivesse deixado passar estariam metendo o pau do mesmo jeito.

AGS
AGS
10 anos atrás

Slow food, slow massa……..

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Vettel mostrou pq será tetra. Qdo precisou acelerar e ser agressivo, foi !
Canguru desolado vai tarde, não da p torcer p cara. Com pneus mais novos teve muito mais dificuldade de ultrapassar grosjean do q vettel. Se não tivesse ajuda dos retardatarios, estaria atras até agora.
Torço p massa pq sou brasileiro. Entretanto ta dificil, nem um minimo de esperança o cara oferece.
Acho q a sauber é um bom lugar p brasileiro. Pelo menos os suiços trabalham bem. Qto a lotus, será q Raikonnen fez bom negocio?

Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

O Vettel não perde mais nem para ele mesmo! Para o Alonso só resta agora ser o maior pontuador da história da F1 com essa zona de pontuação gigante! Talvez sobre uma vaga para o Massa na Williams em 2014 depois dessas corridas medíocres? E provável que a Red Bull de uma vitória ao Webber depois da conquista do Tretacampeonato do Vettel, mas isso é só uma Hipótese!

celso
celso
10 anos atrás

Flavio,

“Players”? pff…
Bom texto, apesar disso.

Abraço!

Rafael Fuentes
Rafael Fuentes
10 anos atrás

O Eddie Jordan já falou Hülkenberg na Force India, Massa na Lotus…. parece q ele é bom de palpite.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

As “traídas” reclamam quando chamamos Massa de escudeiro, mas, olhando melhor, não deixam de ter razão: Felipe raramente consegue chegar LOGO ATRÁS do espanhol.

Jr.
Jr.
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Hamilton já tem um adversário na disputa do título… de piloto pole-dance: Webber.
A sorte do playboyzinho é o canguru estar de saída.

eduardo
eduardo
10 anos atrás

Quando o Haikkonem assinou com a Ferrari esperava o Grojean como numero um da Lotus mas estou surpreendido pela diferença,no Japão foi uma luneta e só não foi nas duas corridas anteriores por circunstancias de corrida de o Haikkonem soube aproveitar,o Grojean é melhor no inicio de corrida e o Haikkonem no fim mas o Grojean mais maduro tem talento para encarar os melhores e merece sua primeira vitoria

Carlone Papa
Carlone Papa
10 anos atrás

O que é isso Massa? Tá louco? Pirou de vez, só pode ser.
Nem pra gari da F1 vai servir..
Quanta estupidez, neste momento da vida.
Eu, que quase chorei com ele em 2008, (estava lá fotografando) sempre achei ele raçudo pacas, até nas derrotas, me surpreendo com esse “gran finale” de carreira melancólico.
Se tiver de sair, saia de cabeça erguida, não assim.
Triste de ver…

Ronaldo Santos
Ronaldo Santos
10 anos atrás

Esse Felipe Massa é um verdadeiro FANFARRÃO, até parece que o fato dele ignorar a ordem da Ferrari interferiu em alguma coisa, Alonso passou aonde e como bem quis, resultado Alonso em quarto e Felipa Passa em décimo.

Marcio Vieira
10 anos atrás

Massa, vá para o DTM e seja feliz.

guilherme
guilherme
10 anos atrás

O Martin Brundle jurou de pé junto que o Hulk já assinou contrato, mas que não podia revelar com quem porque a informação foi confidenciada em segredo (existe confidência pública?). No final da transmissão da Sky F1, em conversa com a Monisha, deixou escapar que o tal contrato era com outra equipe, ao que ela reagiu com um sorriso amarelo.

O Hulk, por sua vez, qdo perguntado se já tinha definido o futuro, virou os olhos, tomou fôlego e disse que, sabe como é?, ainda não tem nada certo, mas nas próximas semanas deve resolver tudo, coisa e tal.

Pra quem está acostumado com o ritmo da boataria no paddock, o gigante Hulk certamente já fechou com a Lotus. O Eric Boulier, quando também perguntado sobre seus pilotos pra 2014, fica todo evasivo e medindo as palavras.

Enquanto isso, o Massa passou a ser menos otimista nas declarações, com menos brilho nos olhos. Acho que estava certo de que seria disputado a tapa e que a vaga na Lotus era garantida, agora vai ter que se contentar com a chepa da Sauber ou quem sabe Force India. Há quem fale da Williams, que vai estar com motor Mercedes e corpo técnico novo e tem (a enésima) chance de renascer, mas o Bottas é queridinho — apesar de não ter mostrado muito serviço — e o Pastor tem a grana preta do petróleo bolivariano. A não ser que o poço venezuelano seque ou que se encham de suas constantes trapalhadas, não creio que será dispensado. E parece que há um contrato com a estatal que inspira quem tenta falir a Petrobras por mais alguns anos, o que lhes daria o direito de simplesmente colocar outro discípulo do socialismo cucaracho no cockpit.

Na McLaren, o Perez parece cada vez mais ameaçado depois da temporada decepcionante e arroubos de bravura desmedida, cheia de rodadas solitárias e trombadas em conjunto. O Martin Witmarsh não fica nem um pouco empolgado quando perguntado sobre o mexicano e eu acho mesmo que a tortilha dele está assando. Seria uma possibilidade pra Massa, que teria experiência para desenvolver o novo carro com Button? Ou teriam os ingleses resolvido apostar em outro jovem talento e investido no Hülkenberg?

Sanzio
Sanzio
Reply to  guilherme
10 anos atrás

Pelo tom absoluto que Witmarsh usou para negar Hulkemberg, alegando que ele é alto e pesado demais para o carro do ano que vem, acho que foi com a McLaren mesmo que ele assinou. Tomara que sim, não boto fé que a Lotus vá fazer um carro no mínimo igual ano que vem.

PedroL
PedroL
Reply to  guilherme
10 anos atrás

É amigo, Eddie Jordan acabou de cravar Hulk na Force India em 2014, e esse não costuma errar, partiu dele o acerto entre Ferrari e Kimi mais recentemente.
Como 2014 é um incógnita, o que é legal pra caramba, talvez hoje a opção seja péssima, mas olhando para os motores, não há de se negar que os alemães são fera, minhas apostas são para as equipes com propulsores Mercedes.

Matteoni
Matteoni
Reply to  guilherme
10 anos atrás

Assinou com a Force Índia.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  guilherme
10 anos atrás

Ele assinoiu com a Foce India, e uma provavel vaga para Massa na Lotus.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  luiz carlos barbosa
10 anos atrás

assinou*

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  luiz carlos barbosa
10 anos atrás

Force India* desculpe meu teclado esta uma bosta.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Sejamos justos. Não dá pra competir coma rbr, mesmo errando na largada, travando os dianteiros como um louco, colocando o carro na grama, Vettel ganhou. Fizeram um-dois do jeito que quiseram, lógico favorecendo o bebê chorão de happenheim. E vamos falar logo, sacanearam o Webber. E não precisa ser muito inteligente pra perceber que Alonso leva o time nas costas, Lotus e Mercedes tem carros melhores, o segundo lugar no mundial de construtores é graças ao espanhol, veja que até a Sauber vem conseguindo evoluir desde a Hungria e a Ferrari parece estagnada, parecido com o que vem sofrendo a Force India, mas mesmo assim sobressaindo o talento do espanhol com um carro limitado. Massa até que vem tentando oferecer resistência mas errar limitador nos boxes é foda, foi a primeira vez, mas não é hora de errar… A corrida foi boa, Suzuka geralmente tem corridas ruins, mas essa foi legal.
Bela corrida do Grosjean, vem se consolidando na frente do Kimi e dessa vez não teve ordem de equipe. GutGut com um bom carro também foi bem… Onde estão os trolls de plantão, que suzuka isso, Alonso aquilo… Puff!!

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Aonde está o Slowson?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Cara esses tipos de comentários são desnecessários, não agregam nada, além de ser infantil.
Entrevista com Webber, que não esperava parar tão cedo no segundo stint:
http://youtu.be/6fCPiW37B1c
Não havia degradação:
http://i.imgur.com/X1kDKU5.jpg

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

E quem falou em Webber?

Christian
Christian
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Alonso Who ?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Christian
10 anos atrás

Seu primo, leãozinho?

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Não.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Já te ensinei quem é Alonso, explica aí pra ele.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Eu explico: é o bicampeão mais completo da história da categoria.

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez, pode brigar, mas observe a concordância verbal.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
10 anos atrás

O ser infantil é da atitude infantil e não dos comentários serem infantis, mas ficou esquisito mesmo tio Oi? Continue contribuindo com o bom português, rs!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

O Choronso, nessa altura do campeonato (onde?), deve estar fazendo contas para garantir mais um vice. Todo cuidado é pouco. Raikkonen costuma dar uma “arrancada” em finais de temporada.

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Como disse o Lito Cavalcanti, o Newey está desde 2006 na Red Bull, e a RBR só começo a ganhar corridas qndo o Vettel foi pra equipe em 2009.O cara venceu a primeira vez de STR em Monza com chuva. E essa prova Suzuka,e o GP Brasil do ano passado deixou claro que ele tem braço e sabe pilotar em qualquer circunstancia idependente do carro que tem.Hoje ele tem uma media de vitorias de 3,31 contra 3,38 de Michael Shumacher que tem o maior numero de vitorias, maaaaaaaaaasssssss…não sou advogado do cara pra dizer que ele é melhor que ninguem e tambem não sou promotor pra dizer que Alonso ou qualquer outro é pior, não ganho dinheiro por isso e muito menos vou ficar rico.Os numeros estão aí e falam por si só, se quiserem substimar dizerem que é por causa disso ou daquilo fazer o que? opinião é igual nariz, cada um tem o seu( pra não falar outra coisa), não vou fazer ninguem mudar de opinião e nem quero tbm..Cada um fique feliz com aquele que mais adimira, certo??Assim como uma boa musica adimiro uma boa pilotagem independente de quem seja.e alguns pilotos de hoje são mto bons.
Comercial do Fernando Alosno: “My name is Fernado Alonso, It’s so well that I won, that do not even remember” depois vem o som do AC/DC “T-N-T”
CONTINUO MINHA CAMPANHA : OOOOHOOOOOOOOOOO OHOOOOOOOOOOO OHOHOOOOOOOOOOOOO EU ACREDITO!!!!!!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  João Evangelista
10 anos atrás

Isso aí amigo, acredite nesse produto que é a RBR e Vettel, eu continuo apoiando a Ferrari e Fernando Alonso, fabricante de carros e piloto de verdade.. Enquanto isso compre umas latinhas de energético e financie o maior orçamento da f1, segundo o próprio Lito. Acrescente o orçamento com a toro rosso e eles não fazem mais que a obrigação, o dia que Newey sair ou eles começarem a perder, sairão da f1 mais rápido do que entraram..

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Bela pilotagem do Vettel ontem, 4 flat spots e duas saídas de pista, se fosse uma Mclaren o pneu tinha explodido… Que bom que você gostou, típico dos tapados fãs do Vettel, eu prefiro ver o Grosjean sair de quarto pra primeiro que um monte de erros e uma estratégia duvidosa pra ganhar posição em cima do Webber.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O amor é lindo.

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

OLHA O CORAÇÃAAAAAAAAO AMIGO..rapaz to com receio que vc qualquer dia tenha um ataque cardiaco tamanha acidez quando se fala do Vettel ser melhor.Vamos fazer o seguinte,vamos continuar nossa torcida pela virada do Alonso..EU ACREDITOOOOOOO..
Ah, eu nao vou comprar latinhas de Red Bull e sim de TNT, por causa do comercial do Alonso “I’m Fernado Alosno. won 30 times in the formula 1.Mas already so long that they do not even remember” Musica do AC/DC :T-N-T.
“Don Fernando Alosno das Asturias, o maior pontuador de todos os tempos amigo!!!!!!!!!”

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  João Evangelista
10 anos atrás

Não vou ajudar a finaciar a Red Bull, a latinha ta mto caro aqui na esquina, 8 conto.Não cabe no meu orçamento.Vou ajudar a financiar a Ferrari pq faz um tempinho que eles não ganham um titulo.Qnto custa uma Ferrari?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  João Evangelista
10 anos atrás

Tente um uno.

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Seguindo sua sugestão tentei tbm…mais ta mais caro que as latinhas, ta loko.MAS FAREI O IMPOSSIVEL PELO MEJOR PILOTO DE TODOS LOS TIEMPOS:DON FERNANDO ALONSO.VAMOS LÁ: OHOHOOOOOOOOOOO OHOOOOOOOO HOOOOOOOO EU…

Christian
Christian
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Essa sua defesa ferrenha do Alonso, na minha terra tem outro nome; Paixão !

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Christian
10 anos atrás

Argumento farto, diferente de você que teve que apelar.

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Christian
10 anos atrás

O cara assisti os videos do Alonso Highlights in the F1 ao som de Toni Braxton

Costa
Costa
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Está em segundo no campeonato.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Costa
10 anos atrás

Isso de ser vice é dele e ninguém tasca.

Eric Musashi
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

A Red Bull fez de tudo para dar a vitória para o Webber, isso, sim, e ainda por cima viria com uma ultrapassagem no Vettel para ele poder lavar a alma, já que foi colocado na pista a 4,2seg de Vettel com pneus médios, 1 segundo mais rápido por volta (e também carro mais leve).

Só que não… Faltou braço e ficou preso atrás de Grosjean vendo Vettel escapar.

Carlos
Carlos
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

bebê chorão que vai ficar pra histório como um dos maiores (senão o maior, pois deve passar o Schummy) já o Choronso…
adminite Allez, teu piloto nunca conseguiu erguer uma equipe e só ganhou com carro voador…no mais, só falcatruas e favorecimentos dentro da equipe..

Genesco Junior
Genesco Junior
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Assino com entusiasmo tudo que o que você falou camarada!

joel
joel
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez, admiro muito os seus comentários. Parece de alguém que acompanha a F1 há muito tempo. Com todo o respeito, não entendi o motivo de chamar o Vettel de bebê chorão. Para mim, é o melhor piloto da atualidade, fazendo corridas memoráreis ( Abu Dhabi, Austin e Brasil ano passado ). É favorecido pela eaquipe? Com certeza! Ou você apostaria no Webber? Sua carreira tem sido irrepreensível. Tá bom, vamos lembrar da ultrapasssagem sobre Webber desobedecendo ordens da equipe. Mas o mesmo não fizeram outros pilotos? Pirroni em cima do Gilles? Parodiando um pouco Bernie Eclestone: “nunca fui santo”. Assim são os pilotos atualmente. Abraços e comente sempre.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  joel
10 anos atrás

Por causa deste episódio:
http://www.telegraph.co.uk/sport/motorsport/formulaone/9173738/Red-Bulls-world-champion-driver-Sebastian-Vettel-is-a-crybaby-says-HRT-driver-Narain-Karthikeyan.html
Vettel saiu chamando o Narain de idiota e todo mundo viu que tinha sido culpa do próprio Vettel.

joel
joel
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez, admiro muito os seus comentários. Parece de alguém que acompanha a F1 há muito tempo. Com todo o respeito, não entendi o motivo de chamar o Vettel de bebê chorão. Para mim, é o melhor piloto da atualidade, fazendo corridas memoráreis ( Abu Dhabi, Austin e Brasil ano passado ). É favorecido pela equipe? Com certeza! Ou você apostaria no Webber? Sua carreira tem sido irrepreensível. Tá bom, vamos lembrar da ultrapassagem sobre Webber desobedecendo ordens da equipe. Mas o mesmo não fizeram outros pilotos? Pirroni em cima do Gilles? Parodiando um pouco Bernie Eclestone: “nunca fui santo”. Assim são os pilotos atualmente. Abraços e comente sempre.

o pensador
o pensador
10 anos atrás

Interessante se o Vettel tivesse feito três paradas ganhasse o Webber fizesse duas e ficasse do mesmo jeito em segundo, estariam reclamando do mesmo jeito… o problema não é somente a estratégia em si, mas como o piloto cumpre o que precisa, Vettel voltou em terceiro e precisava de ultrapassar o Grosjean, foi o que fez partiu para cima do cara (como diz o Galvão Bueno) “com a faca nos dentes” e passou simples assim, já o Webber tentou umas cinco vezes para conseguir passar, então o que importa é o braço e vontade do piloto, o resto é resto… o tetra já esta garantido, agora é tentar o penta em 2014 e já dar um jeito de dar um chute no Alonso da Ferrari e assumir a sua posição na Ferrari e começar a era Vettel x Ferrari, mais cinco títulos… parabéns Vettel aprendeu direitinho com o seu mestre Schumacher…

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  o pensador
10 anos atrás

Vc disse tudo em poucos linhas meu caro. Vettel foi lá passou o francês da Lotus e fez o que tinha que fazer, não perdeu tempo, se não poderia perder a corrida, já Webber ficou preso atrás daquela Lotus já sem pneus e jogou sua corrida fora, essa é a grande diferença e a resposta para àqueles que dizem que Vettel só vence se largar na pole. Insistem em em depreciar o alemão. E agora irão falar o quê?

Eric Musashi
Reply to  o pensador
10 anos atrás

Fato. Se Vettel fosse para 3 paradas, andaria mais rápido na pista, voltaria atrás de Grosjean do mesmo jeito e teria que passá-lo.

wagner
wagner
Reply to  o pensador
10 anos atrás

Vettel passou Grosjean em duas voltas (usando pneu duro). Quando o canguru chegou nele, usando pneu médio novo, o pneu do Grosja já estava mais gasto ainda, o que teoricamente tornaria a ultrapassagem muito mais fácil do que foi para o Vettel. No entanto o Canguru levou mais de 5 voltas pra ultrapassá-lo. Por isso, uns são gênios outros são médios. Por essas e outras que Vettel vence e conquistará de forma merecida o Tetra. Como vc disse o pupilo aprendeu direitinho com o grande Mestre.

Walter Barbosa
Walter Barbosa
Reply to  o pensador
10 anos atrás

Vettel ir para a Ferrari sem o Newey.. Só se for trouxa. Aquilo lá é um balaio de gatos com trocentos cães dentro. Não vejo em Domenicali a competência para ser gestor de um time campeão. Alonso está doido para sair porque já percebeu que dali não vai sair nada melhor do que ele dispõe atualmente. Acho que o fato de Montezemolo haver contratado Kimi foi a gota d’água para o espanhol.

Allan
Allan
Reply to  o pensador
10 anos atrás

Exato. Absurdo entrarem nessa de “sacanearam o canguru”. Se tivesse passado o grojã na primeira, como o vettel fez, teria condições de passar o alemão.

Genesco Junior
Genesco Junior
Reply to  o pensador
10 anos atrás

Amigão, o Vettel de fato é um ótimo piloto, mas vai com calma, vai… Você realmente acredita que se ele fosse hoje pra Ferrari, ia ganhar tudo? O problema não é piloto, pois isso é a única coisa que a Ferrari tem. O segredo tá no staff técnico. Não me refiro somente ao Newey, mas também ao Horner, e, queira sim queira não, o Webber faz mais pela equipe do que o Massa. A Ferrari hoje, é só nome, história e Alonso. Enquanto tiver Domenicalli no comando, não vai faturar nada.

o pensador
o pensador
Reply to  Genesco Junior
10 anos atrás

Meu caro Genesco, Schumacher pegou a Ferrari sem ganhar campeonato vinte e um anos, quando foi para lá, claro só levou gente de confiança que já estava na Benetton, tirando o Toddy que veio do Raly… mas conseguiu montar um “dream team”, Vettel aprendeu com o mestre, venceu com uma Toro Rosso que nada mais é uma MInardi, depois disto nunca mais ela venceu… e depois de ganhar cinco títulos pela mesma equipe, o piloto com o brio do Vettel, pode ter certeza que vai em busca de desafios, e tenho certeza que leva o staff técnico todo da Red Bull, e se Adrian/Cristian for pode ter certeza que será a era Vettel x Ferrari… concordo plenamente que Domenicalli não tem gabarito suficiente para comandar a Ferrari, mas torço sim para 2015 Vettel x Ferrari….

valter
valter
10 anos atrás

A tática de Webber funcionaria se não houvesse um tal de Grojean para ultrapassar. Alonso que o diga….

Alexandre
Alexandre
Reply to  valter
10 anos atrás

Gosto do Alonso, más o maior trauma dele é o Petrov kkkkkkkkkkkk

alan
alan
10 anos atrás

Acho que o campeonato acaba assim, alonso em segundo com a o RAIkonen encostado, MARK WEB deve ser o quarto, amilton o quinto, Nika Rosaber em sexta, setimo sera o Romeu gros., oitavo filipeta, nono Butao e decimo o INCRIVEL HULCK !!!! e sao esses mesmo os dez mejores deste ano…… PArabens hoje ao Gutierres, marcou seus primeiros pontos, acho que este Mexicano vai superar o compatriota Perez………

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Massa patético! Nao tem uma corrida que ele nao erra algo. E ainda temos que ver todo mundo passando ele. Péssimo.
Me lembrou a piada do português que foi para uma suruba acreditando que ia se esbaldar, depois te tantas horas ele liga para a mulher dele e relata seu desempenho na empreitada: olha amore até agora já chupei dois paus mas ainda nao comi ninguém!
Parece nosso Massa!

José Geraldo Fonseca
José Geraldo Fonseca
10 anos atrás

Ainda existe algum recorde na fórmula 1 que Vettel não possa bater??? Cara, com todo respeito por Fangio, Clark, Stewart, Senna, Schumacher e outros grandes nomes, mas Vettel pelo jeito vai se sagrar o maior piloto da história da fórmula 1!

Walter Barbosa
Walter Barbosa
Reply to  José Geraldo Fonseca
10 anos atrás

Existe um que ele sequer vai querer igualar: O de Jochen Rindt em 1970… he, he, he.

José Geraldo Fonseca
José Geraldo Fonseca
Reply to  Walter Barbosa
10 anos atrás

Bem lembrado, o único campeão post-mortem!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  José Geraldo Fonseca
10 anos atrás

Isso aí. E outra vamos rever os campeões de 2005 pra cá. Alonso teve o melhor carro por dois anos, Hamilton por um ano, Kimi por um ano, Button também por um ano e Vettel nos últimos quatro. Só não vê quem não quer.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

E qual é o demérito nisso?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Gênio a gente vê quando está por baixo, Kimi, Alonso e Hamilton já provaram que ganham com qualquer carro em qualquer equipe. Vettel só ganhou com carro do Newey, que fez os melhores carros nos últimos quatro anos. Vettel é rápido, constante e erra pouco, mas tem pilotos melhores.

ALEX B.
ALEX B.
10 anos atrás

O Webber “Vettelzou” ( ou REdBULLZOU) de vez! Porque não temos F1 em TV fechada? Tá dose aturar….

OBSERVADOR
OBSERVADOR
Reply to  ALEX B.
10 anos atrás

Ah se fosse um brasileiro no lugar do Tião Alemão !!! Que maravilha viver !!! Os patriotas de plantão seriam difíceis de aturar !!!
Iiiii, eu estava sonhando !!!! Kkkkkkkkkkkkkkkk

Costa
Costa
Reply to  ALEX B.
10 anos atrás

Porque a Globo vendeu 6 cotas de patrocínio a 62 milhões cada.

Czar
Czar
10 anos atrás

Quando acho que Massa já fez sua pior corrida na carreira, o brasileirinho vai lá e se supera.

Qual equipe vai querer um piloto que não ultrapassa ninguém?

Alguém precisa arrancar aqueles adesivos “não corra papai” e “mantenha distância” do painel da segunda Ferrari.

Caso contrário é melhor colocar um mané qualquer para as últimas provas. É muita humilhação para o automobilismo brasileiro e para a própria Ferrari.

Marcos Tourinho
Marcos Tourinho
10 anos atrás

Que saco esta temporada. Méritos totais de RB, AN e SV, é claro. Mas o ano já acabou faz tempo para a F1.

Resta agora apenas torcer para que a Ferrari 2014 seja tão boa quanto à 2013!

alan
alan
10 anos atrás

Notou FG: somente motores Reanuto no podio???? CLARO QUE NOTOU!!!! A F1 PODERIA SE CHAMAR F-REANULT, GRACAS AOS RBR-LOTTUS…..e a incompetencia ferrarista/mercedonica…………..
Mas foi uma corrida legal, que gerou ( e confirmou varias) espectativas . web mais uma vez largou mal, vettel parece que deu uma cochilada e levou um chega pra la do amilton(e o azar ficou todo com o amiltom…..) Romeu gros foi o cara da largada!!!!! soube se defender sem fazer besteira, administrou o carro,e so nao ganhou porque a RBR fez diferenca, faltou carro… dirigiu como Piloto com P Maiusculo!!!!! Rosaberg azarado como sempre……… filipeta massaneta fez que ia fazer uma corrida boa e no fim se ferrou (mas mesmo sem drivetru seria um provavel setimo, pra quem largou em quinto….) e agora filipeta ta bravejando que nao deixou alonso passar ( e o alonso passou mesmo asssim, entao ele perdeu foi no braco????)????? depois de todos esses anos de serviliencia???????? fica mais feio ainda!!!!! alias, estrategia A significa A de Alonso, mas estrategia B e de alonso , C = alonso…. Z=alonso, ou seja todas estrategia sao para o alonso…….. mas na verdade o alonso so passou o Incrivel Hulck ( devido ao carrro melhor somente) porque rosaberg e amilton foi de graca, e o massa obviamente nao prescisamos dizer nada…….O Incrivel Hulck dez excelente corrida again, so nao fez mais porque faltou-lhe carro!!!!! RAIkonen teve uma corrida apagada, classificou mal, largou mal e nao pode fazer nenhum milagre…… e o resto foi o restp……. Vettel em perfeita sintonia com o carro e equipe, e vice versa, venceu mais uma e nao deu esmolas pros miseraveis…….., veja bem, na India, MW vai tentar a decima vitoria na carreira…… e Vettel a decima…. NESTE ANO……. depois dizem que piloto nao faz diferenca……. Bem, as contas sao desnecessarias, mas em todos os caos= se alonso for o primeiro, Vettel precisaria de um quinto, se o alonso for o segundo, o SEB podera ser o oitavo, mas se o olonso for de terceironem diante VET nao precisara de nada!!!!!! BYE BYE , try again next year!!!!!!

William Peña
William Peña
10 anos atrás

O Webber é que não teve a capacidade de ultrapassar logo, pois se o fizesse, teria até condições de dusputar a vitória com Vetel.

RICARDO SIMONE
RICARDO SIMONE
10 anos atrás

PRIMEIRAMENTE, QUEM NASCE WEBBER NUNCA SERÁ VETTEL!!!

DUAS COISAS QUE SE COMPROVARAM HOJE.

GROSJEAN CORRIDA SOBERBA, PRATICAMENTE ASSINOU A RENOVAÇÃO NA LOTUS.

HULKERBERG NOVAMENTE CHEGA NA FRENTE DO MASSA E MOSTROU QUE TEM TOTAL CONDIÇÕES DE ASSUMIR O OUTRO COCKPIT DA LOTUS.

JÁ O MASSA BEM QUE PODERIA TER A DIGNIDADE QUE O WEBBER TEVE E SAIR DA CATEGORIA PELA PORTA DA FRENTE.

Já que está de saída mesmo da Ferrari, bem que a equipe de Maramello poderia colocar o Kobayashi para correr o restante da temporada. ELEs já fizeram isso com o Kimi que tinha sido campeão, por que não com o Massa, que até hoje não disse para que veio a Fórmula 1???

Por favor não me venham falar de “quase” título em 2008, pois esse quase foi mais invenção do Gavião Bueno e também pela quantidade de punição ao Hamilton, inclusive lhe foi tirada uma vitória, do que por méritos próprios.

Léo
Léo
Reply to  RICARDO SIMONE
10 anos atrás

Penso igual a você em relação ao último parágrafo, sobre Hamilton. Considero o Massa um bom piloto e nada mais. Já cansei de ouvir que foi a Ferrari que tirou o título do Massa em 2008, mas se essas pessoas não comentam que nas 2 primeiras corridas, Austrália e Malásia, ele não pontuou porque errou (Ele e seu pai já deram entrevista em que ele assumiu que foi o culpado) e ainda teve o GP do Japão em que o Sébastien Bourdais foi punido sem razão e o Massa ganhou uma posição.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
10 anos atrás

Olá Flavio.
Na boa, só não entendo a opinião de essa corrida modorrenta, sem pontos de ultrapassagem com uma pista que mal cabe um kart, cercada de carpet ao lado das zebras, sem área de escape. Ser uma corrida empolgante ( bebi um dúzia de xícaras de café pra não dormir) e a corrida da Coreia ser uma droga. Tirando a torcida, que tem décadas de tradição em corridas. Os japas bem que poderiam, com a grana sobrando que tem, construir uma pista decente ou arrumar aquilo lá. Putz que pistinha sem graça!!!

tevez
tevez
10 anos atrás

Concordo…Massa desobedeceu demasiado tarde…E do jeito que andou hoje acho que tem que pagar muito pra sentar num F1 em 2014

Francês
Francês
10 anos atrás

HULKENBERG É O CARA.
Ferrari contratou o Raikonnen por grana, pois o correto seria terem contratado o Hulkenberg, uns dos melhores da atualidade senão o melhor.
E finalmente soubemos porque Vettel não fez a pole, o acerto do carro era para 2 paradas.
Anormal mesmo foi ALONSO tendo dificuldades com Hulkenberg.
E a RBR car é tão bom, que Webber poderia ter feito 2 também.

Eric Musashi
Reply to  Francês
10 anos atrás

Vettel não fez a pole porque o kers falhou.

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Massa vai acabar como escudeiro do Grojã.

Deni Williams
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Equipe francesa, piloto francês, motor francês….
é….. danou-se.

Paul
Paul
10 anos atrás

Quanto ao Rosberg, pode-se ver claramente que ele saiu antes de a luz ficar verde… Erro dele…
Massa disse que ignorou ordens… Deveria virar herói nacional? Claro que não, piloto ruim e que não respeita equipe. Deve cumprir ordens… Depois não sabe pq foi chutado… Mesmo não cumprindo as tais ordens vimos o que ele fez: o de sempre, ou seja, nada.
Webber mostrou pq não vai fazer falta à F1. Webber, Massa, Perez… Nenhum faz falta… Muito pelo contrário, ocupam vagas que poderiam ser ocupadas por pilotos de verdade.
E se alguém ainda contesta que o Vettel é um piloto de primeiro nível na história da F1 que vá acompanhar tênis.
Um detalhe interessante é que nas primeiras voltas tivemos os segundos pilotos das 5 melhores equipes andando na frente dos primeiros pilotos. Vejam como terminou e quais desses 5 chegaram atrás dos seus companheiros…

Marcio
Marcio
10 anos atrás

Massa segurar Alonso pra que? Ele sempre chega atrás!

Anderson_SP
Anderson_SP
10 anos atrás

Corrida chata tá louco, o Massa pra variar só sabe correr no lugar errado………nos boxes.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Anderson_SP
10 anos atrás

Hahahaha! Valeu a piada…

eduardo
eduardo
10 anos atrás

Minha duvida é se foi falta de confiança no Webber poupar pneus,o australiano gasta mais pneus que o alemão,ou um geito elegante de fazer jogo de equipe,fico em cima do muro

joel
joel
Reply to  eduardo
10 anos atrás

Não tem jeito, sua majestade tem ojeriza a dar gorjeta. “J”

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Ué não falavam que se o Vettel largasse em segundo, terceiro a Red bull não passaria
ninguem, ???????? é tetra é tetra como diria o Gavião Bueno

João
João
10 anos atrás

A tática de 3 paradas não foi tática do Webber, foi da equipe, para inverter as posições sem precisar dar ordem pelo rádio, como no começo do ano. Está claro este ano que a equipe faz de tudo para só um piloto vencer. Webber só vence se Vettel quebrar. Ano que vem, se Ricciardo oferecer perigo, vai acontecer a mesma coisa.

Eric Musashi
Reply to  João
10 anos atrás

A tática dos dois era de 3 paradas. Vettel que percebeu que podia alongar seu segundo stint e tentou. Ele estava em terceiro, não tinha nada a perder.

E deu certo.

Mas não daria certo se não tivesse passado o Grosjean.

Se tivesse conseguido passar, Webber, que tinha pneus médios, alcançaria o Vettel bem rápido. Se perdeu, erro dele.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eric Musashi
10 anos atrás

Putz! Da onde você tirou isso?

Carlos
Carlos
Reply to  João
10 anos atrás

Se o Webber tivesse ganhado 3 títulos mundias ele podia exigir algo…mas ele perdeu…

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

“Que não bebem, não fumam e não fazem sexo”… hahahahah, tenho a mesma impressão!